No design de interiores de casas no exterior, você pode encontrar cobertores com laçadas bem grandes, tricotados com fios grossos. Na Rússia, itens desse tipo raramente são vendidos em lojas de roupas de cama, no entanto, é possível tricotá-los você mesmo. Na Internet, você pode encontrar um grande número de instruções detalhadas e recomendações para aqueles que desejam criar um item de interior com as próprias mãos.
Escolhendo fios e ferramentas para tricotar um cobertor
Existem dois tipos de fios com os quais os cobertores são criados: fio merino (feito de lã de ovelha) e fio feito de poliéster (Alize Puffy). A desvantagem do fio merino é seu alto preço e o fato de que os produtos acabados podem perder rapidamente sua aparência elegante, deixando pedaços de lã na superfície. Além disso, não é recomendado dar um cobertor feito de fio merino para crianças, pois pode causar reações alérgicas. O fio Alize Puffy é adequado para crianças.

Antes de comprar o fio, você precisa calcular quantos novelos serão necessários para tricotar um cobertor. O fio grosso é bem específico, por isso não compre em excesso; Se sobrar um novelo depois de tricotar um cobertor, ele não poderá ser usado para tricotar outros itens. Portanto, para economizar dinheiro, é necessário determinar qual será o tamanho do cobertor acabado feito de fio grosso.
Tricotar um cobertor de 1 m por 1 m de largura usando fio grosso à mão exigirá 5 novelos de fio Alize Puffy. O consumo de fio também depende de como o padrão foi escolhido pela artesã. Dessa forma, a menor quantidade de fio é necessária para cobertores com laçadas faciais ou com padrões baseados em laçadas torcidas. Por exemplo, para criar um cobertor de 80x80 cm você precisará de 4 novelos de fio, e para tricotar um cobertor de 120x150 cm você precisará comprar 10 novelos de Alize Puffy.
Para tricotar um cobertor maior, por exemplo, 200x200 cm, você precisa comprar 23 novelos de fio. Não há uma divisão estrita em tamanhos; tudo é selecionado individualmente. Um cobertor com padrão trançado é considerado mais trabalhoso e requer a compra de mais novelos. Para calcular a quantidade de fio Alize Puffy, recomenda-se utilizar a seguinte fórmula: comprimento * largura * número constante (constante) = número de novelos de fio.
A constante na fórmula denota o número de novelos por 1 metro quadrado. Há cerca de 7 novelos de fio Alize em um metro quadrado de cobertor. Esta fórmula pode ser usada se o cobertor for tricotado com um padrão de trança.
Você pode calcular a quantidade de fio merino necessária para tricotar um cobertor usando os dados da tabela abaixo:
Tamanho do cobertor | Quantidade de fio (em kg) |
40x61 cm | 0,5 |
40x120 cm | 1 |
60x165 cm | 2 |
90x90 cm | 1,5 |
1x1,5 m | 2,3 |
1x2 m | 3.6 |
1,5x2 m | 5.5 |
2,2 x 2,2 m | 9,5 |
2,5x2,3 | 11.3 |
No entanto, é importante destacar que o fio mais popular para tricô manual é o Alize Puffy. Ao trabalhar com ele, você não precisa de agulha de crochê ou de tricô, pois as laçadas já estão montadas com antecedência.
Portanto, antes de começar a tricotar, você só precisa preparar 2 itens:
- Fio Alize Puffy;
- Tesoura.
Um cobertor feito de fio grosso pode ser tricotado à mão usando fio merino. No entanto, isso exigirá a compra de um pincel de feltragem, um conjunto de agulhas de feltragem e conjuntos de laços de cobertor. A última ferramenta permitirá que o cobertor pareça mais arrumado.
Técnicas para tricotar um cobertor com fio grosso
Um cobertor feito de fio grosso pode ser tricotado à mão, diretamente nas mãos ou em superfícies duras.
Tricô com fio merino em superfícies
Antes de começar a trabalhar, coloque as bolas sobre uma superfície limpa para não prejudicar a aparência do produto acabado.
O primeiro laço do cobertor é a base do futuro produto, por isso deve ser feito com cuidado:
- Monte o primeiro ponto da carreira. Para fazer isso, enrole a ponta da tira de fio em volta do seu dedo e passe a tira de fio solta por ele. Para evitar que a base da trama se desfaça, dê um nó nela.
- Passe a ponta longa do fio pelo laço resultante. Você não deve puxá-lo completamente, pois conforme você puxa o fio, um novo laço deve ser formado. Para continuar a carreira, você precisa repetir a ação descrita no ponto 2. É importante lembrar que deve haver mais laçadas na 1ª carreira do que nas correntes seguintes. As laçadas da 1ª carreira devem ser ligeiramente mais frouxas que as laçadas das carreiras seguintes.
- Para passar para uma nova carreira, puxe um fio longo com um novelo de lã através da última laçada da carreira 1. Ele pode ser abaixado ou levantado. Os seguintes laços são criados da mesma maneira: um fio com uma bola de lã é puxado através dos laços da linha 1.
- É importante lembrar que ao iniciar uma nova fileira, você deve se mover na direção oposta. Então, se a primeira carreira foi tricotada da esquerda para a direita, a segunda é tricotada da direita para a esquerda, a terceira carreira é puxada como a primeira. Essa regra é seguida até a última linha do produto.
- A última laçada de uma fileira deve ser mais solta que as anteriores. Ao passar para uma nova carreira, a primeira laçada não é tricotada. Depois que o número necessário de carreiras for tricotado, a laçada na última carreira é fechada. Para terminar de tricotar o cobertor, você precisa tricotar 2 laçadas em 1. Tocando nas últimas laçadas, você deve pegar aquelas laçadas que não foram tricotadas nas carreiras anteriores.
- Corte o fio do novelo de lã depois de terminar de tricotar. Passe a linha pelos últimos pontos das carreiras. Nesta fase, inicia-se a feltragem. A ponta do fio é inserida na última laçada e perfurada com uma agulha de feltragem. Esta agulha permitirá que você conecte os fios e deixe o cobertor com uma aparência mais organizada.
Tricô com fio merino à mão
- Encontre a ponta do fio e torça-o, deixando uma pequena abertura. Passe a linha de trabalho pelo laço. A linha de trabalho regula a altura do laço. O laço é formado usando suas mãos, não em uma superfície dura, como descrito acima.
- Coloque a primeira laçada na mão que substitui a agulha de tricô, insira o fio de trabalho na laçada, tomando cuidado para que a laçada não torça. Depois de formar o laço, coloque-o na sua mão. Repita esta ação para todas as laçadas de uma carreira.
- Para finalizar a carreira, coloque a última laçada da carreira sobre outra. Na nova carreira, não tricote a primeira laçada, começando a tricotar a partir da segunda laçada. O tricô é feito corretamente se, a cada nova carreira, as laçadas se movem da mão direita para a esquerda.
- Para completar a tecelagem do produto, você deve puxar o fio de trabalho por 2 laçadas de uma só vez. É muito importante não deixar o produto torcer.
- As pontas dos fios restantes podem ser escondidas nas laçadas das carreiras anteriores para que não fiquem visíveis.
Você pode tricotar um cobertor com fio grosso à mão usando o fio Alize Puffy. As técnicas de tricô serão diferentes daquelas usadas pelas artesãs ao trabalhar com fio merino, pois as laçadas no Alizé já são montadas com antecedência.
Tricotando um cobertor com alças faciais
Para quem nunca tricotou com lã antes, é recomendável começar a trabalhar com este padrão específico – com alças faciais:
- Estenda o fio de 1 novelo, levando em consideração a largura do produto acabado, e vire todas as laçadas para cima.
- Vire o fio e estenda-o de modo que fique paralelo a 1 fio, com as laçadas para baixo.
- Passe a última laçada da carreira de baixo para a laçada mais extrema da carreira de cima. É importante garantir que os laços não se torçam. Laços torcidos estragam a aparência do trabalho finalizado.
- Passe as laçadas do fio 1 pelas laçadas do fio 2, direcionando os anéis livres para cima. Repita esse passo até completar a carreira.
- Estenda o 3º fio e repita os passos descritos anteriormente com o 2º e 3º fio. Tricotar até obter um produto do comprimento desejado.
- Quando o fio de 1 novelo acabar, corte a última laçada, formando um rabo. 1 anel 2 novelos cortados da mesma forma e amarre os fios resultantes com um nó forte. Corte as pontas do nó e continue tricotando.
- Para completar o cobertor, passe as laçadas restantes não utilizadas uma pela outra, a partir da borda esquerda. Corte a ponta do fio de trabalho de modo que reste apenas 1 laçada. Corte-o, passe-o pela última laçada da carreira concluída várias vezes e apare a ponta.
Tricotando um cobertor com padrão de trança
Este padrão é um dos mais simples e comuns entre as costureiras:
- Como a trança é formada por laçadas cruzadas umas sobre as outras, você precisa contar um número par de laçadas. A carreira 1 é tricotada da direita para a esquerda. Os laços 1 e 2 são cruzados de modo que o laço direito fique no esquerdo. Repita esta ação até o final da primeira carreira.
- Sem virar o cobertor, tricote a segunda carreira da esquerda para a direita. 1 laçada permanece sem ponto, as laçadas 2 e 3 são cruzadas da esquerda para a direita, de modo que a laçada esquerda fique acima da direita. A última laçada da 2ª carreira também fica sem par, na frente.
- A 3ª carreira e as carreiras ímpares subsequentes são tricotadas da mesma forma que a 1ª carreira. 4 e as carreiras pares seguintes são tricotadas de acordo com o princípio de 2 carreiras.
- Para completar o cobertor, corte o fio do novelo, deixando 1 laçada. Corte esta laçada na base e passe a ponta resultante pela última laçada tricotada.
- Corte o fio solto ou prenda-o nos fios do molde.
Técnica de tricô de um cobertor com padrão de trança 2*2
Este padrão é considerado uma variação da trança simples. Ele é tricotado de acordo com um padrão ligeiramente diferente do descrito acima.
Um cobertor feito de fio grosso deve ser tricotado à mão de acordo com o seguinte padrão:
- Na linha 1, o fio de trabalho está localizado à direita. Cruze 2 laçadas da direita para a esquerda de modo que a laçada direita fique sempre acima da esquerda. Repita esta ação até completar 1 carreira.
- Na 2ª carreira, o fio de trabalho deve ficar à esquerda. Resta 1 laçada tricotada, 2 e 3 laçadas são cruzadas de modo que a laçada esquerda fique acima da direita, depois 4 e 5 laçadas são cruzadas da direita para a esquerda. Essa sequência de laçadas cruzadas é repetida até o final da carreira. O último laço da linha permanece sem uso.
- Na 3ª carreira, a ponta do fio deve ficar à direita. 2 laçadas são cruzadas da esquerda para a direita e tricotadas. Este passo é repetido até o final da 3ª carreira.
- A carreira 4 deve ser tricotada de acordo com o mesmo princípio da carreira 2. A partir da 5ª carreira, você deve repetir completamente o padrão descrito nos pontos 1 a 4.
Tricotando um padrão de trança de 3 voltas
O padrão é considerado mais complexo e é mais adequado para cobertores grandes. O princípio básico é semelhante ao princípio pelo qual uma trança é tecida a partir de 3 fios ou fitas. Na travessia, utiliza-se sempre o laço da extrema direita ou esquerda e o central. É importante lembrar que o laço externo sempre termina acima do laço central ao cruzar.
Instruções:
- As primeiras laçadas são tricotadas de acordo com o princípio das laçadas meia. Depois de tricotar 3 pontos tricô no início da 1ª carreira, cruze o ponto direito e o ponto central. Tricote-os. A 3ª laçada da trança é tricotada sem cruzar com as outras laçadas. Repita a ação descrita até o final da carreira.
- Na próxima carreira, cruze as alças esquerda e central, respectivamente. Neste caso, o laço esquerdo deve ser colocado acima do central. A laçada direita deve ser tricotada sem cruzar com as outras.
- A carreira 3 é tricotada de acordo com o mesmo princípio da carreira 1. A carreira 2 deve ser tricotada conforme descrito no ponto 2.
- Um cobertor feito de fio grosso pode ser tricotado à mão usando 2 cores. Para tornar o padrão mais visível, você deve usar fios de duas cores diferentes, por exemplo, branco e vermelho.
- Cruze as laçadas do fio branco da direita para a esquerda e tricote-as com um fio livre.
- Em uma nova carreira, adicione 2 fios da outra borda (se o tricô começou pela esquerda, o novo fio é adicionado pela direita). Cruze 2 fios e tricote-os com linha vermelha.
- Adicione um ponto branco ao último ponto da carreira 2 e tricote-os em meia.
- Vire o 2º fio na outra direção e tricote uma carreira de modo que os fios de trabalho fiquem cruzados e complementados com laçadas livres. Esta ação forma a 3ª linha.
- Para a 4ª carreira, pegue o fio branco. As alças de trabalho são cruzadas e um fio livre é passado por elas. O último ponto da carreira deve ser levantado da mesma forma que na 2ª carreira ao adicionar a segunda cor.
- A carreira 5 deve ser tricotada com linha branca na direção oposta. Repita o padrão até que o cobertor atinja a largura desejada.
Vale ressaltar que os corações de lã podem ser tricotados em várias cores ao mesmo tempo, mas isso exigirá a adição de uma nova cor após 2 carreiras.
Uma grande paleta de cores permitirá que você agrade a qualquer pessoa com um cobertor tricotado à mão com fios grossos. Por exemplo, o Alize Puffy é produzido não apenas em novelos de uma única cor, mas também em tons multicoloridos e mesclados. Mesmo que o fio seja caro, tricotar com ele não levará muito tempo. Outra vantagem do fio grosso é que não há necessidade de comprar ferramentas de tricô adicionais.
Vídeo sobre como tricotar um cobertor com fio grosso
Como tricotar um cobertor grande com suas próprias mãos: