Robe quimono feminino - é uma peça de roupa, que podem ser feitos de vários materiais. É uma peça solta, que lembra o corte de um quimono, com ou sem cinto, geralmente com um design envolvente e mangas longas.
Um quimono feminino pode ser costurado de acordo com medidas individuais.
Ferramentas e materiais necessários
Para costurar um quimono, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- Ferramentas:
- máquina de costura;
- tesoura;
- pinos;
- fita métrica;
- giz ou lápis para marcação.
- Materiais:
- tecido para robe quimono;
- linhas de costura;
- botões ou fechos para o robe (se houver).
Você também pode precisar do seguinte para criar elementos decorativos:
- renda;
- trança;
- fitas e outros materiais.
A escolha do tecido para um quimono depende de vários fatores:
Fator | Como isso afeta, características |
Sazonalidade | Para a estação fria, tecidos mais grossos, como lã, são adequados. Para a estação quente - tecidos leves, como algodão ou linho. |
Ocasião | Para ocasiões especiais, você pode escolher tecidos mais caros e luxuosos, como a seda. Materiais práticos e confortáveis são adequados para a vida cotidiana. |
Estilo | Para ocasiões informais, podem ser utilizados tecidos feitos de fibras químicas. |
A seda tem um brilho nobre, é forte e durável. No entanto, esse tecido exige cuidados delicados e também pode ser bem caro.
Tipos de seda | Breve descrição, características |
Tsumugi | Este é um tecido feito de fios de seda crua. Possui brilho natural e pode ser usado para criar quimonos elegantes e sofisticados. |
Rintsu | É um tipo de seda que tem uma superfície lisa e brilhante. |
Habitae | Este é um tecido com padrões. Pode ser usado para criar elementos decorativos em um quimono. |
Sha | É um tecido de seda com trama diagonal. Pode ser usado para fazer quimonos porque tem uma superfície lisa e brilhante. |
Como alternativa à seda, você pode considerar outros tecidos naturais:
Nome do tecido | Breve descrição |
Algodão | Absorve bem a umidade, permite que a pele respire e não causa alergias. Os quimonos de algodão vêm em uma variedade de cores e espessuras. |
Linho | Este tecido também tem boa permeabilidade ao ar e higroscopicidade. O linho pode ser uma ótima escolha para quimonos de verão. |
Viscose | É um tecido artificial, mas é feito de matérias-primas naturais: celulose. A viscose é agradável ao toque, não eletrifica e pode ser tingida em cores brilhantes. |
Para um quimono moderno, você também pode usar outros tecidos, como veludo macio e aconchegante ou cetim fluido. A escolha do tecido depende das preferências e do estilo do robe.
Master classes para iniciantes
O corte do quimono tem um formato linear-retangular. A largura das costas é de cerca de 60 cm. Isso permite que você crie uma silhueta livre e confortável que não restringe os movimentos.
As prateleiras do quimono podem ter espaço para uma capa. Isso permite que você ajuste a profundidade do aroma dependendo de suas preferências e formato do corpo.
Cunhas triangulares são opcionais. Eles podem ser costurados na cintura para dar volume e liberdade adicionais à silhueta. A parte inferior de um quimono tradicional fica acima dos pés. Isso garante conforto e liberdade de movimento. No entanto, os modelos modernos podem ser muito curtos.
O quimono envolve da esquerda para a direita. Este é um método tradicional que confere ao produto um charme e elegância especiais.
A gola é feita de um pedaço retangular de tecido. Ela chega até a cintura ou, às vezes, até a bainha. A gola deve ficar um pouco afastada do pescoço para garantir conforto e liberdade de movimento.
A largura da manga de um quimono pode variar:
- Os tomésodos usados por mulheres casadas geralmente têm cerca de 40-50 cm de largura. Este é o tipo mais comum de manga usada no dia a dia.
- Existem diversas variedades de furisode, um quimono longo com mangas largas. Cada um deles tem sua própria largura:
- kofurisode - 75 cm;
- chufurisode - 90 cm;
- ofurisódio - 105 cm.
Quimonos com essas mangas são mais formais e são usados como parte de um traje de casamento ou para participação em celebrações tradicionais.
O cinto obi faz parte do quimono. Hoje em dia, tornou-se um elemento do guarda-roupa exclusivamente feminino.
Existem diferentes tipos de cintos obi:
- A largura padrão de um cinto fukuro obi é 27 cm e o comprimento é 4 m.
- O cinto maru-obi é mais largo - cerca de 65 cm de largura e 4 m de comprimento.
O obi é amarrado de uma maneira especial, formando um nó, o que é uma arte à parte:
- O nó tradicional é chamado taiko. Ele é amarrado usando um travesseiro cilíndrico e um obi-lenço (obiage), e um cordão (obi-jime) é amarrado no topo. Esse nó é usado com mais frequência por mulheres casadas.
- As moças solteiras preferem o nó fukura suzume, que lembra um laço.
Usar um obi simboliza graça e feminilidade. O cinto se tornou não apenas um símbolo da cultura japonesa, mas também um acessório de moda universal que permite enfatizar o caráter e a individualidade de seu dono.
Blusa curta em formato T de uma peça com mangas estreitas
Você pode costurar um quimono usando uma master class com uma descrição detalhada do processo:
- Desengordurar o tecido antes de cortar.
- O tecido é dobrado ao meio e formado em forma de T na parte superior, ao longo da dobra. Marque o corte central para a dobra. as linhas superior e inferior da manga e corte uma tira para o viés. Em todas as partes, deixe margem de costura de 1 cm, exceto na parte inferior das mangas e na parte inferior da peça - aí as margens são de 2 cm.
- Os detalhes são colocados no tecido, contornados com giz e recortados com tesoura ou estilete. É importante traçar a peça com precisão para evitar erros de costura.
- A tira de viés é dobrada ao meio e passada a ferro. Faça dobras em ambos os lados para dentro e passe novamente para fixar o formato. A gola finalizada é colocada dentro da fita de viés e presa com alfinetes. Os detalhes são costurados e passados.
- As costuras laterais das mangas são fixadas com alfinetes, costuradas e passadas a ferro.
- A borda dobrada das mangas é passada a ferro 1 cm de cada lado. As partes preparadas são fixadas com alfinetes e costuradas. A borda é processada com um ponto de bainha.
- As costuras laterais são fixadas com um ferro de passar usando alfinetes, depois são costuradas e passadas.
- As bordas do produto são dobradas em 1 cm e passadas a ferro pela frente. As peças são presas com alfinetes e costuradas usando uma máquina de costura. A costura é processada na largura da margem.
- O cinto é cortado, a costura é processada em uma bainha e unida com chuleado. O cinto é ajustado, passado e finalizado na borda.
- O produto é passado com um pano úmido, começando pelas partes pequenas e terminando nas grandes. Todas as áreas são passadas separadamente com pressão para não esticar o tecido.
Manga longa de tomesódio em forma de T de uma peça
Você pode costurar um quimono usando a master class descrita aqui, que descreve em detalhes o processo de criação de um robe a partir de um único pedaço de tecido:
- Decatização obrigatória.
- O tecido do manto é dobrado ao meio e um padrão em forma de T é feito ao longo da dobra superior do material. Eles fazem um corte para o cheiro. Corte uma tira para o viés da gola. As margens de costura são de 1 cm, exceto para a parte inferior das mangas e a parte inferior da peça (2 cm).
- O tecido é colocado sobre uma mesa ou outra superfície plana. Recorte os pedaços do manto de acordo com o molde.
- A tira de viés é dobrada ao meio, passada a ferro e dobrada para dentro em ambos os lados. Usando alfinetes, coloque a gola dentro do viés, costure e passe a ferro.
- Eles cobrem as pinças até a parte inferior da peça e passam o tecido. Isso é necessário para que a área do cheiro fique limpa e não desmorone após o tratamento.
- A bainha das mangas é fixada com alfinetes de modo que os cortes fiquem localizados na parte interna da manga, costurada à máquina e passada com ferro a vapor.
- Meça e marque a linha de dobra das mangas. Dobre as bordas duas vezes ao longo da linha de dobra. Prenda com alfinetes ou fechos de alfaiate. Costure ao longo da dobra marcada e do chuleado, dobrando-o simultaneamente para baixo para formar uma costura plana e uniforme. Usando um ferro e uma tábua de passar, alise a costura, dando às mangas seu formato final.
- Depois de fixar as costuras com alfinetes, elas são conectadas, garantindo uma folga uniforme. Para fazer isso, você precisa ter certeza de que o tecido está distribuído corretamente em ambas as mangas. Costure a costura. Passe com cuidado, primeiro pela frente e depois pela parte de trás.
- Vire a borda inferior do robe para dentro e prenda-a com alfinetes para formar uma bainha uniforme. Costure a bainha passando uma linha entre ela e a borda principal da peça usando uma máquina de costura. A costura é necessária para fixar a bainha, o que garantirá sua segurança e resistência após as etapas seguintes do processamento. A linha de dobra e a costura são passadas a ferro. Isso dará ao produto sua aparência final e garantirá que o trabalho seja realizado com perfeição.
- Para completar a tarefa, costure as peças do cinto, encaixando-as primeiro. vire do lado direito para fora. O cinto resultante é passado a ferro, o que lhe dá o formato correto e garante uma superfície lisa. É importante garantir que a temperatura do ferro esteja correta para não danificar o tecido.
- O passo final é passar o robe. Este procedimento é realizado através de um ferro úmido. O ferro deve estar na temperatura correta, que depende do tipo de tecido. É importante não superaquecer o ferro para evitar deformações indesejadas ou danos ao material.
Com costas inteiras, longo com mangas estreitas
Você pode costurar um quimono seguindo os passos apresentados na master class, desenvolvida para alfaiates iniciantes:
- Desengordurante para evitar encolhimento durante lavagens subsequentes.
- O padrão é mostrado na foto abaixo. Este modelo tem costas inteiriças e mangas estreitas.
Se o tamanho da mulher for grande, o quimono pode ser feito maior:
- Coloque o tecido sobre uma superfície plana e transfira os pedaços do molde. É necessário levar em consideração as margens de costura indicadas na figura:
Quimono feminino. Padrão. - Una as costuras dos ombros usando alfinetes de costura para prender. Ponto. Passar roupa.
- Prossiga unindo as costuras laterais, usando alfinetes para garantir um ajuste firme na costura lateral. Costure e passe a ferro em uma única linha. Na altura da cintura, deve haver 2 furos de cada lado para o cinto.
- Dobre a parte inferior das mangas para dentro em 1 cm, prenda com alfinetes e costure. A etapa termina com a passagem a ferro.
- A borda inferior das laterais é emoldurada, virada para dentro e presa com pinos. O elemento é costurado e passado a ferro.
- A tira é passada ao meio ao longo da linha do meio. Um ponto de acabamento é feito na parte da frente. Em ambos os lados das tábuas são feitas dobras internas e passadas a ferro. A gola é colocada dentro da abertura, onde é presa com segurança por alfinetes. O elemento acabado é costurado e passado a ferro.
- Dobre a borda inferior do robe duas vezes por 1 cm, prenda com alfinetes e costure. Passe a ferro a borda finalizada.
- O cinto é feito costurando dois pedaços de tecido dobrados nas bordas. Vire do avesso e passe a ferro.
- Efetue a passagem final de todo o produto.
Kofurisode moderno
Você pode costurar um quimono com mangas kofurisode, para isso você precisa seguir os passos:
- Realizar a descoloração do tecido.
- Crie um padrão. O decote é cortado quando as costas são costuradas ao longo da costura central. Adicione 2 cm de margem para a bainha da parte inferior ao comprimento do quimono; os detalhes restantes são mostrados na figura com margens de costura. A parte traseira e a parte frontal são compostas por 2 partes. Cinto: largura 10 cm, comprimento 2 m.
- Recorte as peças usando os moldes.
- Dobre as mangas ao meio e prenda-as com alfinetes. Costure as mangas, certificando-se de que as costuras estejam uniformes. Passe as mangas.
- Dobre a parte inferior das mangas de cada lado em cerca de 1 cm, prenda com alfinetes e costure. Passe a ferro a borda finalizada.
- Conecte as 2 partes das costas ao longo da costura do meio. Prenda as partes resultantes e costure-as. Passar a ferro fortalecerá a costura e proporcionará uma superfície de tecido mais lisa.
- As costas devem ser costuradas na frente ao longo da linha dos ombros. É necessário prestar atenção em como o tecido de suporte fica sob a gola na frente. A costura deve ser colocada próxima ao tecido da frente. Passar a costura dará resistência.
- Quando dobradas, as mangas são costuradas na frente e atrás da peça. A costura deve ir da borda do ombro para baixo. Passe a ferro para dar o formato desejado e uma aparência elegante.
- A tira do manto é dobrada ao meio e passada a ferro ao longo da dobra. A dobra em si deve estar localizada estritamente no meio. Eles fazem dobras de ambos os lados para dentro. A barra está passada a ferro. A gola é colocada dentro da abertura e presa com alfinetes. Eles realizam trabalhos de chuleado e engomadoria. Faça um ponto de acabamento na parte da frente da tira. Passe a ferro.
- A parte inferior do manto é dobrada 2 vezes por 1 cm. Fixar, costurar e passar a ferro garantirão uma aparência limpa e organizada na parte inferior do produto.
- O cinto é costurado e virado do avesso. Passar a ferro deixa o cinto pronto.
- O kofurisode cuidadosamente passado lhe dá uma aparência impecável, conferindo-lhe o status de uma vestimenta tradicional.
Com mangas de tomesódio
Aula magistral passo a passo sobre como costurar um quimono com mangas tomesode:
- Descarte o tecido para evitar encolhimento após a primeira lavagem do produto acabado.
- Recorte a parte de trás e da frente da peça, dispondo as peças sobre o tecido de modo que a direção do fio coincida com a direção do corte.
- Corte o decote das costas depois que a costura estiver concluída.
- A parte traseira e a parte frontal são compostas por 2 partes.
- O cinto deve ter 10 cm de largura e 2 m de comprimento.
- Recorte as peças do molde levando em consideração as margens de costura selecionadas. Recomenda-se fazer bainha em todos os cortes, exceto nas mangas.
- A costura é feita da mesma forma que na master class anterior. Apenas o padrão é diferente.
Chufurisode com cunhas (laterais) para mulheres gordinhas
Um quimono com cunhas (laterais) é adequado para mulheres cheias de curvas.
Você pode costurar um robe seguindo os passos abaixo:
- Realizar o processo de descatização.
- A largura do tecido de 110 cm é usada para criar a frente e as costas do robe. O comprimento é medido da linha do ombro até a borda inferior do manto. As medidas da linha do ombro são usadas para determinar o tamanho das mangas. O comprimento da gola é 3 vezes maior que o comprimento do robe, o que permite criar uma gola volumosa e estilosa. O cinto tem 30 cm de largura e 4 m de comprimento e pode ser ajustado.
- As peças do roupão estão sendo cortadas. Quaisquer alterações no padrão devem ser levadas em consideração antes de começar a costura.
- Dobre as mangas ao meio, alfinete, costure e passe a ferro para dar um formato uniforme.
- Dobre a borda inferior das mangas 1 cm duas vezes, alfinete e costure, passe a ferro para prender.
- Costure 2 partes das costas ao longo da costura do meio, usando alfinetes para fixá-la, costure a costura e passe a ferro.
- Costure as costas na frente seguindo as linhas dos ombros e passe a ferro cuidadosamente a junção.
- Conecte as partes da frente e de trás do manto com mangas. Para fazer isso, costure as mangas dobradas nas partes da frente e de trás, começando pela borda do ombro. A costura lateral continua sob cada manga até a cintura. A costura é passada a ferro para maior resistência e suavidade.
- A partir da cintura, adicione cunhas (abas) nas costuras laterais, passando-as a ferro.
- Prenda as costuras laterais com alfinetes, costure todas as costuras e passe-as a ferro.
- Passe a tira ao meio. Dobre ambos os lados para dentro e passe a ferro. A gola é colocada dentro da abertura e presa com alfinetes, costurada e finalmente passada a ferro. Um ponto de acabamento é feito na parte frontal da tira.
- Dobre a parte inferior do robe duas vezes por 1 cm, prenda com alfinetes, costure e passe a ferro.
- O cinto é costurado, virado do avesso e passado a ferro.
- Passado final. Nesta fase, é importante manter a forma e a qualidade de todas as operações realizadas anteriormente.
Festivo com mangas figuradas
A master class passo a passo inclui as seguintes etapas:
- Decantação.
- Com base nos padrões mostrados na foto abaixo, crie padrões no tecido.
- Os pedaços do robe devem ser cortados exatamente ao longo das linhas de corte e de acordo com os tamanhos. É necessário levar em consideração margens de costura de 1 cm, e para a parte inferior do produto e mangas - 2 cm.
- Prenda as peças com alfinetes, costure e passe a ferro de um lado.
- As costas são conectadas à frente ao longo da linha dos ombros da peça e formam o formato do futuro manto. O roupão é virado do avesso e passado de dentro para fora.
- Dobre a borda inferior das mangas duas vezes por 1 cm. Alfinete e costure ao longo da costura. Vire as mangas do avesso, passe-as pelo lado de dentro e conecte-as à parte principal do robe.
- Passe a tira ao meio. Faça dobras em ambos os lados para dentro e prenda com alfinetes. Costure ao redor do perímetro e passe a ferro. Um ponto de acabamento é colocado na parte da frente para fins decorativos.
- Dobre a borda inferior do robe duas vezes por 1 cm e costure.
- Costure as duas metades do cinto juntas, prendendo as pontas. Vire do avesso e endireite seguindo o contorno. A costura pode ser fixada com alfinetes antes de passar. Passe o cinto.
- Passagem final do produto acabado.
Um quimono feminino, costurado com suas próprias mãos, pode ser uma adição maravilhosa ao seu guarda-roupa. Essas roupas proporcionam liberdade de movimento e conforto, são versáteis e fáceis de combinar com outras peças de vestuário.
Vídeo sobre robe quimono
Como costurar um quimono você mesmo: