Vaso de plasticina faça você mesmo. Como fazer

Um vaso espetacular feito de plasticina - uma maneira divertida de expressar seu lado criativo e adicionar aconchego e originalidade ao interior. Sua produção é bastante fácil de dominar não apenas para um iniciante, mas também para um criador experiente. O produto resultante encantará o mestre por muitos anos. E o melhor é que para fazer um vaso desses você só precisa dos materiais mais simples e acessíveis.

Materiais e ferramentas necessários

Esse vaso pode ser considerado uma opção econômica para presente ou decoração de interiores. Sua produção não requer materiais raros e caros. Muitas vezes, o mestre já utilizou plasticina (sobras de artesanato infantil) em estoque.

Vaso de plasticina faça você mesmo. Como fazer

Se desejar, você também pode usá-lo para criar uma decoração espetacular para sua casa. Até mesmo uma mistura de diferentes pedaços de plasticina no formato de um vaso ficará interessante e original. Em geral, ele se tornará o material principal para o artesanato em discussão.

Você pode escolher plasticina de uma cor, mas um produto feito de material de diferentes tons bonitos ficará muito mais interessante. Pode haver de 2 até infinito. Tudo depende do gosto e das preferências do mestre.

Vaso de plasticina faça você mesmo. Como fazer

Hoje em dia, você pode encontrar muitas variedades de plasticina macia à venda. Mas não é muito adequado para fazer um vaso. O produto acaba sendo muito leve, instável e se deteriora rapidamente. Para que um vaso desses fique em pé em uma prateleira, é necessário fazer um fundo pesado para ele, o que complica e prolonga significativamente todo o processo.

Além da plasticina, você precisará de outros materiais e ferramentas - a lista deles está publicada na tabela:

Materiais e ferramentas Peculiaridades
Superfície de trabalho plana e conveniente Para trabalhar com plasticina, você deve usar uma superfície adequada, dura e densa. Isso tornará o processo mais fácil e protegerá a mesa de manchas difíceis. Você pode usar uma tábua de madeira leve ou uma folha de plástico, oleado ou tecido adequado.
Tesoura suficientemente afiada Eles precisarão separar pedaços de plasticina do tamanho apropriado, e também cortar o excesso.
Várias ferramentas de modelagem São, por exemplo, os incisivos e as escápulas. Elas facilitam a criação de diferentes formas e texturas.
Verniz ou outro verniz transparente adequado Eles são levados para registrar e preservar o trabalho finalizado. Esses revestimentos protegem o vaso da deterioração rápida e de vários danos.
Decorações adicionais Para decorar o produto, você pode usar miçangas, strass, pedras e quaisquer elementos adicionais bonitos. Até mesmo miniaturas de bonecos, brinquedos e peças de joias antigas servem.

Antes de começar a trabalhar, certifique-se de que todos os materiais e ferramentas necessários estejam preparados.

Modelo clássico de vaso feito de plasticina

Um vaso feito de plasticina de acordo com o esquema clássico é criado de forma rápida e fácil. As instruções publicadas abaixo serão compreensíveis até mesmo para um artesão novato.

A primeira coisa que você precisa fazer é se preparar para o processo. É importante cobrir a mesa com uma lona plástica ou outro material de cobertura, e também garantir que a superfície esteja perfeitamente limpa e lisa. É aconselhável começar imediatamente a preparar a plasticina. Ele pode ser desmontado em peças idênticas por cor para facilitar o uso.

Vaso de plasticina faça você mesmo. Como fazer

Às vezes, o mestre decide imediatamente misturar tons de plasticina para obter um produto com um design original e único. Cores contrastantes geralmente são combinadas de modo que a diferença entre elas seja imediatamente visível.

Em seguida, você precisa:

  1. Trabalhe na base do vaso. Para fazer isso, pegue um pedaço de plasticina e use as mãos para moldá-lo em um cone ou cilindro. Esta será a base do produto.
  2. Continue trabalhando com plasticina. Se você escolher um material de qualidade, será fácil e confortável interagir com ele. Você poderá amassar a plasticina com os dedos e modelá-la. Você precisa trabalhar com ele até atingir o formato e o tamanho desejados para o futuro produto.
  3. Crie o gargalo do vaso. Nesta fase você precisará de uma tesoura. Eles cortam a parte superior da base resultante. Você pode fazer esta parte em qualquer formato e tamanho que se adapte ao seu gosto.
  4. Forme o pescoço. Para isso, é retirada uma porção adicional de plasticina. Um material da mesma cor ou contrastante com a base servirá.
  5. Decore o vaso. Aqui é melhor usar plasticina de outras cores para que as decorações fiquem bem visíveis na base. Você pode fazer decoração com elementos adicionais. Por exemplo, use flores de plástico, miçangas e cadeados. Tudo depende do estilo de vaso que você escolher. Ou você pode moldar brotos, folhas, quaisquer padrões de plasticina e fixá-los cuidadosamente na superfície do produto. Para garantir que o vaso fique bonito e original, não tenha medo de experimentar diferentes formatos e texturas.
  6. Avalie o resultado. No final, você precisa examinar cuidadosamente o vaso de todos os lados e certificar-se de que o mestre está completamente satisfeito com o resultado do trabalho. Caso contrário, nesta fase ainda será possível corrigir alguns problemas.

Quando o trabalho estiver concluído, primeiro você precisa deixar o vaso sobre a mesa para secar. Quanto tempo levará para fazer isso depende do material. O tempo ideal de secagem estará indicado na embalagem da plasticina.

Em seguida, você pode usar um vaso ou fixar o resultado com verniz ou outro revestimento transparente. Isso preservará e protegerá o produto de influências externas por muito tempo.

Você pode facilmente colocar flores naturais ou artificiais no vaso pronto. E também usá-lo apenas como decoração.

Vaso multicolorido

Um vaso feito de plasticina pode ser não apenas monocromático, mas também brilhante e colorido. Para fazer isso, você precisará estocar materiais de cores diferentes em grandes quantidades. É conveniente dividi-lo imediatamente em pedaços de tamanho igual.

A maneira mais fácil de começar a trabalhar é com uma cor. Você precisa escolher aquela que se tornará a principal no vaso. Por exemplo, marrom, preto, verde. Não há restrições rígidas sobre esse assunto.

No processo é necessário:

  1. Pegue um pedaço de plasticina da cor principal que seja de tamanho adequado e forme um cilindro ou cone com ele. Esta será a base do produto. Durante o processo, você precisará trabalhar o material com os dedos, amolecendo-o e moldando-o no formato desejado.
  2. Adicione camadas de cor. Quando a base estiver pronta, você pode pegar pedaços adicionais de outras cores. Cada um precisa ser quebrado em pequenos pedaços antes de ser usado. Elas cobrem a base do produto por diferentes lados. Dessa forma, novas camadas de cor são aplicadas uma após a outra.
  3. Conecte todas as peças. A maneira mais conveniente de usar esse processo é usar ferramentas de modelagem especiais para plasticina. Mas você pode sobreviver com os dedos. O principal é tentar criar as transições mais suaves e imperceptíveis entre as diferentes cores. Pode haver qualquer número deles.
  4. Forme o pescoço do produto. A parte superior da estrutura é cortada com uma faca ou tesoura. O braço é moldado à mão na altura e formato desejados.
  5. Decore o vaso. Você pode decorar o produto de diversas maneiras. Por exemplo, usando moldes infantis, recorte personagens de plasticina aberta com um rolo de massa e cole-os em cima. Ou enrole tiras finas de material em flagelos e adicione ao produto. O principal é fixar bem as decorações.

Vaso de plasticina faça você mesmo. Como fazer

Somente quando a plasticina estiver completamente seca você poderá passar a cobri-la com verniz ou outro produto adequado. O tempo de secagem geralmente varia de 1 a 5 dias. Isso depende não apenas das propriedades da plasticina em si, mas também da espessura da camada do produto acabado.

Geralmente os vasos ficam bem volumosos. Se as paredes tiverem até 1 cm de espessura, levará cerca de 3 dias para secar. Se for de até 5 cm, o produto levará aproximadamente 5 dias para secar.

Vaso original

Um vaso feito de plasticina pode ter não apenas um formato redondo padrão, mas também ser incomum e original. Como fazer um, vamos considerar mais adiante.

Necessário:

  1. Selecione plasticina das cores desejadas. Para garantir que o vaso fique realmente original, você não deve se limitar a uma cor. Você pode tomar vários de uma vez. Por exemplo, o ideal é usar 2-3 de uma vez. Combinações contrastantes parecem interessantes: preto, branco e vermelho, cinza, rosa e amarelo, azul, carmesim e branco.
  2. Crie um vaso com um formato incomum a partir do material da cor principal. Pode ser não apenas um cone conhecido, mas também um cubo ou uma imitação de uma jarra antiga. Vasos retangulares são populares hoje em dia. Neles são colocados pequenos ramos de flores secas ou folhas secas. Esta versão é bem fácil de fazer, pois você nem precisa fazer o braço.
  3. Decore a base finalizada. Se você planeja usar o vaso resultante para decorar sua casa, deve levar em consideração o estilo do interior. A decoração do produto é selecionada de acordo com isso. Pode ser feito da mesma plasticina ou de acessórios adicionais. Por exemplo, de conchas, tranças ou fios de tecido, contas diversas, strass.

Vaso de plasticina faça você mesmo. Como fazer

Pedaços adicionais de plasticina podem ser usados ​​para fazer detalhes interessantes. Pode ser uma ou duas alças em ambos os lados, figuras decorativas, um fundo ou pescoço elegante. Qualquer detalhe desse tipo destacará a singularidade do trabalho do mestre.

É importante fixar bem as partes do vaso. Para isso, você pode usar pequenos pedaços de plasticina ou ferramentas especiais de modelagem. Todos os elementos devem se manter bem.

Após a secagem completa, o produto é envernizado novamente. Você também pode escolher um composto fixador diferente para ele. Alguns artesãos decidem cobrir a plasticina com tinta, mas essa não é a melhor solução. Sobre essa base, o revestimento começará a rachar rapidamente. No geral, ele desempenhará mal sua tarefa principal.

De salsichas de plasticina

Um vaso de plasticina pode ser feito de diferentes maneiras. Uma das mais interessantes entre elas é a utilização de salsichas do material base. Para esta opção, não é necessário pegar pedaços iguais da base. Até mesmo plasticina misturada com cores diferentes serve.

Vaso de plasticina faça você mesmo. Como fazer
Um vaso feito de plasticina pode ser moldado a partir de flagelos

O material será enrolado em salsichas longas, então até as sobras podem ser usadas no processo. Uma maneira muito econômica e econômica de criatividade.

No processo você precisa:

  1. Escolha uma cor de plasticina e retire um pedaço, formando uma salsicha longa e organizada. São esses detalhes que acabarão se tornando a base do vaso.
  2. Em seguida, você pode enrolar cada salsicha formando um círculo., para que você possa obter blanks de tamanhos diferentes - dos muito pequenos aos impressionantes. A maneira mais fácil é prender as peças acabadas a uma garrafa de plástico, que se tornará a base do vaso. Isso tornará o trabalho do mestre muito mais fácil. Ou simplesmente junte as espirais, criando o formato de um vaso. Mas esse não é um método confiável. O produto final pode quebrar facilmente.
  3. A segunda opção é não enrolar as salsichas resultantes em espirais, mas simplesmente colocá-las uma sobre a outra. em forma de copo. O principal é primeiro fazer um fundo estável e denso. Um vaso assim deve necessariamente alargar-se em direção ao topo. Você também pode facilitar seu trabalho colocando uma base de papelão dentro da estrutura.

É importante fixar todas as peças firmemente. Para isso, é conveniente utilizar ferramentas especiais de modelagem.

Você pode até mesmo simplesmente torcer salsichas de plasticina em um círculo, criando um vaso que lembra uma cesta larga. Os espaços em branco para esta opção devem ser grossos o suficiente e encaixar bem uns nos outros.

Outra maneira interessante é trançar as mesmas salsichas usando o princípio da cesta, criando uma fixação forte. O resultado é uma trama linda e original.

Por último, você pode fazer o gargalo do vaso. Para fazer isso, pegue um pequeno pedaço de plasticina de qualquer cor e forme uma salsicha fina com ele. Ele envolve a parte superior do produto. Você pode criar várias camadas de uma só vez, escolhendo a altura ideal.

É conveniente fixar várias decorações no topo das salsichas. Podem ser flores, folhas, contornos de animais, padrões. Na etapa final, você poderá revelar totalmente sua imaginação criativa e criar joias exclusivas.

Com o que posso decorar?

Um vaso de plasticina pode ser decorado de dezenas de maneiras diferentes.

Para este processo são utilizados os seguintes:

  • flagelos finos de plasticina (eles são colocados em cima da base acabada);
  • contas, strass, peças de vidro processadas;
  • botões;
  • pedras artificiais;
  • conchas;
  • raio;
  • nozes, sementes, cones;
  • flores frescas e secas;
  • fios de diferentes cores e espessuras;
  • areia cintilante.

Vaso de plasticina faça você mesmo. Como fazer

A maneira mais fácil de decorar um vaso é usar tintas acrílicas. Eles podem ser usados ​​para pintar um produto ou desenhar padrões e imagens interessantes. Mas você não deve usar tintas como material de fixação de peças. Por cima delas você também precisa aplicar um verniz transparente. Ele protegerá a superfície e lhe dará brilho simultaneamente.

Strass, pedras, lantejoulas e miçangas podem deixar um vaso mais espetacular, elegante e chamativo. Eles acrescentam brilho e luminosidade a ele. A maneira mais conveniente de fixar esses acessórios em um vaso é com cola.

Vários elementos rígidos (como botões e conchas com bordas afiadas) podem ser simplesmente pressionados firmemente no produto. Eles podem resistir bem mesmo sem cola ou outros acréscimos.

Além de conchas, você também pode usar outros materiais naturais para decorar um vaso. Por exemplo, agulhas de pinheiro, flores secas, folhas secas, pedras. Elas simplesmente cabem no vaso. Ou você pode colar as peças na parte inferior e/ou no braço. Este produto final se adapta perfeitamente a um interior de estilo ecológico, mas também se adapta a vários outros.

Uma opção interessante de decoração é experimentar texturas diferentes. Utilizando as ferramentas disponíveis, você pode criar relevos e padrões originais na superfície do produto. Por exemplo, com um garfo, palitos de dente, tecidos diferentes.

Vaso de plasticina faça você mesmo. Como fazer

As ferramentas podem até ser usadas para criar desenhos completos na superfície. Podem ser quaisquer imagens temáticas, padrões, ornamentos. Outra opção é estender uma pequena camada de plasticina depois de criar o vaso e recortar as figuras desejadas em cores diferentes.

Depois, elas serão fixadas na superfície com cola para criar um design único e brilhante. Para fazer essas figuras, você pode até usar moldes de papelão, recortando as composições desejadas.

Até mesmo um artesão iniciante pode fazer um vaso de plasticina com as próprias mãos. No processo, ele pode expressar sua natureza criativa e experimentar diferentes ideias e materiais. Você precisa se permitir dar vida a todas as suas fantasias mais brilhantes e, no final, poderá criar um vaso único que pode se tornar uma verdadeira decoração da sua casa.

Vídeo sobre como modelar um vaso de plasticina

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho