Um snood é um acessório estiloso e ao mesmo tempo quente, para o qual são frequentemente usados padrões de dupla face.
Variando dependendo da complexidade da execução, eles se distinguem pelo mesmo padrão em ambos os lados, o que confere ao produto final uma aparência bonita e volumosa, além de torná-lo mais denso, resistente até mesmo a geadas severas.
Ferramentas necessárias
Os padrões de dupla face são considerados pelos especialistas como “universais” e são amplamente utilizados no tricô de uma variedade de gorros, cachecóis e chapéus.
Ambos os lados do tricô bidirecional parecem quase idênticos, e o produto final em si é bastante denso, mantém bem sua forma e retém o calor sem deixar entrar ar frio.
Frequentemente, padrões de dois lados são usados ao tricotar laços com fios grossos, de lã, de alta qualidade, que não desfiam muito.

Materiais necessários para o trabalho:
Fio | O fio mais conveniente para trabalhar com um padrão de 2 lados será aquele que contém até 70-85% de lã merino, angorá ou alpaca, com a adição obrigatória de 10-15% de náilon ou poliéster. É usado para tricotar golas e tubos de inverno, mantém bem sua forma e não fica fofo, e o produto resultante fornecerá proteção máxima contra vento frio e geada, usado como cachecol ou capuz. |
Raios | Para tricotar snoods, tanto agulhas circulares (comprimento 60-80) quanto retas são adequadas. No último caso, o produto resultante terá que ser simplesmente costurado nas bordas. O diâmetro da agulha de tricô deve ser de 1 a 2 tamanhos menor que o da linha, o que dará volume e relevo adicionais ao padrão. Eles são feitos de madeira, bambu ou alumínio, e sua superfície deve ser lisa, sem rugosidades ou entalhes. |
Ferramentas adicionais | · marcador; · tesoura; · caderno para anotações; · enfiar com uma agulha. |
Master classes
Um padrão de tricô dupla face para um snood pode ser muito simples ou complexo e é dividido por especialistas em vários grupos:
- Feito com elásticos - francês, inglês, exuberante.
- O padrão de relevo é bastante simples de fazer, mas permite que você deixe o laço final mais volumoso e denso.
- Padrão de sombra – refere-se a padrões “universais” e consiste em laços frontais e traseiros.
- Com tranças e arans - muito difícil de executar e requer cruzamento obrigatório de laçadas.

A escolha do padrão depende das habilidades e preferências do mestre.
Pérola
O padrão de tricô de dupla face para um snood “Pearl” ou “Rice knitting” requer o uso de fio semi-lã grosso ou médio-grosso (por exemplo, Alize Lanagold, com uma densidade de meada de 100g/240 m).
A quantidade dependerá do comprimento e da largura do produto (em média serão 2 novelos para um laço de 88 cm de circunferência e 44 cm de largura).
Você também precisará do seguinte para o trabalho:
- agulhas de tricô nº 5 ou 6;
- tesoura;
- marcador.
Diagrama de padrão:
1ª fila | 1 ponto meia + 1 ponto meia + 1 ponto meia + 1 ponto meia. |
2ª fila | 1 ponto meia + 1 ponto meia + 1 ponto meia + 1 ponto tricô. |
Nas linhas 3, 5, 7, 9, 11, 13 | Requer repetição do rapport do 1º círculo |
Nas linhas 4, 6, 8, 10, 14 | O padrão é tricotado da mesma forma que no 2º círculo. |
Para trabalhar no produto você precisa:
- Monte um número de pontos igual à largura desejada do cachecol (por exemplo, 35-44) e tricote em ponto pérola, alternando pontos da frente e de trás em uma carreira por 88 cm (aproximadamente 125 carreiras).
- Ao trabalhar, certifique-se rigorosamente de que haja uma laçada em tricô acima de cada laçada frontal da carreira anterior e, inversamente, uma laçada frontal acima de cada laçada traseira.
- Assim que o tecido atingir o comprimento desejado, feche todas as laçadas ao mesmo tempo, corte o fio e esconda-o por dentro com uma agulha.
- Estique o laço acabado até o tamanho desejado, umedeça-o e deixe secar completamente. Depois, conecte as alças das carreiras inicial e final com um ponto “laçada em laçada”.
elástico sueco
Um cachecol feito com um padrão de dupla face chamado “elástico de Estocolmo ou sueco” parece muito impressionante e é enrolado em 2 voltas ao redor do pescoço. Você pode usar fio de espessura média (por exemplo, PEH, com 50% lã merino e 50% acrílico), com densidade de 50 g/400 m.
Você também precisará de:
- agulhas de tricô circulares nº 6;
- tesoura.
Ao trabalhar em um produto, você precisa:
- Monte um número de pontos divisível por 4 (por exemplo, 128 ou 252, ao tricotar um cachecol de 95*35 cm em círculo) e faça o seguinte:
- na 1ª carreira o padrão é 1 laçada frontal e 1 laçada traseira + 3 laçadas frontais e 2 laçadas traseiras. Ela é repetida de 8 a 12 vezes, e a carreira termina com 1 laçada frontal e 1 laçada traseira.
- 2º círculo com padrão - com 1 laçada frontal e 1 laçada traseira + 1 laçada frontal com uma laçada e uma nova laçada frontal, após o qual você precisa remover uma das laçadas sem tricotar e, em seguida, tricotar 2 laçadas traseiras, puxadas com uma agulha de tricô através da laçada removida.
O padrão é repetido de 8 a 10 vezes, e o círculo termina com 1 laçada frontal e 1 laçada traseira.
- na 3ª carreira o padrão é 1 frente e 1 trás + 2 laçadas frente e 3 trás. Deve ser finalizado da mesma forma que o 2º círculo.
- no 4º círculo, o padrão é 1 frente + 1 trás, sem tricotar você precisa remover a laçada, fazer 2 laçadas da frente atrás dela, puxando-as pela laçada removida com uma agulha de tricô. Em seguida, o rapport continua com 2 pontos tricô e uma laçada. Termina da mesma forma que os 3 círculos anteriores.
- Repetindo os padrões das carreiras 1 a 4 em sequência, tricote o tecido no comprimento desejado (por exemplo, 35 cm), faça um fechamento único das laçadas e esconda as pontas dos fios.
Se agulhas de tricô retas forem usadas para tricotar, as metades do laço precisarão ser costuradas.
"Rosa Mosqueta"
O padrão de dois lados para o laço "rosa mosqueta" inclui 4 carreiras e 4 laçadas. Ele é tricotado em carreiras ou em círculo, o que torna o produto final mais denso e retém bem o calor. Para isso, são adequados fios grossos ou médios e agulhas de tricô nº 5-6.
Durante o trabalho você deve:
Usando agulhas de tricô, monte um número de laçadas divisível por 4, adicione 3 laçadas adicionais (uma para a simetria do padrão e 2 laçadas de borda) e faça o seguinte:
- 1ª carreira com um padrão de rapport composto por 3 alças frontais. A próxima laçada depois delas precisa ser removida, jogada no fio atrás do trabalho e tricotar mais 3 laçadas frontais e, então, um padrão repetindo de 5 a 7 vezes a partir de uma laçada não tricotada, removida para o fio na frente do trabalho e 3 laçadas frontais.
- Na 3ª carreira - uma repetição de 1 laçada frontal + uma laçada deslizada não tricotada no fio atrás do trabalho e 2 laçadas frontais. O rapport é tricotado 4 vezes e, no final da carreira, 1 laçada frontal é colocada, seguida de uma laçada removida sem tricotar para o fio atrás do trabalho e 1 laçada frontal.
- Na 4ª carreira - 1 laçada frontal + 1 laçada removida em um fio antes do trabalho e 1 laçada frontal, e então tricotar um rapport de 2 laçadas frontais 4 vezes, uma das quais deve ser removida sem ser tricotada em um fio antes do trabalho e 1 laçada frontal.
- Em seguida, o tricô do laço continua com a repetição constante dos rapports dos círculos 1 a 4.
Ao fazer o padrão de rosa mosqueta em agulhas de tricô circulares, você precisa montar um número de laçadas também divisível por 4 e fazer o seguinte:
- No 1º, um padrão de 3 laçadas frontais repetindo de 5 a 7 vezes. Remova uma laçada sem tricotar no fio atrás do trabalho.
- Na 2ª carreira o padrão será modificado para 3 pontos tricô, um ponto deslizado no fio atrás do trabalho e 2 pontos meia.
- Na 3ª carreira, tricote de 5 a 7 vezes um padrão de 1 laçada frontal, a próxima laçada, deslizada sem tricotar no fio atrás do trabalho e 2 laçadas frontais.
- 4ª carreira – 1 laçada meia + laçada removida sem tricotar no fio atrás do trabalho e 2 laçadas meia.
- Em seguida, o trabalho continua com a repetição constante dos relacionamentos dos círculos 1º-4º.
Gravado com diamantes
O padrão em relevo de dupla face com diamantes tem a mesma aparência em ambos os lados e tem um padrão distinto que dá volume adicional ao produto final.
Ideal para tricotar golas e cachecóis longos, contém elementos do tricô de arroz e pode ser combinado em um conjunto com peças confeccionadas com padrão perolado.
Para o padrão de arroz, você pode usar fio grosso ou médio-grosso (por exemplo, Bebe Sheep, com 100% de lã merino) e agulhas de tricô nº 5.
A base do padrão é de 8 laçadas e 28 carreiras, e para completá-lo você precisará de:
- Monte um número de pontos divisível por 8 + 2 pontos de borda localizados no início e no fim de cada círculo e faça o seguinte:
- A 1ª carreira é uma repetição completa de 1 malha meia e 1 laçada frontal.
- A partir da 2ª carreira, mude para o tricô de acordo com o padrão, para o qual em cada círculo par (4, 6, 8, 10 e assim por diante) você deve tricotar um ponto meia sobre cada laçada da frente e um ponto meia sobre cada laçada de trás.
- 3, 5, 7, 9 e as carreiras ímpares restantes devem ser tricotadas exatamente de acordo com o rapport, que é repetido 8 vezes (até o final do círculo) e inclui:
- no 3º círculo - 1 laçada frontal e 1 laçada traseira + 2 laçadas frontais e 2 traseiras + 1 laçada frontal e 1 laçada traseira.
- Na 5ª carreira – 1 tricô e 3 laçadas da frente + 3 tricô e 1 laçada da frente.
- Na 7ª carreira, são realizadas 4 laçadas frontais e 4 traseiras.
- Na 9ª carreira – 3 laçadas da frente e 1 de trás + 1 laçada da frente e 3 de trás.
- Na 11ª carreira – 2 laçadas da frente e 1 laçada de trás + 1 laçada da frente e 1 laçada de trás + 1 laçada da frente e 2 laçadas de trás.
- O rapport dos círculos 13 e 15 consiste apenas em alternar uma laçada frontal e uma traseira.
- Na 17ª carreira – um padrão de 2 malhas meia e 1 laçada frontal + 1 malha meia e 1 laçada frontal + 1 malha meia e 2 laçadas frontais.
- Na 19ª carreira – um padrão de 3 malhas meia e 1 laçada frontal + 1 malha meia e 3 laçadas frontais.
- A repetição do 21º círculo consiste em 4 laçadas frontais e traseiras tricotadas.
- Na 23ª carreira – um rapport de 1 laçada frontal e 3 traseiras + 3 laçadas frontais e 1 traseira.
- No 25º círculo, repita de 6 a 8 vezes - 1 malha meia e 1 malha da frente + 2 malhas meia e 2 malhas da frente + 1 malha meia e 1 malha da frente.
- A carreira 27 é feita inteiramente com elástico 1*1 (alternando as alças da frente e de trás).
- A partir do 29º círculo, o padrão deve ser tricotado desde o início, colocando o rapport do 1º círculo nele.
- Alternando as carreiras e formando losangos, você precisa tricotar o laço no comprimento desejado (por exemplo, 30-40 m) e fechar as laçadas simultaneamente.
- Corte o fio e esconda-o por dentro, puxando-o cuidadosamente com uma agulha.
Você pode tricotar um laço com um padrão de losangos em relevo em um círculo ou como uma única peça. No último caso, depois de fechar todas as alças, será necessário costurar cuidadosamente ao longo da borda.
"Aceno"
O padrão de relevo “Wave” de dupla face envolve a criação de arcos em forma de onda decorados com caminhos vazados. Para tricotar, use lã de espessura média ou fio de semilã (por exemplo, YarnArt Alpine Angora) e agulhas de tricô nº 3-5.
Para completar o molde você precisará de:
- Monte um número de pontos divisível por 11, acrescentando 2 pontos de borda colocados no final de cada carreira. Ao tricotar em redondo, é adicionada mais uma laçada extra.
- Comece a trabalhar no desenho fazendo o seguinte:
- Repetindo de 5 a 7 vezes o rapport da 1ª carreira de 2 laçadas tricotadas juntas através da parede traseira, seguidas de 3 laçadas de tricô + laçada + 1 laçada de tricô e laçada + 3 laçadas de tricô e 2 laçadas tricotadas juntas através da parede frontal, também com laçadas de tricô.
- As carreiras seguintes 2, 4, 6, 8 e 10 consistirão apenas de pontos tricô.
- Complete as carreiras 3, 5, 7 e 9 exatamente como na carreira 1.
- Tricote as carreiras 11 e 13 inteiramente com pontos tricô, e as carreiras 12 e 14 somente com pontos meia.
- O padrão Wave consiste em 14 linhas. Você precisa começar a repetir a partir da 15ª carreira. Isso deve ser feito até que o cachecol atinja o comprimento desejado.
- No produto resultante, feche todos os laços ao mesmo tempo, corte o fio e esconda-o no lado avesso.
- Se o laço foi tricotado como uma única peça (não em círculo), será necessário costurá-lo ao longo das bordas.
Diagrama de padrão:
· ![]() | — pontos meia na carreira da frente e pontos meia na carreira de trás;
— pontos tricô na carreira da frente e pontos da frente na carreira de trás; - 2 laçadas juntas, tricotadas em tricô. Elas são recolhidas de cima (pela frente). - 2 pontos tricotados juntos com um ponto de coleta por baixo (atrás da agulha). — laçada terminada. Isso é feito para criar um padrão vazado, pegando o fio de trabalho com a ponta da agulha de tricô direita de baixo para cima, para a direita e para a esquerda em sua direção. | ![]() |
Onda corporal
Uma das variedades da “onda de relevo” é considerada o padrão “onda volumétrica”, feito apenas com fios de lã grossa (por exemplo, Troitskaya de 100% lã de ovelha). Você também precisará de agulhas de tricô nº 5-6 para o trabalho.
O padrão rapport consiste em 8 carreiras e 11 laçadas, e para fazer o laço você vai precisar de:
- Monte um número de pontos nas agulhas de tricô que seja divisível por 11 + 3 pontos (para a simetria do padrão e dos pontos de borda) e faça o seguinte:
- Na 1ª carreira, somente pontos tricô.
- Na 2ª carreira – apenas alças frontais.
- Na 3ª carreira, comece a executar um padrão de repetição de 6 a 8 vezes por círculo de 1 laçada frontal + laçada (feita para longe de você) + 1 laçada frontal com laçada + 1 laçada frontal e 6 vezes laçada frontal tricotada com laçada dupla (em sua direção).
O rapport termina com 1 ponto meia com uma laçada tricotada duas vezes. Termina com uma laçada frontal.
- Na 4ª carreira, há um rapport de 5 laçadas em tricô, após as quais 6 laçadas duplas são removidas para o fio na frente do trabalho, e mais 4 laçadas frontais são tricotadas.
- Na 5ª carreira, o padrão consiste em 5 laçadas frontais + 6 laçadas tricotadas juntas com laçadas frontais através das paredes traseira e frontal e 4 laçadas frontais.
- Nas 6ª e 8ª carreiras, somente pontos tricô são tricotados.
- A carreira 7 consiste inteiramente em pontos tricô.
- A partir da 9ª carreira, o padrão precisará ser repetido desde o início até que o tecido atinja o comprimento necessário.
- Ao terminar o trabalho no laço, você precisa fechar simultaneamente todas as laçadas e costurar as pontas do tecido.
Elástico francês (polonês)
O padrão de dupla face para o laço "francês" ou "elástico polonês" é tricotado com fio de lã de espessura média (por exemplo, Lana Gold Fine Alize) e seu relevo vertical tem formato de zigue-zague. É melhor usar agulhas de tricô nº 3 ou 3,5.
Diagrama de padrão:
1ª fila | 1 ponto meia + 2 pontos repintados + 1 ponto meia |
2ª fila | 1 malha + 2 laçadas repintadas + 1 malha |
3, 5, 7, 9 e outras linhas ímpares | tricotado de acordo com o rapport da 1ª carreira |
4, 6, 8 e todas as linhas pares | deve repetir o padrão da 2ª carreira |
Para tricotar um laço usando o padrão elástico francês, você precisará de:
- Monte um número de pontos nas agulhas de tricô que seja divisível por 3, adicionando 1 ponto para a simetria do padrão e 2 pontos de borda colocados no início e no fim de cada carreira e, em seguida, faça o seguinte:
- Na 1ª carreira, após o ponto de borda - 1 ponto tricô e 2 pontos cruzados, enquanto primeiro você precisa tricotar o segundo ponto na agulha de tricô esquerda atrás da parede traseira e, em seguida, o primeiro ponto com a agulha de tricô direita atrás da parede traseira e soltá-los da agulha de tricô esquerda.
Em seguida, o padrão continua com 1 ponto meia. O padrão é repetido de 6 a 8 vezes.
- Na 2ª carreira, após o ponto de borda, coloque primeiro a laçada da frente e, em seguida, 2 laçadas cruzadas, enquanto primeiro você precisa tricotar a segunda laçada com a agulha de tricô esquerda atrás da parede da frente com a laçada de trás e, em seguida, também a primeira, mas com a agulha de tricô direita. O padrão da segunda carreira é completado com uma laçada frontal.
- Procedendo de maneira semelhante, você precisa tricotar 30-40 cm de laço e, assim que atingir o comprimento desejado, feche todas as laçadas ao mesmo tempo.
- Costure as pontas do produto com um ponto invisível e esconda as pontas restantes dos fios para dentro.
"Torniquetes"
Os cabos são frequentemente usados para tricotar cachecóis e gorros. Com aparência igual em ambos os lados, eles se baseiam em tricotar um elástico 2*2 (alternando 2 laçadas frontais e 2 traseiras) com inclinação.
Eles ficam mais vantajosos em produtos feitos com fios de lã grossa (por exemplo, Gazzal Pure Wool, com 100% lã inglesa). Você também precisará de agulhas de tricô nº 5-6 para este trabalho.
Ao trabalhar em um produto, você precisa:
- Monte um número de laçadas múltiplo de 12 e adicione mais 4 laçadas a esse número (2 laçadas de borda e 2 para simetria) e tricote:
- 1ª carreira com elástico 2*2, alternando 2 laçadas da frente e 2 de trás no padrão. Você precisará completar as linhas 3 e 5 de maneira semelhante.
- 2ª carreira com um padrão 2*2, composto por 2 laçadas meia e 2 laçadas frontais. O trabalho continua de maneira semelhante nas carreiras 4 e 6.
- Na 7ª carreira, retire a laçada da borda e tricote 2 laçadas da frente e 2 de trás.
Os próximos 8 laços precisam ser cruzados em ângulo reto, enquanto 4 laços devem ser transferidos para uma agulha de tricô adicional e trazidos de volta (laço atrás do trabalho). As próximas 2 devem ser tricotadas como laçadas frontais e, depois delas, coloque a laçada frontal completada da agulha de tricô adicional.
- De forma semelhante, você pode fazer uma trança com inclinação para a esquerda, para a qual na 7ª carreira você também precisa transferir 4 laçadas para uma agulha de tricô adicional e colocá-las na parte da frente.
Em seguida, tricote a próxima laçada como laçada frontal e, depois dela, coloque as laçadas feitas como laçadas frontais da agulha de tricô adicional.
- O padrão então continua com a execução alternada do padrão das carreiras 1 a 7 até que o produto atinja o comprimento desejado.
- Depois disso, todas as alças devem ser fechadas ao mesmo tempo, e o próprio cachecol deve ser costurado ao longo da borda.
Dicas para iniciantes
Cada mestre seleciona o tipo de padrão dupla face para si, com base em suas próprias habilidades. Ao mesmo tempo, os profissionais aconselham os iniciantes a começar a praticar nos enfeites mais simples, complicando o trabalho gradativamente.

Além disso, eles recomendam:
- Ao tricotar, use somente fios de alta qualidade, feitos de lã com adição de fibra sintética. Não é recomendável economizar no custo devido ao alto risco de adquirir um produto de baixa qualidade, cujo produto final perderá rapidamente a forma.
- Ao fazer um padrão duplo, não aperte as laçadas, deixando o laço muito denso e ao mesmo tempo aumentando o consumo de fio. Você precisa segurar o fio levemente esticado, puxando-o cuidadosamente em sua direção e não deixando que ele fique pendurado livremente. Caso contrário, o produto final ficará muito solto.
- Conecte as pontas do laço com um ponto escondido da agulha. Ao fazer essa costura, você precisa pegar alternadamente uma laçada de cada borda, sem apertar a linha. Isso pode ser evitado usando agulhas de tricô circulares.
Nesse caso, um laço adicional é adicionado ao número de laços especificados para o padrão, que é usado para unir em um círculo.

- Não se esqueça de usar um marcador ao tricotar, marcando o início e o fim do padrão. Também será útil se você precisar deixar seu trabalho de lado temporariamente para evitar confusão.
- Compre um caderno especial e anote nele todos os padrões selecionados, aumentos e diminuições, bem como a marca e o tamanho do fio comprado.
Os padrões de dupla face são um padrão de tricô popular para gorros, assim como para gorros e luvas complementares, tendo a mesma aparência em ambos os lados.
Adicionando volume visual e densidade ao produto final, eles ficam mais vantajosos em produtos feitos com fios grossos ou médios e variam dependendo da complexidade da execução, embora seja recomendável sempre usar agulhas de tricô 1 tamanho menor do que as sugeridas pelo fabricante.
Vídeo sobre tricô
Padrão de tricô dupla face para um cachecol: