Fazer figuras com módulos multicoloridos diversificará o tempo de lazer e se tornará um interesse comum para os membros da família. Mesmo um mestre novato, tendo dominado os princípios básicos do origami, será capaz de surpreender os outros com artesanatos exclusivos.
O que é origami modular
Origami é uma arte oriental de criação de figuras decorativas em papel, que inclui vários tipos. Origami modular é parte integrante dele.
Tipos de origami:
Nome | Descrição |
Modular |
|
Simples |
|
Dobragem úmida |
|
Por padrão |
|
Existem pelo menos 10 tipos de módulos de origami. As partes planas são usadas para criar mosaicos, enquanto as tridimensionais são usadas para formar bolas e figuras. Módulos em forma de trevo e triângulo são comuns. Blocos em formato de pirâmide são usados para criar kusudama – bolas coloridas.
Materiais para o trabalho
Para origami modular, escolha papel resistente e sem brilho para evitar deslizamentos desnecessários. A tinta nas dobras não deve se desgastar.
Artigo recomendado:
- escritório branco e colorido, bastante durável e áspero;
- adesivos, blocos de notas;
- kami – papel japonês para origami;
- revista fosca;
- embrulho;
- presente (embalagem);
- revestido com folha metálica.
Papel escolar colorido não é adequado para o trabalho, pois é fino e fica branco nas dobras. Os módulos de papelão não enrolam bem. Jornais são adequados para iniciantes, mas não são duráveis e ficam amarelados com o tempo.
Preparando-se para o trabalho
Antes de começar a criar figuras modulares, faça estoque de papel nas cores necessárias e faça módulos. Módulos triangulares são feitos de folhas retangulares com uma proporção de 3:2.
Fabricação:
- Dobre a folha A4 ao meio e depois mais 3 vezes. Havia 32 retângulos no papel. Eles são usados para montar módulos do popular tamanho 1/32. Se forem necessárias peças maiores, sobram 8 ou 16 peças.
- Corte o papel em retângulos usando uma tesoura ou um estilete.
- Dobre a peça no sentido do comprimento e depois na largura. Uma linha de controle foi delineada no meio.
- Dobre as laterais do retângulo em direção ao meio, como ao montar um avião, e vire a peça de trabalho para o outro lado.
- Os cantos extremos das partes salientes de baixo são dobrados para cima, em direção à base do triângulo.
- A parte inferior da peça de trabalho é levantada. O resultado é um triângulo.
- Dobre o triângulo ao longo da linha do meio. O módulo está pronto.
O detalhe tem 2 cantos na frente e 2 bolsos atrás. Com a ajuda deles, os módulos são conectados entre si.
Técnica de montagem de módulos
Quando dobrado, o módulo é um triângulo retângulo. A hipotenusa é chamada de lado longo, o cateto sem cavidades é chamado de lado curto.
A configuração da nave depende do método de conexão dos módulos:
- Os cantos de um triângulo são inseridos nos bolsos do outro. Assim, a partir de várias partes obtém-se uma tira plana, que serve para fazer rabos, pescoços e pernas de figuras.
- O topo de um triângulo é inserido no bolso do segundo, então o topo do segundo é inserido no bolso do terceiro. A conexão é usada para criar longas cadeias, a base das figuras.
- Para conectar 3 módulos, os vértices adjacentes de duas partes são inseridos nos bolsos da terceira.
- As fileiras são obtidas amarrando um triângulo nos cantos adjacentes das peças da fileira inferior. Dependendo do esquema, o módulo é colocado em 1, 2 ou 3 vértices.
O método do lado longo para cima significa que o módulo é colocado com a hipotenusa voltada para frente, em direção ao montador. O lado curto para a frente significa que o triângulo é amarrado com a perna voltada para a frente. O método usual de montar fileiras é com o lado comprido para cima.
Flores de papel
O origami modular para iniciantes é dominado pela criação de figuras simples. Usando essa técnica, você pode recriar uma flor ou criar sua própria imagem de uma planta. Tais artesanatos são feitos a partir de módulos medindo 1/32para que a figura fique graciosa e próxima do original.
Eles são usados para decorar mesas festivas e são dados como presentes no dia 8 de março ou em aniversários. Módulos grandes são usados para fazer flores grandes que são usadas para decorar o local para uma celebração.
Lótus ou nenúfar
O lótus, feito usando a técnica de origami modular, é composto por 6 folhas verdes, nas quais é colocado um botão bicolor com um núcleo. Para o trabalho, são preparados 240 triângulos rosa, 126 rosa escuro, 50 amarelos e 318 verdes.

Procedimento:
- Eles começam fazendo folhas em forma de diamante. Insira 2 elementos no primeiro módulo verde e adicione 1 triângulo em cada uma das linhas restantes. Após uma tira de 7 triângulos em cada linha subsequente, seu número é reduzido em 1. Para conectar duas folhas, são usados 4 módulos adicionais, que são inseridos com o lado de trás. Prenda todas as 6 peças juntas.
- Da mesma forma, 6 pétalas do botão são feitas de triângulos rosa; a fileira mais longa do espaço em branco consiste em 5 módulos.
- As peças finalizadas são dispostas em fileira e as pétalas são conectadas ao primeiro módulo rosa escuro no meio. Em seguida, preencha o espaço restante e feche a tira de duas cores formando um anel. Ao longo da parte inferior da flor, são dispostas 3 fileiras, alternando triângulos claros e escuros.
- O núcleo é feito de elementos amarelos, 5 a 6 peças em uma fileira. O broto é colocado nas folhas e o meio é inserido nele.
O broto pode ser variegado ou monocromático, com fileiras de módulos escuros ou claros dispostos ao longo da borda das folhas. Se você remover o miolo da flor, o lótus se transformará em um vaso.
Lírio
A flor real multicolorida será feita com 230 folhas laranja e 50 folhas marrons. O lírio é composto por 5 pétalas, no meio da flor são inseridos longos estames feitos de papel ou outros materiais. A haste é formada por 3 tubos de coquetel.

Procedimento:
- Todos os módulos de pétalas são inseridos nos bolsos com o lado longo. As 3 primeiras fileiras são feitas de módulos laranja, conectando gradualmente as 2ª, 3ª e 4ª peças.
- Na 4ª linha, adicione um elemento marrom - 1 triângulo laranja, 1 marrom e 1 laranja. Nas bordas, um canto dos módulos da fileira anterior é deixado livre.
- A 5ª fileira é composta por 4 módulos laranja, as 2 partes externas são colocadas, capturando os cantos livres da 3ª fileira para que a lateral da pétala fique lisa.
- A 6ª fileira é montada a partir de 5 módulos: laranja, marrom, laranja, marrom, laranja. A fileira 7 é montada com 6 peças laranja.
- Na 8ª fileira, alterne 4 módulos laranja e 3 marrons, iniciando e terminando a fileira com elementos amarelos.
- A 9ª linha é composta por 6 triângulos laranja; para diminuir nesta e nas carreiras seguintes, os módulos externos são colocados sobre os 3 topos das peças da 8ª carreira.
- Na linha 10, 3 peças laranja e 2 marrons são colocadas em um padrão xadrez.
- A linha 11 é formada por 4 módulos laranja, linha 12 – laranja, marrom, elementos laranja. A pétala é finalizada com fileiras de 2 e 1 módulo.
- As pétalas finalizadas são dobradas para se assemelharem a uma flor real e conectadas na base com detalhes marrons. Um fio é inserido nos estames e passado pelo meio do lírio.
- Para o caule, 3 tubos são presos com arame dos estames da flor e cobertos com papel ondulado. As folhas são colocadas no caule.
Um lírio delicado pode ser feito com módulos brancos e rosas. Uma flor feita com detalhes de tons contrastantes parece original.
Narciso
Para fazer um narciso, você precisará de 16 pedaços brancos e uma tira de 2,5 cm de largura de papel amarelo dupla face para o miolo. Um tubo de coquetel é usado como haste.

Procedimento:
- Disponha 8 módulos em um círculo, com o lado menor voltado para o meio, e prenda os 8 triângulos restantes a eles. Para isso, os cantos de duas peças adjacentes da 1ª linha são inseridos em círculo nos bolsos do mesmo módulo da corrente externa. O resultado é um anel de duas fileiras, estas são as pétalas.
- Um lado da tira de papel amarelo é cortado em forma de franja, enrolado em tubo e levemente selado. O centro finalizado é inserido na cabeça do narciso.
- O canudo do coquetel é enrolado em uma tira de papel ondulado verde e colado, deixando 1 cm da ponta do tubo.
- A extremidade livre do tubo é cortada em 5 partes, revestida com cola e inserida na flor.
- Uma tira de papel ondulado é colada ao meio, deixada secar, e uma longa folha é cortada, que é colada ao caule.
Alguns narcisos farão um buquê de primavera para sua mãe, avó ou irmã.
Rosa
A rosa é feita de 95 módulos e um canudo de coquetel. Você pode pegar tubos de suco e inseri-los um no outro para aumentá-los.
Procedimento:
- O broto é coletado de cima para baixo, estreitando gradualmente a figura. As linhas 1, 2 e 3 consistem em 15 triângulos. Os elementos da linha 2 são colocados com o lado comprido para cima, e os da linha 3 – com o lado curto para cima. Elas formam um anel de três fileiras, que é o topo da flor.
- A 4ª fileira continua em círculo, os triângulos são colocados nos 3 cantos do módulo da fileira anterior. As linhas 5, 6 e 7 consistem em 10 elementos conectados à linha anterior da maneira usual: 1 módulo em 2 extremidades adjacentes.
- 10 módulos são inseridos na parte inferior da flor, como pétalas. Para maior confiabilidade, elas são coladas.
O canudo é enrolado em uma tira de papel em espiral e selado. No topo do caule, forma-se um espessamento de papel, com diâmetro igual ao do furo na rosa. As folhas são cortadas do papel e coladas no caule. Cubra a parte superior do caule com cola, insira-a no broto e pressione por alguns segundos.
Rosa branca
A flor branca como a neve será feita de 110 módulos medindo 1/32. Papel de escritório comum serve.
Procedimento:
- Um anel é montado a partir de 3 fileiras de 18 módulos cada. Na 1ª e 3ª fileiras eles são colocados com o lado curto para frente. Detalhes da 2ª fileira – lado comprido para cima.
- Na 4ª fileira, cada elemento é colocado em 3 caudas das peças da fileira inferior. Depois, junte 2 fileiras de 12 peças e 1 fileira de 12 triângulos, um curto na frente.
- Na última fileira, coloque 8 triângulos com o lado curto voltado para fora, inserindo-os nos 3 cantos da tira anterior.
O broto está pronto, o tubo de coquetel é embrulhado com uma tira de papel e as folhas cortadas são coladas. A rosa é colocada em um caule revestido com cola.
Cisne
Origami modular para iniciantes será de interesse para pessoas que desejam criar figuras tridimensionais de pássaros e animais. Para fazer um cisne você precisará de 458 módulos brancos e 1 vermelho para o bico. Uma figura grande será obtida a partir de triângulos medindo 1/16. Para maior resistência, a parte superior das peças é revestida com cola.
Procedimento:
- A montagem começa com o corpo do pássaro. Na linha 1, 30 triângulos são colocados com o lado longo para fora, e 30 módulos das linhas 2 e 3 são colocados sobre eles com o lado curto para fora. Os cantos de dois módulos adjacentes se encaixam nos bolsos de um triângulo da próxima fileira. A tira é fechada em um anel e a 4ª e a 5ª fileiras são dispostas da mesma maneira. A figura é virada do avesso, e o resultado é uma peça em branco no formato de uma tigela. Adicione 6 fileiras de 30 peças.
- As asas são formadas a partir da 7ª fileira. Deixe os 2 topos dos triângulos adjacentes livres – este é o lugar para o pescoço. 12 módulos são colocados à esquerda e à direita da lacuna. Há uma área livre na parte traseira para a cauda. As asas são montadas, e o número de peças é reduzido em 1 em cada nível subsequente. A última linha consiste em 1 módulo. As asas são curvadas para criar o efeito de um pássaro voando.
- A cauda é feita da mesma forma que as asas, reduzindo o número de módulos em fileiras para 1 triângulo.
- O braço é composto por 31 blanks e é montado a partir do bico, inserindo os cantos de um módulo nos bolsos de outro. Para evitar que o bico fique com aspecto duplo, ele é colado. Durante o processo de montagem, o pescoço do pássaro é dobrado. Cole os olhos próximos ao bico do cisne e insira o pescoço no espaço entre as asas.
Se você fizer um bico e uma coroa de papel dourado, você terá uma princesa cisne. O pássaro preto com asas com listras brancas e uma borboleta no peito parece apresentável. As crianças adoram os cisnes coloridos.
Melancia
Para criar uma fatia de melancia, você precisa de 114 peças vermelhas, 66 verdes, 17 brancas e 16 pretas. Elas são inseridas com o lado longo para cima, exceto a primeira fileira - suas partes são colocadas com o lado curto para cima.
Procedimento:
- A montagem começa com 15 módulos verdes. As fileiras 2, 3 e 4 são montadas a partir de triângulos verdes de 14, 15 e 16 peças.
- Na 5ª fileira: 2 verdes, 13 brancos, 2 verdes. 1 triângulo verde é colocado no início e no final da 6ª fileira, 1 triângulo branco é inserido ao lado deles, o meio da corrente é composto por 12 módulos vermelhos. A linha 7 começa e termina com 1 elemento branco, com 13 peças vermelhas dentro.
- A fileira 8 é composta por 14 módulos, vermelho alternando com preto. A fileira 9 é formada por 13 vermelhas, as fileiras seguintes são reduzidas em 1 módulo.
- Nas linhas 10 e 12, as peças vermelhas e pretas são colocadas sequencialmente, de acordo com o padrão. A linha 11 e as linhas 13 a 21 são montadas a partir de módulos vermelhos. A última 21ª linha consiste em 1 triângulo.
lebre
Para fazer um coelho de suéter, são dobrados 402 módulos brancos e 120 multicoloridos. Para uma figura nua, pegue 520 peças da mesma cor.
Procedimento:
- Para as 3 primeiras carreiras, pegue 24 peças, forme uma tira de três carreiras e feche formando um anel. Eles viram o recipiente do avesso, e o resultado é um espaço em branco no formato de um recipiente largo.
- A partir de 24 peças coloridas, monta-se a 4ª carreira – o início do suéter. Eles não são inseridos completamente, mas são fixados mais alto e o canto inferior é movido para a frente para adicionar volume. Outras 4 faixas são dispostas da mesma maneira.
- Para a 1ª fileira da cabeça, pegue 24 triângulos e coloque-os com o lado curto para frente. Na segunda fileira, adicione 6 peças. Nesta e nas próximas 6 carreiras, as peças são enfiadas com o lado comprido para cima.
- A orelha é montada a partir de 6 triângulos. Elas são conectadas à última fileira da cabeça com uma base curta para a frente. A fileira 2 é composta por 5 peças, a fileira 3 – por 6 peças. Os triângulos externos são amarrados nos últimos vértices dos dois módulos inferiores. É assim que 7 linhas são coletadas. A linha 8 consiste em 5 triângulos, as peças externas são colocadas nos 3 topos da linha 7. Linha 9 – 4 triângulos, os 2 do meio são colocados acima dos 2 externos. Pule 2 módulos de cabeça e monte outra orelha.
Recorte e cole os olhos e o nariz, a gola e a gravata borboleta na lebre. Os braços são cortados de papelão e fixados nas laterais do corpo. Se você cortar uma tira de papel em forma de franja, enrolá-la em um lápis e colá-la, você obterá uma franja.
Pinguim
Origami modular para iniciantes permite que você pratique essa técnica desde cedo. Por exemplo, até uma criança consegue montar um pinguim. Para montar este pássaro, pegue 129 módulos pretos, 1 laranja e 76 brancos.
Sequência de ações:
- A fileira 1 é montada com 10 peças pretas e 6 brancas, colocadas com o lado curto voltado para cima. Na 2ª fileira há 7 brancas e 10 pretas, elas são colocadas com o lado comprido para cima.
- Na 3ª fileira, são colocadas 6 peças brancas e 10 pretas com a base longa voltada para cima. A tira de três fileiras é enrolada em um anel e moldada em uma tigela.
- Na 4ª fileira há 9 triângulos pretos e 7 brancos, na 5ª fileira há 10 triângulos pretos e 6 brancos, na 6ª fileira há 7 triângulos brancos e 9 pretos. Linha 7 - 10 elementos pretos e 6 brancos.
- Linha 8 – início da cabeça, 9 partes pretas e 7 brancas. Na 9ª fileira, são colocadas 10 peças pretas e 6 brancas. Na 10ª fileira há 9 espaços pretos e 7 brancos.
- Linha 11 – 10 pretos e 6 brancos, a próxima tira é semelhante à linha 10. Na 13ª linha há 11 módulos pretos. A parte superior da figura está comprimida.
O módulo do bico laranja é inserido no centro da cabeça, e triângulos pretos são colocados nas laterais – asas. Recorte e cole os olhos no pinguim.
Coruja
A pequena coruja bicolor é montada a partir de 62 módulos brancos, 7 laranjas, 157 azuis e 2 pretos.
Procedimento:
- Linha 1 – 13 triângulos azuis e 5 brancos com o lado curto voltado para a frente. As peças brancas são colocadas entre as azuis, este é o início do baú. A fileira 2 é formada por 6 triângulos brancos e 12 triângulos com a base curta para frente e fecha o anel.
- Na 3ª fileira, coloque 5 peças brancas e 13 azuis com a base curta voltada para frente.
- Nas carreiras 4, 5 e 6, as peças são colocadas com a base longa voltada para cima. Linha 4 – 6 triângulos brancos e 12 azuis, linha 5 – 5 triângulos brancos e 13 azuis, linha 6 – 6 triângulos brancos e 12 azuis.
- A fileira 7 é feita de 5 peças brancas e 13 azuis, com a base curta para a frente.
- Na 8ª fileira, os 2 módulos centrais brancos são colocados com o lado curto para frente, 4 brancos e 12 azuis – com a base longa para frente.
- Na 9ª carreira, no centro da parte branca, insira um triângulo-bico laranja, à direita e à esquerda dele, 2 partes brancas e 13 azuis.
- Na 10ª linha, 2 triângulos brancos são colocados no meio, 1 elemento branco e 1 elemento preto são inseridos em cada lado deles e, então, 12 triângulos azuis são adicionados. Na 10ª carreira e nas seguintes, os triângulos são colocados com o lado comprido voltado para a frente.
- Na 11ª linha, 1 elemento azul é colocado acima do bico. Em ambos os lados estão dispostos 2 módulos brancos. Termine a carreira com 13 triângulos azuis nas costas.
- A linha 12 consiste em 8 elementos azuis localizados no centro da figura. Para fazer as orelhas, pendure 3 peças azuis em cada lado desta fileira. Em seguida, coloque 1 triângulo azul em cada um deles.
Na parte inferior do pássaro, são inseridas 2 pernas, compostas por 3 triângulos laranja. Na parte de trás, prenda 2 partes azuis – a cauda. As asas são montadas a partir de 3 módulos e fixadas nas laterais da coruja.
Guindaste
Para fazer um pássaro branco com plumagem preta e pescoço preto, você precisa de 118 módulos brancos, 84 pretos e 9 vermelhos. As peças são coladas para maior resistência.
Procedimento:
- A montagem começa na base do braço. 2 peças brancas são inseridas sequencialmente, com os cantos nos bolsos. A linha 2 consiste em 2 módulos, linha 3 – 1 triângulo.
- À esquerda e à direita da base formam-se asas, 3 fileiras de 10 módulos. O corpo é preenchido alternadamente em 1 e 2 partes. As fileiras de cauda consistem em 4, 3, 2 e 1 triângulo. Para obter plumagem, são colocadas 2 fileiras ao longo das asas e 8 elementos pretos ao longo da cauda. As bordas das asas são decoradas com três fileiras de 3 peças pretas.
- A cauda é dobrada a partir de triângulos pretos de acordo com o padrão 3, 2, 4 e conectada ao corpo do pássaro.
- O braço é composto por 11 peças pretas, inseridas umas nas outras. No final há um módulo branco, virado na outra direção: esta é a cabeça. Adicione um triângulo vermelho – o bico. O pescoço é preso ao guindaste no local designado.
- As pernas são montadas a partir de 3 módulos pretos, 5 brancos e 4 vermelhos. A parte vermelha inferior é colocada no outro lado para estabilidade.
Os olhos são colados ou desenhados no guindaste. A figura é decorada com um arco e um chapéu.
Galo
O galo artesanal é feito de 11 módulos amarelos, 34 vermelhos, 185 laranjas, 66 verdes medindo 1/32 e 4 módulos vermelhos medindo 1/64. Para evitar que a figura se desfaça, as juntas dos espaços em branco são coladas.
Procedimento:
- Conecte 3 fileiras de 11 pedaços de laranja, enrole em um anel e disponha outras 7 fileiras. Para formar o peito e o pescoço, adicione uma fileira de 6 triângulos e continue com o padrão 5-4-5-4-3-4-3-2-3-2-3-2-3-2-1-2-1. O pescoço é comprimido e arqueado.
- Para as asas, os módulos verdes são montados em fileiras de peças 3-4-3-2-1-2-1. As pernas são feitas de 3 peças amarelas, cujos cantos são colocados nos bolsos do próximo triângulo. Adicione 2 módulos, que são inseridos com ambas as partes superiores em 1 bolso do último módulo. As pernas são inseridas por baixo do corpo.
- A cabeça é formada por 3 módulos laranjas, conectados sequencialmente, o pente é formado por 3 vermelhos. Coloque o pente na cabeça e coloque o módulo do bico amarelo, que mantém as peças unidas. Uma barba triangular vermelha é adicionada na parte inferior. Eles conectam a cabeça ao pescoço do pássaro.
Faça 5 penas coloridas para a cauda, 17 módulos cada. As asas são coladas na base do galo e o rabo é inserido.
Pintinho
Para fazer um pintinho, prepare 207 módulos amarelos e 6 vermelhos. Para o bico, você precisa de 1 triângulo vermelho, com metade do tamanho das partes principais.
Procedimento:
- Eles montam um anel com 2 fileiras de 16 módulos e adicionam mais 5 fileiras.
- A fileira 8 é composta por 16 peças, colocadas com o lado curto para frente para separar o corpo da cabeça. Coloque mais 4 fileiras de 16 peças, com os lados longos para a frente.
- A última fileira é composta por 10 módulos, colocados em 2 ou 3 cantos das peças da fileira inferior. O topo da cabeça é comprimido para dar uma aparência arredondada.
- As asas são montadas a partir de dois módulos e coladas nas laterais do frango, adicionando uma cauda de 1 triângulo.
- As patas são feitas de 3 módulos vermelhos, as partes superiores de um são inseridas nos bolsos dos outros 2 e presas à parte inferior do corpo.
Eles colam os olhos do filhote e inserem o bico. Eles cortam o papel em franjas e formam o penteado da galinha.
Cobra
A cobra feita de módulos pode ser feita curva ou reta. A cabeça e a cauda são montadas da mesma maneira, mas o corpo é feito de forma diferente em termos de técnica e número de peças. Para uma cobra reta, você precisará de 237 triângulos; para uma curva, você precisará de 251 módulos.
Procedimento:
- A montagem começa pela cauda. Insira 2 módulos nos bolsos do primeiro triângulo com ambas as partes superiores e continue assim por 8 carreiras, alternando 1 e 2 elementos. Os cantos laterais da cauda ficam escondidos.
- A linha 9 consiste em 3, a linha 10 consiste em 2 e a linha 11 consiste em 3 módulos. A cobra reta continua sendo montada, alternando 2 e 3 elementos em fileiras.
- A curva da cobra é obtida deslocando as fileiras de módulos. Na linha 12, 3 triângulos são deslocados para a direita para que o canto extremo do módulo permaneça livre. A fileira 13 é composta por 3 peças, colocadas sem deslocamento. As próximas 3 fileiras são dispostas com um deslocamento, 3 módulos por corrente. Na 18ª fileira, 3 peças são colocadas retas, e na 19ª fileira, elas são montadas com um deslocamento. Na linha 20, são colocados 4 módulos. Houve uma volta do tronco.
- Da mesma forma, desloque as carreiras 21 a 25 para a esquerda, coletando 3-4-3-4-4 peças nelas. Em seguida, são montadas fileiras deslocadas de 4 módulos. As curvas para a direita ou para a esquerda são feitas das fileiras 35 a 38, das fileiras 47 a 50. A última curva da fileira 57 a 58 vai para a cabeça. Na linha 57 há 3 módulos, na linha 58 há 4 triângulos.
- As cabeças das cobras são coletadas da mesma maneira. Disponha 2 correntes de 4 módulos e siga o padrão 3, 4, 3, 2, 1. Esta é a parte inferior, à qual é fixada uma lingueta de papel bifurcada.
- Para o maxilar superior, 5 módulos são colocados na parte inferior com os bolsos voltados para cima, deixando os cantos extremos dos triângulos laterais livres. A mandíbula é montada de acordo com o esquema 5-4-5-4-5-4-3-2.
A cabeça está conectada ao corpo. Insira pequenos módulos de olhos pretos.
Cegonha
Para fazer uma cegonha sentada em um ninho, você precisa de 40 módulos pretos, 222 brancos e 104 marrons. O bico do pássaro é recortado em papel vermelho.
Procedimento:
- Monte uma corrente de 3 fileiras, 9 módulos em cada uma, e feche-a em círculo. Vire do avesso e adicione mais 3 carreiras.
- A linha 7 é composta por 11 elementos, 4 dos quais são colocados em 1 canto e 7 em 2 cantos da linha inferior.
- As linhas 8 e 9 são montadas a partir de 11 triângulos, e a linha 10 contém 12 módulos.
- Um local para o peito é escolhido no corpo e 4 partes são colocadas. Coloque 3 carreiras em cima de acordo com o padrão 3, 2, 1. Dobre o canto do peito para cima.
- Para fazer uma asa, 16 módulos são conectados, o canto de um é inserido no bolso do outro. A fileira 2 é composta por 15 módulos, a fileira 3 – por 14 módulos.
- A 4ª fileira da asa é montada a partir de 12 triângulos pretos. 5ª fileira – 6 pretas, dispostas em três pares em distâncias iguais.
- Insira 4 módulos pretos na base do corpo – esta é a cauda.
- O braço é montado a partir de 23 módulos brancos e dobrado. Cole o bico e os olhos.
- Eles fazem um ninho - um círculo marrom de 3 fileiras, 26 módulos em cada.
As asas são coladas nas laterais do corpo, e o pescoço é conectado ao peito. A cegonha é colocada no ninho.
Cachorro
O cão bicolor pode ser montado a partir de 37 módulos brancos e 98 amarelos. É melhor comprar olhos e nariz de plástico. Os módulos são conectados com o lado comprido voltado para cima.
Procedimento:
- Para a base, monte um anel de 2 fileiras, com 8 módulos amarelos em cada. Na 3ª fileira há 7 triângulos amarelos e 1 branco para o início do peito.
- 4ª fileira – 6 amarelos e 2 brancos.
- Na 5ª fileira, 2 módulos são adicionados ao baú, totalizando 4 brancos e 5 amarelos. Dessa forma, mais 2 linhas são coletadas.
- Na 8ª fileira, 9 módulos são colocados com o lado curto voltado para fora. As próximas 4 fileiras da cabeça são montadas a partir de 9 triângulos com o lado comprido para cima, formando o focinho branco do cachorro.
- Na linha 13 há 4 módulos amarelos. Elas são colocadas acima do focinho do filhote, com o lado curto para frente - esta é a testa do cão.
- A orelha é montada a partir de 2 módulos, a parte superior de uma parte é inserida no bolso da outra, de modo que se obtém uma peça curva.
- A cauda é composta por 3 módulos amarelos e 1 branco, conectados em série. As patas superiores são montadas a partir de 2 triângulos amarelos e 1 branco.
As patas, orelhas e cauda são inseridas entre os módulos do corpo do cão. Olhos, um nariz e uma língua de papel rosa são colados no focinho.
Pavão
Origami modular para iniciantes com a ajuda de master classes permite que você aprenda a fazer figuras complexas. O pavão é um desses artesanatos.
Para criar o pássaro real, os seguintes módulos são preparados: 252 verdes, 128 roxos, 217 azuis, 45 brancos, 1 azul claro, 15 laranja. A cauda do modelo é bem aberta e consiste em penas brilhantes individuais.
Procedimento:
- Para montar a pena, conecte 3 módulos roxos em sequência. Depois, coloque 2 azuis e adicione mais 2 triângulos azuis nas extremidades superiores. Um módulo laranja, dobrado no formato de um olho, é colado entre eles.
- Um arco é montado a partir de 9 módulos verdes, onde 2 cadeias de 4 triângulos são conectadas no topo por um módulo. Os lados da pena são irregulares.
- O arco é conectado à pena em branco fixando-o aos dois cantos internos dos módulos azuis. O resultado é uma pena em uma haste curta, da qual são feitas 7.
- A pena longa é feita de maneira semelhante, apenas a perna e o arco consistem em 11 módulos. Você precisa de 8 desses espaços em branco.
- Para o corpo, reúna 3 fileiras de 15 triângulos brancos e conecte-os formando um anel, vire do avesso. Adicione 8 linhas, 15 triângulos azuis em cada uma.
- Determine o lugar para as patas e insira 2 peças verdes. A partir da parte inferior das costas, conte a terceira fileira azul e prenda 10 módulos verdes nela – este é o lugar para a cauda.
- Uma peça de canto é feita de 3 triângulos verdes, inserindo os vértices de um nos bolsos de 2 triângulos. Monte 9 dessas peças e coloque-as em 10 módulos da base da cauda. Uma fileira de 17 módulos roxos é colocada em cima, com o lado curto voltado para o corpo.
- Abaixo deste ventilador, 11 módulos verdes são fixados, e 10 espaços em branco de canto verdes são colocados sobre eles, como no estágio anterior. Uma fileira de 19 triângulos verdes é coletada no topo. Há 2 ventiladores na parte inferior traseira.
- Determine o local para o pescoço e coloque 3 módulos azuis na primeira fileira e 4 na segunda. As linhas seguintes correspondem ao padrão 3-4-3-2-3-2-3-2-1.
- O braço é montado a partir de 7 triângulos azuis, encaixando os cantos do próximo elemento nos bolsos do anterior. Adicione a cabeça - um módulo azul e conecte o pescoço ao corpo.
- Penas curtas estão presas na primeira parte da cauda, ao longo da fileira roxa. Penas longas são colocadas no leque traseiro. 2 módulos roxos são inseridos na cabeça - esta é a crista.
Recorte e cole os olhos do pavão. Uma coroa de papel é colocada no brasão.
Gato
Para fazer um gato sentado, você precisa de 386 módulos de qualquer cor. Todas as partes da figura são montadas separadamente e conectadas no final da obra.
Procedimento:
- Para a base do corpo, monte uma corrente de três fileiras de 19 módulos seguidos e conecte-os formando um círculo, virando-os do avesso.
- Adicione 2 carreiras semelhantes, inserindo os elementos com o lado comprido voltado para fora. As linhas 6 a 10 consistem em 16 triângulos, as linhas 11 a 13 contêm 13 módulos cada.
- A base da cabeça é composta por 3 fileiras de 16 triângulos, conectados em um anel. A peça de trabalho é virada do avesso e mais 3 fileiras de 16 módulos são dispostas, depois 3 fileiras de 13 elementos. Cole a cabeça no corpo.
- A montagem da pata começa de baixo com 3 partes e continua de acordo com o padrão 2, 1, 2, 1, 2,1. Faça 2 patas e cole-as no corpo pela frente.
- As orelhas são montadas a partir de triângulos 3, 2, 1. Os cantos laterais livres são colados para criar um formato nítido.
- A cauda é composta por 13 módulos.
As orelhas são coladas na cabeça, e o rabo é colado com o lado plano para que fique para fora do corpo do gato. Eles desenham o rosto com olhos, bigodes e nariz. Eles inserem uma língua rosa.
Dragão
O origami modular oferece dezenas de opções para criar dragões. Os artesãos iniciantes ficarão interessados na técnica de fazer esse personagem de conto de fadas. O dragão chinês será feito de 473 módulos vermelhos, 110 amarelos e 18 pretos. Haverá uma faixa amarela ao longo de sua barriga.
Procedimento:
- A montagem do corpo começa com 3 módulos vermelhos, colocados com o lado comprido voltado para cima. Na 2ª fileira, coloque 2 triângulos amarelos no centro com o lado curto para cima e nas bordas - 2 módulos vermelhos, cada um em um vértice.
- Na 3ª fileira há 3 triângulos vermelhos, 4 são coletados da mesma forma que na 2ª fileira, depois há uma tira de 3 peças. Dessa forma, as linhas 6 a 110 se alternam, resultando em 55 linhas de três e quatro módulos. O corpo do dragão está curvado.
- A pata é composta por um pé e uma parte superior. O topo é formado de acordo com o padrão 2, 3, 2, 1.
- Nas primeiras 6 carreiras, os pés nas correntes trocam 2 e 3 partes. Na 7ª fileira há 3 módulos, na 8ª fileira é colocado um triângulo preto em cada um deles. Monte 4 partes superiores e 4 inferiores.
- 1 fileira da cabeça consiste em 4 peças, 5 triângulos são colocados nelas. Em seguida, alterne as carreiras de acordo com o padrão 4, 3, 4, 5, 4. A fileira 8 é composta por 3 módulos, localizados no meio com o lado curto para frente, e 2 pretos, que são colocados nas bordas em um canto, com o lado longo para cima.
- Na 9ª fileira, há 4 peças no meio, com o lado curto para a frente, e 2 pretas nas bordas. 3 módulos centrais da linha 10 são inseridos com o lado comprido voltado para cima. Nos 1º e 3º elementos da linha 10, são formados chifres compostos por 1, 1 e 2 triângulos. Eles são completados com 4 módulos, montados um em um.
- A parte inferior da cabeça é montada de acordo com o padrão 2-3-4-3-2-3. Dobre 4 pequenos módulos brancos – dentes.
- O início da cauda consiste em 6 triângulos aninhados sucessivamente; a partir da 7ª fileira ela é ampliada, alternando 1 e 2 módulos. Das carreiras 15 a 22, a cauda é montada usando correntes de dois e três módulos. Sua extremidade é decorada com elementos pretos, colados em formato de árvore de Natal. Prenda a cauda ao corpo.
- As partes da cabeça são conectadas, os dentes são inseridos nas mandíbulas na parte superior e inferior, e os olhos são colados. 4 pernas são coletadas.
A cabeça e as patas são coladas ao corpo. Na parte de trás há 10 módulos pretos, estes são os espinhos do dragão.
Vaso Arco-Íris
As listras multicoloridas do vaso arco-íris são dispostas verticalmente e afinam em direção ao topo. O efeito de transição de cores de uma para outra é criado pela mudança dos módulos. Para o artesanato, prepare 320 triângulos de cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo.
Procedimento:
- Em 1 fileira há 12 módulos: 2 vermelhos, 2 laranjas, 3 amarelos e assim por diante, como em um arco-íris. Na 2ª linha, os triângulos são deslocados para a direita, capturando as partes superiores inferiores de uma cor diferente. Faça apenas 3 carreiras, resultando em um espaço em branco de 6 flores. Reúna 6 dessas estruturas e feche-as formando um anel – essa será a base do vaso.
- Disponha 11 fileiras de acordo com o padrão, deslocando cada par de módulos 1 canto para a direita. A embarcação tem o formato de um recipiente redondo, suas paredes são cuidadosamente ajustadas.
- O gargalo do vaso é formado pela 12ª fileira, na qual são colocados metade dos triângulos. Entre as peças da mesma cor, insira 1 módulo da mesma cor e faça outra carreira.
- Nas linhas seguintes, o número de módulos não muda, mas em cada cadeia eles são deslocados em 1 ângulo para a esquerda. É assim que o vaso é montado até o final.
Além de ser um passatempo agradável, as aulas de origami modular trazem benefícios reais. Um mestre novato pode decorar uma sala para um feriado e diversificar a configuração da mesa. E seus parentes e amigos não ficarão sem um presente original.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre origami modular
Origami modular para iniciantes - como fazer um módulo 1/32:
nada deu certo
Na carreira 11, forme o pescoço da figura. Para fazer isso, coloque um DSN laranja no meio, entre os módulos brancos, e um DSN branco em cada lado. Prenda os 15 módulos laranja restantes em um círculo ao redor do KSN. Linha 17, ao lado dos módulos KSN da linha anterior, prenda 1 DSN laranja e, a partir deles, 3 KSN laranja. Os módulos KSN desta fileira devem ser anexados aos módulos KSN da 16ª fileira.
Eu amo seu site
Poucos artesanatos