Fazer sua própria casa de bonecas é uma atividade divertida para toda a família, onde as crianças aprendem habilidades no uso de ferramentas, planejamento, decoração e desenvolvem um senso de harmonia observando e ajudando. Os adultos podem desenvolver plenamente seu potencial criativo e envolver toda a família no trabalho em equipe.
As impressões do processo e do resultado permanecerão na sua memória por muito tempo, mesmo a partir da transformação de uma caixa comum.
Características da seleção de materiais
A escolha dos materiais para construir uma casa com as próprias mãos deve coincidir com a capacidade financeira, a quantidade de tempo livre e o nível de habilidade.
- Papel. O papel para scrapbooking é adequado para essas finalidades: é grosso, não desbota e tem uma grande variedade de texturas e estampas. Os diagramas finalizados podem ser impressos em papel comum de escritório.
- Cartão. Opções ideais seriam encadernação de livros, cerveja e papelão ondulado de três camadas. Este último é mais difícil de cortar, mas mais acessível (por exemplo, eletrodomésticos ou doces a granel geralmente são embalados nele). A rigidez do papelão permite que você adicione mais pisos ao seu projeto.
- Caixas. Suas características não são diferentes do material anterior. Para o trabalho, são adequadas uma caixa grande ou várias caixas médias, necessariamente inteiras.
- Madeira compensada. Distingue-se pela disponibilidade, facilidade de processamento, capacidade de implementar projetos complexos e relação preço-qualidade. Ao mesmo tempo, requer certas habilidades no trabalho com ferramentas de serra e design preciso. A espessura recomendada do compensado é de pelo menos 6-7 mm. É importante prestar atenção à marcação E0 - sua presença confirma o baixo teor de formaldeído.
- Árvore. O material é mais caro e difícil de trabalhar, exigindo ferramentas caras. É aconselhável na hora de fazer casas com prateleiras multifuncionais de grandes tamanhos.
Características comparativas dos materiais:
Material | Preço | Durabilidade | Complexidade |
Casa de Papel | Muito barato | Baixo | Muito fácil |
Casa de papelão | Barato | Não alto | Fácil, mas requer paciência |
Casa feita de caixas | Muito barato | Não alto | Muito fácil |
Casa de madeira compensada | Moderadamente caro | Alto | Dificuldade média, requer habilidades de manuseio de ferramentas |
Casa de madeira | Mais caro que a média, mas mais barato que o comprado em loja | Muito alto | Complexo, cortar em equipamento profissional é desejável |
Desenhos e dimensões de uma casa de papel
As dimensões da casa de papel são limitadas apenas pelo tamanho e pela densidade do material utilizado. Modelos grandes feitos de papel fino não manterão sua forma. No caso em que o material é denso, mas de formato pequeno, a casa é montada a partir de peças individuais.
A peculiaridade do desenho de uma casa de papel é que ele é composto de uma única peça.
Nas juntas das paredes, bem como nas inclinações do telhado, são fornecidas faixas estreitas adicionais para aplicação de cola ou fita dupla face. Nas impressões finalizadas, as casas são desenhadas em detalhes; só falta recortá-los e colá-los. Criar seu próprio esboço abre espaço para criatividade e camadas na decoração.
Opção de casa de papel:
- 4 salas abertas separadas por duas folhas de papel.
- O desenho básico consiste em 2 peças retangulares com fendas transversais no meio. A profundidade dos cortes é de até metade da largura dos elementos.
- As dimensões dos espaços em branco correspondem à altura e ao comprimento duplo dos futuros cômodos.
Casa de Papel para Bonecas
Para trabalhar você precisará de um desenho, tesoura e cola.
Com a ajuda deles você precisa:
- Recorte cuidadosamente a peça de trabalho ao longo do contorno.
- Dobre ao longo das linhas pontilhadas para dar volume ao modelo.
- Aplique cola nas válvulas especiais fornecidas no desenho.
- Cole a casa.
- Decore com papel texturizado impresso.
Tais modelos não implicam decoração de interiores e funcionam como decoração em torno da qual o jogo acontece.
A desvantagem do modelo é que ele pode ser condicionalmente chamado de casa de bonecas, já que toda a estrutura é muito esquemática. Mas uma casa assim tem uma área de recreação. A criança tem a oportunidade de criar um interior em cada cômodo e mover livremente a boneca para dentro. Ao mesmo tempo, o design ocupa pouco espaço e é facilmente desmontado ou dobrado para armazenamento.
O trabalho se resume a duas ações:
- Recorte as duas peças levando em conta janelas, portas e ranhuras centrais.
- Conecte as peças com os cortes voltados um para o outro.
Em seguida, você deve decorar cada cômodo como desejar. Com base nesse desenho, modelos mais complexos podem ser criados. Por exemplo, se você estender um dos elementos e fizer 2 espaços em vez de 1, inserindo uma peça de base em cada um deles, você obterá uma casa de 6 cômodos.
Desenhos de casas de papelão
Você pode delinear os detalhes diretamente no papelão, mas é muito mais conveniente ter a lista completa de elementos necessários, suas quantidades e tamanhos à sua frente.
Uma representação esquemática das partes constituintes da casa é suficiente, o principal é levar todas elas em consideração:
- Parede lateral (2 unid.): um retângulo cuja altura é igual ao teto superior entre os andares e cuja largura é igual à profundidade desejada dos cômodos.
- Parede traseira (1 unid.): um retângulo com largura igual ao comprimento da casa e altura igual às paredes laterais.
- Frontão (2 peças): um triângulo retângulo isósceles cuja hipotenusa é igual à largura da parede lateral.
- Piso 1 (1 unid.): um retângulo com altura igual à largura das paredes laterais e comprimento igual à largura da parede posterior.
- Sobreposição entre pisos (1 unid.): uma peça de piso com as mesmas dimensões, mas com uma abertura para escada recortada.
- Divisória interna (1 unid.): Figura em forma de U com largura igual à profundidade da casa e altura correspondente à altura de um andar.
- Teto (1 unid.): um retângulo grande, cuja altura é ligeiramente maior que a soma das 2 pernas do frontão, e cujo comprimento é ligeiramente maior que o comprimento da casa.
Se você tiver um pedaço grande de papelão, o número de elementos individuais pode ser reduzido., combinando as paredes laterais, frontões, piso do primeiro andar e parede dos fundos em uma única peça no desenho. Não serão necessárias portas se as divisórias internas forem um terço mais estreitas que a largura da casa.
Quartos conjugados
É mais conveniente conectar as paredes com fita adesiva larga. Não danifica o papelão ao ser removido, não deixa o trabalho com aspecto desleixado e não interfere na decoração. A cola Moment Crystal ajudará a fixar paredes de papelão umas em relação às outras: ela seca rapidamente e não deixa marcas.
Para conectar paredes você deve:
- Cubra o corte da parede lateral com cola e pressione-o firmemente contra a borda da parede traseira, tentando manter um ângulo de 90 graus.
- Cubra o canto resultante com fita adesiva por fora e por dentro, de modo que o meio da fita adesiva fique na junta das paredes.
- Da mesma forma, fixe a segunda parede lateral, formando uma estrutura em formato de U para a futura casa.
- Cubra o corte do piso com cola em três lados, pressione-o contra as bordas das paredes e, simultaneamente, ajuste os cantos internos da casa.
- Cada junta entre o piso e a parede deve ser reforçada com fita adesiva na parte externa e interna.
- Aplique cola nas seções da parede interna que serão fixadas no chão e na parte de trás da casa.
- Pressione a parte estritamente perpendicular ao chão e paralela às paredes laterais da casa (verifique a distância entre as paredes inferior e superior com uma régua, ajuste se necessário).
- Cubra os cantos resultantes em ambos os lados da divisória com fita adesiva.
Colar os cantos de ambos os lados tornará a estrutura mais forte, fixará a forma com mais firmeza. Para garantir uma aderência mais firme da fita à superfície, recomenda-se passar firmemente as áreas de colagem com a ponta de uma régua ou cartão plástico.
Conectando tetos a pisos
O teto de um andar é o piso do andar seguinte. Para evitar descamação e flacidez, o forro entre pisos é fixado a um suporte.
- Para maior precisão, recomenda-se traçar uma linha ao longo do perímetro da estrutura, no nível dos limites superiores das paredes internas, paralela ao piso do piso.
- Corte tiras longas de papelão com no máximo 1 cm de largura. Se o material não for grosso o suficiente, você pode cortar o dobro de tiras e colá-las.
- Cole as partes resultantes com o lado largo ao longo do perímetro da casa, alinhando com a linha de controle. O resultado deve ser uma saliência uniforme que circunda as paredes externas de dentro para fora.
- Aplique cola nas bordas de todas as partes onde o teto ficará apoiado, bem como nas bordas do próprio teto.
- Coloque a peça do teto, certificando-se de que as paredes internas estejam perpendiculares.
- Sele as juntas entre as paredes e o piso do andar superior com fita adesiva, certificando-se de que a fita vá até o canto sem deformá-lo.
Casa de bonecas faça você mesmo a partir de uma caixa
É mais fácil e rápido construir uma casa de bonecas usando caixas com suas próprias mãos do que usando folhas separadas de papelão.
Para o trabalho você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- caixa de papelão de grandes eletrodomésticos;
- marcador;
- tesoura, estilete;
- fita adesiva, cola;
- papel colorido, fitas, pedaços de tecido - tudo o que pode ser útil para decorar a casa pronta.
Antes de começar a trabalhar, você precisa se certificar de que não há defeitos no papelão, cortar o excesso de fita e remover os grampos do grampeador.
- Use um marcador para marcar o meio da caixa. É conveniente usar a linha que conecta as partes dobráveis da caixa como ponto de referência.
- Corte ao longo da linha em 2 partes iguais. Metade servirá de base para a casa.
- Uma das partes dobráveis se tornará o piso do primeiro andar. Ele deve ser fixado nas paredes laterais da caixa usando fita adesiva.
- Corte os cantos da tampa articulada oposta para formar o frontão do telhado.
- Nesta fase, antes de colar peças volumétricas adicionais, é mais conveniente cortar janelas e portas. Primeiro, é necessário marcar a futura localização dos tetos entre os pisos com um marcador. Isso permitirá que você escolha o posicionamento correto da janela. É mais conveniente cortá-los com um estilete. Recorte a porta de entrada em uma das paredes laterais da casa.
- Corte as duas partes de abertura da segunda metade da caixa. Eles servirão de forro para o segundo andar e o sótão. Faça uma abertura para a escada em cada peça: corte a parte superior esquerda no formato de um pequeno quadrado ou retângulo.
- Usando fita adesiva, fixe as sobreposições ao longo das linhas previamente marcadas. As aberturas para as escadas devem estar localizadas em cantos internos opostos da casa.
- Corte as inclinações do telhado das paredes laterais da parte restante da caixa. Use fita adesiva para colá-los no frontão e nas paredes. Cole fita adesiva no canto superior do telhado.
- Coloque escadas de papelão contra as aberturas no chão.

A construção da casa de bonecas a partir de uma caixa está concluída. Só falta decorar e arrumar os móveis.
Peculiaridades de trabalhar com compensado
Casas de bonecas feitas de madeira compensada são leves, ecológicas e relativamente baratas. Mas, ao contrário das casas feitas de caixas, as de compensado são mais resistentes, podem suportar cargas pesadas e durarão mais. Ao escolher este material, é necessário levar em consideração as características de seu processamento.
- A ferramenta para cortar as peças deve ser muito afiada e selecionada de acordo com a espessura da chapa: até 1,5 mm - pode ser cortada com uma faca, 1,5-6 mm - com uma serra elétrica, acima de 6 mm - com uma serra elétrica.
- É aconselhável serrar a folha no sentido das fibras. No caso de uma direção transversal, é recomendável fazer vários cortes ao longo de todo o comprimento do futuro corte, o que reduzirá a probabilidade de rachaduras e lascas.
- As peças acabadas devem ser cuidadosamente processadas com lixa.
- É melhor conectar as peças usando cola de madeira. A ligação será mais forte se a granulação das superfícies a serem coladas estiver na mesma direção.
- Para pregos e parafusos, é necessário fazer furos prévios e colocar arruelas sob as cabeças.
O cumprimento dessas regras facilitará o trabalho e protegerá contra o consumo desnecessário de material.
Ferramentas e materiais necessários
Qualquer pessoa com habilidades básicas com ferramentas, desejo e paciência pode fazer uma casa de bonecas de madeira compensada.
Para construir uma casa você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- compensado de 6-7 mm de espessura;
- tira estreita de madeira;
- pregos pequenos ou um grampeador de construção;
- serra elétrica (pode ser substituída por uma serra manual);
- furar com broca fina;
- lixa para processar as bordas das peças;
- cola de madeira;
- fita de montagem;
- um lápis simples e uma fita métrica;
- decoração para a casa pronta.
A quantidade de material é calculada de acordo com o desenho e depende do tamanho do projeto.
Por exemplo, uma pequena casa de mesa exigirá de 4 a 6 peças principais, enquanto uma casa de vários andares pode usar de 4 a 6 folhas de compensado. Para cálculos precisos, o esboço final é dividido em seus componentes, e um desenho detalhado é construído para cada elemento.
Depois que as peças estão totalmente dispostas no papel, a área total do material necessário é calculada.
Desenhos para uma casa de madeira compensada
Uma casa de bonecas feita com caixas pode servir de modelo para você mesmo criar seu desenho. Um modelo visual, por mais complexo que seja, permitirá avaliar a escala da ideia, as dimensões reais do produto, identificar as características das principais partes e possíveis pontos fracos do design.
História sobre como fazer uma casa de bonecas de madeira compensada:
Para uma casa mais simples com telhado inclinado, você precisará de desenhos dos elementos básicos.
- Paredes laterais com abertura para porta de entrada. A diferença na altura das paredes determinará o ângulo do telhado.
- A parede posterior levando em conta o frontão. As diferenças de altura em lados opostos devem corresponder às peças laterais.
- Telhado de uma só água.
- A base deve se estender além da casa para melhor estabilidade.
- Tetos entre pisos com escadas, que ficam localizadas em cantos opostos para que não fiquem embaixo da escada que leva ao andar superior.
- Divisórias internas com portas em arco.
As aberturas das janelas estão localizadas na parede traseira, nos elementos laterais e no telhado, de acordo com o esboço. Uma tampa de abertura frontal pode ser adicionada, se desejado. Neste caso, é mais adequado colocar as janelas sobre ele. As dimensões das peças dependem do espaço disponível onde a casa será construída de acordo com os desejos individuais.
A altura do piso deve ser confortável para brincar - 40-50 cm.
Recomenda-se instalar o teto mais alto (sótão ou loft) não mais alto que o nível dos olhos da criança. Cômodos muito fundos não são convenientes para brincar, principalmente nos andares externos. Uma caixa de sótão escondida pode ser colocada sob o telhado dobrável, onde as roupas das bonecas serão guardadas.
Instruções passo a passo para fazer uma casa de madeira compensada
Uma casa de bonecas feita de caixas pode ser montada em algumas horas sem um desenho preliminar, ao contrário de uma de madeira compensada, onde precisão e exatidão são muito importantes e levam tempo. Verificar cuidadosamente todas as dimensões tornará mais fácil o encaixe e a montagem das peças.
- Transfira com cuidado e precisão a imagem dos elementos para uma folha de madeira compensada usando um molde e um lápis.
- Usar uma serra elétrica permitirá que você corte peças mais rapidamente e com melhor qualidade.
- Para cortar aberturas de janelas, use uma broca estreita para fazer furos auxiliares. Corte ao longo do contorno da janela e da porta.
- Todos os cortes de cada elemento devem ser lixados para evitar lascas e arranhões.
- Nas partes preparadas, marque com um lápis simples a localização dos tetos entre pisos e das divisórias internas.
- É mais conveniente iniciar a montagem colando as paredes externas e reforçando os cantos externos com fita de montagem.
- Cole os elementos internos de acordo com as marcações.
- Conecte as duas peças. Para uma fixação mais confiável dos tetos, é recomendável fixar molduras de teto feitas de ripas ou tiras estreitas de madeira compensada ao redor do perímetro de cada cômodo.
- Cole a inclinação do telhado no frontão e nas paredes laterais.
- Cole a casa pronta na base.
- Reforce todas as juntas das peças com fita de montagem. Deixe a casa por 24 horas para que a cola seque completamente.
- Para decorar a fachada, uma opção é usar tinta acrílica sobre madeira.
- Na decoração de interiores, são selecionados materiais acessíveis que não criam cargas pesadas: papel, tecidos, pedaços de pele.
- Para fazer a escada, você precisará de pedaços retangulares de compensado com largura igual às aberturas preparadas no piso. Os degraus são feitos de ripas estreitas cortadas com seção transversal triangular, blocos finos de madeira serrados diagonalmente ou tiras de papelão ondulado.
As escadas são instaladas após o acabamento interno para evitar a criação de áreas de difícil acesso.
Master class de uma casa de madeira
Uma casa de bonecas feita de caixas ou madeira compensada tem uma desvantagem significativa: fragilidade da estrutura. Modelos grandes que combinam as funções de uma cômoda ou de uma estante exigem fixações confiáveis e são feitos de madeira.
Ao comprar material em folha, faz sentido solicitar imediatamente o corte das peças.
Isso reduzirá os custos de mão de obra e compensará a falta de ferramentas caras. A linha de corte feita em equipamentos profissionais é mais precisa e uniforme, o que facilitará significativamente o processamento posterior da madeira. Mas mesmo neste caso, o processo de construção da casa continua sendo bastante difícil para artesãos inexperientes.
Você pode simplificar a tarefa usando móveis de madeira antigos como base pronta.
Para trabalhar, você precisa preparar materiais e ferramentas de acordo com a lista:
- Estante de madeira.
- Massa para madeira.
- Folha de compensado de 20-25 mm de espessura.
- Chapa de fibra para divisórias internas e parede posterior da casa.
- Furadeira-parafusadeira, conjunto de brocas e parafusos.
- Cola de madeira, fita adesiva, pregos líquidos
- Lixa.
- Primer e tinta acrílica branca, corantes universais laranja e marrom, verniz.
- Materiais para decoração.
- Tesoura, lápis, régua, fita métrica.
- Papelão grosso.
- Pincel e rolo.
- Um grampeador de construção ou pregos pequenos e um martelo.
- Quebra-cabeça manual.
A lista pode variar um pouco dependendo da condição do móvel a ser reformado e da escolha do acabamento.
Materiais adicionais são substituídos por outros semelhantes ou cujas características correspondem melhor à ideia. Antes de iniciar o trabalho, o móvel a ser reformado deve ser liberado de peças desnecessárias: portas, gavetas, guias e elementos semelhantes que não serão úteis.
Todo o processo subsequente ocorre em várias etapas:
- Fazer uma casa de bonecas simples com suas próprias mãos começa com a etapa de preparação e processamento da caixa de madeira resultante. A superfície do antigo rack deve ser completamente limpa e lixada para remover o revestimento antigo. Preencha o excesso de buracos, lascas e amassados com massa para madeira. Depois que a massa estiver completamente seca, lixe a superfície.
- Use um lápis para marcar janelas nas paredes laterais. Utilize uma serra tico-tico para cortar as aberturas, tendo primeiro feito furos auxiliares. Lixe as bordas até ficarem lisas.
- Recorte divisórias internas com portas a partir de uma folha de papelão. Fixe as prateleiras com cola. Para maior estabilidade, cole tiras de papelão grosso no teto e no chão, colocando uma parede interna fina entre elas.
- Corte 2 retângulos da mesma largura de madeira compensada grossa, igual à profundidade do rack, e comprimentos diferentes, que dependem do comprimento do gabinete. Por exemplo, para uma casa de 80 cm de comprimento, peças de 55 cm e 60 cm serão suficientes. As bordas das placas são unidas com parafusos em ângulo reto. Para fazer isso, faça de 3 a 4 furos a distâncias iguais entre si ao longo do lado curto da peça longa. Duplique os furos no final da segunda peça. Aplique cola de madeira nas juntas e fixe ambos os elementos com parafusos. Lixe a peça de trabalho, prestando atenção especial às áreas cortadas.
- Limpe as partes da casa do pó e aplique primer nelas. Essa medida promove melhor aderência da tinta e da cola à superfície e reduz seu consumo.
- Enquanto o primer seca, corte retângulos do mesmo tamanho em papelão grosso.. Pinte os espaços em branco com tinta acrílica laranja. Cubra a grelha seca por dentro e por fora com uma camada de tinta acrílica branca. Cole “tijolos” de papelão na parte externa das paredes laterais em um padrão xadrez, deixando pequenos espaços na alvenaria para maior realismo.
- Pinte o telhado de marrom escuro e espere até que a tinta esteja completamente seca. Em seguida, coloque-o em cima da casa, ajuste a posição e prenda com parafusos. Para fazer isso, são feitos 3 a 4 furos passantes na junta interna das paredes laterais e do teto, em uma direção perpendicular às inclinações do telhado, e parafusos são aparafusados.
- Cubra toda a superfície da casa com verniz fosco. Seque bem.
- Recorte a parede traseira do painel de fibras. Fixe ao longo do contorno da casa com um grampeador de construção ou pregos pequenos.
- Decore o interior, arrume móveis de brinquedo.
Uma casa de bonecas feita de caixas é muito mais rápida e fácil de fazer. Mas mesmo um modelo de madeira está ao alcance de uma pessoa comum, se você der uma nova olhada em coisas antigas.
Características do acabamento de uma casa de bonecas
A decoração de interiores depende inteiramente das preferências individuais. Ao escolher materiais e métodos de acabamento, conselhos e ideias de artesãos experientes não serão supérfluos.
Recomendações:
- A tinta deve combinar com a superfície a ser pintada: Para papelão, opta-se por guache e, para madeira, tintas acrílicas seguras.
- Para casas frágeis, a decoração é escolhida para ser leve e não sobrecarregar a estrutura.
- A presença de uma gaveta extraível no pódio ou de um sótão cego com tampa em casas de madeira permitirá que você armazene itens internos adicionais ou roupas de boneca em um só lugar.
- O papel para scrapbooking é universal na decoração de casas de bonecas: é grosso, não desbota e tem uma enorme variedade de designs e texturas. Um pequeno padrão parecerá mais realista como papel de parede, uma impressão “de madeira” adicionará realismo a uma fachada ou piso.
- Móveis de brinquedo feitos à mão realçarão a singularidade da sua casa de bonecas. Você pode fazer uma linda cadeira usando um copo de plástico. A lareira é fácil de montar usando caixas de fósforos. Você pode fazer um banco usando dois pedaços de papelão e um tapete.
- Os tecidos adicionarão aconchego e textura ao interior. É mais fácil fixar cortinas em uma caixa usando cola quente. Veludo ou veludo imitam carpete.
- Em vez de escadas, você pode fazer uma cabine de elevador, que a criança pode levantar e abaixar usando uma corrente.
Esta é apenas uma pequena parte do que pode ser implementado no interior da casa. Usar técnicas interessantes, como a decoupage, torna as possibilidades de decoração infinitas.
Decoração de janelas e portas
Janelas e portas são projetadas de acordo com o material principal da estrutura. Quanto mais forte for o modelo, mais complexas serão as fixações das portas e mais detalhada será a decoração.
- Nas casas de papel, janelas e portas são desenhadas. A porta de entrada é cortada em três lados. As janelas são cortadas de acordo com a imagem: como caixilhos ou como uma abertura completa. Não é aconselhável cortar treliças e travessas vazadas - as peças finas rasgam rapidamente durante a brincadeira, dando à casa uma aparência desleixada.
- Em casas feitas de papelão ondulado, a porta é recortada de maneira semelhante. Se o modelo for montado a partir de cerveja ou papelão para encadernação de livros, a parte da porta será cortada completamente. Para fixá-lo, você precisará de um pequeno pedaço de gaze ou bandagem, papel resistente e cola. Insira a porta na abertura e cubra-a com cola, cobrindo a parte da parede onde ela será fixada. Coloque um pedaço de gaze por cima e aplique novamente uma camada fina de cola. Recorte um retângulo de papel do tamanho da porta e cole-o sobre a gaze, conectando a folha da porta à parede. A gaze dará mais resistência à fixação, e o papel evitará flacidez. Para decoração, cole uma imagem de uma porta real na peça. Corte 2 molduras de papelão e cole-as na porta em ambos os lados. As aberturas das janelas são decoradas da mesma maneira.
- Nas casas de madeira, as portas são fixadas com dobradiças de piano. A porta foi projetada da mesma forma que no caso anterior. A decoração pode ser complicada pela imitação de alvenaria, pela presença de uma aldrava ou de uma campainha. As aberturas das janelas do lado de fora podem ser decoradas com “vidro” feito de plástico transparente. Decore o topo com uma moldura de madeira. Faça uma moldura de papelão na parte interna. Usar tintas vitrais em uma janela de plástico deixará a fachada brilhante e incomum.
- Portas internas geralmente não são instaladas. Uma abertura em arco ou a instalação de uma parede mais estreita é suficiente.
A imagem é criada pelos detalhes: até a casa mais simples ficará mais iluminada e interessante se você prestar atenção às janelas e portas.
Como fazer um telhado
Se possível, para a autoprodução, recomenda-se escolher formas de cobertura mais simples e com fixação simples.
- Para uma casa de papel, o telhado é recortado e colado de acordo com o diagrama.
- Em modelos de papelão com telhado de duas águas, é melhor colocar as empenas nas extremidades. Então o telhado terá um suporte confiável. Para fazer isso, você precisará de um pedaço grande de papelão ondulado macio. Para calcular as dimensões, você precisa medir o comprimento da casa e o comprimento das inclinações do frontão. O telhado deve ter pequenas folgas em cada lado, como telhados de verdade. Quase todo o meio da parte frontal é cortado para proporcionar uma visão acessível do andar superior. As bordas do frontão e da parede do fundo são revestidas com cola. A peça do telhado é colocada em cima e pressionada levemente para melhor aderência.
- Em casas de madeira, são populares os telhados de uma só água, que se apoiam em uma parede lateral e descem até a segunda, mais curta. A parede do fundo também serve como suporte. Esse tipo de telhado é fixado com cola ou pregos pequenos.
- Para um telhado de duas águas no último andar, é fornecida uma divisória interna, que serve como suporte adicional. Nos casos em que não é possível instalar uma divisória, as inclinações são adicionalmente conectadas por dentro com um lintel na parte superior do telhado. Este método é conveniente para telhados feitos de papelão. Materiais mais pesados são reforçados de forma mais confiável com vigas de madeira de seção pequena, que são montadas em forma de triângulo e, como um frontão, sustentam o telhado na frente da casa, deixando acesso ao sótão. A cumeeira de um telhado de duas águas é colada ou parafusada.
Ao escolher materiais para uma casa de bonecas, você pode usar uma tabela curta com características comparativas. A comparação é muito condicional, pois com muita experiência você pode criar um modelo muito complexo e pronto para uso, que nem todos conseguem repetir. E você pode fazer uma casa de madeira econômica com suas próprias mãos usando uma cômoda velha.
Autor: Mamãe Anastácia
Formatação do artigo: E. Chaikina
Vídeo útil sobre casa de bonecas faça você mesmo
Vídeo sobre como fazer uma casa de bonecas de papel:
Alguém tem muita sorte de ter um pai assim! E nós só fizemos uma casa de papel, para uma boneca de papel... Eu não sei serrar tábuas (