Polainas é uma palavra que apareceu na descrição roupas para treinamento esportivo, ou aulas de dança. Tricotados de acordo com padrões, eles ajudaram a aquecer os músculos das pernas e tornaram o treinamento mais eficaz. Hoje em dia, esse elemento de vestuário migrou para o guarda-roupa feminino e passou a ter significado não apenas prático, mas também estético como item de moda.
As polainas de malha são adequadas para meninas e mulheres, especialmente para a estação fria.. Na versão clássica, leggings são consideradas meias que não possuem biqueira. Para melhor fixação na perna, via de regra, elas começam e terminam com um elástico.
As polainas vêm em diferentes alturas:
- curto (logo acima dos tornozelos);
- comprimento médio (até o joelho);
- longo (acima do joelho, como meias ou botas acima do joelho).
Finalidade das polainas femininas:
- para enfatizar a esbeltez das pernas femininas,
- proteger do frio,
- disfarçar as imperfeições do formato das pernas.
As polainas de malha (os padrões e descrições são fornecidos abaixo) precisam ser capazes de ser incorporadas corretamente à sua imagem com base em regras simples:
- Escolha leggings de acordo com a estação. Se estiver frio lá fora, polainas de malha feitas de lã ou mohair são apropriadas. Em climas quentes, vale a pena recorrer a leggings elásticas, de náilon ou de algodão vazado.
- Preste atenção à sua figura e suas características. Para meninas frágeis com pernas finas, polainas volumosas com padrão trançado ou listras horizontais coloridas são aceitáveis. Para mulheres plus size, meias com padrão vertical ou patenteado são adequadas.
- O comprimento das polainas depende diretamente do comprimento da roupa. Quanto mais curto for o vestido escolhido, mais comprido deverá ser o acessório de tricô.
- Ao tirar medidas para tricotar polainas, você precisa entender como elas serão usadas. Se for para a parte interna, então as medidas são tiradas diretamente no pé; se for para sapatos, então você precisa calçá-los primeiro.
Padrões de tricô para polainas para mulheres com agulhas de tricô
- Padrões de loop de patentes;
- Tranças:
- Padrão "tranças em malha";
- Padrão "tranças com laçadas estendidas".
- Tricô vazado.
Aquecedores de pernas simples para iniciantes
As polainas de malha, cujos padrões e descrições são oferecidos abaixo, são adequadas para pessoas em nível iniciante.
Materiais:
- Para tricotar leggings grossas simples, você precisa de fio com 100 gramas de peso. 200-250 m. Não se deve usar fios de lã pura (a fibra irrita a pele e encolhe muito). Uma proporção percentual em que a lã seja um pouco mais da metade será adequada. Você precisará de 300–400 gramas de fio. Informações mais detalhadas podem ser encontradas no rótulo do fio.
- As agulhas de tricô são selecionadas dependendo do método de tricô: regular, 2 peças, ou meia, 5 peças, ou agulhas de tricô circulares. O tamanho das agulhas de tricô pode ser encontrado na etiqueta do fio. Fita métrica de alfaiate, folha de papel, lápis.
Padrão, esquema de tricô
Elástico inglês.

Os padrões são adequados para tricotar em redondo.
Instruções de tricô passo a passo:
- Tire as medidas: circunferência do tornozelo, circunferência da panturrilha, circunferência da perna no ponto mais alto do produto, altura da polaina.
- Tricote uma pequena amostra e calcule os pontos para a montagem.
- Monte o mesmo número de pontos (número par) em 4 agulhas de tricô igualmente e tricote o trabalho em círculo. Tricotar usando o padrão elástico básico. Se você puxar a linha firmemente, obterá um elástico firme. Tricotar 12 carreiras.
- Tricotar em canelado inglês sem fazer aumentos: 1ª carreira: “levante a laçada e simplesmente transfira a primeira laçada da agulha esquerda para a direita (NÃO atrás da parede frontal), tricote em meia*, repita até completar a ordem; 2ª carreira: “pessoal. e tricote a laçada com um ponto da frente, faça uma laçada e ao mesmo tempo transfira o ponto tricô. Passe de uma agulha para outra* e tricote a carreira inteira nesse ritmo. De acordo com o molde, tricote a altura do produto menos a altura do elástico na parte inferior e menos a altura do elástico de fixação na parte superior. Finalize a etapa com a 2ª carreira do padrão rapport.
- Faça aumentos em pares para que o padrão não se perca e transfira o tricô para um elástico comum, tricotando frente com frente, junto com a laçada, costas com costas.
- O volume da perna na parte superior é maior que no tornozelo. Nesta fase, você precisa calcular os aumentos - o número deles deve ser par. Para não perder o ritmo do padrão, os aumentos devem ser feitos em pares. Se você precisar adicionar 14 laçadas, o número total de aumentos em pares será 7. Calcule as laçadas entre os aumentos em pares.
- Faça um aumento: tricote a 1ª laçada como de costume, faça uma laçada cruzada com o fio de trabalho no ar atrás da parede do fundo, faça a 2ª laçada do suéter da carreira anterior (levante o suéter com a agulha de tricô de trabalho, pegue o fio de trabalho). Ao tricotar a próxima carreira, tricote 1, laçadas - tricô, tricote em ordem, continue de acordo com o padrão de canelado por 6-7 cm. Feche a linha.
Características e nuances:
- Você pode tricotar polainas em 5 agulhas de tricô ou substituí-las por agulhas de tricô circulares e usar o método “Magic Wool” (traduzido como um laço mágico). Eles são convenientes para tricotar peças estreitas - leggings, meias, mangas:
- Para tricotar em círculo, monte os pontos de acordo com o cálculo mais 1. Deixe um fio com uma ponta curta na frente.
- Você precisa dividir aproximadamente todo o conjunto de loops pela metade. E no espaço, puxe a linha de pesca conectando as agulhas de tricô em um laço. Cada agulha segura aproximadamente metade dos pontos montados. O "início da carreira" fica na agulha de baixo.
- Remova a última laçada da agulha de cima e coloque-a na agulha de baixo. Transfira a segunda laçada da esquerda para a direita, puxando a laçada da agulha de tricô de cima através dela. Puxamos a ponta curta do fio - o tricô é cuidadosamente apertado. A laçada extra desaparece, fechando o tricô em um círculo. As alças com fios permanecem na parte inferior. As laçadas nas agulhas superiores e inferiores apontam em direções opostas, e o tricô começa entre agulhas paralelas.
- Retire a agulha de tricô inferior, as laçadas dela serão transferidas para a linha de pesca. Uma laçada livre de linha de pesca é formada à esquerda do tricô. A linha de trabalho fica atrás do produto. Segure a agulha de tricô inferior com a mão direita. Ela está trabalhando neste momento.
- Tricotar a carreira na agulha de cima completamente. A linha das agulhas de tricô forma dois laços opostos - um divide a fileira de laços à esquerda, o segundo foi obtido ao tricotar a agulha de trabalho - à direita.
- Retiramos a agulha de trabalho e os laços dela são transferidos para a linha de pesca.
- Puxamos a linha de pesca da laçada direita para que as laçadas da fileira de baixo sejam colocadas na agulha de tricô - ela se torna a de trabalho. A parte superior está em uma linha de pesca, a parte inferior está em uma agulha de tricô.
- Gire o tricô 180 graus.
- Repetimos o processo do ponto 5.
- Para que as polainas se ajustem melhor à sua perna, você pode inserir um cordão elástico ou elastano na faixa elástica na parte superior e inferior.
- Para tricotar o elástico inferior, você pode usar agulhas de tricô mais finas do que as usadas para tricotar a parte principal. Então o trabalho será mais denso e de melhor qualidade.
Aquecedores de pernas com agulhas de tricô de fio melange
Outra opção que não exige muita experiência em tricô são as leggings de malha mescla. As transições de cores incorporadas no fio criam um padrão interessante e único e escondem quaisquer falhas na qualidade do trabalho.
Para polainas de 50 cm de altura e 18 cm de circunferência, o seguinte será suficiente:
- fio de melange "Burdjum batik" da Alize TM (acrílico, 100 g - 210 m) - 2-3 novelos;
- agulhas de tricô nº 3.
Padrão, diagrama de tricô:
- Faixa elástica 2x2;
- Padrão de trança.
Instruções de tricô passo a passo
Abaixo estão três opções de aquecedores de pernas feitos de fio de melange.
Opção 1:
- Tricotar 40 laçadas. Tricotar um padrão canelado 2x2 formando um tubo de 51 cm de altura. Feche os laços.
Opção 2:
- Monte 40 pontos em círculo.
- Tricotar 4–5 cm de tecido usando um elástico 1x1 ou 2x2.
- Tricotar 40 cm de tecido usando a técnica de ponto meia.
- Finalize o tricô com um elástico similar de aproximadamente 5 cm. Feche a linha.
As polainas de malha, cujos padrões e descrição são oferecidos pela opção 3, assim como as tranças, parecem volumosas e complexas, e trabalhar nelas é bem simples. O consumo de fio para esta opção é de aproximadamente 100 gramas a mais.
Opção 3:
- Monte 40 pontos.
- Tricotar a base da legging até uma altura de 4 cm usando o elástico selecionado.
- Faça aumentos em pares de laçadas usando o método descrito no ponto 7 na descrição de leggings simples para iniciantes. Tricotar aumentos em pares através de 10 laçadas 4 vezes. O resultado são apenas 48 loops.
- Tricotar a altura principal das leggings usando o padrão “trança”, repetindo-o da 1ª à 20ª carreira. Mantenha o ritmo do elástico 2x2 durante todo o tricô. Certifique-se de que o padrão não fique fora de ordem. Ao mesmo tempo, você precisa remover 12 laçadas antes de tricotar. Uma agulha adicional será suficiente para isso. Tricotar os próximos 12 pontos. Tricotar 12 pontos com uma agulha adicional. Trabalhe mais 24 pontos. Repita até o final da carreira.
- Tricotar as próximas 9 carreiras de acordo com o padrão.
- A partir do início da 11ª carreira, tricote 24 laçadas com o mesmo elástico. Passe 12 pontos para outra agulha atrás do trabalho. Tricotar os pontos seguintes e depois apenas os 12 anteriores com uma agulha adicional. Repita o tricô até o final da carreira.
- Tricotar mais 9 carreiras.
- Finalize o trabalho com o elástico utilizado, aproximadamente 3 cm.
Características e nuances:
- Se você tricotar com fio de mescla, sem prestar atenção ao ritmo, as leggings ficarão com um padrão diferente.
- Quando você quiser que o padrão das polainas seja sincronizado, você deve pegar dois novelos separados de fio, encontrar duas transições de cores idênticas no início de cada novelo e começar a tricotar cada polaina a partir de uma determinada seção do novelo. Você pode usar agulhas de tricô circulares com o método Magic Wool (incluído na descrição de polainas simples para iniciantes) e tricotar as duas polainas de uma vez. Para fazer isso, monte 40 pontos do primeiro novelo nas agulhas de tricô circulares. Separadamente, nas mesmas agulhas de tricô do segundo novelo, mais 40 laçadas. Continue trabalhando na descrição selecionada.
- Uma das tendências da moda para os jovens são as polainas listradas. Para elas, você pode usar não fio de melange, mas fio comum de várias cores que combinem harmoniosamente entre si. Você pode usar apenas duas cores ou várias cores para seu trabalho. Escolha cores contrastantes ou tons próximos uns dos outros. Leggings listradas combinam com estilos esportivos, casuais, boho e grunge.
Meias altas para meninas
Aquecedores de pernas, que são combinados com meias até o joelho, apareceram pela primeira vez nos uniformes escolares de estudantes de faculdades de elite e se estabeleceram firmemente na descrição de roupas de estilo preppy. Calças até o joelho combinam bem com jaquetas ou suéteres leves, saias plissadas ou vestidos soltos.
O padrão de tricô para elas é semelhante ao de meias de tricô.
Materiais e ferramentas:
- Fio Magic Dream, contendo mohair e acrílico, 100 g - 268 m;
- agulhas de tricô nº 3;
- agulhas de tricô nº 2;
- anzol nº 2.
Padrão, esquema de tricô
Densidade de tricô meia com agulhas de tricô nº 2 10 cm x 10 cm = 30 laçadas por 30 carreiras, tricô vazado com agulhas de tricô nº 3 10 cm² correspondem a 10 laçadas por 15 carreiras.
Instruções de tricô passo a passo:
- Monte 44 pontos usando agulhas de tricô nº 3.
- Tricotar 12 carreiras usando um elástico 2 x 2.
- Faça 65 carreiras usando o padrão de tricô vazado.
- Substitua as agulhas de tricô n.º 3 por agulhas de tricô de ponta dupla n.º 2.
- Tricotar 5 carreiras com a superfície da frente, distribuindo as laçadas uniformemente nas agulhas.
- Nas agulhas de tricô nº 1 e nº 4, amarre o calcanhar em linha reta de acordo com o seguinte padrão: carreira original: 1 laçada - frente, 2 - simplesmente remova como frente (atrás da parede frontal); 2ª carreira toda em tricô.
- Tricotar 20 carreiras no total.
- Divida o tricô em três agulhas aproximadamente igualmente (7+8+7).
- Traga o tricô para a agulha do meio com 8 laçadas. Continue tricotando a carreira na agulha do meio em linha reta e para trás, tricotando junto a última laçada da carreira com a primeira laçada da agulha lateral. Continue tricotando até que as agulhas laterais fiquem livres. E 8 laçadas se tornarão a base da parte inferior do calcanhar.
- Nas laterais do calcanhar, monte 10 pontos nas agulhas de tricô nº 1 e nº 4. Divida 8 laçadas do calcanhar ao meio nessas agulhas. Agora nas agulhas nº 1 e nº 4 há 14 laçadas, nas agulhas nº 2 e nº 3 há 11 laçadas.
- Continue tricotando em redondo. Em cada carreira, diminua 1 laçada das agulhas de tricô nº 1 e nº 4, tricotando-as em pares até restarem 11 laçadas.
- Continue trabalhando em círculo por mais 48 carreiras (ou até o nível do dedo mínimo).
- Tricotar a ponta da meia: em cada carreira, unir 2 laçadas em uma só, a partir das costuras laterais, nas agulhas de tricô superiores e inferiores (serão reduzidas 4 laçadas em cada carreira). Continue diminuindo até os últimos 4 pontos.
- Passe as laçadas restantes na ponta do fio e aperte.
- Faça um cordão com as alças de ar e passe-o ao longo da parte superior do golfe, amarre-o.
Características e nuances:
- Para decorar a parte superior, você pode enrolar pompons e prendê-los ao produto com um cordão.
Leggings de algodão femininas
Aquecedores de pernas, tricotados com agulhas de tricô (com moldes e descrição dos orifícios incluídos) feitos de algodão - geralmente uma opção de verão. O tecido de algodão não é irritante e é adequado para pessoas com pele sensível. As polainas de algodão são usadas com um vestido com estampa floral, ou shorts jeans, uma saia. Há uma variedade de calçados que você pode usar com leggings de algodão: scarpins, tênis, botas rústicas com sola plana.
Materiais e ferramentas:
- Fio de linho Rússia PT (Linho com algodão) 100g - 2-3 novelos, densidade de tricô 28 pts = 10 cm.
- Agulhas de tricô nº 3, nº 2,5 - selecione uma espessura de agulha de tricô um pouco mais grossa que a espessura do fio (cerca de 1 mm).
Padrão, esquema de tricô
Instruções de tricô passo a passo:
- São contadas nas agulhas 80 laçadas da ordem inicial, 20 laçadas cada.
- Tricotar canelado inglês 1x1 (incluído na descrição “Leggings simples para iniciantes”) cerca de 4 cm.
- Tricotar um padrão vazado de acordo com o padrão de 15 cm e repetir o padrão 10 vezes.
- Sem desviar do padrão vazado, nas 1ª e 4ª agulhas de tricô, faça diminuições em 1 laçada na imagem espelhada.
- Execute reduções em uma fileira que seja múltipla de 8 por mais 7 vezes. Devem restar 64 loops.
- Continue tricotando o vazado até que a altura do produto seja de 38 cm.
- Finalize com um elástico inglês por mais 4 cm.
Características e nuances:
- Para obter leggings de algodão de boa qualidade, você precisará de um pouco mais de paciência, porque o fio de algodão não é elástico e você terá que monitorar constantemente sua tensão enquanto trabalha.
- É preferível escolher cores de fios que não sejam brilhantes. Cores ricas de algodão podem desbotar quando lavadas, deixando o item com aparência desarrumada. É melhor escolher cores naturais.
Aquecedores de perna de lã tricotada
Aquecedores de lã para pernas são relevantes durante o tempo frio. Eles combinam bem com botas de cano alto, sapatos de couro áspero e sapatos de salto alto. Além das leggings, você pode tricotar meias com o mesmo fio ou usá-las junto com luvas.
Para tricotar polainas, você pode simplesmente usar elástico em todo o comprimento, um padrão de relevo (tranças, vazados, cones) ou um padrão jacquard. Por exemplo, você pode tricotar polainas com um padrão de floco de neve.
Materiais e ferramentas:
- Fio "Quente e aconchegante" Rússia PT 100% lã 100 gr 390 m safira - 2 novelos;
- Fio brilhante Rússia PT 96% acrílico 4% metanit 100 g h 430 m (para o padrão) - 1 novelo;
- Agulhas de tricô 5 peças ou circulares nº 3;
Padrão, esquema de tricô
Instruções de tricô passo a passo:
- Usando um fio de safira duplo, faça uma carreira de 80 pontos.
- Tricotar 20 carreiras em círculo usando um elástico simples.
- Corte um fio e retire-o do trabalho.
- Introduza um fio brilhante no trabalho.
- Passe a tricotar um padrão jacquard. A descrição é dada para um relacionamento, adicione-a mais 3 vezes.
Linha | 1 relacionamento |
1 | 2 laçadas safira, 1 brilhante, 3 safiras, 1 brilhante, alternadamente 3 laçadas safira, 1 brilhante |
2 | executar na cor safira |
3 | executar na cor safira |
4 | 1 cintilante, 3 safira |
5 | 2 brilhantes, 8 safiras, 1 brilhante, 8 safiras, 1 laço brilhante. Quando você precisa tricotar uma grande seção de uma cor, para evitar esticar dentro do produto, você pode torcer os dois fios juntos, 1–2 voltas de vez em quando. |
6 | 1 brilho, 2 safira, repita mais 2 vezes, 3 voltas brilhantes, 2 safira, 1 brilho, 2 safira, 1 brilho, 2 safira |
7 | 3 safiras, 1 brilhante, 2 safiras, 2 brilhantes, 2 safiras, 1 brilhante, 2 safiras, 2 brilhantes, 2 safiras, 1 brilhante, 2 safiras |
8 | 1 safira, 3 brilhantes, 2 safiras, 3 brilhantes, 3 safiras, 3 brilhantes, 2 safiras, 3 brilhantes; |
9 | 4 safiras, 1 cintilante, 1 safira, 4 cintilante, 1 safira, 4 cintilante, 1 safira, 1 cintilante e 3 safiras; |
10 | 5 safiras, 1 cintilante, 1 safira, 3 cintilante, 1 safira, 3 cintilante, 1 safira, 1 cintilante, 4 safiras |
11 | 1 safira, 4 brilhantes, 1 safira, 1 brilhante, 1 safira, 2 brilhantes, 1 safira, 2 brilhantes, 1 safira, 1 brilhante, 1 safira, 4 brilhantes |
12 | 2 safiras, 4 brilhantes, 1 safira, 1 brilhante, 1 safira, 1 brilhante, 1 safira, 1 brilhante, 1 safira, 1 brilhante, 1 safira, 1 brilhante, 1 safira, 4 brilhantes, 1 safira |
13 | 1 brilhante, 2 safiras, 4 brilhantes, 1 safira, 1 brilhante, 3 safiras, 1 brilhante, 1 safira, 4 brilhantes, 2 safiras. |
14 | 2 brilhantes, 2 safiras, 4 brilhantes, 2 safiras, 1 brilhante, 2 safiras, 4 brilhantes, 2 safiras, 1 brilhante |
15 | 1 safira, 2 brilhantes, 6 safiras, 3 brilhantes, 6 safiras, 2 brilhantes |
16 | semelhante à linha 14 |
17 | semelhante à linha 13 |
18 | semelhante à linha 12 |
19 | semelhante à linha 11 |
20 | semelhante à linha 10 |
21 | semelhante à linha 9 |
22 | semelhante à linha 8 |
23 | semelhante à linha 7 |
24 | semelhante à linha 6 |
25 | semelhante à linha 5 |
26 | semelhante à linha 4 |
27 | tricotado inteiramente com fio de safira |
28 | tricotado inteiramente com fio de safira |
29 | semelhante à linha 1 |
- Retire o fio brilhante do tricô.
- Tricotar 56 carreiras na cor safira.
- Prenda o segundo fio adicional e tricote o elástico como no início do trabalho. Termine o trabalho.
Se você quiser tricotar polainas, antes de começar a trabalhar, você deve imaginar como elas devem ser (cor, formato), quais adições serão adequadas para concretizar a imagem pretendida (pompons, imitação de fecho de botão).
Em seguida, você precisa escolher um padrão com uma descrição e começar a tricotar. Como resultado, o guarda-roupa terá não apenas um item moderno, mas também um item único que não só aquecerá os pés, mas também agradará a costureira com uma aparência agradável.
Vídeo sobre aquecedores de pernas em tricô
Aquecedores de pernas para meninas: