Antes, você só podia aprender a queimar tecido com um amigo, uma avó ou uma artesã da sua vizinhança; hoje, esse tipo de artesanato se espalhou até no exterior e é ensinado em master classes. Eles estão ganhando grande popularidade, o guilhoché é ensinado tanto para iniciantes quanto para aqueles que não sabem usar um fogão a lenha.
Este tipo de hobby é adequado para todas as idades. A renda feita à mão é valorizada desde a Idade Média e continua até os dias atuais.
O que é guilhoché de tecido?
Guilloché (uma master class para iniciantes será descrita passo a passo mais adiante no artigo) é a queima de um padrão em tecido usando uma ferramenta especial. Usando essa técnica, você pode criar pinturas, guardanapos rendados, decorar uma toalha de mesa ou qualquer peça de roupa. Até mesmo crianças podem aprender esse tipo de criatividade.
Esse tipo de arte não é tão popular quanto o bordado ou o trabalho com miçangas, mas não é menos fascinante.
Este tipo de arte tem uma patente, que pertence a Zinaida Petrovna Kotenkova. Mas, apesar das regras rígidas dos anos 80, esse tipo de hobby se espalhou rapidamente entre todas as costureiras. Hoje em dia isso não é mais segredo e qualquer um pode tentar decorar sua casa com uma agulha quente.
Qualquer tecido sintético comum, mesmo desgastado, pode ficar elegante com apenas uma ferramenta. Uma camiseta velha parecerá nova se tiver um padrão ou desenho em relevo, e uma toalha de mesa ficará imediatamente elegante se tiver renda na borda.
Ferramentas necessárias
Você precisará de:
- ferro de solda para tecido;
- pinças;
- tesoura;
- cola;
- mesa de luz ou papel vegetal;
- marcador para desenho.
Pinças e tesouras facilitam o trabalho com peças pequenas. Cola, de preferência transparente, é necessária para decorar o trabalho final.
Materiais necessários
Você precisará de:
- tecido sintético, de preferência solto;
- tecido de cor diferente para criar um padrão;
- padrão impresso em papel.
Criar sua primeira obra requer atenção especial, o principal é seguir as precauções de segurança e não queimar as mãos.
Como e de que fazer estênceis?
Os estênceis podem ser impressos em papel ou desenhados à mão. Para torná-lo mais visível, geralmente é utilizada uma mesa de luz ou o desenho é transferido através de um vidro. Para usar o diagrama do padrão várias vezes, é melhor transferi-lo para um papel Whatman grosso. Só há papel de escritório suficiente para uma ocasião.
Se você tem uma boa imaginação, então a melhor opção é desenhar seus próprios padrões, para que eles sejam únicos e consigam refletir seu mundo interior. Será duplamente agradável decorar o interior com tais obras. Os estênceis de papelão também são muito práticos; elas podem ser colocadas na superfície de trabalho e simplesmente traçadas. Você também pode fazê-los você mesmo.
Tipos de dispositivos de queima
Existem muitos dispositivos. Portanto a escolha para as costureiras não será fácil. O principal é decidir para que finalidade a ferramenta é necessária? Experimentar a técnica ou trabalhar profissionalmente?
Os tipos de queimadores são descritos na tabela:
Ferro de solda | Adequado para queimar em tecido, você precisará afiar a ponta da ferramenta para que ela se assemelhe a uma agulha e poderá começar a trabalhar. Mas essa ponta não é indicada para trabalhar com tecido e ficará grudada nele constantemente, o que causará distração e consumirá tempo durante o processo de trabalho. |
Queimador com controle de temperatura | Adequado para a maioria das costureiras. Com essa ferramenta, o alcance do trabalho aumenta várias vezes. Agora você pode trabalhar com diferentes tecidos e materiais. |
Queimador de tecido | Um dispositivo padrão é projetado para funcionar com tecido e é revestido com um material que protege as mãos do superaquecimento. Mas essa ferramenta tem uma agulha que não pode ser substituída e uma temperatura constante. |
Queimador com bicos substituíveis | Diferentes acessórios ajudam a criar linhas de diferentes espessuras e padrões. Caso o acessório fique inutilizável, você pode encomendá-lo separadamente online e não precisará comprar o conjunto completo novamente. |
Critérios para seleção de um dispositivo
Os dispositivos são os mais comuns, sem configurações adicionais e são mais baratos. Esses queimadores são adequados para iniciantes. Mas se um profissional estiver trabalhando, ele precisa de uma ferramenta com configurações de potência e diferentes acessórios para trabalhar com materiais de diferentes densidades e texturas.
Um vídeo explicando quais parâmetros devem ser usados para selecionar uma ferramenta para queima:
Também vale a pena entender que uma ferramenta barata não durará muito e funcionará em nível profissional, bem como ferros de solda convertidos ou queimadores de madeira. A melhor opção é comprar uma ferramenta profissional projetada para queima de tecidos.
Regras para trabalhar com um fogão a lenha, precauções de segurança
Pontos principais:
- Não é possível trabalhar com o queimador por mais de 2 horas. sem interrupção. É necessário desligar a ferramenta de tempos em tempos e deixá-la descansar.
- O fio deve estar reto, sem fios expostos ou torcidos.
- Não aproxime o queimador das mãos.
- Trabalhe durante o dia ou com iluminação forte.
- Não deixe a ferramenta ligada sem supervisão.
É essencial colocar algo duro e denso sob sua peça de trabalho para não estragar sua mesa favorita.
Qual tecido é adequado para guilhoché
O guilhoché (uma master class para iniciantes ensinará como escolher o material de tecido certo para o trabalho) pode ser feito em tecidos sintéticos para que, sob a influência do queimador, o material derreta em vez de queimar. Antes do trabalho, é fundamental verificar a reação do tecido à ferramenta.
Também será mais conveniente trabalhar se o material for translúcido e não tiver uma textura densa.
Além dos tecidos de forro, os seguintes são excelentes para guilhoché:
- organza;
- nylon;
- atlas;
- microfibra;
- velo;
- veludo;
- seda.
A combinação de cetim com veludo ou brocado e lã fica muito bonita nas obras. É melhor escolher materiais que sejam agradáveis ao tato e às cores para a costureira, assim o trabalho será feito com amor. Não é preciso ter medo de experimentar; trabalhos com uma combinação de materiais completamente diferentes acabam sendo os mais originais e memoráveis.
Preparação antes do trabalho
Guilloché (uma master class para iniciantes ensinará como começar a trabalhar corretamente e selecionar ferramentas) requer um plano de ação bem pensado, você precisa escolher um padrão, a cor do enfeite, encontrar o tecido desejado e comprar todas as ferramentas. Coloque o padrão transferido sobre a mesa de luz e coloque o tecido sobre o qual o padrão será queimado.
É essencial verificar previamente a reação do material à ferramenta. É melhor fazer isso em um pequeno pedaço de tecido que não será necessário no trabalho. Depois de aplicar o tecido ao molde, primeiro você precisa prendê-lo com um maçarico em todos os lados. Basta colocar pequenos pontos.
Master classes para iniciantes
No início, será difícil se acostumar a trabalhar cuidadosamente com um fogão a lenha; mesmo os profissionais nem sempre têm sucesso. O principal aqui é persistência e longas horas de trabalho, então você poderá decorar tudo o que seu coração deseja com suas obras.
Guardanapo com inserções prateadas
Você precisará de:
- padrão impresso;
- tecido de base sintética;
- tecido prateado para molde;
- mesa de luz ou papel vegetal.
É muito mais fácil trabalhar com uma mesa de luz, mas se não houver nenhuma, o molde é transferido para papel vegetal e impresso no tecido pressionando-se pelo verso. Para fazer isso, coloque o molde do papel vegetal virado para baixo sobre o tecido e passe um lápis ou caneta sobre ele, imprimindo-o no tecido.
O mesmo pode ser feito com um saco plástico.
Pintura de frutas
Para este trabalho você pode pegar qualquer guardanapo ou fazer você mesmo. A natureza-morta será composta por maçãs e cerejas. Imagens da Internet podem ser usadas como estênceis. Após imprimi-las, coloque o tecido da cor desejada por cima e passe o contorno com uma máquina de pirografia. Depois de cortar todos os pedaços de fruta, cole-os em um guardanapo para criar uma natureza-morta.
Usando esse método, você pode fazer absolutamente qualquer desenho, seja um vaso de flores ou um gatinho fofo. Retalhos de tecido brilhantes darão o dobro de alegria às crianças. A capacidade de montar um quadro com eles e pendurá-lo no seu quarto é o melhor presente.
Combinando técnicas
Não é necessário utilizar somente um fogão a lenha; você também pode usar uma agulha. Se você bordar um guardanapo pronto, o resultado será duplamente bonito. Ou cole o bordado recortado sobre o tecido tratado com pirógrafo.
Guardanapo vazado feito por queima em tecido
Depois de escolher um padrão, transfira-o para o papel e escolha um tecido sintético translúcido. Ao colocar o tecido sobre o desenho do guardanapo, você pode começar a queimar o molde. Se não for complicado, você também pode recortar um enfeite de tecido de cor ou textura diferente e colá-lo por cima, para que o guardanapo fique mais original e interessante.
Guardanapos guilhoché simples, sem decorações adicionais, também têm uma aparência esteticamente agradável e elegante. Qualquer menina ou mulher ficará feliz em receber um presente desses. Entre outras coisas, o guilhoché pode ser usado para decorar uma toalha de mesa. Dessa forma a cozinha se transformará e ficará ainda mais confortável.
O tecido deve ser sintético - tecidos de algodão queimam, mas não derretem sob a influência de um queimador.
Flores volumétricas
Para a flor, você precisará de um molde de uma pétala ou de uma flor inteira. Você pode desenhá-lo você mesmo ou encontrá-lo na Internet. Você pode fazer uma flor simples com tecido sintético. Para isso, você precisará de um pequeno círculo de tecido para uma flor com um diâmetro de 5-6 cm. Pétalas que lembram um corte oval - 20 unidades.
Cole cada pétala na base, criando a imagem de uma folha natural e volumosa. Em seguida, cole-os na base formando um círculo, começando pelas bordas.
A base e as pétalas podem ter formatos diferentes, tudo depende da sua imaginação. Flores tridimensionais podem ser usadas para decorar roupas, interiores ou fazer um broche. em uma blusa. Essas flores ficam ótimas em artesanatos infantis e fazê-las trará muita alegria tanto para crianças quanto para adultos.
Criando pinturas em tecido
Vários apliques e pinturas podem ser criados a partir de pedaços de tecido sintético. Esta é uma arte que os adultos praticam e até criam exposições, mas as crianças também conseguem manusear o instrumento e montar seu primeiro quadro. Para criar tal trabalho, você precisará de um espaço em branco na forma de uma imagem em uma folha de papel.
Isso tornará mais fácil planejar seu plano de ação. Depois de selecionar todos os materiais necessários, você pode começar a trabalhar. Primeiro, você precisa cortar todas as peças da mesma cor. Depois, use um maçarico para colá-los em uma base, que pode ser de qualquer cor. Trabalhe com cada cor por vez.
Esquema e produção do mostrador
Mostradores decorados estão presentes em quase todas as marcas famosas. Este padrão parece original e enfatiza a individualidade de seu dono. A escultura pode ser reproduzida manualmente ou usando uma máquina especial. Uma agulha muito fina é usada para o trabalho.
Para criar tal padrão, você precisará de um alto nível de habilidade e muita visão. A área de trabalho é pequena e as linhas devem ser tão finas quanto possível. Esquemas para gravar qualquer padrão podem ser encontrados em domínio público. É importante abordar a execução do desenho com responsabilidade; esse processo é delicado e complexo.
Fazendo uma borboleta
Você precisará de um estêncil ou base para uma borboleta com duas asas. As decorações serão fixadas na parte superior. O trabalho é bastante viável para uma criança. Depois de cortar o formato de uma borboleta do tecido, pense em um padrão para ela. Basta escolher 2 a 3 cores de tecido sintético que combinem entre si. Recorte cada padrão de cor em camadas e coloque nas asas da borboleta.
Você pode decorar o topo com pedras, strass e penas.
Uma criança pode aprender guilhoché, e então a borboleta servirá de presente para o professor. E se quiser, você pode contar a todos os seus colegas sobre a aula, pois ela é adequada até para iniciantes. Depois de escolher um padrão vazado, você pode começar a trabalhar. Borboletas feitas de organza parecem muito leves e bonitas.
Depois de colocar o molde impresso da borboleta sob a organza, basta seguir o contorno com um queimador de madeira. Em seguida, você deve separar cuidadosamente a borboleta do padrão. Eles ficam ótimos como decoração de interiores ou como um complemento para um cartão ou presente. Essas borboletas podem ser colocadas em cortinas.
Fazendo um vaso
Você pode encontrar um molde para um vaso na Internet e imprimi-lo no tamanho desejado. É melhor usar um tecido mais grosso para que a cesta mantenha seu formato. Se desejar, o exterior pode ser decorado com pedras ou bordados. Depois de recortar todas as peças, elas devem ser coladas sequencialmente para criar um vaso finalizado.
A parte mais difícil é colá-los para formar um cilindro liso que se alarga em direção ao topo. É melhor ter calma e trabalhar com cuidado!
Este vaso pode ser usado como suporte para joias, linhas e outras coisinhas necessárias. Faça um presente para alguém querido, colocando muitos presentes doces dentro. O trabalho artesanal é duplamente apreciado quando feito com amor.
Guilhoché de couro
Guilloché (uma master class para iniciantes que lhe ensinará como trabalhar com couro e muitas outras ferramentas) em couro é realizado com as mesmas ferramentas usadas na queima em tecido. Escolha couro com espessura de pelo menos 3 mm. É conveniente trabalhar com couro em uma superfície muito dura e lisa.
Antes de trabalhar com o queimador, a pele é levemente umedecida com água usando uma esponja comum.
Você pode transferir o molde para papel vegetal ou um saco plástico usando um marcador comum. Aplique o padrão com o lado em que o marcador foi desenhado. No verso, pressione o contorno para que o padrão fique visível na pele. Agora você pode trabalhar com a ferramenta de queima e desenhar o padrão desejado.
Os padrões em couro parecem especialmente caros e atraentes. O guilhoché pode ser usado para decorar uma bolsa de couro, a parte de trás de uma jaqueta de couro e até mesmo uma carteira. Mas antes de começar a trabalhar, é melhor testar a reação do material ao queimador em um pequeno pedaço.
Queima de lambrequim
Para começar, você precisará selecionar um padrão. É melhor que não tenha nenhum elemento livre. Ou seja, tudo, até as menores partes do padrão, são conectadas por diferentes elementos. Então o lambrequim será uma peça única e não haverá partes que se soltem.
Se o material usado para o bando for grosso o suficiente, o desenho pode ser transferido diretamente para o tecido. Só tome cuidado para que as linhas não fiquem nos lambrequins para sempre. Para isso, basta usar sabão ou um lápis um pouco mais escuro que o tecido.
Lambrequins enriquecem o interior e acrescentam individualidade ao quarto. Ao escolher um padrão, é importante considerar o estilo de todo o apartamento. e escolha algo que complemente e decore o ambiente. Não sobrecarregue o design com muitos cachos. Ideias simples e concisas parecem muito melhores.

Qualquer pessoa pode aprender guilhoché, até mesmo uma criança. As master classes são muito diversas e ajudarão você a escolher seu próprio caminho neste artesanato incomum. Essa habilidade pode ser aprendida por iniciantes e profissionais que desejam aprimorar suas habilidades. Um hobby tão difícil pode se transformar em um negócio pessoal se você abordar o assunto profissionalmente.
Com o tempo, o trabalho artesanal é cada vez mais valorizado e não há análogos em lugar nenhum!
Formatação do artigo: E. Chaikina
Vídeo útil sobre queima de tecido
Master class em vídeo sobre como fazer um colar usando a técnica guilhoché:
Um trabalho infernal, essa queima! Tentei uma vez, gastei muito tempo e não ficou claro o que aconteceu com os buracos. Seria melhor queimar madeira
Trabalhos muito bonitos, há muito tempo eu queria aprender esse ofício, onde há esses cursos em Vologda?
Olá! Se for mostrar, faça com muito cuidado.