Monotipia é uma técnica de desenho gráfico que permite obter uma imagem imprimindo um desenho de um lado a outro de uma superfície. Este método de desenho é uma etapa preparatória para aulas baseadas no princípio de “terminar de desenhar a segunda metade da imagem”, que é praticado em aulas criativas com crianças do ensino fundamental e médio.
Este método simples, que não requer nenhuma habilidade especial, permite que você desenvolva efetivamente a imaginação, as habilidades motoras finas, o pensamento espacial e as habilidades criativas do seu filho – a capacidade de se expressar. Ela também proporciona um efeito terapêutico: permite que o artista relaxe, dê vazão às emoções e outros estados que são difíceis de expressar verbalmente.
O que é necessário para isso?
Para monotipia você precisará de:
- Tintas. Podem ser qualquer coisa: guache, aquarela, acrílico. O principal é que o conjunto inclua o máximo de cores, tons e deve incluir preto e branco.
- Paleta para misturar tintas.
- Pincéis, rolos de vários formatos e tamanhos para aplicação de tinta.
- Superfície de desenho, papel, papelão.
Além disso, você pode distribuir filme transparente para facilitar a criação de impressões.
Técnica de execução
Antes de começar a aula, o professor fala sobre a técnica e mostra passo a passo o processo de criação de um desenho utilizando a técnica da monotipia.
Depois disso, as crianças podem começar a trabalhar de forma independente:
- Uma folha de papel é dobrada ao meio e colocada sobre a mesa com a dobra voltada para baixo;
- A imagem é aplicada em um lado da folha de modo que o meio fique na dobra (por exemplo, o corpo de uma borboleta, o núcleo de uma flor, etc.); a segunda parte da folha deve permanecer limpa;
- Para melhores resultados, é melhor aconselhar as crianças a não pensarem muito em combinações de cores ou se concentrarem em pequenos detalhes; A pintura terapêutica não visa criar uma imagem ideal;
- Quando a primeira parte do desenho estiver concluída, a folha deve ser cuidadosamente dobrada e as metades pressionadas juntas. É importante fazer isso antes que a tinta seque;
- Depois disso, o desenho pode ser desdobrado. No outro lado da folha, metade da imagem será impressa e o desenho ficará inteiro.
Quando o desenho estiver pronto, você pode adicionar pequenos detalhes e adicionar elementos decorativos – strass, glitter, miçangas.
Desenhando "Termine de desenhar a metade" nas células do caderno
Desenhar por células permite que as crianças adquiram suas primeiras habilidades de desenho.
Graças a esta técnica, ocorre o seguinte:
- Desenvolvimento do olho, representações espaço-temporais, percepção visual;
- Melhorando a imaginação;
- Melhorar as habilidades motoras das mãos;
- Preparando a mão para escrever;
- Preparar os pré-requisitos para o desenvolvimento da atenção voluntária;
- Adquirir qualidades como perseverança, atenção aos detalhes e diligência.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Desenhar de acordo com esse princípio é conveniente porque a criança já vê um modelo à sua frente, e os movimentos em si são simples e claros. Tudo o que é exigido do professor é dar uma breve instrução, e então a criança lidará com a tarefa sozinha.
Crianças que ainda não estão familiarizadas com a técnica podem receber desenhos mais simples e com um número mínimo de detalhes. Imagens mais complexas também podem atrair a atenção de crianças mais velhas. A tarefa baseada no princípio de “terminar de desenhar a segunda metade da imagem” oferece uma oportunidade de passar o tempo de uma forma interessante e combinar aprendizagem com criatividade.
Master class: desenhar com as duas mãos ao mesmo tempo
A principal vantagem que desenhar com as duas mãos proporciona à criança é a capacidade de ativar e, posteriormente, desenvolver ambos os hemisférios do cérebro.
Isso torna possível não apenas desenvolver habilidades valiosas de aprendizagem na criança – perseverança, capacidade de concentração, mas também tem um efeito benéfico na coordenação dos movimentos.
A ativação de ambos os hemisférios do cérebro também permite que uma pessoa entre em um estado de superaprendizagem, quando a qualidade dos processos de aquisição e desenvolvimento de conhecimento, habilidades e capacidades aumenta significativamente.
Você pode começar a aprender essa técnica com estênceis de labirinto de madeira: a criança é solicitada a mover o controle deslizante ao longo da trajetória pretendida, primeiro com uma mão, depois com a outra e, então, com as duas ao mesmo tempo. Depois que o princípio do movimento for compreendido e executado, você pode pegar papel e lápis.
Os designs devem ser selecionados de forma que sejam simples e tenham simetria axial clara.
Desenhar com as duas mãos pode parecer simples apenas à primeira vista. Na verdade, ele coloca tanto o cérebro quanto o corpo da criança em condições não padronizadas e extremamente desconhecidas. Portanto, você deve começar com as formas mais simples: linhas retas horizontais e verticais, arcos, espirais e círculos. E então – para as imagens finalizadas.
Mais tarde, a tarefa pode se tornar mais difícil pedindo às crianças que movam os lápis em direções diferentes.
Uma vantagem significativa do desenho é que o desenvolvimento das funções mentais superiores ocorre com muita facilidade, de forma lúdica e praticamente imperceptível para a criança. Também ajuda a reduzir os níveis de ansiedade, um fator que muitas vezes impede uma criança de realizar plenamente seu potencial intelectual.
Gotas caem na grama
A criança é solicitada a traçar e colorir as nuvens e gotas de chuva no desenho.
Em seguida, use um lápis verde ou uma caneta hidrográfica para marcar as linhas verticais – grama.
Como os vermes foram visitar uns aos outros
A professora pede para as crianças imaginarem que dois irmãos vermes não se veem há muito tempo e querem se encontrar.
Para conectá-los, você precisa desenhar caminhos-padrões de bordas opostas do desenho.
Borboleta
Termine de desenhar a segunda metade da imagem - uma tarefa semelhante a um método incomum para demonstrar criatividade para crianças.

Uma borboleta brilhante e multicolorida com um padrão incomum permitirá que as crianças desenvolvam não apenas os olhos e a atenção, mas também o pensamento criativo.
Vaso com flores
A peculiaridade dessa tarefa é que a criança precisa não apenas completar a imagem do vaso e das flores.
Mas também para dar continuidade ao ornamento gráfico sem ter suporte em forma de células.
Rosto humano
A criança é solicitada a desenhar metade do rosto de uma pessoa, levando em consideração todas as características: estado emocional, proporções, acessórios.
![]() | ![]() | ![]() |
Exemplos acima.
Exercício "Desenhe um par para o patinho"
Esta é uma versão mais complexa do desenho com as duas mãos.
A criança é solicitada a desenhar o segundo patinho em imagem espelhada, ou seja, de modo que eles nadem um em direção ao outro.
Exercício "Galos"
A imagem mostra galos brigando constantemente pelos grãos indicados pelos pontos dentro dos retângulos.
A tarefa das crianças é terminar de desenhá-los com as duas mãos em paralelo e depois colorir os próprios pássaros.
Exercício "Ouriços"
Esta é uma tarefa semelhante, para a qual você primeiro precisa desenhar as agulhas dos ouriços com as duas mãos.
Depois, complete a árvore que está entre eles.
Rabiscos Duplos - Arteterapia
Rabiscar é uma técnica de desenho que utiliza linhas livres simples, pontos, cachos e círculos. Sua característica é a ausência de regras e requisitos rígidos.
O artista controla o processo de forma independente, escolhendo as formas e os meios que lhe agradam. A seleção de padrões ocorre intuitivamente, sob a influência de emoções e sentimentos, em vez de razão e lógica.
O rabisco clássico é feito com uma mão só. Duplo, respectivamente – ambos, o que permite aumentar o efeito terapêutico muitas vezes.
Para a lição, você pode dar à criança uma imagem simples e sugerir adicionar padrões e enfeites a ela (por exemplo, pintar um vestido ou outra peça de roupa, decorar um vaso, etc.)
Desenho no espelho com uma criança em idade pré-escolar. Ideias
Para facilitar a tarefa da criança, você pode sugerir que ela primeiro não desenhe, mas trace as linhas do molde pronto com as duas mãos. Para evitar que sua mão escorregue ou se mova para o lado durante o processo, você pode prender a folha na mesa usando fita de papel.
Para as crianças menores, você pode colocar marcadores nas mãos delas e posicioná-los no ponto inicial da imagem. Crianças mais velhas podem completar todas essas etapas sozinhas; É melhor manter o número de avisos e instruções no mínimo, mas esteja sempre por perto e monitore o processo conforme necessário.
Depois que a criança aprender a traçar os contornos da imagem com as duas mãos, você pode passar a desenhar. Por exemplo, peça ao aluno para completar a segunda metade do desenho com base no que já está representado na folha. Nesta fase, você pode deixar de usar papel quadriculado e optar por uma folha A4 branca e limpa.
O olhar aprimorado da criança permitirá que ela desenhe sem precisar usar pontos de referência e bases esquemáticas que facilitam o desenho. Depois que essa etapa do desenho também for dominada, você pode passar para o desenho com as duas mãos sem depender das partes existentes da imagem.
Desenho feito com as duas mãos de pinturas inteiras. Ideias para crianças
Depois que a criança dominar a técnica de desenho com as duas mãos, você pode finalmente deixar de lado os modelos e desenhar figuras inteiras com um enredo específico usando as duas mãos. Não é necessário que sejam simétricos: desenhar vários objetos com as duas mãos levará as habilidades de desenho do cérebro direito a um nível totalmente novo.
Para desenhar no hemisfério direito, você pode usar não apenas tintas, mas qualquer material natural ou solto, que podem ser simplesmente dispostos em uma determinada sequência.
Fazer com que a criança complete a segunda metade de um desenho, desenhar com as duas mãos e outras técnicas de pintura não convencionais torna possível organizar o tempo de lazer das crianças não apenas de uma forma interessante, mas da forma mais emocionante possível. Essas lições criativas revelam recursos internos da criança que ela nem sequer conhecia.
Vídeo sobre desenho
Termine de desenhar a segunda metade da imagem: