Brinquedos de tricô usando a técnica amigurumi É considerada uma tarefa fácil, mesmo que você tenha experiência mínima com crochê. Animais, heróis de contos de fadas e outros personagens são frequentemente criados nesse estilo. O personagem de desenho animado Kuzya, o brownie, é popular.
Características dos brinquedos de tricô
O brownie Kuzya é feito em crochê usando a técnica amigurumi em espiral. Neste caso, você precisa formatar as colunas sem lançar. A densidade do tricô deve ser alta para que o enchimento não apareça nas áreas entre as colunas do produto tricotado.
Neste caso, recomenda-se dar preferência aos fios de acrílico (o fabricante pode ser qualquer um). Este tipo de fio é caracterizado por uma ampla gama de tons, preço razoável e excelente espessura para a criação desses brinquedos.
Para começar a trabalhar, primeiro você precisa criar um anel de amigurumi. Para fazer isso, você precisa enrolar o fio de trabalho duas vezes em volta do seu dedo indicador esquerdo. Depois, a ferramenta de tricô deve ser inserida em 2 anéis no dedo para capturar e puxar o fio de trabalho. Depois, você deve pegar o material de trabalho novamente para tricotar o primeiro ponto.
No futuro, o anel amigurumi precisará ser feito em crochê com colunas sem arremesso. Para continuar trabalhando, o tricô deve ser feito no sentido anti-horário.
Existem vários tipos de brownies, que diferem uns dos outros na aparência:
- Buba. Apresentado como uma criatura mítica com cauda. Este brownie lembra remotamente um humano.
- Kuzya. Ele é um hooligan ruivo que mais parece uma criança.
- Metódio. Ele é um velho de conto de fadas com barba.
Ao começar a tricotar um brownie, você precisa levar em consideração as características do personagem, pois as partes do corpo dessas figuras devem ser desenhadas usando padrões diferentes.
Ferramentas e materiais necessários
Tanto artesãos experientes quanto novatos podem tricotar o brownie Kuzya, com base em padrões simples com descrições detalhadas.
Para trabalhar, você precisa preparar não apenas um gancho com material de linha, mas também outros materiais e ferramentas:
- agulhas de tapeçaria para costurar as partes do brinquedo;
- anéis de marcação;
- enchimento;
- tesoura.
Para tricotar, recomenda-se utilizar a ferramenta nº 1.5-2. Porém, muitas vezes a etiqueta dos fios já indica o tamanho ideal da ferramenta que pode ser utilizada ao trabalhar com esse tipo de fio.
Para criar brinquedos usando a técnica amigurumi, tricoteiras experientes recomendam usar uma agulha cujo tamanho seja um pouco menor do que o indicado na embalagem do fio. Isso é necessário para aumentar a densidade do tricô.
Para criar um brinquedo, é melhor usar fios acrílicos macios, ideais para tricô.
Para diferentes partes da figura, você precisa pegar fios de tons diferentes:
Partes do brinquedo | Cor ideal |
Tronco, cabeça, pernas, braços | Para criar a boneca, você precisa usar fios da cor da pele para dar ao brinquedo uma aparência realista. |
Sapatos Bast | É melhor fazer esta parte do brinquedo com fios marrons. |
Camisa | Para costurar uma camisa, você deve usar fio vermelho. |
Cabelo | O cabelo da Brownie deve ser ruivo, então você precisa selecionar fios do tom apropriado. Neste caso, o material felpudo "Grass" servirá. |
O brownie de crochê Kuzya deve ser apresentado como um brinquedo denso, mas moderadamente macio. Para encher o produto, você pode usar enchimento sintético, holofibra ou penugem sintética. Graças a esses materiais, você pode obter o efeito desejado. Tricoteiras iniciantes devem definitivamente preparar anéis de marcação para marcar o fim de um ponto.
Uma agulha de tapeçaria com um furo grande é adequada para costurar as partes da figura. Isso é necessário para garantir que o fio acrílico passe livremente na ferramenta. No entanto, é aconselhável fazer o trabalho de forma que no futuro não seja necessário fixar um grande número de peças ao corpo.
Técnica de tricô
O brownie de crochê Kuzya requer partes de tricô que fluam suavemente umas nas outras. Graças a isso, não haverá necessidade de costurar um grande número de partes da figura. O tamanho do brinquedo será de aproximadamente 30 cm.
Ao arredondar a cabeça, é necessário adicionar enchimento. O nariz do produto deve ser tricotado com 6 pontos de anel de amigurumi. Na 2ª carreira, você precisa fazer aumentos em cada carreira para obter 12 colunas sem arremessar por cima. Em 3-4 linhas você também precisa fazer 12 colunas. Como resultado, o nariz acabado pode ser fixado na face do produto.

Os olhos podem ser bordados, de crochê ou colados, escolhendo a cor e o tamanho certos. Para criar o cabelo, você precisa usar fios de "grama", que precisam ser cortados em pedaços de um determinado comprimento. Depois disso, você precisa pegar o centro do fio com a agulha e puxá-lo pelas alças da cabeça.
A divisão deve ficar no centro. Além disso, você pode tricotar uma camisa vermelha, que deverá vestir depois de costurar todas as partes da figura.
Cada diagrama contém os seguintes símbolos:
Nome | Designação |
Diminuir | Você precisa tricotar 2 colunas sem laçadas juntas. |
Aumentar | Você precisa tricotar 2 colunas sem laçada em 1 ponto. |
Execução do torso
A linha 1 do corpo será a linha 20 para as pernas. O tricô deve ser feito no sentido horário, com o tricô seguindo pela parte da frente. Para criar o corpo, você precisará de fios da cor da pele.
Descrição passo a passo do esquema:
- 1 carreira consiste em 4 pontos baixos na 1ª perna, 3 pontos correntes, 14 pontos baixos na outra perna, 3 pontos baixos no ponto corrente e 9 pontos baixos.
- A linha 2 é composta por 4 colunas sem arremesso, 3 colunas sem arremesso entre as pernas, 14 colunas sem arremesso, 3 colunas sem arremesso entre as pernas e 9 colunas sem arremesso.
- A linha 3 deve permanecer sem alterações.
- Depois, faça os acréscimos, que devem ficar localizados na região do abdômen e das nádegas.
- Na 4ª carreira, repita o padrão da coluna sem laçada e aumente 5 vezes seguidas, alternando. Depois faça 6 colunas sem arrematar e repita o padrão inicial novamente. No final, faça 6 pontos baixos em tricô.
- Não deve haver alterações nas linhas 5 a 9.
- A carreira 10 consiste em 17 pontos baixos, 2 diminuições, 17 pontos baixos e 2 diminuições.
- A carreira 11 é igual à carreira 10, mas faça 1 diminuição.
- Na 12ª carreira, faça 16 colunas sem laçada, alternando com 1 diminuição.
- Na 13ª carreira, tricote 15 pontos baixos, alternando com 1 diminuição.
- Na 14ª carreira, repita o padrão de 14 colunas sem laçadas, diminuições, 14 colunas sem laçadas e diminuições.
- A linha 15 deve permanecer inalterada.
- Na carreira 16, repita o padrão de 3 colunas sem laçadas ou diminuições 6 vezes, alternando.
- A linha 17 não muda.
- Na 18ª carreira, repita o padrão de 6 colunas sem laçadas e diminuições três vezes, alternando. Encha um pouco o produto com o recheio.
- Na carreira 19, repita o padrão de 5 colunas sem laçadas ou diminuições 3 vezes, alternando.
- A linha 20 deve permanecer inalterada.
- Na carreira 21, repita o padrão três vezes, alternando 4 pontos baixos com diminuições. Encha o corpo com enchimento.
- Na carreira 22, repita o padrão três vezes, alternando 3 pontos baixos e diminuições.
- Guarde um pedaço de fio para que você possa costurar o corpo na cabeça mais tarde.
Descrição passo a passo da criação das mãos:
- Inicialmente faça 6 dedos, de modo que haja 3 em cada mão. Tricotar com fios da cor da pele.
- Para fazer isso, faça 2 laçadas e 5 colunas sem laçada no 2º ponto da ferramenta.
- 1 linha consiste em uma coluna sem lançamento com aumento. Alterne os elementos para obter um total de 7 laços.
- 2-3 linhas devem permanecer inalteradas.
- Depois conecte os dedos em colunas sem jogar.
- Na 4ª carreira, faça uma coluna sem laçada e 4 colunas sem laçada no dedo. Prenda o 3º dedo com um ponto baixo e tricote 6 pontos baixos novamente. Em seguida, tricote 2 círculos para obter 26 colunas sem laçada.
- Na 7ª carreira, diminua ao longo da palma e do dorso da mão, fazendo 2 colunas sem arremessar somente na borda da palma. Continue diminuindo até ter 11 pontos sem laçadas.
- As próximas 10 linhas são projetadas como 11 colunas sem lançamento.
- Na última carreira, repita o padrão duas vezes, alternando 2 diminuições e 1 ponto baixo. Depois disso, estique o fio. Esconda o final do fio.
Tricô de pernas
Para tricotar as pernas, você precisará de material de linha branca para tricotar inicialmente 6 laçadas de ar. Mais tarde, você também precisará de fio cor de pele.
Descrição passo a passo do esquema:
- Na 1ª carreira, a partir do 2º ponto da ferramenta, faça 4 colunas sem laçada, depois tricote 3 colunas sem laçada no último ponto e vire o tecido no sentido horário. No final, faça 3 colunas sem arrematar com um aumento.
- A carreira 2 consiste em um aumento, 3 colunas sem laçada, 3 aumentos, 3 colunas sem laçada e 2 aumentos.
- Na 3ª carreira, faça pontos baixos em número de 5, 1, 1, 4, 1 respectivamente. Faça aumentos entre eles. Comece e termine uma carreira com um aumento.
- As linhas 4 a 6 devem permanecer inalteradas.
- A carreira 7 consiste em 6 pontos baixos, 6 diminuições e 6 pontos baixos. Encha a meia com enchimento.
- A carreira 8 inclui 5 pontos baixos, 4 diminuições e 5 pontos baixos.
- As linhas 9 a 11 devem permanecer inalteradas.
- Mude a cor do fio branco para cor de pele.
- As linhas 12 a 19 devem permanecer sem alterações. Adicione recheio ao produto.
- Conecte as duas pernas. Depois disso você pode começar a projetar o corpo.
Como fazer uma cabeça
Descrição passo a passo do tricô:
- Usando fios da cor da pele, monte inicialmente 10 pontos baixos.
- Na carreira 1, tricote 8 pontos baixos a partir do 2º ponto da agulha. Na alça externa, faça 3 colunas sem laçada e vire o produto no sentido horário. Em seguida, tricote 7 colunas sem laçada e faça um aumento.
- Na 2ª carreira faça um aumento, 7 colunas sem laçada, 3 aumentos, 7 colunas sem laçada e 2 aumentos.
- Na 3ª carreira, entre os aumentos, faça pontos baixos em ponto meia na quantidade de 1, 8, 1, 1, 8, 1 respectivamente. A primeira coluna deve ser uma coluna não sobreposta. A carreira deve terminar com um aumento.
- A linha 4 inclui 2, 9, 2, 2, 9, 2 colunas sem laçada. Realize um aumento entre esses elementos. Comece a carreira com uma coluna e termine com um aumento.
- A linha 5 consiste em 3 colunas sem laçada, um aumento, 10 colunas sem laçada, um aumento, 3 colunas sem laçada, um aumento, 3 colunas sem laçada, um aumento, 10 colunas sem laçada, um aumento, 3 colunas sem laçada e um aumento.
- Na 6ª carreira, faça pontos baixos alternadamente e aumentos. O número de colunas é 4, 11, 4, 4, 11, 4 respectivamente. Comece uma carreira com uma coluna sem laçada e termine com um aumento.
- Nas carreiras 7 a 13, faça colunas sem laçadas em círculo para obter 50 peças.
- Na carreira 14, alterne pontos baixos com diminuições. Tricô sequencial de colunas - 4 peças, 11 peças, 4 peças, 4 peças, 11 peças, 4 peças. No início da carreira faça uma coluna sem laçada, no final da carreira deve haver uma diminuição.
- Na 15ª carreira, tricote 3, 10, 3, 3, 10, 3 colunas sem laçada, respectivamente. Diminua entre eles. A carreira deve terminar com uma diminuição.
- Na 16ª carreira faça 2, 9, 2, 2, 9, 2 colunas sem laçada, respectivamente. Entre elas, faça 1 diminuição. A carreira deve terminar com uma diminuição.
- Na 17ª carreira, tricote 1, 8, 1, 1, 8, 1 coluna sem laçada, respectivamente, entre as quais faça 1 diminuição.
- A carreira 18 consiste em uma diminuição, 7 pontos baixos, 3 diminuições, 7 pontos baixos e 2 diminuições.
- No ano 19, faça um padrão de coluna sem laçada e diminuições com alternância em círculo.
- Encha a parte da figura com enchimento e costure. Fixe a ponta do fio e retire-o.
Dicas e truques
O brownie de crochê Kuzya requer seguir algumas dicas e recomendações para que não surjam dificuldades durante o trabalho:
- O tricô deve ser feito usando 2 paredes do ponto, caso contrário o brinquedo ficará com cicatrizes desagradáveis que não deveriam estar ali. Ao tricotar apenas 1 parede do laço, o produto final ficará fino e mais alongado do que o necessário.
- Para obter uma malha densa, você precisa usar uma ferramenta mais fina que o material do fio. Se a etiqueta do fio indicar o gancho nº 3.5-4, para tricotar usando a técnica amigurumi você precisa usar a ferramenta de tricô nº 1.75-2.
- O lado avesso deve ficar sempre para dentro. Nesse caso, você precisa conseguir distinguir a parte de trás da parte da frente para evitar que o tecido fique emaranhado e desfie durante o tricô.
- O preenchimento deve ficar bem escondido para que não fique visível em lugares diferentes. Antes de terminar a parte do brinquedo, é recomendável deixar um pequeno espaço na parte superior para facilitar o crochê. Depois, você precisa passar o enchimento pelo pequeno furo deixado usando um palito de madeira fino.
- Ao diminuir, não pule nenhum ponto. O fio deve ser enfiado em 2 pontos para tricotar os elementos juntos. Se isso não for feito, haverá furos no brinquedo.
- Se você cometer um erro, é melhor desfiar o tecido imediatamente, caso contrário, o brinquedo acabado terá uma aparência feia.
- Ao usar material de enchimento de baixa qualidade, na forma de novelos de linha ou retalhos de tecido, o enchimento logo começará a aparecer. Se for utilizado enchimento sintético, essa composição será caracterizada por distribuição irregular, bem como pela formação de buracos e saliências. Para o enchimento, recomenda-se escolher penugem sintética ou holofibra, que deve ser cortada em pedaços.
- Ao ler padrões de amigurumi, tricoteiras iniciantes geralmente cometem erros com o número de pontos. É esse processo que causa muitas dificuldades. Para evitar tais problemas, é recomendável marcar a laçada externa de cada ponto. Para esses fins, é aceitável usar fios de tom contrastante.
- O aperto deve ser uniforme e feito com o fio que foi utilizado no trabalho. Se o fio for texturizado e quebrar, você pode usar um material de algodão de tom semelhante.
- Após 2-3 linhas, você deve virar o tecido e começar a tricotar no sentido horário. Neste caso, o fio inicial deve ficar sempre por dentro do produto.
- Para evitar que as pernas costuradas fiquem voltadas para direções diferentes, a agulha deve ser inserida um pouco abaixo da borda, sem apertar muito.
Ao tricotar o brownie Kuzya, você pode começar a moldar as pernas, passando suavemente para o corpo e a cabeça, ou agir a seu próprio critério, conforme for conveniente. O principal é usar fio de alta qualidade com uma agulha de crochê do tamanho apropriado para que o brinquedo de tricô fique bonito e organizado.
Vídeo sobre tricô
Master class: crochê Domovenok Kuzya (parte 3):