Pinhas e abetos são materiais maravilhosos para criar artesanatos e decorações artísticas em casa. As matérias-primas naturais da floresta não só parecem originais, mas também têm um agradável aroma de coníferas. Produtos artesanais se tornarão uma decoração original para as festas de Ano Novo.
Como escolher as pinhas certas para artesanato
Na hora de coletar, é melhor dar preferência a material limpo, sem resina seca e insetos. Qualquer sujeira restante pode ser facilmente removida com um cotonete embebido em solução de álcool.
A cavidade interna das matérias-primas de coníferas florestais é limpa por imersão em essência de vinagre diluída em água fervida na proporção de 1:1. Após o processamento, as escamas podem fechar, mas seu formato original permanecerá.
Para criar artesanato com cones fechados, recomenda-se coletar o material no outono e em dias ensolarados. Isso ocorre porque a matéria-prima estará bem limpa e seca. Outubro é o melhor período, quando a matéria-prima está úmida e as escamas de cobertura estão bem fechadas. Aqui você também pode encontrar cones de formatos não padronizados.
Ferramentas para o trabalho
Além da matéria-prima florestal, serão necessárias ferramentas auxiliares para a execução do trabalho artístico, destes, os mais utilizados são:
- tesoura – devem ter pontas rombas para a segurança das crianças;
- furador ou uma agulha grande - uma ferramenta feita de material durável é bem-vinda e deve ter uma linha passada pelo orifício;
- lápis simples – necessário para desenhar linhas ou contornos;
- tintas – necessário para a concepção do brinquedo ou decoração proposto, de preferência guache;
- borlas – mais macio para pintar itens, mais duro para cola;
- pilha – projetado para formar a superfície de argila ou plasticina na criatividade;
- pinças ou alicates – usado para parafusar fios e ganchos;
- verniz transparente – confere resistência e maciez ao produto final.
Acessórios que sejam perigosos para uma criança só devem ser usados sob supervisão de um adulto ou com a ajuda de um adulto.
É importante que o professor ou os pais conheçam as especificidades do trabalho com os dispositivos e, quando necessário, apresentem-nos à criança.
No processo de artesanato, vários métodos são usados para fixar elementos uns aos outros:
- Plasticina – a maneira mais acessível e fácil para as crianças conectarem as peças. Para que não fique perceptível nos produtos acabados, você precisará selecionar uma cor semelhante ao material a ser colado. Além disso, usando plasticina é conveniente “dar vida” aos animais moldando seus olhos, nariz e patas.
- Cola transparente "Momento" – uma opção durável para conectar elementos ao trabalhar com cones. A cola é aplicada nas peças a serem unidas e elas são pressionadas firmemente por vários segundos. Recomenda-se que esta etapa do trabalho seja realizada por adultos para que a criança não inale os vapores da cola.

- Fio fino – será necessário ao fazer certos tipos de artesanato – uma cesta de pinhas, uma guirlanda de Ano Novo.
Palitos de dente são usados com menos frequência. O material revestido com cola pode servir como fixador para o corpo e a cabeça.
Processamento de pinhas para artesanato
Quando você precisar abrir cones durante seu trabalho criativo, você deve secá-los bem. Preparações naturais também podem ser colhidas na primavera, depois de terem sido liberadas das sementes. É importante observar que espécimes abertos não mudam de forma.
Caso seja necessário utilizar cones fechados no trabalho, após a limpeza das escamas, elas são tratadas com cola. Você pode usar cola PVA comum ou cola de madeira.
Menos frequentemente, matérias-primas com formas curvas são necessárias para artesanato. Para obter o blank desejado, ele é deixado em água fervente até ficar elástico, e então é formada a aparência desejada, fixando-o com fita isolante.
O material usado para fazer as figuras deve estar limpo e seco. Os cones que foram pré-tratados devem ser completamente secos.
Existem 4 métodos de secagem:
- Ao ar livre – escolha um local seco e bem ventilado, cubra a superfície com papel e deixe por 2 a 3 semanas.
- Em uma frigideira – coloque a matéria-prima numa panela de ferro fundido, deixe em fogo baixo e, virando de vez em quando, leve ao fogo até dourar.
- No forno – coloque papel alumínio ou papel manteiga em uma assadeira, distribua os cones não muito apertados uns contra os outros e mantenha por 30 minutos em temperatura acima de 200ºС.
- No microondas – a superfície do vidro deve ser coberta com guardanapos, as placas devem ser dispostas e o aparelho elétrico deve ser ajustado na potência máxima por 1 minuto.
As pinhas demoram mais para secar do que as pinhas de abeto. Além disso, devido à leveza e volatilidade das sementes, é melhor prepará-las em uma caixa grande e alta.
Elementos processados incorretamente podem se deformar com o tempo. Os cones de abeto são especialmente suscetíveis a mudanças externas.
Para garantir que seu trabalho criativo permaneça perfeito, você deve seguir estas recomendações:
- ferver os ingredientes coletados por 30-40 minutos;
- remover a umidade acumulada por meio de secagem;
- trate cuidadosamente o material acabado com cola de madeira;
- Se você quiser obter cones de cor clara, você deve deixar a matéria-prima de molho em um recipiente com água sanitária universal.
As matérias-primas naturais após o tratamento térmico ficarão limpas e seguras. Você pode cobrir seus artesanatos de pinhas com tinta da cor desejada, verniz ou neve artificial. A escolha dependerá da decoração pretendida.
Em alguns casos, ao realizar um trabalho artístico, torna-se necessário furar ou cortar o material. Sob essa influência, as escamas dos cones, especialmente os de abeto, quebram e se desintegram. Para mantê-los intactos, você precisa usar a ponta da broca para atingir o centro da peça de trabalho com a maior precisão possível e aprofundá-la com rotações sem usar força. O buraco resultante é coberto com cola.
O princípio de processamento e trabalho criativo com pinhas e abetos é idêntico. A única diferença é que os artesanatos feitos com material de abeto terão um formato alongado.
Que outros materiais podem ser usados?
Além das pinhas, existem muitos outros materiais naturais que podem ser combinados com as pinhas – folhas brilhantes, castanhas, pedras de diferentes formatos, bolotas – ótimos meios improvisados para o domínio de crianças e adultos. Combinar matérias-primas de diferentes formas e texturas permitirá que você crie uma obra artística de qualquer tamanho.
Na arte cereais, nozes, fósforos e fios também são usados com sucesso ou outros itens de artesanato. Elementos adicionais tornarão o trabalho mais realista e criativo, dando vida às figuras de animais. Especialistas garantem que a combinação de peças artificiais e naturais é bem-vinda em qualquer artesanato.
Ideias de artesanato para o jardim de infância
Artesanatos feitos com pinhas são uma ótima solução para decorar seu interior em antecipação às festas de fim de ano. A partir dos componentes disponíveis, você pode fazer algo novo e interessante com suas próprias mãos a qualquer momento. Criar artesanatos originais é uma atividade para toda a família.
árvore de Natal
Uma árvore de Natal DIY é a principal criação antes do Ano Novo.
Para fazer a figura você vai precisar de:
- cones de vários tamanhos;
- pistola de cola;
- tinta spray;
- cartão;
- tesoura.
Na primeira etapa do artesanato, você precisa formar um cone com uma base de papelão. Borrife tinta sobre cones completamente limpos e secos. Se desejar, as matérias-primas podem ser deixadas em sua forma natural.
Em seguida, você deve selecionar os cones maiores e, usando uma pistola de cola quente, começar pela base e colá-los ao redor da parte inferior do cone. Indo em direção ao topo, o material utilizado é de tamanhos cada vez menores. Como resultado, elementos de pequeno tamanho permanecem no pico do cone.
O processo de fazer a árvore de Natal termina com a decoração com glitter, miçangas e fitas. Ao decorar, é importante escolher um esquema de cores de bom gosto.
Urso
Os artesanatos com pinhas podem ser feitos em qualquer tamanho: como lembrança de mesa ou como figura de jardim. Eles envolverão as crianças na criatividade, desenvolvendo perseverança, diligência e imaginação. Até uma criança consegue lidar com o desenho proposto de um urso.
Os materiais para criatividade devem ser preparados com antecedência (tabela 1).
Tabela 1
Item nº. | Número de cones | Propósito |
1 | 1 pç. grande | Torso |
2 | 1 pç. tamanho menor | Cabeça |
3 | 4 peças. médio | Patas |
4 | 2 peças. pequeno | Ouvidos |
Todos os elementos precisam ser montados, fixados com cola ou arame. Você precisa moldar os olhos e o nariz com plasticina. O urso de pinha está pronto. Você pode decorar seu novo produto com um laço de fita brilhante.
Castiçal feito de pinhas
Este pequeno projeto de castiçal de Ano Novo atrai pela sua simplicidade e originalidade. Até uma criança em idade pré-escolar consegue lidar com essa ideia original.
Para criá-lo, você precisará de um conjunto mínimo de matérias-primas e ferramentas:
- vela de cera - recomenda-se levar uma larga;
- pequenos cones;
- papelão ou papel resistente;
- cola.
A vela preparada deve ser embrulhada em papelão e presa. O papel deve aderir bem e ficar bem ajustado às paredes da vela. Em seguida, a base de cada cone é revestida com cola e fixada na peça de trabalho.
Para dar brilho ao castiçal, os materiais são primeiro pintados ou borrifados com glitter. Os castiçais podem ser feitos rapidamente com antecedência ou na véspera de Ano Novo.
Ouriço
Usando presentes da natureza e elementos decorativos, você pode criar brinquedos infantis emocionantes. Para fazê-los, eles usam bolotas, castanhas, folhas e também elementos artificiais.
A criatividade começa com a preparação dos componentes necessários. Nesse trabalho você precisará de pinhas abertas e plasticina: preto e branco.
Para decorar o ouriço, são utilizados elementos decorativos e plasticina colorida.
Execução passo a passo da figura:
- Com um pequeno pedaço de plasticina branca, você precisa formar o rosto do animal e prender o molde na parte plana da pinha.
- Em seguida, você precisa dar vida ao brinquedo fazendo orelhas e usando plasticina preta – olhos, nariz e patas.
- Usando plasticina multicolorida, você precisa moldar cogumelos e maçãs. Frutas são espetadas nas costas do ouriço.
Artesanatos feitos com pinhas com suas próprias mãos podem ser usados como um brinquedo divertido para uma criança ou uma bela lembrança para pessoas queridas.
guirlanda de ano novo
A guirlanda de Ano Novo é a decoração mais linda feita de pinhas.
Fazer a decoração, se você seguir as instruções passo a passo, não levará muito tempo:
- Os jornais precisam ser enrolados em forma de anel, enrolados com arame - esta será a base do produto.
- O anel resultante deve ser envolto em um tecido bonito (organza) e as pontas fixadas com uma pistola de cola.
- Pinhas de abeto são fixadas na estrutura ao longo de todo o perímetro.
- A guirlanda resultante pode ser decorada com enfeites de Natal, miçangas ou fitas.
Os blanks de abeto podem ser preparados com antecedência, pintando-os de dourado ou prateado. Mantendo uma aparência natural, o material é complementado com galhos verdes com fitas vermelhas. A decoração em abeto fica mais impressionante se polvilhada com glitter.
Para simplificar o processo de criação de uma guirlanda de Ano Novo, você precisa usar uma base pronta como base. Um item separado pode ser comprado em qualquer loja de artesanato.
Neste caso, a criatividade começa diretamente com a fixação dos cones processados e a decoração do produto. Você pode adicionar variedade à sua criatividade adicionando materiais como castanhas, bolotas ou nozes.
Festão
A produção da guirlanda começa após a preparação dos cones. Espaços grandes e abertos são mais adequados para criação. Os materiais, limpos de sujeira e pintados com a tinta necessária, devem ser amarrados na fita, mantendo a mesma distância entre os elementos.
Instruções passo a passo:
- Primeiro, você precisa medir a distância no ambiente onde a guirlanda será colocada.
- Em seguida, corte a fita de acordo com as medidas, deixando uma pequena margem para flacidez.
- Os cones são dispostos e sua localização é marcada na fita.
- São feitos furos nos locais marcados e são costuradas alças para pendurar nas extremidades da fita.
Agora você pode começar a processar. É necessário quebrar cuidadosamente a fileira superior de escamas e revestir a área tratada com cola. Em seguida, parafuse os parafusos com ganchos no centro da peça de trabalho usando um alicate. Os produtos acabados são pendurados em uma fita, combinando em cor, formato e tamanho.
Os artesanatos podem ser feitos à noite com sua família. Figuras originais e itens decorativos feitos de pinhas são um motivo para revelar as habilidades criativas do seu filho e fazer presentes de Ano Novo com suas próprias mãos.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como fazer artesanato com pinhas
Artesanato com pinhas - as melhores ideias neste vídeo:
Uma árvore interessante feita de pinhas, vou ter que sugerir essa ideia ao meu filho para a exposição de Ano Novo na escola 🙂