Luvas de malha, fofas ou lisas, lisas ou multicoloridas jacquard, com padrão liso ou em relevo, feito de lã natural ou artificial, qualquer. Noções básicas de tricô, fios, agulhas de tricô e instruções claras passo a passo permitirão que você crie um modelo que se adapta a todos os gostos em poucas noites.
Instruções passo a passo para tricotar luvas duplas com agulhas de tricô
Existem muitos modelos conhecidos de luvas, dependendo da técnica de tricô.
Eles podem ser:
- camada simples ou dupla,
- com bico redondo ou triangular,
- com o polegar localizado na lateral ou na parte interna da palma.
A versão mais quente das luvas de malha é a dupla. Este modelo pode ser feito frente e verso se o tricô utilizar apenas (exceto no punho ou também nele) ponto frente ou verso, ponto sombra, além de ponto meia ou jacquard.
Luvas duplas são especialmente convenientes para tricotar padrões jacquard: o fio fica dentro, entre as camadas, não causando inconvenientes na hora de colocá-las. O lado externo geralmente é decorado com tranças e cordões, tricô vazado, padrões de sombras e bordados, enquanto o lado interno é feito com ponto meia.
Antes de começar a trabalhar, você deve tricotar uma amostra e realizar seu tratamento térmico úmido de acordo com as instruções indicadas na embalagem do fio. Esta etapa é especialmente importante para tricoteiras iniciantes ou quando se trabalha com fios desconhecidos.
Após a amostra estar completamente seca, meça a densidade de tricô, ou seja, o número de laçadas em 10 cm, e encontre o número de laçadas em 1 cm. Multiplique o número encontrado pela circunferência da palma em seu ponto mais largo e você obterá o número de laçadas a serem montadas.
Às vezes, 10-15% são subtraídos do valor encontrado. Isso depende da elasticidade do fio e de quão apertadas você quer que as luvas fiquem, embora essa subtração seja mais prática para luvas mais justas.
A densidade das carreiras para tricotar luvas é importante saber apenas se elas forem feitas sem a possibilidade de experimentá-las, embora, para maior confiabilidade, ela possa ser calculada ao mesmo tempo.
Instruções passo a passo para tricotar luvas duplas com agulhas de tricô ajudarão até mesmo um iniciante. Graças à explicação detalhada, os leitores, mesmo com pouca experiência em tricô, poderão criar um acessório de inverno lindo e quentinho.
No processo de criação de luvas, várias etapas devem ser distinguidas:
- Montando os pontos e tricotando o punho.
- Tricotar o corpo da luva enquanto simultaneamente formamos a cunha do polegar.
- Continue tricotando o corpo da luva até a ponta do pé – a parte superior da luva.
- Formando o dedo do pé e fechando as alças.
- Tricotar o polegar e fechar as laçadas nele.
As instruções passo a passo recomendam repetir esses passos para tricotar a camada interna da luva. Se as laçadas da parte externa forem lançadas nas agulhas de tricô usando o método aberto, o tricô da camada interna começa com a transferência das laçadas para as agulhas de tricô e a fixação do fio de trabalho.
Em seguida, continue tricotando de acordo com as instruções passo a passo. A única diferença é que nos modelos de duas camadas a camada interna da luva direita é tricotada como a esquerda, e a da esquerda, como a direita.
Tricotando o punho
Você pode tricotar luvas duplas com agulhas de tricô (as instruções passo a passo esclarecem as diferenças na seção sobre a cunha do polegar) para ambas as mãos ao mesmo tempo.
A peculiaridade das luvas duplas tricotadas com agulhas de tricô é o método aberto de montagem dos pontos do punho, a partir do qual se inicia o tricô. Um molde aberto pode ser feito com uma agulha de crochê usando um fio contrastante.
Além disso, se ambos os lados (externo e interno) forem iguais, é conveniente tricotar o dobro do comprimento do punho de uma só vez. A parte interna pode então ser iniciada imediatamente com a expansão para a palma ou tricotando a cunha do polegar, se o dedo for formado dessa forma.
O punho geralmente é tricotado com elástico. Existem muitos tipos de elásticos. Os mais comuns e elásticos são os elásticos 2*2 e 1*1. Embora a elasticidade do elástico também seja afetada pela qualidade e composição do fio, isso deve ser levado em consideração e testado em uma amostra pré-preparada. O conforto do produto final dependerá de como o fio “segura o elástico”.
Existem modelos em que o punho é tricotado da mesma forma que o corpo da luva - com ponto cetim ou uma combinação de ponto cetim e padrões. Neste caso, as agulhas são do mesmo tamanho para todo o produto.
É aconselhável tricotar o elástico com agulhas de tricô um tamanho menor do que as agulhas de tricô usadas para tricotar o tecido principal. Para fios finos, será suficiente usar agulhas de tricô um tamanho menor para o punho, para fios grossos – um tamanho menor.
Você pode tricotar luvas tradicionalmente com cinco agulhas de duas pontas ou com agulhas circulares, usando o método chamado “laço mágico”. A conveniência desse método é que, ao usá-lo, você pode tricotar duas luvas ao mesmo tempo. Neste caso, não haverá discrepâncias no número de linhas.
Depois de montar o número necessário de laçadas, feche o tricô em círculo, prestando atenção especial para garantir que as laçadas montadas nas agulhas de tricô não se torçam. O fio principal é levado para o trabalho e então tricotado com ele usando o padrão escolhido para o punho.
Ao tricotar em agulhas circulares, para facilitar a distribuição dos pontos ao tricotar a cunha do polegar, o corpo da luva e diminuir os pontos na ponta, são utilizados marcadores para separar os pontos do avesso da luva e do interior.
Marcadores | Para que propósito elas são colocadas? |
Elementar | No início da carreira, um marcador (especial ou substituindo-o por um clipe de papel ou um pequeno anel de linha contrastante) é colocado na agulha de tricô de trabalho. |
Segundo marcador | Elas são colocadas contando a partir da primeira metade de todos os laços coletados menos dois. Ou seja, a parte de trás da luva deve ter duas voltas mais largas que a parte interna, o que é anatomicamente correto. Ao trabalhar com agulhas de ponta dupla, basta distribuir as laçadas em duas agulhas “internas” e duas agulhas “externas”. O par de agulhas “internas” também tem duas laçadas a menos que o par de agulhas “externas”. Para maior comodidade, as agulhas de tricô são posicionadas de modo que a fileira de laçadas na parte interna da palma fique na agulha de tricô mais próxima. |
Subsequente | Os marcadores são transferidos para a agulha de trabalho no início de cada carreira seguinte. |
Depois de tricotar o elástico até a altura desejada, comece a tricotar o corpo da luva até o buraco para o polegar ou até que ele se alargue e forme uma cunha para ele.
Se o punho for tricotado com um elástico, depois da última carreira, no caso de tricotar uma cunha, várias carreiras do corpo da luva são tricotadas com o padrão do tecido principal. Essa distância depende do tamanho da palmeira e pode chegar a 2 cm.
Para luvas infantis, você pode pular esta etapa ou tricotar uma carreira com o padrão básico escolhido para o corpo da luva e prosseguir direto para a expansão pela cunha.
Formação da cunha do polegar
A parte interna da luva (do lado da palma) é geralmente tricotada com a superfície frontal. Esta é a opção mais conveniente (tanto para vestir quanto para tricotar) e elegante. O design decorativo com padrões deve ser feito apenas na parte externa e visível do acessório.
Você pode tricotar um polegar de qualquer maneira, com experiência escolhendo a melhor para um modelo específico e a mais conveniente para o tricotador.
Abaixo está uma descrição de como tricotar uma cunha para o polegar usando o método "indiano". Este modelo de luvas é um dos mais confortáveis de usar, bonito, fácil de tricotar, mas exige atenção e cálculos simples. Uma cunha é formada na palma da mão.
Ao mesmo tempo, o método acima mencionado de tricotar as luvas direita e esquerda simultaneamente em agulhas de tricô circulares é muito conveniente. Ele permite que você acompanhe a simetria e não se confunda nos aumentos. Para a luva direita, a linha de aumento irá para a esquerda conforme o tecido cresce, para a esquerda – vice-versa, para a direita.
A frequência dos aumentos depende do tamanho da luva, da espessura do fio e da densidade do tricô. Por exemplo, ao tricotar luvas infantis com um fio de 250 m de comprimento em 100 g, deve-se fazer um aumento a cada 2 carreiras, ou seja, a cada duas carreiras.
Os aumentos são feitos a partir dos cordões da carreira anterior. Para a palma direita, o broche é jogado sobre a agulha de tricô esquerda de modo que sua parede direita fique na frente da agulha de tricô e a parede esquerda fique atrás dela. Esta parede parece indicar a direção dos aumentos.
Na palma esquerda, ocorre o contrário, ou seja, a parede direita do broche fica atrás da agulha de tricô, e a esquerda fica na frente dela. Os laçadas são tricotados com laçadas cruzadas. Isso evitará que apareçam furos nos locais onde os aumentos são feitos.
O primeiro aumento é feito recuando do meio da palma em direção ao polegar para adultos 3 laçadas, para crianças - 2. Esta regra é usada ao tricotar luvas de qualquer tamanho. As proporções das mãos das crianças são diferentes, então a divisão é feita de forma um pouco diferente: mais da metade das alças da palma são alocadas para o polegar.
Por exemplo, se 15 dos 32 laços forem alocados para a palma, então para a mão de uma criança seria correto alocar 9 laços para o polegar e os 6 restantes para a área da palma, que se expandirá devido aos aumentos. Neste caso, o primeiro aumento na luva direita é feito após 9 laçadas tricotadas.

Para a luva direita, essas primeiras 9 voltas estarão relacionadas ao polegar, para a esquerda – as últimas. Cada aumento subsequente parece expandir a área da palma, enquanto o número de voltas alocadas para o polegar permanece constante até o último aumento.
Deve-se ter cuidado especial durante o segundo aumento, quando ocorre um erro no qual a cunha é formada incorretamente.
A primeira fileira de aumentos para a cava aumentou o número de pontos de 6 para 7 por palma para a luva direita (à esquerda dos primeiros 9 pontos do polegar) e para a luva esquerda (à direita dos 9 pontos do polegar).
Agora, o segundo aumento do exemplo dado será feito para a palma direita, também após 9 laçadas do polegar, aumentando a área da palma em mais 1 laçada, até 8.
Para a mão esquerda – após 7 (6 laçadas iniciais + 1 aumento) laçadas da palma. Ou seja, para a luva direita, o número de laçadas aumenta para a esquerda da área do polegar, para a esquerda – para a direita.
Esses aumentos devem ser feitos de modo que o número de laçadas na palma seja igual ao número inicial de laçadas na parte interna da luva - 15. No exemplo dado, o tricô deve ser continuado até que haja 15 laçadas na área da palma em ambas as luvas.
O princípio então é o seguinte: a primeira alça do polegar é conectada às alças da área da palma, e as alças restantes do dedo são removidas para um alfinete ou linha residual. Isso é necessário para fechar as alças da palma e separar as alças do polegar, que temporariamente não está envolvido no tricô.
Assim, para o exemplo dado:
- Para a luva direita, tricote a primeira laçada do polegar, remova as 8 laçadas restantes em um fio residual ou alfinete, tricote 15 laçadas da palma.
- Para a luva esquerda, tricote 15 laçadas da palma, retire 8 laçadas do polegar e tricote a última (9ª) laçada, prendendo-a às laçadas da palma.
Você pode terminar de tricotar o polegar depois de terminar de tricotar o corpo da luva e a ponta.
Você pode tricotar luvas duplas com agulhas de tricô (as instruções passo a passo neste caso consistem nas etapas de tricotar o punho, o corpo e a ponta) sem o polegar. Este modelo, conhecido como “anti-riscos”, é ideal para crianças muito pequenas.
Corpo da luva
Depois de separar as alças do polegar, continue tricotando o corpo da luva em círculo usando o padrão escolhido para ela. Agora, o número de laçadas nas agulhas de tricô deve corresponder ao número delas no início do tricô. Para o padrão acima, são 30 pontos.
Não há nenhuma característica especial de tricô aqui – o método circular usual em 2 ou 4 agulhas de ponta dupla. De frente, os aumentos da cunha do polegar não são visíveis.
Há muitas maneiras de decorar a parte de trás de uma luva. Até mesmo um simples ponto meia, tricotado com um fio bonito, pode ser incrivelmente bonito. Fio de bobina de alta qualidade proporciona um tricô particularmente perfeito.

Os laços feitos com esses fios se endireitam perfeitamente após o tratamento térmico úmido, alinhando-se e encaixando-se uns aos outros. Às vezes é difícil distinguir o resultado do tricô feito à máquina.
Fios macios – angorá, mohair, alpaca – são perfeitos para tricotar com a superfície frontal. Este material, que esconde falhas no tricô, pode ser recomendado para iniciantes.
Você pode tricotar luvas duplas com agulhas de tricô (as instruções passo a passo aqui diferem apenas porque, ao passar a tricotar o corpo da luva, você precisará adicionar algumas laçadas) usando padrões de relevo - várias tranças, arans, cabos.
Este design é ideal para fios lisos, como merino, ou fios que se abrem um pouco, deixando uma leve maciez após a lavagem. A caxemira tem um efeito semelhante.
Dedo de luva
O tricô da parte superior da luva – a ponta do pé – começa assim que o dedo mínimo estiver completamente escondido. Ou seja, ao tirar as medidas da palma, você precisa determinar a distância da base até a ponta e tricotar o corpo da luva nesse comprimento.
Para formar o dedo do pé, faça cortes ao longo das bordas dos lados interno e traseiro da luva.
Para obter uma bela linha de diminuição, siga os seguintes passos, o mesmo em uma carreira para a parte interna e posterior da palma:
- as duas primeiras alças do lado interno (externo) da luva são tricotadas com o padrão principal,
- os próximos dois laços são tricotados juntos com uma inclinação para a esquerda - o primeiro laço é removido, o segundo é tricotado e o laço removido anteriormente é jogado sobre ele,
- tricotar o corpo da luva até as últimas quatro laçadas,
- dois laços são tricotados juntos com uma inclinação para a direita atrás das paredes frontais,
- As duas últimas laçadas da carreira são tricotadas com o padrão principal.
Essas diminuições são realizadas em todas as carreiras. Para dar ao topo da luva um formato arredondado, as diminuições são finalizadas quando restam aproximadamente 7 laçadas em cada lado. Termine no mesmo lado onde você começou a diminuir – na parte interna ou traseira. Em seguida, corte o fio de trabalho, deixando uma ponta de aproximadamente 30 cm de comprimento para facilitar.
Insira a agulha nas alças, pegue a linha e puxe-a por todas as alças, primeiro de um lado da luva e depois do outro. Para dar resistência, o fio é puxado duas vezes e preso na parte de trás da luva. Isso completa o tricô do dedo do pé. Você também pode prender a linha usando uma agulha, inserindo-a também duas vezes nas laçadas da última carreira.
Se desejar, você pode fazer a ponta das luvas ser pontiaguda. Para isso, são feitas diminuições até as últimas 4 laçadas de cada lado, fechando-as ainda mais da maneira descrita acima.
Dedão
Tricotar o polegar é a etapa final do tricô da luva. Para fazer isso, as alças do fio temporário são transferidas igualmente para 2 agulhas de meia. Prenda o fio de trabalho por dentro e pelas alças do corpo da luva, na junção da palma e do polegar, e junte as alças adicionais que faltam para circundar completamente o polegar.
No exemplo acima, são 5 loops. Eles tentam levantar laços adicionais para que não se formem buracos nessa área.
Todos os laços resultantes são então tricotados em círculo até a altura de um dedo, ou seja, até que a ponta do dedo fique completamente escondida. Feche as laçadas em uma carreira, tricotando duas laçadas juntas e puxando-as com a linha da mesma forma que a ponta do pé.
Luvas de tricô serão um presente de inverno maravilhoso. Esta peça de roupa de malha, decorada com bordados ou jacquard da moda com animais estilizados, fará as delícias das crianças. E instruções detalhadas descrevendo cada etapa ajudarão você a entender o princípio do trabalho e dominar facilmente o tricô de luvas duplas que parecem complicadas à primeira vista.
Vídeo sobre tricô
Master class: Luvas duplas com cunha indiana: