De acordo com resultados de pesquisas em revistas de bordado, o ponto cruz é considerado o hobby mais popular. É difícil para iniciantes dominar essa habilidade se eles não conhecem todos os princípios básicos da criatividade. Descrições passo a passo com fotografias ajudarão você a se familiarizar com as regras do bordado.
Materiais e ferramentas para trabalho
Para começar a fazer ponto cruz, você precisa comprar os seguintes materiais:
- Tela – tecido especial para bordado. Sua tecelagem é feita de forma que fiquem pequenas aberturas para entrada e saída da agulha. A tela pode ser branca ou colorida. Nas lojas, ele é vendido por metro, e os fabricantes incluem peças pré-cortadas nos kits de bordado.
- Bastidor de bordar – este é um design especial para esticar a tela. Eles são necessários para maior praticidade e também para evitar a deformação do tecido.
Existem aros redondos e quadrados. Eles consistem em duas partes, uma é inserida na outra e uma tela é colocada entre elas. Na parte maior há um parafuso que ajusta a tensão.
Os aros de plástico são mais baratos que os de madeira. Para telas grandes, existem estruturas de chão com pernas que permitem trabalhar com bordados com as duas mãos.
- Agulhas para bordado diferem de costura. Eles têm uma ponta arredondada para evitar ferimentos e um olho longo e estreito. Elimina a possibilidade de ficar preso entre as tramas do tecido; agulhas de bordado passam facilmente por aberturas especiais na tela. Para cada tamanho de tela, você precisa selecionar o tamanho de agulha correto.
Número da tela | Número da agulha |
14 | 22-24 |
16 | 24-26 |
18 | 27 |
Para tecidos com tamanhos fora do padrão, você precisa selecionar o tamanho da agulha manualmente. A partir da borda, por uma abertura, você precisa passar a agulha. Ele deve se mover suavemente, sem ficar preso.
- Linha mouline – um tipo clássico de linha de algodão para ponto cruz. Existem mais de 20 fabricantes conhecidos dessas linhas. Eles têm uma grande variedade de cores, e os kits de bordado incluem o número necessário de novelos, selecionados por cor. Para trabalhos festivos existem fios com lurex.
- Marcador É necessário marcar a tela em quadrados para facilitar o trabalho, bem como indicar as tolerâncias para os bastidores. Um marcador comum não funcionará, porque a haste de uma caneta hidrográfica especial é preenchida com tinta lavável e, após a lavagem, não haverá vestígios das marcações no verso do bordado.
- Tesoura necessário para cortar fios e telas. Elas devem ser mantidas sempre afiadas. É melhor comprar uma tesoura, algumas pequenas, outras um pouco maiores.

Também há outros materiais de bordado disponíveis, como dedais, alfinetes de linha e kits de armazenamento. Você pode aprender a fazer ponto cruz sem eles.
Técnicas de ponto cruz
O ponto cruz (para iniciantes, uma descrição passo a passo com fotos é fornecida) é realizado usando 6 técnicas diferentes:
- Clássico ou inglês.
Cada cruz é bordada separadamente. É melhor começar seu conhecimento com bordado com ele.
- Tecnologia dinamarquesa.
A primeira carreira é bordada com os pontos de baixo e depois retornam na direção oposta, colocando os pontos de cima.
- Diagonal simples ou dupla.



No caso 1, os pontos são costurados de baixo para cima e vice-versa. No método duplo, o bordado começa com 2 pontos simples ao mesmo tempo em 2 quadrados paralelos. Quando chegam ao fim da fileira, eles retornam e fazem cruzes.
- Técnica vertical.
De cima para baixo, faça pontos verticais e, ao retornar, puxe a linha na diagonal para criar cruzes.
- Bordado fragmentado ou ampliação de cruzes.
Uma área de cor separada precisa ser preenchida com pontos diagonais começando no canto superior esquerdo. Depois, a partir do canto inferior, eles sobem, costurando pontos na direção oposta.
- Técnica de tapeçaria.
Este método é considerado o mais rápido e que mais economiza fios. Os pontos são costurados em um padrão de meia cruz, onde as fileiras são conectadas em um padrão xadrez.
Você só pode bordar sem usar um bastidor usando o método clássico. Outras técnicas exigem tensão moderada na tela, especialmente a tapeçaria. Um desenho feito em tecido solto será muito difícil de endireitar.
Selecionando uma tela
O tecido para bordado varia de acordo com o tipo, e o tamanho e a convexidade das cruzes dependem desse parâmetro. A tela mais comum é a nº 14. São 55 células por 10 cm. Outras espécies são descritas na tabela.
Número | Número de células por 10 cm | Âmbito de aplicação |
11 | 43 | Fazendo Grandes Cruzes |
16 | 63 | Bordado em relevo |
18 | 70 | Ponto cruz pequeno |

Há uma tela sobreposta com trama grossa e fios grandes. É vendido engomado e usado como forro para bordados em tecidos lisos.
É aconselhável que iniciantes escolham material de qualidade. Fabricantes populares que produzem lonas de boa qualidade incluem Aida, Zweigart e Astra.
Tipos de costuras
O bordado clássico consiste em um ponto cruz simples, mas existem mais 5 tipos de pontos que ajudam a tornar o desenho mais interessante:
- Meia cruz ou ½ cruz.
Os pontos são bordados da mesma forma que as partes superiores das cruzes completas. Geralmente sua direção é indicada nos diagramas. Pequenos pontos diagonais podem ser direcionados para cima ou para baixo.
- ¼ ponto cruz.
Esse tipo de ponto tem um segundo nome: Petite. Em francês significa "pequeno". O ponto é uma pequena meia cruz ou uma cruz completa, que é ¼ menor que a versão clássica. Ela é costurada na metade de uma célula, sendo colocada sob os fios do tecido. Em uma célula, onde na versão clássica é colocada apenas 1 cruz, cabem 4 dessas costuras.
- ¾ ponto cruz.
De um canto superior, um pequeno ponto é desenhado em direção ao meio. O próximo ponto deve ser perpendicular. A direção dos pontos pequenos é indicada nos diagramas. Deve ser igual às outras cruzes em todo o bordado.
- Pesponto.
Esses pontos dão ao bordado uma aparência finalizada. O ponto atrás é feito com linhas de cor escura. Para delinear claramente o contorno de um desenho se ele se mistura ao fundo.
- Nó francês.
Essas costuras dão ao desenho um relevo incomum. Eles são usados para criar bordados de designers incomuns ou para decorar um fragmento separado que deve se destacar do design geral.
Para aprender a fazer diferentes tipos de costuras, você pode praticar em peças pequenas, de tamanho 10 cm x 7 cm.
Como Demarcar uma Tela
O ponto cruz para iniciantes (instruções passo a passo com fotos são fornecidas abaixo) não será uma tarefa difícil se você marcar a tela corretamente antes de começar a trabalhar.


A maioria dos padrões é dividida em quadrados de 10 x 10 células. A área total do quadrado é de 100 células. A tela precisa ser forrada. Você pode começar pelo meio ou pelo canto.
Procedimento:
- A tela é estendida e passada a ferro.
- Agora você precisa determinar o centro da tela. Para fazer isso, ele é dobrado ao meio, primeiro na horizontal e depois na vertical. Na intersecção das linhas haverá um ponto central.
- Conte 10 células de cada lado e desenhe linhas usando uma régua.
A marcação pode ser feita com marcadores laváveis, linhas solúveis em água ou tinta que desaparece.
Como prender o fio
Não é recomendado prender os fios com nós regulares. Quando lavados, eles se desfazem facilmente e também tornam a superfície do bordado irregular, podendo ser sentidos na parte da frente.








No início do trabalho, você pode prender o fio em um laço. Para fazer isso, a linha é dobrada e enfiada na agulha. Do lado de trás, a agulha é inserida na primeira célula e sai na parte da frente da tela. O laço deve permanecer no outro lado. A agulha é trazida para dentro e enfiada no laço. Não é necessário apertar muito, pois isso causará deformação na gaiola. Você pode começar a fazer ponto cruz.
Quando a linha de trabalho acabar, você precisará prender cuidadosamente uma nova. Para fazer isso, passe-o cuidadosamente por baixo de cinco pontos do lado de trás e prenda-o com um segmento do ponto atrás.
O ponto cruz é feito de forma semelhante ao método de união. Deve sobrar cerca de 5 cm de borda livre na ponta da linha. Os iniciantes devem praticar em um pequeno pedaço de tela, repetindo os passos passo a passo, para que não surjam dificuldades durante o trabalho. Abaixo estão algumas fotos mostrando a aparência do fio preso.
Transições de cores suaves
Para mudar uma cor para outra, e a transição permanecer imperceptível, você pode usar 2 métodos: substituição gradual dos fios ou cruzes fracionadas.
No primeiro caso, você pode precisar de uma paleta de fios dental. Para suavizar a nitidez da transição, você precisa escolher uma cor intermediária. Por exemplo, do amarelo, é necessária uma transição suave para o verde. Vários fragmentos finos são retirados do fio amarelo e a cor verde é adicionada. Isso continua até que a cor mude completamente.
Outra opção: tricotar a última carreira com pontos fracionados de 3/4, em ângulo para cima. Observe a cor da linha e borde na direção oposta ao longo das mesmas células, terminando a carreira de modo que pareça que foi costurada com uma cruz regular.
Como trabalhar com o esquema
Os padrões podem ser coloridos ou preto e branco, mas com símbolos para cada cor, assim como coloridos, com símbolos para pontos diferentes. Acredita-se que trabalhar com esquemas de cores seja o mais fácil, pois a imagem já está visível, restando apenas selecionar os fios e contar as células.
Os símbolos nos diagramas em preto e branco são pequenos símbolos que são explicados na parte inferior do desenho. Geralmente os diagramas já estão divididos em quadrados. Só falta marcar a tela e colocar a mão na massa.
Quais desenhos são usados para ponto cruz
Geralmente são utilizadas imagens feitas em células. Podem ser imagens pequenas, monocromáticas ou coloridas, e artesãos experientes conseguem bordar paisagens ou retratos.
Para criar seu próprio desenho exclusivo, você pode usar um caderno comum com um padrão xadrez. Você precisa selecionar as cores e depois transferi-las para o tecido, contando 1 célula do caderno como uma célula na tela.
Padrões fáceis de ponto cruz em quadrados
Ponto cruz para iniciantes (descrição passo a passo com fotos) deve começar com padrões infantis. Não há transições de cores complicadas nem pontos difíceis de executar. Como exemplo, você pode assistir a uma master class detalhada sobre como bordar uma flor usando um padrão.
Instruções:
- Alise a tela. Encontre o centro e marque-o com um ponto.
- A partir da marca, inicia-se a marcação dos quadrados.
- O bordado começa no quadrado central. Uma linha é inserida na agulha e presa na parte de trás.
- Não é necessário bordar estritamente em carreiras; você pode tentar preencher fragmentos de cada cor separadamente.
- Depois de preencher uma seção com cruzes, você pode começar a bordar outra.
- Primeiro, a parte superior do desenho é bordada, depois a inferior.
- Por fim, o bordado é passado a ferro pelo avesso.
Se um marcador solúvel em água for usado para marcação, a tela deve ser enxaguada em água fria, seca e espalhada sobre uma superfície plana. Quando bordados densos ainda parecem difíceis, é melhor usar contornos em preto e branco. Não há necessidade de mudar a cor do fio nem quebrá-lo.
Regras do Ponto Cruz para Iniciantes
Para que o trabalho bordado fique bonito, você precisa seguir as seguintes recomendações:
- Trate as bordas da tela com cola PVA, entretela ou faça bainha. Isso evita que desfie e dá ao trabalho um aspecto bordado.
- Se o bordado finalizado for lavado, antes de começar o trabalho você precisa ter certeza da qualidade do tingimento da linha. Pegue 1 fio de cada cor e deixe-os de molho em água aquecida a 35 graus. Depois passe fio dental úmido sobre o tecido branco. Materiais de baixa qualidade deixarão marcas de cor. Não é recomendado usá-lo para bordados, pois esses fios podem estragar o trabalho.
- Ao selecionar linhas de bordado à mão, você precisa endireitar cada novelo e comparar os tons e a espessura das linhas. Se você usar materiais diferentes, a transição será muito perceptível na obra.
- Para selecionar um tom mais preciso de fio dental, você precisa puxar os fios e colocá-los na tela, porque em um maço a cor fica visualmente mais brilhante.
- Se você não tiver um bastidor à mão, você pode bordar em tela vinílica, que é rígida e resistente à deformação.
- O comprimento ideal do fio de trabalho é de 45 cm. Se for muito longo, ele vai ficar emaranhado, e se for muito curto, ele vai acabar rápido.
- Se você planeja bordar em tecido de linho ou algodão, ele deve ser lavado e passado com antecedência. O tecido pode encolher e o bordado pode ser danificado.
- Ao bordar em tela escura, você pode aumentar um pouco a tensão no bastidor. Isso deixará os furos para a entrada da agulha mais visíveis.
As artesãs recomendam começar a fazer ponto cruz com kits criativos prontos. Eles vêm com padrões marcados, linhas nas cores necessárias e tela.
Ao criar trabalhos com seu próprio design ou usar esquemas da Internet, você precisa seguir recomendações simples e estudar todos os princípios básicos em detalhes. Aulas com descrições passo a passo e fotografias podem ajudar com isso.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre ponto cruz
Ponto cruz para iniciantes: