Para quem está começando a aprender a tricotar, há um padrão simples de tricô jacquard que pode ser facilmente usado para decorar qualquer item. Na criação do enfeite são utilizados fios de cores diferentes. Existem padrões jacquard clássicos e modernos. Esses padrões são adequados para decorar roupas de adultos e crianças.
O que é um padrão jacquard e as características de sua execução com agulhas de tricô
Um padrão simples de tricô jacquard para iniciantes ajudará você a dominar os princípios básicos do tricô usando várias cores de linha ao mesmo tempo. Nesse caso, o fio não é cortado na hora de criar o tecido, e o entrelaçamento dos fios é levado para o avesso, onde todo o trabalho bruto fica escondido.
O padrão jacquard também é chamado de “multicolorido”, “quente” ou “bordado com agulhas de tricô”. Isso ocorre porque artesãs experientes costumam usar padrões de ponto cruz em seus trabalhos. Na maioria dos casos, o trabalho é feito na superfície frontal, e o padrão principal aparece no lado externo.
O próprio nome “Jacquard” surgiu no início do século XIX. na França e está associada ao inventor que criou um tear no qual era possível criar tecidos multicoloridos. A diferença entre a nova máquina e as existentes era que ela tecia tecidos com padrões sem alternar fios, mas usando todas as cores necessárias ao mesmo tempo.
Ao descrever o trabalho de fazer todos os padrões de tricô, símbolos e abreviações geralmente aceitos são usados para facilitar a escrita e a leitura do padrão.
Nome do loop | Abreviação e designação |
Facial | "LP" ou "pessoal". - "X" ou "X-loop" |
Purl | "ip" ou "izn". — «-» |
Borda | "exceto." — «Ո» |
Laçada | "nada." — «+» |
Como os padrões multicoloridos geralmente são feitos com ponto meia, as artesãs iniciantes devem entender como criá-los. Para trabalhar neste estilo, alterne o tricô nas carreiras da frente e de trás. Externamente, os laços da linha 1 lembram uma trança trançada, e os da linha 2 lembram ondas convexas.
A alternância de repetição de um padrão em um pedaço de tecido no tricô é chamada de “rapport”. No diagrama, células brancas vazias geralmente indicam laços da cor principal, e as escuras indicam elementos do ornamento.
Também no tricô existe o conceito de “puxar através”. Indica a localização do fio não utilizado no verso do trabalho, onde ele se estende do ponto onde a cor é interrompida até o ponto onde o trabalho com ela é retomado.
Para garantir que os broches fiquem uniformes e não cedam, recomenda-se que eles tenham o mesmo comprimento que o número de laçadas do fundo onde o fio não foi utilizado.
Se o molde for feito sem broches, fios de cores contrastantes são entrelaçados com o fio de trabalho para que não interfiram na criação do tecido principal. Nesse caso, a cor necessária sempre pode ser extraída e usada durante o processo de criação de um padrão.
Qual é a diferença entre fazer um padrão jacquard em carreiras rotativas e circulares?
Um padrão jacquard simples tricotado com agulhas de tricô, mais adequado para iniciantes, é tricotado em carreiras rotativas e circulares. A primeira opção é possível em agulhas de tricô separadas, e a segunda - em agulhas de tricô conectadas por uma linha de pesca ou “circulares”.
A diferença na técnica rotativa é que a artesã trabalha alternadamente com as fileiras da frente e de trás. O lado “sombra” do trabalho é particularmente difícil, pois o entrelaçamento dos fios dificulta o monitoramento da execução correta do padrão.
No estilo de tricô rotativo, as laçadas são frequentemente usadas para simetria, o que também complica o trabalho no padrão. Algumas artesãs observam que é mais fácil criar bordados com fios em agulhas de tricô circulares.
Neste caso, não é necessário monitorar o tricô das alças das bordas, e o processo de criação do tecido em si ocorre exclusivamente na parte frontal do produto, onde o padrão fica bem visível e é muito mais fácil monitorar a exatidão de sua execução.


Além disso, o tricô é feito apenas com laçadas faciais, o que também permite não contar o número de laçadas já criadas, e a repetição do padrão já é feita de acordo com o enrolado. Trabalhando dessa maneira, será mais fácil para uma costureira iniciante perceber um erro e corrigi-lo a tempo.
Master classes sobre padrões de tricô jacquard, padrões para iniciantes
Um padrão simples de tricô jacquard, fácil de fazer para iniciantes, permite decorar luvas quentes ou um cachecol. Além disso, o padrão fica lindo em um suéter, cachecol, meias até o joelho, chinelos ou saia.
Para conseguir bordados multicoloridos com fios, costureiras experientes recomendam:
- Selecione as linhas e agulhas de tricô corretas.
- Siga as recomendações dos especialistas.
- Pratique a criação de um padrão.
Os padrões Jacquard são melhor obtidos usando fios com diâmetros de rosca uniformes. Nesse caso, o padrão parece uniforme e a cor de fundo faz uma transição suave para os elementos do padrão.
Para selecionar um material, é necessário realizar vários testes antes da compra. Primeiro, você precisa testar o fio tocando-o, segurando-o nas mãos ou colocando o novelo no rosto ou pescoço. Isso permitirá que você entenda como o corpo reage ao toque do material.
Em segundo lugar, você precisa cheirar os novelos que você gosta. O teste mostrará o quão natural o fio é. Se o novelo exalar um cheiro químico sutil ou óbvio, é melhor deixá-lo de lado, pois a composição das fibras pode ser tóxica e o item tricotado com elas pode afetar negativamente a saúde quando usado por muito tempo.
Em terceiro lugar, o fio em si deve ser constituído por fibras uniformes. Para determinar como e de que ele é torcido, você precisa examinar sua extremidade livre, que pode ser facilmente removida do novelo. Coloque o fio entre o polegar e o indicador e esfregue-o levemente para que você possa ver a estrutura torcida das fibras.
Se o fio apresentar espessamentos e afinamentos irregulares que não estejam relacionados às suas propriedades decorativas, é melhor deixar o novelo de lado, pois trabalhar com ele pode resultar em rupturas no tecido ou no efeito de um padrão “flutuante” não uniforme.
Costureiras experientes recomendam que as artesãs iniciantes sigam rigorosamente os conselhos descritos no molde. Isso facilitará o trabalho e agilizará o processo de criação do enfeite. Isso também ajudará a evitar confusões no trabalho e erros ao realizar bordados em tricô.
Antes de começar a trabalhar na peça principal, você precisa praticar em uma pequena amostra. Para fazer isso, é recomendável montar de 10 a 30 pontos nas agulhas de tricô e tricotar 1 repetição do padrão para entender como trabalhar e como ficará.
Existem vários padrões multicoloridos simples para iniciantes, e os mais populares são:
- "Preguiçoso";
- "Pé de galinha";
- "Rosa".
Cada uma das técnicas apresentadas permite ao iniciante diversificar a criação de um produto e aprimorar suas habilidades em tricô com fios de diversas cores.
Preguiçoso
O ponto preguiçoso é considerado uma das técnicas mais simples para criar enfeites. Para trabalhar, você precisará de fios de cores contrastantes, por exemplo, vermelho e preto. O primeiro tom é adequado para o padrão, e o segundo para o fundo.


Para concluir o trabalho, você precisa:
- Monte um número par de pontos usando fio preto.
- Tricotar a carreira 1 somente com pontos meia.
- Crie a carreira 2, como a carreira 1, só que com linha preta, tricotando somente pontos tricô.
- Insira o fio vermelho na carreira 3. Para fazer isso, remova 1 laçada preta e tricote 3 vermelhas. Em seguida, remova 1 laçada e crie 1 laçada frontal também com linha vermelha. Repita o trabalho até o final da linha.
- Tricotar 4 “orelhas” vermelhas em uma fileira com o fio vermelho da frente e remover as pretas para um alfinete ou uma agulha de tricô adicional antes do trabalho.
- Tricotar a carreira 5 da mesma forma que a carreira 1.

Especialistas observam que, ao trabalhar com essa técnica, o consumo de fio é minimizado, o que também é benéfico e conveniente.
Pé de galinha
Um padrão simples de tricô jacquard para iniciantes pode ser feito no formato de um pé de galinha. O padrão fica lindo em uma saia, colete ou luvas. Às vezes, elas também são usadas para decorar a borda.
Para criar o padrão, você precisará de fios de várias cores, por exemplo, branco e marrom. Neste caso, o tom claro é usado ao tricotar pés de galinha, e o tom escuro é usado como fundo principal.
Para obter o padrão você precisa:
- Comece montando o número necessário de pontos na cor principal (marrom). É desejável que a soma total seja divisível por 6. Neste caso, 2 arestas também são levadas em consideração.

- Retire 1 “orelha” marrom da carreira e coloque-a atrás do tricô. Em seguida, tricote 5 pontos com linha branca. Trabalhe com a técnica descrita até o final da linha.
- Tricotar a carreira 2, alternando 5 pontos brancos em tricô e 1 ponto marrom deslizado.
- Faça a carreira 3 tricotando 5 pontos tricô marrons por vez e depois deslizando 1 olho branco para que o fio fique atrás do trabalho.
- Na carreira 4, deslize o ponto branco e então tricote 5 pontos tricô marrons.
- Tricotar a carreira 5, alternando 3 orelhas marrons deslizadas, 1 branca tricotada, 1 marrom deslizada e 1 branca tricotada.
- Trabalhe a carreira 6, alternando o tricô em meia branca, deslizando o marrom, tricotando em meia na cor do trabalho e deslizando os próximos 3 pontos.
- Na carreira 7, tricote 3 pontos brancos depois do ponto da borda. Depois, deslize o próximo ponto e forme 2 pontos tricô marrons.
![]() | ![]() |
- Continue trabalhando, seguindo o padrão já formado e alternando as cores conforme a tela sugere.
- Tricotar a carreira 8, alternando 2 pontos meia, 1 ponto baixíssimo e 3 pontos meia.
- Crie a carreira 9, repetindo alternadamente 2 pontos meia, 1 ponto baixo e 3 pontos meia.
- Tricotar a carreira 10 de modo que 3 pontos meia sejam alternados com a remoção do ilhós e 2 pontos meia.
- Trabalhe a carreira 11, alternando 3 pontos meia e 3 pontos deslizados.
- Na carreira 12, remova 3 laçadas e tricote 3 laçadas em meia.
Para alguns, esse padrão lembra não apenas pés de galinha, mas também estrelas no céu noturno.
Rosa
Você pode decorar o colete, por exemplo, com um padrão de rosas. O padrão é feito com fios de 2 cores, ou 3 ou mais tons. Uma rosa feita de lã é bordada sobre tela, seja como uma única cópia ou alternando a flor em uma seção igual da tela.


Para criar o padrão, os iniciantes precisarão de fios nas cores branca (fundo), verde (caule e folhas) e vermelha (broto). Para decorar uma tela com uma rosa, você precisa:
- Comece montando o número necessário de pontos usando a cor branca principal.
- Tricotar a carreira 1 com a cor principal.
- Crie a carreira 2 tricotando 19 pontos com fio branco tricô. Em seguida, adicione o verde, formando 4 laçadas em tricô com o fio. Depois disso, até o final da carreira, tricote os pontos tricô somente na cor branca.
- Tricotar a carreira 3, alternando 18 pontos brancos em meia com 6 pontos verdes em meia. Em seguida vem o fio branco até o final da linha.
- Faça a carreira 4, alternando 6 pontos brancos, 3 pontos verdes, 7 pontos brancos e 6 pontos verdes. Depois, tricote somente com fio branco até o final da carreira.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() |
- Tricotar a carreira 5, criando 4 laçadas brancas, 2 verdes, 3 brancas e 1 verde, 5 brancas, 6 verdes, 3 brancas e 2 vermelhas. Depois disso, tricote somente a cor branca até o final da tira.
- Trabalhe a carreira 6, alternando pontos tricô onde 1 branco, 3 verdes, 6 brancos, 2 verdes, 3 brancos, 4 verdes, 3 brancos e 5 vermelhos. Em seguida, tricote com a cor principal.
- Tricotar a carreira 7, alternando as cores na seguinte ordem: 13 branco, 1 verde, 3 branco, 1 verde, 4 branco, 9 vermelho e branco.
- Tricotar a carreira 8 em meia, alternando 12 laçadas brancas, verdes, 2 brancas e 2 verdes. Depois vêm 11 vermelhos.
- Faça a carreira 9 somente em tricô, tricotando 9 brancos, 4 verdes, 3 brancos, 1 verde, 2 brancos e 11 vermelhos.
- Trabalhe a carreira 10 com pontos tricô, alternando 8 brancos, 5 verdes, 4 brancos, 2 verdes, 1 branco e 11 vermelhos.
- Tricotar a carreira 11 somente com pontos meia, tricotando 8 pontos brancos, 5 pontos verdes, 6 pontos brancos, 1 ponto verde, 2 pontos brancos, 8 pontos vermelhos, 1 ponto branco e 1 ponto vermelho.
- Trabalhe a carreira 12 seguindo as regras do ponto meia, alternando 7 pontos brancos, 6 verdes, 3 brancos, 3 vermelhos, brancos, 2 vermelhos, brancos e 6 vermelhos.
- Faça uma carreira de 13 pontos como o padrão sugere, alternando 7 brancos, 5 verdes, 3 brancos, 2 vermelhos, 1 branco, vermelho, branco, 4 vermelhos, 1 branco, 5 vermelhos.
- Tricotar a carreira 14 em tricô, formando uma rosa com 5 laçadas brancas, 5 verdes, 3 brancas, 3 vermelhas, brancas, 6 vermelhas, brancas e 6 vermelhas.
- Faça uma carreira de 15 pontos tricô, trabalhando 5 brancos, 4 verdes, 4 brancos, 3 vermelhos, brancos, 5 vermelhos, brancos e 7 vermelhos.
- Trabalhe a carreira 16 em ponto tricô, criando um padrão de 4 pontos brancos, 4 verdes, 4 brancos, 4 vermelhos, branco, vermelho, branco, 2 vermelhos, brancos, 2 vermelhos, brancos e 3 vermelhos.
- Tricotar a carreira 17 seguindo a regra do ponto meia, alternando 13 pontos brancos, 5 vermelhos, branco, vermelho, 2 brancos, 4 vermelhos, branco e 2 vermelhos.
- Faça uma carreira de 18 pontos tricô, criando um padrão de 13 orelhas brancas, 5 vermelhas, brancas e 9 vermelhas.
- Trabalhe a carreira 19 como mostrado na tela, alternando 13 pontos brancos, 4 vermelhos, brancos e 9 vermelhos.
- Tricotar uma carreira de 20 pontos tricô, formando um padrão de 13 orelhas brancas, 3 vermelhas, 2 brancas, 3 vermelhas, brancas e 3 vermelhas.
- Na 21ª carreira, tricote 14 pontos brancos, 3 vermelhos, 1 branco e 4 vermelhos.
- Finalize o trabalho no enfeite tricotando 19 laçadas brancas e 3 vermelhas em uma carreira de 22 laçadas meia.
Se desejar, o corpo da rosa pode ser feito de uma cor e o fundo de outra. Algumas artesãs complementam as cores principais das pétalas e botões com outros tons adequados.
Um padrão jacquard simples ajudará os iniciantes a melhorar suas habilidades de tricô. Além disso, o bordado com fios permite que você mostre sua imaginação e crie seus próprios padrões originais.
Vídeo sobre o padrão
Padrão simples de tricô jacquard: