A tecelagem com tubos de jornal é extremamente popular porque não exige um grande investimento de capital e o artesanato é durável e elegante. Abaixo você pode ver como fazer os blanks, pintá-los e prepará-los para a tecelagem.
Escolhendo papel para canudos
Se você deseja fazer lindos vasos e cestos com folhas de jornal, é recomendável selecionar inicialmente o material para criar tubos de papel.

Destacam-se os tipos de papel mais indicados para os blanks:
Papel | Peculiaridades |
Densidade do papel 45-48 g/m2 | Esse tipo de papel é chamado de papel de consumo, jornal ou offset. Pode ser comprado em qualquer papelaria. Para fazer os tubos você precisará de cerca de 2 pacotes. As folhas devem ser brancas e bastante densas. Papel para fax também é adequado. Sua densidade permite torcer os blanks sem dificuldade. |
Jornal | É a matéria-prima mais econômica, sendo bastante maleável e macia. As folhas podem ser facilmente enroladas em um lindo tubo. Este tipo de papel é adequado para iniciantes. |
Revistas brilhantes | As páginas de revista são adequadas para enrolar folhas em branco. No entanto, os tubos serão bem ásperos e mais difíceis de pintar do que folhas de papel. Nesse sentido, tais produtos são indicados para a fabricação de armações e caixilhos, conferindo-lhes maior resistência e rigidez. |
Papel de escritório | Não é muito adequado para tecelagem porque tem alta densidade. As folhas de papel de escritório de formato A3 e A4 têm uma densidade de 80 g/m2. Como resultado, as peças de trabalho ficarão menos flexíveis e muito densas.
Levará muito tempo para enrolar as folhas, diferentemente de outros tipos de matérias-primas. No entanto, o tubo final ficará bastante rígido, o que dificultará a criação da trama. O produto final terá vincos e torções. |
Para enrolar os tubos, recomenda-se usar papel comum e jornal, pois são ideais para criar trepadeiras de papel.
Ferramentas para o trabalho
Você pode fazer tubos de jornal para tecer usando as seguintes ferramentas:
- Uma solução de primer e corante é adequada para pintura. Antes do uso, o primer deve ser diluído em água conforme as informações descritas na embalagem ou frasco.
- Pincéis. Necessário para aplicar revestimento de tinta e verniz na superfície de tubos individuais e no produto acabado.
- Cola. O trabalho pode ser baseado no uso de qualquer cola de papel adequada. Pode ser cola PVA ou cola em bastão. Deve ter como propriedade principal - fixação de diversas superfícies.
Um parâmetro importante também é a densidade do componente utilizado, pois se for usada cola muito líquida na construção dos produtos, eles ficarão rapidamente encharcados.
- Verniz. Para evitar que a umidade e a humidade prejudiquem o resultado final, o produto deve ser impregnado com verniz. Verniz para madeira comum serve, mas como o produto ficará em um ambiente fechado, vale a pena usar uma mistura acrílica. Não tem cheiro e seca rapidamente, criando uma película e transparência no produto.
- Uma mancha feita com água. Ajuda a colorir o material em tons de bordo, carvalho, pinho e ébano. Disponível em até 20 tons, tanto em forma líquida quanto em pó.
- Tesoura ou faca. Esses dispositivos são necessários para cortar jornais em tiras, e os tubos resultantes são fáceis de cortar com alicate.
- Prendedores de roupa. O dispositivo deve ser usado se houver necessidade de fixar peças de trabalho ao tecer ou colar peças.
- Pulverizar. O dispositivo é necessário para umedecer tubos prontos e secos. Para isso, as peças de trabalho devem ser pulverizadas e depois colocadas em um saco. A ferramenta pode ser usada para aplicar tinta na superfície do produto acabado.
- Agulhas de tricô com espetos. Será muito mais fácil torcer tiras de papel se você usar agulhas de tricô de 1,5 a 4,5 mm ou espetos de madeira para fazer shashlik.
Os tubos, criados com uma agulha de tricô fina, acabam parecendo uma videira. Usando agulhas de tricô de diâmetro maior, você pode fazer blanks que podem ser facilmente achatados e tecidos em qualquer produto, assim como palha.
- Furador. É muito fácil fazer furos com elas, afastar as fileiras de tecidos para puxar os espaços entre elas.
Preparando tiras de papel
Antes de começar a enrolar, você precisa preparar as tiras de papel para que elas fiquem longas e organizadas.
Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:
- Coloque uma folha de jornal na sua frente. Dobre o papel ao meio verticalmente.
- Corte o jornal ao longo da dobra usando uma faca.
- Dobre metade do papel ao meio verticalmente, cortando ao longo da dobra.
Os espaços em branco que foram torcidos a partir de tiras com uma borda de jornal limpa ficarão sem letras e com cores claras. O restante conterá um desenho ou fonte tipográfica.
Para que o produto trançado seja de tamanho médio, é necessário usar uma agulha de tricô com espessura máxima de 1 mm, enquanto a largura da tira deve ser de até 10 cm. Se a densidade do papel for pequena, o espaço para torção deverá ser largo.
Não é aconselhável enrolar folhas alongadas até cobrir todo o papel, pois o produto não ficará uniforme. Neste caso, podem surgir dificuldades com a extensão do tubo, o que afetará negativamente a aparência do produto tecido.
Não é recomendado para iniciantes o uso de tubos longos com mais de 40 cm; para eles é adequado tecer blanks de 30 cm de comprimento. Graças a isso, você não precisará estender o produto e a aparência não será prejudicada.
Para tecer tubos de jornal, recomenda-se cortar a folha no sentido do fio. Ao cortar as primeiras tiras, inicialmente em uma direção tudo corre bem, na outra o processo se torna mais difícil e o corte sai torto.
Isso se deve à direção das fibras de celulose na folha de papel. Portanto, é recomendável determinar seu posicionamento antes de cortar.

Isso pode ser feito de duas maneiras:
- Primeira opção. A folha deve ser rasgada horizontalmente e verticalmente. Se a quebra ocorrer ao longo do fio, ela será reta e uniforme, e as bordas não ficarão muito desgrenhadas. Se a quebra ocorrer transversalmente à fibra, ela será irregular.
- Segunda opção. Você deve dobrar a folha de papel em 2 direções perpendicularmente, passando a ferro as dobras resultantes. A curvatura que segue o fio será uniforme e suave. Se for na direção contrária aos veios dos fios, ficará quebrado e áspero.
Como torcer canudos de papel
Tubos de papel podem ser enrolados usando uma agulha de tricô sobre uma mesa ou peso. Cada pessoa escolhe a opção de torção que lhe permitirá produzir um volume suficientemente grande de blanks.
Na agulha de tricô
Enrolar papel em uma agulha de tricô é a maneira mais popular de criar tubos para tecelagem. A agulha de tricô deve ser selecionada de acordo com o tamanho da tira e o resultado final. Para afinar a peça, é necessário usar a ferramenta nº 1.5, o pedaço de papel deve ficar a 5 cm. Para tiras de papel de 7 cm de largura, você precisará de agulha de tricô nº 2.5.
Você pode fazer tubos de jornal para tecer da seguinte maneira:
- Dobre a folha de papel no sentido do comprimento em 3 partes e corte ao longo da dobra. O resultado deve ser 3 listras.
- Coloque a agulha de tricô na diagonal na borda da tira, enrolando o lençol bem apertado. Para facilitar a extensão da peça de trabalho, a extremidade do tubo deve ser mais larga ou mais estreita que a original.
- Cubra a borda da tira com cola seca para deixá-la limpa e seca. Ao usar cola PVA, você deve usar apenas uma gota do produto, porque as áreas de colagem não ficarão bem pintadas depois. Como resultado, o jornal artesanal terá coloração irregular.
- Coloque os pedaços de jornal prontos em um recipiente ou caixa para que eles não se quebrem.
Na mesa
Para facilitar o enrolamento das tiras de papel, recomenda-se realizar o trabalho em uma superfície plana. Por exemplo, você pode usar uma mesa, que deve primeiro ser coberta com um tapete de silicone para que as peças de trabalho não deslizem na superfície da mesa.

Você pode fazer tubos de jornal para tecer na mesa seguindo estes passos:
- Coloque a tira de papel reta. Coloque a agulha de tricô em um ângulo de 30° no canto da folha à direita abaixo e comece a torcer a peça de trabalho.
- Para garantir que a tira de jornal esteja presa sob a ferramenta, pressione a agulha de tricô firmemente contra a folha usando os dedos, balançando-a para frente e para trás para garantir melhor adesão da ferramenta à peça de trabalho. Você pode umedecer os dedos com água.
- Não deve haver um ângulo grande entre a ferramenta e a peça de trabalho. Posicionando a agulha de tricô em um ângulo agudo, alongue o produto o máximo possível. O tubo não deve se deslocar durante a fase de torção; as voltas devem necessariamente ir paralelas entre si para que o produto tenha a mesma espessura.
- Depois de torcer a ponta da tira, coloque as mãos como se fosse um rolo de massa e enrole o restante do jornal.
- Cubra a borda pequena restante da tira com cola e enrole a peça de trabalho até o final. O raio pode ser removido.
O resultado final deve ser 2 produtos: um leve, feito a partir de uma folha limpa, e outro com letras. Recomenda-se parafusar os blanks com firmeza e firmeza suficiente. Se as bobinas de papel estiverem bem organizadas, elas podem criar uma tela sólida. Devido a isso, o artesanato será de maior qualidade e a tecelagem será agradável e simples.
Sobre o peso
Você pode fazer tubos de jornal para tecer pendurando-os, mas somente artesãos experientes usam esse método. Isso se explica pelo fato de que esse tipo de tecelagem exige muita habilidade e experiência.
Aula magistral sobre tiras de jornal enroladas:
- Para uma tira de papel de 8 cm de largura, prepare uma agulha de tricô de 1 mm. Coloque a ferramenta contra a borda da peça de trabalho de modo que o ângulo entre o raio e a borda do jornal seja mínimo.
- Dobre a ponta da folha para facilitar o enrolamento na ferramenta e continuar o processo de tecelagem. Não aperte muito o papel, pois ele irá enrugar.
- Quando metade da peça de trabalho estiver torcida, mova sua mão esquerda para mais perto da borda do produto, continuando a torcer com sua mão direita e apoiando a ferramenta com a esquerda.
- O ângulo entre a borda da tira e o tubo torcido não deve ser maior que 45°. Molhe a ponta do papel em uma camada fina de cola e finalize a tecelagem.
- Após completar a torção, retire a agulha de tricô.
Construindo e suavizando
Se o tubo for torcido corretamente, sua largura de um lado será maior que do outro. Para estendê-lo, é preciso inserir um tubo no outro em 2 cm. Se você tiver pontas idênticas, ao estender, será necessário dobrar uma borda em um canto ou cortá-la em um ângulo agudo. A cola para papelaria ajudará a garantir a resistência e a confiabilidade da conexão.
Você pode obter um produto com boa aparência usando blanks secos. Isso permitirá uma colagem de alta qualidade e a tornará invisível quando a tecelagem estiver concluída. Os tubos destinados à produção de racks devem estar bem secos. Os componentes restantes devem ser umedecidos antes da tecelagem para melhorar sua flexibilidade e maleabilidade.
As seguintes opções podem ser usadas para isso:
- Adicione 1/3 de um tubo de cola de silicone a 1 litro de líquido e misture bem. Os tubos devem ser embebidos no líquido resultante e envoltos em filme plástico, deixando apenas as pontas secas. Este procedimento deve ser realizado à noite para que pela manhã estejam macios e não deformem durante a tecelagem.
- Você pode colar os espaços em branco e as torções tratando-os primeiro com uma impregnação de glazeamento. Recomenda-se usar uma composição de fabricação alemã chamada "Dufa". O procedimento garantirá que a torção fique colada, conferindo-lhe maciez e suavidade.
Em 500 ml de líquido, diluir 80 ml de impregnação. A solução resultante deve ser aplicada na superfície com um pincel, depois seca um pouco e o material colocado em um saco, deixando apenas as pontas para fora. Depois disso você pode começar a tecer.
- Os tubos podem ser tratados com uma mistura de água e verniz, usada na proporção de 1:3. Os blanks processados devem ser secos imediatamente com ar não quente de um secador de cabelo e depois reembalados em um saco, deixando as pontas para fora.
- Para umedecer o material, você pode usar água com uma pequena quantidade de amaciante ou vinagre de mesa. Aditivos podem tornar as peças de trabalho flexíveis e obedientes.
Despeje o líquido em um borrifador e borrife os espaços em branco, deixando as pontas secas. Quando pronto, o produto deve ser embrulhado em filme, deixando as bordas do lado de fora durante a noite. Se os tubos molhados forem deixados assim por mais de 3 dias, eles podem ficar mofados.
Processamento de tubos
Depois que os tubos estiverem prontos, eles precisarão ser tratados com qualquer um dos seguintes: impregnação decorativa, primer ou tinta.
Ao tratar a superfície, é recomendável usar luvas e cobrir a superfície da mesa com uma película protetora.
Impregnação decorativa
A impregnação decorativa baseia-se nas seguintes etapas:
- Impregnação na quantidade de 1 colher de sopa. eu. coloque em um recipiente.
- Adicione 38 ml de água e mexa bem.
- Coloque um lote de tubos sobre um filme colocado sobre a mesa.
- Usando um pincel, aplique a solução preparada na superfície.
O trabalho deve ser feito rapidamente, pois o material não deve grudar, então o produto é deixado na mesa dentro de um saco por 25 minutos, depois arejado e colocado no congelador durante a noite. Este tratamento permite esconder todas as torções nas dobras do produto acabado e tornar os tubos mais flexíveis, o que não pode ser alcançado ao usar verniz.
Mancha
Os tubos precisam ser divididos por cor e material de fabricação; A tinta à base de água pode ser feita com as seguintes cores:
- árvore;
- carvalho;
- ameixa;
- chocolate mocha.
A tinta no tom desejado deve ser colocada em um recipiente e aplicada na superfície dos tubos com um pincel. Ao final, os produtos devem ser secos em temperatura ambiente, previamente dispostos sobre uma superfície de mesa coberta com filme plástico.
Pintando com cores
A pintura dos tubos com cores é feita a partir de uma mistura feita com 3 colheres de sopa. eu. esmalte, verniz para saunas na quantidade de 2 colheres de sopa. l., 300 ml de líquido e 1 colher de chá. cores.
Os componentes são completamente misturados e aplicados na superfície dos tubos. Após o preparo, agite para remover o excesso de umidade e seque de forma conveniente.
Primer e verniz
Para fazer um primer, você precisa fazer o seguinte:
- Adicione 1 parte de cola PVA para 1 parte de tinta acrílica branca.
- Dilua a mistura resultante com água até obter uma consistência pastosa.
- Trate as peças de trabalho com esta solução, depois seque-as e aplique tinta ou verniz acrílico na superfície.
Tecer com tubos de jornal é considerado uma atividade fascinante tanto para adultos quanto para crianças. Você pode fazer vários artesanatos com eles que serão lindos e duráveis. Para isso, basta preparar uma grande quantidade de consumíveis.
Vídeo sobre tecelagem
Como fazer tubos de jornal para tecer: