A Lebre Covarde é uma personagem popular de contos de fadas e uma fera bem conhecida. Desenhar esse animal é uma tarefa fácil, até para crianças. A cabeça, as orelhas longas e a cenoura ajudarão você a reconhecê-lo em qualquer esboço.
No entanto, uma vez concluído o nível primitivo, os alunos podem ser incentivados a melhorar suas habilidades de desenho, e o animal em questão é o melhor modelo para isso, pois permite que eles experimentem técnicas diferentes.
Master class - desenhando uma lebre com um lápis simples
Ferramentas e materiais:
- Papel de desenho (não brilhante).
- Lápis simples de vários graus de dureza (TM, MM).
- Elásticos brancos e macios (borda média e fina).
- Disco de algodão.
- Foto de uma lebre ou coelho.
No início da aula, você pode relembrar vários fatos interessantes sobre a vida das lebres que ajudarão no desenho. Por exemplo, uma lebre tem orelhas longas, cujas pontas permanecem escuras o ano todo.
A vida da lebre depende inteiramente da corrida, por isso ela tem pernas fortes com patas longas e largas. Esse tipo de constituição permite que você não caia na neve. Se uma lebre percebe algum perigo, ela se senta e fica parada no lugar para verificar se foi detectada e se vale a pena fugir. É nessa pose que a lebre é mais frequentemente fotografada e retratada em pinturas.
Em seguida, você deve olhar fotos de lebres em diferentes poses; você deve escolher a imagem mais nítida como amostra para desenho. Como o desenho será feito com um lápis simples, é melhor olhar para uma amostra em preto e branco.
O processo de desenho é estruturado de acordo com o seguinte plano:
- Primeiro, olhe para a foto e mentalmente ou em uma folha de papel, se a foto estiver impressa, encaixe as partes do corpo do animal em formas geométricas.
- Em seguida, usando traços quase imperceptíveis, marque a localização da lebre na folha. Uma lebre sentada, incluindo suas orelhas, cabe em um quadrado. Para maior comodidade, você pode dividir a imagem ao meio, verticalmente e horizontalmente, definindo o meio. Isso faz 4 quadrados.
- Na próxima etapa, usando a foto como referência, descreva a cabeça, o corpo e as coxas (partes superiores das pernas) da lebre usando ovais; as partes finas das pernas e patas podem ser contornadas com retângulos ou linhas. Neste ponto, o importante não é a semelhança, mas a disposição das partes em relação umas às outras e as proporções.
- Em seguida, o desenho é feito usando um lápis de espessura média. Atenção especial deve ser dada à curvatura do focinho, costas e quadris, pois essas linhas não coincidem completamente com os ovais. Você também precisa delinear os olhos e a boca escuros em formato de amêndoa da lebre.
Desenho de lebre para crianças passo a passo. - Na próxima etapa, usando uma borracha fina, apague todas as linhas auxiliares e deixe as linhas principais claras, quase invisíveis. Esta medida é especialmente relevante em áreas com pelos fofos - na barriga, na aurícula, nas bochechas, na cernelha, nas costas. Linhas claras permanecem apenas na parte inferior das patas, no nariz e na área da curvatura do quadril. A lebre quase desaparece do lençol.
- Em seguida, o trabalho é feito com um lápis macio e simples. A amostra deve estar sempre diante dos seus olhos; ajuda a determinar a direção do sombreamento. A silhueta da lebre é coberta de pelos - são pinceladas leves e frequentes de 3-5 mm. Em áreas escuras - na orelha, nas dobras, na linha do quadril - a pressão durante o sombreamento aumenta. Na área da cernelha, no focinho, nas bochechas, orelhas, costas - o sombreamento é limpo e claro, e todo o corpo pode ser coberto com pinceladas mais amplas e, em seguida, esfregue um pouco essa área com um algodão para que a lebre pareça mais fofa. Se precisar clarear o sombreamento ou removê-lo completamente, por exemplo na barriga, você pode apagar as linhas com uma borracha fina.
- O fundo no qual a lebre está escondida pode ser emprestado de uma fotografia de amostra. Por exemplo, no primeiro plano há pedras e grama, no fundo há flores e arbustos.
- Os elementos que estão sob as patas da lebre são desenhados de forma clara e brilhante.
- No fundo, você pode representar esquematicamente galhos, bolas de trevo e dentes-de-leão e, em seguida, esfregar quase completamente todas as plantas atrás do coelho com um algodão, como se estivesse fazendo um desfoque.
Lebre - um desenho para crianças que lhes permite praticar o desenho de um animal com um lápis.
Usando esse algoritmo, você pode criar uma imagem gráfica realista de quase qualquer animal.
Master class - desenhando um coelho com tintas usando um cutucão
Materiais e ferramentas:
- Papel de desenho (não brilhante).
- São necessárias tintas guache, nas cores branca e preta.
- Pincel fino.
- Pontas de espuma de borracha - 3 peças. (15 mm, 20 mm, 30 mm).
- Um lápis simples de dureza média (TM).
- Apagador.
- Paleta.
- Um livro com ilustrações de Evgeny Charushin ou de outro artista de animais.
No início da aula, você pode ler para as crianças a história “Sobre as Lebres”, de Evgeny Charushin, e observar as ilustrações. Além disso, vale a pena discutir como os coelhinhos aparecem nas ilustrações (“macios, fofinhos”), e como esse efeito pode ser obtido com tintas (usando um cutucão, um pincel seco).
Este é o melhor momento para mostrar o poke e a escova seca em ação, cobrindo rapidamente a silhueta de qualquer animal com pelos.
Em seguida o desenho prossegue de acordo com o seguinte plano:
- Primeiro, determine a localização do coelho na folha e seu tamanho usando traços leves com um lápis simples. O coelho cabe aproximadamente em um quadrado. Um quadrado grande pode ser dividido em 4 pequenos por duas linhas que se cruzam para facilitar o controle das proporções.
- Em seguida, sem pressionar o lápis, descreva as partes principais do corpo da lebre usando formas e linhas geométricas. Basicamente, tudo é desenhado em ovais. Neste caso, a cabeça e as orelhas ocupam o quadrado superior esquerdo na diagonal.
- Depois alguns elementos do corpo são desenhados com um lápis. Eles contornam o focinho convexo, a curva do pescoço, desenham as patas, contornam os olhos amendoados e o nariz.
- Na próxima etapa, todas as linhas auxiliares são apagadas, e as linhas principais ficam bem claras, quase invisíveis - especialmente em locais onde o pelo é muito fofo - nas costas e no peito. Se a borracha deixar migalhas, elas devem ser sacudidas com cuidado para que não estraguem o desenho ao pintá-lo.
- Em seguida, prepare as tintas e os carimbos. Você pode comprar palitos de espuma de borracha em uma loja ou fazer você mesmo usando um pedaço de madeira e espuma de borracha parafusada em cima e cortada em um tamanho específico. Antes do trabalho, os dabs e o pincel devem estar absolutamente secos.
- Primeiro, faça o fundo. Como fundo, você pode fazer grama com um pincel seco ou um pincel e flores. Na paleta, misture guache verde e amarelo e preencha todo o fundo com pinceladas dessa tonalidade; mais perto da lebre, é melhor trabalhar com um dabbing de 20 mm, e nas laterais da pintura, você pode usar um dabbing maior – 30 mm.
- Para flores (dente-de-leão), coloque tinta amarela espessa na paleta. Quando o fundo verde estiver completamente seco, são feitos vários cortes amarelos nele.
- Em seguida, em uma paleta de plástico branca, você precisa misturar as tintas dos tons desejados. Para o coelho, você precisa de dois tons de cinza: cinza claro (branco com um pouco de preto) e cinza escuro. A tinta deve ficar bem grossa, quase sem água.
- Quando todos os materiais estão prontos, eles começam a desenhar a lã. A cutucada é pressionada na tinta por todos os lados e, em seguida, algumas marcas são feitas na peça de teste. Se não houver um traço contínuo, o trabalho começa na folha principal. Enquanto houver bastante tinta no desenho, passe nas áreas mais escuras do corpo do coelho com pinceladas frequentes – linha do quadril, orelhas, nariz, pescoço. O trabalho começa com tinta cinza escura, usando uma espátula de 15 mm. Os lados, a frente, a cauda, a parte central da coxa e a barriga da lebre podem ser feitos com um cutucão de 20 mm na cor cinza claro, ou com um cutucão de 15 mm, mas depois é preciso lavá-lo cuidadosamente e secá-lo com um pano.
- Em seguida, usando um pincel fino, desenhe o olho, o nariz e o bigode em preto e, com um pincel seco, faça traços dispersos em alguns lugares, enfatizando a estrutura do pelo.
Uma lebre (um desenho para crianças ou uma obra de um artista adulto iniciante) não é o único animal que pode ser desenhado com um cutucão. Usando a técnica desta master class, você pode desenhar diferentes animais: um gatinho fofo, um cachorrinho, uma galinha, um ursinho de pelúcia.
Master class - desenhando uma lebre correndo com lápis e caneta hidrográfica preta
Materiais e ferramentas:
- Papel de desenho (não brilhante).
- Lápis de cor.
- Uma caneta hidrográfica fina e preta, marcador ou delineador.
- Disco de algodão.
- Ilustrações ou fotos de uma lebre correndo.
A lebre é uma criatura muito ativa. Há muitas fotografias e desenhos de artistas que pintam animais, onde você pode ver uma lebre correndo e pulando. No entanto, para sua primeira experiência de desenho, você pode usar uma imagem de um conto de fadas interpretado por Vladimir Grigorievich Suteev.
Sua lebre dos contos de fadas “Sob o Cogumelo”, “A Maçã”, “A Varinha Mágica”, embora seja um conto de fadas, é próxima de um animal real. Todas as proporções são perfeitamente observadas. Ao mesmo tempo, as linhas são muito claras, o que ajuda as crianças a capturar corretamente o movimento.
O desenho ocorre em várias etapas:
- Usando traços finos de lápis ou linhas, marque a localização da lebre na folha. O animal em movimento se encaixa aproximadamente em um retângulo.
- Em seguida, formas geométricas (ovais) e linhas são usadas para indicar as partes do corpo da lebre. A parte principal da imagem é esticada diagonalmente, onde a ponta das patas dianteiras é o ponto mais baixo e a cauda é o mais alto. As orelhas estão localizadas aproximadamente no meio do desenho.
- Na próxima etapa, o desenho é realizado usando a amostra como referência, atenção especial deve ser dada à curvatura do focinho, patas e dorso.
- Em seguida, apague todas as linhas secundárias e as partes do corpo com pelos fofos (cernelha, ombros, bochechas, cauda) com uma borracha para que as linhas fiquem quase invisíveis.
- Depois, eles começam a sombrear com um lápis. O princípio de operação pode ser demonstrado no ouvido. Ao longo da borda da orelha, desenhe hachuras frequentes com um lápis macio e escureça bem a ponta.
- Sobre a cor cinza, adicione um pouco de marrom e alguns traços pretos e simplesmente pinte a parte lisa da orelha com um lápis simples, sem pressionar. Restam fragmentos brancos na frente e na barriga.
- Na próxima etapa, um marcador ou delineador é usado para marcar o contorno do focinho e das pernas, e apenas traços individuais são feitos na área do pelo fofo. O nariz, os olhos e o bigode também são contornados com um marcador ou caneta hidrográfica.
- Se você desenhar uma lebre fugindo de uma raposa na chuva do conto de fadas “Sob o Cogumelo”, o fundo pode ser plantas e o chão coberto de poças. Usando um lápis, marque a linha do horizonte, 2-3 plantas.
- Em seguida, você precisa pegar 2 tons de verde e 2 tons de azul. Em alguns lugares, sombreie as plantas com lápis verdes e adicione traços com um delineador. Pinte a poça e os respingos de azul, mas não se esqueça de adicionar um pouco de cinza e verde nos locais onde deve haver um reflexo.
As técnicas descritas na master class permitem que você crie rapidamente um desenho animado e se sinta um artista-ilustrador.
Aula magistral - desenhando uma lebre do desenho animado "Bem, espere só!" com canetas hidrográficas e lápis
Ferramentas e materiais:
- Papel de desenho (não brilhante).
- Lápis simples.
- Lápis de cor e marcadores.
- Um marcador ou delineador preto fino.
- Disco de algodão.
- Papel para esboços.
A lebre é a heroína de muitos desenhos animados, então desenhar um animal de orelhas compridas é uma ótima oportunidade para as crianças se sentirem como cartunistas. Antes de desenhar, você pode assistir novamente ao seu episódio favorito do desenho animado "Bem, espere só!" e tire várias fotos nas quais você possa ver a lebre em detalhes.
É melhor estruturar o processo de desenho de acordo com o seguinte algoritmo:
- Primeiro, você precisa escolher em que pose a lebre será desenhada, a partir de qual fragmento do desenho animado. Você pode pegar a cabeça de uma lebre de um quadro estático ou com base em imagens padrão e mudar a pose. Antes de desenhar na folha principal, é melhor testar diferentes opções em uma cópia bruta (esquemática).
- Depois, usando um lápis, marque a localização da figura da lebre. Ele caberá em um retângulo, onde um terço será ocupado pela cabeça e orelhas, e os outros dois terços pelo corpo e pernas.
- Na próxima etapa, as partes do corpo são simplificadas. A cabeça se assemelha a uma pêra (um trapézio com cantos arredondados), o corpo é oval, as orelhas são ovais alongadas, as pernas e os braços podem ser representados com linhas. Se a lebre andasse de braços dados com o lobo como faz no convés de um navio de cruzeiro, uma perna ficaria mais fortemente dobrada e a linha do pé se juntaria à canela em um ângulo agudo.
- Em seguida, você precisa desenhar as curvas do corpo: focinho, patas, roupas.
- Na próxima etapa, os detalhes são desenhados: olhos, nariz, sorriso. Para fazer isso, é melhor segurar uma imagem grande de uma lebre de desenho animado na sua frente, já que a semelhança é determinada pelas pequenas coisas - por exemplo, o formato dos olhos e do nariz. Deve-se prestar atenção especial à maneira correta de dobrar a pata de uma lebre em um punho; as crianças podem praticar apertar algo na mão e olhar para os dedos.
- Após o desenho, todas as linhas significativas são contornadas com um marcador preto ou caneta hidrográfica e, após alguns minutos, todas as linhas auxiliares são apagadas.
- Ao colorir, você precisa levar em consideração que a Lebre do desenho animado sempre tem o mesmo tom de pelo - cinza-rosa, e as mesmas roupas - shorts verde-escuro, uma blusa de gola alta branca com uma camisa polo verde-claro.
- Você pode colorir a Lebre usando canetas hidrográficas e lápis.
- A lebre pode ser cercada por qualquer decoração. Por exemplo, coloque-o em um parque, na praia ou em um estádio. A lebre pode estar segurando bolas, flores ou uma raquete de tênis nas mãos. O princípio permanece o mesmo: os objetos de fundo são aplicados esquematicamente para que o personagem principal não se perca.
- Como as crianças não gostam de colorir áreas grandes, você pode raspar os lápis de cor com uma faca (essa é uma tarefa para adultos) e usar o pó resultante para tonificar o fundo usando um algodão.
- No trabalho final, o fundo é decorado com linhas separadas feitas com um marcador preto - um zigue-zague de grama, casca de árvore e, em alguns lugares, o contorno de folhas. Não é necessário circular tudo.
Preparar.
Master class - desenhando um coelho da Páscoa com um lápis
Materiais e ferramentas:
- Papel de desenho (não brilhante).
- Lápis de cor.
- Lápis simples.
- Papel de cor azul ou azul claro (frente e verso).
- Tesoura.
Uma lebre é um desenho para crianças que pode ser programado para coincidir com um feriado. Antes de desenhar, vale dizer que para os católicos - por exemplo, em países europeus como Alemanha, Grã-Bretanha, Itália - o símbolo da Páscoa é um coelho (ou lebre) que traz ovos multicoloridos. Ele é retratado em cartões postais e atributos da Páscoa.
Você pode desenhar um coelho engraçado para um cartão postal usando este plano:
- Primeiro, você precisa marcar a folha com um lápis simples. A imagem de uma lebre pode ser dividida em 3 partes iguais: orelhas, cabeça e o ovo de onde ela está saindo.
- Em seguida, use um lápis simples para contornar a imagem usando formas e linhas geométricas - metade de um oval (ovo), ovais (para a cabeça e o corpo), linhas (para as orelhas e patas).
- Depois disso, você deve desenhar os detalhes com um lápis simples.
- Em seguida, é melhor contornar as linhas principais com um marcador ou delineador e só então apagar todos os traços adicionais e malsucedidos.
- Em seguida, o ovo é decorado com um padrão brilhante, e o coelho é pintado em uma escala calma, usando 2 a 3 cores primárias.
- Depois de terminar de colorir o coelho, você pode recortá-lo (não necessariamente seguindo o contorno) e colá-lo em um fundo azul ou qualquer outro fundo brilhante (de preferência escuro).
Master class – desenhando uma lebre apaixonada por uma cenoura
Ferramentas e materiais:
- Qualquer papel para desenho.
- Canetas hidrográficas ou marcadores (pretos e vermelhos).
- Lápis simples.
- Apagador.
Lebre é um desenho para crianças e adultos de qualquer idade, principalmente se for um personagem humorístico. O princípio de desenhar animais "cúbicos" é muito simples. A base é um quadrado ou retângulo com patas, nas quais você pode prender as orelhas de uma lebre, gato, urso, cachorro ou rato.
O segredo está em mudar a expressão facial, então, antes de desenhar, você pode repetir as emoções básicas (alegria, raiva, surpresa, tristeza) com as crianças e como elas são refletidas no rosto. O principal é mostrar isso claramente e deixar emoticons simples com emoções diante dos olhos das crianças. Então as crianças poderão não apenas repetir o desenho de um adulto, mas também criar algo próprio.
Com os pequenos, você pode inventar um conto de fadas sobre uma lebre que encontrou uma cenoura doce e por muito tempo não conseguiu encontrar um lugar para comê-la, então um lobo a assustou, depois um urso interferiu, mas então ela conheceu uma linda coelha e decidiu dar a ela o que ela tinha de mais precioso.
Você deve desenhar de acordo com o seguinte algoritmo:
- Primeiro, desenhe 2 retângulos, usando linhas para marcar a posição das patas e orelhas.
- Depois desenhe os detalhes da imagem. Os detalhes do desenho podem ser feitos com lápis ou diretamente com marcador preto. Neste caso, é preciso levar em conta que as patas do coelho cavalheiro devem ficar em cima da cenoura, e a saia da coelha também fica em primeiro plano.
- Em seguida, alguns detalhes (corações, cenouras, laço) são pintados de vermelho e, se necessário, é feita uma inscrição comemorativa.
A lebre e o coelho engraçados desta master class são um desenho que pode decorar um cartão postal ou um diário pessoal. Essas imagens engraçadas não são apenas para crianças. Com a ajuda delas, você pode fazer uma confissão ou redigir uma carta pessoal emocionante.
Vídeo sobre como desenhar uma lebre
Como desenhar uma lebre, algoritmo simples:
Coelho é um desenho interessante para crianças.
Olá a todos os leitores do site) Este é o meu artigo, espero que tenha ajudado a todos que o leram) Eu me esforcei muito)