Decoupage sobre superfície de madeira. Como fazer, master class de guardanapos, papel de parede antigo

Decoupage é uma técnica de decoração em artesanato, um tipo especial de arte que permite transformar diversos itens e objetos domésticos para melhor, tornando-os mais bonitos e únicos. Assim, até mesmo os objetos de madeira mais antigos, pratos e muitas outras coisas têm a chance de se tornarem atualizados e procurados, já que belas aplicações podem ser feitas em sua superfície. Isso não exigirá grandes investimentos financeiros, mas apenas o entusiasmo do mestre e alguns materiais em mãos.

O que é isso?

O termo "Decoupage" veio até nós da língua francesa. O significado literal da palavra é "cortar". Este tipo de artesanato requer imagens em papel e as ferramentas necessárias para cortá-las, processá-las e utilizá-las.

  • A decoupage em uma superfície de madeira (móveis) é muito fácil e rápida de fazer, mesmo para um artesão iniciante, desde que todas as ferramentas necessárias estejam disponíveis.
  • A decoupage em vidro exigirá algum conhecimento e diligência. Essa técnica é considerada mais complexa, especialmente para iniciantes.
  • A decoupage com guardanapos também é um processo bastante incomum, mas fascinante, de decoração de itens domésticos. A técnica tem características e nuances próprias.

Decoupage sobre superfície de madeira. Como fazer, master class de guardanapos, papel de parede antigo

Ferramentas e materiais para decoupage em madeira

Um iniciante precisará das seguintes ferramentas, equipamentos e materiais básicos para trabalhar.

Ferramentas e materiais Finalidade dos itens e dicas para escolher
Tesoura Para cortar moldes de papel, você precisa ter uma tesoura grande e uma pequena com pontas afiadas.
Pincéis Você precisará de alguns pincéis de tamanhos diferentes: para aplicar cola, verniz e tinta na base. Para aplicar primer, verniz ou revestir o produto com verniz, são adequados pincéis largos e planos, de nº 8 a nº 20. Para desenhar pequenos detalhes com tintas, é melhor usar pincéis finos feitos de cerdas naturais, tamanhos do nº 0 ao nº 4.
Esponjas de espuma É conveniente usar uma esponja para aplicar primer ou tinta em uma superfície de madeira. Para isso, você pode comprar uma esponja para decoupage ou fazer você mesmo, cortando uma esponja de lavar louça ou uma espuma de borracha de poros finos em vários pedaços.
Lixa de diferentes granulometrias Será necessário alisar áreas irregulares na madeira, tinta seca ou verniz. A "lixa" sobre base de tecido tem longa vida útil e não mancha peças de cores claras.
Espátula Um artesão novato pode substituir esta ferramenta por um cartão de plástico desnecessário. Mas se você planeja continuar fazendo decoupage, é melhor comprar uma espátula imediatamente. Simplifica a aplicação de pasta estrutural, preenchendo fissuras e lascas.
Película transparente espessa Usando o filme, você pode transferir mais facilmente um guardanapo fino para uma superfície de madeira. Um arquivo de papelaria também funcionará para essa finalidade.
Cola É melhor comprar cola especial para decoupage. Mas se você não conseguir encontrar, a cola PVA serve. É importante que seja de boa qualidade e não fique amarelado ou descasque com o tempo.
Primer branco O primer é necessário para aumentar a aderência do material à peça de madeira. Permite esconder pequenos defeitos na madeira e reduzir o consumo de tinta. O primer deve ser branco, pois clareará a superfície da madeira, e o motivo do papel aplicado posteriormente manterá o brilho de suas cores. É melhor usar um primer, mas se você não tiver um, pode cobrir a madeira com tinta acrílica ou à base de água diluída em água até a espessura necessária.
Tintas acrílicas de cores diferentes Para começar, você pode selecionar apenas os tons necessários para um produto específico ou comprar várias cores populares e, misturando-as, obter uma rica gama de cores.
Verniz acrílico O produto é finalizado com envernizamento multicamadas com secagem periódica. Recomenda-se a utilização de verniz à base de água. Suas vantagens incluem secagem rápida, ausência de odor e fácil enxágue dos pincéis.
Materiais de apoio Isso inclui lápis, uma régua, uma borracha, palitos de dente, fita adesiva e outros itens que podem ajudar no trabalho.
Desenhos em papel É melhor começar a se familiarizar com a decoupage com papel de arroz ou um cartão de decoupage. Se você tiver alguma experiência, pode trabalhar com guardanapos finos.

Tipos e dicas para escolher papel para decoupage

Na decoupage, o material principal é um papel fino com um desenho impresso.

Para artesanato, os materiais especiais são mais frequentemente usados:

  • Guardanapos de três camadas. Apenas uma camada superior com a imagem é aplicada ao produto, as camadas inferiores são cuidadosamente separadas. Guardanapos finos se fundem facilmente com a superfície e não criam diferença de altura. O material deve ser colado com muito cuidado, pois ele se deforma facilmente quando esticado. Trabalhar com isso requer certas habilidades. Você pode comprar guardanapos individualmente ou em um pacote inteiro.Decoupage sobre superfície de madeira. Como fazer, master class de guardanapos, papel de parede antigo
  • Papel de arroz. O material tem maior resistência em comparação aos guardanapos, além de menor custo. O papel não rasga, não forma dobras e adapta-se bem a superfícies curvas.
  • Cartões de decoupage. Eles são caracterizados por alta resistência e baixa elasticidade. Os mapas só podem ser aplicados em superfícies planas.

A decoupage em superfícies de madeira também pode ser feita com pedaços de papel de parede que sobraram de reformas, recortes de revistas e jornais e retalhos de tecidos multicoloridos. Com a ajuda dessas coisas e da imaginação, você pode criar um artesanato original usando tanto uma peça nova quanto um objeto de madeira antigo. O principal é decidir a ideia criativa e a técnica de execução.

Master classes

É melhor para um iniciante começar a decoupage em uma superfície de madeira usando peças planas. Depois de ganhar um pouco de experiência, você pode passar a decorar formas curvas, arredondadas e outras formas complexas. As master classes abaixo apresentam diversas técnicas e métodos para decoupage de itens de madeira.

Decoupage de uma tábua de cozinha com um guardanapo

Este utensílio de cozinha é ideal para fazer decoupage nas suas primeiras criações. Os motivos de tinta e papel aderem bem a uma placa plana.

Decoupage sobre superfície de madeira. Como fazer, master class de guardanapos, papel de parede antigoPara trabalhar você precisará de:

  • tábua de corte de madeira;
  • um guardanapo com um desenho que você goste;
  • primer branco;
  • tintas acrílicas;
  • cola para decoupage;
  • verniz acrílico;
  • água;
  • tesoura;
  • lixa nº 1;
  • esponja;
  • arquivo de papelaria;
  • pincéis largos para cola e verniz;
  • pincéis redondos e finos;
  • paleta para misturar tintas.

Aula magistral:

  1. Prepare uma placa de madeira para decoupage. Ela deve ser plana e lisa, então lixe todos os lados da placa com uma lixa.
  2. Cubra as laterais do produto com tiras de fita adesiva para evitar que a tinta manche o produto mais tarde. Apenas um lado da placa é reservado para decoupage; a outra superfície será a superfície de trabalho.
  3. Aplique primer no lado decorativo da placa usando uma esponja de espuma. Deixe o material secar. Lixe a camada seca e aplique o primer novamente. Depois que a próxima camada secar, lixe-a cuidadosamente com uma lixa.Decoupage sobre superfície de madeira. Como fazer, master class de guardanapos, papel de parede antigo
  4. Destaque o motivo que você gosta do guardanapo e separe a camada superior com a imagem. As bordas rasgadas do guardanapo são mais fáceis de “conectar” com o fundo principal. Mas se a imagem tiver contornos claros e simples, você pode recortá-la com uma tesoura.
  5. Prepare o elemento de papel para colagem. Para simplificar a tarefa, você pode usar um arquivo de papelaria. Deve ser umedecido com água usando qualquer borrifador. Depois, você precisa colocar o guardanapo virado para baixo sobre a lima e borrifar água novamente para que o papel fique completamente molhado. Neste caso, o guardanapo esticará um pouco e aumentará de tamanho em cerca de 1 cm.
  6. Com muito cuidado, endireite o guardanapo com os dedos na direção do centro para as bordas. Você precisa agir com muito cuidado, mas mesmo que o guardanapo esteja levemente rasgado, você não deve jogá-lo fora, você deve simplesmente alisar a área rasgada. Nas etapas subsequentes do trabalho, essas áreas precisam ser seladas, pintadas e envernizadas com secagem periódica e, em seguida, o segmento precisa ser levemente lixado.Decoupage sobre superfície de madeira. Como fazer, master class de guardanapos, papel de parede antigo
  7. Segure a lima pelas bordas, vire-a e coloque o guardanapo sobre a tábua. Usando uma esponja ou rolo, alise o desenho, começando pelo meio e indo em direção às bordas. Isso suavizará quaisquer vincos e removerá o ar de baixo do papel.
  8. Remova a lima com muito cuidado, começando pelo canto. Neste caso, você deve segurar o canto do guardanapo embebido com o dedo para que ele não rasgue ou estique após o filme durante a separação.
  9. Usando um pincel chato, aplique cola em um pano úmido. Você precisa começar do centro. Se a cola for grossa, ela deve ser diluída com água. O papel que fica saliente nas laterais deve ser rasgado com os dedos.
  10. Depois que a cola secar, lixe cuidadosamente as bordas rasgadas do papel nas laterais do quadro.
  11. Aplique verniz acrílico na superfície com um pincel chato e deixe secar por 2 horas.Decoupage sobre superfície de madeira. Como fazer, master class de guardanapos, papel de parede antigo
  12. Ao misturar, selecione os tons necessários para finalizar o fundo do quadro, de modo que ele se misture harmoniosamente com o fundo do guardanapo e as bordas rasgadas fiquem invisíveis. Para obter um tom claro de qualquer cor, deve-se adicionar tinta branca. Para fazer um tom mais escuro, você precisa misturar a cor original com uma pequena quantidade de tinta preta. Depois, usando um pincel fino, finalize o desenho de alguns elementos do desenho.
  13. Aplique uma camada fina de verniz acrílico na tinta seca. Após 2 horas, envernize novamente o produto.Decoupage sobre superfície de madeira. Como fazer, master class de guardanapos, papel de parede antigo
  14. Remova as tiras de fita das laterais.
  15. Se necessário, lixe o excesso de tinta ou quaisquer áreas irregulares com uma lixa e aplique uma fina camada de verniz.

Uma tábua de corte de cozinha decorada com decoupage não só será usada para o propósito pretendido, mas também se tornará uma decoração para a cozinha. Para garantir que dure o máximo possível, não o deixe de molho em água nem o lave com produtos de limpeza abrasivos. Para fazer o artesanato, basta lavá-lo com água morna na torneira e detergente de louça. Após a lavagem, a prancha deve ser limpa com uma toalha.

Decorando uma caixa com cartão de decoupage

A complexidade e a duração do trabalho com um cartão de decoupage dependem do tipo e da densidade do próprio papel. A maneira mais fácil de trabalhar é com um cartão de decoupage de arroz. Mas muitos fabricantes produzem cartões em papel comum com densidade de 40 a 80 g/m. Quanto mais grosso o cartão, mais difícil é esconder suas bordas no produto. Conhecer alguns truques ajudará a tornar a tarefa mais fácil.

Para fazer a decoupage da caixa você vai precisar de:

  • caixa de madeira;
  • cartão para decoupage com densidade de 70-80 g/m;
  • primer branco;
  • pasta ou massa estrutural;
  • tintas acrílicas;
  • cola para decoupage;
  • verniz acrílico;
  • água;
  • tesoura;
  • lixa nº 1;
  • esponja;
  • arquivo de papelaria;
  • fita adesiva;
  • estêncil com um padrão;
  • espátula;
  • pincéis planos para cola e verniz;
  • pincéis finos;
  • recipiente para imersão do cartão;
  • paleta.

Decoupage sobre superfície de madeira. Como fazer, master class de guardanapos, papel de parede antigoAula magistral:

  1. Comece seu trabalho lixando toda a superfície da caixa.
  2. Usando uma esponja, aplique uma camada fina de primer em todos os lados da caixa com movimentos de batidinhas. Após a secagem, remova as irregularidades com uma lixa e aplique novamente o primer. Se necessário, repita o procedimento de trituração.
  3. Prepare um cartão de decoupage. Para colar, você pode usar a folha inteira do mapa, que ficará claramente sobre toda a superfície da tampa da caixa, ou apenas parte dela. Na última opção, você deve recortar a imagem desejada com uma tesoura.
  4. Mergulhe o cartão em água levemente morna por 5 minutos. Retire a imagem da água e coloque-a virada para baixo no arquivo. Seque levemente o cartão com um guardanapo. É importante lembrar que depois de encharcado o cartão esticará de 0,5 a 0,8 cm nas bordas. Por isso, vale a pena calcular antecipadamente quanta superfície a decoração irá ocupar.
  5. Aplique cola na superfície da caixa. Aplique uma camada fina de cola no verso do cartão, prestando atenção nas bordas e cantos.
  6. Usando o arquivo, transfira o mapa para uma superfície de madeira. Enquanto a cola ainda estiver úmida, você pode levantar as bordas e deslizar cuidadosamente o cartão, caso ele não se encaixe como planejado. Neste caso, o arquivo deverá permanecer no cartão, assim será mais fácil fazer ajustes no motivo.
  7. Alise a imagem no arquivo com um rolo de espuma, empurrando as bolhas de ar para fora da parte inferior do cartão. Esse processo é semelhante ao de colocar papel de parede. Em seguida, retire cuidadosamente o arquivo de papelaria, segurando o cartão colado.
  8. Após remover o filme, alise o motivo com um pincel largo umedecido com cola. Aplique verniz na tampa seca da caixa e deixe por 2 horas.
  9. Use um estêncil e pasta de textura para adicionar textura ao produto. Isso pode ser feito nas extremidades da caixa ou na borda do cartão com a superfície de madeira. No último caso, essa técnica é usada para mascarar as articulações. Usando fita adesiva, você precisa fixar o estêncil e espalhar uniformemente a pasta estrutural sobre ele com uma espátula. Imediatamente depois disso, remova cuidadosamente o estêncil.
  10. Cubra as laterais da caixa com a tinta selecionada, destacando as saliências com um tom mais escuro ou mais claro. Se necessário, adicione alguns elementos com um pincel.
  11. Cubra a caixa com várias camadas finas de verniz fosco ou brilhante, deixando secar periodicamente após cada aplicação. Após aplicar a terceira camada, você pode lixá-la com uma lixa.

A decoupage em uma superfície de madeira pode ser feita com 4 ou 40 camadas de verniz. Um grande número de camadas dá ao desenho “suculência” e realismo. Mas isso só se aplica a vernizes brilhantes e semifoscos. Revestimento de verniz fosco multicamadas – ao contrário, suaviza as cores da imagem, por isso é adequado para as últimas 2-3 aplicações, ou seja, a camada de acabamento.

O envernizamento multicamadas de alta qualidade distingue o trabalho de um iniciante daquele de um artesão experiente. Este procedimento é o que mais demora no processo de decoupage. Dependendo da composição do verniz, das condições de temperatura e umidade, cada camada de verniz seca de 2 a 12 horas. Mas o resultado final vale o esforço e o tempo.

Decoupage de uma cômoda com papel de parede antigo

Usando papel de parede, você pode fazer decoupage em superfícies pequenas e grandes, como móveis. O princípio geral de trabalho é semelhante à decoupage com guardanapo ou cartão, mas há algumas peculiaridades.

Decoupage sobre superfície de madeira. Como fazer, master class de guardanapos, papel de parede antigo
Decoupage da superfície de uma cômoda de madeira "antiga"

Para trabalhar você precisará de:

  • cômoda;
  • papel de parede de papel;
  • primer branco;
  • massa de vidraceiro;
  • tintas acrílicas;
  • Cola PVA;
  • água;
  • álcool;
  • verniz acrílico;
  • parafina;
  • tesoura;
  • governante;
  • lápis;
  • lixa com superfícies abrasivas grossas e finas;
  • espátula;
  • rolo;
  • pincéis planos para cola e verniz;
  • Pincéis redondos e finos.

Aula magistral:

  1. Prepare a cômoda para decoupage. Os móveis devem estar nivelados e livres de danos. Se houver, elas devem ser reparadas usando massa e uma espátula. Pequenas imperfeições podem ser lixadas com lixa. O produto não deve ser envernizado, pois não haverá aderência entre a superfície e o material.
  2. Desengordure a superfície de trabalho com álcool.
  3. Tire as medidas da superfície de trabalho e corte as tiras de papel de parede de acordo com as medidas.
  4. Prepare uma solução de cola com água morna. Usando um pincel largo, aplique o líquido no verso da tela e na superfície da cômoda.
  5. Aplique a tela molhada na madeira e alise o material com um rolo. Se houver dobras, você precisará pegar a ponta da folha e retirar parte do papel de parede, alisá-lo e colocá-lo de volta na madeira. É muito mais fácil trabalhar com material denso do que com guardanapos ou cartões de decoupage.
  6. Após a secagem, a tela deve ser envernizada duas vezes, deixando-a secar periodicamente após cada aplicação.
  7. Para dar um efeito envelhecido ao produto, utilize raspadores. Para fazer isso, você deve cobrir os cantos e as laterais da cômoda com tinta de cor forte e deixar secar. Depois esfregue essas áreas com parafina e aplique uma camada de tinta de cor clara. Após a secagem, lixe levemente a superfície com uma lixa para revelar as "marcas de desgaste".
  8. Aplique várias camadas finas de verniz na cômoda para dar um acabamento.

A variedade de técnicas de decoupage e os motivos modernos em papel oferecem possibilidades ilimitadas para decorar produtos de madeira.

Em qualquer superfície, você pode fazer uma aplicação de pintura artística que, com o trabalho habilidoso do mestre, será sutilmente imitada pela pintura e se tornará realisticamente semelhante ao produto.

Autor do artigo: Inna Chaplich

Vídeo sobre o tema: decoupage em superfície de madeira

Decoupage de madeira para cozinha - master class:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho