Uma jaqueta de malha sem mangas para meninas não é apenas um item de guarda-roupa estiloso, mas também prático. Não deixará você congelar e ficará elegante ao mesmo tempo. Ele pode ser tricotado em casa, o que economizará dinheiro, e o item em si será único.
Um colete bordado com fios e decorado é perfeito para aquelas crianças que se apresentam em um coral folclórico. Uma versão rigorosa de uma jaqueta sem mangas vai bem com um uniforme escolar ou com uma roupa normal do dia a dia.
O que você precisa para tricotar um colete de bebê para uma menina
Jaquetas sem mangas para meninas podem ser tricotadas com agulhas de tricô em uma variedade de estilos. No entanto, todos eles exigem quase os mesmos materiais e ferramentas. Antes de começar a tricotar um casaco infantil sem mangas, você precisa prepará-lo. A cor do fio para o colete da menina deve ser brilhante. Também é necessário preparar um diagrama detalhado com uma descrição.

Além disso, você precisará de:
- fita métrica: é necessário tirar todas as medidas da criança com precisão;
- tesoura grande de alfaiate. Eles devem ser afiados o suficiente;
- agulha;
- fios;
- fita: você precisará dela para finalizar as bordas do produto;
- Escolha entre: zíper ou botões. Especialistas recomendam o uso de botões nas roupas das crianças, pois apertá-los e desabotoá-los constantemente desenvolve a coordenação motora fina das mãos;
- Se você estiver usando uma jaqueta sem mangas para apresentações, em vez de um zíper ou botões, você pode usar um cinto especial e bonito feito de tecido brilhante. Ele é passado por um cordão, que é feito especialmente no cinto;
- Para decoração você vai precisar de: apliques de vários retalhos brilhantes de tecido ou couro, miçangas, lantejoulas, strass.
Tipos e descrição de padrões para decorar uma jaqueta sem mangas
Jaquetas sem mangas para meninas, feitas com agulhas de tricô, podem ser decoradas com vários padrões.
Os mais comuns incluem:
1.Padrão de pérolas: fácil de fazer, mas com aparência impressionante.
É tricotado de acordo com o seguinte padrão:
- Linha 1: Deslize o primeiro ponto. Será afiado. Continue tricotando até o final da carreira, alternando o ponto da frente e depois o ponto de trás. O último é purl;
- Linha 2: remova o ponto da borda. Então, até o final da carreira, são feitos pontos tricô por baixo dos pontos da frente, e pontos tricô por baixo dos pontos de trás;
- então todas as carreiras ímpares são tricotadas de acordo com a primeira carreira, e as pares - como a segunda.
2. Tranças volumosas: Para esta opção, é mais conveniente usar uma agulha de tricô curva especial. Para que o padrão fique exuberante, você precisa tricotar com fios grossos; para obter uma trança fina, fios de algodão comuns são adequados.
Este tipo é tricotado da seguinte forma:
- montar dezessete laçadas nas agulhas de tricô;
- Carreira 1: coloque a borda de lado e tricote 3 malhas meia, 9 malhas meia, 4 malhas meia;
- Linha 2: reserve o ponto da borda e tricote 3 pontos meia, 9 pontos meia e 3 pontos meia. O último é purl;
- Linha 3: remova a primeira laçada e faça 3 pontos tricô. Em seguida, mova três laçadas para a terceira agulha de tricô para que fiquem na parte da frente;
- tricote 3, depois mova as laçadas da terceira agulha de tricô para a agulha de tricô esquerda e, em seguida, tricote-as. Em seguida, faça 3 pontos frontais e 4 pontos traseiros;
- As carreiras 4 e 6 são tricotadas da mesma forma que a 1ª, e a 5ª - como a 2ª;
- Linha 7: remova 1 laçada, tricote 3 laçadas em meia e 3 laçadas da frente. Em seguida, transfira três laçadas para a terceira agulha de tricô de modo que fiquem no lado avesso. Tricotar 3 pontos, mover os pontos da terceira agulha para a da esquerda e depois tricotá-los. As laçadas restantes são tricotadas em tricô;
- as carreiras 10 e 8 são tricotadas como a primeira, a carreira 9 é tricotada como a 2ª;
- então as ações alternam da terceira para a décima fileira até que o desenho do tamanho desejado seja obtido.
3. Arreios de barril: O padrão ficará mais pronunciado se for feito com uma linha grossa.
Para concluí-lo, você precisa:
- montar um número de laçadas divisível por 5. Adicionar 1 laçada mais as 2 laçadas externas ao número resultante;
- carreiras: 1,5,7,9: 1 tricô, depois repita até o final: 4 tricô, 1 tricô;
- Carreira 2 e outras carreiras pares: tricô sobre tricô, tricô sobre tricô;
- carreira 3: 1 tricô, depois repita até o final da carreira: retire 1 laçada da terceira agulha de tricô na frente da parte da frente do trabalho, depois faça 3 laçadas da frente, depois retire a laçada da terceira agulha de tricô e faça-a da frente, depois 1 tricô;
- Linha 11: Repita a partir da Linha 1.
Desenhos infantis para um colete. Fotos e descrição dos esquemas
Jaquetas sem mangas para meninas podem ser tricotadas com diferentes padrões.
Abaixo estão algumas opções:
- Desenho de uma raposa. Tricotado com 32 laçadas.
O tricô é feito com a superfície frontal de bolas separadas. Ponto frontal: laçadas frontais nas carreiras da frente, laçadas de trás nas carreiras de trás. Caso a cor seja alterada, os fios do verso devem ser cruzados para evitar a formação de furos.
- Desenho de um gato. Tricotado com 66 laçadas. O corpo é tricotado com fio preto, os olhos são verdes. O tricô é feito com a superfície frontal.
- Desenho de um gatinho. Tricotado com 72 laçadas em ponto meia.
Selecionando fios
Os casacos sem mangas para meninas são tricotados com agulhas de tricô a partir de fios que devem atender a certos requisitos:
- hipoalergênico;
- higroscopicidade;
- ser macio e agradável ao toque;
- prático: não enrola, seca rápido;
- condutividade térmica;
- força.
Se o item for tricotado para uma criança muito pequena, é melhor escolher cores de linha mais claras, e para crianças mais velhas, você pode usar tons brilhantes e ricos.
Atenção especial deve ser dada à qualidade do material. Para isso, é necessário estudar do que são feitas as fibras do fio.
Os fios para roupas infantis não devem conter mais de 40% de impurezas sintéticas. Para bebês, é necessário escolher fibras feitas de materiais naturais (algodão, viscose, seda, acrílico).
A opção ideal para uma criança é o fio de algodão. Fios com essa composição são indicados para peças de verão, pois o algodão tem propriedades térmicas ruins e permite boa passagem de ar. Os rótulos sempre indicam a composição da fibra em porcentagem. No entanto, os itens de algodão têm suas desvantagens: são pesados, inelásticos, encolhem rapidamente e perdem a forma após a lavagem.
Se você escolher fios de lã, é melhor comprar lã merino e lã de alpaca, pois não são espinhosos, elásticos e finos. No entanto, quando esfregado, formam-se pelotas nele. Os itens feitos com esse fio são duráveis, não perdem a forma e absorvem bem a umidade. Não adequado para crianças: mohair, lã angorá felpuda, poliamida.
Para determinar a naturalidade dos fios, é necessário:
- Pegue um pedaço de linha.
- Coloque fogo nela.
- As cinzas resultantes indicam que o fio é natural, e a bola de plástico rígido é sintética.
Ao comprar o fio, vale a pena fazer o seguinte:
- Verifique os fios tocando-os na bochecha. Elas devem ser agradáveis e não arder.
- Certifique-se de que os fios estejam livres de odores estranhos.
- Verifique se os fios são hipoalergênicos. Os fabricantes devem indicar isso no rótulo.
Para garantir que as peças de malha mantenham sua aparência original por muito tempo, é importante cuidar delas adequadamente. Para isso, na hora de lavar, você deve usar detergentes delicados especiais para peças de malha. Cada pó contém substâncias que causam pelotas e queda de pelos.
Escolhendo agulhas de tricô
As agulhas de tricô podem ser:
- Visão direta - um par de agulhas de tricô retas que terminam em um batente. Esta opção só é adequada para fazer um produto reto.
- Circular – usado para tricotar em redondo. Não são agulhas de tricô longas e retas, conectadas umas às outras por uma linha de pesca.
- Meias – usado para fazer meias. Eles são curtos e há vários deles em um conjunto.
- Auxiliar - são usadas para tricotar alguma parte de uma coisa. (por exemplo, um bolso) ou para tricotar algum padrão ou ornamento complexo. Eles são curtos e geralmente curvados.
Para criar uma jaqueta sem mangas, você pode precisar de vários tipos de agulhas de tricô: retas, circulares, auxiliares ou você pode precisar apenas de agulhas de tricô retas.
Além dos tipos, as agulhas de tricô são classificadas pela espessura. Cada um deles recebe um número próprio. É muito importante escolher o tamanho correto das agulhas de tricô para o fio. Se forem muito grossas, o produto ficará solto, e se forem finas, o item ficará muito apertado.
A espessura de uma agulha de tricô é igual ao seu número. Se a agulha for número três, então sua espessura é 3 mm. Ao comprar agulhas de tricô, também é importante escolher o comprimento correto. Quanto mais largo o tecido, mais longas serão as agulhas de tricô que você precisará comprar.
A espessura da agulha de tricô deve ser um ponto maior que a espessura da linha. Por exemplo, para fios de 1 mm, agulhas de tricô de 2 mm de espessura são adequadas. Além disso, as agulhas de tricô podem ter composições diferentes, que são selecionadas com base na composição do fio.
De acordo com sua composição, as agulhas de tricô são divididas em:
- metal. Adequado para fazer itens de lã ou acrílico. As agulhas de tricô feitas deste material são escorregadias e deslizam bem sobre a superfície dos fios de lã;
- agulhas de tricô feitas de madeira ou bambu. Eles são adequados para fios de seda ou viscose. Eles não são tão escorregadios e são mais adequados para iniciantes;
- agulhas de tricô de plástico. Adequado para qualquer rosca. É melhor tricotar tecidos volumosos e grandes com eles. Essas agulhas são leves, fortes e flexíveis.
Como calcular a quantidade de fio e a densidade do tricô
Existem alguns segredos de fios que serão úteis na hora de calcular a quantidade necessária:
- um fio mais grosso irá sair mais lentamente;
- aqueles fios que são torcidos com menos força são mais econômicos;
- tricotar com um padrão requer mais linha;
Para calcular a quantidade necessária de fio, existe um método de amostra de tricô. Para isso, uma amostra é tricotada, depois lavada, seca e passada.
Após essas ações, o cálculo é realizado:
- pesos de fios: o produto tricotado de acordo com a amostra é pesado em balança de cozinha. Então sua área é calculada e um padrão é feito. A área do padrão também é calculada. Em seguida, os cálculos são feitos usando a fórmula: peso do fio = (área do produto multiplicada pelo peso da amostra) dividido pela área da amostra;
- filmagem de fio: meça em metros e amarre em um fio brilhante. Uma vez que a amostra esteja pronta, é necessário calcular os metros completos. A amostra é então seca, lavada e vaporizada. Depois disso, sua área é calculada. Para calcular o comprimento necessário do fio, multiplique a área do produto pelo comprimento do fio e divida o valor resultante pela área da amostra.
Ao determinar o número necessário de fios, certifique-se de adicionar 10-20% à quantidade resultante. Há um número na etiqueta da linha. Consiste em dois dígitos separados por uma fração (ex.: 12/3).
O primeiro número indica o volume. Quanto maior, mais fino é o fio. O segundo número é o número de fios dos quais o fio é torcido. Se você dividir o primeiro número pelo segundo, obterá o comprimento do fio em um grama.
Para determinar a densidade de tricô, uma amostra também é tricotada. Depois é lavado e seco.
Após a amostra estar completamente seca, são realizados os seguintes passos:
- Coloque uma régua na parte frontal do produto. O zero na régua deve coincidir com o início do laço.
- Em seguida, calculamos quantos loops são obtidos no segmento de zero a dez.
- Então as linhas são contadas. Para fazer isso, coloque uma régua no lado avesso, alinhe o zero com o início da linha e conte quantas linhas estão incluídas no segmento de zero a dez.
- Em seguida, os dois números resultantes são multiplicados.
Passo a passo de tricô de um colete
Jaquetas sem mangas para meninas podem ser tricotadas com agulhas de tricô em diversas variações. Abaixo está um processo passo a passo para fazer um colete com bolso. O tamanho é adequado para uma criança de 12 a 14 anos.
Para fazer o produto você precisará de:
- fio (acrílico 75%, lã 25%), 50 g/40 m, 6-8-10-13 mot.;
- agulhas de tricô nº 7, agulha de tricô adicional;
- botões.
Voltar
Processo:
- Monte 66 pontos. Execute 6 carreiras. método de ponto meia
- Em seguida, tricote 4 laçadas em ponto meia, 58 laçadas em ponto meia, 4 laçadas em ponto meia.
- Pescoço: A 57 cm do ponto meia, feche o centro de 4-6-6-8 ms.
- Fechamento de um lado: 4 vezes 4 laçadas.
- Fechamento do ombro: a uma distância de 60 cm do ponto meia, feche 25 laçadas.
- Feche a segunda parte do pescoço.
Antes
Processo de tricô:
- Monte 66 pontos.
- Trabalhe 3 cm em ponto meia.
- Tricotar 4 pontos em ponto meia, 58 pontos em ponto meia, 4 pontos em ponto meia.
- O bolso é tricotado a uma distância de 10 cm: reserve 16 laçadas na terceira agulha de tricô em ambos os lados e tricote 34 laçadas nas agulhas de tricô principais: 4 laçadas em ponto meia, 26 laçadas na superfície frontal e 4 laçadas em ponto meia até uma altura de 16 cm, reserve essas laçadas em uma agulha de tricô adicional.
- Pegue 16 pontos no lado direito e restaure 34 pontos.
- Fure o centro de 34 laçadas no bolso da 1ª carreira.
- Pegue 16 pontos do lado esquerdo.
- Faça 4 pontos em ponto meia, 58 pontos em ponto meia, 4 pontos em ponto meia até uma altura de 16 cm.
- A partir do ponto meia, durante 26 cm, a carreira é tricotada da seguinte maneira: 4 laçadas em ponto meia, 12 laçadas em ponto meia.
- Trabalhe 34 pontos juntos com 34 pontos da terceira agulha.
- Faça os laços restantes como estão.
- Continue tricotando 66 pontos retos. A uma altura de 26 cm do ponto meia, tricote uma carreira: 4 laçadas em ponto meia, 12 laçadas em ponto meia.
- Tricotar juntos 34 pontos com 35 pontos da agulha adicional.
- À medida que forem apresentadas, tricote as laçadas restantes.
- Tricô reto 66 laçadas.
- A 43 cm do ponto meia: tricotar os primeiros 31 pontos em meia e depois aumentar 4 pontos.
- Deixe 35 laçadas à esquerda.
- Faça uma abertura no pescoço a uma distância de 55 do ponto meia, feche pelo lado da abertura: 1 vez 6 laçadas e, em seguida, em cada segunda carreira, 2 vezes 1 laçada.
- Feche as alças restantes para o ombro: 25 alças a uma altura de 60 cm do ponto meia.
- Últimas 35 laçadas: pegue as laçadas da esquerda e feche como antes.
Conjunto:
- Costure as costuras nos ombros.
- Para fazer a bainha do pescoço: monte 51 pontos e faça um ponto meia. tricotando 6 carreiras.
- Costure as laterais.
- A tira do pescoço é costurada.
- Faça furos na abertura do pescoço e prenda os botões.
Colete com capuz para meninas
Abaixo está o processo de criação de uma regata roxa. Altura: 86-92, 110-116
Obrigatório:
- fio rosa (100% lã merino, 80 m/50 g): 400 g;
- agulhas de tricô e agulhas circulares nº 5;
- botões.
Elástico: alternadamente 3 frontais, 3 traseiros. O padrão é em relevo: 18 voltas de largura. O padrão é repetido da 1ª à 28ª carreira.
Processo de trabalho:
- Decote: monte os pontos a partir da borda externa com o lado direito do tricô. Trabalhe 5 carreiras em ponto meia. Os ciclos estão fechados. Do lado avesso do tricô, monte o mesmo número de laçadas e tricote da mesma maneira. Os ciclos estão fechados.
- Fixação: monte os pontos a partir da borda externa da bainha, na parte da frente do trabalho. Trabalhe 3 carreiras em ponto meia e depois reserve os pontos. Ao longo da borda interna do lado avesso, o mesmo número de laçadas é montado e o mesmo tricô é realizado. A partir da borda externa, faça uma carreira da frente, formando 1 laçada nas laterais da frente e de trás.
- Tricotar um elástico de 2 cm, fazer 5 furos no lado direito. Feche 2 laçadas e depois monte a próxima carreira. Os ciclos estão fechados.
- Mangas: monte pontos a partir da borda externa da bainha na parte da frente da peça. Trabalhe 3 carreiras em ponto meia. Os laços são colocados de lado. Ao longo da metade interna da borda, do lado avesso, monte o mesmo número de laçadas e tricote da mesma maneira. Tricotar 1 carreira com uma laçada frontal a partir da borda externa. Faça 1 laçada em ambos os lados. É tricotado um elástico de 2 cm. Os ciclos estão sendo fechados.
- Costas: montar 62 (74, 80) pontos. É tricotado um elástico de 4 cm. Na última carreira são acrescentados 5 (1,3) laçadas. Um padrão é feito entre as bordas. Comece na seta A (B, C).
Para o decote, feche 19 (23,27) laçadas, localizadas no meio, a partir do elástico 22 (28,34) cm. Em seguida, é feito um tricô separado, fechando na 2ª carreira 1 * 3 laçadas da borda do decote. Fechar após 24 (30,36) cm. O resto é para o ombro do laço.
- Lado direito: montar 32 (32,38) pontos de 4 cm de comprimento, tricotados em ponto canelado. Aumente 0 (4,2) pontos na última carreira. O padrão é feito entre as bordas. Você precisa começar pela seta abaixo de D. Faça um fechamento para a abertura do pescoço à direita após 19 (25,31) cm do elástico 1*3 (5,7) laçadas. Em cada 2ª carreira feche 1*3, 1*2 e 3*1 laçadas. Os loops restantes são fechados.
- A parte esquerda é tricotada exatamente da mesma maneira.
- Capuz: montar 113 (119,131) pontos e tricotar um canelado de 4 cm.
- Costure as laterais e as mangas.
- Faça uma orla para o decote: monte 60 (66,72) pontos nas agulhas circulares.
- Coloque o capuz.
- Faça as tiras da prateleira a partir da borda e monte 41 (53,65) laçadas.
- Fixe os botões.
Uma jaqueta de malha sem mangas para uma menina pode ser um item estiloso que a manterá aquecida na estação fria.
Além disso, algo feito com suas próprias mãos será único e inimitável, e a criança se sentirá confortável. Ao selecionar fios para um produto, é importante estudar sua composição para que sejam feitos de materiais naturais.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre tricô de jaquetas sem mangas
Jaquetas sem mangas para meninas com agulhas de tricô: