Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

Nem todo mundo é comprado modelo de roupa pode atender a necessidades urgentes. Para satisfazer ao máximo as condições estabelecidas para você, basta comprar um pedaço de tecido da sua cor preferida, fazer um molde para um vestido folgado destinado ao verão e fazer a peça com suas próprias mãos.

Noções básicas de corte

O molde para um vestido largo não é particularmente difícil. Sua execução correta consiste em medições precisas e cuidadosas tomadas para o desenho. A aproximação máxima do desenho finalizado à figura depende disso.

Abaixo está uma tabela de medidas para fazer a armação básica de um vestido padrão de corte reto.

Abreviação de medição Nome da medição O processo de medição Permissão para liberdade de movimento (cm)
Elegante Meia circunferência do pescoço Use uma fita métrica para envolver a base do pescoço. Nas costas, ele é colocado acima da 7ª vértebra cervical e na frente, ele é unido acima da depressão.
Pog I Meio busto 1º A medida é feita horizontalmente pelas partes mais convexas das escápulas, depois pelos cantos posteriores das axilas e conectada acima do peito. 4
Pog II Meio busto 2º A medição é realizada da mesma forma que a primeira, mas a fita métrica é colocada na frente, ao longo das áreas mais salientes do peito. 4
Suor Meia circunferência da cintura A medida é feita abaixo do nível do peito, através da área mais estreita da figura, na direção horizontal. 3
Pob Meia circunferência do quadril O parâmetro também é medido na posição horizontal, direcionando a fita métrica ao longo das áreas convexas das nádegas e conectando-a no local de maior protrusão do abdômen. Para uma medição mais precisa, você pode usar a palma da mão com os dedos apontando para baixo, na área onde seu estômago se projeta. 2
PShg Metade da largura do peito Essa medida é a área localizada entre as axilas da frente, tirada acima dos pontos convexos do peito.
Cg Centro do peito Para determinar essa medida, você precisa medir a distância entre os mamilos.
PShs Metade da largura das costas É medido do canto esquerdo ao direito das axilas. 0,5
Ds Comprimento das costas A medida é tirada da base do pescoço, passando pelas saliências das escápulas, até o nível da cintura, indicado pela fita métrica. 0,5
Vg Altura do peito A medida é tirada da junção do pescoço e do ombro até o mamilo.
Acidente de trânsito Comprimento da frente até a cintura Esta medida é uma continuação da anterior e termina na altura da cintura. 0,5
Vpr Altura da cava A medida é tirada da junção do pescoço com o ombro até o nível das axilas posteriores. 0,5
VPK Altura do ombro oblíquo Esta medida mostra a distância da junção da cintura com a coluna até a junção da clavícula com o ombro.
Ship Largura dos ombros Essa medida é tirada diagonalmente da base do pescoço até a área onde o braço se conecta ao corpo. 1-1,5

 

Você Comprimento da saia A medida é tirada verticalmente ao longo da costura lateral, da linha da cintura até o nível exigido pelo modelo, mais a margem da bainha.
Ou Circunferência do braço A medida é feita cobrindo a parte superior do braço, próximo às axilas.
Ol Circunferência do cotovelo A medição é feita no braço, na altura da articulação do cotovelo.
Oz Circunferência do pulso A medição é realizada da mesma forma que a anterior, só que na área do pulso.
Dra. Comprimento da manga A medição é feita verticalmente a partir do ponto onde a clavícula se articula com o ombro até o nível desejado de acordo com o modelo selecionado.
Pspr Profundidade da cava 2
Pshr Largura do broto 0,7
Por Largura da manga 3-7 e mais

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

Para facilitar a execução do molde do vestido, é necessário utilizar meios tamanhos das medidas da circunferência. O desenho do molde básico de um vestido de verão de silhueta reta é padrão e é feito com base nas medidas tiradas.

Mas, fazendo certas alterações no design do padrão, você pode criar muitos modelos e estilos diferentes. Abaixo estão as instruções sobre como construir o molde básico para um vestido de corte reto com comprimento máximo.

Maxi

Um molde para um vestido folgado para um verão quente pode ser feito usando papel, de preferência em rolo, uma régua, um lápis e moldes.

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

  1. Afastando-se cerca de 10 cm da borda superior do papel, você precisa desenhar um ângulo reto. As meias circunferências e larguras das medidas serão plotadas horizontalmente, e seus comprimentos e alturas verticalmente.
  2. Tendo marcado o topo do ângulo reto com a letra A, à direita você deve reservar a medida Pog II + 4 cm (margem para ajuste livre). Isto será...
  3. Em seguida, determine a linha da cintura, que estará localizada perpendicularmente à reta traçada do ponto A a uma distância de medida Ds + 0,5 cm. Designe o ponto resultante como T. Em seguida, desenhe uma linha horizontal através de T até que ela cruze com a linha vertical do ponto . O ponto formado é .
  4. A uma distância de 21-22 cm abaixo do ponto T, marque a linha do quadril. Estes serão t. Banda .
  5. A linha horizontal final que define a grade básica do desenho do padrão é a linha da bainha. Na variante em questão, é maxi. A medida da cintura até a linha inferior da base é igual à medida da figura Du até o meio do tornozelo ou mais. Os pontos resultantes são designados H e .
  6. Agora é necessário determinar a localização do nível do peito, que é a base para o cálculo das cavas e das pinças dos ombros. Para fazer isso, meça Bpr + 0,5 cm (ponto G) a partir do ponto A e continue na direção horizontal até cruzar com o segmento . O ponto resultante é chamado adequadamente.

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

Em seguida, você precisa traçar a curva da cava do produto:

  1. Para fazer isso, primeiro determine os limites da largura das costas e da frente, que indicam o local onde a manga se conecta ao produto. Tomando a medida Pshs + 0,5 cm, coloque-a à direita do ponto G e posicione-a.
  2. Assim, do ponto à esquerda, um valor igual a (ПШг + 4 cm) + (Пож II – Пож I) é separado e o ponto é determinado.
  3. Após isso, a partir das interseções formadas, restauram-se perpendiculares ao segmento A. Obtemos e .
  4. A próxima etapa da construção é a formação do decote das costas. Para determinar a localização da base do pescoço, divida a medida Posh em 3 partes e adicione uma margem de 0,5 cm.
  5. O valor obtido é colocado à direita do ponto A e é designado .
  6. Em seguida, calcule 1/3 do segmento dado e meça-o a partir do ponto A. O resultado é o ponto...
  7. Além disso, construindo um retângulo auxiliar a partir dos pontos obtidos, cria-se uma linha suave para o decote das costas.
  8. Então eles começam a construir o corte do ombro. Para fazer isso, você precisa pegar um compasso (isso também pode ser feito usando uma fita métrica) com uma solução igual à medida Dp e a partir deste ponto fazer um entalhe na área do retângulo.
  9. Em seguida, utilizando um compasso de abertura igual à medida Bpk + 0,5 cm, faça um entalhe semelhante a partir do ponto T. Na intersecção dos arcos, forma-se o ponto T. O segmento entre t. e será a linha de corte do ombro do produto.
  10. Em seguida, do ponto à esquerda, traça-se uma perpendicular ao segmento onde o ponto é obtido. É necessário encontrar o ponto de contato entre a curva da cava e o segmento. Para encontrá-lo, o segmento deve ser dividido por 3 e adicionar uma margem de 2 cm. O ponto resultante é designado .
  11. O próximo ponto de contato da curva da cava está localizado no segmento . Pode ser calculado dividindo esta área em duas partes iguais. O seguinte é formado. . . Através de t., desenhe uma curva suave, formando a linha da cava do molde das costas.

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

Agora você pode prosseguir com o desenho do molde para a frente do vestido:

  1. Primeiro, você precisa determinar a posição do ponto mais alto do corte do ombro da metade frontal do produto. Para isso, pegue a medida de Dtp + 0,5 cm e coloque para cima. Eles recebem .
  2. Em seguida, determine a largura do decote frontal à esquerda da ponta. É igual ao segmento A. O resultado é um segmento.
  3. Em seguida, marque a profundidade do decote. Na maioria dos casos, depende do modelo escolhido do produto, mas seu formato redondo padrão fica na altura de 9 a 10 cm do ponto mais alto da base do pescoço. Portanto, essa distância é medida para baixo e obtemos .
  4. Os pontos resultantes são conectados por uma linha côncava suave. Este será o decote da frente do vestido.

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

Em seguida, calcule e faça um desenho da pinça do busto que vai até o corte do ombro:

  1. Para calcular o centro do dardo, pegue metade da medida Цг + 0,5 cm e coloque-a ao longo da linha do peito à esquerda de t. Recebido t. .
  2. Uma perpendicular é desenhada através dela para cima e para baixo até cruzar com a linha do quadril para posterior construção de pinças na área da cintura.
  3. Para determinar a localização exata do início da pinça do busto, é necessário fazer uma marca na perpendicular restaurada usando uma abertura de compasso igual à medida Bg do ponto abaixo.
  4. O ponto resultante será o início do dardo. Em seguida, usando a mesma solução do compasso, mas a partir do ponto na parte superior esquerda, desenhe um pequeno arco no qual será marcado o tamanho necessário do dardo.
  5. Para determinar a segunda borda da dobra, você deve separar da ponta ao arco desenhado um segmento igual a (Pog II – Pog I) x 2 + 2 cm.
  6. Na intersecção das retas obtidas, forma-se o chamado... Linhas retas definem o recorte do busto finalizado.
  7. Agora, para construir a seção dos ombros da frente do vestido, é necessário determinar o t auxiliar. . Ele está localizado acima do ponto no segmento e é igual ao tamanho do segmento menos 1 cm.
  8. Em seguida, usando uma solução de compasso igual à distância do ponto, faça um entalhe na parte superior, no suposto final do corte do ombro.
  9. O segundo entalhe, igual à medida Dp, é desenhado do ponto até a intersecção com o arco anterior. Recebido t. . O segmento é o corte do ombro do molde da frente do vestido.

Em seguida, é realizada a etapa final de construção do desenho da base do molde, que consiste em determinar a linha da cava da parte frontal do produto.

  1. Primeiro, você precisa calcular o t auxiliar. . Ele está localizado em uma linha reta acima do ponto a uma distância igual a 1/3.
  2. Em seguida, t. está conectado a t. . O segmento resultante é dividido ao meio e a partir dele é reconstruída uma perpendicular de 1 cm.
  3. Através do t., perpendicular auxiliar, desenha-se a segunda parte da cava da base do molde do vestido. Nesse caso, as cavas das metades frontal e traseira do vestido devem se unir suavemente.

Midi

O molde de um vestido midi de verão solto praticamente não difere em sua construção de um vestido longo. A única diferença está na localização da linha inferior da peça, que corresponde à medida do comprimento da saia, da cintura até o meio da articulação do joelho. Caso contrário, o desenho é completamente idêntico ao modelo anterior.

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto
Molde de vestido soltinho para o verão.

Depois de construir o molde básico para um vestido solto, prossiga posicionando os detalhes cortados no tecido. Todos os componentes da frente e das costas do molde, bem como as mangas, devem ser colocados no tecido somente ao longo dos fios da urdidura.

As exceções são detalhes de viés, babados, babados e golas redondas. Essas peças podem ser cortadas em viés.

Como os padrões das peças de base representam suas metades, ao dispor as peças no tecido, ele deve primeiro ser dobrado ao meio na direção dos fios de base.

Ao cortar o produto, atenção especial deve ser dada às margens de costura. Dependendo da localização e da qualidade do material, o tamanho pode variar. Portanto, as tolerâncias geralmente aceitas para conectar as costuras das peças principais são consideradas de 1 a 1,5 cm.

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

Em caso de aumento do fluxo de tecido, a largura das margens pode aumentar para 2-2,5 cm. O processamento posterior dos cortes com um ponto overlock de três ou cinco fios garante sua durabilidade e resistência.

Após a correta distribuição dos detalhes de corte no tecido, levando em consideração todas as margens de costura, eles são recortados com aplicação preliminar de linhas pontilhadas auxiliares ao longo do contorno das partes principais. Em seguida, em uma determinada sequência, as partes principais são alinhavadas e então fixadas com pontos à máquina.

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

A ordem aproximada de união das peças de corte é a seguinte:

  1. Costurando as pinças do busto.
  2. Fazendo costuras nos ombros e laterais.
  3. Conectando os cortes das mangas (se o estilo incluir mangas).
  4. Costurando mangas em cavas fechadas.
  5. Fazer a bainha das bordas inferiores das mangas e da parte inferior da peça.
  6. Processamento do decote com face, vivo, vivo, etc.

Curto

A construção do molde para a base de um vestido soltinho acima do joelho também é feita da mesma forma que nos modelos anteriores. A diferença está no comprimento do produto, correspondente à medida Du. Seu tamanho neste caso é menor que a distância da cintura até o joelho.

Em tiras

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

O molde para um vestido de verão solto com alças requer alguns ajustes na base básica.

Consiste em cortar as partes superiores das peças do desenho de acordo com o formato correspondente ao modelo selecionado. A linha superior do produto pode ser lisa ou figurada.

Ao modelar um modelo com alças, o caminho do corte fica na altura dos cantos das axilas, preservando parte das pinças na metade frontal do molde.

As tiras podem ser feitas em diversas variações, de acordo com os desejos individuais.

Sua fixação posterior ao produto é realizada durante o processamento da borda superior do vestido com um forro, reforçado com entretela adesiva ou entretela. O restante das ações permanecem as mesmas das versões anteriores.

Fora do ombro

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

Pode-se fazer uma analogia entre os padrões dos modelos com alças e os com ombros abertos. Faltam as partes superiores em ambos.

A diferença é que em um vestido tomara que caia, o corte das partes é feito na altura da metade da cava da peça.

Para marcar corretamente a linha de corte, você deve medir as linhas côncavas das cavas traseira e frontal e encontrar o meio delas.

A partir dos pontos obtidos, são traçadas linhas horizontais, perpendiculares à dobra central dos padrões. Neste caso, atenção especial deve ser dada às laterais da pinça do busto.

A distância de cada um deles do ponto inicial até a linha de corte deve ser a mesma.

Uma operação semelhante deve ser realizada no molde da manga (se estiver previsto no estilo). Para fazer isso, primeiro encontre o centro da manga, medindo-o estritamente ao longo da curva do desenho. Depois disso, o meio de cada uma das partes obtidas é determinado. Conectando os locais marcados com uma linha pontilhada, você obtém uma linha de corte.

Com uma peteca

Para decorar um vestido de verão com ombros nus com um babado original feito do mesmo tecido, acabamento ou renda larga, não há necessidade de fazer alterações no molde.

Para fazer esse tipo de decoração, basta cortar um babado do tecido (de preferência em sentido espiral) e prendê-lo seguindo a linha de corte descrita no modelo anterior. A conexão do elemento de acabamento ao produto também pode ser feita de diversas maneiras.

Vestido túnica de praia

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

A maioria dos vestidos túnica de praia se distinguem pela simplicidade e corte despretensioso.

Como são soltos, não restringem os movimentos e sua finalidade não é enfatizar as vantagens da figura, o desenho do padrão desse estilo é muito simples e acessível a qualquer iniciante.

Para construí-lo, basta desenhar dois retângulos com parâmetros correspondentes a algumas medidas da figura feminina, a saber, circunferência do pescoço, tórax, quadris, comprimento do produto e largura dos ombros (caso o modelo não preveja manga caída).

As nuances restantes na forma de cortes inferiores arredondados ou côncavos, decotes figurados e assim por diante são implementadas no processo de modelagem do estilo selecionado.

Vestido de chiffon

De acordo com artesãos experientes, um molde para um vestido de verão solto feito de tecido chiffon deve conter um alargamento. Isso se deve à leveza, baixa resistência ao rasgo e maior fluidez do tecido.

A esta lista podemos acrescentar que o chiffon não mantém bem a sua forma, mas ao mesmo tempo cria dobras e vincos suaves perfeitamente. Portanto, um vestido de chiffon com um leve ou máximo alargamento será exatamente o que você precisa.

Para expandir o padrão básico da frente do vestido, você deve primeiro desenhar perpendiculares à borda inferior da peça a partir do ponto inicial da pinça. Em seguida, elas são cortadas bem no início da pinça do busto. A solução está conectada na área do corte do ombro. Ao mesmo tempo, uma dobra é formada na parte inferior do padrão.

Vestido de verão folgado, faça você mesmo. Padrão, foto

No verso do molde, essa manipulação é realizada no lugar das pinças de ombro pretendidas.

O desenho é cortado verticalmente até o corte do ombro, e as partes resultantes são afastadas até o tamanho necessário.

Se o modelo envolver expansão significativa, as peças do molde serão cortadas em vários lugares.

Vestido oversized

Vestidos nesse estilo incluem moldes que são um ou dois níveis maiores que o tamanho necessário.

Como cada tamanho subsequente difere do anterior em 2 cm em muitos parâmetros, para construir um desenho da base básica, você deve adicionar 2 cm, 4 cm e assim por diante às medidas individuais, dependendo do resultado desejado.

Opções originais para vestidos soltos

Devido ao desejo das mulheres de esconder várias falhas de figura, os costureiros estão criando cada vez mais variações de vestidos soltos. Ao introduzir diversas dobras, pregas, cortes, pinças, drapeados e tramas, eles incorporam as ideias mais incríveis que criam uma imagem única para qualquer mulher. Abaixo estão algumas de suas ideias.

Independentemente das falhas ou defeitos da figura, qualquer mulher pode parecer atraente e elegante. Um estilo bem escolhido que realce suas melhores características e esconda os lugares certos lhe proporcionará paz interior e conforto.

E os moldes de vestidos soltinhos recomendados neste artigo, pensados ​​para o verão, darão a cada mulher a oportunidade de realizar suas ideias e sonhos.

Vídeo sobre vestidos soltos

Aula magistral sobre como costurar um vestido folgado:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

  1. Valentina

    Gostei muito do vestido. Diga-me, qual é o nome da revista? Obrigado.

    Responder

Criação

De costura

Desenho