Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Como muitos outros tipos de artesanato aplicado, o crochê permite que você faça produtos interessantes, únicos e práticos. Aprender a fazer crochê não é fácil, mas com perseverança, paciência e imaginação espacial, você pode desenvolver as habilidades básicas necessárias.

Mesmo aqueles que não sabem ler diagramas e não entendem como os loops são formados (pessoas com nível zero de habilidade) poderão navegar usando desenhos gráficos, fotografias e descrições de texto de técnicas.

Escolhendo um anzol

Como o gancho é a ferramenta principal, ele deve ser confortável. Este é o principal critério na hora de escolhê-lo. Os fabricantes produzem ganchos de uma variedade de materiais, mas as ferramentas de metal continuam sendo as mais populares há muitos anos.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Os ganchos modernos são feitos de aço inoxidável, que é um material leve, forte e durável. Não sai na lavagem nem mancha os fios (como o alumínio), não entorta nem quebra (como o plástico e a madeira). Entretanto, isso não significa que todos os outros tipos de ferramentas sejam inúteis.

Por exemplo, grandes ganchos de madeira são convenientes para tricotar fios de jersey ou mohair, eles são leves e não permitem que a linha escorregue. Os de plástico mais baratos geralmente são comprados para tricotar de 1 a 2 peças.

Ferramentas de metal podem ser com ou sem cabo, ambos os tipos são convenientes. Uma tricotadora deve tentar tricotar com agulhas diferentes para formar sua própria opinião. Algumas pessoas acham que ganchos sem alças cravam muito nos dedos e torcem, enquanto outras dizem que alças de plástico ou madeira esfregam nos dedos.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Ao escolher uma ferramenta com cabo, vale a pena verificar a firmeza com que as partes de metal e madeira (ou plástico) estão conectadas. Muitas vezes o gancho de aço cai e precisa ser colado novamente.

De acordo com o comprimento, as ferramentas são divididas em agulhas clássicas (12-16 cm) e ferramentas para crochê tunisiano (20-40 cm). Agulhas para crochê tunisiano também estão disponíveis em modelos simples e de linha de pesca.

O tamanho e o formato da cabeça do anzol são de grande importância. Não deve ser muito afiado, caso contrário pode ferir a pele dos seus dedos. O tamanho da laçada e da coluna depende do diâmetro da cabeça, por isso é importante escolher uma agulha que corresponda à espessura do fio. Os fabricantes de fios de tricô geralmente escrevem os tamanhos de ferramentas recomendados nas etiquetas, mas essas são mais sugestões do que instruções exatas.

Por exemplo, para selecionar uma agulha para trabalhar com fio de 400 m/100 g de espessura, você precisa considerar:

  • composição do material (acrílico ou mohair são mais leves que lã e algodão, portanto, com a mesma metragem, a espessura real do fio será diferente);
  • o tipo de produto que é planejado (suéteres e pulôveres não são tricotados tão apertados quanto chapéus, luvas e meias. Mas os cachecóis devem ser muito mais soltos e flexíveis do que os produtos de ombro);
  • densidade individual de tricô (com a mesma agulha você pode tricotar um tecido solto ou apertar os pontos e obter um tricô bem apertado).

Você pode aprender a fazer crochê do zero comprando várias agulhas de tamanhos semelhantes (por exemplo, nº 2,5, nº 3 e nº 3,5) e testando-as no fio selecionado.

Após a lavagem das amostras, ficará claro qual tecido combina melhor com a ideia da tricoteira.

Selecionando fios

Para aprender a fazer crochê, use um fio liso com torção firme. No entanto, você não deve comprar o fio acrílico mais barato, pois trabalhar com fibra artificial não é tão agradável quanto com fibra natural. O tricô manual está sempre associado a sensações táteis e a escolha de fios interessantes e de alta qualidade molda em grande parte a atitude em relação ao tipo de bordado como um todo.

Fio fácil de trabalhar:

  • liso, sem grandes vilosidades ou inclusões em relevo;
  • com espessura uniforme (sem espessamentos decorativos);
  • com metragem média (cerca de 250-350 m/100 g);
  • liso (fio de mescla ou fio tingido seccionalmente interfere na percepção do padrão);
  • com composição mista (fio composto de algodão com acrílico ou lã com adição de algodão ou acrílico se adapta muito bem ao tecido).

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Com base nas recomendações para a escolha do fio, você pode fazer uma lista de propriedades do material que complicam o processo de aprendizagem do tricô:

  • espessura irregular, relevos e manchas coloridas no fio;
  • fios muito grossos e felpudos (os fios ficam presos no gancho, dificultando a visualização da textura do tecido e a compreensão se tudo está conectado corretamente);
  • fio constituído por muitos fios que não são torcidos juntos (a agulha não agarra bem o fio de trabalho, ele descama);
  • material feito de linho, algodão duro, acrílico "barulhento";
  • fio muito fino ou muito grosso para manusear.

Essas dicas ajudarão você a escolher o fio para amostras de tricô e a praticar suas habilidades, mas para fazer roupas ou decoração de interiores, você deve escolher os materiais com base em outros critérios. Elas variam dependendo do produto que será tricotado, para quais propósitos e para qual idade.

Como ler padrões de crochê: nuances

A maneira mais fácil de aprender a fazer crochê do zero é usando diagramas e imagens gráficas de técnicas básicas.

Embora todos os elementos básicos da técnica de crochê sejam realizados da mesma maneira em todos os países, eles podem ser indicados com símbolos diferentes nos diagramas. Há convenções que são usadas com mais frequência do que outras, mas os designers costumam usar seus próprios símbolos exclusivos.

De qualquer forma, os diagramas sempre vêm com uma chave para decifrar os símbolos para evitar mal-entendidos e erros. Na maioria das vezes, a chave é uma tabela, mas ela pode parecer uma lista ou parte do texto descritivo.

Existem 2 tipos de padrões de crochê: para tecidos retos e circulares. Assim, os padrões podem ser feitos usando linhas rotativas ou circulares. Curiosamente, o tricô circular é usado não apenas para fazer motivos e tecidos redondos, mas também para tricotar quadrados, retângulos, hexágonos e até triângulos.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Ambos os tipos de diagramas consistem nos mesmos símbolos, mas têm aparência diferente. Na maioria das vezes, eles contêm uma certa parte do padrão que se repete periodicamente: isso é um rapport. Se considerarmos um padrão composto por linhas retas e curvas, o rapport parecerá um retângulo (várias colunas de largura e várias linhas de altura).

A peculiaridade desses padrões é que o número de colunas na parte inferior do rapport (na 1ª linha) é o mesmo que na parte superior (por exemplo, na 5ª linha). Isso significa que o tecido não expande nem contrai, ele é uniforme. Este diagrama deve ser lido sequencialmente, linha por linha, de baixo para cima. A primeira linha (e todas as ímpares) é lida da direita para a esquerda, a segunda (e todas as pares) - da esquerda para a direita.

Às vezes, a primeira linha nos diagramas é considerada a cadeia de conjuntos, então a ordem de leitura fica confusa (no entanto, o princípio permanece o mesmo). A maneira mais fácil de encontrar o início de uma carreira é pelas alças de elevação. Dependendo da altura da fileira, ela pode começar com uma, duas ou mais alças de elevação.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos
Exemplos de padrões de crochê reto e circular

Se você observar um padrão circular, sua relação geralmente tem o formato de uma cunha: na parte inferior, ela é muito mais estreita do que na parte superior. Isso ocorre porque cada fileira do tecido circular é mais larga que a anterior. É assim que o motivo é formado.

Os padrões circulares são lidos do centro para a borda externa. Cada linha (Rd) é formada na mesma direção: da direita para a esquerda. Esses padrões também exigem que haja pontos correntes no início da carreira.

A peculiaridade das fileiras circulares é que elas sempre terminam com postes de conexão. Isso geralmente é esquecido pelos iniciantes, mas é um ponto importante que permite que você obtenha um motivo limpo e conectado corretamente.

Como segurar o anzol e a linha corretamente

Cada tricoteira determina para si o método mais conveniente de segurar a agulha e segurar a linha.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Existem 2 métodos mais populares:

  • O gancho passa entre o indicador e o polegar e repousa sobre a mão.
  • O instrumento também é preso entre o polegar e o indicador, mas sua borda livre fica sob a palma.

A linha de trabalho é passada pelo dedo indicador do ponteiro dos segundos (esquerdo), puxando-o levemente. Neste caso, a tela é segurada com o polegar e o dedo médio da mão esquerda, e o dedo indicador é movido ligeiramente para o lado.

Como começar

Ao fazer crochê em tecidos retos, o primeiro passo é fazer uma corrente de laçadas de ar (CAL). Para calcular o número de VPt, você precisa somar o número de Pt em todos os rapports e adicionar o VPt da subida (padrões diferentes exigem números diferentes de Pt da subida).

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Muitas artesãs preferem não calcular o número exato de VPt para a carreira inicial, elas simplesmente tricotam um CVPt longo e depois tricotam a primeira carreira de acordo com o padrão. O excesso de VPt é simplesmente descartado.

É importante lembrar que o VPt pode ficar mais apertado que as colunas das linhas seguintes. Nesse caso, o tecido ficará repuxado na parte inferior, o que dificultará o uso do produto. Vale a pena tricotar o CVPt com uma agulha maior (2 tamanhos maiores do que a ferramenta com a qual o tecido principal é tricotado) ou esticar intencionalmente o VPt ao montar o ponto.

Você pode aprender a fazer crochê em tecidos circulares do zero se praticar o uso de alças de ar. No entanto, os motivos circulares começam a ser tricotados através da formação de um anel. A maneira clássica de criar um anel é tricotar um CVPt curto (4-10 VPt) e fechá-lo em um círculo com um ponto baixíssimo.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos
Como aprender a fazer crochê do zero: o método do anel de amigurumi

No entanto, nos últimos anos, o método do anel amigurumi ganhou popularidade. Consiste em enrolar o fio de trabalho ao redor do dedo várias vezes, depois removê-lo e tricotar a primeira carreira do padrão no anel resultante. É importante saber que ao iniciar um motivo circular dessa maneira, você deve puxar o fio solto com muita força e esconder sua ponta com segurança.

Padrões de tricô: elementos básicos

O conjunto de técnicas básicas de tricô é uma espécie de alfabeto para tricoteiras. É impossível ler uma única palavra a menos que as letras sejam aprendidas.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Da mesma forma, você não pode começar a tricotar padrões antes de dominar os elementos básicos:

  • VPT: para formar o primeiro VPt você pode usar qualquer método conveniente.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Em seguida, a base do primeiro VP é segurada na mão esquerda e presa com dois dedos, RbN é lançado sobre o dedo indicador. Kr. insira no laço, pegue o RbN e puxe-o através do laço. O restante dos VPs são realizados de maneira semelhante.

  • PlSt — o elemento mais simples que é formado quando Kr. entra no Pt do Rd anterior, captura RbN e puxa esse fio através do laço em Kr. Uma trança elegante é formada no lado de trabalho do tecido, e um traço é formado no lado reverso.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Há também PlSt com N. Antes de entrar em Kr. na base Pt, você precisa fazer H (afaste Kr. de você para que RbN seja jogado sobre ele). Então RbN é capturado e simultaneamente puxado através do laço do Rd anterior e através de H. Tal elemento é maior que StBN, mas menor que StSN.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

  • STBN: para sua formação Kr. deve entrar na base Pt, capturar RbN e arrastá-lo para o lado frontal. Então Kr. captura RbN novamente e o arrasta através de 2 Pt.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

  • StSN: o primeiro N é executado. Então Kr. é necessário entrar no Pt da Rd anterior, pegar RbN e arrastá-lo para o lado da frente. Em seguida, o RbN é levantado novamente e um novo Pt é tricotado junto com H. Após a próxima coleta do RbN, os últimos 2 Pt são tricotados. Dependendo do padrão, as colunas podem ter 2 ou mais H (3, 4 e até 5).

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

  • SSt: na verdade, é o mesmo PlSt, mas desempenha uma função de conexão. Se você precisar combinar duas telas ou o final de uma linha circular com seu início, use PlSt, que nas descrições é chamado de SSt.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

  • Cruzou StSN. Este elemento é formado pela combinação de dois STSN e um VPt. Primeiro, pule um ponto base e faça um ponto baixo no segundo ponto (que está inclinado para a direita). Em seguida, faça 1 corr e tricote 1 pbx, retornando 2 pts da base para trás (ela está inclinada para a esquerda). Assim, a segunda Rua intercepta a primeira.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

  • 2 pb juntos (pb com um topo comum). Essa técnica permite estreitar o tecido, já que a borda superior do Rd é mais curta que a inferior. No início Kr. são introduzidos no 1º Pt da base, capturam RbN e formam um laço. Então, sem terminar de tricotar o primeiro pb, comece a tricotar o 2º. Quando em Kr. haverá 2 STBN inacabados, pegue o RbN e puxe-o por todas as laçadas.

  • PShSt: Este elemento decorativo é muito volumoso e requer mais fio do que outras técnicas. Em Kr. monte H, insira-o na laçada da base e forme Pt ​​na parte da frente do tecido. Este Pt é puxado para a altura necessária.

As ações são repetidas o número necessário de vezes (3-9 repetições), introduzindo Kr. no mesmo ponto base e, em seguida, tricotar simultaneamente todos os pontos no Kr.

  • Os StCH inacabados são realizados da mesma forma que dois StBN com um topo comum. O primeiro pb é tricotado até a metade e então o segundo é iniciado. No estágio final, o RbN é puxado através de todos os Pt no Kr.

  • Pico — um elemento decorativo usado para decorar as bordas abertas de um produto ou para incluí-lo em padrões vazados. Para formar isso, tricote 3 VP em uma carreira e, em seguida, introduza Kr. na base do primeiro VPt e executar STBN. Assim, o VPt forma um pequeno arco ou dente.

  • Tricotar em redondo - esta é uma técnica em que cada Rd subsequente é mais largo que o anterior. A Rd circular começa com uma curva VPt e termina com uma SSt.

  • Passo do lagostim — um tipo de encadernação com bordas em relevo. Estes são STBNs clássicos feitos na direção oposta. Ou seja, Rd não é formado da direita para a esquerda, mas da esquerda para a direita.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

  • Loops de giro — o segundo nome para a ascensão do VPT. Se a Rd for composta por StBN, então será necessário 1 Pt de elevação, se for de StSN - 2-3 Pt. O número de voltas Pt depende diretamente da altura da Rd. É necessário levar em conta que o Pt de elevação substitui o primeiro St da carreira.

Você só pode aprender a fazer crochê do zero depois que todos esses elementos forem cuidadosamente trabalhados e levados ao automatismo.

Diminuindo e aumentando pontos

Depois que você tiver adquirido um mínimo de prática e os elementos mais simples forem executados facilmente, você poderá passar para técnicas mais complexas.

Por exemplo, vale a pena dominar a adição e a diminuição de loops. É raro encontrar uma peça de crochê que não utilize essas técnicas.

Você pode aprender a fazer crochê do zero se souber como modelar cavas, decotes e mangas. Mesmo aqueles que pretendem fazer apenas brinquedos ou chapéus não podem prescindir da capacidade de reduzir e adicionar laçadas.

Existem várias maneiras de reduzir o número de colunas em uma linha:

  • pule a laçada de base e tricote em P na próxima laçada (mas aí ficará um buraco);
  • tricotar 2 ou 3 pontos com uma parte superior comum;
  • não termine de tricotar o último P da carreira (você terá um degrau);
  • tricotar meia coluna em vez do 1º p e começar a carreira com o 2º p (também haverá um passo).

Por analogia com os princípios de redução do tecido, podemos listar os métodos de adição de laçadas:

  • tricotar um ponto corrente entre os pontos, acima do qual haverá um novo ponto na próxima carreira (um buraco se formará neste lugar);
  • faça 2 ou 3 P com base comum;
  • dobre o primeiro ou o último p em uma carreira.

No caso em que seja necessário formar um degrau no início de uma carreira, você pode tricotar o número necessário de VPt e, em seguida, fazer uma coluna em cada uma dessas laçadas.

Muitos gráficos de padrões vazados projetados para tricotar peças grandes (suéteres, pulôveres, cachecóis e chapéus) já incluem adição e diminuição de pontos. Isso é muito conveniente, pois você não precisa criar o padrão sozinho.

Projetos de crochê fáceis para iniciantes

Um cachecol ou estola de tricô é uma ótima opção para um primeiro item sério. Geralmente é uma tela retangular, feita com algum tipo de padrão ou apenas colunas. Não há acréscimos ou reduções, então é impossível se confundir ou estragar o projeto.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Para tricoteiras mais ousadas e confiantes, um suéter ou pulôver simples pode ser uma oportunidade de mostrar suas habilidades. A moda moderna permite o uso de peças com ombros largos e cortes primitivos, o que torna muito fácil modelar e implementar ideias.

Na verdade, você nem precisa fazer o decote e as cavas, mas tricotar 4 peças retangulares (frente, costas e 2 mangas). No entanto, roupas com cavas ficam melhores, mesmo que tenham profundidade mínima.

Qualquer padrão é adequado para este modelo: desde colunas simples até ornamentos vazados complexos. As peças da frente e de trás até as cavas podem ser tricotadas em uma única peça em redondo ou imediatamente separadas e tricotadas separadamente. As seções do início das cavas até o topo das peças devem ser feitas em carreiras retas e viradas.

Se desejar, você pode tricotar uma gola redonda, em V ou retangular. Um decote canoa também fica ótimo quando a parte superior da peça é fechada uniformemente e as costuras dos ombros são bem curtas (a frente é costurada nas costas ao longo dos ombros em ambos os lados).

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Outro modelo para tricoteiras iniciantes é um top de verão com costas abertas. Graças ao desenho técnico, você pode entender facilmente como o tampo acabado deve ficar.

Seções retas do tecido são tricotadas com pontos altos duplos. A parte central deve ser tricotada de acordo com os padrões A.1, A.2, A.3. No início da carreira, você deve usar o padrão A.1, depois trabalhar de acordo com o padrão A.2 e terminar a carreira de acordo com o padrão A.3. A parte final do topo deve ser tricotada de acordo com o padrão A.4.

Quando a peça estiver pronta, você precisa amarrar um cordão longo. Dobre as bordas da peça e faça a bainha para que o cordão possa ser dobrado para dentro. Para o top original foi utilizado fio 100% algodão com espessura de 200 m/100 g. A densidade do tricô era de 18 pontos por 10 cm e 9 ms por 10 cm. Para o tamanho P, são necessários 150 g de fio.

Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos Como aprender a fazer crochê do zero para iniciantes passo a passo. Instruções, fotos

Ordem de serviço:

  1. Link CVPt de 42-44-44 Sex. Faça a primeira carreira de pb, adicionando um pb de cada lado.
  2. Tricotar a segunda carreira de acordo com os padrões A.1-A.3. Quando os padrões estiverem tricotados uma vez em altura, você precisará continuar tricotando com esse padrão, adicionando colunas em cada lado. A altura total da peça deve ser 13-14-14 Rd. E a largura é 71-77-77 St.
  3. Em cada lado do tecido, tricote 27-30-38 VPt e nas carreiras seguintes, tricote StSN a partir dessas alças. Neste caso, na parte central do tecido, faça um molde conforme o diagrama A.4.
  4. Tricotar até que a altura total da peça seja de 24-26-28 cm no centro.
  5. Corte o fio e faça uma bainha de 2 cm nas bordas da peça para dentro.
  6. Tricotar 140-150-160 VP para os cordões, vire o trabalho e faça um PlSt em cada VP.

Na etapa final, você precisa lavar e secar o produto em uma superfície horizontal e depois passar as amarras na parte superior. Este é um modelo bastante simples, mas muito eficaz e relevante. Até mesmo um iniciante que acabou de aprender a fazer crochê do zero conseguirá fazer isso.

Autor: Anna Ocean

Formatação do artigo:Natália Podolskaya

Vídeos sobre crochê

Como aprender a fazer crochê do zero de forma fácil e rápida:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

  1. Natália

    Bem, este não é o fim!!! fim do tópico! Eu nem assisti mais :(((

    Responder

Criação

De costura

Desenho