Vestir de malhas você pode costurar muito rápido com suas próprias mãos. Esse tipo de roupa será exclusiva e permitirá que você economize dinheiro, já que comprar um produto pronto custará muito mais. Para lidar com a costura de um vestido de malha sozinha, basta estocar os materiais e ferramentas necessários.
Especificidades do trabalho com tecido de malha
Nós mesmos costuramos um vestido de malha, mas levando em consideração as especificidades deste tecido para obter o resultado desejado. Se você trabalhar com este material incorretamente, ele poderá perder suas propriedades e o produto ficará impróprio para uso.

Ao cortar o futuro produto, é necessário levar em consideração a direção dos laços do tecido. Para malhas, o mesmo ocorre com peças tricotadas à mão. Por esse motivo, é necessário cortar o produto ao longo da linha dos veios e garantir que as bordas inferiores de todas as partes do futuro vestido estejam direcionadas na mesma direção. Ou seja, se o molde da manga for disposto no tecido de forma que sua borda inferior fique voltada para baixo, todas as outras partes deverão ser dispostas no tecido exatamente da mesma maneira.
É importante não esticar o tecido durante o corte para evitar deformações do produto.
É mais conveniente marcar as linhas das futuras costuras com um pedaço pequeno e fino de sabão. Alguns tipos de malhas são muito escorregadios, o que dificulta a marcação das costuras. Ao trabalhar com esse tecido, você deve prendê-lo aos pedaços do molde de papel e deixar margens de costura a uma certa distância dos cortes.
Também é preciso ter cuidado ao passar o tecido. Para escolher a temperatura correta do ferro e determinar o fornecimento de vapor, é melhor primeiro experimentar com um pedaço de tecido desnecessário. Se você tentar passar a peça de trabalho imediatamente, poderá danificar o tecido se a temperatura de aquecimento estiver muito alta, por exemplo.
As malhas devem ser passadas somente pelo avesso e através de gaze ou pedaço de tecido de algodão. Ao passar, não estique o tecido, caso contrário ele ficará ondulado.
Para reforçar o decote e as cavas, as costuras dos ombros e também para manter o formato do produto, são utilizados materiais de entretela finos, como a entretela. Dele são cortadas tiras de 1 cm de largura, que são então coladas nas bordas das partes do produto com um ferro de passar.
É melhor reforçar o decote não apenas com entretela, mas também fazer uma face. Se o forro for cortado de um tecido denso e não elástico, não será necessário usar entretela. Você também pode usar viés para finalizar o decote. E se você engomar a borda e costurar com agulha dupla, não precisará perder tempo colando com entretela e costurando a frente.
Se o produto for planejado com um pescoço estreito e elástico, sem fechos, é necessário manter a elasticidade do material. Neste caso, para processar o decote, utiliza-se apenas o overlock, ou uma máquina de costura, mas com ponto overlock.
Ao trabalhar com malhas finas, você deve primeiro testá-las em um pedaço desnecessário de tecido para ver se o entretela ficará impresso na parte da frente da peça e estragará toda a aparência do vestido.
Ao trabalhar com malha de algodão, você deve levar em consideração o fato de que ela encolhe após a lavagem. É necessário lavar e secar o material duas vezes, só depois disso você poderá costurar o vestido com segurança, caso contrário o produto costurado encolherá após a primeira lavagem e será impossível usá-lo.
Para evitar que a costura estique ao costurar as peças, você pode colocar papel higiênico ou jornal sob o tecido enquanto costura. Você precisa costurar as costuras diretamente no papel, que pode então ser facilmente removido. Essa técnica deixará as costuras mais perfeitas e não esticarão.
Se você tiver que trabalhar com malhas muito elásticas, é melhor engomar as costuras ou usar um filme especial Avalon, que se dissolve quando lavado.
Para fazer fendas para casas de botão, é necessário reforçar o tecido com entretela ou fita adesiva nos locais onde elas serão feitas. Você também deve fazer o mesmo se o vestido tiver zíper. Nos locais onde o zíper será costurado, as bordas devem ser reforçadas com fita adesiva ou entretela.
Se você seguir essas regras simples, poderá criar um vestido lindo e elegante que encantará a dona da roupa e causará admiração nos outros.
Ferramentas para trabalhar com malhas
A malha é um material bastante “caprichoso” e para facilitar o trabalho, você pode usar ferramentas especiais:
Ferramenta | Para que serve? | Sutilezas de uso |
Agulhas de tricô (com cabeça redonda) | Para evitar "flechas" no tecido. Esse tipo de agulha não perfura o material ao penetrá-lo, ela afasta os fios. | Agulhas elásticas são projetadas para trabalhar com malhas sintéticas ou com materiais que contenham muita lycra. Agulhas do tipo jersey são necessárias para fazer itens de malha de lã ou algodão. Geralmente é recomendado selecionar a espessura da agulha dependendo da espessura do tecido, ou seja, para tecidos finos é melhor escolher uma agulha fina. Mas essa regra nem sempre funciona, então você deve escolher uma agulha para cada material, experimentando em um pedaço desnecessário. |
Agulha dupla | Este é um dispositivo usado para processar as cavas e a parte inferior do futuro produto. Ela imediatamente traça duas linhas paralelas. | Adequado para qualquer máquina de costura. 2 fios de 2 carretéis são enfiados nele. É para este dispositivo que a máquina de costura possui 2 pinos nos quais ficam os carretéis de linha.
Os carretéis são instalados de forma que os fios neles se desenrolem em direções diferentes. |
"Pé de caminhada" ou transportador superior | Usado para costurar 2 pedaços de tecido escorregadio. | É necessário para quem não quer perder tempo alinhavando manualmente as partes do produto umas às outras.
O transportador inferior, trabalhando em conjunto com o superior, rola simultaneamente ambas as camadas de material na mesma velocidade, para que o tecido superior não escorregue nem fique enrugado, e as partes do produto sejam costuradas uniformemente. |
É possível costurar um vestido sem molde?
Criar um molde para um futuro vestido é uma tarefa que consome tempo. Além disso, também é necessário ter habilidade para cortar corretamente e o conhecimento necessário. Aqueles que não têm a arte de fazer moldes e não querem gastar tempo extra nisso podem dispensar um molde.
Para fazer isso, você pode usar os seguintes truques:
- costurar um vestido a partir de uma túnica;
- use uma camiseta pronta como molde;
- costurar um vestido envelope;
- recorte os detalhes do futuro vestido sem usar um molde de papel - diretamente no tecido, e assim por diante.
Master classes com instruções passo a passo
Nós mesmos costuramos um vestido de malha, sem usar moldes. Este método é o que menos consome tempo. É até possível criar uma roupa em apenas alguns minutos.
A seguir, apresentaremos as melhores ideias com master classes passo a passo, com as quais você poderá costurar um vestido novo de forma rápida e fácil, sem usar moldes. Nesta seleção, cada fashionista poderá encontrar uma opção adequada para si.
Para costurar um vestido você definitivamente precisará de:
- um pedaço de tecido de malha;
- fios no mesmo tom do tecido;
- tesoura;
- um pedaço de sabão, giz ou lápis;
- agulhas de costura;
- fita métrica.
Vestido envelope de verão sem molde
Esta é a versão mais simples de um vestido, para cuja costura você não só não precisará fazer nenhum corte, como também não precisará usar uma máquina de costura. Esta é uma ótima opção para meninas que estão planejando sair de férias.
Para costurar este vestido, você precisará dos seguintes materiais:
- um pedaço de tecido de malha;
- fios no mesmo tom do material;
- fita de cetim ou trança.
O pedaço de tecido deve ser cortado em um tamanho que a largura do futuro vestido corresponda ao seu comprimento. E o comprimento do produto acabado deve corresponder à circunferência do quadril do seu dono, multiplicado por 2.
O vestido precisa de alças. Elas podem ser feitas de fita ou plástico. Para fazer isso, você precisa medir seu ombro da parte de trás da axila até a frente. Você pode fazer isso sem usar uma fita métrica, basta pegar uma fita e usá-la para medir o comprimento da futura tira, depois cortar o pedaço necessário e medir a segunda tira usando esse pedaço. Agora as tiras precisam ser costuradas nas bordas superiores do pedaço de tecido (nos cantos).
O vestido é colocado como um pareo. Primeiro, você precisa colocar o pano atrás das costas e depois se enrolar nele como se fosse uma toalha. Apenas os cantos superiores do traje não são amarrados no pescoço, mas são colocados nos braços com a ajuda de tiras. A alça esquerda é usada na mão direita, e a alça direita é usada na mão esquerda.
Se desejar, você pode complementar o vestido com um cinto ou uma tira fina feita de corda ou couro.
Vestido linha A
Um vestido de malha chamado “trapézio” também é costurado rapidamente. É confortável e se adapta a qualquer tipo de corpo. Para costurar você mesmo, você precisará de 1,5–2 m de tecido de malha.
O tecido a ser cortado deve ser dobrado ao meio, de ponta a ponta. Em seguida, os detalhes são recortados diretamente no tecido. Primeiro, é traçada uma linha pontilhada a partir da qual todas as construções serão feitas. O corte começa pela parte de trás.
Primeiro você precisa desenhar o decote. Suas dimensões dependem de quão aberto ou fechado o vestido precisa ser. Agora você precisa medir metade da largura das costas. Este valor deve ser medido ao longo dos ombros com uma fita métrica. Ao longo desta linha, meça 2,5 cm e a partir dela você deve traçar a inclinação do ombro.
Agora meça o comprimento das costas a partir do ponto superior do ombro. A linha da cintura passará por aqui. Entre a cintura e o decote, a linha da cava é marcada exatamente no meio. O comprimento da cava a partir da dobra do tecido é medido a uma distância de ¼ da circunferência do peito com um acréscimo de 1 cm.
A partir da linha do peito, traça-se uma linha paralela à dobra do tecido. Para fazer mangas pequenas em um vestido, você precisa estender a inclinação dos ombros até a linha de corte do tecido. A largura da manga será da linha do ombro até a linha da cava. A manga é cortada em uma única peça.
Agora você precisa desenhar uma linha oblíqua da linha da cava até a borda do tecido (até o canto), expandindo para baixo. Ao cortar as laterais, você pode arredondar um pouco a bainha para que o vestido fique mais bonito.
A parte de trás está pronta, agora precisa ser cortada. Em seguida, a parte da frente do vestido é cortada na segunda parte do tecido. Depois é só finalizar as bordas, costurar as peças, dobrar a parte de baixo e o vestido está pronto. Você pode usá-lo solto ou com um cinto para marcar a cintura.
Vestido com saia solta
Você pode costurar um vestido desses em 30 minutos. Como base, você precisa levar sua própria camiseta ou regata que vista bem e seja confortável de usar. O comprimento desse vestido pode ser absolutamente qualquer comprimento que a futura dona desejar.
O pedaço de tecido precisa ser dobrado ao meio e uma camiseta ou colete deve ser colocado sobre ele. Ao longo do contorno do produto acabado, recuando 1 cm, você precisa desenhar o contorno da futura parte superior do vestido. É necessária uma margem de 1 cm para costuras.
Agora você só precisa desenhar o contorno da bainha do futuro vestido. Pode ser feito em qualquer largura, desde que o tecido permita. Você pode começar a desenhar a bainha a partir do meio da camiseta (regata) se a modelo presumir que a saia começará na cintura. Se a saia começar abaixo do peito, então, você precisa começar a desenhá-la a partir da linha do peito.
Agora só falta cortar as peças do vestido, aparar as bordas e costurar as peças. O novo vestido da moda está pronto.
Vestido costurado com uma costura
Nós mesmas costuramos um vestido de malha, que sempre estará na moda e enfeitará qualquer corpo. Para costurar, você precisará de um pedaço de tecido de malha de 220 cm de comprimento e pelo menos 150 cm de largura. É melhor usar material elástico. Você pode costurar esta roupa em apenas 20 minutos.
Primeiro, o tecido precisa ser dividido em 2 pedaços - 150 cm e 70 cm. Você deve obter 2 peças: um quadrado medindo 150x150 cm e um retângulo medindo 150x70 cm. O quadrado será costurado em uma saia, e o retângulo se tornará a parte superior do vestido.
Depois de cortar as peças, você precisa pegar o quadrado e dobrá-lo ao meio, e depois ao meio novamente. Agora, o canto resultante, o central, onde todo o tecido converge, é cortado com uma tesoura (a própria borda do canto é cortada um pouco). Em seguida, o quadrado de tecido deve ser desdobrado; o furo resultante deve ficar no centro do pedaço de tecido.
Agora você precisa usar uma fita métrica ou qualquer fita métrica para medir sua cintura e transferir imediatamente essa circunferência para o tecido. Coloque a fita ou plástico uniformemente ao redor do furo central do quadrado e contorne-o com giz. Agora o círculo resultante precisa ser recortado.
Em seguida, você precisará arredondar as bordas do quadrado para que a bainha do futuro vestido fique redonda. E se você quiser deixar o vestido mais original, pode deixar a saia quadrada, nesse caso os cantos do quadrado ficarão pendurados como línguas.
Agora precisamos fazer a parte de cima do vestido. A peça retangular deve ser dobrada ao meio no sentido da largura e depois ao meio no sentido do comprimento. Você precisa fazer o mesmo que no detalhe da saia, um pequeno recorte no canto central para marcar o centro do corpete do vestido e depois cortar também a cintura, mas não em círculo, mas em linha reta a partir do furo central, cujo comprimento é igual à metade da circunferência da cintura.
Agora, as peças do top e da saia são colocadas juntas, com os lados direitos juntos, de modo que a linha da cintura em ambas as peças coincida. Em seguida, você precisa alinhavar as peças à mão e depois costurá-las à máquina. Esta é a única costura que será usada na confecção deste vestido.
Depois que a cintura é costurada, o vestido é colocado e preso nos ombros com alfinetes decorativos. Agora você pode colocar um cinto ou uma alça fina para esconder a única costura que esse vestido tem. A roupa está pronta.
Vestido túnica de malha
Nós mesmos costuramos um vestido de malha, usando uma túnica como base. Essa é uma maneira de criar um look exclusivo de forma rápida e com o mínimo de esforço.
É necessário cortar as mangas e a parte superior da túnica – dos ombros até a linha do peito. Em seguida, você precisa pegar as mangas e cortar tiras estreitas, retas e uniformes, que servirão como corpete do vestido. Agora a parte restante da túnica (saia) e o corpete são costurados juntos.
Na junção das partes superior e inferior, na parte interna, você precisa costurar um elástico, franzindo um pouco o tecido.
O vestido de verão está pronto.
Vestido folgado
Para costurar este produto, você precisa tomar as seguintes medidas:
- circunferência do quadril;
- comprimento do produto;
- circunferência do peito;
- comprimento da frente do ombro até a cintura.
Primeiro, você precisa pegar o tecido e cortar 2 retângulos dele, cujo comprimento deve ser igual ao comprimento do futuro produto mais 3 cm, e a largura - a circunferência dos quadris. Ao cortar, é importante prestar atenção ao fato de que o comprimento do vestido deve seguir o comprimento da linha do fio.
O tecido precisa ser dobrado ao meio com o lado direito voltado para dentro e preso com alfinetes para que não se mova durante o corte e a marcação das peças. Do ponto inferior esquerdo ao longo do produto, você precisa medir o comprimento da frente até a cintura e traçar uma linha reta. Além disso, a partir do ponto inferior esquerdo, você deve medir ¼ da circunferência do quadril e adicionar 1,5 cm a esse valor.
Em seguida, linhas curvas são marcadas da linha da cintura para baixo e da linha da cintura para cima. Estas são as futuras costuras laterais. Você pode cortar as partes do vestido, mas não precisa cortar o tecido ao longo da linha de dobra. O resultado são 2 peças idênticas – frente e verso.
Agora, a artesã pode cortar a profundidade e a largura do decote e da cava conforme desejar. Em seguida, o cinto do vestido é cortado - ele consiste em 2 peças medindo 72x6 cm.
A costura do produto começa pelo cinto. Ele deve ser dobrado ao meio no lado comprido, para que a parte da frente fique para dentro. A linha deve ser feita ao longo de 1 lado curto e 2 lados longos. A quarta borda deve ser deixada sem costura para que o cinto possa ser virado do avesso. Depois disso, ele é passado a ferro e a borda livre é costurada.
Agora só falta processar as bordas das partes do vestido, alinhavar as partes e processar o decote. Antes de costurar as peças, elas devem ser alfinetadas ou alinhavadas à mão para que todas as costuras fiquem uniformes e o tecido não se desfaça durante a costura.
Para deixar a bainha perfeita, você precisa dobrar a borda para o avesso, costurar e passar a ferro.
Qualquer menina pode fazer um vestido de tricô de forma fácil e rápida, mesmo que não saiba cortar ou costurar. Usamos os conselhos dados acima, costuramos roupas exclusivas nós mesmas, sem moldes, e aproveitamos o resultado.
Autor: Ariadna Lynnik
Vídeo sobre costura
Como costurar um vestido de gola alta de jersey: