Esquemas e descrição cobertor de crochê pode interessar e inspirar não apenas uma artesã experiente, mas também uma costureira novata a fazer projetos interessantes em grande escala, especialmente porque você pode usar sobras de fios diferentes.
Ferramentas e materiais necessários
Cobertores de crochê (os padrões e descrições são simples e claros) podem se tornar um elemento estiloso de decoração de ambiente, um complemento aconchegante para sua cadeira favorita ou um presente caloroso para alguém querido.
À primeira vista, pode parecer que nem todos conseguem tricotar algo tão grande, mas isso está longe de ser verdade:
- O gancho permite que a costureira tricote um pequeno elemento no formato de um quadrado ou de uma tira separada e depois simplesmente conecte-os lindamente para formar um produto final.
- Este método é muito bom porque, em caso de erro ou falta de uma laçada, não há necessidade de desfiar ou amarrar novamente o cobertor inteiro, bastando trocar apenas um pequeno elemento.

- O crochê a partir de motivos individuais pode ser considerado o processo mais criativo, implicando na capacidade de mudar e combinar diferentes padrões e técnicas, para que um produto tão grande não se torne chato com um processo monótono e tedioso.
- Tricotar um cobertor com uma agulha de crochê permitirá que você aborde a questão da escolha do fio com mais liberdade e, se não houver o suficiente, substitua um tipo por outra cor e até misture fios de qualidade diferente.
Então, para um lindo produto de malha você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- A quantidade necessária de fio, que pode ser feito com sobras de vários itens ou comprado especialmente para o cobertor desejado.
- Escolha a agulha certa, que deve ser aproximadamente 2,5 vezes mais grossa que a linha usada para tricotar. O material do qual o gancho é feito não desempenha um papel especial neste caso, é importante que ele não estrague o fio, não manche, não prenda e deslize bem ao longo do fio.
- Também é necessário se familiarizar com o padrão de tricô, selecionar padrões e um método para fazer o produto que sejam apropriados para seu nível de habilidade e pensar no método para conectar os elementos.
É necessário escolher a qualidade certa do fio, com base na finalidade do produto pretendido.
Propósito | Fio | Qualidade do fio selecionado |
Para um recém-nascido | Pelúcia | Suavidade, leveza, calor, volume. |
Obra aberta | Fios finos, algodão | Fios macios ajudarão a demonstrar a beleza do padrão, e fios leves e fofos ajudarão a esconder pequenos erros, acrescentando calor e ternura. |
Padrões volumétricos | Lã | Um fio de espessura média destaca o padrão pretendido de forma mais eficaz e é quente. |
Patchwork | Misturado | Possibilidade de usar sobras de fios, você pode pegar fios de várias qualidades e cores, mas é aconselhável selecionar aqueles com a mesma espessura. |
Após selecionar o material e a ferramenta necessários, é necessário tricotar uma amostra ou elemento do produto, depois é aconselhável lavá-lo e vaporizá-lo para calcular corretamente as laçadas e contar a quantidade de fio se o produto for tricotado como um todo.
Esquemas com descrição de obras
Os cobertores de crochê (os padrões e descrições podem ser facilmente ajustados conforme você preferir) se tornaram muito populares ultimamente, então vale a pena dominar alguns modelos básicos.
Para recém-nascidos
Cobertores de crochê (padrões e descrições de modelos simples podem ser dominados por uma costureira iniciante) são muito convenientes para usar na alta de um recém-nascido ou como presente de batizado.

Além disso, a própria futura mãe poderá lidar com isso enquanto espera por sua filha ou filho, se você levar em conta algumas dicas simples:
- É aconselhável não usar desenhos volumosos e tramas complexas para crianças.
- Ao escolher o fio, você precisa prestar atenção às marcações “infantil” ou “hipoalergênico”.
- Não escolha cores muito escuras e brilhantes; deixe o cobertor ser de uma cor pastel suave.
- Não é aconselhável decorar tal produto com franjas, borlas ou pompons.
- Um cobertor para um recém-nascido deve ser fácil de cuidar, então você não deve tricotar padrões coloridos que podem desbotar.
- Não utilize fios com fiapos ou fiapos neste produto, pois podem causar danos ao bebê se entrarem em contato com os olhos ou nariz.
A versão mais simples de um cobertor quente de malha feito de fio de veludo grosso e leve em uma cor delicada adequada. Este fio de cor sólida e preço médio ficará ótimo com um padrão simples de pompons, tricotado frouxamente. Você pode escolher fios contrastantes para destacar o padrão principal do cobertor com uma borda ou para fazer listras multicoloridas no produto.
O tamanho apropriado do gancho e da agulha de tricô é sempre indicado pelo fabricante na embalagem das linhas de tricô.
Tricô passo a passo:
- Primeiro, você precisa fazer uma corrente frouxa de alças de ar com uma agulha grossa, discando-as sem contar até o comprimento desejado do produto.
- A próxima carreira começa com 5 laçadas de ar tricotadas, que são necessárias para um levantamento perfeito e uma borda uniforme no produto final.
- Em seguida, você pode começar a tricotar o padrão principal, para o qual você precisa passar a agulha pelos dois fios da próxima laçada da base da corrente de montagem, pegar o fio de trabalho e puxá-lo sem tricotar, deixando-o na parte de trás da agulha ao lado da laçada existente.
- O próximo passo é pegar um novo fio, que então precisa ser passado pelo laço que você acabou de formar. Esse elemento conectado é chamado de ponto baixo parcial.
- Em seguida, você precisa inserir a agulha da mesma forma na mesma 1ª laçada da base e tricotar um novo ponto baixo incompleto a partir dela, deixando as laçadas abertas na parte de trás da agulha.
- Esta operação deve ser repetida várias vezes para formar um cone volumoso de 3 a 5 elementos, para o qual você deve puxar cuidadosamente o fio capturado por todas as laçadas abertas na agulha, fechando-as simultaneamente.
- Em seguida, você precisa tricotar um poste de conexão a partir de 1 alça de ar e começar a formar um novo detalhe volumétrico do padrão, pulando 2 a 3 alças do cone tricotado na corrente coletada da base do produto.
- Em seguida, você precisa repetir a alternância de elementos volumétricos até o final dos laços da linha, colocando os cones na mesma distância um do outro, e não se esqueça de tricotar um laço de conexão de ar.
- Na próxima carreira, você pode tricotar os cones em um padrão xadrez sobre os postes de conexão ou reproduzi-los uniformemente um sobre o outro.
- Continue tricotando da maneira descrita até o final do produto, até atingir as dimensões desejadas.
- O cobertor acabado pode ser amarrado com uma borda contrastante, fazendo um ponto baixo em cada laçada e, no final, contornando todo o perímetro do produto com um passo de caranguejo, mudando a direção do tricô das colunas da esquerda para a direita.
Molde fácil para manta listrada de bebê
Para este produto, é aconselhável comprar 3 a 4 cores de linha da mesma qualidade e comprimento, que podem ser facilmente alternadas para criar lindas listras. Não há necessidade de tricotar uma amostra e calcular o número de pontos a serem montados. A conveniência deste produto é a capacidade de tricotá-lo ainda mais, se necessário, para que a peça favorita possa crescer junto com o bebê.
Um cobertor com um padrão tão dinâmico é adequado tanto para uma criança quanto para decoração de quarto; pode ser estendido ao caminhar na grama ou colocado embaixo dela para aquecer ao brincar no chão.

Tricô passo a passo:
- Para montar os pontos, você precisa tricotar uma corrente de alças de ar do comprimento desejado.
- A próxima carreira começa com 3 pontos corrente, e então você precisa fazer pontos altos duplos em cada laçada da corrente até que eles terminem na carreira.
- Depois vem uma carreira com uma nova cor, onde você precisa alternar pontos baixos com 2 laçadas de ar. Você precisa tricotar as colunas de ambas as paredes em cada 3ª laçada, pulando 2 elementos da carreira anterior e alternando o tricô dos arcos dessa maneira até o final.
- A próxima carreira é tricotada novamente com um novo fio de cor diferente. Você precisa tricotar 2 pontos altos duplos em cada arco pendurado até o final da carreira. Além disso, neste caso, você pode puxar o fio diretamente sob o próprio arco ou escolher um método semelhante ao tricô anterior para ambas as paredes do laço inferior.
- Acima da terceira carreira, repita o padrão de arcos de tricô com um ponto baixo com 2 laçadas de ar. Esta carreira é tricotada com o fio da cor de base.
- A próxima carreira deve ser tricotada com pontos altos duplos, mas use a cor de linha da 2ª carreira.
- Dessa forma, você precisa continuar alternando as cores e os padrões das listras até o final do produto.
De motivos quadrados
Tricotar este cobertor com motivos simples levará bastante tempo, mas você ficará satisfeito com o resultado de um produto elegante. Você precisa comprar fios de cores diferentes, 300 g de cada tom. No total, você precisará de 6 cores diferentes que devem combinar bem entre si.

Você deve escolher tons neutros calmos para o fundo e 1 ou 2 cores dominantes que sejam adequadas para design de interiores. Dependendo da qualidade do fio, você pode escolher entre fios de semilã ou acrílicos. Neste caso, é melhor escolher um anzol com número 4 ou 5.
A opção mais simples seria tricotar quadrados coloridos do mesmo tamanho e depois conectá-los sequencialmente usando um ponto de conexão ou uma agulha, alternando os tons em uma determinada ordem.
Tricô passo a passo:
- Tricotar um padrão simples para um cobertor começa com um conjunto de 8 pontos corrente, que devem ser conectados em um anel fechado, tricotando juntos a 1ª e a última laçada.
- Depois, você precisa tricotar 2 alças de ar para levantar e, depois disso, fazer 11 pontos baixos, colocando a agulha diretamente no centro do anel formado. A última laçada também precisa ser fechada com a 1ª, tricotando-as juntas com um ponto baixíssimo.
- A próxima e todas as carreiras subsequentes devem começar com 3 pontos corrente de elevação, e os cantos do elemento quadrado devem ser formados tricotando 4 pontos corrente.

- Cada lado do quadrado é tricotado com pontos altos duplos em cada laçada da carreira anterior.
- Ao introduzir um fio de uma nova cor, isso deve ser feito ao fechar as alças da carreira tricotada.
- Em cada linha subsequente, o número de colunas deve aumentar em 4 peças. em cada lado do quadrado.
- As cores do fio dentro do elemento quadrado podem ser alteradas a cada vez, a seu critério, alternando-as a cada 1-2 carreiras em uma sequência diferente.
- Cada motivo finalizado no final do trabalho deve ser amarrado com uma carreira de pontos baixos.
Todos os elementos quadrados de malha devem ser passados com um tecido úmido e bem torcido, do lado avesso, para facilitar a costura e formar um produto final. Você pode conectar os quadrados usando uma agulha de crochê, tricotando apenas as paredes traseiras das laçadas das bordas.
Como elemento decorativo adicional, você pode costurar com uma linha contrastante na parte da frente do cobertor, criando uma costura volumosa. O cobertor finalizado deve ser amarrado novamente em todo o perímetro com uma carreira de pontos baixos e, em seguida, uma carreira decorativa de pontos caranguejo deve ser feita.
Dos restos de fios
Os cobertores de crochê (os padrões e descrições devem ser selecionados dependendo do nível de complexidade desejado) ajudarão a implementar efetivamente os restos de fios, combinando-os habilmente entre si em várias opções.
Para esta opção de reciclagem de inúmeros resíduos de tricô, um motivo quadrado simples tricotado a partir do canto é adequado. Para um cobertor grande medindo 2 m por 1,8 m, que pode decorar uma cama no quarto de uma criança ou um sofá na sala de estar, você precisará de pelo menos 2 a 2,5 kg de fio da mesma espessura.
O principal segredo deste produto está em fios lindamente selecionados de diferentes tons, que devem combinar bem entre si:
- Para começar, você precisará fechar uma corrente de 4 alças de ar em um anel.
- Depois, há 3 laçadas para levantamento e, em seguida, você deve tricotar 2 pontos altos duplos, após os quais, para formar um ângulo reto do elemento quadrado, você precisa fazer 2 laçadas de ar e, em seguida, terminar de tricotar a carreira com 3 pontos altos duplos.
- Na próxima carreira de virada, você precisará tricotar 4 pontos altos duplos em cada laçada da carreira anterior, depois das laçadas de elevação, depois formar o canto do quadrado usando 2 laçadas de ar e terminar a carreira com 5 colunas.
- Portanto, é necessário continuar tricotando o motivo quadrado até o tamanho pretendido dos elementos, mudando periodicamente a cor do fio no final da carreira anterior.
- Depois de terminar um quadrado, você precisa começar a tricotar o próximo.
- Para montar o cobertor, recomenda-se amarrar todos os elementos acabados em uma cor neutra com um padrão simples e denso de pontos baixos e, em seguida, amarrá-los atrás de uma parede de laçadas com postes de conexão ou costurar com uma agulha grossa com um ponto invisível na parte de trás do produto.
No sofá
Uma técnica interessante de tricotar alternadamente carreiras retas e reversas parece muito impressionante, por isso é adequada para uma linda colcha ou um cobertor grande e aconchegante, que é montado a partir de quadrados separados. Este produto utiliza diferentes tipos de técnicas a partir de fios coloridos contrastantes de espessura média, que combinam bem entre si.
Cada elemento do produto deve ser tricotado na seguinte sequência:
- Primeiro, você precisa tricotar um pequeno quadrado com 4 cm de lado a partir do centro, usando fio de uma cor e fazendo pontos altos.
- Depois, você precisa amarrar 2 lados adjacentes com um canto com uma carreira de pontos baixos usando um fio de outra cor contrastante, depois amarrar 2 carreiras com o mesmo fio com pontos altos e, por fim, finalizar esta cor com uma carreira de pontos baixos.

- Agora você deve introduzir um fio da terceira cor e amarrá-lo ao redor dos 2 lados restantes do quadrado base na mesma sequência descrita.
- Depois disso, você pode tricotar 2 carreiras de um padrão de pompom com fio branco ao longo de quaisquer 2 lados do quadrado.
- Em seguida, o mesmo padrão, mas com uma cor de fio diferente, deve ser feito nos 2 lados restantes do elemento para manter a uniformidade dos aumentos da carreira.
- Se necessário, você pode repetir os padrões dos cones amarrando os lados pareados do elemento quadrado até atingir o tamanho desejado do quadrado, mudando as cores do fio utilizado.
- Depois, você deve prosseguir tricotando outros elementos quadrados do produto de maneira semelhante.
Depois de atingir o número necessário de quadrados, você pode começar a montar o cobertor passando-o cuidadosamente com um ferro quente através de um pano úmido, de dentro para fora.
Segredos para Iniciantes
Até mesmo uma artesã iniciante pode fazer cobertores de crochê sem nenhuma habilidade especial, usando padrões simples e descrições claras, com apenas um pouco de esforço e paciência.
E algumas dicas úteis ajudarão a tornar o produto uma verdadeira obra-prima:
- Ao montar o conjunto, tente não apertar muito os pontos corrente da base para que a borda do produto não pareça puxada para dentro.
- Se você estiver planejando um produto retangular, é recomendável usar o lado comprido do cobertor como base para o conjunto de laçadas, para que fique mais impressionante.
- Será mais fácil para uma costureira iniciante tricotar um produto com fio liso, sem torção e sem fiapos, pois as laçadas e carreiras são claramente visíveis e é fácil pegar o fio de trabalho.
- Também é importante destacar que é muito mais fácil tricotar com fios claros do que com fios escuros de qualidade e espessura semelhantes.
Cobertores tricotados com amor com suas próprias mãos usando agulhas de tricô ou agulha de crochê de acordo com padrões simples e claros com uma descrição detalhada podem se tornar uma verdadeira obra de arte e trazer grande prazer não apenas durante o uso, mas também durante a criação de uma obra-prima aconchegante e aconchegante.
Vídeo sobre cobertores de tricô
Cobertores de crochê. Esquemas e descrição: