Elástico polonês – padrão de tricô universal, Adequado para criar suéteres, chapéus ou roupas infantis, permitindo criar modelos lindos, volumosos e confortáveis de usar.
Feito em diversas variações, com agulhas de tricô de acordo com os padrões, com a alternância obrigatória de laçadas, dobrando-se em um padrão vertical, requer atenção e pode ser facilmente dominado por artesãos iniciantes.
Qual é o padrão?
O tricô elástico polonês (o diagrama do padrão de tricô é fornecido abaixo no artigo) envolve a criação de um produto por meio de uma repetição, mudando constantemente de uma fileira para outra, o que envolve a alternância de laçadas frontais e traseiras.
O produto final adquire uma estrutura distinta (as alças frontais criam linhas convexas e as alças traseiras criam depressões) e, devido à convergência de linhas verticais retas, o volume e o bom alongamento do tecido são garantidos. Existem várias maneiras de criar um elástico polonês:
Versão clássica
A primeira versão clássica envolve tricotar um padrão em 2 agulhas de tricô com alternância constante de carreiras, enquanto a primeira conterá 2 laçadas meia e 2 laçadas frontais, e na segunda, o rapport sempre começará com uma laçada meia e terminará com uma laçada frontal.
Diagrama de padrão:
1ª fila | 2 laçadas frontais + 2 traseiras. |
2ª fila | 1 ponto meia + 2 pontos meia + 2 pontos meia + 1 ponto meia. |
3ª e todas as linhas ímpares subsequentes | Tricotar exatamente como na primeira carreira. |
4ª e fileiras pares | Deve repetir o rapport do 2º círculo. |
- │ — designação de laços faciais;
- — — pontos tricô.
O rapport especificado é repetido em toda a carreira de tricô e sempre começa e termina com uma laçada de borda.
Elástico de Leningrado
O padrão de tricô para elástico polonês, também conhecido como “elástico de Leningrado”, envolve a criação de um padrão em 2 agulhas de tricô com um conjunto obrigatório de laçadas em um múltiplo de 4 + 2 laçadas de borda.
Esquema de rapport:
1ª fila | 1 laçada meia + 3 laçadas frontais (neste caso, a 1ª e a 3ª laçadas devem ser tricotadas atrás da parede frontal, e a laçada de trás deve ser tricotada atrás da parede traseira) |
2ª fila | 1 ponto meia + 1 ponto meia + 2 pontos tricô |
3ª e todas as linhas ímpares subsequentes | Tricotar exatamente como a primeira carreira |
4ª e fileiras pares | Realizado em um rapport de 2º círculo |
Ao tricotar, o rapport é repetido por toda a carreira, com cada carreira começando e terminando com laçadas de borda - uma no início e uma no final.
Em um círculo
Malha elástica polonesa (o padrão de tricô em círculo é ligeiramente diferente da versão clássica do padrão), quando tricotar em círculo requer o uso de agulhas de tricô de tamanho menor do que o recomendado pelo fabricante para este fio, o que permitirá que você obtenha um lindo padrão volumoso.
Esquema de rapport:
1ª fila | 1 ponto meia + 3 pontos meia |
2ª fila | 2 laçadas meia + 1 meia + 3 laçadas meia + 1 meia + 1 laçada meia |
3ª fileira e todas as fileiras ímpares | Realizado de acordo com o padrão da primeira linha |
4º círculo e todos pares | Tricotado de acordo com o rapport da 2ª carreira |
O padrão é repetido em toda a carreira, com cada círculo começando e terminando com uma laçada de borda. Ao tricotar em redondo, você também deve lembrar que as alças da frente devem ser tricotadas atrás da parede da frente, e as alças de trás devem ser enroladas em volta da agulha de trabalho.
Com a definição do laço central
O quarto método de tricô com elástico polonês (ou facetado) envolve determinar o laço central em cada círculo tricotado, isso requer:
- Monte vários pontos que possam ser facilmente divididos em 4 e adicione 2 pontos de borda a eles.
- Tricotar a 1ª e 2ª carreiras com um elástico regular, alternando 2 laçadas da frente e 2 de trás.
- Ao trabalhar a 3ª carreira, use um marcador para marcar a “laçada central” e tricote-a junto com a laçada do tricô localizada à esquerda. Todas as laçadas restantes na carreira devem ser em tricô.
- As próximas 4ª e 5ª carreiras são tricotadas com alças da frente e de trás, e na 6ª carreira, execute o rapport da 3ª carreira.
Se o padrão for executado corretamente, linhas verticais claras – bordas – aparecerão na tela.
Materiais necessários
Os profissionais consideram o fio grosso de lã feito de ovelha, lã merino ou mohair o mais adequado para tricotar com elástico polonês, mas ao escolhê-lo, você precisa se certificar de que ele seja macio e não tenha nenhuma aspereza que possa causar desconforto ao ser usado.
Uma condição obrigatória é a adição de 10-15% de acrílico ou náilon ao fio de lã.
Entre os fios adequados para tricô:
- Pekhorka;
- Lana Gatto;
- Design de gotas;
- Bebê Wolly.
Para criar itens infantis, o melhor é usar fios de lã de alpaca ou mohair, com a adição obrigatória de fibra sintética, que confere maciez ao produto e também o torna mais resistente ao desgaste.
Por exemplo:
- Alise;
- Novidade infantil Pekhorka;
- Lã Merino Extra Fina 100%;
- Gotas Baby Merino.
Você também precisará de:
- Agulhas de tricô nº 4 (adequadas para fios grossos). Especialistas aconselham artesãos iniciantes a usar agulhas de tricô retas ou circulares feitas de madeira ou bambu, evitando, se possível, produtos de metal mais volumosos no início.
- marcador;
- enfiar com uma agulha;
- tesoura.
Diagramas de produtos com descrição do trabalho
O tricô elástico polonês (o padrão de tricô pressupõe uma repetição clara do rapport ao longo de toda a carreira) é transferido para padrões universais de relevo que ficam bem em produtos volumosos, cachecóis, chapéus e suéteres bem esticados, macios e quentes.
Baixada
Tricotar um laço com ponto elástico polonês requer o uso de 300-500 g de fio de lã (por exemplo, Alize Lanagold), bem como agulhas de tricô circulares nº 4 ou 5.
Ao realizar o trabalho, você precisa:
- Monte 110 pontos nas agulhas de tricô (o número pode variar de acordo com sua vontade, mas deve ser sempre divisível por 4 + 2 pontos de borda) e feche-os formando um círculo.
- Forme a primeira carreira do produto, para a qual as alças das bordas devem ser transferidas para a agulha de tricô de trabalho e comece a formar o padrão, tricotando um rapport de 3 alças frontais + 1 alça traseira ao longo de toda a carreira. O círculo termina com uma laçada na borda.
- Ao formar a segunda carreira, retire a laçada da borda e faça um círculo com o padrão - 2 laçadas da frente + 1 laçada de trás + 1 laçada da frente. A linha termina com uma laçada na borda.
- Em seguida, alternando o padrão da 1ª carreira na 3ª, 5ª, 7ª e subsequentes carreiras ímpares e o rapport do 2º círculo na 4ª, 6ª, 8ª e carreiras pares, você precisa fazer um tecido de 50-70 cm. Ao mesmo tempo, sua largura deve ser de pelo menos 25-35 cm, o que permitirá que você o enrole em volta do pescoço várias vezes.
- Realize o fechamento simultâneo de todas as laçadas assim que o tecido atingir o tamanho desejado.
cachecol infantil
Um cachecol infantil com elástico polonês (facetado) é tricotado de acordo com um padrão com alternância constante de laçadas frontais e traseiras em uma fileira (3 e 1).
Para fazer isso, você precisará de:
- 100 g de fio Pekhorka (com 50% de lã e acrílico);
- agulhas de tricô retas nº 3.
O comprimento do produto acabado será de aproximadamente 1 m, com largura de 11 cm, e você precisará de:
- Monte 30 pontos (28 de trabalho + 2 de borda) e tricote:
- 1ª carreira – retire a laçada da borda + repita o padrão de 3 laçadas da frente e 1 laçada de trás. Termina com um ponto meia e um ponto borda, tricotados em meia.
- 2ª carreira – remova o ponto de borda e faça um padrão de repetição de 2 pontos frontais e 1 ponto traseiro. A última laçada da carreira também será uma laçada em meia + uma laçada de borda em meia.
- Procedendo de maneira semelhante, você precisa completar 60 cm de tecido, enquanto o padrão da 3ª e de todas as carreiras ímpares deve corresponder ao primeiro, e da 4ª e de todas as carreiras pares - ao segundo.
- Depois que o produto atingir o comprimento desejado, você pode começar a fechar as laçadas, para isso, em 3 carreiras você precisará primeiro tricotar 2 laçadas juntas 3 vezes e depois fechar 3 laçadas de uma vez.
- Junte as alças restantes, prenda-as e esconda a ponta na parte interna do modelo.
Chapéu com aba
O tricô elástico polonês (o padrão de tricô pode variar dependendo do padrão escolhido) fica bem em chapéus adultos e infantis com lapela e pompom.
Para tricotar você precisará de:
- 100 g de fio (por exemplo, Alize Superwash, com 70% de lã merino e 25% de poliamida);
- agulhas de tricô circulares nº 3.5;
- linhas com uma agulha.
- tesoura.
O comprimento do chapéu é de aproximadamente 34 cm e a densidade do tricô é de 2 laçadas. O trabalho utilizará o padrão “elástico polonês” - 4 laçadas, 2 carreiras.
Padrão de tricô com carreiras viradas:
1ª fila | 2 malhas + 1 ponto meia + 1 ponto tricô |
2ª fila | 3 malhas + 1 meia |
Padrão de tricô em círculo:
1ª fila | 3 pontos meia + 1 ponto meia |
2ª fila | 1 ponto meia + 1 ponto meia + 2 pontos meia |
Ao tricotar o produto você precisará de:
- Monte 90 pontos, una-os em um anel e tricote primeiro usando o padrão de canelado polonês em “carreiras de virada” por 5 cm de tecido para formar as lapelas.
- Continue tricotando em círculo até que o chapéu atinja um comprimento de 15-20 cm (excluindo a lapela).
- Prossiga para fechar a coroa, para o qual:
- 1ª carreira: faça o seguinte padrão: 1 laçada da frente + 3 laçadas de trás juntas;
- 2ª carreira tricotada com o padrão – 1 laçada da frente + 1 laçada de trás;
- 3ª carreira – tricotar juntos 2 laçadas da frente através das paredes da frente (1ª – tricô, 2ª – frente);
- 4ª carreira – junte as laçadas restantes com uma agulha e aperte formando um círculo. O fio restante deve ser puxado para o lado avesso do modelo.
O chapéu pronto deve ser experimentado e, se desejado, decorado com um pompom de pele ou linha, costurando-o na copa.
No último caso, você precisa:
- Coloque o gargalo redondo de um copo ou jarra sobre uma folha de papelão e trace o contorno com um lápis.
- Recorte 2 círculos, coloque uma moeda no centro, faça um círculo pequeno adicional e recorte-o.
- Coloque os espaços em branco resultantes uns sobre os outros e separe uma pequena parte do papelão com uma tesoura e, em seguida, sem separá-los, enrole o molde em um círculo com linha de lã (quanto mais, mais volumoso ficará o pompom).
- Passe o fio ao longo da linha de dobra entre os pedaços de papelão, passe um pedaço de linha entre eles e tricote um pompom.
- Retire o molde, corte o pompom com uma tesoura e costure-o no topo do chapéu.
De forma semelhante, você pode tricotar um gorro com pompom para uma criança. Neste caso, o número de laçadas nas agulhas de tricô precisará ser reduzido dependendo do tamanho da cabeça da criança.
Boina
O elástico polonês (facetado) tricotado com agulhas de tricô é frequentemente usado na produção de boinas femininas da moda. Este modelo é considerado universal, adequado para quase todas as mulheres e meninas, e o rapport escolhido para o tricô, de acordo com o padrão, o tornará mais volumoso e moderno.
Ao tricotar, é melhor usar 100 g de fio de melange macio, bem como agulhas de tricô nº 2,5 e 4.
A boina é tricotada usando a versão clássica do elástico polonês, e você precisa:
- Primeiro, monte 90 pontos nas agulhas de tricô nº 2.5 e tricote um tecido de 6 cm de altura com um padrão elástico 2*2 (alternando 2 pontos meia e 2 pontos meia).
- Mude para agulhas de tricô nº 4 e adicione um ponto extra na última carreira para criar um número ímpar de pontos.
- Continue tricotando com o padrão de canelado polonês, para o qual:
- na 1ª carreira, faça um ponto alto + um padrão de 2 pontos meia e 2 pontos frente.
- Na 2ª carreira, tricote um padrão de 1 ponto meia + 2 pontos meia e 2 pontos meia + 1 ponto meia.
- De maneira semelhante, alternando o padrão em carreiras pares e ímpares, complete 10 cm do produto e depois comece a formar a coroa e a estreitar as laçadas. Neste caso, você precisa:
- na 1ª carreira feche cada terceira laçada;
- Tricotar a 2ª carreira de acordo com o padrão;
- na 3ª carreira, feche cada segunda laçada;
- na 4ª carreira, mantenha o padrão;
- Complete a 5ª carreira tricotando 2 alças da frente juntas;
- Tricotar a 6ª carreira com pontos tricô, depois juntá-los e costurar, e puxar a ponta do fio através dos pontos fechados e escondê-lo no lado de trás.
Se você quiser deixar o chapéu mais volumoso depois de tricotar com um elástico 2*2, será necessário fazer um aumento adicional a cada 5 laçadas em cada carreira subsequente, o que deixará a coroa mais alta (até 5-10 cm).
Suéter
O padrão canelado "polonês" fica mais vantajoso em suéteres masculinos volumosos de estilo esportivo. Graças às belas verticais, ele fica bem volumoso e o produto em si terá o corte mais livre.
Adequado para tricô:
- 153 m/90 g de fio de lã “Derevenka” (com 100% de lã merino);
- agulhas de tricô nº 3,5 e 4.
Para tricotar um suéter, use 2 moldes:
- faixa elástica simples 1*1;
- Elástico polonês.
O padrão utilizado é:
1ª fila | 1 laçada de borda + padrão de repetição em um círculo de 1 laçada frontal e 3 laçadas traseiras. A carreira termina com uma laçada de tricô e borda. |
2ª rodada | 1 borda + padrão de repetição – 2 laçadas meia + 1 frente + 1 laçada meia. A carreira termina com 1 ponto meia e 1 ponto de borda em meia. |
3ª fila e tudo ímpar | Tricotar da mesma forma que na 1ª carreira. |
4ª linha e todos pares | Deve copiar o rapport do 2º círculo. |
O produto é tricotado sem cavas, com chanfros obrigatórios nos ombros e uma leve cava nas mangas.
Para formar a frente você precisará de:
- Monte 110 pontos em agulhas de tricô 3,5 e tricote 18 carreiras com um padrão de canelado 1*1 (alternando pontos da frente e de trás).
- Mude para agulhas de tricô de 4,5 mm e tricote 158 carreiras usando o padrão de canelado polonês de acordo com o diagrama.
- Reduza a carreira em 10 laçadas centrais e prossiga trabalhando em cada metade do produto separadamente, diminuindo uma laçada a cada 4ª carreira ao tricotar o padrão.
- Após completar 180 a partir da borda montada, passe a formar os chanfros dos ombros, para os quais em cada 2ª carreira você precisa tricotar de 2 a 6 laçadas.
A parte de trás do produto é tricotada da mesma forma que a parte da frente.
Para as mangas você deve:
- Monte 64 pontos com agulhas de tricô nº 3.5 e trabalhe 18 carreiras em ponto canelado 1*1.
- Depois de adicionar 6 laçadas à carreira de montagem (deve haver 70 delas nas agulhas de tricô no total), mude para o padrão “elástico polonês”.
- Adicione 1 laçada adicional em cada 6ª carreira e complete 102 carreiras.
- Comece a formar o punho e diminua 3 pontos de cada lado a cada 2ª carreira (você precisará fazer isso 10 vezes no total).
- Para a coleira você precisa:
- Monte 110 pontos nas agulhas de tricô nº 3.5 e tricote em ponto canelado 1*1 por 5 cm de tecido.
- Retire 2 laçadas de ambos os lados, tricote-as juntas e faça 15 cm do produto.
- Para formar um suéter, todas as suas partes devem ser costuradas ao longo das costuras escondidas do lado de dentro e experimentadas.
Dicas para iniciantes
Ao trabalhar no padrão "elástico polonês", artesãos experientes recomendam que os iniciantes se lembrem de algumas nuances.

Então:
- Apesar de sua versatilidade, ele não é usado para tricotar mangas e golas, pois não estica bem o suficiente e dá volume adicional a partes do produto acabado.
- Ao planejar trabalhar em um chapéu, é melhor comprar agulhas de tricô circulares sem costura, conectadas por uma linha de pesca de 40 cm. Produtos de madeira ou bambu são adequados para iniciantes e, após comprá-los e antes de começar a tricotar, é recomendável colocar a linha de pesca em um tanque com água quente por 15 minutos, o que a deixará mais macia e facilitará o processo de trabalho.
- Ao tricotar com elástico polonês, é aconselhável usar fio de lã grosso e de alta qualidade. Também é recomendável dobrar o fio mais fino de um novelo ao meio. Isso pode ser feito usando as extremidades localizadas fora e dentro. Não é recomendado usar fios sintéticos finos ou de baixa qualidade para o trabalho, pois o produto resultante pode picar, causando desconforto ao ser usado e perdendo rapidamente sua aparência original.
- É melhor usar agulhas de tricô retas ou circulares para canelado polonês em vários tamanhos - para o padrão principal e 1 a 2 tamanhos menores do que o fabricante recomenda para o fio selecionado, o que tornará o produto final mais volumoso e arejado.
- Não se esqueça de manter um caderno ou uma apostila onde você anotará todas as informações sobre o fabricante, a cor e a espessura do fio, os cálculos feitos e o número de laçadas lançadas.
- É essencial usar um marcador ao tricotar (especialmente ao escolher um padrão que exija tricotar uma laçada central). Eles precisam marcar o fim de uma linha definida quando o trabalho é forçado a parar.
- Recomenda-se lavar o produto acabado à mão em água morna com sabão antes de usar. Você também pode adicionar um pouco de amaciante de roupas, enxaguar bem e espremer delicadamente. Isso é feito para remover a cera de fábrica dos fios, endireitá-los e deixar o produto macio.
O elástico polonês (Leningrado ou facetado) é um padrão universal adequado para tricotar vários chapéus, cachecóis e suéteres.
É bastante simples de executar, mas requer estrita adesão ao padrão selecionado, permite tornar o produto final mais volumoso e em relevo, adaptando-se perfeitamente ao estilo oversized, mas para isso requer a escolha obrigatória apenas de fios de lã de alta qualidade e um tamanho menor de agulhas de tricô do que o recomendado pelo fabricante.
Vídeo sobre tricô elástico polonês
Tricotando um gorro "Abóbora" com elástico polonês: