Um botão de 2 furos é considerado o tipo mais comum de hardware, ao contrário dos fechos planos de 4 furos. Eles são presos a casacos, vestidos, calças, saias e camisas. É fácil costurar esses acessórios, mas a estrutura deve ser forte o suficiente. Abaixo você encontra instruções passo a passo sobre como trabalhar com diferentes fixadores.
Regras para costurar botões com dois e quatro furos
Se um botão se soltar e for perdido, ele pode ser substituído por um extra, que geralmente vem junto com muitos itens abotoados. Caso esteja faltando, você pode encontrar um similar ou substituir completamente todos os acessórios.
Você pode costurar um botão com 4 furos ou 2 furos seguindo estas regras:
Termos e Condições | Peculiaridades |
Um pedaço de sabão seco ou giz de costura | Para prender corretamente o fecho, você deve primeiro decidir a localização do botão. O local deve ser marcado. Sabão ou giz de costura funcionam muito bem porque todas as marcas desaparecem após a lavagem. |
Governante | É necessário posicionar as bordas do item uma sobre a outra, medindo e marcando os pontos onde os fixadores de hardware ficarão. |
Martelo | Necessário se for necessário instalar um fecho metálico especial em jeans. |
Dedal | É necessário utilizá-lo ao interagir com materiais densos, para não machucar os dedos com a agulha. |
Tesoura | A tesoura deve estar afiada para que as pontas dos fios não desfiem. |
Subbotão | Necessário se um casaco de pele, capa de chuva ou sobretudo estiver deformado. É um pequeno botão que é costurado na parte interna do produto. Permite reduzir a carga no fixador sem danificar o material. Ele precisa ser fixado à roupa junto com os acessórios principais. |
Corresponder | Pode ser substituído por um palito de dente ou um pente de dentes largos. A combinação é necessária para criar uma perna que impedirá que o material rasgue, enrugue ou aperte no ponto de fixação. Neste caso, os acessórios passarão facilmente pelo laço. |
Preparação do material do tecido:
- em um casaco de pele, casaco de pele de carneiro ou sobretudo, o rasgo deve ser costurado com ponto de peleiro e um remendo deve ser feito ou reforçado conforme necessário;
- ao interagir com material fino, é recomendável colar a área do lado de trás usando um material especial à base de adesivo;
- Se o material jeans estiver deformado, um pedaço de material jeans adequado deve ser colocado entre as camadas do cinto, costurando a abertura com linhas do mesmo tom.
Se sua máquina de costura moderna tiver uma função de costura de botões, você poderá usá-la. O kit inclui um pé e uma placa que ajusta a formação dos laços.
Ao selecionar a largura ideal do ponto ziguezague, costure em baixa velocidade. Muitas vezes, uma agulha e linha padrão podem ser usadas se o tecido não exigir manuseio especial.
Dicas úteis para fixar elementos decorativos:
- Para agilizar o processo, é permitido utilizar uma rosca dupla.
- Não é preciso esperar até que os acessórios sejam perdidos, caso contrário você terá que substituir o conjunto inteiro. Após lavar e passar, é necessário inspecionar os fios.
- Um conjunto extra de botões e acessórios deve ser mantido no momento em que você comprar sua roupa exterior. Muitas vezes o conjunto é anexado a itens em uma bolsa no valor de 4 peças. Se o kit estiver faltando, significa que o produto é de um fabricante de baixa qualidade.
- Ao usar o mesmo tipo de roupa constantemente, é aconselhável enrolar a ponta da linha várias vezes após costurar os encaixes, depois passar a agulha pelo feixe e prendê-lo com um ponto no verso. Como resultado, haverá proteção adicional que protegerá os fios da abrasão.
- Na parte de trás, o botão deve ser fixado com cuidado, assim como na parte da frente.
- Não é preciso dar um nó para prendê-lo. Você pode fazer vários pontos no material antes e depois de costurar. A ponta do fio deve ser amarrada com um nó.
- Acessórios com vários furos devem ser costurados da mesma forma que aqueles que foram originalmente fixados com pontos diagonais ou paralelos.
Quais são os melhores fios para usar?
Para costurar acessórios, você pode usar linhas de qualquer espessura. No entanto, linhas excessivamente grossas podem piorar a condição da coronha e do item como um todo. Ele deve ser selecionado de forma que harmonize com os furos dos acessórios e seja prático para trabalhar.
A linha deve combinar com o tom do produto. A tarefa é muito mais fácil se o item e os acessórios combinarem em cor e tom.
Se forem diferentes, você precisa considerar que tipo de botão é:
- se a coronha estiver na perna, ao selecionar os fios é necessário levar em consideração a tonalidade do material, pois ele não será visível do lado de fora;
- fechos feitos na parte externa podem esconder um pouco a sombra;
- A tonalidade dos acessórios planos deve corresponder à tonalidade da rosca.
A linha para costurar acessórios deve ter um comprimento ideal, que varia em 30 cm, no máximo. Se for muito longo, o fio ficará emaranhado, criando pequenos nós visíveis e desconforto durante o trabalho. Se for muito curto, não será possível completar todo o volume de costura.
A tonalidade dos acessórios desempenha um papel significativo:
- acessórios brancos simbolizam sucesso nos negócios;
- escolher um botão vermelho significa que uma pessoa está apaixonada;
- acessórios amarelos ou verdes significam sucesso financeiro;
- O tom lilás indica talentos ocultos.
Seleção de agulha e fixação inicial da linha
Antes de começar a costurar os acessórios, você precisa decidir sobre a ferramenta de trabalho no formato de uma agulha. Uma agulha de tamanho médio geralmente é considerada ideal. Entretanto, ao trabalhar com tecido bastante denso, uma agulha com comprimento e diâmetro médios não funcionará.
A ponta da linha deve ser amarrada com um nó durante a costura. O processo pode ser realizado em 1 ou 2 threads. Tudo vai depender do tamanho dos acessórios. Para botões pequenos você pode usar um fio, para botões maiores é recomendado usar dois fios para deixar o fecho mais seguro.
Ao escolher o tamanho da agulha, você deve seguir algumas regras simples:
- uma agulha grossa com um olho grande é adequada para roupas grossas de inverno, como casacos de pele de carneiro, casacos de pele ou itens de couro;
- Uma agulha fina e afiada é perfeita para tecidos finos e leves, como viscose, seda e cetim, para perfurar o material de maneira uniforme e sem prender.
Durante o trabalho, é recomendável usar um dedal, que protegerá seus dedos de perfurações ao fixar os acessórios em materiais grossos e densos.
Você pode costurar um botão de 4 furos usando uma agulha de tamanho médio, que é ideal para qualquer tipo de tecido. Neste caso, deve haver um nó na ponta do pequeno pedaço de linha para proporcionar a fixação inicial da linha.
Fixação final da rosca
Uma fixação segura e final da linha será obtida ao enfiar a agulha através das fibras do tecido pelo lado de trás. Isso também pode ser conseguido fixando o nó com um laço formado.
Como costurar um botão em uma haste
É permitido fazer uma perna para um botão com 2 ou 4 furos se os encaixes forem planos. Este elemento passará facilmente pelo laço e não sairá. Apesar do botão ter perna própria, é permitido fazer uma adicional para expandir a vestimenta e aumentar a durabilidade dos atributos e do material do tecido. Somente os itens costurados à máquina de costura não possuem pés.
Para criar uma perna entre o tecido e o elemento, você precisa colocar uma haste de caneta ou um fósforo para criar um pequeno espaço entre eles. Isso é necessário para enrolar facilmente a linha ao redor da perna e colocar livremente o laço nos acessórios. Um revestimento baseado em uma haste ou fósforo pode ser instalado tanto abaixo quanto acima do produto.
Se o tecido for delicado e fino, recomenda-se usar agulhas finas ou alfinetes como forro. Para tecidos fortes e grossos, é melhor usar um fósforo próprio para acender forno.
Instruções para fixar a decoração na perna:
- Encontre a área onde os acessórios antigos estavam localizados anteriormente. Livre-se de tópicos antigos.
- Perfure cuidadosamente o material na parte de trás, onde os fios antigos estavam localizados anteriormente.
- Puxe a linha até o final, dobrando-a para além do fósforo.
- Passe a linha pelo olhal, puxando-a firmemente.
- Passe a agulha pela outra ponta do alfinete ou fósforo.
Se os encaixes tiverem quatro furos, os pontos podem ser feitos em linhas paralelas ou em cruz. 10 vezes serão suficientes para isso. Entretanto, cada novo ponto deve ser feito em uma parte diferente do forro.
Como costurar um botão plano
Existem diferentes maneiras de costurar um botão de 4 furos.
Os seguintes são considerados simples e procurados:
- pontos quadrados;
- linhas paralelas;
- pontos de flecha;
- pontos cruz.
Existem várias outras opções para fixar a decoração na roupa se o botão tiver 4 furos:
- na forma da letra "I" do alfabeto cirílico;
- em forma de um quadrado com uma cruz;
- no formato da letra "Z" do alfabeto latino.
Qualquer opção de fixação fica bonita e organizada, mas isso requer a escolha da agulha e da linha corretas.
Com dois furos
Para obter a mesma altura do calcador ao criar um novo ponto, é recomendável usar ferramentas auxiliares que atuem como uma almofada entre a peça e o tecido. Nesse caso, você pode usar refis de caneta, fósforos, grampos de cabelo ou alfinetes. Uma vez concluído o trabalho, essas almofadas são fáceis de remover.
Para costurar acessórios com dois furos, uma linha de espessura média é adequada, pois linhas muito finas parecem desarrumadas no elemento costurado. Depois que a linha estiver enfiada na agulha, uma das pontas deve ser amarrada com um pequeno nó. Depois de fixá-lo na roupa, use um pedaço de sabão para marcar o posicionamento da decoração na peça. Para isso, basta aplicar uma pequena cruz na parte externa.
Instruções para costurar decoração plana com dois furos:
- Após fazer as marcas, faça uma punção por dentro, trazendo a agulha para fora. A linha deve ser colocada acima da marca do meio.
- Passe uma linha por um furo em uma agulha e passe-a pelo outro furo.
- Os encaixes ficarão mais organizados se encaixarem no mesmo furo que foi marcado anteriormente.
- Ao repetir a ação acima diversas vezes, o fio deverá ficar com a aparência de uma única peça.
- Após a conclusão, prenda o elemento costurado.
Não é aconselhável esticar a linha durante a costura, pois uma linha excessivamente apertada criará um encaixe apertado entre os acessórios e o produto. Como resultado, este último será difícil de fixar. A rosca deve ser apertada usando um laço criado ao enrolar a rosca ao redor do elemento e passar a borda livre pelo laço.
Esta manipulação deve ser realizada diversas vezes, encurtando o fio restante. Como resultado, o estoque fixo será costurado com segurança, cumprindo sua finalidade.
Substituir os encaixes em jeans é muito difícil, por isso é recomendado usar um botão plano com dois furos em vez de um elemento de metal na perna. Este trabalho não será diferente da fixação de outros fixadores. No entanto, se você quiser manter os acessórios originais, será necessário usar um martelo e selecionar uma substituição apropriada.
Os ajustes de jeans podem vir em diferentes formatos:
- em uma perna forte com ou sem um buraco;
- com uma perna quebrada;
- com fecho duplo.
Cada formato tem suas próprias nuances de instalação, por isso muitas vezes é melhor levar as roupas a uma oficina que faça consertos.
Para retornar os acessórios de metal de forma independente a uma perna estável, você deve:
- Use um socador ou um furador para fazer um furo para fixação.
- Insira a parte inferior do encaixe no furo.
- Fixe a tampa na perna do elemento.
- Vire o jeans do avesso e coloque-o sobre uma superfície dura e plana.
- Bata no rebite com um martelo fazendo movimentos leves para não danificar o botão.
Com quatro furos
Costurar um botão de 4 furos é um pouco mais difícil do que costurar um botão de 2 furos.
Instruções passo a passo:
- Passe a linha na agulha. Para agilizar o trabalho, utilize fio duplo. Neste caso, coloque a linha no buraco da agulha de modo que haja um número idêntico de fios em cada lado.
- Dê um nó na ponta do fio. Se você escolher a opção dupla, amarre as pontas para que sobre material suficiente para costurar.
- Coloque os acessórios no local necessário. Usando uma agulha, passe a linha pelo tecido e por um dos furos do elemento. A cada ponto, puxe a linha completamente para que não sobre nada.
- Coloque um alfinete entre os pontos novos e os existentes, sob o hardware, para deixar um pequeno espaço.
- Passe a agulha e a linha diagonalmente pelo furo oposto. Passe a linha pelos 2 furos novamente, repetindo o mesmo processo com os dois furos restantes.
- Remova o alfinete e enrole o excesso de linha ao redor dos fios localizados entre o tecido e os acessórios. Passe a agulha pelo tecido.
- Faça dois pontos sob o elemento. Dê um nó na linha e corte a parte restante.

Costurar um botão de quatro furos em um casaco será um processo mais desafiador, pois o material do forro é bem grosso. Neste caso, é necessário preparar a casa para costura.
Instruções passo a passo:
- Marque as áreas no produto onde os fixadores serão fixados.
- Perfure o tecido pela frente, puxando os fios até o ponto onde o nó para em relação ao verso.
- Passe a linha pela casa de botão e puxe-a para trás.
- Passe a linha pelo furo no encaixe grande.
- Faça um amarração com a casa de botão usando alguns pontos leves.
- Fixe dois acessórios da mesma forma que os outros.
Acessórios de quatro furos podem ser costurados em formato quadrado.
Para fazer isso, você precisa seguir estes passos:
- Pela parte da frente, fure o tecido de modo que o nó fique por baixo da decoração.
- Passe os acessórios na agulha e no próximo furo para formar um ponto.
- Repita o ponto várias vezes. Faça o mesmo com os furos restantes para que os pontos criem um quadrado.
- Passe a agulha entre o tecido e a decoração, prendendo-a com alguns pontos.
Costurar botões é considerado um processo tedioso, especialmente se os encaixes tiverem 2 ou 4 furos. No entanto, esse trabalho pode ser otimizado se os fechos forem costurados na dobra do tecido em itens leves. Para obter um trabalho mais preciso, recomenda-se fixar os encaixes no tecido através de uma única punção.
Vídeo sobre costura de botões
Como costurar diferentes tipos de botões: