O artesanato com miçangas surgiu no Egito Antigo muito antes da nossa era, logo após o advento do vidro. Para iniciantes, essa arte de trabalhar com pequenos detalhes parece complicada, mas, na verdade, até uma criança pode fazer pulseiras de contas com as próprias mãos.
Materiais para tecer pulseiras de contas
O processo de tecelagem exige concentração, por isso é melhor preparar tudo o que você pode precisar imediatamente:
- contas dos formatos, cores e tamanhos desejados;
- pequenos recipientes para cada tipo de contas;
- linha de pesca fina ou linha forte;
- agulha de enfiar;
- tesoura;
- alicate de bico chato ou alicate de bico redondo (se for usada linha de pesca muito dura ou se for planejado um fecho);
- decorações adicionais e um cadeado, se desejar;
- para pacotes volumosos - uma agulha de crochê.
Tipos de pulseiras
Há um grande número de tipos de pulseiras de contas, mas elas são limitadas apenas pela imaginação do artesão.
Você pode criar seu próprio design e tecelagem individual para qualquer ocasião.
Mas seria sensato que os iniciantes considerassem as opções fáceis:
- Pulseira simples - de uma cor, duas cores ou com alfinetes. A melhor opção para começar a tecer joias; será um complemento fácil para roupas do dia a dia.
- Pulseira personalizada — contas formam as letras de um nome. O trabalho será um pouco mais complicado, pois você terá que levar uma linha de pesca longa, caso contrário não há sutilezas especiais.
- Pulseira "Flores" — o produto final consistirá em uma série de flores de contas.
- Pulseira-arnês. Tradicionalmente, é um cordão largo, cheio e oco, feito de contas, que, com a experiência certa, pode ser decorado com padrões ou receber um formato incomum.
- Pulseira trançada - uma execução muito simples, semelhante à tecelagem de cabelo. Mas com antecedência você terá que preparar linhas ou fios de pesca, amarrando contas ou contas neles.
- Pulseiras em fios de memória. Tudo o que é necessário é enfiar contas e fazer um fecho.
Se você já tem alguma habilidade em trabalhar com miçangas, pode tentar tecer modelos complexos:
- Aberto com miçangas e outras decorações. O principal nas pulseiras vazadas é um padrão repetitivo, feito de forma solta para que a mão possa ser vista através dele. Isso cria o efeito de renda brilhante ao redor do pulso.
- Pulseiras volumétricas (incluindo os multicamadas) são a parte mais difícil do beading. Essas decorações parecem mais volumosas e caras, mas também exigem mais trabalho.
Pulseira DIY simples para iniciantes e crianças
O mais básico em beading e o que é melhor para começar para pessoas que estão pegando esse material pela primeira vez:
- Corte um fio forte do comprimento necessário para o tamanho da pulseira.
- Passe a linha na agulha.
- Coloque contas da cor escolhida na ponta da agulha e depois mova-as para baixo para que fiquem na linha de trabalho. Você pode enfiar sem agulha, mas levará mais tempo, principalmente se usar linha em vez de linha de pesca. Alternar miçangas e miçangas ajudará a diversificar seu trabalho.
- Para prender, passe a linha pela primeira conta (inferior). Remova o excesso de pontas dos fios.
Como tecer uma pulseira com nome
Outra pulseira de contas DIY simples. Para iniciantes, sugere-se desenhar um diagrama do trabalho, onde as contas de fundo serão pontos/células de uma cor, e as contas incluídas na letra serão pontos de uma cor diferente. Este esboço permitirá que você crie um produto com qualquer palavra.
Depois disso, você pode começar a bordar:
- Corte uma linha de pesca com cerca de um metro de comprimento.
- Coloque três contas da cor de fundo em uma ponta. Passe a ponta oposta pelas duas externas, como se fosse encontrar a primeira ponta, e então aperte o nó.
- Coloque três contas, passe a outra ponta por elas e aperte. Faça o mesmo para 4, 5 ou mais contas até que a pulseira atinja a largura desejada.
- Comece a tecer as letras de acordo com o molde preparado. A técnica continua a mesma, só que agora você precisa monitorar cuidadosamente quantas contas pegar e qual a cor delas para formar uma letra.
- Quando a tecelagem do nome estiver concluída, a pulseira deve estreitar para trás - para cada carreira subsequente, você precisa pegar uma conta a menos até que sobre uma.
- Passe as pontas da linha de pesca pela primeira conta de onde a trama começou e prenda com um nó.
Pulseira vazada feita de miçangas e contas
O que você precisa quando quer passar do nível iniciante para o intermediário. Você precisará de contas de 2 cores e miçangas.
Tecelagem:
- Corte uma linha de 2 m de comprimento.
- Coloque três contas da primeira cor e mais três contas, alternando-as entre si. Para maior comodidade, você pode usar uma agulha.
- Mova os elementos amarrados de modo que fiquem a uma distância de 20 cm da borda esquerda da linha de pesca.
- Dê um nó para que os elementos formem um anel.
- Coloque 3 contas da cor 2, uma da cor 1 e mais 3 da cor 2 na ponta longa da linha de pesca.
- Nesta fase, a linha de pesca sai do cordão como parte do anel. Passe-a por outra conta, que também está no anel, mas atrás da conta vizinha. Assim, uma fileira (ponte) de contas da cor 2 com um topo da cor 1 será lançada sobre a conta.
- Repita o passo 6 com as duas contas restantes.
- Coloque uma conta na linha de pesca e puxe-a através do topo da primeira ponte de contas. Repita com os dois vértices restantes.
- “Entre” novamente no primeiro topo de conta. O resultado foi um anel com três contas novas, “despojadas”. Você precisa repetir os passos 5 a 7 com eles para que cada um fique enrolado em uma fileira de contas.
- Continue tecendo a pulseira até que ela atinja o comprimento necessário - comprimento do pulso menos 2-3 cm do fecho.
- Prenda o fecho. Ele pode ser pronto e comprado com antecedência ou consiste em um alfinete de alfaiate dobrado em forma de laço usando um alicate de bico redondo.
Joias de pulso volumétricas
O tipo mais difícil de tecer pulseiras de miçangas, que somente costureiras experientes realizam. Se você não tiver uma, pode comprar grandes elementos de contas (flores, figuras, etc.) separadamente e conectá-los em uma pulseira com suas próprias mãos.
Uma opção para conectar peças em uma pulseira volumétrica para iniciantes:
- Corte 2 a 3 pedaços de linha de pesca do comprimento do seu pulso + alguns cm extras.
- Passe o primeiro pedaço por várias contas pequenas ou por uma conta grande de uma das peças preparadas.
- Coloque algumas contas de uma cor adequada para que a transição entre as partes não fique incolor.
- Conecte as partes superiores das peças restantes.
- Faça o mesmo por baixo e, se você fez alguns muito grandes e os espaços entre eles são muito visíveis, faça o mesmo no meio.
- Prenda um fecho comprado em loja ou feito em casa.
As joias volumétricas também incluem as já descritas tecelagens vazadas e pulseiras de cordão, que serão discutidas mais adiante.
Aula de tecelagem com miçangas e fio dental
Os fios mouline são frequentemente usados para fazer enfeites, mas também podem ser usados como base para uma pulseira de contas, simplesmente substituindo a linha de pesca por esses fios. Este método é adequado apenas para tramas simples, pois os fios, diferentemente da linha de pesca, não mantêm sua forma.
Mas ninguém cancelou as bolas de contas:
- Separe 3 fios de fio dental e separe-os, deixando as pontas amarradas. Comprimento - 10-15 cm maior que o comprimento necessário da pulseira.
- Usando uma agulha, coloque contas em cada fio, alternando formas e cores, se desejar. O tamanho deve ser o mesmo para que as contas individuais não interfiram na tecelagem das peças em um único produto posteriormente. Também seria muito original substituir o fio do meio por uma fita ou vários fios conectados sem contas.
- Tecer uma pulseira, alternando os fios de acordo com o princípio da trança: os fios externos vão para o meio, um de cada vez. Para obter uma trama firme, você deve esticar os fios a cada vez.
- Amarre as pontas com um nó e conecte-as ao início da pulseira.
- Remova o excesso de comprimento.
Como fazer uma pulseira com miçangas e linha de pesca
Cruzes bicolores, ideais para ganhar experiência:
- Use uma linha de pesca com o comprimento ideal, pois você pode ficar preso em uma linha longa. É importante que não termine no meio do trabalho.
- Dobre a linha de pesca ao meio.
- Coloque a primeira conta de qualquer lado e abaixe-a até a dobra.
- Em cada lado, coloque uma conta de uma cor diferente e abaixe-a até a primeira.
- De qualquer lado, passe uma conta da mesma cor da primeira, mas não a prenda às outras, mas sim empurre a outra ponta da linha de pesca por ela, em direção à primeira.
- Aperte o nó. Você deve obter uma cruz de duas cores.
- Em seguida, repita os passos 4 a 6 até que a pulseira atinja o comprimento desejado.
- Passe uma ponta da linha de pesca pelas contas externas da extremidade oposta da pulseira - isso conectará o produto.
- Proteja a linha. Preparar!
Pulseira de cordão faça você mesmo
Pulseiras de cordão são consideradas joias volumosas. Ao mesmo tempo, fazer itens simples de uma única cor está ao alcance de artesãs inexperientes, especialmente se elas estiverem familiarizadas com os princípios básicos do tricô, porque aqui você precisará de uma agulha de crochê.
Tecelagem passo a passo:
- Coloque contas da cor escolhida em um fio grosso e denso (fio mouline ou fio de tricô) de 1,5 m de comprimento. Deixe a ponta com cerca de 30 cm de comprimento.
- Comece a montar os pontos. Você precisa segurar a linha corretamente: pegue a ponta com a mão esquerda, pressione-a entre o polegar e o indicador. Passe a linha por trás do seu dedo indicador, como se estivesse dobrando-a, e traga-a para fora entre os dedos indicador e médio. Faça uma volta no dedo médio no sentido anti-horário e prenda com o dedo mínimo.
- Insira a agulha de crochê sob a linha do seu dedo indicador e gire-a para criar uma laçada torcida. Pegue a linha acima do laço e puxe-a através dele.
- Da mesma forma, estique tantos laços de ar quantos os cordões planejados na circunferência do cordão (para o comprimento especificado - 6).
- Insira a agulha no primeiro ponto corrente, pegue a linha e puxe-a através de duas laçadas, fechando assim o círculo de pontos corrente. Esta é a "estrutura" do arnês.
- Tricotar mais 2 anéis vazios para que você tenha algo para segurar o trabalho.
- Antes da próxima rodada de laçadas de ar, mova 6 contas para os seus dedos e, na próxima vez que precisar puxar o fio pela laçada torcida, segure-o atrás da conta mais próxima. Dessa forma o elemento será atraído para dentro do anel. O mesmo ocorre com as 5 contas restantes.
- Continue tecendo anéis e enfiando contas neles até que a pulseira atinja o comprimento desejado.
- Faça 3 carreiras vazias como no início.
- Fixe as bordas.
Como tecer uma pulseira larga em um tear
As artesãs que se dedicam à tecelagem de miçangas há muito tempo costumam comprar máquinas especiais que facilitam significativamente a produção de certos tipos de produtos, incluindo pulseiras largas.
Sua tecelagem no tear é muito simples:
- Encaixe o número necessário de roscas na máquina e aperte-as usando as porcas localizadas nas laterais do dispositivo.
- Corte outro fio (ele ficará transversal na trama). Passe uma ponta por uma agulha de miçangas e amarre a outra ponta com um nó pequeno e forte na linha externa esquerda do tear.
- Passe as contas no fio cruzado usando uma agulha, uma a menos que o número de fios presos na máquina.
- Coloque o fio transversal por baixo do fio longitudinal, distribuindo cada conta entre eles. Segure os elementos com a mão até o final do próximo ponto.
- Passe a agulha acima dos fios longitudinais e use-a para passar o fio transversal pelas contas. Elas serão costuradas aos fios longitudinais. A primeira fileira está pronta!
- Repita os passos 3 a 5. Você pode adicionar novas cores, criar padrões ou letras.
Pulseira feita de fio de memória e contas
O fio de memória é um molde de pulseira conveniente porque já tem o formato de um anel e não muda sem forte influência. Não é difícil trabalhar com ela.
Tecelagem passo a passo:
- Utilize um alicate de corte para cortar o anel de arame. Se estiver muito grande, encurte-o.
- Coloque as miçangas e lantejoulas conforme planejado, deixando 2 cm em cada borda para o cadeado. Pequenos pingentes ou arcos de metal podem dar um toque especial.
- Use um alicate de bico redondo para dobrar as bordas restantes em forma de velcro para que a pulseira possa ser presa.
- Se desejar, você pode conectar vários anéis de uma só vez para obter uma pulseira volumosa.
Pulseira simples feita de miçangas e alfinetes
Decoração original e fácil de fazer:
- Coloque contas em alfinetes de segurança comuns.
Pulseiras de contas DIY para iniciantes podem ser tecidas com vários materiais adicionais. - Conecte os pinos na parte superior e inferior com linha de pesca, elástico ou linha.
- Decore com uma fita ou pingente.
Padrões para tecer pulseiras com imagens
Nas lojas, a maioria das pulseiras de contas são decoradas com desenhos e padrões. Você pode criá-los com suas próprias mãos, em casa.
Para iniciantes, dois designs simples são adequados (a técnica de tecelagem é a mesma das pulseiras com nomes):
- Flores em um fundo simples. 2 fileiras de 5 contas da cor de fundo; uma fileira onde 1 conta da cor do padrão é cercada em ambos os lados por pares de contas da cor de fundo; carreiras 1-3-1 e novamente carreiras 2-1-2. Então o padrão é repetido.
- Ampulheta. Começa com uma fileira da mesma cor que os triângulos do relógio devem ter. Em seguida, o número de contas dessa cor diminui em uma de cada lado, e contas de fundo aparecem em seu lugar. O triângulo parece estreitar até que reste apenas uma conta, depois disso o padrão se expande novamente.
Tecendo uma pulseira de contas com dois furos
Este tipo de contas será útil se você quiser criar algo incomum.
Uma das opções:
- Coloque de 5 a 6 contas na linha de pesca e prenda o anel com um nó.
- Passe a linha de pesca pelo segundo furo da primeira conta na direção.
- Coloque 1-2 contas comuns.
- Passe a próxima conta pelo segundo furo, e assim por diante, até que todo o anel tenha sido passado.
- Repita o padrão.
Aula magistral sobre como tecer uma pulseira de sete camadas
A técnica de tecelagem multicamadas consiste em entrelaçar arcos de contas menores ao redor do elemento principal do ornamento, o que cria o efeito de volume e multicamadas.
Opção de execução:
- Coloque 6 contas grandes na linha de pesca e prenda-as em um anel.
- Coloque de 3 a 5 contas e passe a agulha pela conta que está imediatamente atrás da mais próxima. As contas serão jogadas sobre a conta mais próxima. Neste processo o processo é muito semelhante à tecelagem vazada.
- Faça o mesmo com as contas restantes.
- Faça outro arco através de cada conta, agora usando contas maiores.
- Passe uma linha de pesca pelo topo de um desses arcos, amarre um número ímpar de contas (com uma conta grande no centro) e conecte ao topo adjacente. Faça o mesmo com os vértices restantes.
- Nesta fase a peça já parece tridimensional, mas se desejar, você pode continuar o trabalho fazendo camadas de miçangas também ao redor das miçangas grandes/miçangas que foram colocadas no meio das pontes no passo 5.
- Depois de fazer várias dessas peças, você precisa conectá-las em uma pulseira. Para mais detalhes, veja acima (joias de pulso volumosas).
Combinações de cores e materiais em pulseiras
Não há limites para a gama de cores das pulseiras: elas podem ser de uma única cor ou de cores vibrantes, tudo depende da preferência pessoal.
As combinações mais comuns são:
- azul, prata, branco;
- vermelho, dourado, preto;
- preto, qualquer cor;
- laranja, amarelo.
Quanto aos elementos adicionais, contas, tanto foscas quanto de vidro, pingentes, fitas e arcos de metal são combinados com contas. Você só precisa não sobrecarregar a pulseira com eles.
Dicas de profissionais: como escolher material de tecelagem de qualidade
As contas da mais alta qualidade são importadas da Ásia, e os artesãos valorizam especialmente os materiais japoneses. Ao comprar, eles recomendam ler atentamente sobre o país de fabricação e também inspecionar a integridade da embalagem. É melhor comprar produtos em sacos transparentes, pois isso permite que você tenha certeza de que as contas têm as características declaradas.
Os mestres do artesanato aconselham os iniciantes a comprar contas de diâmetro grande ou médio para facilitar o enfiamento.
Joias feitas à mão lhe dão orgulho e economizam dinheiro. Pulseiras de contas não são exceção, pois há muitas tramas simples adequadas para iniciantes. E daí não é longe para coisas realmente inusitadas.
Vídeo: Pulseiras de miçangas DIY para iniciantes
Pulseiras de contas DIY simples, assista ao vídeo:
Aula magistral sobre miçangas: