Os vitrais são apresentados na forma de padrões com rabiscos, que muitas vezes são destinados à criatividade das crianças. Graças a esta técnica não convencional é possível facilmente crie um lindo artesanato. Papel, madeira compensada, papelão, plástico ou vidro podem ser usados como base. Para pintar um quadro de parede, é aconselhável utilizar materiais opacos.
Tipos de tintas vitrais, características e técnicas de utilização
É permitido pintar vitrais usando técnicas de vazamento e pintura.
Para isso, é necessário preparar tintas acrílicas ou vitrais destinadas à pintura em superfícies de vidro:
Tipo de tintas | Características e técnicas de aplicação |
Acrílico | A composição contém 3 ingredientes principais na forma de uma emulsão acrílica de polímero, água e pigmento. Eles são vendidos em potes ou tubos. A composição acrílica pode secar em pouco tempo, tornando-se elástica e durável. Além disso, após a secagem, o material resistirá a mudanças de umidade e temperatura. Será problemático raspar ou lixar o revestimento seco. O tom será rico, mas fosco. Ao mesmo tempo, todas as cores não desbotam nem queimam depois de algum tempo. Tintas acrílicas de tons diferentes podem ser combinadas entre si. Após o uso, a escova pode ser facilmente lavada com água. Se a ferramenta estiver seca, você pode usar um solvente. |
Vitral | Eles podem ser não disparados ou disparados. Os primeiros levam de 1 a 3 dias para secar completamente. O enfeite precisa ser fixado com verniz nitro. O segundo tipo de tinta deve ser aquecido no forno após a aplicação para que endureça e não fique suscetível a influências externas. A temperatura de queima deve ser indicada pelo fabricante na embalagem. Se você não queimar, após 7 dias o revestimento secará e endurecerá, mas o risco de borrar a tinta antes do tempo aumenta. As tintas são à base de água e, portanto, requerem diluição com esse líquido. A escova deve ser lavada com água após o uso. As tintas para vitrais, diferentemente das tintas acrílicas, são mais brilhantes e espessas porque contêm um solvente sintético. Todas as tonalidades podem ser aplicadas ao revestimento normalmente, e este material é adequado para trabalhar em superfícies verticais. |
Alguns especialistas usam tintas preparadas por eles mesmos para seus trabalhos:
- À base de laca nitro. É utilizado NC-2141 ou outro material similar. O produto deve ser diluído com solvente 647 na proporção de 1:0,4, respectivamente. Para tingir, você precisa de um corante de construção ou uma tinta artística com adição de óleos. O corante deve ser adicionado em pequenas quantidades até que a intensidade ideal da tonalidade seja alcançada.
- À base de gelatina. Você precisa dissolver 6 g de gelatina em 200 ml de água fervente. A consistência deve ser como uma pasta. Depois, você precisa adicionar tinta para tecido à mistura. O desenho finalizado deve ser fixado com verniz nitro.
- Baseado em cola BF-2. 1 parte de cola deve ser diluída com 2 partes de acetona, depois a coloração deve ser feita com qualquer pigmento à base de álcool. Neste caso, é aceitável usar uma pasta própria para caneta esferográfica. A emulsão deve ser agitada em um recipiente de vidro e testada em uma superfície de vidro. Se necessário, você pode adicionar pigmento para atingir a intensidade desejada.
Para contornar as bordas do enfeite, você precisa usar uma pasta especial com textura grossa. Este produto ajuda a imitar armações de metal para peças de pequeno porte em artesanatos fundidos e pintados.
Uma base de água é usada na produção do circuito. Esta pasta é vendida em tubos. Com esta ferramenta, é possível traçar os contornos de um padrão, que posteriormente será preenchido com pigmentos. O contorno também é adequado para criar ornamentos volumétricos.
É possível fazer você mesmo pasta de contorno usando cola PVA.
Para estes fins é necessário preparar:
- pó de bronze ou pó de prata – 40 g;
- Cola PVA – 50 ml;
- rímel preto natural – 30 ml.
Método de criação:
- Mexendo sempre a cola, adicione o rímel e depois o pó.
- Misture a mistura até obter uma consistência parecida com creme de leite.
- A mistura não pode ser armazenada, então prepare o produto conforme necessário.
- Misture a pasta antes de cada uso.
- Aplique a composição com um pincel para criar um rolo. Para iniciantes, recomenda-se usar uma seringa de confeitaria.
Materiais e ferramentas para pintura em vitral
É permitido desenhar um vitral não apenas no vidro, mas também em uma folha de papel.
Para isso, você precisa preparar as ferramentas e materiais necessários:
- Verniz acrílico sem sombra com um esboço e uma caneta hidrográfica para transferir o molde.
- Base para desenho. Vidro especial ou uma superfície de vidro na forma de espelhos, portas, janelas servirão. O vidro deve estar livre de manchas coloridas, placas bacterianas e lascas.
- Escovar. Uma ferramenta fina é necessária para desenhar pequenos elementos e contornos. Para contornar fragmentos grossos, é melhor usar um pincel grande. Se as tintas estiverem equipadas com acessórios, é permitido não utilizar pincéis.
- Contornos. Elas devem combinar com a tinta do vitral, por isso é melhor usar materiais da mesma marca.
- Tintas. É aconselhável que artesãos iniciantes preparem tintas para vitrais de um tipo que não seja de queima ou usem verniz para fixar o enfeite.
- Espátula (necessário para sombrear pigmentos).
- Álcool, água ou outro solvente. A escolha dependerá da base da composição da coloração. Você também precisa preparar álcool para desengordurar o revestimento.
Além disso, você deve preparar palitos de dente com cotonetes e uma paleta para corrigir os elementos do padrão, bem como um pano para limpar os anexos com pincéis.
O ambiente deve ser bem ventilado, mas a iluminação não deve ser forte. Recomenda-se cobrir o chão e a superfície da mesa com filme ou tecido para evitar manchas.
Preparação de superfície e estêncil
Você pode pintar um vitral em qualquer superfície, mas primeiro é preciso limpar bem a base com água misturada com um agente de limpeza ou álcool. Primeiro, você precisa usar uma pasta de fosqueamento. Para garantir que o padrão fique o mais uniforme possível, a superfície deve estar completamente limpa. Além disso, você precisa experimentar o estêncil para garantir que todas as dimensões correspondam.
O adesivo em spray deve ser aplicado na parte de trás do estêncil. Ao fosquear vidro, esse procedimento é muito importante. É necessário aplicar a cola uniformemente na superfície do estêncil, pois esse material pode ser usado muitas vezes.
Durante a preparação, é necessário colar o estêncil de forma firme e eficiente. Para proteger a superfície do vidro da sujeira e o estêncil da deformação, é recomendável alisar o esboço com uma folha de papel.
A pasta de fixação deve ser espalhada uniformemente usando uma colher descartável. Este produto não é considerado agressivo, portanto é seguro para a pele. No entanto, haverá marcas deixadas na superfície do vidro, então você não deve deixar que gotas caiam.
O padrão deve ser coberto uniformemente com uma camada espessa de tinta. Inicialmente o desenho ficará borrado. É necessário deixar o artesanato de lado por 15 minutos para que a pasta fique distribuída uniformemente sobre o vidro. O excesso de produto pode ser recolhido de volta ao recipiente, pois a pasta é reutilizável.
A superfície do vidro deve ser lavada imediatamente, caso contrário a tinta irá ocupar espaço desnecessário. Para enxaguar, o jato de água deve ser forte. Todos os movimentos devem ser enérgicos e precisos.
Usando estênceis reutilizáveis autoadesivos, você pode criar lindos designs na superfície de vidro ou papel. O molde pode ser adquirido em uma loja especializada em venda de produtos de vitral. Também é possível fazer você mesmo um estêncil escolhendo o desenho desejado.
Ao escolher um esboço, é aconselhável dar preferência a esboços com poucas áreas vazias e detalhes. Caso contrário, o enfeite no vitral ficará feio.
O desenho deve corresponder ao tamanho da futura embarcação. No estêncil finalizado, todos os elementos são numerados para facilitar a pintura do vitral.
Fazendo vitrais de papel
Você pode desenhar um vitral no papel. Para estes fins é necessário preparar:
- papel ondulado de qualquer cor (a cor deve estar em harmonia com os tons da mica);
- Cola PVA;
- Folha de papel A2;
- fita adesiva comum ou dupla face com tesoura e estilete;
- presenteie com mica de qualquer tom (tudo dependerá do padrão escolhido);
- marcador preto com pincel e guache preto.
Opção para fazer um vitral de papel:
- Transfira o contorno do vitral para uma folha de papel ou crie o padrão você mesmo.
- Contorne o contorno com guache ou marcador preto.
- Use uma tesoura ou um estilete para cortar qualquer excesso de elementos de contorno.
- Corte a mica de presente nos pedaços necessários dos tons correspondentes. Depois, fixe-o na parte de trás do molde com cola PVA, fita comum ou dupla face.
- Corte o excesso com um estilete ou tesoura. Preencha todos os elementos do desenho de maneira semelhante.
- Use papel ondulado de qualquer tom para criar o fundo. Fixe esse detalhe com cola ou fita adesiva no verso do desenho.
- O trabalho finalizado pode ser usado para decorar o interior.
Dicas para escolher um design
O tema da imagem dependerá de suas preferências. Muitas vezes, os artistas escolhem desenhos de animais, pássaros, buquês de flores ou paisagens. A diferença entre as imagens está na técnica de aplicação.
Existem quatro maneiras de criar pinturas em vitral:
- Sem contorno. Não é muito procurada pelos artistas porque a composição final não possui transições com contornos claros. A técnica é semelhante à aquarela comum, mas com o uso de uma camada de verniz. Uma vantagem é a combinação aleatória de tons. Este tipo de ornamento será mais complexo do que na técnica de contorno. Nesse sentido, é necessário investir muito tempo e esforço para dominar esse método.
- Contorno. Neste caso, utiliza-se um esboço, apresentado como uma imagem em preto e branco, com contornos bem definidos. Os espaços vazios entre os contornos devem ser preenchidos com pigmento colorido para obter uma bela composição. A vantagem dessa técnica é que você pode ver a versão futura do padrão com antecedência. Este método de pintura é adequado para iniciantes.
- Multicamadas. Ajuda a criar imagens realistas. Ao cobrir uma camada com outra, é permitido usar um método úmido ou seco. Na primeira opção, você precisa combinar a camada anterior com a nova antes que ela endureça. No segundo caso, a camada inferior deve inicialmente secar completamente. Ao desenhar em múltiplas camadas, é permitido destacar o jogo de luz e sombra. No entanto, esse método só é adequado para artesãos experientes.
- Apontar. Adequado para decorar roupas, capas de livros, superfícies de vidro. Neste caso, é necessário aplicar o pigmento de coloração no revestimento em pontos. Os pontos serão diferentes entre si em tamanho, intensidade e tonalidade. Este método de pintura em vitral é adequado para iniciantes porque não leva muito tempo e não exige a execução de elementos complexos. Ao trabalhar, você pode usar diferentes acessórios para criar pontos de tamanhos diferentes.
A pintura em vitral é usada principalmente para decorar móveis. Cada técnica de pintura ajuda a criar produtos incomuns.
Dicas para escolher um design:
- Se o interior for projetado em estilo moderno, o vitral deve transmitir uma pintura ou paisagem.
- Inicialmente, você precisa decidir sobre o enredo para complementar e transmitir a atmosfera do ambiente.
- Imagens feitas em tons escuros reduzirão visualmente o espaço. Se o ambiente for pequeno, recomenda-se pintar os vitrais em tons mais claros e brilhantes.
- Com muitos detalhes diferentes, pintar pode se tornar cansativo depois de um tempo. Nesse caso, é aconselhável dar preferência a padrões mais leves, de modo que haja apenas um detalhe principal e vários elementos pequenos ao redor do perímetro.
Pintura em vidro passo a passo
Tanto artesãos experientes quanto novatos podem pintar vitrais sobre vidro. É aconselhável que iniciantes escolham desenhos simples que não contenham muitos detalhes. Depois de dominar a técnica e ganhar experiência, você pode passar a criar obras mais complexas.

Pintura em vidro passo a passo:
- Limpe a superfície de trabalho com álcool para desengordurar. Como resultado, o pigmento de coloração é mais fácil de aplicar e dura por um longo período de tempo.
- Aplique o estêncil na superfície do vidro, fixando-o com fita de papel, se necessário. Contorne cuidadosamente os contornos com um marcador.
- Remova o estêncil com cuidado para que as linhas não fiquem borradas. Neste caso, é permitido colocar a folha com o desenho atrás de um vidro.
- Movendo-se do meio para as bordas, aplique o contorno ao longo das linhas. A tira deve ser contínua e de espessura uniforme. Inicialmente, os contornos serão irregulares, o que é considerado normal para iniciantes. À medida que você adquire experiência, as linhas ficarão mais claras.
- Deixe o contorno aplicado secar. O tempo geralmente é indicado na embalagem. Se você não esperar a secagem completa, as linhas ficarão borradas, o que causará danos à imagem.
- Preencha cada detalhe com pigmento colorido. Mova do centro para as bordas do padrão. Recomenda-se combinar tons exclusivamente na paleta.
- Depois que todos os elementos do desenho estiverem definidos, você pode passar para o fundo.
- Seque a pintura finalizada para proteger o produto de partículas de poeira. O período de secagem dependerá da base da tinta.
- Se o pigmento for à base de água, trate o artesanato com verniz acrílico transparente ou asse no forno para fixar o padrão.
Tanto adultos quanto crianças podem dominar a técnica do vitral. Com a ajuda dessa técnica de desenho, é possível desenvolver o potencial criativo e descobrir novas habilidades.
Essa técnica é caracterizada por linhas especiais, muitas vezes dispostas em ordem caótica para criar várias figuras, por exemplo, na forma de um retângulo ondulado, gotas, triângulo, losango.
Também é aceitável representar contornos mais conscientes e claros que atuem como um elemento do padrão. Para criar um belo padrão em papel ou vidro, é aceitável usar uma paleta de cores diferente.
Vídeo sobre vitrais
Aula magistral sobre como fazer vitrais para a porta "Íris":