Saber como misturar turquesa é muito útil para artistas que usam uma ampla gama de tons de azul e verde para pintar água ou céu.
Além de trabalhos artísticos, a turquesa também pode ser usada em trabalhos decorativos e de design, em acabamentos de construção e em outros casos. O turquesa geralmente não está na paleta clássica, por isso são compostas de outras cores.
Características e tonalidades
O tom turquesa é frequentemente encontrado no mundo ao redor - a cor da água, lagoas e mares, ou no céu. No espectro de cores, esta é considerada a mais fria e, portanto, tem um efeito calmante na psique humana. Para esses fins, o turquesa é usado no design de interiores de ambientes onde é necessário criar uma atmosfera de paz. Combina com roupas e com diferentes tipos de aparência.
Na psicologia, o tom é associado a uma manifestação fria e misteriosa, embora pessoas que preferem essa cor sejam consideradas amigáveis e abertas à comunicação. A medicina alternativa usa turquesa para fortalecer o sistema imunológico, acalmar e aliviar o estresse e a fadiga. Seus tons promovem a harmonização, levam a pessoa a um estado de calma e ajudam a controlar as emoções.
Nos países orientais, essa cor é associada à manifestação da fé e da religião, e poderes de cura são associados a ela. Nos países europeus, a turquesa é frequentemente associada à sorte e à fortuna.
Você pode misturar turquesa combinando azul e verde, mas suas proporções podem ser diferentes dependendo do tom desejado. A paleta de tons varia do verde claro com adição de azul até tons pastéis e tons ricos e brilhantes.
Os tons turquesa são divididos em 3 tipos:
Sombra | Característica | Exemplos de tons |
Escuro | Não é brilhante, cor suave, semelhante às ondas do mar. As cores primárias são usadas em sua forma pura em grandes quantidades, com quase nenhuma diluição da cor. |
|
Luz | Uma cor suave e suave é obtida adicionando uma pequena quantidade de branco. |
|
Brilhante | Tons ricos. Ao misturar, adiciona-se mais azul, verde ou amarelo para obter tons diferentes. |
|
Regras de mistura
Você pode misturar a cor turquesa das tintas combinando tons de verde e azul. Dependendo do tom desejado, a proporção da cor original pode mudar, e uma 3ª cor adicional também pode ser adicionada para obter um novo tom.

Ao misturar tintas para obter turquesa, siga algumas regras:
- Para obter o turquesa clássico, misture verde e azul na proporção de 9:1. A cor principal utilizada é o azul, e o verde é misturado em porções até que o resultado desejado seja alcançado.
- Para o trabalho, utilize tinta verde, sem impurezas ou inclusões. A cor azul ou azul claro não é adicionada de uma só vez, mas em gotas. Eles garantem que haja menos azul do que verde.
- Para clarear o tom, é adicionada tinta branca.
- Para escurecer o tom, é adicionada tinta preta.
- Para tornar o tom final “mais frio”, é adicionada tinta cinza.
- Para obter novos tons de turquesa, adicione tinta amarela ou creme na proporção máxima de 1:6.
- Para verificar se o tom desejado foi alcançado, a mistura de tinta finalizada é aplicada no papel ou em outra superfície e deixada secar até que a cor esteja totalmente desenvolvida (ela pode ficar mais clara, mais clara ou mais escura para diferentes tipos de tinta). Certifique-se de que a mancha esteja uniforme. Caso isso não ocorra, a tinta deverá ser bem misturada novamente.
Você pode obter um novo tom de turquesa misturando tintas em proporções diferentes. Você pode seguir as dicas da tabela para obter uma nova cor. Você pode variar as cores como desejar.
Sombra | Componentes da tinta | Proporção de correspondência |
Luz | azul + verde + creme | 100:5:2 |
Pastel | azul + verde + branco | 100:10:5 |
Escuro | ciano + verde | 10:4 |
Brilhante | verde + azul + branco | 10:5:1 |
Das cores primárias
O turquesa só pode ser misturado a partir de cores complementares, já que o verde e o azul são derivados de uma combinação de azul, amarelo e branco em proporções diferentes. Você pode obter turquesa usando cores prontas da paleta - verde e azul, ou misturando os principais componentes da cor.
No 2º caso, siga as instruções:
- A tinta amarela é adicionada à cor azul em porções até que o brilho desejado da cor verde seja obtido.
- Misture separadamente a tinta branca e a azul para obter a cor azul. O tom de azul é ajustado adicionando mais ou menos tinta branca.
- O verde é gradualmente misturado ao azul resultante até que o tom desejado de turquesa seja obtido. Se necessário, adicione um pouco de amarelo ou branco para ajustar o tom. A tinta branca deixará o tom mais claro, o amarelo dará brilho.
Você pode misturar tintas diferentes para obter o tom desejado: guache, aquarela, acrílica, etc. Entre artistas e decoradores, não há instruções claras sobre como misturar cores para obter tons turquesa. Cada um escolhe o tom individualmente.
Clássico
Você pode misturar turquesa em uma versão clássica brilhante de azul e uma pequena quantidade de verde (9:1).
Misture as tintas na seguinte ordem:
- Prepare tinta azul e verde, papel, um recipiente com água, pincéis e uma paleta ou superfície branca. Ao misturar cores diferentes em uma paleta, a cor da mistura pode ter um tom diferente.
- A tinta verde é aplicada à paleta em sua forma pura, sem impurezas ou inclusões.
- Adicione tinta azul à tinta verde gota a gota e misture bem os corantes até ficar homogêneo.
- Repita esse processo até atingir o tom desejado. Eles garantem que haja menos tinta azul em proporção ao corante verde.
- Depois que o tom desejado da tinta é alcançado, ela é testada aplicando uma pincelada no papel e esperando secar para garantir que o tom não mudou.
Turquesa escuro
Tons escuros de turquesa são obtidos pela mistura de tintas na seguinte ordem:
- Tinta azul é aplicada sobre uma paleta ou superfície branca.
- Adicione o corante verde gota a gota e misture bem as duas cores até ficar homogêneo. Repita o procedimento até obter um tom delicado.
- Se precisar clarear um pouco o tom ou reduzir a saturação, adicione corante branco em pequenas porções e misture bem.
- Eles começam a escurecer o tom. Para fazer isso, misture a tinta resultante com preto em pequenas porções. Você precisa de muito pouco preto.
A quantidade de todos os ingredientes pode variar para variar os tons de turquesa escuro.
Turquesa claro
Para obter tons turquesa claros, siga estes passos:
- Tinta verde é adicionada a uma paleta branca.
- Misture o corante azul com o corante verde em pequenas porções. Cada vez, as tintas são bem misturadas até ficarem homogêneas.
- Quando o tom desejado é alcançado, ele é clareado com tinta branca. Sua quantidade depende do tom desejado.
- Para ajustar a tonalidade, pode-se adicionar tinta de pele ou creme à tinta resultante para tornar o tom mais quente e claro.
De diferentes tipos de tintas
Você pode misturar a cor turquesa de diferentes tintas de uma maneira, usando as mesmas cores originais. A regra principal aqui é usar um tipo de tinta como base - óleo, aquarela ou guache - sem misturar esses tipos.
- Selecione o tipo de tinta desejado.
- Prepare as ferramentas necessárias: tinta azul e verde, uma paleta, pincéis, um recipiente com água, papel ou outra superfície para verificar a cor.
- Na paleta, misture os corantes verde e azul nas proporções necessárias para obter o tom desejado (do azul claro ao verde-marinho profundo). As cores originais são usadas em sua forma pura para que o verde e o azul fiquem livres de impurezas e manchas. É desejável que essas cores sejam o mais próximo possível das cores padrão do círculo cromático. Primeiro, é usada tinta azul e depois a verde é adicionada gradualmente. Adicione mais de um ou outro corante, dependendo do tom que você deseja obter.
- Corantes adicionais são adicionados para obter o tom desejado. O branco dá à tinta um tom pastel suave. A tinta cinza deixa o tom claro e suave. O amarelo é adicionado para criar um turquesa rico e brilhante.
- Teste a mistura em papel ou outra superfície e faça ajustes na tinta, se necessário.
- Pinte a superfície desejada com a mistura preparada.
Guache
Para obter a cor turquesa misturando guache, siga estes passos:
- Prepare os materiais necessários: pincéis, uma paleta ou superfície para misturar tintas, tinta verde e azul pura e sem impurezas, um recipiente com água. Se necessário, corantes adicionais são usados.
- Antes de começar o trabalho, o pincel é mergulhado em água e depois em tinta.
- Os corantes azul e verde são aplicados na paleta em proporções iguais, um após o outro. Primeiro, eles são diluídos em água até a consistência de creme de leite e depois começam a misturar bem.
- Adicione gradualmente mais tinta verde e continue misturando até obter o tom de turquesa desejado. As tintas são misturadas gradualmente até obter a cor desejada. Inicialmente, eles pegam o que deve ser maior em proporção. Misture gradualmente o que estiver menos proporcionalmente no tom turquesa.
- Se você precisar atingir um certo tom de turquesa, misture gradualmente mais corante. O corante turquesa das tintas solúveis em água é clareado não apenas pelo uso de novas cores, mas também pela adição de água.
- Aplique uma camada de teste no papel ou em outra superfície, espere secar e compare a cor com a mistura. Após a secagem, a cor pode ficar mais escura ou mais clara. Se necessário, adicione o corante desejado à mistura de guache e faça outro teste para selecionar o tom correto.
- Quando o tom desejado é alcançado, a tinta é aplicada na superfície desejada.
Ao trabalhar com guache, leve em consideração as características de trabalhar com esse tipo de tinta:
- ao aplicar camadas de tinta, aplique cada uma delas sem esperar secar;
- os primeiros traços são feitos verticalmente, a segunda camada é aplicada com traços horizontais;
- guache é melhor aplicado em papel com superfície áspera;
- O guache é aplicado com pincéis macios e arredondados;
- guache seco é diluído em água.
Aquarela
Para obter a cor turquesa misturando tintas, é recomendável usar aquarela, especialmente para artistas iniciantes. Essas tintas são fáceis de manusear e também fáceis de misturar. A tinta é vendida em tubos, briquetes ou paletas prontas.
Os departamentos de arte têm tons prontos de turquesa em aquarela, mas se você não encontrar o tom certo ou não tiver a oportunidade de comprá-lo, você mesmo pode misturar a cor desejada a partir das cores primárias.
Para fazer isso, siga as instruções:
- Prepare as ferramentas necessárias: uma paleta ou superfície branca para misturar tintas, aquarelas verdes e azuis, corantes adicionais, pincéis e um recipiente com água.
- Tintas aquarela verde e azul são misturadas em uma paleta. Em maior medida, elas assumem a cor que deve prevalecer na mistura final. O segundo corante é adicionado gota a gota gradualmente para regular a precisão do tom.
- Se necessário, adicione mais tinta para obter um tom ou subtom sutil. Azul ou preto darão um tom escuro, amarelo adicionará brilho e saturação ao tom. Branco ou cinza são adicionados para tornar o tom mais suave e claro. Você pode clarear tinta solúvel em água adicionando água.
- Quando o tom estiver pronto, faça um teste no papel para garantir a homogeneidade da mistura, sem riscos ou inclusões. Espere a mancha secar e compare o tom com o obtido. Se necessário, ajuste a mistura e faça outro teste.
- Pinte a área desejada com a mistura preparada.
Ao trabalhar com aquarelas, são utilizados dois métodos para obter a tonalidade desejada na mistura de tintas: glaze e camada única.
O método descrito acima é um método de camada única, quando as tintas são misturadas em uma paleta e aplicadas em uma camada sobre o papel. No método de vitrificação, as aquarelas são misturadas usando um solvente aquoso diretamente no papel. O resultado final é alcançado através do efeito óptico de sobreposição de cores.
Para selecionar o tom certo de turquesa, são feitos esboços em uma folha de papel áspera:
- Aplique algumas pinceladas de azul, obtidas pela mistura de tinta azul e água. Todos os traços devem ter a mesma saturação.
- Depois que os traços secam, um traço feito de tinta verde e água é aplicado por cima. Pinte todos os traços, pulando um deles.
- Repita a aplicação da tinta verde, omitindo sempre a versão mais clara. Não misture as cores mais de 5 vezes para evitar contaminação.
- Quando todos os esboços estiverem completamente secos, selecione um tom com a saturação desejada.
Lápis
Para obter tons turquesa ao colorir com lápis, os artistas usam uma cor de lápis pronta ou um método de hachura. No segundo caso, o sombreamento claro de cores individuais de lápis é aplicado um após o outro.
Ao contrário das tintas, é impossível misturar pigmentos em lápis de cor. Por isso, eles recorrem à mistura óptica de cores, sobrepondo um pigmento sobre o outro. Como as minas dos lápis contêm cera, o que impede que as cores se misturem, o sombreamento é feito em uma camada fina.
Dependendo da ordem em que a cor é aplicada, o tom final do turquesa pode mudar: cores escuras são aplicadas sobre cores claras, e cores claras são aplicadas sobre cores escuras. A intensidade do sombreamento também afeta a saturação da sombra.
É mais fácil obter o tom desejado quando se usa lápis aquarela, que são mais fáceis de sombrear depois do sombreamento e podem ficar levemente borrados pela aplicação final de uma camada de água.
Os seguintes padrões de sombreamento são usados para criar tons de turquesa:
- Uma cor rica e brilhante é obtida aplicando-se traços leves com um lápis verde, depois azul e, finalmente, branco, na proporção de 10:5:1.
- A cor menta é obtida sombreando com um lápis azul e depois com um verde na proporção de 2:1.
- Eles usam hachuras, colocando cores diferentes em ângulos diferentes.
- Use sombreamento em uma ou qualquer direção, aplicando leve pressão no lápis.
- A mistura de cores é obtida pela sobreposição de pontos. Os pontos são feitos pressionando-se frequentemente a ponta do lápis sobre o papel, a diferentes distâncias uma da outra.
- A profundidade de cor desejada é alcançada pela densidade do sombreamento ou pela pressão no lápis. A cor ficará mais escura e saturada se você pressionar o lápis com mais força ou se separar os traços.
Prós e contras de misturar você mesmo
Benefícios do uso de tinta pronta | Os benefícios de misturar tintas para obter um tom |
|
|
Saber como misturar turquesa pode ser útil quando você não tem tinta pronta à mão ou quando precisa criar um tom exclusivo para fins de design. Essa cor também é usada para outros fins, mas o método de mistura de cores nem sempre é mais vantajoso.
Vídeo sobre a mistura da cor turquesa
Como obter a cor turquesa: