Renda filé de crochê. Padrões e modelos para iniciantes

A renda filé de crochê é muito procurada entre os fãs e verdadeiros apreciadores de produtos vazados. Itens de malha são considerados únicos e têm uma aparência bastante impressionante. Mais adiante no artigo você poderá ver vários esquemas e modelos para iniciantes.

Ferramentas e materiais necessários

A qualidade e a espessura dos fios usados ​​para criar itens em ponto filé dependerão da finalidade funcional do item. Se você precisar tricotar um casaco quente, um suéter, uma luva de cozinha, uma colcha grossa ou um tapete, é recomendável usar fios de espessura média feitos de lã, semilã ou material de linha misto.

Renda filé de crochê. Padrões e modelos para iniciantes
Renda filé de crochê. Padrões e modelos para iniciantes

Para decorar um tecido fino com uma agulha de crochê, é permitido usar fios de:

  • viscose;
  • material de algodão;
  • sedas.

Para tricotar peças de verão, como camisetas, vestidos e blusas, usa-se principalmente íris ou garus, e para cortinas, toalhas de mesa e guardanapos, usa-se crochê. Você pode usar qualquer tom de linha para este trabalho. Ao mesmo tempo, essa técnica permite combinar vários tons com cores, bem como tricotar partes individuais com fios de cores diferentes.

O padrão de tricô para renda filé exige a seleção de uma agulha adequada à espessura do fio. Os tamanhos de ferramentas mais comumente usados ​​são 0,2, 0,5, 0,8 e 1 mm. Para o trabalho, você pode usar um gancho de plástico, alumínio, metal ou uma combinação.

Renda filé de crochê. Esquema
Renda filé de crochê. Esquema

Características do material da ferramenta:

Material do gancho Característica
Alumínio Um anzol de alumínio é barato, leve e não eletrifica as linhas. No entanto, ele pode dobrar.
Combinado A ferramenta combinada é conveniente, não muito cara, mas nem sempre é prática.
Plástico É uma opção econômica, mas essa ferramenta é bem leve e confortável de segurar na mão. No entanto, ele é capaz de eletrificar fios e geralmente é grande.
Aço Este gancho tem uma longa vida útil e é confortável de segurar na mão. No entanto, a ferramenta é muito cara.

Para escolher uma ferramenta, é recomendável prestar atenção à etiqueta do fio. Caso não esteja disponível, o gancho deve ser selecionado com base na estrutura dos fios.

Neste caso, você precisa colocar o fio nos seios da ferramenta e puxar:

  • se a linha cobrir completamente o anzol, o item ficará denso;
  • se o fio estiver completamente localizado na cavidade e deixar um pequeno espaço, o item ficará solto;
  • Se a rosca cobrir completamente o entalhe, o produto estará perfeito.

O gancho pode ser selecionado dependendo da filmagem.

Se a pilha de fios for fina, você precisa usar uma ferramenta fina:

  • 0,6-1,75 mm – você precisa de fio de algodão fino;
  • 2-3,5 mm – são necessárias roscas de espessura média;
  • 4-5 mm – o fio deve ser duplamente torcido e de espessura média;
  • 5-6 mm – fio fofo é necessário;
  • 7-8 mm – são necessários fios de lã grossos;
  • mais de 9 mm – fio grosso torcido serve.

Esquemas com descrição de obras para iniciantes

Filé renda de crochê (os padrões são bastante simples e não exigem a preparação de um grande número de ferramentas) é considerada uma técnica de tricô relativamente simples, que se baseia em tricotar uma grade formada por pontos altos duplos e alternar células da grade vazias com células preenchidas.

Renda filé de crochê. Padrões e modelos para iniciantes

Como resultado, é possível criar uma variedade de designs com os quais você pode decorar qualquer produto:

  • lenço, cachecol;
  • suéter, blusa, vestido;
  • uma fronha destinada a uma almofada de sofá;
  • colcha, capa, guardanapo;
  • roupa de cama, costura para toalha;
  • cortinas, toalha de mesa.
Renda filé de crochê. Travesseiro
Renda filé de crochê. Travesseiro

Usando formas geométricas, é possível criar os designs de filetes mais simples. No entanto, também é possível criar designs mais complexos usando cachos, motivos vegetais e pinturas inteiras.

É permitido fazer crochê de tecidos criados usando a técnica de filé em vários formatos, como:

  • quadrado;
  • círculo;
  • polígono;
  • oval;
  • retângulo;
  • losango;
  • corações;
  • trapézios.

Renda filé de crochê. Padrões e modelos para iniciantes

A laçada de ar com o ponto alto duplo são considerados os principais elementos da técnica do filé.

Malha de filete

A malha é a base da técnica do filé, da qual partirá qualquer tecido clássico, como meias com padrão rendado, uma camiseta, uma toalha de mesa ou um guardanapo. Todos os loops serão arejados.

Método de registro:

  1. Para criar uma corrente, tricote um número par de laçadas.
  2. Para levantar, faça 3 elementos.
  3. A partir do aumento na direção oposta, tricote em um novo buraco, faça uma coluna de laçada e um elemento, continuando a trabalhar até o final da corrente.
  4. Na nova carreira, faça 3 elementos de elevação. Acima de cada furo na fileira de baixo, faça um semelhante: acima da coluna de laçadas - uma coluna semelhante, acima do elemento ar - um número semelhante de furos correspondentes.
Renda filé de crochê. Malha de filete
Renda filé de crochê. Malha de filete

Grade tradicional

Renda de filé de crochê (diagramas e descrição obras ajudarão costureiras iniciantes a criar qualquer produto) podem ter uma colocação rara de divisórias feitas de colunas com um fio.

Além disso, essa técnica de tricô é tradicional, com a qual é possível dar ao tecido uma textura de renda solta. Este método de malha de filé pode ser usado para decorar uma toalha de mesa, vestido ou blusa.

Método de registro:

  1. Crie uma cadeia com o número necessário de elementos de ar.
  2. Faça 3 furos de ar de elevação e 2 elementos de arco na nova corrente.
  3. Continue alternando 1 laçada e 2 furos até o final da corrente.
  4. Em uma nova carreira, faça um ponto alto semelhante sobre cada corrente e faça 1 ponto alto sobre o ponto alto.
Renda filé de crochê.
Renda filé de crochê.

Quando concluído, o produto se parecerá com inúmeras células colocadas uma sobre a outra.

Malha figurada

A renda de crochê filé (os diagramas mostrarão como tricotar o padrão figurado corretamente) permite criar uma malha figurada, cuja célula terá arcos inclinados. Apesar de essa técnica de tricô ser mais complicada que a tradicional, o item ficará lindo.

Descrição passo a passo:

  1. Crie uma cadeia de furos de ar.
  2. Faça 3 elementos de elevação, 3 furos novamente e uma coluna de lançamento. Repita a sequência indicada até o final da corrente.
  3. Na nova carreira, crie 3 elementos de ar de elevação e 5 furos de ar entre as colunas com um fio da carreira anterior.

O número de elementos na cadeia inicial de uma teia específica pode ser diferente daquele indicado no diagrama. Para resolver o problema, recomenda-se inicialmente fazer uma amostra do material de linha selecionado, calculando os laços. Como resultado, o número de elementos na corrente deve ser divisível por 3. Neste caso, deve haver uma abertura inicial para 1 ponto alto.

Toalha de mesa

Usando a técnica de crochê filé, é possível fazer uma grande toalha de mesa festiva que pode ser usada para cobrir uma mesa. Neste caso, todos os laços serão arejados.

Descrição passo a passo:

  1. Crie uma corrente de 8 elementos, fechando-a em um anel com uma coluna de conexão.
  2. Na 1ª carreira, faça 4 furos de elevação e 4 colunas inacabadas com 2 fios, tricotados juntos com o 4º elemento de elevação, no anel formado. Tricotar 6 elementos. Do início ao fim, faça uma sequência de 5 pontos altos duplos inacabados, tricotados juntos, fechados em um círculo e com 6 furos. Deve haver 4 células, 6 no total. Finalize a linha com uma coluna de conexão.
  3. Na 2ª carreira deve haver 5 elementos e uma coluna de laçada enfiada em 1 furo de elevação. Pule 7 colunas de laçada no arco de 6 elementos da carreira anterior. Execute a seguinte sequência: passe 2 colunas de laçada nas colunas seguintes com 2 laçadas da carreira anterior, deve haver um arco de 2 elementos entre a coluna de laçada, passe 7 colunas com uma laçada no próximo arco de 6 furos da carreira anterior. Deve haver 4 células, deve haver 6 no total. Finalize a linha com uma coluna de conexão.
  4. Na 3ª carreira, faça 4 elementos, pule 4 colunas com 4 fios no arco de 2 furos da carreira anterior. Tricotar 2 elementos, passar uma coluna com 2 laçadas na coluna de 4 laçadas da carreira anterior. Faça 3 elementos e passe a coluna de laçada na 2ª coluna de laçada da corrente anterior. Faça 2 furos.
  5. Repita a sequência de 4 células: 5 colunas com 2 fios passam para o próximo arco de 2 elementos da corrente anterior, 2 elementos, uma coluna com 2 fios passam para a coluna de 4 fios da corrente anterior, 3 elementos, uma coluna de fio passam para a coluna de 2 fios da carreira anterior e 2 elementos. Deve haver 6 células no total. Finalize a linha com uma coluna de conexão.
  6. Faça as 35 carreiras restantes da mesma maneira. Finalize cada corrente com uma coluna de conexão.

brinquedo de anjo

Para fazer um anjo em crochê usando a técnica do filé, recomenda-se usar fio de algodão e uma agulha nº 0,9. Além disso, você precisará de enchimento sintético com formato e fita de cetim. Como resultado, o brinquedo terá 11 cm de altura.

O produto é composto por uma cabeça, um corpo e uma saia. Cada parte do brinquedo deve ser tricotada por vez com elementos de ar. Ao final do trabalho o produto é decorado.

Renda filé de crochê. Brinquedo de anjo. Esquema
Renda filé de crochê. Brinquedo de anjo. Esquema

Padrão de tricô para a cabeça:

  1. Use uma agulha de crochê para criar uma corrente de 5 elementos, fechando-a em um anel com uma coluna de conexão.
  2. 1 carreira consiste em 1 furo, 7 colunas enfiadas no anel sem laçadas e uma coluna de conexão.
  3. Na 2ª carreira, pule 1 elemento e 11 pontos baixos no ponto baixo da corrente anterior. No final há uma coluna de conexão.
  4. Na 3ª carreira, tricote 1 elemento e 15 colunas sem laçada, entrelaçando-as na coluna sem laçada da corrente anterior. Deve haver 16 pontos no total, sem laçadas. Finalize a corrente com uma coluna de conexão.
  5. Continue tricotando a cabeça de acordo com o padrão fornecido até a carreira 12, sem cortar o fio. Preencha o espaço em branco com enchimento sintético, apertando as alças restantes.

Padrão de tricô para o corpo:

  1. Monte 8 elementos, unindo-os em um anel usando uma coluna de conexão.
  2. Na 1ª carreira há 1 elemento e 8 pontos baixos enfiados no anel. Finalize a corrente com uma coluna de conexão.
  3. Na 2ª carreira, faça 3 furos e insira uma coluna de laçada em 1 elemento de elevação da carreira anterior. Passe 2 colunas de laçada na próxima coluna de laçada da carreira anterior. No total, devem ser 18 colunas de laçadas. Finalize a linha com uma coluna de conexão.
  4. Faça as mesmas manipulações para a carreira 6.

Padrão de tricô para uma saia:

  1. Para fazer uma corrente, faça 8 elementos, fechando-os em um anel com uma coluna de conexão.
  2. Junte o novo fio e continue trabalhando, pulando as asas na carreira 1, unindo a frente e as costas do corpete com um ponto baixíssimo.
  3. Continue a sequência até a carreira 9. Corte o fio.

Montagem do brinquedo:

  1. Costure uma fita de cetim na 9ª carreira do lado avesso e uma laçada com vários elementos de ar na coroa.
  2. Engome o anjo e fixe-o na forma.

Bolsa decorativa

A renda de filé de crochê (os padrões de trabalho permitirão que você tricote qualquer modelo) é adequada para criar uma bolsa decorativa, cujo tamanho será de 11x15 cm. Para tricotar, é aconselhável utilizar fios de algodão e agulha nº 0.9. Deixe os laços arejados.

Instruções detalhadas:

  1. Usando uma agulha de crochê, faça uma corrente de 67 elementos.
  2. Na 1ª carreira, insira 1 coluna de laçada no 7º furo. Tricotar 1 elemento e pular a coluna de laçadas para o 2º buraco. Repita esta sequência para obter 29 células. Deve haver 31 células no total. Termine a carreira com uma laçada.
  3. Na 2ª carreira faça 4 elementos. Do início ao fim, repita a sequência de 1 laçada tricotada na laçada da carreira anterior e 1 elemento. Deve haver 29 células, 31 no total. Termine a carreira com uma laçada na coluna.
  4. Até a carreira 13, inclusive, tricote de acordo com o padrão com alças retas e reversas.
  5. Na 14ª carreira, tricote em redondo, faça uma laçada, 3 elementos e também pule 187 laçadas na laçada e no buraco da carreira anterior. Finalize a linha com uma coluna de conexão.
  6. Na carreira 15, divida todos os pontos altos em 4 segmentos de modo que as partes da frente e de trás tenham 63 pontos altos cada, e as laterais tenham 31 pontos altos cada.
  7. As carreiras 16 a 36 são tricotadas em redondo de acordo com o padrão. Termine cada linha com uma coluna de conexão.
Bolsa com renda filé. Esquema
Bolsa com renda filé. Esquema

Depois de terminar de tricotar, você pode começar a montar o produto. O saco deve ser cuidadosamente engomado e fixado na forma, deixando-o nesta forma até secar completamente.

Segredos para Iniciantes

Apesar de o tricô filé parecer simples à primeira vista, existem alguns segredos que permitirão que você crie facilmente uma imitação de um produto de renda.

Renda filé de crochê. Padrões e modelos para iniciantes

Dicas para iniciantes:

  • Durante o processo de tricô, as bordas do produto podem ficar irregulares devido à deformação das colunas ou ao comprimento irregular dos elementos externos. Para resolver o problema, recomenda-se amarrar as bordas do produto com pontos baixos.
  • Se houver 3 elementos de ar na base da célula, no início da linha é recomendável tricotar 3 colunas de conexão ao longo da corrente até a nova célula. No final da carreira, você não precisa tricotar nenhuma célula. Uma nova fileira deve começar no penúltimo buraco.
  • Se a primeira célula do padrão estiver vazia, 2 alças de ar devem ser tricotadas adicionalmente inserindo a ferramenta no terceiro elemento. Se a célula estiver inicialmente preenchida, o ponto alto deve ser feito no 5º furo. Para um domínio correto e fácil do padrão, é necessário sempre olhar para a fileira anterior: se estiver na área inferior do arco, sempre haverá uma célula cheia na parte superior e vice-versa.Renda filé de crochê. Padrões e modelos para iniciantes
  • Se a borda do tecido for recortada, você precisa começar a trabalhar da primeira carreira, e é recomendável usar imediatamente fio adicional, que será necessário imediatamente ou mais tarde para criar as vieiras. O trabalho principal deve ser feito na direção oposta. Se a borda do tecido for uniforme, a carreira deve ser feita com elementos de ar, tricotando a partir de um fio e em uma direção.
  • Se o padrão do trabalho permitir que o produto seja dividido em partes significativas, elas podem ser criadas separadamente, conectadas no processo de tricô ou costura. O principal é que a área de união não estrague o padrão, porque o local de conexão ficará visível em uma determinada parte do enfeite.
  • Com o tricô filé é possível criar qualquer tipo de roupa. Por exemplo, os pedaços de uma camiseta de verão não serão retangulares. Neste caso, é aconselhável fazer diminuições para que a peça fique com aparência normal na pessoa. A redução é realizada cancelando a célula inteira.Renda filé de crochê. Padrões e modelos para iniciantes
  • Para garantir que o item mantenha sua forma, é permitido tricotar o tecido em círculo com pontos baixos. Neste caso, você precisa fazer 1 ponto baixo em cada buraco da base, e 5 pontos baixos nas laterais para cada segunda carreira da malha do filé. Nos cantos, é necessário tricotar 3 colunas em um elemento base.
  • Para aumentar o tamanho do produto, é necessário fazer um aumento nas bordas. Podem ser feitas tolerâncias em uma ou várias células, dependendo dos requisitos para o formato da teia.

O crochê de renda filé é uma técnica versátil usada para decorar diversos produtos, além de peças de vestuário. Graças a essa técnica com diagramas e descrições simples, iniciantes e artesãos experientes conseguem criar modelos de roupas inusitados para adultos e crianças, além de vestidos de noiva.

Vídeo sobre como tricotar renda filé

Renda de fita simples.

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho