Desenhos gráficos a lápis para iniciantes passo a passo

Imagens em uma folha de papel, feitas em estilo gráfico, deve ser criado com um lápis simples. Esses designs, que são tradicionalmente considerados fáceis de fazer, podem ser chamados de mais universais. Elas podem ser feitas por crianças pequenas, artistas iniciantes ou profissionais que criam verdadeiras obras de arte.

Ferramentas de desenho

Até mesmo um iniciante pode fazer desenhos gráficos com um lápis. Para que o desenho seja o mais bem-sucedido possível, é necessário levar em conta algumas nuances. O design gráfico deve ser semelhante ao original e não pode parecer plano. A imagem parecerá bem-sucedida se você souber segurar o lápis corretamente, tentar fazer o sombreamento corretamente e aplicar realces e sombras com habilidade.

Como o mesmo desenho pode ter que ser redesenhado diversas vezes, certas habilidades são consideradas as principais qualidades de um bom artista gráfico:

  • paciência;
  • zelo;
  • perseverança.

Para começar a aprender a desenhar desenhos gráficos com um lápis, você precisará de algumas ferramentas úteis.

Lápis

Atualmente, os lápis vêm em diversas categorias diferentes. Distinguem-se pela sua maciez, que é designada pelas siglas “H” e “B”, com a adição de números que indicam o seu grau de dureza. Quanto maior o valor dos números que acompanham a designação “H”, mais difícil é a escrita do lápis. Ao escrever e desenhar linhas usando esse tipo de lápis, elas ficarão pálidas.Desenhos gráficos a lápis para iniciantes passo a passo Desenhos gráficos a lápis para iniciantes passo a passo

Um número grande acompanhando a letra "B" pode indicar a maciez do grafite e o contraste da saturação da cor preta. Esse tipo de lápis duro é usado com mais frequência para fazer esboços em desenhos. Para um desenho ou uma imagem tridimensional, você provavelmente precisará de um lápis com a abreviação "HB". Para esboçar e aplicar sombreamento à tela, lápis 4B, 6B e 8B são preferíveis.

Papel

Uma imagem ou desenho gráfico feito a lápis é melhor aplicado em papel grosso e liso com parâmetros de 90 a 110 g/m2. Nesse caso, é mais fácil corrigir erros e desenhar partes pequenas. A loja vende folhas de papel especializadas destinadas a desenhos gráficos e plantas baixas. Se você tiver papel de escritório de boa qualidade à mão, até mesmo um artista gráfico iniciante poderá usá-lo.

Apagador

Na hora de escolher uma borracha para desenhar, vale dar preferência às borrachas de cor neutra. Borrachas coloridas geralmente contêm corantes fortes e podem deixar manchas quando usadas. É melhor usar uma borracha macia, pois as duras são recomendadas para uso ao trabalhar com as mais duras da categoria ou com lápis de cor.

Cortador ou faca de papelaria

Ao desenhar com um lápis simples, muitas vezes é preciso apontar sua ponta. É difícil obter o formato correto da ponta com um apontador convencional, pois ao aplicar um desenho gráfico, além da afiação clássica, costuma-se utilizar uma haste em forma de “espátula”. Com essa nitidez, fica mais fácil desenhar linhas de uma determinada espessura, que são úteis para criar a cor desejada ou sombreamentos irregulares complexos.

Métodos e técnicas de desenho

Um desenho gráfico a lápis para iniciantes pode ficar mais bonito se você souber como posicionar corretamente a imagem em relação ao tamanho do papel.

Ao desenhar, sua mão pode cobrir o desenho, fazendo com que apenas algumas partes dele fiquem visíveis. Para um bom resultado, todo o desenho deve estar visível. Com a pegada normal do lápis, devido aos dedos dobrados, o sombreamento só é possível com linhas curtas. Além disso, podem surgir dificuldades devido ao fato de a mão esfregar constantemente na folha de papel, o que pode borrar a imagem.

Portanto, ao aplicar um esboço gráfico, é melhor usar um método chamado "Tripé", no qual você precisa segurar a ferramenta de escrita perto da parte central dela. Se você levantar o pincel da folha, as chances de aplicar uma imagem completa de uma só vez aumentarão.

Isso será possível devido ao trabalho da mão como um todo (começando pelo antebraço e terminando na mão), o que permitirá que você desenhe uma linha uniforme do comprimento desejado. Essa maneira de segurar o lápis permite aplicar uma imagem gráfica sem borrar o desenho.

Se você estiver desenhando em um cavalete, você deve usar um método de segurar o lápis chamado "Overhand". Neste caso, ele é fixado entre os polegares de um lado e os demais dedos do outro lado. Com base no formato do esboço, a posição dos dedos pode mudar. O resultado do uso desse método é o aumento da pressão ao aplicar um golpe.

Existem várias técnicas para aplicar imagens gráficas:

Eclosão O uso de traços de diferentes formas e comprimentos, com a ajuda dos quais o esboço ganha volume e textura. A hachura pode ser: ondulada, paralela, ziguezague, caótica e cruzada.
Sombreamento A peculiaridade do sombreamento. Durante a aplicação, o lápis não sai da superfície de trabalho e as listras são aplicadas firmemente umas às outras. Este método é usado em pequenas partes do esboço para obter um tom uniforme.
Sombreamento Usando o método de espalhamento após sombreamento frequente. Esse tipo de aplicação confere ao desenho um efeito fotográfico. A imagem é composta sem fragmentos visíveis dos quais o esboço é composto. Com esse método, a textura e o realismo da imagem são perdidos.
Gravação O método é usado para desenhar textura, representar o efeito do cabelo e imitar uma superfície áspera.
Clarear com borracha Este método é usado para clarear um desenho ou para representar um destaque em um esboço. Uma borracha em forma de bolinha, com um leve toque no papel, deixa parte do desenho um pouco mais clara que sua parte principal.

Master classes

Um desenho gráfico a lápis para iniciantes pode ser aplicado de forma linear ou volumétrica. Inicialmente, para artistas inexperientes, o desenho deve consistir no mínimo possível de objetos. Podem ser figuras matemáticas, seres vivos ou paisagens complexas.

quadrado volumétrico

  1. Para representar um quadrado tridimensional, desenhe uma faixa do horizonte na diagonal. Na parte inferior da folha, o ponto da borda deve estar no meio, ao longo do lado esquerdo da folha de papel, a parte superior deve estar localizada a uma distância de 5 a 7 cm do lado direito da parte superior do canto. A linha do horizonte próxima à borda direita não precisa ser estendida até a borda da planilha.Desenhos gráficos a lápis para iniciantes passo a passo
  2. A parte superior da superfície de trabalho é sombreada em uma única cor, sem o uso de sombras ou gradientes.
  3. A uma distância de 5 cm da linha do horizonte, desenha-se um quadrado de modo que seus lados fiquem na vertical e suas partes superior e inferior sejam paralelas entre si. Eles devem conectar a linha do horizonte mais externa no lado direito da folha.
  4. Dos cantos superiores do quadrado, são desenhadas diagonais em direção ao canto superior direito da folha de papel. As linhas são conectadas paralelamente ao limite superior da figura desenhada.
  5. Uma linha reta paralela é desenhada a partir do canto inferior direito, onde o ponto extremo está no canto superior direito. Quando as arestas estiverem conectadas, um quadrado tridimensional deverá ser obtido.
  6. Pinte a figura e indique a direção da luz que incide sobre o objeto desenhado.
  7. Desenhe uma sombra caindo no lado direito do objeto finalizado.

Cilindro volumétrico

Um desenho gráfico a lápis para iniciantes em forma cilíndrica pode ser feito aplicando linhas de contorno.

  1. No início, desenhe linhas auxiliares; para isso, desenhe uma linha vertical no meio da folha.
  2. Desenhe segmentos nas bordas, deixando 4 cm.
  3. A uma distância de 3 cm da intersecção das linhas dos lados direito e esquerdo, desenhe linhas verticais que serão paralelas à linha principal.
  4. Imagens arredondadas são aplicadas nas partes superior e inferior, a partir dos locais onde as linhas auxiliares cruzam com as bordas das figuras desenhadas.Desenhos gráficos a lápis para iniciantes passo a passo
  5. Apague as linhas que tinham uma função adicional.
  6. A partir do centro da figura oval localizada abaixo, de seus lados superior e inferior, desenhe diagonais que ficarão localizadas em direção à parte central do lado direito da folha de papel, indicando a sombra do objeto. O comprimento das linhas não deve ser maior que ½ do comprimento da lateral do cilindro.
  7. Conecte os pontos ao longo das bordas com linhas em forma de semicírculo, convexas em direção ao topo.

Copo volumétrico

  1. Desenhe uma linha vertical no centro da superfície de trabalho da folha de papel.
  2. A uma distância de 3 cm do ponto superior da linha, você precisa desenhar uma faixa horizontal que definirá o topo do esboço, cruzando com a linha vertical no meio. O tamanho das linhas secundárias deve ser o mesmo.
  3. Meça a distância do topo da faixa vertical até sua intersecção com a horizontal.
  4. No ponto final abaixo da vertical, desenhe uma linha horizontal igual ao comprimento de ½ da tira superior. O ponto de intersecção deve estar localizado no meio da linha horizontal.
  5. Começando pelos pontos extremos da linha, desenhe uma oval.
  6. Dos pontos laterais do oval localizados na parte superior, desenhe 2 linhas curvas em direção à parte inferior. Neste caso, as extremidades devem ficar nas bordas da figura inferior.
  7. Afastando-se 1 cm da base do oval menor, desenhe um semicírculo que será igual ao lado da figura mais próxima.
  8. No lado direito da caneca, desenhe um semicírculo ligeiramente curvado, que servirá como alça da caneca.
  9. A uma distância de 1 cm do semicírculo resultante, desenhe um semicírculo que repetirá as curvas do existente e atuará como uma sombra.Desenhos gráficos a lápis para iniciantes passo a passo
  10. Aplique sombreamento na parte interna da figura de acordo com o ângulo de incidência da luz sobre ela.

Jarro volumétrico

Para artistas iniciantes, ferramentas selecionadas corretamente ajudarão a desenhar um desenho gráfico tridimensional com um lápis.

  1. Bem no centro da folha, desenhe uma linha vertical; este será o meio do jarro.
  2. Em ambos os lados da linha vertical, na mesma distância, desenhe 2 linhas curvas do mesmo comprimento.
  3. Conecte os pontos superiores dos lados direito e esquerdo com um semicírculo curvado para baixo.
  4. Afaste-se 1 cm do oval inferior e conecte o semicírculo com a parte inferior do jarro.
  5. No lado direito da borda inferior, desenhe uma sombra usando hachura.
  6. Marque o ângulo de incidência da luz na parte superior do desenho.

Flor volumétrica

  1. Para desenhar uma flor tridimensional, desenhe um semicírculo com uma curva profunda em direção à parte inferior, posicionando-o na diagonal.
  2. Um pequeno semicírculo é desenhado sob a borda inferior da tira, assemelhando-se ao contorno principal do desenho em seu formato.
  3. Um semicírculo é desenhado novamente, lembrando a imagem de um futuro broto de planta.
  4. Um triângulo é desenhado a partir da parte central do semicírculo interno maior. Suas bordas laterais são linhas curvas localizadas em direções opostas entre si.
  5. Do canto superior deste triângulo, traça-se uma linha vertical em direção à base do desenho, que não atinge o ponto inferior do limite do plano.Desenhos gráficos a lápis para iniciantes passo a passo
  6. A uma curta distância da borda superior do lado esquerdo, desenhe um triângulo sem base para cima. O ponto reto do triângulo deve estar localizado a 1 cm da parte central do desenho em relação ao ponto extremo direito do semicírculo.
  7. Desenhe um segundo triângulo sem base, conectando-o à figura principal.
  8. Conecte o espaço entre os cantos na parte superior com uma linha curva.
  9. Detalhes devem ser adicionados ao objeto desenhado, que será representado por curvas adicionais, para que no final você obtenha um botão de flor tridimensional.
  10. Para completar o esboço, desenhe uma linha vertical do centro do semicírculo para baixo, representando o caule da planta.
  11. Se desejar, a imagem pode ser complementada com espinhos ou folhas.

orquídea volumétrica

  1. O caule curvo da futura orquídea é desenhado a partir do centro da borda inferior da folha de papel.
  2. Da parte inferior do caule da planta, desenhe 3 folhas alongadas em direção para cima.
  3. Os contornos dessas folhas são desenhados e sombras são aplicadas, que dependem do ângulo de incidência da luz.
  4. Dê um passo para trás 5 cm para que o centro do broto fique localizado no caule.
  5. Como detalhes do desenho, use 5 triângulos, dos quais 2 do meio e 2 de baixo são idênticos, não têm base e estão conectados entre si.
  6. Da mesma forma, mais 2 brotos são desenhados em cima do primeiro. Cada broto subsequente deve ser menor em tamanho que o anterior.
  7. Da borda do caule curvo, são desenhados 5 pequenos ovais, é assim que ficarão os botões fechados, espalhados aleatoriamente em cada lado da flor.

Lebre volumétrica

  1. No meio da folha de papel, desenhe 2 ovais de tamanhos diferentes. Eles devem estar diagonalmente opostos um ao outro, o oval de cima deve ser bem menor que o de baixo.
  2. Entre os ovais, desenhe uma pequena linha vertical onde ficarão a boca e o nariz da lebre.
  3. Da borda da linha até o lado direito, desenhe um semicírculo com uma curva para baixo, com cerca de 9 cm de comprimento.
  4. Do ponto superior da linha vertical, desenhe um semicírculo para a esquerda, que parecerá uma linha curva que lembra o formato de uma cabeça.Desenhos gráficos a lápis para iniciantes passo a passo
  5. A continuação do semicírculo deve ser as orelhas do animal apontando para cima.
  6. Uma das orelhas da lebre deve ser mais larga e mais alta que a outra, dependendo da distância da imagem.
  7. Desenhe um olho dentro da cabeça.
  8. O toque final será adicionar a pupila, os bigodes e o sombreamento do corpo à imagem.

Gatinho volumétrico

  1. Primeiro, desenhe 2 triângulos, 8 cm acima do meio da folha.
  2. Ambas as figuras devem ser conectadas por uma linha horizontal, cujas bordas devem ser unidas por um semicírculo (que mais tarde se tornará o focinho do animal), desenhando-o na parte inferior da linha.
  3. Dos pontos extremos nas laterais do oval (o futuro focinho), desenhe um semicírculo até o fundo.
  4. A partir da borda direita do semicírculo desenhado, recue 2 cm e desenhe uma linha curva suave, que mais tarde servirá como corpo do animal.
  5. Desenhe as patas dianteiras e traseiras do animal usando linhas retas e curvas.
  6. A partir do semicírculo que representa o corpo do animal, desenhe a cauda, ​​deixando-a levemente pontiaguda.

Rosto humano

  1. Para representar o rosto de uma pessoa, primeiro desenhe linhas auxiliares no meio de uma folha de papel, que devem ser perpendiculares entre si.Desenhos gráficos a lápis para iniciantes passo a passo
  2. Na parte inferior da linha marcada, marque o nível dos futuros olhos. A partir da linha reta auxiliar que passa perto dos olhos, desenhe 2 linhas verticais, que servirão de guia para a localização das narinas.
  3. Desenhe uma forma oval abaixo das narinas, que mais tarde servirá como boca.
  4. Desenhe as sobrancelhas acima dos ovais marcados dos olhos, que devem estar localizadas no mesmo nível e próximas à linha horizontal auxiliar.
  5. Se desejar, você pode adicionar mais detalhes à imagem, desenhar pupilas, cabelos e outras características da aparência de uma pessoa.

Desenhos no estilo de gráficos a lápis devem ser criados levando em conta as regras básicas desse estilo de belas artes. Para iniciantes, a opção mais simples é copiar imagens prontas usando um algoritmo claro para criar esses desenhos.

Autor: Olga Zhanskaya

Vídeo sobre desenhos gráficos

Vejamos as técnicas gráficas mais simples:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho