Jogos de tabuleiro, feito à mão, uma boa alternativa aos produtos acabados. Sua principal vantagem é a capacidade de criar um artesanato que atenda a uma solicitação específica. Eles variam em tamanho, cor e características.
Jogos para duas crianças
Jogar juntos melhora os relacionamentos familiares. Isso foi comprovado por psicólogos. A partir de materiais descartados, eles criam entretenimento cuja qualidade não é inferior às opções fabricadas em fábrica.
Caminhantes
Jogos para dois são interessantes pela emoção. Os participantes competem pela liderança em um ambiente amigável e divertido. Você pode ocupar seu tempo livre com a ajuda de "Brodilka". Este jogo envolve mover figuras controladas por pessoas através de um campo de papel. Uma das versões deste jogo pode ser feita à mão.

Para fazer isso, você precisará de:
- 2 folhas de papel Whatman.
- Cola ou fita dupla face.
- Marcador colorido.
- Governante.
- Pequenas imagens com tema espacial.
- Tesoura.
- Guache nas cores azul, violeta e azul claro.
- Pincel.
- Um copo de água.
- 2 fichas que os jogadores moverão. Com base no tema da trama, é melhor escolher figuras de astronautas. Você pode recortá-los do papel ou pegar alguns prontos.
- Cubo para jogos.
As imagens do jogo são escolhidas com base no tema do enredo. Na master class apresentada, os participantes conquistarão o espaço. É por isso que o passo a passo é construído com base nessa história.
Seleção de imagens para o jogo e sua designação:
Foto | Sua importância no jogo |
Buraco negro | Se acertar, o jogador volta vários movimentos. |
Planetas | Eles selecionam imagens de cada planeta separadamente. Ao brincar com uma criança, dizem a ela o nome de um corpo celeste. Graças a isso, a criança estudará o espaço de forma fácil e discreta. |
Asteroides | Se o jogador cair nesta imagem, nada o ameaça. Ele simplesmente esperará até que o outro jogador vire. |
Galáxias | A galáxia pode ser dividida em várias imagens. Por exemplo, a Via Láctea. Quando o jogador chega lá, ele é informado de que agora está viajando por esta galáxia. |
Foguete | Ao acertá-lo, o jogador é transportado vários movimentos para frente. |
Planeta Terra | Este será o ponto de partida de onde os jogadores começarão sua jornada. |
Estação espacial | O ponto final da viagem. |
Você pode criar qualquer jogo de tabuleiro que quiser com suas próprias mãos. Imagens diferentes são adequadas para "Space Walker". Por exemplo, cometas. Não se esqueça de pensar no que elas representarão.
Quando tudo estiver preparado, começamos a criar o jogo:
- Dois pedaços de papel Whatman são colados para formar um único pedaço grande de papel. Use fita adesiva ou cola.
- Um panorama do espaço é pintado em tela com guache. Eles simplesmente misturam cores e pintam sobre o espaço branco com pinceladas descuidadas.
- Recorte as imagens. Eles podem ser impressos ou retirados de revistas e jornais.
- Coloque as imagens no papel Whatman. Crie um enredo para os personagens seguirem. Primeiro, defina um ponto de partida e comece a dispor as imagens a partir daí. É melhor colocar a imagem do buraco negro pelo menos 5 movimentos do início. Quando o enredo estiver pronto, cole as figuras.
- Use um marcador para desenhar setas. Do buraco negro alguns movimentos para trás. Onde há um foguete, uma flecha é desenhada para a frente.
Quando o jogo estiver pronto, você precisa explicar as regras para a criança. Eles se revezam jogando os dados e se movimentando pelo campo espacial. O objetivo é chegar à estação, o ponto final da viagem, o mais rápido possível.
Jogo da velha
Um jogo da velha simples, mas não menos interessante, pode se tornar ainda mais emocionante. Papel e caneta não são usados para isso. Eles são substituídos por produtos caseiros.
Você pode fazer um jogo com o seguinte conjunto de materiais:
- Papel Whatman.
- Fita estreita e brilhante.
- Cola quente.
- Pedras redondas e planas (podem ser substituídas por outros materiais disponíveis).
- Marcador permanente.
Além disso, você precisará de uma tesoura.
Para criar um jogo, faça o seguinte:
- O campo de jogo é recortado em papel Whatman. Seu tamanho depende das preferências da pessoa.
- A fita é cortada em tiras. Eles são necessários para marcar células no campo.
- Cole a fita em um pedaço de papel Whatman de modo que haja 9 campos vazios.
- Cruzes e zeros são desenhados nas pedras com um marcador.
Quando o jogo estiver pronto, você pode convidar um segundo participante. A vantagem desta opção é a sua variabilidade. As pedras podem ser substituídas por imagens de flores e borboletas; maçãs e peras. São utilizadas opções de papel e tecido. Se a criança for pequena, é melhor levar produtos têxteis. Eles durarão mais.
Encontre um par
Os jogos de tabuleiro DIY são feitos com itens que geralmente vão para o lixo. Para criar “Encontre um Par”, você precisará de muitos potes amarelos da Kinder Surprise. Quanto mais houver, mais difícil será o nível do jogo.
Para a versão simples de "Encontre um Par", você precisará de:
- 10 potes.
- 5 pares de itens que cabem dentro dos potes (um em cada). Podem ser recortes de papel (2 de cada): cerejas, morangos, framboesas.
- Tesoura.
- Saco para potes.
- Qualquer caixa com laterais. Poderia ser um recipiente de chocolates. A lateral não precisa necessariamente ser alta. O principal é evitar que os potes amarelos caiam.
Criação de jogos:
- Eles recortaram figuras do papel.
- Eles organizam as fotos em caixas amarelas. Um em cada. Você deve obter 10 potes com recheio.
Como jogar:
- Eles colocaram os potes em um saco.
- Eles sacodem o saco.
- Os potes são despejados em um campo feito de uma caixa.
O primeiro participante escolhe 2 potes e os abre. Se houvesse duas fotos idênticas dentro, ele as tirava para si. Repete o movimento. Quando imagens diferentes aparecem, ele retorna ao campo. A vez passa para o outro jogador.
Você pode coletar os potes em uma sacola a cada vez e sacudi-los para que o jogador não se lembre de sua localização. Em vez de pedaços de papel, é permitido usar pedras e botões.
Segurança
Este jogo é semelhante ao futebol.
Para criá-lo você precisará de:
- 2 elásticos.
- Uma caixa com laterais baixas. O fundo deve ser nivelado, sem desníveis. É melhor levar recipientes de chocolates ou sapatos.
- Uma imagem de um campo de jogo (talvez um campo de futebol).
- Castanhas. 10 peças para cada jogador. Quantidade total: 20.
- Cola.
- Tesoura.
- Tintas, pincel, copo de água.
- Furador.
Processo de criação passo a passo:
- Uma imagem do campo de jogo está colada na parte inferior da caixa com laterais.
- Eles marcam as castanhas com tinta. 10 deles estão destacados em vermelho, o restante em azul. Você pode usar uma paleta diferente.
- Usando um furador, faça 2 furos opostos um ao outro nas bordas. Eles colocam um elástico neles. Eles puxam com força, como uma corda. Para evitar que ela escorregue, são feitos nós que não passam pelo furo.
- Repita o passo 3 na outra extremidade da caixa. Você deve terminar com 2 elásticos esticados, um em cada borda do campo.
Uma vez feito o campo, o jogo começa. Distribua castanhas entre 2 participantes. Os jogadores os colocam em suas metades do campo. Eles se revezam derrubando castanhas na zona do adversário usando um elástico. Eles controlam o tempo. O vencedor é aquele que arremessar o maior número possível de objetos no campo do competidor. Você pode acabar com as dúvidas dos outros com as suas.
Jogos para crianças
Jogos de tabuleiro para crianças podem ser feitos com suas próprias mãos. As opções compradas em lojas podem não ser adequadas por vários motivos: não são apropriadas para a idade, atributos muito pesados.
Portanto, o jogo é feito levando em consideração as características individuais da criança. Se ele gosta de carros, então eles inventam uma história com eles. Isso ajudará a cativar e interessar o bebê.
Jogo de lógica "Associações"
Para as crianças, a atividade principal é a brincadeira. É usado como uma ferramenta de ensino e desenvolvimento. Você mesmo pode criar o jogo emocionante e educativo "Associações". Será interessante para crianças a partir de 3 anos. Se a criança for ativa, ela brinca com crianças de dois anos.
Para criá-lo use:
- Que homem.
- Cola.
- Tesoura.
- Fotos. Eles são impressos ou recortados de revistas e jornais.
A vantagem deste jogo é a variedade de enredos. É permitido escolher estudar animais e seus filhotes, relacionamentos na natureza e estações do ano. A versão proposta do artesanato utiliza o tema "Transporte".
Para isso, prepare as seguintes imagens:
- Ônibus + grande multidão de pessoas.
- Colheitadeira para trabalho de campo + produtos de panificação.
- Caminhão basculante + areia.
- Guindaste + blocos de construção.
- Avião + céu.
- Transportador de água + água.
Com a ajuda dessas imagens, a criança aprenderá não apenas os nomes dos meios de transporte, mas também suas funções.
O jogo é feito da seguinte forma:
- Imagens de transporte são coladas em papel Whatman.
- As imagens restantes são dispostas em uma folha de papel ao lado do papel Whatman.
Eles convidam uma criança. Eles jogam um cubo ou qualquer outro objeto em um pedaço de papel Whatman. Eles olham onde ele foi parar. Com base nisso, a criança é solicitada a encontrar uma imagem adequada para esse transporte. Por exemplo, se o cubo cair em um avião, você precisa escolher o céu. Isso significa que esse transporte pode voar.
Bata no vidro
Um jogo interessante e simples para desenvolver seu olhar.
Para criá-lo você precisará de:
- 3 copos de papel ou plástico.
- Bolotas ou castanhas. 10 peças cada. para cada pessoa.
- Fita dupla face ou cola quente.
- Caixa de doces. Se necessário, utilize qualquer outro recipiente. Ela servirá como base do jogo, seu campo.
- Uma imagem para colar no campo de jogo. A ideia é imitar uma quadra de basquete. Outra opção é desenhá-lo você mesmo em uma folha de papel e depois colá-lo no campo.
Processo de criação:
- Uma imagem do campo de jogo está colada na base da caixa.
- Uma xícara é colada no meio do campo.
O jogo prossegue de acordo com o seguinte cenário:
- Cada jogador recebe 1 xícara.
- Castanhas e bolotas são colocadas nos copos dos jogadores: um número igual para cada.
- Os jogadores se revezam jogando bolotas e castanhas no copo.
Vence aquele que atirar mais objetos no vidro do campo.
Cobra
Este jogo pode ser jogado por um ou dois jogadores. Graças a essa atividade, as habilidades motoras dos dedos se desenvolvem.
Para criar o jogo você precisará:
- Folha de papel para álbum.
- Tintas ou marcadores.
- Castanha.
- Se houver vários jogadores, todos os materiais serão levados em versão dupla.
Criação de "Snake":
- Coloque uma folha de papel verticalmente à sua frente.
- Uma linha curva é desenhada do ponto inferior da folha até o topo. Você pode fazer do jeito que quiser: ziguezague, ondulado.
O formato da linha depende do desenvolvimento motor da criança. Para crianças cujas mãos estão aprendendo a segurar um lápis, desenhe uma linha mais uniforme. Quando isso estiver pronto, o jogo começa. Para fazer isso, coloque a castanha no início da linha.
A tarefa da criança é mover o objeto com o dedo. A condição é que a castanha deve se mover estritamente ao longo da linha. Se duas pessoas jogarem, o vencedor é aquele que primeiro conseguir levar o objeto até a borda da folha.
Repetidores
Para criar este jogo você precisará:
- Uma folha de papel grosso.
- As imagens estão em pares (2 lebres, por exemplo).
- Cola ou fita dupla face.
- Tesoura.
- A fita adesiva é transparente.
Processo de criação:
- As imagens dos personagens do jogo estão recortadas. Uma condição importante é que eles devem ter o mesmo tamanho.
- Eles colam as imagens em folhas de papel branco.
- Os cartões são laminados com fita adesiva.
Eles jogam da seguinte forma:
- As fotos são dispostas sobre a mesa com o lado branco voltado para cima.
- O participante precisa encontrar 2 imagens idênticas. 1 movimento – 2 tentativas. Se uma pessoa não adivinhar em 1 movimento, as imagens são viradas para o lado branco.
Em seguida, o segundo participante tenta encontrar imagens pareadas. Não há necessidade de trocar os cartões. A criança desenvolverá memória.
Quem mora na casa?
Os jogos de tabuleiro são feitos à mão e também são usados para desenvolver o raciocínio lógico. "Quem mora na casa" é uma delas. Este jogo desenvolve a atenção e a inteligência das crianças.
Para criar você precisará de:
- Álbum e folha de papelão.
- Cola ou fita adesiva.
- Tesoura.
- Marcadores ou tintas para desenhar.
- Imagens de tamanho único: zebras; tigre; crocodilo; pavão; girafa. Escolha qualquer imagem, respeitando a regra: a cor dos animais deve ser especial, característica apenas daquela espécie.
Processo de criação:
- Uma casa com uma janela é desenhada em um pedaço de papel. Você pode colar uma imagem do edifício.
- Recorte uma janela para que apareça uma pequena abertura. Seu tamanho é de aproximadamente 4x4 cm.
- Cole uma folha de papel com uma casa no papelão. A estrutura precisa abrir e fechar. Você pode fazer como um cartão postal.
- Recorte imagens de animais.
Eles jogam da seguinte forma:
- Tire 1 foto. Por exemplo, uma girafa.
- Eles são colocados dentro de uma estrutura de papel para que parte do animal fique visível através da janela.
- Peça para seu filho adivinhar quem mora na casa com base na cor.
A criança, guiada pela cor visível da janela, adivinhará o morador da casa. Se ele der a resposta correta, a estrutura é aberta, mostrando-lhe o animal.
Para tornar o jogo mais expressivo, você pode decorar a folha de papelão com o interior da sua casa. Quando a folha do álbum for levantada, a criança verá não apenas o animal, mas também a colorida decoração interna.
As borboletas estão perdidas
Este jogo ajuda as crianças a lembrar melhor das cores.
Para criar você precisará de:
- Uma folha de papel Whatman.
- Tintas, pincel, copo de água.
- Tesoura.
- Imagens de borboletas (você pode desenhá-las e recortá-las você mesmo).
- Palitos de sorvete.
- Cola.
Criação de jogos:
- Eles desenham uma clareira em um pedaço de papel Whatman. Eles sempre fazem 5 cores: azul, amarelo, vermelho, laranja, rosa. É permitido usar uma paleta diferente. O principal é que as cores não se repitam.
- Na cor dos botões, as borboletas são desenhadas em uma folha de papel separada ou são usadas imagens prontas.
- Eles cortaram borboletas.
- Borboletas são coladas em palitos de sorvete. Suas asas são levantadas um pouco para que não pareçam planas.
Quando tudo estiver pronto, um pedaço de papel Whatman com o desenho de uma clareira é colocado na frente da criança. Eles lhe dizem que as borboletas perderam suas casas de flores. A tarefa é devolver os insetos aos brotos. A criança precisa encontrar casas na cor das asas das borboletas.
Jogos para crianças em idade escolar
Você pode fazer jogos de tabuleiro com suas próprias mãos para expandir os horizontes do seu filho. As histórias são baseadas em novas informações que os alunos podem ter dificuldade de absorver em sala de aula. Graças a isso, memorizar o material é fácil.
Encontre por descrição
Este jogo ajuda as crianças a dominar o tema da natureza, do espaço e dos eventos históricos. O entretenimento pode ser criado para atender a qualquer solicitação. O exemplo mostra a criação de um jogo sobre o tema "Animais".
Para criar você precisará de:
- Folhas de papel.
- Imagens de animais.
- Cola.
- Tesoura.
Este jogo foi criado para desenvolver erudição, pensamento e memória. Muita atenção é dada à preparação dos cartões. Então, eles decidem o enredo e só então fazem as cartas para o jogo.
Para o tópico "Animais" você precisará de:
Foto | Texto para a imagem (estará em um cartão separado) |
Leão | Um animal de grande porte. Refere-se a predadores. A pelagem é curta e com uma tonalidade amarela. Os machos têm uma juba longa. |
Macaco | Este é um mamífero. Em termos de estrutura corporal, é muito semelhante a um humano. |
Girafa | Mora na África. O animal tem pernas e pescoço longos. |
Crocodilo | Vive em países quentes. Pertence aos répteis aquáticos. Tamanho grande. |
Zebra | Cavalo africano com coloração listrada. |
Chacal | Refere-se a animais predadores. Família canina. Come carniça. |
Antílope | Pertence à família dos bovídeos. Ungulado com dedos pares, ruminante. |
A lista proposta é aproximada. Quanto mais cartas, mais interessante é o jogo. Ao escrever, é importante usar uma descrição verdadeira do animal. Isso permitirá que a criança forme uma ideia correta sobre si mesma.
Criação de jogos:
- Recorte as imagens e descrições para elas.
- Eles colam imagens e textos em diferentes pedaços de papel. O valor deve ser igual. Por exemplo, 5 animais e o mesmo número de cartas separadas com suas descrições.
A essência do jogo:
- Cartas com animais são dispostas sobre a mesa, viradas para cima. Não há necessidade de esconder isso.
- As cartas com a descrição são dispostas uma ao lado da outra, mas de forma que o texto não fique visível para os jogadores.
- Os jogadores distribuem a sequência de movimentos.
- O anfitrião pede ao primeiro jogador que compre uma carta com texto (qualquer).
- O participante pega um cartão e lê o texto para si mesmo.
A tarefa do jogador é encontrar uma imagem de um animal que corresponda à descrição. Se o participante escolher corretamente, o apresentador lhe dará um ponto. Então o próximo jogador adivinha.
Jornada
Este jogo ajudará as crianças a lembrar rapidamente os habitats dos seres vivos no mapa-múndi.
Para criar você precisará de:
- Que homem.
- Lápis ou tintas para desenhar.
- Imagens com animais: elefantes, avestruzes, tigres, camelos, ursos.
- Tesoura.
Para escolher as imagens certas, você pode usar um livro de referência comum com uma descrição do mundo animal. Há ilustrações que mostram claramente o habitat de cada ser vivo.
Processo de criação:
- Um mapa do mundo é desenhado no papel. As seguintes áreas são destacadas em cores diferentes: América do Sul e do Norte, África, Austrália, Europa, Ásia e Antártida.
- Recorte pequenas figuras de animais no papel.
É importante levar em conta que existem criaturas que vivem em vários continentes. Por exemplo, crocodilos. Portanto, deve haver várias imagens deles.
O jogo é jogado de acordo com o princípio de quem consegue adivinhar mais lugares onde os animais vivem. As figuras estão dispostas sobre a mesa. Os jogadores se revezam escolhendo um e adivinhando sua localização no mapa. Se a resposta estiver correta, o participante recebe 1 ponto. Ganha quem marcar mais pontos.
Você pode tornar o jogo mais difícil. Isso tornará a seleção de imagens aleatória. Para isso, cada imagem é laminada com fita adesiva. Isso o tornará mais resistente ao desgaste.
Em seguida, coloque os cartões em um saco opaco. Os jogadores se revezarão desenhando figuras da bolsa. Se um participante não adivinhar a localização de um ser vivo no mapa, ele o devolve à sacola.
Dicas para fazer jogos de papel DIY
Dicas úteis:
- Para brincadeiras de passeio você pode usar figuras feitas de ovos de chocolate (Kinder Surpresa, por exemplo).
- É melhor laminar campos e objetos de papel usando fita adesiva. Isso fará com que o jogo dure mais.
- Ao colorir o campo de jogo, é melhor usar marcadores à prova d'água. Com o tempo, o guache pode começar a rachar. Isso prejudicará a aparência da imagem.
- Antes de desenhar no papel, faça um esboço. Isso ajudará a evitar erros.
- Se você não tiver fita suficiente e os cartões precisarem ser plastificados, use multiflora (arquivos). Coloque papel dentro deles, corte cuidadosamente ao redor do perímetro e sele as bordas com um pedaço de fita transparente.
Jogos de tabuleiro feitos à mão vão alegrar seu tempo livre. Eles não só proporcionam momentos divertidos, mas também ajudam a desenvolver o pensamento da criança. Jogos de erudição, didáticos ou lógicos - eles criam qualquer enredo. Essa é a principal vantagem do artesanato em relação aos produtos comprados em lojas.
Vídeos sobre jogos de tabuleiro
Jogo educativo feito à mão: