Uma das coisas mais difíceis de fazer no desenho é esboçar pessoas. Ao contrário de várias naturezas-mortas, paisagens e outros tipos de pinturas, as pessoas são as figuras mais difíceis. Desenhar uma pessoa em diferentes poses pode mudar completamente a percepção da pintura em si. Mas para desenhar uma pessoa corretamente, como os grandes mestres, primeiro você precisa aprender a criar esboços. Rápido e competente.
Começando, escolhendo uma posição
Ao esboçar uma pessoa regularmente, é possível desenvolver um senso de escala. Como o corpo humano é dividido em proporções específicas, muitas vezes acontece de iniciantes que nunca desenharam antes acabarem esboçando uma pessoa com uma cabeça muito grande ou um corpo pequeno. Essa habilidade vem com a experiência, quando você começa a sentir uma sensação de leveza no lápis.
Para estudar o corpo humano e suas principais características o mais rápido possível, é necessário experimentar ângulos. Para começar, você pode pegar o mais comum entre eles.
Ângulo | Descrição da imagem |
Perfil | Apenas um lado do rosto humano é visível. |
Meia volta | Quando o rosto do modelo está virado apenas três quartos. Este ângulo é um dos mais difíceis, mas mesmo com ele há muitas variações para um desenho pictórico. |
Rosto inteiro | A posição do rosto, que é direcionada diretamente para o observador. A pessoa se vira de modo que seu corpo pareça completamente simétrico para o artista. |
Outros esboços como esses precisam ser feitos de memória. Até que a imagem fixa permaneça na cabeça. Não pare em apenas uma posição. É melhor desenhar vários esboços simples de uma vez, mas em posições diferentes do corpo e da cabeça. Depois vale a pena desenhar cada uma das posições de memória, consolidando assim as habilidades adquiridas.
Nesta fase, estamos apenas começando a conhecer o corpo humano e suas características. Diferenças na estrutura do corpo feminino em relação ao corpo masculino e assim por diante. Essas diferenças anatômicas precisam ser firmemente estabelecidas antes de passar para esboços complexos.
Como desenhar uma pessoa com lápis: proporções
As proporções são o que permitem que você perceba o trabalho final de forma mais realista. Todo mundo conhece a popular obra de Leonardo da Vinci "O Homem Vitruviano", onde o artista mostrou em todo o seu poder a proporcionalidade do corpo anatômico humano.
Determinando as proporções básicas
A base das proporções humanas é a regra das "Sete Cabeças", que afirma que o corpo humano tem o tamanho de sete de suas cabeças. Em outras palavras, para que o corpo humano pareça realista, seu comprimento deve ser igual a sete cabeças.
Por exemplo, se o comprimento da cabeça for 2 cm, você precisará fazer mais 6 marcas iguais. Essa será a proporção correta para uma pessoa de altura média. Em seguida, você precisa prestar atenção em cada “seção” do corpo que é destacada de acordo com a regra acima.
Cabeça e rosto
Para maior comodidade, cada uma das seções deve ser numerada.
Para esboçar a cabeça, você precisa:
- A cabeça humana tem o formato de um ovo. Para iniciantes, é melhor usar uma forma oval regular. Não há necessidade de tentar deixá-lo perfeitamente uniforme, pois isso é apenas um esboço.
- Para que a cabeça não pareça um simples oval, ela precisa ser ligeiramente estreitada no queixo. Dessa forma, o esboço adquirirá as características de um rosto real. Aqui você precisa começar pela aparência do modelo para o esboço, porque alguém tem um queixo mais largo, e o de outra pessoa é mais estreito.
- Para garantir a distribuição simétrica das características faciais, uma linha média é desenhada. Deve passar pelo meio do corpo humano. Graças a essa linha, o corpo adquire um lado direito e um lado esquerdo.
- Em seguida, você precisa desenhar uma linha para os olhos. Este eixo deve estar localizado um pouco acima do meio do oval. Isso ajudará você a posicionar seus olhos mais facilmente.
Não tente desenhar com muita força as características faciais. Apenas algumas linhas de lápis são suficientes para uma indicação esquemática. Como este é um esboço de corpo inteiro de uma pessoa, a exatidão das características faciais não importa aqui.
O cabelo pode ser mostrado não apenas esquematicamente, apenas representando a massa geral, mas também em detalhes - com cachos e fios de cabelo caindo descuidadamente. Essa decisão depende do resultado desejado no esboço.
Pescoço
Esboços a lápis desta parte do corpo são sempre importantes. As pessoas giram o pescoço de maneiras diferentes em poses diferentes, por isso o ângulo do pescoço é muito importante, mesmo nos estágios iniciais de um esboço.
A principal coisa a saber ao desenhar um pescoço é que ele não pode ser mais grosso que a própria cabeça. Se o desenho for feito de frente, o pescoço inicialmente parece reto e depois tem uma transição suave para os ombros. Você pode indicar esquematicamente as clavículas e os tendões para maior realismo.
Se você precisar esboçar o pescoço de perfil, o início do pescoço será tirado do meio do maxilar. Ele desce um pouco mais e então passa suavemente para o braço. A parte de trás começa na parte de trás da cabeça, tendo uma curva bem leve.
Vale a pena considerar que se o pescoço for de um homem, ele deve parecer mais musculoso que o de uma mulher. Além disso, a curvatura é mais perceptível no pescoço da mulher. Não se esqueça do pomo de Adão no pescoço dos rapazes, que definitivamente precisa ser destacado.
Ombros
Os ombros dos homens devem parecer mais largos que os quadris e ser grandes mesmo em modelos magros. Os ombros das mulheres devem ter aproximadamente o mesmo tamanho em relação aos quadris, mas às vezes podem ser mais estreitos.
O ombro deve ser arredondado, mas não deve parecer um oval sólido. Para representar corretamente a articulação do ombro, você precisa entender aproximadamente quais músculos estão localizados nela. O ombro tem várias curvas que devem ser transmitidas no esboço para maior realismo.
O ombro não deve ser muito acentuado, mas também não deve ser muito inclinado. Este parâmetro depende do próprio modelo ou da vontade do artista. Entretanto, não é possível transmitir a estrutura do ombro corretamente na primeira vez; tudo vem com a experiência.
Tronco e pélvis
A estrutura do corpo feminino e masculino nessa parte é significativamente diferente, por isso é necessário analisar cada um deles separadamente. Acredita-se que é muito melhor aprender a desenhar um corpo masculino depois de estudar o corpo de uma mulher do que o contrário. Portanto, você precisa começar com o físico feminino.
- Tronco e pélvis de uma menina. A caixa torácica começa nos ombros. No local onde termina o ombro, deve ser colocado o peito, que nos esboços também é mostrado apenas esquematicamente. Uma característica distintiva do físico feminino é a cintura definida. No entanto, você não deve se empolgar muito aqui; basta enfatizar a curva graciosa do corpo. A pélvis de uma menina geralmente tem um formato arredondado. Os quadris de uma menina devem se destacar e enfatizar a feminilidade de seu corpo.
- O tronco e a pélvis de um homem. O corpo do cara lembra vagamente um retângulo, afinando em direção aos quadris. É por isso que muitos aspirantes a artistas o utilizam como suporte. O peito dos homens é significativamente mais largo que o das mulheres. Não se esqueça do destaque no peito, que também fica evidente nos homens, principalmente quando se trata de desenhar nus. Os quadris do cara são estreitos e normais, diferentemente dos das mulheres. Mas, apesar disso, você não deve se esquecer dessa parte do corpo.
Mãos
A maioria dos iniciantes que tentam desenhar mãos têm grande dificuldade em desenhar não apenas os antebraços, mas também as palmas. Você não deve tentar obter o resultado perfeito desde o início, porque a habilidade de desenhar mãos vem com a experiência.
No entanto, para evitar alguns erros, você deve se lembrar:
- As mãos têm relevo. Dependendo da massa muscular, o formato, o volume e o relevo dos braços podem mudar. Para dominar completamente essa habilidade, você precisa examinar cuidadosamente o formato das mãos de diferentes pessoas.
- Palmeiras e seu tamanho. Muitos artistas, mesmo aqueles que desenham pessoas há muito tempo, podem cometer erros no tamanho das palmas. Em termos de proporções corporais, o tamanho da palma deve corresponder ao tamanho do rosto.
Nos estágios iniciais do esboço, as palmas têm formato quadrado. Mais tarde, elas assumem o formato de uma luva, de onde emergem as falanges dos dedos e da mão. Para começar, você deve desenhar as mãos em uma posição relaxada. Depois disso, vale a pena passar para poses de mãos mais complexas, que adicionarão mais dinamismo ao esboço final.
Esboços a lápis de pessoas em diferentes poses geralmente focam nas mãos. Graças à ação das mãos e dos dedos, é possível determinar o estado emocional ou as intenções de uma pessoa, mesmo em desenhos.
Pernas
A etapa final do esboço. Você precisa começar a desenhar a perna a partir da coxa. Se a modelo estiver de perfil, não se esqueça de destacar as nádegas na parte posterior da coxa.
Os quadris das mulheres são mais arredondados que os dos homens. Não negligencie as curvas, pois suas coxas e canelas não devem parecer gravetos. Atenção especial deve ser dada aos joelhos, que conectam a canela e a coxa.
A parte interna da canela deve ter uma leve curvatura para dentro, e a parte externa deve ser ligeiramente arqueada. A magnitude das curvas depende da massa física do objeto. Se a modelo estiver com sapatos abertos, não se esqueça do tornozelo, que precisa ser destacado.
Em esboços e desenhos, os pés não recebem muita atenção, mas são mostrados apenas esquematicamente como 2 ovais ou retângulos, dependendo do ângulo.
Esboço de uma pessoa em poses simples
Desenhar pessoas a lápis em poses diferentes ajuda a desenvolver velocidade no desenho não apenas de esboços, mas também de obras completas. Depois que os conceitos básicos do corpo humano estiverem firmemente estabelecidos, você pode passar a esboçar pessoas em poses simples. Por exemplo, enquanto estiver sentado ou caminhando.
Homem sentado
A primeira e mais básica pose na qual você pode fazer um esboço é sentado. Nessa pose, muitos artistas retratam homens e mulheres em números iguais. Ao desenhar uma pessoa sentada, você precisa confiar na regra das “sete cabeças” mencionada anteriormente, que foi discutida acima.
Nesta fase, é importante distribuir o corpo corretamente. Para começar, vale a pena praticar em fotografias de modelos ou desenhar ao vivo. Ao sentar, é importante considerar a posição das suas mãos. O esboço ou trabalho finalizado ficará melhor se as palmas não estiverem escondidas atrás de outras partes do corpo.
A posição da cabeça e do corpo desempenham um papel significativo. Dependendo da posição em que o modelo estiver sentado, a cabeça e o corpo não devem parecer muito arqueados ou virados.
Posições complexas
Desenhar pessoas a lápis em poses diferentes é uma tarefa difícil. Especialmente quando se trata de posições difíceis. Entretanto, essa prática é necessária para estudar completamente o corpo humano de fora. Ginastas ou bailarinas retratadas nas fotografias em poses estéticas são perfeitas para esse treinamento.
Corpos dançando ou pulando estão em poses que podem ser difíceis de desenhar devido à posição incomum dos braços, curvas nas costas e pernas. Esboços como esses parecem bonitos, mas levam mais tempo do que desenhar uma pessoa em uma pose normal.
Esboços a lápis de pessoas em poses diferentes são difíceis de transmitir em termos de dinâmica de movimento. O desafio não é apenas transmitir corretamente as características do corpo, mas também dar-lhes movimento e liberdade. Você não deve exigir imediatamente um esboço perfeito, pois essa habilidade aparece depois que centenas de esboços de pessoas em poses diferentes já foram feitos.
Figura nua
Desenhar nus é um pouco mais desafiador do que desenhar roupas. Para esboçar corretamente um modelo nu, é necessário observar o corpo humano e suas características. Cada dobra ou curva do corpo nu deve ser transferida para o papel.
Para facilitar o desenho de nus, você pode usar papel de grande formato. Por exemplo, se esboços regulares de pessoas passando são feitos no formato A5 ou A4, então para desenhar um modelo nu você pode usar o formato A3 ou A2.
Primeiro, você precisa esboçar por um período de tempo ilimitado. No entanto, quando você sentir alguma ousadia em seus esboços, será preciso definir um limite de tempo para cada um. Por exemplo, 2 minutos são alocados para uma posição no esboço, depois o tempo é reduzido. Mesmo que esses esboços de treinamento não sejam perfeitos, eles precisam ser desenhados em um período de tempo determinado e relativamente curto.
Muitos artistas aconselham inicialmente fazer apenas algumas linhas esboçando a figura principal e depois começar o trabalho detalhado a partir da parte do corpo que mais atrai.
Dessa forma, você pode ver o quão importante os detalhes são, mesmo em esboços. No entanto, esse método pode desequilibrar as proporções do corpo. Mas mesmo neste caso, isso só acrescenta charme ao esboço final.
Um dos detalhes importantes é a escolha da posição ao desenhar. É necessário posicionar-se de modo a não fazer movimentos bruscos com a cabeça para conseguir visualizar o objeto. Uma folha de papel, tablet ou bloco de notas deve ser colocado em frente ao modelo posicionado.
Em roupas
Desenhar roupas é muito mais fácil do que desenhar nus. Mas aqui também não se deve relaxar. A primeira coisa muito importante na imagem de pessoas vestidas é a transmissão de dobras e texturas das coisas.

A melhor maneira de retratar pessoas com roupas é usar modelos que participam de desfiles de moda. Como eles são treinados profissionalmente para posar, desenhá-los será mais fácil. Para esboçar roupas, é melhor usar um lápis duro.
Além disso, se estivermos falando de um esboço estilizado, a regra das “sete cabeças” pode ser aumentada para oito, e a “cabeça extra” pode ser usada para aumentar o comprimento das pernas. Dessa forma a modelo ficará mais luxuosa com suas roupas.
Os detalhes nas roupas são muito importantes. Se, por exemplo, um sujeito estiver vestindo uma camisa xadrez, é importante desenhar os quadrados. O mesmo se aplica a joias como colares, pulseiras ou anéis. Todos eles devem ser retratados, caso contrário a imagem inteira perderá seu charme.
Peculiaridades de desenhar uma pessoa da vida real
Uma compreensão completa do corpo humano só é alcançada quando você tem que desenhar algo da vida pelo menos algumas vezes. Porque As fotos podem distorcer bastante o corpo real da modelo. É impossível dominar a habilidade de desenhar pessoas com roupas se você não tem ideia do que a pessoa tem por baixo das roupas e como deve ser um corpo nu.
Não é necessário chamar um modelo especial de modelo. Você pode pedir para alguém querido, como seu parceiro, posar para praticar. Você também pode posar. Tudo o que você precisa para isso é de um espelho grande e desejo. Além disso, ninguém se cansará de posar para si mesmo, pois será necessário se aprofundar completamente em todo o processo.
Esboços leves de pessoas a lápis, não importa quão complexa seja a pose, são essenciais para um estudo completo do desenho. Para atingir o resultado desejado, é importante não parar por aí e aprimorar suas habilidades diariamente.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre desenhar pessoas com lápis
Como desenhar uma pessoa passo a passo em pleno crescimento:
SUPER SUPER CHIQUE INCRÍVEL UAU YKLMN