Apesar de haver uma grande variedade de roupas infantis nas lojas, as mães continuam costurando roupas para seus filhos. Modelos criados com moldes simples para meninas se tornam únicos e diferentes de quaisquer outros.
O que você precisa para criar moldes e costurar roupas para meninas
Antes de começar a costurar roupas infantis, você precisa preparar os seguintes materiais e ferramentas:
- Têxtil. Deve ser dada preferência aos tecidos naturais.
- Linhas de costura. Elas precisam ser adequadas ao tom do material. Também é aconselhável preparar linhas de cor contrastante para fazer um ponto overloque.
- Uma agulha de costura e alfinetes para prender as peças.
- Giz ou sabão.
- Fita métrica (centimétrica).
- Tesoura grande para cortar detalhes no tecido. Os pequenos também podem ser úteis para desfazer pontos malsucedidos.
- Papel para moldes.
- Acessórios de costura (botões, fechos, tranças, rendas, zíperes).
Tirando medidas de uma garota
Para que o molde da roupa seja preciso, é necessário aprender a tirar medidas corretamente de uma criança. Não há regras especiais de medição para bebês menores de 3 anos. Em alguns casos, é ainda mais fácil pegar roupas que sirvam na garota e tirar medidas delas.
Para crianças mais velhas, durante as medições, você precisa garantir que a criança fique em pé, com as costas retas e os braços para baixo, enquanto o corpo deve estar relaxado. Independentemente da idade da menina, antes de tirar as medidas ela precisa usar uma roupa íntima que lhe sirva bem.
Tipo de medição | Designação convencional | Regras de medição |
Circunferência do pescoço | Osh | A fita métrica deve ser colocada na base do pescoço e sua circunferência medida. |
Circunferência do peito | Og | A fita deve passar pela parte mais larga do peito e pelos pontos salientes das escápulas. |
Circunferência da cintura | De | Os bebês não têm a cintura bem definida, então para ter uma ideia do tamanho, amarre uma fita na barriga e deixe o bebê se movimentar. À medida que se move, a própria fita “ficará” no lugar certo. Se a criança estiver acima do peso e com a barriga pronunciada, a medição deverá ser feita na parte mais saliente da barriga. |
Circunferência do quadril | Sobre | Você precisa medir nos pontos salientes das nádegas e quadris. |
Largura do peito | Shg | Usando uma fita métrica, meça a distância do início de uma axila até a outra. |
Largura traseira | Shs | Na parte de trás, use uma fita métrica para medir a distância de uma axila à outra, com a fita passando pelos pontos salientes das escápulas. |
Circunferência da cabeça | Og | Use uma fita métrica para medir a circunferência no ponto mais largo. |
Circunferência do joelho | OK | A circunferência deve ser medida no meio do joelho. |
Circunferência do quadril | Sobre | A medida é feita na parte mais larga do quadril. |
Circunferência do pulso | Oz | A circunferência deve ser medida no ponto onde a mão se conecta ao braço. |
Comprimento da cava | DPR | Para fazer uma medição, você precisa amarrar uma fita ou pedaço de fita no mesmo lugar onde a medição de Og foi feita. Depois disso, você precisa usar uma fita métrica para medir a distância da base do braço verticalmente até a fita apontando para Og. |
Transferindo o molde para o tecido
Para transferir o molde para o tecido, você pode usar vários dispositivos:
- Restos de sabão - resíduos de sabão com bordas finas e afiadas. O sabonete não deve conter nenhum aditivo gorduroso, como creme.
- Giz. Lojas de costura vendem modelos especiais, mas é mais barato usar os comuns para quadros escolares. O importante é que ele seja branco, assim não haverá problemas na remoção.
- Marcadores para tecido. Eles podem ser laváveis, solúveis em água ou desaparecer.
- Rolo de cópia e papel carbono.
Para iniciantes, recomenda-se usar giz ou restos de sabão. Esta é uma opção acessível que não requer nenhum investimento especial. Costureiros profissionais geralmente preferem rolos de traçado.
Maneiras simples de transferir um padrão:
- Depois de dobrar as peças simétricas ao meio, você deve fazer pontos de cópia ao longo da linha do contorno que precisa ser transferido. É importante não apertar os pontos. Depois, as peças precisam ser ligeiramente separadas umas das outras e os fios dos pontos aparados com uma tesoura. Depois disso, você pode desenhar as linhas do padrão usando os fios restantes.
- Para transferir um padrão com um pedaço de sabão ou giz, você precisa dobrar duas peças simétricas com os lados direitos voltados para dentro. Em uma das peças você precisa traçar o padrão com um pedaço de sabão. Depois, as peças são colocadas juntas, mas com os lados avessos voltados para dentro. Você deve bater com a mão nas linhas desenhadas, e depois elas serão transferidas para a segunda parte. O giz deixará uma marca mais brilhante. O traço do sabão ficará mais claro.
Cortar e experimentar roupas
O corpo das crianças é individual e cresce de forma irregular, por isso os moldes de revistas nem sempre são adequados. É melhor você mesmo criar os padrões. Você também pode usar um molde pronto para uma determinada idade, mas durante o processo de costura ajuste-o ao tamanho real da criança. É aconselhável deixar as roupas das crianças espaçosas. Roupas apertadas impedem que a pele respire e restringem os movimentos.
Ao cortar, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:
- Se o tecido contiver fibras naturais, ele poderá encolher após a lavagem. Por isso, antes de cortar, é recomendável lavá-lo e passá-lo.
- É necessário determinar onde fica a face do material e onde fica o verso. Em tecidos modernos isso pode não ser óbvio. Como último recurso, o rosto pode ser encontrado usando a borda de fábrica da borda do tecido.
- Quando um produto é planejado para ser costurado a partir de tecido com pelo ou padrão, é importante que a direção do pelo e do padrão coincidam em todas as partes.
- O corte deve ser feito pelo avesso do tecido. Neste caso, você precisa colocar primeiro os padrões maiores no material e só depois os menores.
- Ao colocar moldes em um pedaço de tecido, você deve levar em consideração a necessidade de contornar os detalhes com margens (de 0,5 a 2 cm). Quanto mais fino o tecido, mais largas devem ser as margens de costura.
- Se o tecido for grosso, cada pedaço deverá ser cortado separadamente.
Experimentar roupas é uma etapa importante que permite observar erros na construção de um molde ou no corte do tecido logo na fase inicial:
- Não é necessário costurar o item para experimentá-lo. As peças devem ser fixadas com ponto de alinhavo.
- Blusas, tops e vestidos precisam ser alinhavados nas costuras laterais e dos ombros. Se o modelo tiver mangas, basta alinhavar apenas uma delas.
- A saia também precisa ser franzida nas laterais. Se houver um fecho, ele também precisa ser preparado.
- Para calças, você deve fazer costuras laterais, entrepernas e centrais. Além disso, você precisa alinhavar o zíper, se houver um.
- Qualquer marcação durante o encaixe deve ser feita com giz ou sabão. Se as peças forem simétricas, depois de experimentar todas as alterações devem ser transferidas simetricamente.
- Não há necessidade de costurar pequenos detalhes. Será suficiente anexá-los em papel.
Costurando um vestido festivo para uma menina no jardim de infância
Um vestido para uma festa de jardim de infância pode ser costurado em uma noite. O padrão apresentado foi projetado para a faixa etária de 5 a 6 anos. Se este modelo for feito de tecido fino, é aconselhável fazer um forro.
As medidas fornecidas são para a parte superior do vestido. Para o forro, todas as dimensões devem ser 6 cm menores. Além disso, um retângulo medindo 200*11 cm deve ser cortado em tecido contrastante para o babado vertical.
Etapas do trabalho:
- Para fazer babados, o detalhe correspondente deve ser dobrado ao meio ao longo de todo o comprimento e costurado de dentro para fora ao longo do lado longo e de um lado curto, depois virado do avesso e cuidadosamente costurado à mão no segundo lado curto com pontos invisíveis. Antes de fazer um babado, a peça deve ser bem passada e, com o auxílio de uma agulha e linha, formar babados no comprimento e fofura desejados.
- O próximo passo é costurar o babado na parte da frente. Você precisa costurar pela frente.
- Os detalhes da frente, das costas do vestido e do forro nas laterais precisam ser costurados.
- Para costurar o forro ao vestido, eles devem ser dobrados com os lados avessos voltados um para o outro. Primeiro, a parte inferior do produto é costurada e depois as costuras dos ombros.
- Em seguida, você precisa processar a cava com as mangas costurando a fita de viés. Recomenda-se prender as peças com pontos regulares antes de costurar o vivo para que o tecido não escorregue enquanto você trabalha.
- Deve ser feito um fecho na parte de trás.
O vestido está pronto.
Vestido de verão para meninas
Costuramos um vestido de verão para crianças (para meninas, os moldes são projetados para 2 anos de idade) com tecido leve em apenas 2 horas.
Para preparar um molde, você precisa ter duas medidas: circunferência do peito e comprimento do vestido. É preciso levar em conta que se você não deixar espaço para liberdade de ajuste, usar esse modelo será problemático. Recomenda-se adicionar 3,5-4 cm.
Abertura:
- O corpete precisa ser dobrado. Para isso, corte 4 pedaços retangulares do tecido, com 30 cm de comprimento e 16 cm de altura.
- Para calcular o comprimento individual desta parte do vestido de verão, adicione 4 cm à circunferência do peito para facilitar o ajuste e divida o comprimento resultante pela metade.
- Na área da cava, os cantos devem ser cortados de modo que o chanfro fique entre 5 e 7 cm.
- Para a saia você precisa cortar 2 retângulos de 33*50 cm.
- As partes da gravata devem ter 3 cm de largura, o comprimento depende de sua preferência pessoal.
Etapas do trabalho:
- Primeiro, você precisa costurar as gravatas.
- Em seguida, as partes superiores do vestido de verão precisam ser dobradas em pares – com os lados direitos do tecido voltados para dentro. As pontas das alças devem ser presas com alfinetes nos cantos superiores das cavas.
- Em seguida, você precisa fazer o corpete de modo que as peças sejam costuradas em 3 lados (costura lateral e superior).
- As peças retangulares da saia precisam ser dobradas frente a frente e as costuras laterais precisam ser feitas.
- A parte inferior precisa ser bainhada e finalizada com renda.
- Depois você precisa combinar as partes superior e inferior do vestido de verão. A melhor maneira de fazer isso é alinhando e prendendo as peças ao longo da costura lateral.
- Ao longo da circunferência da saia, mantendo a simetria, é necessário fazer dobras e depois costurar as duas partes.
O vestido está pronto.
Calças para meninas
Calças de outono isoladas, recomenda-se costurar com tecidos: capa de chuva (externa) e lã (forro).
O padrão apresentado foi projetado para uma altura de 110 cm. Se você precisar de calças de um tamanho diferente, o molde precisará ser ajustado em termos de circunferência da cintura e do quadril, bem como altura do assento e comprimento do produto.
Etapas do trabalho:
- Do material da capa de chuva, você precisa cortar as duas partes apresentadas, dobrando o tecido com os lados direitos para dentro.
- Para o velo, você precisa usar o mesmo padrão, mas nas laterais ele precisa ser reduzido em 5 cm, e na parte superior - em 4.
- Primeiro, você precisa costurar calças de tecido de capa de chuva e depois o forro de lã.
- Depois disso, elas precisam ser inseridas uma na outra e costuradas na região da cintura.
- Uma tira de tecido de capa de chuva precisa ser costurada na parte inferior das calças para que elas possam ser enroladas.
- Na área da cintura, o tecido precisa ser dobrado na largura do elástico e costurado.
- Por último, você precisa inserir o elástico.
Blusa para menina
Estamos costurando uma blusa para crianças com tecido de malha (o molde fornecido foi criado para meninas com 104 cm de altura).
Para a blusa, você precisa cortar 1 pedaço para a parte superior da frente, 2 pedaços para a parte superior das costas e um retângulo para a parte inferior (100 cm * 26 cm).

Etapas do trabalho:
- Primeiro, você precisa costurar as costuras dos ombros do produto. Como a blusa é feita de malha, é melhor processar as costuras em overlock. Mas você também pode fazer isso em uma máquina de costura comum, usando uma agulha e um calcador especial para malhas.
- O próximo passo é chulear as bordas ao longo das linhas tracejadas.
- Em seguida, você precisa costurar as peças nas laterais.
- As mangas devem ser dobradas 1 cm e costuradas.
- O mesmo precisa ser feito com o pescoço.
- Depois, as costuras resultantes precisam ser passadas a ferro.
- A peça traseira deve ser preparada para fixação futura. Para isso, as bordas precisam ser dobradas 1,5 cm de cada lado.
- A parte retangular da parte inferior da blusa deve ser costurada ao longo do lado curto.
- A borda inferior deve ser dobrada e costurada.
- A parte superior do babado precisa ser franzida para dar volume.
- Costure na parte superior da blusa.
- Este modelo utiliza botões como fecho.
O produto está pronto
Shorts para meninas
Costuramos shorts com listras para crianças (os moldes para meninas são projetados para o tamanho 122) usando um molde que até mesmo uma costureira novata pode manusear.
Para construir um padrão, você precisa obter dados sobre o quadril (A) e a cintura (L), bem como a altura do assento (S). Para desenhar um padrão, você precisa construir uma grade. Seu comprimento D = Ob/2 + 14 cm, largura W = H + 10 cm.
O cinto deve combinar com o comprimento do padrão do short na frente e atrás. A largura do cinto será igual à largura do elástico e das folgas. Os moldes para bolsos internos podem ser feitos com base no molde recebido do produto. Sua profundidade pode ser qualquer. Consumo de tecido: 80 m de tecido + retalhos para bolsos (pode usar sobras de tecido).
Etapas do trabalho:
- Depois de cortar todas as peças, você precisa costurar as partes da frente e de trás do short ao longo dos cortes do meio.
- Depois disso, a costura precisa ser passada a ferro para um dos lados.
- Os bolsos devem ser costurados na frente da peça. Para fazer isso, coloque a peça do bolso frente a frente na parte da frente do short e costure.
- Para evitar que o interior dos bolsos “salte”, o bolso deve ser costurado a 1 mm da linha marcada.
- Na margem de costura, você precisa fazer cortes com uma tesoura em intervalos de 4 cm.
- As peças restantes dos bolsos devem ser colocadas sobre as já costuradas, com a face para dentro, e costuradas.
- Para garantir que o tecido do qual o bolso é feito não fique visível, um forro feito do tecido principal deve ser costurado na parte visível do bolso.
- Em seguida, você deve costurar as partes da frente e de trás do short pelas laterais e passar as margens de costura na parte de trás.
- Depois você precisa costurar o corte do degrau.
- A tira sob o cinto precisa ser fechada em um anel e costurada, deixando uma fenda para passar o elástico.
- Depois você deve dobrar o short com o cinto com os lados direito juntos e costurar.
- Em seguida, o cinto precisa ser dobrado para dentro e costurado pela frente de modo que a nova costura siga a costura com a qual o cinto foi costurado originalmente.
- Um elástico deve ser passado no cinto e suas extremidades devem ser costuradas.
- A parte inferior do short precisa ser dobrada e costurada.
Você pode costurar listras nas laterais do short ou deixá-lo como está.
Saia para menina
Estamos costurando uma saia de verão para crianças (os moldes para meninas são adequados para qualquer idade). A vantagem desse tipo de saia é que, dependendo do tecido escolhido, ela ficará diferente a cada vez. Para uma saia leve de verão, são adequados: algodão, linho, chita, jeans leve. Para uma opção festiva, você pode escolher cetim, brocado ou organza.
Para adicionar volume, você precisa fazer uma anágua de organza, renda ou malha usando os mesmos padrões. Para uma saia, você precisa tirar duas medidas: circunferência da cintura (L) e contar o comprimento necessário (C). Para garantir que a saia tenha um franzido bonito, é recomendável dobrar a circunferência da cintura.
Em seguida você precisa calcular 2 raios:
- r - para a cintura. Cálculo: r = (De*2)/6,28. O valor resultante deve ser arredondado para o número inteiro mais próximo.
- R - para o fundo. R = r + D.
Levando em conta os dados obtidos, é necessário fazer um molde no papel. Para cortar uma saia em tecido, você precisa dobrar o molde de papel em 4. Depois, dobre o pedaço de tecido e transfira os círculos para ele. Se você planeja fazer a bainha da parte inferior do modelo, ao cortar é necessário deixar uma margem de 1 a 2 cm.
Além disso, a borda pode ser finalizada com fita ou renda costurada, então as margens não são necessárias ou são mínimas. A saia de sol é costurada sem costuras. Portanto, ao escolher o tecido, é preciso levar em consideração que o diâmetro da saia não pode ultrapassar a largura do tecido.
A largura do cinto depende da preferência. O principal é não esquecer de adicionar 2 cm de margem. Para iniciantes, é melhor que o comprimento do cinto corresponda ao diâmetro do círculo no cinto.
Etapas do trabalho:
- O cinto precisa ser costurado para formar um anel. Neste caso, é necessário deixar uma fenda onde o elástico será inserido posteriormente.
- Em seguida, essa peça deve ser dobrada ao meio e costurada na saia.
- A parte inferior do produto precisa ser bainhada ou decorada da maneira desejada - com fita, trança, renda.
- No final do trabalho, é necessário inserir um elástico. Recomenda-se que o comprimento do elástico seja 10% menor que o Ot.
Suéter inteligente para menina
É aconselhável costurar uma blusa de malha usando um overlock. Caso contrário, será necessário um pouco mais de habilidade e precisão da costureira.
O molde serve no tamanho infantil 98. Neste caso, você precisará de um pedaço de malha de 1 m * 1 m e 80 cm de renda larga.
Para a gola você precisa usar o seguinte molde. A largura da tira deve ser de 4 cm e o comprimento 30 cm menor que o decote.
Etapas do trabalho:
- Todas as peças devem ser cortadas de acordo com o molde em anexo. Você precisa colocar a renda nas prateleiras e depois costurar as costuras dos ombros.
- Em seguida, você precisa costurar a gola e passar todas as costuras.
- Depois você precisa costurar as mangas na cava.
- Depois disso, você deve costurar as mangas e as laterais da jaqueta.
- Em seguida, você precisa costurar o cinto e passar todas as costuras.
- É necessário fazer 2 tiras para botões. Para fazer isso, você precisa dobrar as tiras de tecido ao meio no lado comprido, costurá-las no lado curto, virá-las do avesso e passá-las a ferro.
- O cinto precisa ser dobrado para dentro e costurado pela frente, de modo que a costura caia no local onde o cinto é costurado nas prateleiras.
- Os punhos precisam ser fechados em forma de anel, dobrados ao meio com os lados direitos voltados para fora e costurados nas mangas.
O produto está pronto.
Colete para menina
Costuramos um colete de lã simples para crianças (para meninas, os moldes podem ser feitos usando um suéter ou jaqueta prontos). Além do fleece, você também precisará de pedaços de malha para o acabamento das bordas e um zíper. A simplicidade deste modelo é que você não precisa calcular especialmente o molde e o produto tem um mínimo de costuras.
Etapas do trabalho:
- Você precisa pegar o suéter da criança e usá-lo como base para fazer moldes de papel para 2 frentes e costas, sem esquecer das cavas.
- Para deixar o colete sem costura, dobre o tecido ao meio e coloque o molde de papel como mostrado na imagem. Ao cortar uma peça, é necessário levar em conta as tolerâncias.
- Com base no tamanho do pescoço resultante, você precisa cortar um retângulo para a gola.
- A partir de malhas você precisa fazer 2 blanks para finalizar as mangas.
- Em seguida, as tiras de malha precisam ser costuradas. Para fazer isso, dobre o velo e a malha com os lados direitos juntos e costure. Depois, a tira precisa ser dobrada para o avesso e costurada.
- O próximo passo é fazer as costuras dos ombros.
- A tira da gola deve ser dobrada junto com o produto principal, com os lados direitos voltados um para o outro, e costurada.
- Depois disso, o zíper deve ser costurado alternadamente em uma metade da prateleira e depois na outra.
- A borda inferior do colete precisa ser bainhada junto com as pontas do zíper.
- A gola precisa ser dobrada e costurada para que fique nivelada com o zíper.
Está tudo pronto.
O que fazer com jeans velhos?
Os jeans se tornaram há muito tempo uma peça de roupa universal para pessoas do mundo todo. O tecido jeans é muito diversificado: ele difere em composição, espessura e cor. Então, quando o jeans se desgasta, há muitas oportunidades de dar ao tecido uma “segunda vida”.
Para crianças, você pode costurar uma saia, um vestido de verão ou um vestido usando jeans velhos. Até mesmo iniciantes podem costurar um colete jeans para seus filhos. Jeans adulto pode ser transformado em jeans infantil, e talvez até mais de um.
Fazer agasalhos já exige habilidades de costura. Chinelos para levar para casa são algo indispensável para as crianças. Bolsas pequenas também ficam fofas.
Pequenos pedaços de jeans viram brinquedos fofos. A costura para crianças não perde sua relevância. Os moldes apresentados em revistas e na Internet para meninas ajudam tanto as costureiras iniciantes quanto as artesãs experientes a vestir seus filhos de uma forma moderna, bonita e barata.
Autor: Vorobyova Nadezhda
Formatação do artigo:Lozinsky Oleg
Vídeo sobre como costurar uma saia para uma menina
Como costurar uma saia dupla face para uma menina:
Muito obrigado! Tudo é detalhado e acessível! Precisamos de mais master classes como essa!
muito satisfeito!