Após longos períodos de brincadeiras ativas, é bom envolver a criança em um processo criativo que contribua para seu desenvolvimento. Uma das maneiras é criar padrões geométricos usando células. Para fazer isso, você deve preparar uma folha de papel quadriculado e ferramentas de desenho.
Ferramentas de desenho
Para desenhar, uma criança precisa ter:
- papel de qualquer tipo;
- caneta-tinteiro;
- vários marcadores;
- lápis;
- uma amostra apropriada à idade da criança.
Se você tiver uma impressora em casa, poderá criar papel milimetrado com células da largura que precisar. Além de quadrados, você pode usar triângulos, hexágonos, retângulos e círculos. No entanto, é melhor começar com quadrados: assim será mais fácil para a criança dominar essa técnica de criação de desenhos. Depois que ele aprender a desenhar bem quadrados, você poderá passar para outras formas.

Com uma impressora, você pode escolher não apenas o tamanho das células, mas também a cor das linhas. Se você não tiver uma impressora, papel comum de caderno escolar pode ser a solução. Ele permitirá que você crie desenhos interessantes e padrões simples baseados na repetição cíclica dos mesmos fragmentos. Por exemplo, você pode criar facilmente um padrão de tabuleiro de xadrez. Tudo o que é necessário para isso é pintar cada 2ª célula de preto.
Padrões geométricos em células para criar figuras grandes exigirão a combinação de vários quadrados. E, inversamente, os quadrados podem ser reduzidos dividindo-os deliberadamente em componentes, que, por sua vez, podem ter qualquer formato: triangular, octogonal. Nesse caso, as imagens ficarão mais interessantes.
Triângulos e hexágonos também são ótimos para criar imagens e padrões interessantes. Crianças que são boas em criar formas diferentes podem usar emoticons de mídias sociais como modelo. Animais seriam uma boa ideia. Pode não ser fácil desenhá-los no início, mas logo as crianças pegarão o jeito e serão capazes de implementar suas ideias mais ousadas no papel.

Também podem ser realizados ditados gráficos. Este trabalho criativo é especialmente popular em jardins de infância. Os professores dão às crianças uma tarefa: criar um desenho sem ter um modelo. A essência se resume ao fato de que a criança deve seguir instruções simples: colorir os quadrados: superior, inferior, direito ou esquerdo.
A melhor maneira de desenhar por células é usar esquemas prontos. Esse processo é, em muitos aspectos, semelhante à resolução de palavras cruzadas japonesas. Basta numerar as linhas horizontais e verticais, para que seja mais fácil determinar quais células em qual linha devem ser pintadas e de que cor.
Métodos básicos de desenho por células
Desenhos geométricos em células podem ser feitos de uma das seguintes maneiras:
Caminho | Descrição |
Copiando de uma amostra finalizada | A essência da cópia é que a criança deve copiar uma imagem finalizada feita em células. Este tipo de exercício ajuda a desenvolver atenção e perseverança. |
Terminando a pintura que comecei | Você pode mostrar ao seu filho não a imagem finalizada, mas apenas metade dela. O resto ele mesmo deve desenhar. Essas atividades são boas para desenvolver a imaginação espacial. |
Ditado gráfico | Sua essência é que a criança deve ouvir o que lhe é dito e agir de acordo com o que ouviu. Essa tecnologia é aplicável para preparar a mão da criança para a escrita que será feita na escola. Além disso, o ditado gráfico ajuda os alunos mais jovens a aprender a contar. |
No ditado gráfico, um adulto dita uma sequência de ações para uma criança, cada uma das quais deve ser caracterizada por um número e uma direção. O número mostra o comprimento da linha e pode ser qualquer.
Por exemplo, o número "1" indica que a linha deve ter comprimento igual a 1 célula; 2 significa que o comprimento da linha deve ser igual a 2 células. Quando uma criança faz um ditado, os números não devem ser muito grandes para que ela possa contar facilmente o número de células. Existem 4 direções de linhas: para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita.

Este método de desenho ajuda a criança a:
- navegar no espaço;
- perceber melhor as informações pelo ouvido;
- desenvolver atenção.
Quem dita a ordem das ações não deve pronunciar outras palavras. Também é inaceitável repetir as mesmas ações duas vezes. É necessário garantir que o trabalho seja realizado em uma sala onde a criança não seja distraída por sons estranhos. Se a criança cometer um erro em algum lugar, ela deve largar o lápis e esperar até que tudo esteja ditado, após o que será possível determinar exatamente onde o erro foi cometido.
Master classes
Independentemente da idade da criança, pais e educadores devem lembrar que o jovem artista precisa de descanso. O tempo de aula recomendado para crianças menores é de um quarto de hora, e para pré-escolares e alunos da primeira série – meia hora. Se a criança não conseguir lidar com a situação, ajude-a.
Gato preto
Um dos desenhos simples que podem ser criados rapidamente usando células é a imagem de um gato preto em uma folha de papel quadrada com 10 células de largura e altura. Deve haver 100 células no total. O processo de desenho ocorre em fileiras verticais.
Elas são numeradas da esquerda para a direita, com as células nessas linhas contadas de cima para baixo:
Linha | Descrição |
1º | A linha inteira permanece vazia. |
2º | As 3 células inferiores são pintadas de preto - 8ª, 9ª e 10ª |
3º | Somente a célula inferior, a 10ª, é pintada de preto. |
4º | As 2ª, 3ª, 4ª e 5ª células devem ser pretas, assim como as 4 células mais baixas - 7ª, 8ª, 9ª e 10ª |
5º | A 3ª e a 5ª células devem ser pretas, assim como as 4 inferiores – 7ª, 8ª, 9ª e 10ª. Além disso, a 4ª célula deve ser amarela e a 6ª célula deve ser vermelha. |
6º | A 3ª, 4ª e 5ª células são pintadas de preto, assim como as 4 inferiores – a 7ª, 8ª, 9ª e 10ª. Neste caso, a 6ª célula deve ser vermelha. |
7º | Tudo é pintado da mesma forma que na 5ª fileira. |
8º | Tudo é pintado da mesma forma que na 4ª fileira. |
9º | Essas linhas permanecem brancas. |
10º |
Como resultado de seguir os passos descritos, você obtém um gato preto fofo com olhos amarelos e um laço vermelho.
Elefante
O ditado geométrico por células pode ajudar uma criança a desenhar um pequeno elefante. Para fazer isso, você precisa colocar um ponto em uma das interseções das linhas no canto superior esquerdo da folha de papel. Será o começo da imagem. A partir do ponto de partida, é necessário traçar linhas, cujo comprimento e direção serão determinados pelas células.
Você precisa mover o lápis ou a caneta na seguinte sequência:
- À direita por 4 células.
- Abaixo 1 célula.
- 5 células à direita.
- 8 células abaixo.
- 3 células à esquerda.
- 3 células para cima.
- 1 célula à esquerda.
- 3 células abaixo.
- 3 células à esquerda.
- 4 células para cima.
- 1 célula à esquerda.
- 2 células abaixo.
- 1 célula à esquerda.
- 1 célula abaixo.
- 1 célula à esquerda.
- 2 células para cima.
- 1 célula à direita.
- 6 células para cima.
Depois de completar corretamente este ditado curto e simples, você poderá admirar o lindo elefante resultante.
Cachorro
Assim como o elefante é desenhado no exemplo acima, um cachorro pequeno pode ser representado.
As etapas do desenho são as seguintes:
- Desenhe um ponto na intersecção das linhas no lado esquerdo da folha, aproximadamente na metade entre as bordas superior e inferior.
- Depois de colocar um ponto, que será o ponto de partida, comece a desenhar linhas ao longo das células: 1 para a direita, 3 para cima, 2 para a direita, 1 para cima, 1 para a direita, 3 para baixo, 6 para a direita, 1 para cima, 1 para a direita, 1 para cima, 1 para a direita, 2 para baixo, 1 para a esquerda, 4 para baixo, 1 para a esquerda, 2 para baixo, 3 para a esquerda, 1 para cima, 1 para a direita, 1 para cima, 2 para a esquerda, 1 para baixo, 1 para a esquerda, 1 para baixo, 2 para a esquerda, 1 para cima, 1 para a direita, 2 para cima, 1 para a esquerda, 1 para cima, 3 para a esquerda, 1 para cima.
- Desenhe um olho no cachorro resultante. Será um ponto localizado 2 células à direita e 1 célula acima do ponto inicial.
Cobra
Você pode tentar desenhar uma cobra com seu filho. Para fazer isso, você deve primeiro colocar um ponto e depois desenhar linhas a partir dele ao longo das células. Na etapa final do desenho, resta adicionar alguns elementos que darão um pouco de realismo ao réptil.
As etapas do trabalho são as seguintes:
- Coloque o ponto inicial aproximadamente no canto superior esquerdo do papel. O principal é que haja pelo menos mais 3 células acima deste ponto.
- Prossiga desenhando linhas nas direções especificadas para um certo número de células: 2 para cima, 2 para a direita, 8 para baixo, 2 para a direita, 4 para cima, 3 para a direita, 4 para baixo, 1 para a direita, 3 para cima, 3 para a direita, 3 para baixo, 2 para a direita, 1 para baixo, 3 para a esquerda, 3 para cima, 1 para a esquerda, 3 para baixo, 3 para a esquerda, 4 para cima, 1 para a esquerda, 4 para baixo, 4 para a esquerda, 7 para cima, 1 para a esquerda. A última linha desenhada, se feita corretamente, terminará no ponto onde tudo começou.
- Adicione um olho à cobra, que pode ser representado por um simples ponto. Deve estar localizado na cabeça. Você precisa mover 1 célula para a direita e 1 célula para cima do ponto inicial. Então descobrimos que o olho da cobra está localizado no centro da cabeça.
Copo azul sorridente
Padrões de grade geométrica podem ser complexos.
Por exemplo, uma xícara azul com olhos e uma boca poderia ser criada da seguinte maneira:
- Comece em um ponto localizado na parte inferior da folha de papel, aproximadamente na metade entre as bordas direita e esquerda.
- Após estabelecer o ponto de partida, desenhe as linhas na seguinte ordem: 5 para a direita, 1 para cima, 1 para a direita, 1 para cima, 1 para a direita, 1 para cima, 1 para a direita, 6 para cima, 5 para a esquerda, 1 para cima, 1 para a esquerda, 1 para cima, 1 para a direita, 1 para cima, 1 para a esquerda, 1 para baixo, 1 para a esquerda, 1 para baixo, 1 para a direita, 1 para baixo, 1 para a direita, 1 para baixo, 1 para a esquerda, 2 para baixo, 1 para a direita, 1 para baixo, 1 para a direita, 1 para baixo, 1 para a direita, 1 para baixo, 1 para a direita, 1 para baixo, 1 para a direita, 1 para baixo, 1 para a direita, 1 para baixo, 1 para a direita, 1 para baixo.
- Adicione cor ao copo e decore-o com olhos e um sorriso.
- Pinte todas as células externas do desenho de preto.
- Dentro da imagem, aproximadamente no meio, desenhe 2 olhos, cada um deles representado por um quadrado composto por 4 células. 3 células deste quadrado devem ser pretas e 1 deve ser branca. Isso criará uma imitação dos alunos.
- Coloque a boca no fundo do copo. Para representá-lo, você precisa pintar 3 células em uma fileira horizontal de preto e, depois, pintar mais 2 células de preto, que estão localizadas um pouco mais acima em ambos os lados dessa fileira horizontal. Faça com que as células restantes contidas no contorno do copo fiquem azuis.
- Adicione um pequeno toque que deixará a xícara sorridente mais bonita. Pinte de preto algumas células localizadas acima do copo. Este será o vapor proveniente da bebida contida na xícara. É melhor recuar 1 célula da borda superior do copo e pintar 3 células de preto à esquerda e à direita.
A Chave de Ouro
Para representar uma chave no papel, você precisa marcar um ponto no centro da folha na caixa à esquerda.
Em seguida, desenhe linhas a partir deste ponto na seguinte sequência:
- 8 células à direita.
- 2 células para cima.
- 3 células à direita.
- 5 células abaixo.
- 3 células à esquerda.
- 2 células para cima.
- 4 células à esquerda.
- 3 células abaixo.
- 1 célula à esquerda.
- 1 célula para cima.
- 1 célula à esquerda.
- 1 célula abaixo.
- 1 célula à esquerda.
- 3 células para cima.
- 1 célula à esquerda.
- 1 célula para cima.
Coelhinho
Uma linda lebre pode ser desenhada em um pedaço de papel quadriculado, seguindo a seguinte sequência:
- Conte 5 células à direita e 3 a partir do topo e coloque um ponto.
- Do ponto designado, desenhe 1 célula para a direita, 3 para baixo, 2 para a direita, 2 para baixo, 1 para a esquerda, 2 para baixo, 3 para a direita, 3 para baixo, 1 para a esquerda, 1 para cima, 1 para a esquerda, 2 para baixo, 1 para a direita, 2 para baixo, 2 para a direita, 1 para baixo, 6 para a esquerda, 1 para cima, 1 para a esquerda, 1 para cima, 1 para a direita, 12 para cima.
- Adicione detalhes ao desenho.
Finalizando a segunda metade do quadro
Desenhos geométricos em células podem ser baseados em desenhos espelhados da segunda metade da imagem. Esta atividade ajuda a desenvolver a imaginação e a fantasia da criança. Para trabalhar você precisará de papel quadriculado.
Primeiro, os pais devem desenhar quadrados multicoloridos no lado esquerdo da folha. A criança deve olhar para as células coloridas, memorizá-las e fazer exatamente o mesmo desenho na outra metade da folha de papel. O ideal é que o jovem artista observe tanto a cor dos quadrados quanto sua localização correta, enquanto para um desenho completo tudo deve ser espelhado.
Pode ser usada uma versão em preto e branco, o que dará à criança a oportunidade de colorir a imagem finalizada como desejar.
Desenho próprio
Não é necessário pegar exemplos prontos; você pode criar seu próprio design, cuja principal característica distintiva será a exclusividade. Para fazer isso, você deve fazer um pequeno esboço e depois transformá-lo em uma imagem por células.
As etapas do trabalho são as seguintes:
- Comece a desenhar com linhas de contorno, o que pode ser feito com um lápis simples.
- Comece destacando detalhes pequenos, mas importantes. Neste caso, é preciso observar qual será a cor deste ou daquele detalhe do desenho. Vale a pena pensar em qual elemento específico do desenho deve se destacar para que a imagem fique brilhante e bonita.
- Todas as linhas de contorno devem ser “traduzidas” em células. Cada uma dessas linhas pode ser representada por uma série de células pretas — sua linha horizontal, vertical ou diagonal.
- Adicione cor ao desenho. Este trabalho se resume em colorir certas células contidas entre fileiras que desempenham o papel de contornos.
Imagens 3D
Criar imagens 3D por células é uma ótima maneira de passar seu tempo livre de forma agradável e útil, ao mesmo tempo em que coloca em prática suas habilidades criativas. Esse método de desenho pode ser difícil para crianças em idade pré-escolar, mas é adequado para crianças mais velhas e adultos. Ao desenhar linhas entre e dentro das células, você pode criar figuras complexas de complexidade variável.
Tal atividade:
- promove o desenvolvimento da lógica e do pensamento criativo;
- melhora a coordenação dos movimentos;
- aumenta a concentração.
Ornamento geométrico em células
Os padrões geométricos geralmente consistem em formas simples: quadrados, retângulos, círculos, triângulos. É melhor que as crianças completem os padrões com a ajuda de adultos. Ao criar qualquer padrão, é importante considerar que ele deve ter seu próprio ritmo — uma série de repetições de certos elementos.
Por exemplo, poderia ser um triângulo, que pode ser:
- repita horizontalmente e verticalmente sem lacunas;
- alinhar em uma coluna;
- alternar com um deslocamento de 1-2 células;
- alternar com uma série de outras figuras.
Padrões geométricos interessantes podem ser criados combinando diferentes tipos de espelhamento, onde linhas, colunas ou partes de combinações de formas são refletidas verticalmente ou horizontalmente.
Desenhar por células é uma ótima ideia quando você precisa manter seu filho ocupado. É fácil criar pequenos desenhos que serão interessantes para a criança. Ele não só se divertirá, mas também se beneficiará disso. Esta atividade simples, mas interessante, combina com sucesso arte, geometria e matemática, desenvolvendo o pensamento e a imaginação.
Vídeo sobre criação de desenhos
Desenhos geométricos por células:
Ksyusha, olá, aqui são Sonya e Lisa, da nossa casa Tolbukhina 2-A, na nossa região de Lugansk, Ucrânia. Saída para Tolbukhina 2-A.
Caderno de desenho de Ksyusha vazmi saboy em Tulukhinu 2-A. Região de Lugansk. Lisa e Sonya