A empresa de fios Alize lançou recentemente um novo produto, o fio Puffy, que consiste em laçadas prontas e torcidas em um único fio. Isso permite tricotar um produto sem agulhas de tricô, somente à mão.
Características do fio com laçadas
O fio deste fio é macio, leve e com efeito felpudo. Alize Puffy tem alças largas e confortáveis, de aproximadamente 2-2,5 cm. A estrutura felpuda evita que os laços se desfiem. No entanto, se você precisar desfazer um certo número de laçadas, com uma leve tensão na linha, o tricô se desfaz da maneira mais usual.

O fio agradável ao toque é usado para tricotar cobertores infantis, brinquedos, chapéus, travesseiros, tapetes, cachecóis e botinhas. Este fio pode ser usado para pontos tricô e tricô, criando um padrão com pontos cruzados e arans.
O fio é produzido em cores únicas, tons claros e tons escuros ricos. A cor não desbota. Produtos feitos com este fio podem ser lavados em temperaturas de até 40ºС. Recomenda-se secá-los de forma esticada.
Tipos de fio de laçada para tricô manual
O fio de malha para tricô manual é feito de micro poliéster ou poliéster. O pacote contém 5 novelos de 100 g cada.
Alize Puffy é um fio adequado para tricotar peças grandes, como cobertores, capas, colchas, gorros e almofadas de sofá.
- Um novelo de 100 g contém 9,2 m.
- Altura do laço 2,5 cm.
- A espessura do fio é de cerca de 0,5 cm.
Alize Puffy Color é uma versão multicolorida do fio. Isso dá um efeito original no produto final.
Alize Puffy Fine é um fio melhorado, perfeito para artigos infantis, itens pequenos como chapéus, cachecóis e brinquedos.
- Um novelo de 100 g contém 14 m.
- Altura do laço 2 cm.
- Espessura da linha 0,3 cm.
Alize Puffy Fine Color é uma nova variedade da série Puffy. O fio é composto por pequenas laçadas multicoloridas, mantidas em um único tom.
Qual fio é melhor comprar?
Além do Alize Puffy, que é feito na Turquia, há um fio semelhante chamado Koala Baby, também feito na Turquia. É feito de 100% poliéster, macio e fofo, mas menos denso que o Alize. O produto feito com ele é solto, mais leve e arejado. A base sobre a qual a pilha é enrolada é visível no fio. Este fio é bom para peças de verão, onde alta densidade não é necessária.
O fio Koala Baby está disponível em 3 novelos por pacote. O peso de um novelo é 180 g, o que equivale a 16,7 m. Um pacote é suficiente para um tapete pequeno ou um cobertor de bebê medindo 90x90 cm. Os fios são lisos e multicoloridos. Não há outros análogos, pois esse tipo de fio com laçadas para tricô manual é patenteado e é know-how da empresa Alize.
Vantagens e desvantagens do tricô manual
Entre as vantagens óbvias desse tipo de artesanato, destaca-se o fato de não necessitar de agulhas de tricô ou de crochê. Não é sempre que é possível encontrar agulhas de tricô n.º 12-15 ou uma agulha deste diâmetro à venda. Isso não significa que Alize Puffy não possa ser feito em crochê usando ferramentas. Para fazer isso, você precisa puxar não o fio da bola, mas o laço finalizado imediatamente.
Vantagens:
- técnica simples adequada para iniciantes e jovens tricoteiros;
- resultados rápidos graças aos grandes laços e linha grossa;
- você pode levar seu trabalho com você sem medo de perder ou quebrar a ferramenta;
- o método é adequado para tricotar itens com um grande número de laçadas;
- Os produtos acabados são agradáveis ao toque, não causam alergias, são quentes e macios.
Imperfeições:
- ao tricotar, você precisa controlar o fio da bola para que todos os laços “olhem” na mesma direção e não se torçam;
- é inconveniente fazer o trabalho pendurado;
- Às vezes, o fio fica mais fino, o que dá a impressão de um ponto desgastado no produto.
Técnica de tricô sem agulhas de tricô e agulha de crochê. Masterclass para iniciantes
O produto ficará parecido com tricô se as alças permanecerem abertas durante o processo de trabalho. A coisa tem uma aparência inacabada. No final do trabalho, todos os laços devem ser fechados.
Para formar uma carreira, você deve primeiro puxar todas as laçadas necessárias através das anteriores e depois fechá-las. O produto imitará o crochê.
Cálculo do consumo de fio
Um produto com um padrão (especialmente de arans, laçadas cruzadas) requer significativamente mais fio do que um ponto meia. Portanto, como em qualquer tricô, primeiro você precisa tricotar uma amostra.
É melhor usar um novelo de linha de comprimento conhecido. Lave e seque a amostra. Agora a área do futuro produto é dividida pela área da amostra. O resultado é o número de novelos para um determinado item.
Preparando-se para o trabalho
Após calcular o número necessário de novelos, é recomendável comprar mais alguns.
Isso se deve ao fato de que:
- uma borda solta específica precisará ser aparada ao redor do perímetro se for um cobertor, colcha, capa e itens planos semelhantes;
- A cor em outra entrega pode ser ligeiramente diferente do fio já adquirido.
Conselhos úteis! Recomenda-se enrolar os fios formando uma bola. O fio turco é de alta qualidade e falhas são raras. Mas desta forma você pode notar defeitos — laçadas faltando, pilha esparsa, mudança de cor, linha quebrada — e tomar medidas com antecedência.
Padrão de tricô simples
O ponto meia é o padrão mais simples.
- O comprimento desejado do item futuro é determinado.
- O fio se endireita na frente de si mesmo.
- É desejável que os laços sejam direcionados em uma direção.
- O produto é tricotado da direita para a esquerda e da esquerda para a direita, sem virá-lo.
- O fio da bola é colocado atrás da carreira tricotada, e as laçadas dele são puxadas através das laçadas existentes.
Juntando fios de outra bola
Simplesmente amarrar as pontas da linha não é eficaz porque as pontas escondidas sempre saem durante o uso ou na lavagem do produto. Portanto, recomenda-se fazer 3-4 nós, apertá-los bem e cortar a linha quase na base, ou costurar as pontas com linhas comuns da mesma cor.
Fechando os ciclos
O fio da bola já deve estar cortado. A segunda laçada da fileira é puxada através da primeira, a terceira é puxada através da segunda, e assim por diante. Como resultado, a borda fechada parece uma trança. Você precisa começar a fechar as alças na borda oposta de onde o fio de trabalho permanece. A laçada da bola é cortada na parte inferior, no meio. Sua extremidade é puxada através do último laço restante e fixada no produto.
Padrões de fios em loop. Masterclass para iniciantes
Os padrões de tricô para este fio diferem dos padrões de tricô em agulhas de tricô apenas na técnica de execução. Não há moldes com fios, pois o fio proporciona um tecido denso, sem furos e rendas.
Ponto meia
Você deve escolher o comprimento desejado do próximo modelo e estender o fio enrolado na sua frente. Depois, você precisa trazer o fio da próxima carreira para trás, de modo que o laço fique localizado acima do laço. Em seguida, basta passar a laçada da próxima carreira na laçada da anterior, de cima para baixo. Continue assim até o final.
Sem virar o tecido, passe novamente a linha do novelo pelas laçadas da fileira de baixo e comece a enfiar as laçadas da mesma maneira. Agora o tricô prosseguirá na direção oposta à parte frontal do produto. A parte da frente terá pontos tricô, e a parte de trás terá pontos tricô.
Arroz
Um ponto meia é obtido se a laçada da próxima carreira for inserida não de baixo para cima (em sua direção), mas de cima para baixo (para longe de você). Primeiro, alterne 1 laçada em sua direção e 1 laçada afastada de você e, na próxima carreira, você precisa passar as laçadas ao contrário. Se a laçada foi tricotada de baixo para cima, agora a laçada da bola precisa ser inserida nela por você e puxada para fora de baixo. Se a laçada anterior era uma laçada em tricô (laçada afastada de você), agora ela deve ser tricotada como uma laçada frontal (em sua direção).
Ponto meia
Para obter esse padrão, você precisa tricotar 1 carreira com pontos meia e 1 carreira com pontos meia. Repita isso até atingir o comprimento desejado do produto.
Tabuleiro de damas
Aqui, 2 laçadas tricotadas em sua direção (laçadas da frente) e 2 laçadas tricotadas para longe de você (laçadas do tricô) se alternam. Na próxima carreira, o tricô segue o padrão, ou seja, pontos meia sobre pontos meia, pontos meia sobre pontos meia.
Na terceira carreira, você deve mudar a ordem e tricotar pontos meia sobre os pontos da frente e pontos meia sobre os pontos de trás. De acordo com o padrão, são tricotadas tantas carreiras quantos forem os laços idênticos numa carreira. O padrão pode ser variado: 2x2, 3x3, 4x4.
Rede
O lindo padrão é feito quase como um ponto meia. Pouco antes de passar as laçadas da próxima carreira, você precisa cruzar as duas anteriores. Se em uma fileira você colocar o laço esquerdo na direita, na próxima fileira você colocará o laço direito na esquerda. Uma condição essencial para obter esse padrão é um número ímpar de voltas seguidas.
Laços torcidos
A primeira e a última laçada são tricotadas em linha reta. Esses são loops de borda. Cada laçada no meio da carreira, antes de passar uma nova laçada por ela, é torcida de modo que a meia laçada esquerda se torne a direita, e a direita se torne a esquerda. Geralmente todos os laços são torcidos em uma direção. Então o padrão parece listras longitudinais torcidas.
Losangos
O número de loops deve ser um múltiplo de 4 + 2 loops de borda. O padrão lembra losangos tricotados sobre um tecido reto.
- 1 borda, 1 frente, cruzar 2 laçadas para a esquerda e tricotar, 2 frente. Alterne 2 laçadas cruzadas e 2 retas. Resta 1 ponto frontal e 1 ponto de borda.
- 1 ponto de borda, cruze 2 laçadas para a esquerda, cruze 2 laçadas para a direita. Continue esta alternância, 1 borda.
- 1 borda, 3 frente, 2 cruzes para a esquerda, 2 frente. Continue alternando pontos cruzados e retos, terminando com 4 pontos tricô.
- 1 ponto de borda, cruze 2 laçadas para a direita, cruze 2 laçadas para a esquerda. Alternar para o final, 1 aresta.
- Repita o padrão da carreira 1.
O que você pode fazer com fio de laçada usando apenas as mãos?
O método de tricô é adequado para tricô contínuo, sem laçadas e outros elementos elaborados. São almofadas de sofá, cobertores, tapetes diversos, cachecóis, golas da moda, coletes, cardigans.
Travesseiro de donut
Para fazer o travesseiro, você precisará de 2 novelos de lã Alize Puffy e material de enchimento. Pode ser de holofibra, hollopukh ou enchimento sintético. A tecelagem imita o crochê. Com esse tipo de tecelagem, os laços não ficam abertos, mas sim fechados. Isso pode ser feito imediatamente após puxar o laço, ou você pode primeiro puxar todos os laços necessários e depois fechá-los.
O tricô é feito em círculo, então primeiro o número selecionado de laçadas é fechado em um círculo. Você precisa cortar a primeira laçada na base para obter uma linha uniforme. Em seguida, conte o número desejado de laçadas (por exemplo, 20) e feche em anel com a ponta solta.
Para expandir o tecido, 2 laçadas da bola são puxadas para formar uma laçada. Isto é um aumento.
Primeira linha | Aumentos são feitos em cada loop. |
Segunda fila | Aumentos devem ser feitos em cada segundo loop. |
Terceira fila | Tricotar através de 2 laçadas no terceiro |
Quarta fileira | Tricotar através de 3 laçadas até a quarta. A expansão ocorre uniformemente ao redor do círculo até o tamanho desejado. |
Tricô regular | Você deve tricotar exatamente 4-5 carreiras sem adicionar |
Diminuir | As diminuições são feitas na ordem inversa dos aumentos. Para estreitar o tricô, uma laçada da bola é puxada através de 2 laçadas da carreira anterior. |
Conectando duas partes | O processo é feito puxando uma alça da bola através das alças das bordas superior e inferior do travesseiro. Deixando uma pequena abertura, o travesseiro é preenchido com enchimento e finalizado. |
As alças são fechadas da seguinte maneira: a alça da bola é puxada através da alça da primeira fileira e a alça da última fileira localizada do lado oposto, o travesseiro, é fechada. Para formar uma ponta reta no fio, o laço é cortado no centro. Essa ponta é puxada através das últimas alças e escondida no meio do travesseiro.
Cobertor de pelúcia para bebê
Neste caso, o fio com laçadas para tricô manual é escolhido em tons claros e delicados e, de preferência, Alize Puffy Fine. Se você tricotar com a parte da frente, 5 novelos de 100 g cada são suficientes; para tricô trançado, 6 novelos.
Um cobertor de 1x1m começa com 50 laçadas de base e é tricotado em um padrão reto (ponto frontal). No final do trabalho, as laçadas são jogadas uma sobre a outra e formam a última carreira (trança). Corte o fio e faça um laço no meio. Esconda a ponta resultante do fio no produto. O trabalho é feito muito rapidamente.
Cobertor grande
Em um cobertor grande, padrões com arans, tranças, laços torcidos e cruzados parecem muito impressionantes.
- O comprimento do fio é medido de acordo com a largura do futuro cobertor.
- Se você escolher o padrão “Rhombus”, precisará levar em consideração que o número de laçadas é divisível por 4 e +2 laçadas de borda.
- Seguindo o molde, tricote no comprimento desejado.
- Feche as laçadas da última carreira, jogando uma sobre a outra.
- Em seguida, você precisa fazer uma borda ao redor de todo o perímetro. Para fazer isso, você precisa tricotar 2 a 3 carreiras ao redor, fazendo aumentos de 2 laçadas nos cantos do cobertor.
Dessa forma, ele manterá melhor seu formato e poderá ser usado como cobertor.
Em um produto de grande porte, recomenda-se costurar bem a linha que sai da bola. Assim, a ponta não ficará para fora do cobertor e não se desfará durante o uso ou a lavagem. Você precisará de 20 a 22 novelos para o trabalho.
O fio Puffy da Rugs Alize é muito prático para fazer tapetes.
Existem várias opções:
- tapete não tricotado;
- um tapete retangular tricotado com postes;
- tapete com alças voltadas para fora.
Para o primeiro caso, é selecionada uma base perfurada adequada. Por exemplo, malha fina, estopa, base de polímero perfurada. As laçadas dos fios são simplesmente enfiadas de dentro para fora. O resultado é uma superfície plana de um lado e uma superfície curvada do outro.
No segundo caso, o tricô manual imita os pontos baixos do crochê. Então a coisa ficará mais densa, mas igualmente macia. Isso acontece em 2 etapas. Primeiro, puxe a alça da bola através da alça da fileira de baixo. E então o próximo laço da bola é puxado através dela e do laço de trabalho restante.
Na terceira opção, o laço da bola é dobrado em sua direção, e o próximo laço é usado. Em outras palavras, cada vez antes de tricotar uma laçada, a primeira é pressionada para a frente, a segunda forma um passo de tricô.
Cachecol em 30 minutos
É bem possível tricotar um cachecol macio e felpudo em meia hora. Fios grossos e laços grandes permitem que o trabalho avance rapidamente. Você precisa escolher o padrão e a largura do futuro produto, contar o número necessário de laçadas (8 a 12 peças) e começar a trabalhar. Feche o laço no final, esconda a ponta do fio ou, melhor ainda, costure-o dentro do cachecol. Para um produto de 15x110 cm, 1 novelo é suficiente.
Baixada
Um padrão com laços torcidos é usado para tricotar um laço. É recomendável tentar primeiro em que direção é mais conveniente girar as dobradiças. Na maioria das vezes, o laço é tricotado no sentido do comprimento, mas também pode ser tricotado no sentido transversal. Quando a trança é longitudinal, ao experimentá-la, você pode determinar uma volta ou mais ao redor do pescoço.
E ao fazer uma versão transversal, o comprimento do laço deve ser determinado imediatamente. A primeira linha é medida com esse comprimento. Depois você pode fechá-lo em um anel e tricotar em círculo. Mas você também pode usar um pedaço reto de tecido, que pode ser costurado quando estiver pronto.
Colete
Este colete confortável e leve é tricotado em uma única peça até as cavas. Na cava, fecham-se 3-4 laçadas. A obra é então dividida em 3 partes: o fundo e 2 prateleiras. Essas peças são tricotadas separadamente até as costuras dos ombros. As alças abertas nos ombros são conectadas com uma costura de malha usando linha das alças cortadas na base.
O padrão consiste em uma fileira com pontos tricô e uma fileira com pontos cruzados. O modelo não inclui tiras, acabamentos de cavas e bainhas, nem casas de botão. O colete fica ótimo com um cinto largo e não precisa ser tricotado.
Moletom
O trabalho é feito em círculo com laços faciais. Um fio do comprimento da circunferência do peito mais 5-6 voltas para um ajuste solto é fechado em um anel. Quando o comprimento atingir as cavas, para modelá-las, feche 1 laçada de cada lado (tricote 2 laçadas juntas). Para a frente e para trás, repita duas vezes. O tricô continua nas costas e na frente separadamente.
Para o decote, a parte central da frente fica aberta. Os dois ombros são tricotados separadamente um do outro. As costas são tecidas em uma peça contínua, 1 carreira mais longa que a frente. Nos ombros, para conectar, primeiro passe as alças da frente pelas alças de trás e depois feche-as da maneira usual. Isso é feito na parte interna do moletom.
As alças são montadas ao longo da cava e uma manga do comprimento desejado é feita. A borda pode ser tricotada com um elástico 1x1 por algumas carreiras. Em seguida, feche as laçadas passando a primeira laçada sobre a segunda, a segunda sobre a terceira, e assim por diante. Passe a ponta do fio de trabalho pelo último laço e prenda-o no produto.
Para decorar o decote, são utilizadas as alças deixadas abertas nas costas e na frente, e as alças faltantes na frente são recolhidas ao longo da borda. O trabalho é feito em círculo, 1 carreira é preenchida com laçadas, 2-4 - elástico 1x1. Feche as alças da mesma forma que na manga.
Para uma criança de 10 a 12 anos, 5 novelos de fio Alize Puffy são suficientes.
Cardigan
Este cardigan simples é tricotado como um colete com mangas. Você pode combinar padrões, variar a largura das frentes, adicionar gola alta e lapelas e fazer as mangas com dobra.
O cardigan, tricotado de cima para baixo com mangas raglan, é trabalhado em ponto meia - os pontos meia são tricotados na parte da frente (longe de você). As linhas do raglan não são perceptíveis neste tipo de tricô.
- Um fio é medido no comprimento que o decote deve ter. Basta colocar a linha em volta do pescoço, mais perto ou mais longe de onde o cardigã deve começar. Conte os pontos, subtraia 4 pontos raglan e divida o restante em 6 partes. Adicione 2 pontos de borda.
- 1 borda, 1 parte - prateleira, 1 laçada raglan (marcador). Parte 2 - manga, 1 laçada raglan (marcador). 3 e 4 partes - costas, 1 laçada raglan (marcador). Parte 5 – segunda manga, 1 laçada raglan (marcador), parte 6 – segundo painel frontal, 1 laçada de borda.
- A primeira carreira é tricotada sem alterações. Os pontos da borda são tricotados com pontos da frente ao longo de todo o comprimento do cardigã.
- A partir da 2ª carreira, são feitos aumentos a cada duas carreiras em ambos os lados da laçada do raglan. 2 laçadas são tricotadas em uma laçada antes e depois da laçada do raglan. As extensões são feitas até que a linha raglan atinja 30-35 cm.
- Agora, a frente, as costas e a segunda frente são combinadas em uma única peça e tricotadas ainda mais com pontos tricô até o comprimento necessário.
- As mangas são tricotadas separadamente. É mais conveniente fazer isso em círculo, porque não haverá costura. O marcador marca o início da fileira sob a axila. A manga deve ser gradualmente estreitada. A cada 5 carreiras, são feitas diminuições em ambos os lados do marcador. Isso significa que uma laçada da bola é puxada através de 2 laçadas do tricô principal.
- O comprimento da manga, da axila ao pulso, é de 40-45 cm. As últimas 4-5 carreiras são tricotadas com elástico 1x1. Estas são algemas.
- O trabalho é finalizado com 2 carreiras de pontos baixos na parte inferior, na frente e no decote.
Joias elegantes
O interior será perfeitamente complementado por almofadas de sofá quadradas e retangulares tricotadas com fios em laçada. Elas podem ser de cores e padrões diferentes, mas mantidas no mesmo estilo e tom. Brinquedos, almofadas, painéis de parede e capas aconchegantes para cadeiras também servirão como decoração.
Longas tranças de fio Puffy, penduradas em fileira em uma cornija, servirão como uma cortina original que ajudará a dividir o espaço em zonas ou podem ser usadas como uma porta de correr como "Monica" ou uma tela.
Onde comprar fios com laçadas, preços
O fio com laçadas para tricô manual está ganhando popularidade atualmente. Portanto, você pode comprá-lo em quase todas as lojas de fios online. Uma grande variedade de variedades e cores é oferecida pelas lojas "Aliyarn", "Leleka", "5 Motkov", "Pryaha", "Makovka", "Kandi-Yarn", "Petelka", "Yarna".
Os preços variam de 117 rublos. até 132 rublos e 47-52 UAH na Ucrânia por 1 novelo. É aconselhável comprar o fio em um pacote contendo 5 novelos. Os itens de malha formarão um único conjunto de laçadas. Para chapéus, cachecóis, gorros e capas pequenas, você pode procurar fios em liquidações de sobras e em murais, onde os preços são mais baixos. Esse tipo de coisa pode ser tricotado à mão em uma única sessão.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre tricô manual com fio
Tricotamos um padrão trançado com fio manual:
Muito obrigado pela explicação tão detalhada.
Não entendi muito bem a descrição do cardigan: as casas dos botões não são de tricô? É possível fazer isso com loops? E a descrição não diz nada sobre tricotar o decote, embora, a julgar pela foto do artigo, ele esteja lá. Obrigado pela sua resposta e comentários.