A produção de fios italianos é uma tradição secular da indústria têxtil. Os fios de fiação para tricô manual e à máquina se distinguem pela alta qualidade, solidez da cor, variedade de texturas e ampla gama de cores.
O que há de bom no fio italiano e suas desvantagens
Fios de fabricantes italianos atendem aos altos padrões da UE. Sua principal vantagem é um fio liso e sem inclusões de feltro., o que é importante para o bom funcionamento do equipamento e a conveniência do mestre em tricô manual.
A densidade do tecido é facilmente ajustada, não há discrepâncias entre os valores especificados, o objetivo desejado e o resultado real. Fios de fiação macios e flexíveis são adequados tanto para artesãs de tricô manual quanto para especialistas em malharia.
O fio italiano para tricô manual não causa desconforto ao consumidor no trabalho, pois é produzido com alta tecnologia, possui excelente resistência ao desgaste, embora a espessura de suas fibras não passe de 20 mícrons.
O fio é produzido em uma variedade de estilos, quando fibras naturais, fitas e materiais sintéticos são tecidos na lã. O fio de lã merino oferecido aos consumidores é macio, não irrita a pele, é despretensioso e fácil de trabalhar.
A vantagem do fio de fiação italiano também é que sua produção preserva e dá continuidade a tradições seculares, que são harmoniosamente combinadas com a inovação. Corantes de alta qualidade são usados para dar a cor desejada.
Coleções de fios de marcas italianas famosas oferecem uma paleta rica, cores e texturas originais. Durante o processo de produção, são mantidas proporções ideais de fibras naturais de diferentes tipos e sintéticas.

A principal desvantagem é o custo e os requisitos de dureza da água e as propriedades dos detergentes.
A rentabilidade de seu uso na produção de roupas para uso diário, itens decorativos para design de interiores, acessórios e lembranças é determinada apenas pela importância do experimento e pelos altos requisitos de qualidade.
Se ao comprar um produto pronto você pode obter imediatamente informações detalhadas sobre as regras de lavagem, no caso de produtos feitos à mão você deve confiar nas informações indicadas na etiqueta afixada na bobina, que indica a composição, regras gerais de cuidado para algodão, lã, acrílico.
Análise de fabricantes italianos e tipos de fios para tricô manual
O fio italiano para tricô manual tem uma base natural de origem animal, às vezes com adição de fios de origem vegetal.
Uma breve visão geral dos tipos de fios mais populares:
Fios naturais | ||
Urdidura | Nome | Do que é feito? |
Origem animal | Merino | Velo |
Mohair, caxemira | lã de cabra | |
Vicunha, alpaca | Lã de alpaca e vicunha | |
Angorá | Lã de coelho | |
Seda | Bicho-da-seda | |
Origem vegetal | Algodão | Frutas, sementes de uma planta |
Linho, cânhamo, juta, rami | Caule da planta | |
Sisal, ráfia | Folhas de uma planta | |
Coco | Frutos de palmeira |
A Itália também produz fios de fibras sintéticas. Graças à alta tecnologia, os fios de fiação de origem artificial parecem quase fibras naturais.
Uma característica positiva comum do acrílico, da poliamida e do poliéster é que os produtos feitos com eles podem ser lavados sem perder a cor. Eles são muito duráveis, pois tanto a cor quanto o formato tendem a permanecer inalterados, não importa quantas lavagens sejam feitas.
Uma das maiores vantagens das fibras sintéticas é que elas têm propriedades antialérgicas. Os fios de acrílico podem ser combinados com outros tipos de fios, como o algodão. Além disso, o fio sintético é relativamente barato, prático e fácil de trabalhar.
Na Itália, há muitos produtores de fios clássicos e modernos para tricô manual. Os fios de fiação são produzidos em muitas cidades do país usando diferentes tecnologias. Todos os anos, as fábricas oferecem novos estilos de fios em uma variedade de tons e texturas.
Loro Piana
O escritório da Loro Piana, parte do holding LVMH, está localizado na comuna de Cuarona, perto da cidade de Piemonte. A empresa é especializada na produção de fios e tecidos de luxo. A fiação é um negócio familiar que remonta ao século XVII.
Para atender às necessidades de empresas da indústria têxtil e representantes de artes e ofícios, adeptos de produtos artesanais, o fio Loro Piana é produzido em bobinas.
O fio é fino, de 1 mil 400 m por 100 g, e devido à sua alta qualidade é usado com sucesso para tricô e depois rebobinado em vários fios. Produzido 100% cashmere, pode ser usado sozinho ou combinado com outras fibras nobres, como a seda, o que dá à lã uma nova propriedade.
Ao combinar caxemira com outros fios, você pode fazer de forma independente um tecido misto com efeito de geelong, melange e lurex. A gama de fios de tricô da Loro Piana também é representada por fios de alta densidade, 330 m por 100 g, ou seja, fios 100% algodão.
O fio misto italiano para tricô manual é produzido com uma proporção favorável de aditivos contendo poliamida e seda. Os fios adicionados tornam o fio mais forte, evitando que ele encolha ou estique durante o uso e após a lavagem.
Cariaggi
O fio da marca Cariaggi é feito de matérias-primas naturais e tratado com corantes naturais duráveis. A empresa de fabricação tem tradições centenárias de tecelagem e é participante e organizadora de exposições dedicadas ao artesanato de tecelagem. O escritório central está localizado em Florença.
A linha Cariaggi inclui as seguintes coleções:
- fios de seda;
- de lã;
- caxemira;
- fios de fiação de algodão.
O fio é produzido em bobinas, conveniente para tricô à máquina e à mão. A espessura e a densidade do fio variam de 500 m por 100 g a 6 mil m por 100 g. O comprimento do fio na bobina é de 1 mil 300 m.
Usamos algodão de Belize, caxemira de cabra, seda de amoreira, lã de vicunha e merino da Nova Zelândia, linho da Europa Ocidental e fios de linho e caxemira certificados pela Masters of Linen.
Zegna Baruffa
Popular na Itália, o fio Zegna Baruffa é conhecido no mundo todo. A empresa existe desde 1850. Seu sucesso foi motivado por uma tecnologia especial para produção de fios, o método Cashwool, que foi patenteado ao longo do tempo.
Testes e inspeções de produtos são realizados durante todo o ciclo de produção nos laboratórios do fabricante. A empresa produz lã, fios mistos e caxemira. A base dos fios misturados é a lã merino. Linho, mescla floral, algodão e lã de alpaca são adicionados a ele. O fio é produzido em bobinas.
Um cinto elegante de malha, um cardigã original, um pulôver ficarão ótimos graças ao fio de alta qualidade, uma cor durável com brilho suave e uma textura delicada de veludo. A densidade do fio Zegna Baruffa é de 700 m por 100 g de fio, 900 m por 100 g, 1400 m por 100 g. O comprimento da linha na bobina é 2/30 de 1 mil 500 m.
Lana Gatto
A marca italiana de fios Lana Gatto pertence à empresa Tollegno, fundada em 1900. O escritório está localizado na cidade de Biella, ao norte do Piemonte.
O fio é produzido em novelos com diferentes densidades de fios:
- 125 m por 50 g;
- 212 m para 25 g;
- 300 m por 100 g;
- o comprimento do fio na bobina é de 2 mil 600 m.
O fabricante usa lã merino, alpaca e penas de coelho como principais matérias-primas. O fio italiano para tricô manual da marca LanaGatto também é produzido em composições mais complexas. O fio misturado também contém seda, caxemira, algodão e viscose.
A linha da marca inclui diversas coleções, entre elas fios com materiais sintéticos, que são mais resistentes à lavagem e à passagem a ferro do que os fios feitos com materiais naturais, além de serem menos exigentes em termos de temperatura da água e outros cuidados com peças de malha.
Você pode comprar fios LanaGatto com poliamida, nylon, poliéster, cores originais e alta qualidade. Trabalhar com lã LanaGatto proporcionará prazer aos amantes do tricô manual. Com sua ajuda, os padrões mais complexos podem ser facilmente reproduzidos, e uma tela perfeitamente lisa é obtida para apliques ou bordados elegantes.
Lane Cardate
A Lanecardate SPA foi fundada em 1977 como uma empresa familiar na comuna de Cossato, na província de Piemonte. O fio de lã Lane Cardate é feito de 100% lã merino ou de camelo. A linha de produtos Lanecardate SPA também inclui fios mistos de alta qualidade.
A adição de elastano cria um fio com textura única, ideal para máquinas de tricô e trabalhos manuais. Fio misto é uma combinação de lã angorá, algodão, merino, cashmere com poliamida. Sua proporção e proporção são observadas de forma harmoniosa e rigorosa.
Graças a isso, qualquer peça de malha será confortável e prática. O fio de fiação produzido em bobinas tem espessuras diferentes – de 1 mil 500 m por 100 g a 770 m por 100 g, o comprimento do fio na bobina é de 600 m por 100 g.
A LaneCardate também produz lã Donegal levemente feltrada para tricô manual. Donegal, como todos os fios artesanais da LaneCardate, é único por ser cardado e não penteado.
Isso explica a maior leveza e maciez do fio em comparação aos seus concorrentes mais próximos. Apesar da feltragem, a lã mantém uma maciez notável, que é especialmente perceptível após a lavagem.
Biagioli Modesto
A Filati Biagioli Modesto é especializada na produção de fios cardados há muitos anos. As fábricas realizam todo o processo de conversão da fibra bruta em fio, o que garante aos clientes produtos de qualidade superior.
O fio italiano para tricô manual da marca Biagioli Modesto é produzido na forma de fios mistos. Linho e algodão são os elementos que conferem às fibras mais nobres, cashmere e lã de ovelha, maciez extra e uma aparência única ao produto final.
A seda acrescenta um brilho natural, enquanto a viscose aumenta a elasticidade do fio misturado. O fio merino com adição de algodão é macio e tem uma textura agradável ao toque. Os designers da Filati Biagioli selecionam a melhor seda de amoreira.
Os produtos são produzidos em bobinas. Você pode comprar 1 kg de fio para enrolar em 5 a 6 fios para fazer um item volumoso e quente, ou um novelo pequeno de 50 g para fazer um aplique decorativo elegante.
O fabricante produz 100% caxemira com densidade de fios de:
- 350 m por 100 g;
- 550 m por 100 g;
- 500 m por 100 g em uma bobina.
A cor do fio pode ser estritamente clássica, espetacular ou exclusiva.
Lã de Titã
A Titan Wool oferece algodão clássico de alta qualidade. O algodão egípcio mercerizado é usado para fazer itens de verão para os amantes do crochê. O fio tem um brilho sedoso e agradável, está disponível em uma variedade de cores brilhantes e não possui requisitos especiais para lavagem e secagem dos produtos. O tecido de malha não desbota nem estica.
O fio de algodão italiano não tem torção forte, é composto por 9 fios, o que cria o efeito de um tecido perfeitamente liso. A lã Titan é vendida em novelos.
A espessura da rosca pode ser:
- 240 m para 25 g;
- 127 m por 50 g;
- 340 m por 100 g;
- 50 g por 127 m.
Comparação do custo do fio italiano, critérios de seleção
Ao escolher o fio, é necessário considerar a proporção de lã, algodão, linho e fibras sintéticas. Isso determina o quão difícil será fornecer os cuidados adequados para o item e por quanto tempo ele manterá sua aparência original.
Com o tempo, os produtos feitos de lã de baixa qualidade tornam-se mais densos e deformados, enquanto os feitos de lã mohair ou angorá perdem a maciez original. Produtos feitos com fios italianos de alta qualidade mantêm sua forma por muito tempo e não perdem a cor.
Nos catálogos da Loro Piana você pode escolher o melhor, 100% cashmere ou algodão, comprar fio ao preço de 3 rublos. por 1 g. Fios feitos de lã de camelo estão presentes nas coleções da Lane Cardate, o que é uma raridade no sortimento de outros fabricantes. O custo mínimo dos materiais desta marca é de 2 rublos. por 1 ano
As empresas da marca Titan Wool produzem fios de algodão mercerizado de alta qualidade para tricô ao preço de 160 rublos. para 50 g. Um carretel de fio da marca Biadioli Modesto custa a partir de 4 rublos. por 1 ano
Custo do fio italiano de outras empresas:
- Zegna Baruffa – 5 fricções. para 1 g;
- Cariaggi – 10 fricções. para 1 g;
- Lana Gatto – 3 fricções. por 100 g.
Os fios sintéticos para fiação produzidos em fábricas italianas têm seus próprios parâmetros valiosos. Primeiro de tudo, é durabilidade. É importante encontrar a melhor opção no sortimento de qualquer marca, com a proporção ideal de componentes sintéticos e naturais.
A Itália é corretamente chamada de capital da moda mundial. A cada ano surgem no país novas tendências em malharia, e são utilizadas opções de alta tecnologia para a produção de fios têxteis para tricô manual. O fio italiano é muito valorizado por costureiras de muitos países.
Vídeo sobre fios
Fio italiano para tricô manual: