Para decorar um casaco ou jaqueta, é aceitável usar com vários elementos decorativos. No entanto, o acabamento de pele no capuz pode dar uma aparência elegante e sólida e enfatizar a silhueta, deixando a imagem perfeita. Ao mesmo tempo, esse detalhe pode proteger do vento e aquecer você em um dia frio. Costureiras iniciantes podem costurar o acabamento se tiverem uma pequena quantidade de material de pele.
Ferramentas e materiais
A guarnição de pele é um pedaço de pele que é fixado ao longo das laterais de um cocar virado para baixo do tipo superior do produto. Um zíper ou botões são adequados para fixar o acessório, de modo que o acabamento possa ser destacado do produto.
Dicas e truques para construção de bordas:
- O acabamento de pele pode ser removível ou costurado na peça. Recomenda-se fixar o acessório ao capuz com um zíper; você também pode usar botões de pressão ou fechos. O pelo removível é mais prático de usar, pois o casaco ou jaqueta pode ser lavado após a retirada da peça.
- Para o acabamento, é aconselhável usar pele com pelo longo, pois aquece bem e tem um visual impressionante. No entanto, pelos excessivamente longos cobrirão a área do rosto, o que causa inconveniência e desconforto. Usar pelo muito curto estragará a aparência do agasalho. Nesse sentido, ao escolher a pele para um elemento decorativo, é recomendável experimentá-la primeiro.
- A combinação mais bem-sucedida é contrastar a pele com o tom da roupa principal. No entanto, ao usar pele artificial, é permitido combinar a cor da jaqueta, parka ou casaco. A cor ideal do pelo é considerada acinzentada ou cor de carne.
- É aconselhável dar preferência a modelos simples, que não tenham dobras, franzidos ou vincos.
- Ao criar um fecho, deve-se dar preferência a laços de couro ou cordão, bem como fechos com clipes ou ganchos. Dobradiças de fenda seriam inadequadas neste caso.
- A pele artificial duplicada perde sua plasticidade, portanto não é recomendado duplicá-la usando materiais adesivos. É aconselhável inserir um forro à base de uma camada de acolchoamento sintético e um tecido com propriedades à prova de vento.
- Se o pelo estiver enrugado, ele pode ser alisado ou alisado com um ferro seco, utilizando um calcador, após regular o aparelho para uma temperatura baixa.
- Se o pelo estiver emaranhado, você pode usar um pente ou escova para restaurá-lo ao seu formato original.
É permitido costurar pele no capuz usando o seguinte conjunto de ferramentas:
Ferramenta | Nuances |
Para cortar, você precisa usar um estilete ou uma tesoura bem afiada. | O corte deve ser feito pela parte de trás em relação à direção da pilha. É necessário cortar somente a base tricotada, sem tocar no pelo. Para isso, ele deve ser removido cuidadosamente com uma tesoura ou um estilete. Os pelos longos podem ser separados com um pente. Ao usar uma faca, você deve evitar usar um suporte de corte para não cortar as fibras. Neste caso, não é necessário pressionar com força a base durante o corte. |
Giz ou marcadores especiais | O padrão deve ser transferido para a base de pele usando giz ou marcadores especiais que possam ser facilmente removidos. |
Alfinetes | Para prender as peças, você precisa usar alfinetes fortes e longos, com cabeças redondas. Com essas ferramentas é muito fácil costurar peças. |
Linhas, régua, dedal | Para costurar, é aconselhável usar uma linha forte que não se rompa durante o trabalho. Usando uma régua, você pode medir o tamanho necessário do acabamento. O dedal protegerá seus dedos de ferimentos. |
Para decorar o capuz, é permitido criar você mesmo uma guarnição de pele juntando vários pedaços de pele. Os elementos de pele, diferentemente dos de couro, devem ser presos com equipamentos de peleiro ou manualmente. Ao usar uma máquina de costura simples, o ponto será de baixa qualidade e desfiado, e o tecido de couro pode rasgar.
Existem várias maneiras de prender manualmente o lado da carne.
No entanto, o mais popular é o ponto peleiro feito à mão, feito com uma dupla punção:
- Inicialmente, as pontas das duas peles fixas devem ser dobradas com o pelo para dentro, para que não fique visível na hora da costura.
- A agulha deve ser usada para furar 2 lados da carne na parte de trás, começando pela borda direita ou esquerda.
- O ponto peleiro manual é feito com pontos simples na borda, da direita para a esquerda, em pequenos passos. É necessário fazer um ponto para frente e depois no lugar em furos semelhantes da agulha. Em seguida, costure para frente novamente, no lugar, alcançando a borda da costura.
- Depois, você precisa desdobrar as peças e endireitar a costura batendo na superfície do lado do couro com um pequeno martelo. O resultado final será uma costura forte, plana e reta. As peças serão colocadas de ponta a ponta.
- Além disso, é recomendável repetir o ponto de forma que a agulha passe duas vezes pelos mesmos furos. A densidade e a altura dos pontos dependerão da espessura do material de couro. Se o lado da carne for grosso, a altura da costura deverá ser alta e vice-versa.
Para equalizar o comprimento da pilha de 2 peles fixas, é necessário mover para cima as extremidades da pele com a pilha mais longa. Neste caso, o ponto deve ser puxado firmemente. Ao fazer um ponto de peleiro à mão, não aperte muito a linha, mas mantenha a mesma tensão da linha em cada ponto.
É necessária uma superfície de madeira para esticar os pedaços de pele colados. O pedaço de pelo conectado deve ser levemente umedecido com uma esponja úmida no lado do tecido, pregando o lado da carne na superfície nas pontas com pregos. Neste caso, é preciso puxá-lo um pouco.
Ao interagir com peles, você também precisará do seguinte conjunto de ferramentas:
- Uma faca de sapateiro para cortar peles de animais, linhas especiais com agulhas, fitas de entretela com base adesiva e um martelo para alisar e amaciar pontos. Se você não tiver um canivete, pode usar uma tesoura. No entanto, é preciso trabalhar com eles com cuidado para não cortar o cabelo. Caso contrário, depois de prender os pedaços de pele, a costura ficará visível.
- É necessário um pequeno martelo para amolecer os pontos de conexão dando pancadas. Também são necessários pequenos pregos, que são usados para esticar o lado úmido da polpa sobre a superfície da madeira.
- Fitas de reforço devem ser coladas na extremidade cortada da pele, onde o pelo ficará sujeito à tensão. A largura da fita deve ser de até 1,5 cm.
- Materiais de vedação não adesivos são necessários para reforçar as laterais. O pente de metal permite pentear bem os pelos, penteando a área onde as peles se encontram.
Quanta pele você precisa para o acabamento do capuz?
É aceitável usar pele para acabamento com pelo artificial ou natural. Ao mesmo tempo, o pelo longo da pele, em oposição ao curto, ficará mais impressionante no acabamento costurado no capuz.
O consumo de pele será afetado pelos parâmetros do capuz. Muitas vezes é necessário um pedaço de até 10 cm de largura e 65 a 70 cm de comprimento. Acabamentos de pele natural podem ser feitos com pedaços pequenos. No entanto, as fábricas costumam usar esse método.
O acabamento de costura feito de pele sintética é adequado para costureiras iniciantes, porque esse pelo esconde bem pequenos defeitos no trabalho e pontos irregulares.
Ao interagir com pele artificial, é necessário seguir certas regras, levando em consideração as complexidades do trabalho com este material:
- As peças do molde devem ser colocadas na parte interna em relação à direção da pilha, que deve ser direcionada de cima para baixo. O material deve ser disposto em 1 camada, fixando as peças com alfinetes.
- Se a pele for grossa e de base áspera, as partes do produto devem ser cortadas com pequenas margens de costura e costuradas com ponto zigue-zague largo ou overlock, ajustando previamente a tensão da linha. Se você tiver uma máquina de peleiro, é aceitável costurar os detalhes nela.
- A borda artificial tem a direção da pilha. Se você passar a mão sobre o material na direção da pilha, ele ficará liso.
- No verso, para marcar as margens de costura, você precisa usar giz de alfaiate; em pelos claros, use uma caneta esferográfica.
- Para não deformar a pilha, todas as manipulações ao cortar pelos com pilha alongada devem ser feitas com cuidado. Para cortar, recomenda-se usar uma faca especial para peles, uma faca artesanal ou uma lâmina de metal. Você deve cortar apenas a base, sem tocar no pelo. Você também pode usar uma tesoura afiada com pontas afiadas para cortar decoração artificial, fazendo pequenos cortes com as bordas da ferramenta, tocando apenas na base.
Instruções passo a passo para costurar pele em um capuz
Ao unir vários pedaços do lado da carne, a maioria das pessoas usa um ponto simples na borda. Como resultado, esse ponto começa a se romper, pois a linha corta a pele do pelo durante a tensão e a costura começa a esticar. O ponto overloque, que fixa firmemente pedaços de carne na lateral, não é adequado para costura.
Embora não estique junto com a peça, ele puxará os pontos juntos para que fiquem visíveis na frente da peça. Para corrigir a situação, o produto deve ser ligeiramente apertado no molde ou bloco.
Para costurar pele no capuz sem deformar o lado da pele do acabamento, você pode fazer o seguinte:
- Faça um ponto simples na borda.
- Costure a segunda costura na borda no furo que foi feito durante a primeira conexão.
- A terceira costura é costurada em um novo furo, a quarta em um similar. O resultado deve ser um ziguezague na borda.
Cada segunda conexão deve ser feita nos furos anteriores para que a costura mantenha a elasticidade, fixe firmemente o lado da carne e não se desfaça. Ao mesmo tempo, os fios não cortam a pele, permitindo que o produto seja esticado. Se a linha se romper durante o uso da peça, a costura não se desfará. A rosca não irá se soltar porque está firmemente fixada pela conexão adjacente.
Para evitar muita tensão no lado da pele durante o uso, recomenda-se costurar um viés na pele ao longo de todo o contorno usando um ponto de peleiro. Mais tarde, ele pode ser colocado sob o pelo. No entanto, somente o debrum precisa ser fixado ao produto, costurado bem próximo à costura com o lado da carne. Graças a isso, este último não rasga quando o material é esticado durante o uso.
O acabamento de pele pode ser costurado no capuz sem usar forro ou preso diretamente à roupa principal. No entanto, ao escolher esses métodos, você terá que costurar o pelo regularmente se precisar lavar o produto.
Instruções passo a passo:
- Prepare um pedaço de pelo de 70 cm de comprimento. Coloque o lado da polpa na parte da frente.
- Usando um ponto de bainha, costure as peças, tocando a parte central do capuz. Trabalhe para cima e para baixo, pegando o couro e costurando a costura no tecido, e vice-versa, pegando o tecido e costurando a costura no couro.
- Fixe o acabamento de um lado e remova as peças desnecessárias. Corte com uma lâmina afiada do lado da polpa.
- Costure o acabamento de cada lado da mesma maneira. Como resultado, o pelo esconderá os desníveis e todas as costuras.
Para adicionar volume ao acabamento de pele, é permitido colocar uma fina camada de enchimento sintético no interior, o que adicionará volume.
Como fazer um acabamento de pele em um capuz com zíper?
Para fazer um acabamento de pele para um capuz com zíper, você precisa preparar as seguintes peças para o trabalho:
- 2 fitas necessárias para prender o pelo ao zíper (o comprimento da fita deve ser 6 cm maior que o zíper);
- pele com pelo natural;
- uma tira do material principal que cobrirá o zíper;
- zíper removível.
O método a seguir é aceitável para costurar pele em um capuz usando um zíper:
- Costure o capuz superior no isolamento, prendendo-o à área central e costurando. Faça furos e insira o cordão com prendedores.
- Marque uma linha onde o zíper do acabamento removível ficará localizado. Na parte inferior, 10 cm da borda e na parte superior, 4 cm da borda.
- Costure o zíper a uma distância de 3 cm da parte inferior. Pegue a parte do zíper sem o cursor e costure-a através do zíper com o lado direito voltado para cima em 2 mm.
- Dobre e costure ao meio a tira que cobrirá o zíper do capuz.
- Costure a tira na peça a 3 mm da borda cortada, encaixando-a no zíper.
- Vire a tira em direção ao corte e fixe suas pontas. Costure a barra.
- Prenda os capuzes interno e superior ao longo da borda frontal. Faça entalhes nas margens de costura nas curvas.
- Costure a fita na tira de pele em ambos os lados.
- Costure a parte do zíper com o lado do corredor voltado para baixo na fita. Fixe as bordas do acabamento.
- Vire a costura do zíper do avesso. Dobre para o lado avesso e costure um ponto de fixação de 2 mm para que a costura não saia ao conectar ao segundo lado do pelo.
- Conecte duas fitas juntas.
Em botões ou fechos
Você pode costurar pele no capuz usando botões ou fechos. Esta opção para criar um acabamento de pele removível é bastante simples e adequada para costureiras iniciantes.
Instruções passo a passo para costurar pele no capuz:
- Use elásticos de chapéu como laçadas. Coloque as alças externas, recuando 2 cm da borda e deixando 1 cm para margem.
- Para determinar a distância entre as alças, meça o meio e faça marcas conforme desejar. Um intervalo conveniente e ótimo é considerado 10 cm.
- Corte o elástico do chapéu em pedaços pequenos de 3 cm de comprimento. Como resultado, o laço no estado final deve ter 1 cm de comprimento.
- Para dar ao acabamento um bom volume e maciez, coloque uma camada isolante entre as duas camadas com o forro, cuja densidade não deve ser superior a 200 g. A camada deve ser fixada inicialmente no forro e depois no acabamento de pele.
- Após fazer as marcas, alinhave as alças no tecido de forro e prenda-as com grampos. Depois de costurar as alças usando uma máquina de costura, livre-se dos pedaços extras.
- Costure botões de pressão ou botões no capuz.
- Depois de terminar, você pode unir o acabamento de pele ao capuz.
Um acabamento feito de pele artificial ou natural, costurado no produto, pode decorar adicionalmente qualquer tipo de agasalho. Ao mesmo tempo, esse acessório permite isolar o capuz e proteger o rosto do vento frio.
Para fixar o elemento decorativo ao produto principal, você pode usar um zíper removível, botões de pressão, botões ou costurar o acabamento de pele diretamente no capuz. No entanto, se você escolher a última opção, terá que costurar constantemente o acessório na roupa para poder lavar o produto. Caso contrário, o pelo vai enrolar e enrugar.
Vídeo sobre acabamento do capô
Acabamento de pele removível no capuz: