Bouffer é uma palavra originária da língua francesa, traduzida como “inchar”, que descreve muito bem esse tipo de tecido para drapeado.
Uma maneira original de criar dobras pode ser encontrado em cortinas, vários itens de vestuário e acessórios. Na maioria das vezes, os puffs podem ser encontrados em interiores criados por designers de moda – por exemplo, em almofadas. No entanto, para seguir a moda, não é necessário entrar em contato com designers ou encomendar um produto pronto de uma boutique cara. Você pode criar uma cortina tão linda com suas próprias mãos, tendo estudado os esquemas e cálculos básicos.
Descrição e tipos de buffs
Em termos simples, os tufos são um tipo de decoração têxtil que se parecem com babados exuberantes e em relevo, feitos de tecido ou sobre tecido. Os moldes das montagens são feitos manualmente, costurando o tecido com linhas de acordo com padrões específicos.
O escopo de aplicação de tais elementos decorativos é extenso:
- os bufantes são usados para decorar partes da roupa - mangas, golas, cintos e espartilhos;
- Esta técnica é usada para criar babados em cortinas, pantufas e lambrequins;
- para decoração de casa, os puffs são usados em colchas e fronhas decorativas;
- Muitas vezes você pode ver chapéus, cachecóis e xales decorados dessa maneira;
- Acessórios como carteiras e bolsas também costumam receber acabamento em tecidos polidos;
- Padrões de babados podem ser vistos até mesmo em estofados de móveis.
Os puffs podem ser usados não apenas como acabamento decorativo, mas também em objetos de uso prático. Dependendo do padrão e do tamanho do babado, você pode escolher uma opção de acabamento que seja conveniente ao usar roupas ou acessórios.
Os puffs em travesseiros (diagramas e cálculos são fornecidos abaixo) podem ser divididos em vários tipos, dependendo das características do padrão.
Aqui estão alguns deles:
- padrões circulares direcionados do centro para as bordas da tela (por exemplo, o padrão “flor”);
- babados lineares que têm uma direção específica (“trança” ou “bambu”);
- puffs em várias fileiras, formados no tecido sem uma direção designada (padrão waffle);
- padrões ornamentais que formam composições complexas a partir de dobras (o ornamento “coração”).
Todos os esquemas têm um princípio semelhante em sua construção. Depois de tentar costurar puffs usando vários padrões, começando do mais simples ao mais complexo, você pode aprender facilmente a criar padrões originais.
Alguns tipos de tecido nem precisam ser contornados para usar um padrão - por exemplo, tecidos com estampa de bolinhas são bordados com bolinhas diretamente nos pontos do padrão.
Materiais e ferramentas
Os puffs para travesseiros, cujos padrões e cálculos podem ser diferentes, geralmente são feitos usando um conjunto padrão de materiais. Isso torna a tarefa muito mais fácil para iniciantes que estão aprendendo essa técnica e experimentando padrões diferentes.
Ferramentas necessárias:
- Governante – quanto mais longo, mais conveniente. Para peças maiores, você pode precisar de uma fita métrica. Mas, como é difícil traçar uma linha longa e contínua ao longo dela, algumas artesãs até usam um nível de construção (para pufes em travesseiros comuns, uma régua longa será suficiente).
- Ferramenta de marcação – pode ser giz de costura, um pedaço de sabão, um lápis simples ou um marcador de tecido. O padrão geralmente é desenhado no verso, então não há necessidade de apagá-lo.
- Agulha – dependendo da densidade e do tipo de tecido, bem como do tamanho do molde, é preciso selecionar o tamanho da agulha.
- Linhas de costura – devem ser tão fortes quanto possível. Se o tecido for muito grosso, você pode até usar fio dental.
- Além de tudo isso, você também precisará tesoura.
Para alguns tipos de padrões e tecidos difíceis de trabalhar, as artesãs usam bastidores como fecho. No caso de puffs em almofadas, é melhor escolher uma versão quadrada da ferramenta, mas vale a pena entender que com esse bordado surge uma complexidade adicional - ajuste constante da tensão do tecido.
Costureiras experientes geralmente prendem os puffs usando uma máquina de costura. Se você se treinar para fazer pontos de qualidade à mão, também não precisará dessa ferramenta.
Escolhendo o tecido para criar puffs
Para garantir que os puffs nas almofadas sejam o mais bonitos e eficazes possível, e também para garantir que o processo de criação não seja problemático, é importante escolher o tecido certo.
Os tipos de tecido mais adequados para puffs | ||
Malhas | Existem muitos tipos de malhas, e basicamente são tecidos que contêm fios entrelaçados de fibras naturais e sintéticas. | Tecidos de malha produzem as dobras mais texturizadas em puffs. |
Tecidos de cetim | Cetim e tecidos similares são tecidos com superfície lisa e uniformemente brilhante. Pode ser feito de seda natural ou com adição de fios sintéticos. | Almofadas bufantes feitas de tecido de cetim têm um visual impressionante, o material iridescente dá volume adicional à cortina. Além disso, esses tecidos são agradáveis ao toque. |
Linho e algodão | Todos os tecidos naturais são quentes, hipoalergênicos e ecológicos. Os tecidos de linho têm um leve brilho, enquanto os tecidos de algodão têm um acabamento fosco. | Capas de almofadas feitas de tecidos naturais às vezes parecem sem graça. Os puffs ajudarão esses materiais a brincar com novas formas. |
Tecidos sintéticos | Lycra, viscose, poliéster e seda molhada são tipos de tecido muito comuns. Eles são mais baratos que os naturais e são ótimos para criar cortinas em ambientes internos. | Tecidos feitos de fibras sintéticas são considerados os mais flexíveis na criação de cortinas. |
Também é importante prestar atenção à qualidade do tecido. Se as fibras do tecido se espalharem quando perfuradas com uma agulha, criando lacunas no tecido, esse tecido não é adequado para criar bufantes.
O uso de tecido estampado só é aceitável no caso de bolinhas e na criação de padrões com elas em forma de flores. Tecidos com padrões, desenhos geométricos e pequenos gradientes ficarão deslocados com cortinas, por isso é melhor escolher tecidos lisos.
Calculando tecido para puffs
Os puffs são criados puxando o tecido e criando dobras nele, então o material precisa ser cortado com uma margem. Portanto, antes de começar a trabalhar, você precisa não apenas elaborar um diagrama, mas também realizar os cálculos necessários. Em almofadas isso não é difícil de fazer, já que o tamanho da capa costuma ser pequeno.
O processo de cálculo do tecido é o seguinte:
- As dimensões do produto acabado são medidas.
- O resultado obtido é multiplicado pelo coeficiente de contração do tecido conforme o diagrama.
- São adicionados 5 a 10 cm ao longo das bordas para costurar as partes acabadas da capa.
O coeficiente de contração é diferente para cada esquema. Em média, é retirado de 2 a 2,5 vezes mais material, sem contar a indentação nas bordas.
Ao criar seu próprio padrão ou usar um tecido de densidade diferente, você pode tentar coletar tufos em uma fileira, medir o resultado e calcular o coeficiente de aperto.
Tecnologia da criação
Os puffs para travesseiros (diagramas e cálculos geralmente são fornecidos na descrição da costura) são muito fáceis de fazer, o principal é entender as características da tecnologia de sua criação.
O esquema para puffs é uma grade com pontos e linhas-guia (setas) aplicadas a ela. Os pontos podem ser feitos na parte de trás ou na parte da frente do tecido.
No primeiro caso, você pode desenhar o padrão no tecido de qualquer maneira conveniente. Costurar pela frente envolve esconder as “pontas” da linha na parte de trás ou usar elementos decorativos adicionais – miçangas, contas grandes, botões.
Algumas dicas para artesãs iniciantes:
- A distância entre os pontos (ou seja, o tamanho da célula da malha) depende da densidade do tecido. Tecidos leves são facilmente montados usando uma malha fina com um lado de 1,5 cm. Para tecidos densos, você pode usar 2-3 cm, dependendo das dimensões desejadas do produto acabado.
- Quanto maior o lado da célula, mais tecido você precisará para bordar.
- É melhor posicionar as linhas verticais do padrão ao longo da linha dos veios do tecido. Dessa forma, as dobras ficarão mais uniformes.
- Os fios devem ser selecionados corretamente tanto em densidade quanto em cor.
- Cada dobra deve ser presa com 2 a 3 nós, monitorando a tensão da linha e a durabilidade da dobra.
Para evitar confusão ao bordar um padrão bufante, é melhor transferir o padrão para o tecido por completo – com todas as células, pontos e setas. Para projetos complexos, a numeração de linhas de orientação é frequentemente usada.
Aula magistral sobre como fazer
Você mesmo pode fazer puffs em travesseiros (diagramas e cálculos podem ser examinados com mais detalhes nas master classes abaixo). O trabalho de bordar puffs é trabalhoso e exige atenção e perseverança. Não tenha medo de desfazer seu bordado se cometer erros. O principal neste negócio é pegar o jeito.
Puffs de tecido de bolinhas
Como mencionado acima, não há necessidade de desenhar um molde para tecido com esta estampa. As dobras são criadas usando as ervilhas como guia, a partir da parte da frente do tecido.
O processo é assim:
- Para começar a tecer, selecione 4 ervilhas adjacentes. O fio é preso na base de uma das ervilhas e depois costurado nas quatro, formando um losango. O tamanho do ponto é de aproximadamente 2 mm.
- Em seguida, o fio é puxado de modo que as 4 ervilhas sejam atraídas uma pela outra.
- O fio é trazido para dentro e preso com vários nós.
- Como a linha agora está no lado avesso, você não precisa cortá-la, mas sim trazê-la para a frente do tecido na próxima ervilha. É importante não esquecer de dar um nó.
- Usando o mesmo princípio, mais 4 ervilhas são reunidas.
- Em seguida, o fio é trazido para o lado avesso novamente, preso com vários nós e novamente movido para o lado da frente para as próximas quatro ervilhas.
O resultado é um padrão de bolinhas em forma de losangos, em cujos cantos são formadas flores de ervilhas de quatro folhas. Neste padrão simples, é importante não se confundir e não deixar passar nenhuma ervilha no tecido.
Almofadas xadrez
Para uma almofada decorativa medindo 35x35 cm, você precisará de um pedaço quadrado de tecido com um lado de 52 cm. Deixe 1 cm de cada lado para a costura.
O padrão para este bordado é assim:
- São reservados 5 cm do início da carreira, depois mais 2,5 cm, e assim sucessivamente até o final;
- usando o mesmo princípio, pontos são colocados em cada lado do quadrado;
- então todos os pontos são conectados por linhas retas;
- deve haver 7 quadrados grandes em cada linha e 6 retângulos pequenos;
- Pequenos quadrados são formados entre as fileiras, eles devem ser marcados com cruzes.
O diagrama neste formato é transferido para a tela. Como o tecido é pequeno e o padrão tem pequenos detalhes, você pode usar um marcador que desaparece - ele não terá tempo de "evaporar" completamente antes do final do trabalho. As dobras são formadas pelo lado reverso.
Bordado passo a passo de puffs "Tabuleiro de Damas":
- Usando um fio, contorne as bordas de um pequeno quadrado com uma cruz. Em cada canto do quadrado você precisa fazer um ponto.
- O fio é então puxado, juntando todos os cantos. Aqui o fio é preso com 2-3 nós.
- Você não precisa cortar o fio, basta puxá-lo para o canto do próximo quadrado e prendê-lo com um nó.
- Os quadrados seguintes devem ser trabalhados usando o mesmo princípio.
- O resultado é um tecido com flores unidas, cada uma com 4 pétalas.
- Em seguida, as pétalas são costuradas usando pontos regulares e perfeitos. Costure 2 pétalas opostas uma à outra.
- Os pontos devem formar uma cruz inacabada ao redor do quadrado grande.
Quando todos os quadrados estiverem reunidos em dobras e costurados, a parte da frente terá um padrão de grandes quadrados convexos, os mesmos quadrados afundados e pequenos retângulos conectando-os.
Para garantir que o molde fique bonito, ele precisa ser passado a ferro antes de ser costurado nas outras partes da fronha.
Padrão para puffs "Trança"
Este padrão de bordado de puffs ficará especialmente impressionante em grandes almofadas decorativas. Dobras grandes e macias se ajustam perfeitamente em tecidos feitos de materiais naturais, criando uma atmosfera aconchegante no ambiente com suas cortinas.
O diagrama é elaborado da seguinte forma:
- a tela é dividida em quadrados (o tamanho das seções e seu número em uma linha podem ser escolhidos, o principal é que deve ser um número par);
- na primeira linha, cada segundo quadrado é riscado na direção do canto superior esquerdo para o inferior direito;
- a direção desses quadrados é indicada por uma seta;
- na próxima linha, os quadrados são riscados da mesma forma, um após o outro, mas começando pelo primeiro;
- a direção nesta linha é do canto inferior esquerdo para o superior direito, complementada por uma seta;
- então as linhas se alternam.
A costura das dobras é feita de acordo com o mesmo princípio: a linha é presa com um nó no início do padrão, um ponto é feito, puxado e preso com um nó. Todos os pontos são feitos no verso do tecido. O padrão final parece grandes dobras entrelaçadas.
Criando um puff ondulado em um travesseiro
O coeficiente de contração para tal padrão é de aproximadamente 1,5. As ondas são costuradas do lado avesso. No final, a tela fica levemente deformada, formando não um quadrado, mas um losango. O padrão resultante de puffs pode ser esticado um pouco em direções diferentes ou, ao contrário, puxado junto - então o losango ficará estreito.
Padrão de bordado:
- a tela é dividida em quadrados iguais;
- deve haver um número ímpar de células em linhas e colunas;
- na primeira coluna, cada célula sim, cada célula não é riscada, começando pela primeira;
- direção de aperto – da borda inferior direita para a superior esquerda;
- a próxima coluna é pulada;
- na terceira coluna as células são riscadas na mesma direção;
- assim as colunas se alternam.
De acordo com esse padrão, você precisa costurar as dobras em colunas, não em linhas. É mais conveniente mover-se de cima para baixo. A ordem dos pontos é exatamente a mesma das lições anteriores.
O padrão final parece ondas entrelaçadas ou pequenos laços. Você pode fazer uma almofada em formato de diamante a partir desse pufe ou costurá-la em uma base quadrada, aparando levemente as bordas longas do diamante.
Puffs de acordo com o esquema "Tablet"
O diagrama consiste em tiras de guia paralelas entre si. O coeficiente de contração horizontal é 2,3, o coeficiente de contração vertical é 1,1. Neste caso, apenas listras, não quadrados, serão desenhadas no molde e no tecido.
O diagrama é construído da seguinte forma:
- você precisa começar da primeira fileira;
- deve haver um número ímpar de listras horizontais;
- as listras se alternam uma em cada duas;
- na segunda fileira, as listras partem da segunda, ou seja, cobrem os vazios da primeira fileira;
- a terceira linha duplica a segunda;
- a quarta e quinta fileiras duplicam a primeira;
- então duas fileiras idênticas são alternadas de acordo com o padrão;
- O diagrama termina com uma única linha.
As dobras são costuradas na parte da frente. Neste caso, é melhor usar um marcador que desaparece para transferir o diagrama. É mais conveniente começar a costurar pelo canto inferior direito. Como os nós são feitos na parte da frente, não se esqueça de levar a linha para dentro e prendê-la ali, deixando a ponta invisível.
O padrão final se parece com fileiras alternadas de quadrados e triângulos. Esse padrão também é chamado de “Candy”, porque as figuras geométricas resultantes em colunas são dobradas em algo como um doce em uma embalagem de papel.
Os puffs são um dos tipos mais interessantes de cortinas de tecido. Fica espetacular tanto em roupas e acessórios quanto na decoração da casa. Quase qualquer tipo de tecido é adequado para criar esta cortina, o principal é que ela não tenha padrões diferentes. Depois de estudar cuidadosamente os diagramas e fazer cálculos precisos, você pode aplicar essa técnica aos travesseiros. Uma decoração feita por você mesmo dará a qualquer casa mais aconchego e originalidade.
Vídeo sobre puffs em travesseiros
Incríveis puffs para travesseiros: