Uma faixa de cabeça é um acessório de cabeça confortável, bonito e prático tanto para mulheres quanto para homens, e também para crianças. Este item pode ser facilmente costurado com suas próprias mãos se você souber os princípios básicos de costura e como usar moldes e instruções de master classes sobre como fazer itens semelhantes.
Como costurar uma bandana para uma mulher com suas próprias mãos
Que tipos de bandanas existem? Seleção de modelo
É costume distinguir os principais modelos de bandanas para mulheres:
- Lenço - uma bandana triangular na cabeça. Geralmente é feito de algodão. Este é um dos tipos mais populares de bandanas.
- Acordeão de bandana - um cocar original para mulheres.
- Bandana quadrada - tecido de algodão de tamanho padrão 60 cm por 60 cm.
- Bandana transformadora - é um chapéu multifuncional que não possui costuras. O modelo é feito de tecido elástico, o que o torna adequado para qualquer pessoa.
- Bando - um toucado em forma de bandagem. O bandeau geralmente é usado na testa. Esta bandana é feita de tecidos como tule, veludo, cetim ou renda. Às vezes o bando é decorado com pedras decorativas.
- Bandana com elástico. Para o verão, eles são costurados com tecidos naturais (linho, algodão). No tempo frio, escolha materiais quentes: lã, camurça, couro ou até mesmo pele. Se você observar os tipos de bandanas com elástico, elas geralmente têm amarrações, com ou sem viseira. Um cachecol de viseira é um acessório de cabeça multifuncional que pode ser usado o ano todo. Uma bandana de renda geralmente tem amarras nas costas para ajustar o tamanho. A principal vantagem de uma bandana com elástico é que ela se ajusta perfeitamente à cabeça.
Materiais, ferramentas e equipamentos
Para costurar uma bandana quadrada regular, você precisará de tecido medindo pelo menos 60 cm por 60 cm e linha para finalizar as costuras. Você também pode achar o seguinte útil:
- máquina de costura (se disponível) ou agulha;
- fios;
- governante;
- papel milimetrado;
- lápis;
- giz;
- tesoura;
- ferro.
Tecidos recomendados
Uma faixa de cabeça feminina pode ser costurada de quase qualquer material. Antes de costurar um produto com suas próprias mãos, você precisa decidir a densidade do tecido. Por exemplo, você pode escolher um material grosso ou transparente. A faixa de cabeça pode ser feita de chita, cambraia ou materiais naturais, como chiffon, seda e algodão. Se o produto for destinado ao outono ou inverno, vale a pena escolher um fleece quente.
Algodão de peso médio, como musselina, funciona melhor para fazer uma bandana. Bandanas muito bonitas são feitas de seda ou cetim. Usar tecidos com estampas interessantes também é popular na confecção de bandanas.
Outro fator a considerar ao escolher um tecido é a sensação do material na pele. Você pode encontrar um tecido que parece bom à primeira vista, mas a pele por baixo pode não respirar ou até mesmo esfregar, causando irritação. Ao escolher o tecido, você também deve prestar atenção à sua cor. Camuflagem ou jeans parecem interessantes.
O tecido recomendado para costurar um toucado depende do tipo de bandana:
Lenço | Algodão, linho |
Bandana quadrada | Algodão, linho |
Bandana transformadora | Poliéster e outros tecidos elásticos |
Bando | Tule, veludo, cetim, renda |
Bandana com elástico | Linho, algodão, lã, camurça, pele e couro |
Medidas da circunferência da cabeça
Antes de costurar uma bandana na cabeça, você precisa tirar medidas cuidadosamente e depois fazer um molde baseado nelas. O tamanho padrão de uma bandana para mulheres é 60 cm por 60 cm. No entanto, você não pode deixar de tirar as medidas, pois ainda existe o risco de errar o tamanho.
A faixa de cabeça pode ser de tamanhos diferentes, dependendo da circunferência da cabeça da mulher. Se você precisar costurar uma bandana para uma circunferência de cabeça de 57 cm, o molde terá que ser ajustado para esse tamanho.
Para fazer isso, você terá que dividir a circunferência por 1,414, ou seja, pela raiz quadrada de 2. Portanto, o comprimento mínimo de uma bandana para uma menina com circunferência de cabeça de 57 será de aproximadamente 41 cm. Também deve-se deixar 20 cm para amarrações. Depois de tirar as medidas, você pode começar a fazer o molde.
Padrão
Para costuras mais suaves, é melhor primeiro fazer um molde em papel especial - papel milimetrado. Pode ser adquirido junto com o tecido. Nele você precisa marcar as dimensões da futura bandana e também deixar 3 cm de cada lado para margem.
Depois que o formato estiver delineado, ele precisa ser recortado e então o molde de papel transferido para o tecido, traçando-o com giz. E só então a bandana em si é cortada.

Instruções passo a passo
- A primeira etapa do trabalho será a preparação do tecido. É melhor comprar mais de uma vez, para que, se algo acontecer, você possa simplesmente cortar o excesso. O tecido deve ter 60 cm por 60 cm ou mais.
- Depois você precisa medir a circunferência da sua cabeça e usar a fórmula para calcular o comprimento mínimo do produto.
- Depois disso, você precisa fazer um padrão, levando em consideração os parâmetros e desejos para o comprimento.
- Depois de cortar o molde, você pode experimentar a bandana e ajustar o comprimento. Ainda deve deixar 5 cm para as costuras.
- Uma faixa de cabeça requer tratamento de costura obrigatório. Isso pode ser feito com fios da mesma cor do tecido ou com fios contrastantes para criar um design interessante. Para deixar o produto bonito, é necessário utilizar o ponto ziguezague. Ela protegerá o tecido contra desintegração e outros danos.
- Após o processamento das costuras, o produto deve ser bem passado, levando em consideração as características do tecido.
- Você pode começar a decorar.
Como decorar um cocar
Uma faixa de cabeça feminina geralmente é decorada com materiais adicionais. Uma variedade de remendos pode ser usada como decoração para uma bandana. Há uma grande variedade de patches em lojas de artesanato: patches com flores, logotipos de grupos musicais e filmes. Alguns deles são fixados com o calor do ferro, enquanto outros podem ser costurados à mão.
A bandana pode ser decorada com tintas ou marcadores de tecido. Você pode usar estênceis especiais para tornar o design mais bem-sucedido. Bandanas decoradas com pedras preciosas, miçangas ou lantejoulas também ficam impressionantes.
Após a aplicação de qualquer decoração, é necessário deixar o produto secar completamente. É importante sempre seguir as instruções dos produtos que você usa para decorar sua bandana. Tintas e marcadores para tecido podem ter instruções especiais para lavagem e cuidados adicionais com a bandana.
Como costurar uma bandana para um homem com suas próprias mãos
Seleção de modelo
As bandanas masculinas, assim como as femininas, vêm em diferentes tipos. Mais popular entre os homens:
- bandanas quadradas clássicas;
- bandanas transformadoras.
Esses tipos de chapéus são os mais funcionais. Elas combinam facilidade de uso e versatilidade — as principais qualidades que os homens valorizam em uma bandana.
Materiais, ferramentas e equipamentos
Para costurar uma bandana masculina você precisará de:
- têxtil;
- máquina de costura ou agulha;
- fios na cor do tecido;
- giz;
- papel milimetrado;
- tesoura;
- lápis;
- governante;
- ferro.
Tecidos recomendados
Para fazer bandanas masculinas, é melhor escolher tecidos naturais e respiráveis - algodão e linho. Se um homem prefere uma bandana transformável, é melhor fazê-la de tecido elástico. Há muitos materiais modernos no mercado que são adequados tanto para uso diário quanto para um estilo de vida ativo.

Você deve ter uma abordagem responsável ao escolher a cor do tecido, já que homens e mulheres têm gostos diferentes para roupas. É mais comum que os homens escolham materiais simples. Você pode escolher a cor da bandana com base no esquema geral de cores do guarda-roupa masculino. Tudo depende das cores que predominam em suas roupas. Uma opção universal para fazer uma bandana seria jeans nas cores clássicas azul ou preto.
Medidas
A circunferência da cabeça de um homem geralmente é maior que a de uma mulher. Isso deve ser levado em consideração ao criar um desenho. Via de regra, o parâmetro de circunferência varia de 55 cm a 60 cm. Todos os parâmetros são individuais e para esses fins a melhor solução seria usar uma fita métrica.
Com base nisso, você deve adicionar 15-20 cm. Isso é feito levando em consideração os erros e a necessidade de processar as bordas do produto, além de amarrar ainda mais a própria bandana na cabeça.
Padrão
Uma etapa importante na costura de uma bandana masculina é o molde. Ela tem suas sutilezas, mas quase não é diferente da feminina.
As principais diferenças são:
- Dimensões.
- Número de peças.
Deve ser preparado um desenho detalhado; isso é feito em papel milimetrado. Ao marcar, vale considerar que é preciso deixar de 3 cm a 5 cm de cada lado, que são usados para fazer a bainha das bordas. Em média, para costurar uma bandana masculina você precisa medir um retângulo de 80 cm por 40 cm ou um quadrado de 70 cm por 70 cm.
Com essas dimensões você pode costurar a opção mais otimizada. Depois, usando uma tesoura, você precisa recortar a própria peça do papel, colocá-la sobre o tecido e contorná-la com giz. Somente depois disso você pode começar a cortar o formato do tecido.

Instruções passo a passo
- Vale a pena comprar tecido com uma reserva para imprevistos. O excesso pode ser cortado ou usado para fazer outra bandana. O tamanho mínimo será de 100 cm por 100 cm.
- O próximo passo é medir a circunferência da sua cabeça usando uma fita métrica. Com base nas medições, os parâmetros mínimos do produto são calculados usando uma fórmula.
- O estágio mais importante pode ser chamado de padrão. Nesta operação, os parâmetros de comprimento e erro devem ser levados em consideração.
- Depois de cortar o molde, um passo importante será ajustar o comprimento da bandana. Geralmente, restam cerca de 5 cm para as costuras.
- Depois, as costuras precisam ser processadas. Isso é feito para dar ao produto o formato e a aparência necessários. Para a versão masculina, o ideal é usar linhas que combinem com a cor do tecido. Ao costurar, use um ponto ziguezague. Este tipo de costura é o mais confiável.
- A etapa final será passar as costuras. Para evitar danos ao produto, você deve levar em consideração as características do tecido e definir o regime de temperatura.
- O produto pode ser decorado se desejado.
Como decorar um cocar
A opção de bandana masculina não exige muitas decorações e detalhes. É melhor usar um pequeno distintivo que complemente a imagem do homem. É melhor anexar o ícone ao lado. Uma ótima opção seria um distintivo com seu artista favorito ou o ramo militar em que ele serviu.
Uma caveira de metal em uma bandana preta ficará bem. Isso enfatizará perfeitamente seu carisma e deixará seu cocar mais individual.
Como costurar uma bandana infantil
Seleção de modelo
Existem muitos tipos diferentes de bandanas para crianças. Ao escolher uma bandana para uma criança, a maioria dos pais prefere os seguintes modelos:
- lenço;
- bandana transformável;
- bandana com laços;
- vários tipos de bandanas com viseira para proteção solar.
O melhor é escolher o tipo de bandana levando em consideração as características individuais da criança. Uma bandana com laços é ideal para aquelas crianças que frequentemente perdem coisas devido ao alto nível de atividade. Um boné com viseira será a melhor opção para quem vive em climas quentes e costuma ficar exposto ao sol escaldante.
Materiais, ferramentas e equipamentos
Para costurar uma bandana para uma criança, você precisará de:
- têxtil;
- máquina de costura ou agulha;
- fios na cor do tecido;
- giz;
- papel milimetrado;
- tesoura;
- lápis;
- governante;
- elástico (para uma bandana com elástico);
- ferro.
Tecidos recomendados
Os chapéus de verão infantis devem ser feitos de tecidos naturais leves. Algodão e linho são perfeitos. É melhor escolher tecidos com estampas diferentes. Dessa forma a criança gostará mais do enfeite de cabeça. O mercado de tecidos é tão diversificado que é fácil encontrar materiais com imagens dos personagens de desenho animado favoritos do seu filho ou apenas um padrão repetido de sucesso.
Ao escolher o tecido, vale considerar que ele não deve ser grosso. Deve ser dada preferência a materiais respiráveis. Eles ajudarão a evitar o superaquecimento da cabeça e, como resultado, protegerão contra insolação.
Medidas
Ao costurar uma bandana para crianças, você deve levar em consideração uma série de fatores:
- Sexo da criança.
- Com o passar dos anos, conforme as crianças crescem, a bandana pode ficar pequena demais.
- Os interesses da criança.
Os parâmetros médios da circunferência da cabeça são cerca de 45 a 50 cm. Cada caso é individual e isso deve ser levado em consideração. Não é possível ficar sem usar fita adesiva. É melhor adicionar 5–10 cm a esses parâmetros em caso de bainhas nas bordas e pequenos erros.
Padrão
Para costuras mais suaves, é melhor primeiro fazer um molde em papel milimetrado. Nele você precisa esboçar as dimensões do futuro cocar. É sempre necessário deixar uma pequena distância para posterior processamento das bordas do produto.
Depois que o formato estiver delineado, ele precisa ser recortado e depois desenhado com giz para transferir tudo do papel para o tecido. Depois, uma bandana é cortada do tecido.
Instruções passo a passo
- Vale a pena comprar tecido com uma reserva para imprevistos. O excesso pode ser cortado ou usado para fazer outra bandana. O tamanho mínimo será de 100 cm por 100 cm. Qualquer produto começa com a escolha do tecido. Isto é especialmente importante para as crianças, para que suas cabeças não fiquem queimadas pelo sol. Vale a pena comprar tecido com uma pequena reserva. Um quadrado de 70 cm por 70 cm será suficiente para costurar.
- Nesta fase você precisará de uma fita métrica. Ela precisa medir a circunferência da cabeça da criança. Conhecendo todos os dados e usando uma fórmula especial, você pode descobrir os parâmetros mínimos da bandana.
- Muitos erros em operações subsequentes são cometidos devido a padrões incorretos. Nesta etapa, é feito um desenho do futuro produto com todos os parâmetros necessários.
- A correção do comprimento é uma operação muito importante que ocorre imediatamente após o padrão. Geralmente, restam cerca de 5 cm para formar as costuras do produto.
- Uma etapa importante é o processamento das bordas. Elas devem ser formadas usando um ponto ziguezague. Você pode usar linhas de cores diferentes ao fazer. Esta será uma ótima solução para a bandana de uma menina. Se for para menino, é melhor usar linhas que combinem com o tom do tecido.
- Por fim, passe a peça a ferro ou utilize um vaporizador. Isso é necessário para dar um formato final. É necessário escolher o regime de temperatura correto, que dependerá das características do tecido.
- Não faria mal adicionar alguns detalhes decorativos.
Como decorar um cocar
Decorar uma bandana infantil pode ser uma ótima maneira de dar bastante espaço à sua imaginação. Esta também pode ser uma ótima atividade para uma criança se vocês trabalharem juntos para criar um design.
Para as meninas, os melhores elementos decorativos são:
- Arcos.
- Flores.
- Borboletas.
- Ícones.
Para os meninos, os seguintes são mais adequados:
- Remendos.
- Ícones.
- Bordado.
Essas características ajudarão a formar um senso de estilo na criança e a desenvolver a individualidade.
Bandana para bebês
A melhor opção de bandana para os pequenos é o modelo com amarração. Este item permanecerá bem no lugar, mesmo nas crianças mais ativas.
Ao escolher um material, você definitivamente deve dar preferência apenas a tecidos naturais – algodão e linho. É seguro para a criança.
Antes de criar um molde, você precisa medir a circunferência da cabeça da criança e adicionar 20 cm ao comprimento resultante – esse será o comprimento das futuras gravatas. Você precisará de dois moldes: um em forma de semicírculo e outro em forma de retângulo para as gravatas. Você precisa cortar 2 semicírculos e 2 retângulos.
Como exemplo, tomamos: a parte central tem 30 cm por 10 cm e a parte inferior tem 80 cm por 8 cm. É necessário costurar 2 semicírculos e um retângulo central. Em seguida, finalize as bordas do retângulo restante com um ponto zigue-zague, após o qual as gravatas podem ser costuradas na parte principal, de modo que uma quantidade igual de material permaneça em ambos os lados.
A bandana para a criança pode ser considerada pronta.
Como decorar um cocar
A decoração para a bandana dos pequenos deve ser escolhida com muito cuidado. Nessa situação, é melhor evitar laços e babados. É melhor se virar com um pouco de bordado. Isso não representa uma ameaça ao recém-nascido. Bordados cuidadosos definitivamente não farão mal à saúde do bebê. Para este tipo de decoração é melhor usar fios brilhantes e brilhantes. Eles não devem ser selecionados com base no gênero da criança. Você deve se concentrar na cor dos olhos. Fios coloridos brilhantes irão destacá-los perfeitamente.
Dicas úteis
Costurar uma bandana pode ser bastante simplificado e melhorado seguindo estas dicas:
- As medidas para fazer uma bandana podem ser tiradas enrolando a fita 1,5-2,5 cm acima das sobrancelhas, um pouco acima das orelhas e no ponto da parte de trás da cabeça que mais se projeta. É melhor medir a cabeça várias vezes para evitar erros. O ideal é que você peça ajuda a alguém para medir corretamente a circunferência da sua cabeça. Dessa forma o resultado será mais preciso.
- Se você tem medo de que a bandana caia enquanto você a usa, você pode comprar um elástico de 1,5 cm de largura com antecedência e deixar algum espaço no molde para costurar o elástico.
- Seria uma boa ideia lavar o tecido antes de costurar a bandana. Isso evitará maior encolhimento do material.
- Como as bandanas infantis exigem menos material, você pode usar diversos retalhos de tecido que podem ser encontrados em qualquer casa. E uma decoração característica ajudará a dar ao cocar um ar mais infantil.
- Se a bandana for feita como um presente para parentes e amigos, você pode bordar as iniciais da pessoa a quem o enfeite de cabeça será presenteado com fios bonitos e grossos. Isso tornará a bandana única.
- Uma bandana é um acessório de cabeça universal para climas quentes e ensolarados. Usar uma bandana na cabeça protegerá tanto crianças quanto mulheres e homens adultos da insolação. Vale lembrar que o tecido preto esquenta mais no verão, por isso, para se proteger do sol na hora de costurar uma bandana, dê preferência a tons claros do material.
- É melhor lavar essas peças junto com peças coloridas. O modo deve ser selecionado com base no tipo de tecido. Isso ajudará a preservar o produto por muitos anos. A limpeza dos seus chapéus é muito importante, pois se você descuidar dela, há uma grande chance de aparecer caspa e seu cabelo ficar oleoso rapidamente.
Aulas de vídeo master sobre costura de bandanas
Outra master class interessante: