Buquês feitos com suas próprias mãos são uma ótima maneira de parabenizar alguém de forma original, presentear, decorar sua casa e até economizar dinheiro. Além disso, doces e flores caseiros farão as delícias do dono por muito tempo.
Materiais e ferramentas
Não importa que tipo de buquê você tenha que fazer, você precisará de quase os mesmos materiais. Eles são bastante acessíveis. Algumas podem ser compradas em floriculturas, outras em lojas de costura e outras em lugares onde se vendem buquês frescos.
Você precisará de:
- Pistola de cola quente e bastões. Este é um dispositivo que aquece cola sólida. Ela escorre em gotas pelo "nariz" da pistola, o que é muito prático ao trabalhar com peças pequenas.
- Fita adesiva - fita adesiva semelhante à fita adesiva, mas colorida e levemente elástica. É conveniente usá-lo para fixar peças e esconder cortes desnecessários.
- Papel ondulado – o principal material para a criação de pétalas de flores. É bastante durável, estica bem e mantém seu formato.
- Espetos de madeira – atuam como caules de flores.
- Arame - uma verde especial é vendida em floriculturas. Ele se curva e mantém bem sua forma.
- Organza – tecido sintético com brilho característico. Disponível em rolos e tiras. É fácil de pendurar e é prático fixar papel nele com cola.
Detalhes decorativos: miçangas, strass, etc. são usados opcionalmente.
Dicas para fazer buquês de doces
É fácil fazer buquês de doces e flores com as próprias mãos, o principal é entender as sutilezas.
- Fazer buquês é uma atividade para quem não tem pressa. Um trabalho feito às pressas não terá sucesso. Além disso, se você estiver com pressa, pode se queimar com cola ou se furar com um fio.
- Não economize em materiais, caso contrário o trabalho todo parecerá barato e poderá desmoronar.
- Você deve trabalhar com cuidado, escondendo quaisquer “pontas” extras, pedaços de linha e arames salientes. Tais detalhes revelam um artesão descuidado; o trabalho parece desleixado.
- Ao mesmo tempo, não há necessidade de tentar recriar uma cópia exata de flores e folhas feito de papel e embalagens de doces. Buquês artificiais feitos à mão não pretendem ser uma combinação exata dos naturais, mas sim uma imitação bem-sucedida deles.
- Os gurus do artesanato não recomendam o uso de folhas artificiais em um buquê e outros elementos plásticos. Isso priva a obra de sua singularidade e ela assume uma aparência notavelmente barata.
Você precisa conhecer seus limites ao decorar um buquê. Uma quantidade generosa de strass, por exemplo, desviará a atenção das flores, e muitas pétalas farão com que a flor perca sua elegância e fique simplesmente irreconhecível.
Buquê de Doces de Abacaxi para Iniciantes
O buquê de abacaxi é feito usando uma garrafa de champanhe. Dessa forma, você pode decorar (esconder) lindamente bebidas alcoólicas baratas e, ao mesmo tempo, causar uma boa impressão.
Materiais:
- doces em formato de pirâmide em tons de amarelo e dourado – cerca de 60 peças;
- uma garrafa de champanhe ou vinho espumante;
- pistola de cola e bastão;
- fita dupla face;
- organza;
- aspidistra;
- fibra de sisal.
Quanto mais cheia for a garrafa de champanhe, mais parecido com um abacaxi será o buquê. A organza precisa ser colada na garrafa com fita adesiva - dessa forma os doces ficarão mais firmes. Enrole os doces firmemente em papel de bala, cole as pontas nos doces para que elas não fiquem para fora em direções diferentes.
Isso pode ser feito com fita comum ou fita dupla face, mas sem rasgar a fita protetora. Existe a tentação de simplesmente “plantar” o doce na fita adesiva sem usar uma pistola, mas dessa forma o buquê não durará muito. Você precisa colar os doces com cola quente - "butt-joint", evitando lacunas no padrão quadriculado.
Não pressione com muita força, pois você pode amassar o doce, pois o chocolate derreterá um pouco por causa da cola quente.
Encha a superfície da garrafa até o ponto em que o recipiente se estreita e se transforma em um gargalo. - algo em torno de 3/4 dessa altura. Se não for possível evitar completamente as lacunas, você pode usar fibra de sisal, ou "teia de aranha". Amasse levemente vários fios e cole-os com uma pistola entre os doces, preenchendo todas as juntas ou aleatoriamente.
O pescoço é decorado com “folhas” de abacaxi. Para isso, a aspidistra é cortada em pedaços de 13 a 15 cm, e uma das bordas recebe o formato de uma folha alongada com uma tesoura. A fita em si vai enrolar nas bordas, mas você pode usar uma tesoura para dar um arredondamento adicional - neste caso, você precisa fazer isso imediatamente, e não na garrafa quando as “folhas” estiverem coladas.
As primeiras peças precisam ser coladas na própria rolha, cobrindo-a completamente. Em seguida, cole as “folhas” sobrepostas umas às outras para que o vidro não fique visível. Se houver um espaço entre a camada de doce e a aspidistra, você pode fechá-lo com barbante comum, enrolando-o cuidadosamente em espiral.
Ou amarre um laço com uma fita de cetim.
Se desejar, você pode pulverizar toda a composição com verniz glitter. Isso não afetará sua resistência, mas ficará mais bonito, especialmente se as embalagens não forem muito brilhantes. Você também pode colar contas (brancas ou transparentes) nas “folhas” do abacaxi – isso criará uma imitação de gotas de água. 5-6 são suficientes para todo o buquê.
Buquê de doces e flores feito de papelão ondulado
Materiais:
- doces pequenos (até 1,5 cm de diâmetro) redondos ou semicirculares – 15-20 unidades;
- papel ondulado – 3 rolos: verde e quaisquer dois que combinem entre si (melhor – tons diferentes da mesma cor);
- arame, espetos de madeira de 20 cm de altura – de acordo com o número de flores;
- fita dupla face;
- pistola de cola e bastão;
- linha de costura para combinar com a cor do papel;
- fibra de sisal;
- recipiente para o buquê (caixa de papelão redonda, lata ou pote de vidro);
- fita de cetim (a partir de 1 m).
Caramelos, balas de leite ou pequenas trufas são ideais. Ficará lindo se as embalagens dos doces forem transparentes.
- As pontas da embalagem precisam ser dobradas para que o lado redondo do doce fique para cima (se o doce for semicircular). Usando fita dupla face, fixe-a no fio desenrolando um pedaço de 20 cm. Atenção! As listras no papel ondulado indicam o comprimento, ou seja, o papel deve esticar ao longo da borda curta (doravante denominada largura).
- Recorte retângulos de 6 x 4 cm em papel ondulado. Use uma tesoura para fazer um corte ondulado em uma das bordas curtas. Enrole essa borda com um lápis e prenda-a de modo que ela fique dobrada para dentro.
- Enrole o doce anexado com uma pétala, segurando o papel pela base e esticando-o levemente. Você precisa envolver completamente o doce com 2 dessas pétalas e prendê-lo na parte inferior com fita ou linha. O broto está pronto. Você precisa fazer 5 desses. duas cores diferentes e mais 3 verdes.
- As rosas em si são feitas usando o mesmo princípio, só que o doce não deve ser preso ao arame, mas a um espeto de madeira ou, alternativamente, a um palito de sushi.
- Depois de fazer o broto, corte pedaços de papel, cortando também a borda e enrolando-a, nos tamanhos: 6:6, 6:5, 5:5 cm.
- Comece a enrolar os menores, esticando-os na parte de baixo e prendendo-os com fita adesiva, mas eles devem dobrar para fora.
- Amarre as últimas pétalas com um fio, corte as bordas inferiores da flor pronta e prenda-as na base com fita dupla face no espeto.
- Esse número de pétalas produzirá uma flor exuberante e aberta. Se você não usar os dois últimos e não enrolar tanto as bordas, a rosa ficará mais elástica e densa – como se não tivesse desabrochado completamente.
- As sépalas são feitas de pedaços de papel verde do mesmo tamanho das pétalas externas. É cortado na largura em várias tiras de 3-5 mm, deixando 1,5-2 cm da borda. As tiras são torcidas em feixes com os dedos e presas da mesma forma que as pétalas. 1 tira – 1 flor, se não for suficiente, você precisa de uma tira mais larga.
- Amarre a estrutura com um fio. Para os brotos, faça o mesmo.
Buquês de doces e flores feitos à mão desse tipo são colocados em uma caixa redonda.
Alternativamente, você pode usar um frasco de vidro., pintada com tinta acrílica ou coberta com organza, e também uma lata (se você escolher um desenho bonito, nem precisa decorar). Ele deve ser embrulhado em papel de presente e um laço de fita de cetim deve ser amarrado na borda. A altura das flores deve ser 1,5 vezes maior que a altura do recipiente - os botões devem subir acima das bordas.
Você precisa colocar prendedores de flores na caixa. Isopor, espuma de borracha ou esponja servem.
O material precisa ser cortado no formato do recipiente.para que ele caiba, mas não caia. Uma composição é formada fora do recipiente: rosas são colocadas uniformemente sobre a área, com botões entre elas. Para equilibrar a cor e preencher o espaço, cole uma teia de aranha na cola quente.
Retire alguns caramelos da embalagem e “plante-os” em cima da teia, também colando. Depois disso, o buquê é colocado em uma caixa, tendo primeiro medido a altura e cortado os caules. A fibra de sisal deve se estender um pouco além das bordas. O buquê está pronto.
Tulipas
Materiais:
- Doces Raffaello;
- papel ondulado - vários rolos de cores diferentes;
- fita dupla face;
- fita de cetim;
- fita;
- papel de embrulho;
- espetos de arame ou de madeira;
- pistola de cola e bastão.
Desenrole o rolo de papel ondulado e corte-o longitudinalmente em 8 tiras iguais. Depois divida cada um ao meio e dobre levemente. No ponto de dobra, torça a tira 1800 e gire uma cauda 900 - de modo que os 2 lados fiquem paralelos entre si. Dobre-os levemente em um arco com a parte da frente do papel voltada para fora.
Você precisará de 6 dessas tiras – essas são as pétalas da tulipa.
Prenda o doce Rafaello embalado na ponta do fio com fita dupla face. Cole as pétalas uma a uma: dobre para cima, segure as pontas da tira dobrada e enrole ao redor do arame, colando com fita adesiva, dê à própria pétala o formato de um hemisfério, envolvendo-a ao redor do doce.
Coloque uma tira de fita na base. E assim - todas as 6 pétalas, a "Raphaelka" deve ficar completamente escondida sob elas. Enrole o local onde as pétalas estão presas com fita verde. A tulipa está pronta. Para as folhas, divida o rolo de papel ao meio no sentido do comprimento e depois ao meio na transversal.
Corte um lado de cada tira no formato de uma folha. Se desejar, elas podem ser feitas em comprimentos diferentes. Fixe no fio a 3, 5 e 7 cm do broto: Cole uma tira fina de fita adesiva ou fita adesiva na borda plana da folha, de modo que a borda adesiva fique 5 mm saliente, e enrole o fio em um círculo.
Ao fazer um buquê dessas tulipas, você precisa prendê-las uma a uma com fita dupla face em um padrão xadrez. Depois que tudo estiver montado, envolva o ponto de fixação com fita adesiva. Buquês de doces e flores feitos à mão ficam especialmente elegantes em cestas de vime.
Antes de colocar o buquê ali, você precisa aparar os caules.
Papoulas
Os doces Ferrero Rocher são mais adequados para papoulas. Você pode pegar qualquer doce redondo grande, mas terá que torcer e esconder as pontas. O buquê de papoulas com doces é composto por 3 tipos de papoulas: uma papoula em flor, um botão e uma caixa de sementes secas.

Tipo de cabeça de papoula | Materiais | Fabricação |
Uma flor desabrochando |
|
|
Broto |
|
|
Caixa de sementes |
|
|
Reúna o buquê de papoulas (deve haver mais flores abertas) e amarre-o com barbante ou uma corda feita do mesmo papel. Amarre em um laço.
Rosas
Materiais:
- Doces trufados;
- papelão vermelho grosso dupla face – 1 folha para 1 rosa;
- galhos longos e secos;
- pistola de cola e bastão;
- barbante ou fita.
Recorte um círculo de uma folha de papelão. Corte em espiral, começando pela borda. Comece a torcer a fita resultante, começando pela borda, formando uma espiral dentro de um círculo. Depois de receber um broto mais ou menos denso, coloque um pouco de cola quente no lado plano do doce (depois de primeiro fixar um pedaço de papelão com fita dupla face).
Coloque uma flor sobre ela e enrole-a da mesma forma até o final. Fixe a borda da mesma maneira. O resultado é uma versão bastante abstrata de uma rosa que não requer muitos acréscimos. Basta prender a ponta afiada do doce no galho e envolvê-lo com fita adesiva da mesma cor.
Você pode enrolar um barbante no doce e no galho. Use-o para amarrar várias rosas em um buquê.
Açafrões
Materiais:
- doces redondos;
- papel ondulado;
- fita;
- fita dupla face;
- espetos de madeira ou arame.
Corte papel ondulado de 2 cores em tiras de 3 cm de largura e 15 cm de comprimento.
Master class em vídeo sobre como fazer açafrões para decorar doces:
Prepare as tiras: marque o meio e gire 180 graus neste ponto0. Dobre ao meio e modele em um hemisfério, esticando levemente as pontas na largura. Use fita adesiva para prender o doce no espeto. Enrole o doce em pétalas formando um círculo, sobrepondo umas às outras, tentando cobrir o máximo possível a embalagem do doce. Prenda na base com linha, corte o excesso de papel e decore com fita adesiva.
Para as folhas, corte tiras duas vezes maiores que o comprimento das flores prontas. Dobre ao meio e enrole da mesma forma que as pétalas.
Enrole a parte inferior das folhas formando um feixe ao redor do arame, dobrando-o em uma onda suave. Não é necessário prender as folhas ao caule; você pode simplesmente amarrá-los junto com as flores com uma fita. Essas flores ficam lindas em uma cesta de vime ou em uma garrafa enrolada em uma espiral grossa de barbante. O buquê está pronto.
Enviar
Buquês de doces, flores - você pode fazer qualquer coisa com suas próprias mãos, até mesmo uma fragata de verdade! Este buquê é perfeito para uma celebração luxuosa.
Materiais:
- doces sem "rabos" nas embalagens;
- "medalhas" de chocolate;
- penoplex (styrex) – 1 folha, 5 cm de espessura;
- pistola de cola e bastões;
- um bloco de lixa;
- organza;
- espetos de madeira;
- palitos de dente;
- fita metalizada;
- torniquete de afiação;
- pinos.
A primeira etapa é a produção do casco do navio. Você precisa fazer moldes de papel: um triângulo 14:14:14 cm (2 peças A1, A2) – a proa do navio, um retângulo 14:21 cm – o convés (B). A altura dessas peças depende da altura (espessura) da chapa de estireno, neste caso o cálculo é para 5 cm. Retângulo 21:5:5 cm (2 peças, o último dígito é a espessura – C1, C2) – paredes e 14:5:5 – parede posterior (C3).
Recorte o estireno (um material usado para isolar paredes, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção) usando moldes.
A estrutura deve ser dobrada da seguinte forma: cole 2 triângulos no deck pela frente com cola quente – o laço – A1, A2. No convés de ambos os lados estão as paredes do navio C1 e C2. Na parte traseira está a parte traseira do C3. Se desejar, alise os cantos afiados, especialmente a junta entre B e A1, A2, com uma lixa.
Cubra com organza, prendendo o tecido com alfinetes.
Você pode cortar papel ondulado usando os mesmos moldes e colá-lo. Finalize as laterais com cordão de acabamento. Para a vela, corte a organza em formato de trapézio: 20:5:20:10 cm. Cubra as bordas com fita metalizada em ambos os lados, dobre duas vezes para dividir o remendo em 3 partes e cole palitos de madeira nas dobras.
Passe espetos de madeira (finos) no sentido do comprimento pelo centro, enfiando as velas neles onde os palitos estão colados. Dobre-os para um lado. Faça 3 velas desta maneira. Cole fita dupla face nos doces e coloque pedaços de papelão por cima para melhor aderência à organza.
Coloque dois espetos de madeira com velas no convés e um na popa. Cubra a parte externa com doces usando cola quente. Os doces mais bonitos serão aqueles em papel alumínio dourado brilhante ou medalhas de chocolate. - elas podem ser enroladas ao redor do círculo com um cordão de borda.
Encha o convés do navio com doces e você também pode esconder um pequeno presente lá.
Buquê de doces "Rafaello"
Materiais:
- Doces Raffaello;
- papel de embrulho fosco em cores pastel;
- espetos de madeira;
- fita dupla face;
- pistola de cola e bastão;
- organza para combinar com o papel de embrulho.
Prenda o doce no arame com cola quente. Corte a organza em pedaços de 15x15 cm, dobre em quatro e passe-a pela ponta livre do arame. Reúna o tecido ao redor do doce e amarre uma “cauda” no topo com um fio. Endireite as bordas da organza. Reúna as flores prontas em um buquê e prenda-as com fita adesiva.
Embrulhe em papel de presente de modo que as bordas não cubram as flores. Dobre a borda do papel para fora usando um grampo e prenda com cola quente.
Buquês de flores com chupa chups
Na verdade, qualquer um dos métodos acima funcionará com os doces Chupa Chups. Isso vai facilitar ainda mais a tarefa, já que você não precisará prender o doce em um arame ou espeto. Mas há outra maneira que ainda não foi discutida.
Materiais:
- Doces Chupa Chups (ou outros doces no palito - quanto maior, melhor);
- papel ondulado (preto, amarelo),
- fita (verde);
- arame;
- fita dupla face.
Enrole o pirulito em um quadrado de papel ondulado preto, prendendo as bordas com fita adesiva na base do doce.
Corte 10 cm de papel amarelo em todo o rolo. Corte o remendo em tiras de 1 cm, deixando 3 cm das bordas. Torça-os em forma de flagelos nas pontas. Enrole a fita resultante ao redor do pirulito, prenda com fita adesiva e corte as bordas. Decore a parte inferior do broto com fita verde. Para um buquê, é melhor estender o palito de doce com arame., prendendo-o com fita adesiva na base.
Enrole os caules com barbante fino, deixando 3-4 cm na parte inferior. Dê um laço.
Árvore de Ano Novo
Você pode criar 2 opções principais para a base de um buquê de árvore de Ano Novo com suas próprias mãos: um cone de papelão e uma garrafa de champanhe. Fazer um cone é fácil: corte um semicírculo de papelão grosso; seu raio será a altura da árvore finalizada. Enrole formando um cone e prenda as bordas com cola quente.
Você pode decorar a árvore com flores de papel, doces e enfeites de Natal.
Existem muitas opções, mas os materiais são basicamente os mesmos:
- doces em embalagens coloridas;
- pistola de cola e bastão;
- cordões de contas artificiais;
- enfeite verde;
- caramelo para o topo.
A garrafa deve ser envolvida em organza para melhor aderência, e um pedaço de papel deve ser colado no local onde os doces serão fixados com fita dupla face.
- A opção mais fácil é levar uma garrafa e alguns doces em uma embalagem verde. Começando pela parte de baixo, cole-os formando um círculo usando cola quente. Coloque um caramelo ou uma figura do Papai Noel por cima.
- Coloque os doces em um cone ou garrafa da mesma forma, alternando-os com camadas de enfeites verdes, que também precisam ser colados. Deve ficar assim: um círculo de doces - um círculo de enfeites.
- Cole os doces no cone em ordem aleatória. Enrole o enfeite em espiral ao redor do cone, cobrindo levemente os doces. Decore com um colar de miçangas artificiais. Coloque a “árvore” em cima de um balde decorativo, cuja abertura será alguns cm mais larga que a base do cone.
- Pegue as jujubas e retire as embalagens. Use um furador para fazer furos no cone a uma distância de uma vez e meia o diâmetro do doce. Coloque as jujubas em uma ponta dos palitos e prenda a outra ponta no cone. Não use cola ou fita.
Você pode fazer uma árvore de Natal com chupa chups usando o mesmo padrão.
Buquê de doces para casamento
Para um buquê de casamento "faça você mesmo", um buquê de peônias é o mais adequado. Flores volumosas vão destacar um vestido fofo. Você pode fazer 2 ou 3 buquês de reserva – caso um deles se desfaça. Não é aconselhável usar bombons de chocolate se o casamento for em clima quente – o chocolate pode vazar.
Você não deve fazer peônias com papel de uma única cor; é melhor pegar vários rolos de tons pastéis e branco e alternar as pétalas - isso ficará mais natural.
Materiais:
- doces em embalagens lacradas (por exemplo, Rafaello) ou pirulitos grandes;
- espetos de madeira ou arame;
- pistola de cola e bastão;
- malha branca;
- fita branca;
- fita de cetim;
- papel ondulado em tons pastel e branco.
Enrole cada doce em um pedaço de malha branca.
Prenda um espeto de madeira ou arame para formar um pirulito. Enrole o ponto de fixação com fita dupla face ou fita adesiva. Corte a folha de papelão ondulado em tiras com as seguintes larguras: 3 por 2 cm, 3 por 3 cm, 3 por 5 cm. Depois corte cada tira transversalmente em 5 partes. Em média, você deve obter 30-35 peças de um rolo.
Em cada retângulo, faça cortes irregulares em um lado, esticando levemente as bordas, e corte o outro lado em um triângulo a 2-2,5 cm da borda. Dobre as pétalas em forma de ponto de interrogação para que a borda afiada fique na parte inferior e permaneça uniforme. Dobre os entalhes para dentro usando um lápis.
Você precisa prender as pétalas começando pelas menores. Coloque uma gota de cola quente na “perna” da pétala, prenda com um palito e assim por diante em círculo, sobrepondo levemente.
Cada camada exigirá um número diferente de pétalas, dependendo do tamanho do doce. Mas para cada próximo círculo você precisa pegar mais 1 pétala, do que o anterior - é assim que o esplendor é criado. Para as pétalas inferiores, corte uma fita ondulada de 5 cm de largura e divida-a em 3-4 pedaços. Corte em formato de coração.
Estique levemente cada borda do coração com os dedos e torça com uma agulha de tricô. Dê à pétala o formato de um hemisfério. Fixe na base do broto de modo que a pétala fique curvada para fora. Decore o local onde as pétalas serão fixadas com o mesmo papelão ondulado, verde ou fita adesiva.
Reúna as flores e amarre-as com um laço de fita de cetim da mesma cor das flores.
Os buquês podem ser colocados em pequenas cestas e dispostos nas mesas para os convidados, ou usados para decorar uma área de fotos ou um arco para a cerimônia. Feitas em um esquema de cores, essas flores darão o tom de todo o feriado, e o custo de materiais e doces é muito menor do que o de flores frescas. Além disso, peônias DIY estão disponíveis o ano todo!
Autor: garota-loba
Formatação do artigo: E. Chaikina
Vídeo útil sobre buquês de doces
Uma história sobre quais doces são melhores para usar ao fazer um buquê e como retirar os doces preservando a composição:
Ganhei um buquê como esse no meu aniversário - é lindíssimo... ) Eles retiraram os doces com cuidado, mas as rosas de caramelo ainda estão lá, nos lembrando )