A cor do couro é considerada uma das cores mais difíceis de pintar porque é difícil obtê-la pela mistura de outros pigmentos. Todas as tintas diferem em composição, espessura e saturação. Para fazer um tom de pele Para desenhar um retrato, você precisa saber em que proporções misturar tintas, quais cores usar e como tornar o desenho realista.
Regras gerais para obter a cor da carne
Artistas experientes alertam os iniciantes que não existe uma “receita” para criar um tom de pele com proporções exatas de tintas de qualquer cor. Os tons dependem dos tipos de cor dos rostos das pessoas que você planeja desenhar, bem como de suas raças.
Além disso, cada artista percebe as cores à sua maneira, e dois retratos desenhados a partir de uma fotografia por pessoas diferentes terão esquemas de cores diferentes, mas permanecerão semelhantes ao original. Existem apenas regras gerais a serem seguidas ao desenhar retratos coloridos.
Lista completa de recomendações:
- Ao copiar uma pessoa de uma fotografia, uma cópia deve ser impressa e anexada à lateral da tela para que seja sempre possível comparar os tons resultantes com o original.
- O rosto e outras partes do corpo não podem ter uma única cor sólida porque parecerão muito planos e bidimensionais. Para obter volume, você precisa misturar as tintas corretamente e mostrar sombras, destaques, curvas e dobras no desenho.
- A cor principal do tom de couro é considerada branca. Adicioná-lo permite que você torne os tons mais claros ou mais escuros. Tudo depende das proporções. Sem cal, é possível desenhar um retrato de uma pessoa apenas com aquarela e lápis.
- Se houver duas pessoas no retrato, deve-se levar em consideração que a pele dos homens é sempre mais escura que a das mulheres. Esta regra só deve ser seguida se o casal for da mesma raça.
Você pode criar um belo tom do rosto e do corpo em um desenho usando tintas seguindo estas condições. Também é importante saber que a pele tem a capacidade de refletir a cor das roupas e chapéus, e sua tonalidade também depende da iluminação.
Melhores combinações de cores
É importante que artistas iniciantes pratiquem a obtenção de tons de pele antes de começar a desenhar rostos e corpos de pessoas.
Nas escolas de arte ensinam como misturar tintas da seguinte maneira:
- Em uma paleta, misture tinta amarela e vermelha na proporção de 6:1. A cor deve ser laranja.
- A esta cor você deve adicionar metade de 1 parte de tinta azul.
- O resultado deve ser uma cor marrom, à qual você precisa adicionar branco até que a tinta atinja o tom desejado.

Este método de mistura é adequado para tintas espessas, como acrílica, guache ou óleo.
Para cores claras, como aquarelas, existe outro método:
- Dissolva a tinta vermelha em uma gota de água limpa.
- Adicione 1 parte de amarelo à água de rosas resultante.
- Verifique em uma folha áspera como fica a tonalidade.
Dependendo do resultado, a cor é ajustada adicionando tinta amarela, marrom ou vermelha. Artistas experientes ensinam iniciantes a ver mais cores no tom de pele do que uma pessoa comum consegue perceber à primeira vista. Durante o processo de desenho, você terá que adicionar outras cores que podem parecer desnecessárias na imagem, mas são elas que dão realismo à imagem.
Por exemplo, para mostrar sombras e uma tez fria, você precisará de tintas azul, preta, cinza e roxa. Tons de pele quentes pedem vermelhos, amarelos, marrons e verdes.
Nuances a considerar ao misturar cores
Conhecer algumas nuances, cuja importância é confirmada por profissionais, ajudará a tornar a cor do couro natural:
- Às vezes, a cor pode parecer muito escura quando aplicada ao papel. Não é recomendado adicionar branco a uma camada que já foi aplicada ao retrato. Isso pode resultar em um tom "sujo" ou tornar a transição entre camadas muito clara. Às vezes basta espalhar a tinta com um pincel molhado.
- Na paleta, os tons com pigmentos vermelhos usados no blush podem parecer mais escuros do que o necessário. Vale considerar que, ao secar, algumas tintas ficam 2 a 3 tons mais claras, como por exemplo, guache e aquarela.
- Para transições suaves de sombras e realces, faça 1 camada de tinta em uma única cor e obtenha um efeito translúcido.
Para evitar erros específicos, antes de aplicar cada camada de tinta, você precisa verificar como ela ficará em uma folha áspera. Se o tom for aplicado sobre uma camada seca, o teste será realizado em uma mancha seca de tinta de tom adequado. Até mesmo pigmentos secos podem se misturar e produzir resultados imprevisíveis.
Tipos de cor da carne e características de sua produção
Na pintura, as cores da pele são divididas em 3 tipos principais.
A tabela mostra seus nomes e características:
Tom de pele | Sinais |
Luz | Tez bege claro ou leitosa, veias azuis ou verdes. |
Média | O rosto tem uma tonalidade amarela, creme ou rosa. As veias não são muito visíveis. |
Escuro | A casca é terracota, marrom ou tem um tom chocolate. As veias não são visíveis. |
Com a ajuda de tintas espessas você pode criar um tom básico para cada tipo de pele. É importante lembrar que isso é apenas a base. Para destacar sombras, realces e reflexos, é necessário diluir a cor de base com outros pigmentos.
Tom de pele claro
Você pode fazer uma cor de couro em tom claro da seguinte maneira:
- Faça laranja misturando 3 partes de tinta amarela e 1 parte de tinta branca.
- Coloque 3 partes de tinta branca na paleta separadamente da mistura preparada.
- Adicione pigmento laranja à tinta branca em porções bem pequenas, mexendo a tinta a cada vez até obter um tom uniforme.
Quando a cor se aproxima do original, é necessário determinar o tipo de cor de pele da pessoa na foto. Se a pele tiver um tom quente, você precisará adicionar tinta vermelha e amarela. Se o rosto tiver um tom frio, você precisará de um pigmento azul, azul claro ou violeta.
Tom de pele médio
Quais cores e tons são mais frequentemente usados para criar esse tom de pele:
- marrom, amarelo, ocre;
- vermelho, roxo, laranja;
- azul ou amarelo, dependendo do tipo de pele.
Como criar uma sombra base:
- Em uma paleta, misture tinta marrom e amarela na proporção de 2:1.
- Separadamente desta cor, misture as cores vermelha e marrom na proporção de 1:2.
- Agora misture os pigmentos resultantes em partes iguais e adicione metade de 1 parte de tinta azul.
- Adicione a cor resultante em partes à tinta branca até obter o tom desejado.
Se sua paleta contiver tintas chamadas siena e umber, você pode pular o passo 1 e misturá-las imediatamente em partes iguais.
Tom de pele escuro
Você pode obter um tom base de pele escura da mesma forma que um tom médio. Você precisará de mais marrom e menos branco. Artistas experientes também aconselham adicionar roxo em vez de azul. Isso deixará o tom mais natural. Esta tinta deve ser adicionada gota a gota, mergulhando a ponta do pincel. Cada vez que você misturar bem com a cor base, você poderá adicionar mais se não tiver roxo suficiente.
Tons de cor de pele em diferentes partes do corpo
A pele das pessoas sempre tem uma cor diferente em diferentes partes do corpo. A sombra de base fica nas bochechas, na testa e no peito. Em outros lugares, ao desenhar, você deve complementar a base com outras cores. Abaixo dos olhos, nas asas do nariz e abaixo do lábio inferior, a cor é sempre mais escura que a base. Ao redor dos olhos, ponta do nariz, maçãs do rosto - pelo contrário, mais claro. As bochechas são pintadas de rosa adicionando-se pigmento vermelho ou roxo à cor de base. O pescoço deve ser leve.
Cores escuras são usadas para indicar as clavículas, o peito e o abdômen. Os braços e as pernas devem ser mais escuros que o resto do corpo. As palmas das mãos e os pés são desenhados levemente, assim como as partes internas dos braços. Os cotovelos e joelhos apresentam uma coloração avermelhada. Locais onde uma pessoa tem mais músculos devem ter cores quentes, e onde os ossos se projetam - cores frias.
Obtendo cor de pele misturando tintas
Você pode fazer uma cor de couro usando qualquer tinta que combine bem entre si. Os pigmentos usados para pintar retratos diferem em consistência e saturação, então cada tipo de tinta tem sua própria tecnologia de mistura; seguindo essas instruções, você pode obter um lindo tom de pele.
Cor da pele na pintura em aquarela
Aquarela é uma tinta leve e translúcida. É aplicado em várias camadas. Para fazer com que a cor da pele humana pareça natural, você precisa saber como combinar corretamente os pigmentos para criar uma base.
Instruções passo a passo:
- Você não precisa de cal para fazer o trabalho. Tudo o que você precisa é de uma paleta branca. Você pode usar cartolina branca ou papel para aquarela.
- Misture tinta vermelha e amarela em partes iguais.
- Dilua a cor resultante com água e verifique como ficará o tom após a secagem.
- Para obter um tom de pele frio, você precisa adicionar um pouco de cor azul na ponta do pincel. Para um tom quente, você precisa de uma gota de ocre.
- Para um tom rosado, você pode adicionar um pouco de rosa.
A tinta é aplicada em uma camada fina e translúcida. Depois, é necessário adicionar outros pigmentos à cor base para mostrar meios-tons, sombras e realces no retrato.
Como fazer cor de pele com guache?
Guache é uma tinta espessa que fica de 1 a 2 tons mais clara quando seca. É importante lembrar disso ao misturar cores.
Como fazer cor de couro:
- Misture vermelho e amarelo para fazer um laranja brilhante.
- Coloque tinta branca em uma paleta e adicione laranja em pequenas gotas. Misture as tintas a cada vez até que o tom fique uniforme.
- Para aproximar a cor do tom médio da pele, adicione 2 a 3 gotas de ocre à base clara resultante.
- Para tons escuros, você precisa adicionar mais vermelho, uma gota de azul e preto. Na ponta do pincel.
Antes de desenhar, você precisa fazer alguns traços em uma folha áspera e deixá-la secar. O guache pode desbotar e a tonalidade pode mudar.
Tom de pele com tintas a óleo
Na paleta de tintas a óleo, todas as cores são saturadas e têm tons naturais e orgânicos. Após a secagem não clareiam.
Como obter um tom de pele médio:
- Misture partes iguais de tinta vermelha, amarela e azul. O resultado será uma cor marrom escura.
- Agora você precisa clarear o tom adicionando gradualmente o branco e o amarelo.
- Quando obtiver o tom desejado, você pode adicionar uma gota de vermelho.
Você pode clarear o tom com tinta branca e escurecê-lo com tinta azul e marrom. É importante lembrar que as tintas a óleo se misturam bem entre si, portanto, as novas cores devem ser adicionadas em porções bem pequenas.
Ao pintar com tintas acrílicas
As tintas acrílicas são brilhantes e ricas.
Para obter um tom de pele, você precisa:
- Misture pigmento vermelho e laranja em partes iguais. Ficará laranja.
- Adicione tinta azul na ponta do pincel e depois a mesma quantidade de preto.
- Misture com 1 parte de corante vermelho.
- Misture separadamente o marrom claro e o ocre em partes iguais.
- A cor escura resultante é gradualmente misturada com o primeiro tom.
Depois de obter a cor desejada, você precisa testá-la em uma folha áspera. A tinta deve ser seca e o resultado avaliado. Se o tom for muito escuro, você pode diluir a cor com pigmento amarelo e branco.
Como obter cor de carne a partir de plasticina?
Em lojas de artesanato você pode comprar plasticina da cor da pele e tons diferentes, mas às vezes não há oportunidade de ir às compras. Neste caso, você pode misturar outras cores de plasticina.
Como fazer:
- Amasse 1 barra de farinha branca.
- Corte um pequeno pedaço, de cerca de 1 cm, do rosa escuro.
- Corte pedaços de 1 cm das barras rosa claro, laranja e amarela.
- Sove todo o material preparado.
- Combine todas as cores em uma só peça e amasse até que as cores estejam completamente misturadas.
Depois que toda a plasticina estiver misturada, ficará claro qual dos pigmentos acima deve ser adicionado para mudar a tonalidade.
Como obter cor de pele usando lápis?
Os lápis não têm a capacidade de se misturar entre si e criar novas cores. Todos os meios-tons e outras sombras só podem ser obtidos sombreando a imagem na direção correta. As transições de uma cor para outra também são feitas com traços.
Como obter a cor da pele:
- Sombreie todo o retrato com um lápis bege.
- Use lápis marrom e laranja para marcar as áreas onde haverá sombra.
- Sombreie as áreas das dobras da pele com um lápis vermelho, sem pressionar.
- Sombreie as áreas de blush com um lápis rosa.
- Pinte as áreas restantes com bege.
Ao desenhar um retrato com lápis, você pode ajustar a saturação da cor. Onde a sombra deve ser mais clara, é preciso pressionar o lápis com mais força; em locais onde a pele deve ser clara, não é necessário pressionar o lápis. Você pode fazer uma cor de couro misturando qualquer tinta. A pele tem tons diferentes em diferentes áreas do corpo, e não basta pintar o desenho apenas com uma camada de base. Experimentando, você precisa adicionar outros pigmentos à base para obter um desenho realista e bonito.
Vídeo sobre como fazer cor de couro
Como misturar cor de pele usando tinta: