Crochê de renda de Bruges. Esquemas e descrições para iniciantes

Os padrões de tricô para renda de Bruges são simples, por isso são adequados tanto para tricoteiras experientes quanto para iniciantes. Ao trabalhar com uma agulha de crochê nesta técnica, você só precisa entender a sequência do processo com os princípios de conexão, dos quais há um grande número. Podem surgir pequenas dificuldades com as conexões.

Ao fazer crochê de renda de Bruges, você precisa ter cuidado e precisão para evitar erros.

Ferramentas e materiais necessários

Padrões de tricô de Bruges a renda requer a preparação de fios de alta qualidade, que pode ser feito de algodão. No entanto, isso não é um requisito obrigatório, então material sintético servirá.

Crochê de renda de Bruges
Crochê de renda de Bruges. Foto.

Você precisa pegar o tom de linha desejado com uma espessura média, aproximadamente 300 m por 100 g. Além disso, você precisa preparar um anzol.

Muitas vezes, o tamanho da ferramenta de tricô é indicado pelo fabricante na etiqueta do material da linha.

Se o fio não for novo e não houver etiqueta, existem 2 métodos para determinar o tamanho necessário:

Caminho Peculiaridades
Por comprimento do material É possível determinar a espessura da ferramenta de tricô pelo comprimento dos fios. Entretanto, neste caso, é necessário um rótulo indicando este parâmetro.
Universal É necessário inserir o material da linha na cabeça do anzol e puxá-lo levemente. A cobertura completa do sulco com fio indica que a ferramenta é fina. Como resultado, o material de trabalho se desintegrará em camadas, o que levará à criação de uma tela muito densa. Se a ferramenta de tricô for muito grande, o fio afundará completamente no recesso. Ao escolher o tamanho ideal da agulha, o material da linha deve ser posicionado no mesmo nível da cabeça da ferramenta de tricô.

Esquemas com descrição de obras para iniciantes

A renda de crochê de Bruges (os padrões são fornecidos para familiarizá-lo com a técnica de tricô) tem um elemento principal na forma de uma trança, que deve ser tricotada não em anel, mas transversalmente, ao contrário dos guardanapos comuns. Durante a obra, essa fita deve ser unida aos demais elementos pelos arcos.

Padrão intrincado

O elemento principal desta técnica é muito, com base no qual é permitido criar um ornamento intrincado.

Crochê de renda de Bruges. Esquemas e descrições para iniciantes
Até mesmo iniciantes podem fazer crochê de renda de Bruges

Descrição passo a passo do tricô:

  1. Para criar a fita, tricote 5 laçadas e 6 laçadas de ar por vez.
  2. Depois faça 10 laçadas de ar. Partindo do 6º elemento, faça 5 colunas com arremesso.
  3. Vire o tecido e faça 5 pontos de ar para o arco. Além disso, tricote 5 colunas com laçadas.
  4. Usando 6 alças de ar, crie um arco interno.
  5. Em seguida, faça um ponto baixo, um meio ponto alto e 2 pontos baixos.
  6. Faça um arco externo com 6 pontos de ar. Além disso, faça 4 colunas com arremesso.
  7. Como resultado, deve haver 4 arcos estreitos no meio da curva. Esses elementos são fechados em um círculo.
  8. Depois de tricotar um novo arco com 3 pontos baixos, una alternadamente os arcos internos restantes com colunas sem laçadas. Insira a ferramenta no meio do arco.
  9. Faça 3 pontos de ar e feche os elementos formando um círculo.
  10. Novamente faça um arco com 3 alças de ar, continuando a criar a trança de forma semelhante.

Anel

A renda de crochê de Bruges (os padrões são simples graças à descrição detalhada) permite que você crie um guardanapo redondo, sobre o qual você pode colocar um vaso ou outros pratos bonitos.

Crochê de renda de Bruges. Esquemas e descrições para iniciantes

Descrição passo a passo do esquema:

  1. Devem ficar 10 cm de fio livres. Para 1 arco faça 5 pontos baixos. Em seguida, no início do fio, tricote 5 colunas com uma laçada e 5 laçadas de ar para levantar.
  2. Continue tricotando em linha reta até a carreira 35. Ao fazer a carreira 36, ​​una a 1ª carreira para fechar a trança em um anel. Depois corte o fio.
  3. Para preencher a seção central, faça 1 ponto corrente e puxe o fio para esticar o tecido.
  4. Faça 6 arremessos e passe a ferramenta sob os próximos 2 arcos internos da fita. Além disso, faça um lançamento e uma retirada de 1 laçada.
  5. Alternadamente, faça 1 laçada e 2 laçadas. Repita este passo 7 vezes.
  6. Continue tricotando inserindo a ferramenta nos próximos 2 arcos da fita para criar uma nova coluna de 6 laçadas.
  7. Ao finalizar o produto, prenda o material da linha.

Camomila

Recomenda-se que a renda de crochê de Bruges (os padrões consistem em elementos simples, por isso são adequados para tricoteiras iniciantes) seja dominada inicialmente com pequenos motivos para aprender a criar diferentes tipos de tranças. Por exemplo, você pode fazer um guardanapo com um padrão floral.

Crochê de renda de Bruges. Esquemas e descrições para iniciantes

Descrição passo a passo do trabalho:

  1. Não toque em 10 cm do material do fio para que esse comprimento fique livre.
  2. Para criar o 1º arco, tricote 5 laçadas de ar. Em seguida, faça 2 colunas com laçada, 1 ponto baixo e 2 colunas com laçada no comprimento de material economizado. Além disso, faça 5 alças de ar para elevação.
  3. Na 2ª carreira, tricote 1 coluna com uma laçada em todos os pontos da carreira anterior e 5 elementos de elevação de ar.
  4. Da mesma forma, faça 47 carreiras. Em seguida, faça uma junção com a 1ª linha enquanto tricota a carreira 48. Corte um pedaço de fio.
  5. Para preencher a área central, faça inicialmente 1 ponto corrente.
  6. Após completar 4 passadas, passe a ferramenta por baixo dos 2 arcos internos da fita, que se seguem. Faça outra laçada, passe 1 ponto e tricote colunas com 4 laçadas (forme laçadas 2 por 2). Faça 4 pontos de ar, 1 coluna de conexão no 3º elemento da ferramenta e uma laçada de ar. Repita esse passo alternadamente, conectando os próximos arcos da fita 2 por 2.
  7. Finalize o trabalho e prenda o fio.

Para tricoteiras iniciantes, ao aprender a técnica da renda de Bruges, é aconselhável inicialmente fazer produtos em forma de nó.

Instruções passo a passo:

  1. Antes de tricotar 5 laçadas de ar para o 1º arco, deixe 10 cm de material de linha livre. Então, no início do fio, faça 5 colunas de laçada e um número similar de pontos de elevação.
  2. Continue trabalhando até a linha 25. No início das carreiras 26 e 28, substitua o arco composto por 5 pontos altos por 2 elementos altos. 1 coluna de conexão é tricotada no arco da 4ª e 2ª carreiras, que estão localizadas uma em frente à outra. Além disso, faça 2 pontos aéreos para fixar a área central da fita.
  3. Da mesma forma, desenhe a tela até a linha 47. Ao criar a linha 48, una a 1ª linha. Depois, corte o material da linha.
  4. Para preencher 2 motivos, faça inicialmente 1 laçada de ar. Em seguida, tricote alternadamente colunas com 2, 3 e 4 laçadas. Para fazer isso, insira a ferramenta de tricô nos arcos internos de cada lado da fita que permanecem sem nós.
  5. Após terminar o trabalho, prenda o material da linha.

Triângulo

O crochê de renda de Bruges (os padrões permitirão que você crie facilmente qualquer padrão) é frequentemente apresentado na forma de motivos triangulares, que estão ao alcance dos tricoteiros iniciantes.

Crochê de renda de Bruges. Esquemas e descrições para iniciantes

Descrição passo a passo do esquema:

  1. Faça um conjunto de 5 pontos corrente. Além disso, tricote 5 alças de ar para o 1º arco.
  2. O tricô começa com o 6º elemento da ferramenta, alternando carreiras de 5 colunas com uma laçada e 2 células.
  3. Continue trabalhando até a linha 7. No final da carreira, faça 2 pontos baixos e um ponto baixo, que foi conectado simultaneamente aos 3 arcos internos anteriores. Este passo é necessário para o 1º canto.
  4. Tricotar os 2 cantos restantes da figura geométrica da mesma maneira.
  5. Após completar a carreira 48, corte o fio, deixando 10 cm de comprimento para costurar a carreira na correntinha montada usando um ponto baixíssimo.
  6. Para preencher o motivo, faça inicialmente 1 ponto de ar.
  7. Depois de tricotar uma coluna sem laçada, faça 3 pontos baixos na laçada inicial. Para finalizar, faça 1 coluna de ligação na 1ª coluna sem manta e faça mais uma coluna de ligação no 1º arco. Repita este passo 9 vezes.
  8. Ao tricotar a 2ª carreira circular, conecte os arcos internos da fita que permaneceram sem ponto com um grupo de 2 colunas com 3 laçadas tricotadas juntas.
  9. Para fechar esta carreira circular, tricote 1 ponto baixíssimo, formado no 3º dos 3 pontos baixos, que substituem o 1º ponto de laçada. Corte o material da linha.

Sol

Para criar um motivo de sol em miniatura no estilo de Bruges, você precisa conectar os arcos com uma trança.

Crochê de renda de Bruges. Esquemas e descrições para iniciantes

Descrição passo a passo da técnica de tricô:

  1. Faça uma corrente de 10 pontos. Além disso, tricote 7 alças de ar para formar o 1º arco.
  2. Depois, no 8º elemento da ferramenta de tricô, faça 1 coluna com uma laçada. Faça 1 laçada de ar, pule 1 elemento, tricote uma coluna exuberante de 5 colunas com uma laçada no próximo ponto de ar.
  3. Depois de tricotar a alça de ar, pule 2 elementos. Em seguida, tricote uma coluna de laçada na próxima laçada de ar. Em seguida, tricote 2 pontos altos, 1 coluna com uma laçada nas 3 alças altas externas e 15 elementos altos.
  4. A linha 2 inclui 1 laçada em 3 laçadas da linha anterior, 2 pontos baixos, uma laçada na próxima laçada e uma laçada sob a nova laçada. Além disso, tricote um elemento de ar, uma laçada na coluna sob o próximo ponto de ar, uma laçada na coluna seguinte e sete elementos de ar.
  5. Vire o tecido, continuando o tricô reto com 2 carreiras alternadas com arcos externos de 7 pontos baixos.
  6. Além disso, alterne arcos de 5 e 15 voltas de ar dentro da fita.
  7. Após completar a carreira 48, corte o fio, deixando 15 cm de material para unir esta carreira com a corrente principal usando um ponto baixíssimo.
  8. Para fazer o motivo central do enchimento, prenda o fio ao arco interno, composto por 15 pontos.
  9. Em seguida, em cada arco de 15 laçadas, faça 1 coluna com uma laçada e 1 ponto baixo. Repita este passo alternadamente.
  10. Para finalizar a carreira, faça uma coluna de ligação na 3ª das 3 alças de ar que substituem a 1ª coluna.
  11. Na 2ª carreira circular faça um ponto corrente. Depois, faça um ponto baixo no arco de 1 laçada e também faça um picô em forma de 3 pontos altos e 1 coluna de ligação em 1 dos 3 elementos (faça isso alternando até o final da carreira).
  12. Para terminar o tricô da 1ª coluna sem laçada, faça um ponto baixíssimo e corte o fio.

Clubes

Este enfeite é adequado para decorar diversas capas e xales. Neste caso, é necessário seguir a sequência de ações e não pular conexões para obter o padrão desejado.

Projeto passo a passo do desenho:

  1. Reservando 10 cm extras de fio, para o 1º arco externo, tricote 5 pontos baixos. Em seguida, no restante do material de linha, tricote 5 colunas com uma laçada. Além disso, faça 7 elementos de ar para o arco interno e desdobre o trabalho.
  2. Tricotar em linha reta até a carreira 4. No final da carreira, fazer um arco externo de 13 laçadas em vez de 5 pontos.
  3. A linha 5 consiste em 5 colunas de laçada, 7 pontos corrente de elevação, 3 pontos corrente, 18 colunas de laçada de conexão no arco externo anterior de 13 laçadas, 3 pontos corrente, uma coluna de laçada no 2º ponto corrente do 1º arco, 3 pontos corrente e 1 coluna de laçada.
  4. Além disso, tricote 4 laçadas de ar, uma coluna de conexão no 3º ponto da ferramenta, um elemento de ar e uma coluna de conexão com uma laçada através de uma coluna de conexão com uma laçada. Repita este passo 8 vezes.
  5. Em seguida, tricote 3 laçadas, 1 coluna com uma laçada em cada coluna com uma laçada da fita e também 7 pontos de ar.
  6. Vire o tecido, continuando a tricotar a fita em linha reta. No final das 12ª, 20ª e 28ª carreiras, faça arcos externos de 13 pontos para obter o motivo externo.
  7. Na carreira 32, feche a fita formando um anel e corte o fio.
  8. Para fazer o motivo central, no início da carreira 28, prenda o material do fio ao arco interno. Além disso, tricote 1 ponto baixo.
  9. Repita o padrão 4 vezes, alternando 1 ponto baixo no arco, 3 pontos baixos, 1 ponto baixo sob 3 arcos internos e 3 laçadas baixas.
  10. Para finalizar o trabalho, tricote uma coluna de ligação na 1ª coluna sem laçada. Depois, corte o material da linha.

Elipse

A renda de Bruges consiste no desenho do motivo, bem como na trança e na malha da base. Graças a esses elementos técnicos é possível criar uma variedade de padrões.

Crochê de renda de Bruges. Esquemas e descrições para iniciantes

Instruções passo a passo:

  1. Inicialmente, guarde 10 cm de material de linha. Para criar o 1º arco, tricote 5 pontos baixos. Em seguida, com o fio economizado, faça 5 colunas de laçada e 5 laçadas de elevação.
  2. Use tricô reto para completar o trabalho até a carreira 35. Una a carreira 36 com a carreira 1 e corte o fio.
  3. O motivo central consiste em um ponto corrente, 3 laçadas, inserção da ferramenta no arco interno da fita, 1 laçada e retirada da laçada. Em seguida, tricote todos os pontos em pares na ferramenta de tricô para a 1ª coluna com 3 laçadas.
  4. Faça um pulo do 1º arco da fita para tricotar uma coluna com 6 laçadas.
  5. Execute ações semelhantes, seguindo todos os passos.
  6. Após terminar o trabalho, prenda a ponta do material do fio.

Segredos para Iniciantes

Segredos para iniciantes:

  • Essa técnica exige cálculos precisos, por isso é essencial utilizar um modelo. Isso é necessário para garantir que o tamanho corresponda e que a simetria do padrão não seja perturbada.
  • Ao dobrar a fita, forma-se um ângulo, cujo tamanho dependerá do número de vieiras ou arcos conectados. Para criar um triângulo equilátero fechado, é recomendável combinar pelo menos 4-5 arcos.
  • Ao criar uma trança, cada coluna de elevação deve ser formada como um ponto aéreo, que deve então ser combinado com colunas de elevação semelhantes. Esse processo geralmente ocorre durante o tricô. Nesse sentido, é recomendável desenhar primeiro a base. Por exemplo, ao criar um vestido, é aceitável usar moldes de roupas que se ajustem perfeitamente ao corpo, sem volume ou aperto. Ao começar a desenhar a tela, você precisa usar a base criada.
  • O uso de vários motivos ajuda a criar uma bela composição. No entanto, antes de inserir a renda na moldura, o tecido precisa ser lavado, levemente engomado e passado a ferro. Depois, o produto deve ser fixado com cola em cartolina colorida ou em cartolina coberta com uma folha de papel ou tecido. Também é possível criar um tecido multicolorido ou de uma única cor usando um ou vários tipos de fio.
  • Os padrões da técnica de Bruges lembram a renda irlandesa, pois são necessários moldes para formar os ornamentos. A coincidência se deve à criação da grade. Neste caso, é necessário montar a trança em um todo, que é dobrada em um padrão. É esse processo que em casos raros causa dificuldades, mas que pode ser resolvido.
  • Para determinar com precisão o tamanho da fita com o ângulo de rotação, é necessário confiar na direção de rotação, na largura da fita e na altura das colunas que foram escolhidas para criar esta peça. Para alterar a inclinação da fita em uma direção diferente, é recomendável conectar os arcos do lado oposto.

Fazer crochê de renda de Bruges para iniciantes pode parecer um processo difícil no começo. No entanto, padrões complexos são apenas tranças que precisam ser dobradas em padrões de uma determinada maneira. Depois de tricotar várias amostras, você pode entender os princípios de conexão com a sequência de trabalho, o que permitirá que você crie facilmente qualquer padrão.

Vídeo sobre tricô

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho