Como disse a incomparável Coco Chanel, coisas feitas com as próprias mãos são luxo. Portanto, os brinquedos de pelúcia feitos à mão permitem que até mesmo os iniciantes aumentem o positivo ao decorar o interior, preparando presentes exclusivos para crianças, lembranças para familiares e amigos.
Para tais artesanatos, você precisará de padrões e diagramas que correspondam à ideia, meios improvisados e seguindo uma tecnologia simples para sua fabricação.
Materiais e ferramentas para a criatividade
Para costurar bordados você precisa preparar:
- pedaços de tecido, fitas, rendas;
- papel grosso/papelão para criar moldes, e também papel carbono e caneta/lápis para transferi-los para o tecido;
- enchimentos de brinquedos ecológicos;
- fios de vários tons e resistências;
- régua, tesoura, furador, alicate, agulhas, dedais;
- pequenos detalhes para decoração de rosto, fechos de roupas e decoração;
- ferro;
- máquina de costura (se necessário).
Escolhendo tecido para brinquedos
Dependendo das características de um determinado brinquedo, os seguintes tecidos podem ser usados:
- Malhas, tendo a propriedade de fácil alongamento e sendo adequado para fazer diversos artesanatos (animais, palhaços, cubos, bolas, etc.).
- Pele sintética multicolorido com pilha de diferentes comprimentos (para almofadas imitando animais fofos).
- Seda natural, que é usado na produção de roupas, apliques, acabamentos, etc.
- Tecidos de algodão e linho com padrões geométricos/fantasia brilhantes (chintz, cetim, popeline, flanela, etc.).
- Lã qualquer densidade, padrões ornamentais, superfície lisa/felpuda.
- Veludo, veludo – para criar uma superfície sedosa para brinquedos de animais.
- Pelúcia, que é mais relevante para a produção de produtos vintage.
O feltro decorativo é o tecido mais popular com o qual os brinquedos macios são feitos com suas próprias mãos - Sentido, tendo alta resistência e nenhuma friabilidade. É especialmente popular ao criar pequenos detalhes (narizes, bicos, rabos, patas, etc.).
Para iniciantes na criação de brinquedos de pelúcia com as próprias mãos, é importante levar essas características em consideração para que, ao transferir o molde e o diagrama, você possa escolher um tecido que combine com a imagem.
Brinquedos de pelúcia simples e primitivos: padrões para iniciantes
Esse grupo de brinquedos, chamados de "primitivos", pode ser o primeiro passo para criar versões mais complexas. Eles são cortados de tecido dobrado ao meio e costurados a partir de uma única peça com a cabeça, as patas e o corpo. Costura separada da cabeça, orelhas, patas e cauda também é permitida aqui.
Na maioria das vezes, são figuras tridimensionais de vários animais, peixes e pássaros. Sua criação simples exige precisão, mas não exige esforços e habilidades especiais, nem muito tempo. Além disso, usando um único padrão você pode criar itens maiores como almofadas decorativas. O artesanato finalizado é adequado para as crianças brincarem, como pingentes e chaveiros.
Uma das opções populares entre iniciantes é um brinquedo para gatos usando modelos prontos.
Com a ajuda de padrões simples, é possível criar seu brinquedo favorito de uma coruja sábia em algodão colorido ou chita estampada.
Usando uma seleção de fotos, é fácil entender várias etapas do trabalho.
Brinquedo macio faça você mesmo, padrões e diagramas para iniciantes desses produtos simples permitem que você use qualquer tecido com um mínimo de decoração. "Primitivos" feitos em cores claras podem ser transformados em presentes perfumados e pintáveis.
Para isso, são deixadas de molho por fervura em chá ou café forte com adição de baunilha ou canela, seguida de secagem ao sol ou no forno a +120°C. Depois disso, o brinquedo de lembrança perfumado pode ser pintado e decorado.
Com o que encher brinquedos de pelúcia
Anteriormente, algodão e pequenos retalhos de tecido eram usados para encher brinquedos de pelúcia. No entanto, hoje esses materiais estão sendo substituídos por materiais sintéticos mais leves e higiênicos (fibra sintética, holofibra, enchimento sintético, espuma de borracha, etc.).
Eles não encolhem, permitindo que os produtos mantenham seu formato original mesmo após uso prolongado e lavagens repetidas. É bastante aceitável usar suéteres velhos feitos de fios leves em forma de tiras finamente cortadas.
Também é permitido encher brinquedos com lã de ovelha não tingida, limpa e penteada (lasca). Ao mesmo tempo, você precisa ter certeza de que não haverá nenhuma reação alérgica por parte dos futuros proprietários dessas embarcações. A vulnerabilidade deste material é sua suscetibilidade a danos causados por traças e deformação quando molhado.
Caso seja necessário tornar alguns brinquedos mais pesados (bolas, chocalhos, etc.), enchimentos macios podem ser combinados com cereais pré-aquecidos, sementes, cascas e pedrinhas.
Almofadas feitas à mão em formato de vários animais e pássaros podem ser recheadas com ervas medicinais (hortelã, sálvia, lavanda, erva-doce, erva-cidreira, jasmim, etc.). Neste caso, deve-se levar em conta a tolerância individual dos componentes que eles contêm.
Instruções passo a passo: como costurar uma boneca de tecido
Ao fazer um brinquedo macio com suas próprias mãos, padrões e diagramas para iniciantes são o primeiro passo para concretizar sua ideia.
Os próximos passos são os seguintes:
- Selecionar os tecidos necessários, lavá-los e passá-los.
- Transfira o molde para o tecido e corte todas as peças com margem para costuras e bainhas (0,5 cm cada).
- Esboçar as partes resultantes do futuro brinquedo ao longo de linhas pré-marcadas (começando pela cabeça, depois o corpo e os membros).
- Costure todas as peças de acordo com essas marcações (à mão ou usando uma máquina de costura).
- Preenchendo todos os elementos com materiais ecológicos.
- Fixação final de cada parte uma à outra.
- Design de rosto e roupas.
Como fazer rosto e cabelo de boneca
Para a parte externa da cabeça, você precisa fazer uma bolsa do tamanho necessário com tecido de algodão. Após preenchê-lo com o material escolhido, para marcar o pescoço, você deve enrolar a parte inferior 2 a 3 vezes com fios grossos. Em seguida, enrole o protótipo da cabeça com um pedaço de malha da cor da pele.
Para fazer isso, dobre-o com o lado direito para dentro e coloque a cabeça pronta sobre ele, marque as linhas da parte de trás da cabeça e do pescoço, depois recorte a peça de trabalho e vire-a com o lado direito para cima.
Ao formar os olhos, nariz e boca no rosto da boneca, você pode usar pedaços de plástico especiais, botões, miçangas, etc.
A segunda opção é costurar/colar peças feitas por você mesmo, com tecido colorido ou bordado. Junto com isso, você pode desenhar os contornos dos elementos e depois colori-los. A escolha de qualquer um dos métodos depende de como o brinquedo macio feito à mão deve ser.
Padrões e diagramas para iniciantes também podem sugerir quais materiais são melhores para usar no cabelo, a saber:
- fio de lã que deve ser costurado na cabeça e depois usado para criar o penteado desejado;
- tramas especiais (cabelos presos em tiras de tecido);
- fio para feltragem;
- feltro para fazer rabos de cavalo/franjas, que são então costurados na cabeça depois que os moldes são transferidos para ela.
Além disso, o cabelo é frequentemente imitado pintando-o com tinta segura de tom adequado.
Tilda e suas variedades
A peculiaridade das bonecas Tilda, criadas no final do século XX pelo designer norueguês Tony Finnanger, é a simplicidade e a clareza das linhas de todos os detalhes, o uso apenas de materiais naturais. Esses brinquedos de bochechas rosadas, diferentes de quaisquer outros, com membros longos e desproporcionais e olhos pequenos, são projetados em delicadas cores pastéis.
Durante esse tempo, a tildomania conquistou simpatia em diferentes países do mundo, enriquecida por diferentes tipos, em particular:
- cabeça de abóbora, recebeu esse nome devido à estrutura de sua cabeça em formato de abóbora, costurada com cunhas de tecido. Ela também pode ser identificada pelo contorno claro de seu rosto e sua expressão, que parecem falar de seu temperamento e caráter.
- trapos - São nativos do Japão, possuidores de físico refinado, rostos pintados, olhos fechados e trajes luxuosos;
- bolas de neve (bonecas de pés grandes) criadas pela designer moscovita Tatyana Konne. Eles se distinguem pela estabilidade dos pés, calçados em belos sapatos de tamanhos grandes. Possuem contornos faciais mal definidos, sem boca, mas com olhos pequenos em forma de pontos pretos;
- bonecos de amuleto de origem russa. Esses brinquedos simples têm um corpo cilíndrico, sem pescoço ou pernas, e suas cabeças são cobertas por um lenço;
- moradores do sótão, cujo estilo foi emprestado pelos americanos dos nativos. Essas Tildas também têm sinais antigos estilizados de primitivismo. Eles são caracterizados pela presença de formas simples, linhas irregulares e bordas de roupas levemente desfiadas;
- bonecas emolduradas/articuladas – os brinquedos mais difíceis de fazer. Isso se deve à necessidade de utilização de uma base de arame no corpo do tecido, o que lhe confere mobilidade e a capacidade de assumir qualquer posição. Ao criar um nariz volumoso, olhos com pálpebras e um queixo definido no rosto, é utilizada a técnica de cirurgia plástica têxtil com efeito escultural.
Ursinho Tilda Têxtil
Um brinquedo tão estilizado, utilizando materiais bastante acessíveis, tem um método de execução mais complexo do que os bonecos “homenzinhos”. A maneira mais simples de fazer um urso Tilda é cortar 2 elementos, costurá-los e preenchê-los. O tecido pode ser de diferentes texturas e cores.
Foto e molde:
Brinquedo estilo Tilda. Lebres
Brinquedo macio faça você mesmo: moldes e diagramas para iniciantes para fazer uma lebre Tilda não são nada complicados.
Após cortar e costurar as peças cortadas nos tecidos da cor da pele, você deve seguir o algoritmo de execução:
- preenchimento de espaços em branco de partes do corpo;
- costurando membros e orelhas ao corpo com a cabeça;
- fazendo/desenhando um nariz, boca, olhos;
- vestir o coelho com calças, jaqueta, etc. previamente preparados.
Instruções passo a passo: brinquedo de pelúcia para gatos
Basta seguir alguns passos simples para criar o charmoso gato Matroskin:
Criando padrões:
- Recorte todos os pedaços no tecido (2 pedaços de cada) e costure-os, preservando a abertura lateral para desvirar, depois preencha e costure o corte.
- Desenhando o focinho e as listras no corpo, cauda e patas, depois que a tinta secar – fixando as patas e a cauda.
- Cortando botas de feltro, um chapéu e um cachecol de veludo.
- Costurando o produto.
- Vestindo o gato.
Zoológico de brinquedo faça você mesmo
Usando modelos, padrões prontos e diagramas de diferentes representantes da fauna, você pode criar seu próprio minizoológico. Podem ser ursos, macacos, cães, gatos, girafas, elefantes, veados, hipopótamos e outros animais favoritos feitos em casa.
Uma companhia tão agradável se tornará um elemento brilhante do interior do quarto da criança, uma fonte de conforto psicológico. A criação de um zoológico de brinquedo, segundo professores e psicólogos, também é um momento importante de educação e formação.
Animal de pele: instruções para iniciantes
Para fazer esses brinquedos, você pode usar pele natural e artificial. Embora a última seja mais fácil de trabalhar, a outra opção é realmente exclusiva. Portanto, é melhor para iniciantes começar com itens pequenos feitos de material artificial. O primeiro passo também é preparar o molde e recortá-lo, levando em conta a margem para futuras costuras.
É importante lembrar desta nuance: você deve trabalhar com pelos não com tesouras, mas com uma faca afiada de escritório ou uma faca especial de alfaiate.
Para evitar danificar o pelo, movimentos curtos, superficiais e bruscos das ferramentas são feitos no verso do material. As peças recortadas são dobradas com os lados direitos voltados para dentro e costuradas pelo avesso. Neste caso, é necessário deixar pequenos furos para o enchimento com enchimento, que depois é fechado com ponto invisível.
Os passos finais são fixar todos os elementos do rosto e adicionar acessórios que combinem com o visual.
Padrão de coruja de tecido: como costurar uma coruja
Iniciantes podem fazer uma coruja com apenas 2 peças de cores diferentes usando um dos padrões mais simples.
O trabalho seguinte consiste em formar um triângulo a partir dos elementos recortados, conectando as partes primeiro com alinhavo e depois costurando (começando pelo ângulo agudo). Depois disso, a futura cabeça é fixada fixando esta parte e então dobrando o canto para formar um bico.
O corpo formado (a parte inferior depois do pino) deve ser preenchido com o material preparado e costurado na parte inferior. Em seguida, costure o canto em formato de bico na barriga e cole círculos brancos recortados para os olhos com pupilas pretas feitas de miçangas/botões no rosto. Foto de uma coruja criada em meia hora:
Master class cão de feltro
Para preparar um molde de filhote, um iniciante precisará de um molde. O brinquedo é feito usando pedaços de feltro branco, marrom e preto, linha, agulha, tesoura, espaços para olhos e uma pistola de cola quente.
Algoritmo para ações futuras:
- transfira os moldes das peças para o feltro;
- recorte todas as partes contornadas com uma caneta esferográfica, depois costure-as e deixe uma pequena abertura para o enchimento;
- preencha o espaço em branco usando a ponta áspera de um lápis/palito de madeira;
- fixação de todas as peças e fechamento completo do furo;
- decorando o rosto, prendendo uma coleira colorida em forma de fita/laço/borboleta, etc.).
Para dar ao brinquedo uma aparência mais natural, você pode tingir o feltro com grafite de lápis colorido em vários lugares (dentro das orelhas, nas patas/rosto/barriga).
Como costurar um coelho de feltro
Aula mestre passo a passo de coelho de feltro:
- Recorte as peças usando os moldes disponíveis.
- Costure de dentro para fora: primeiro corte as orelhas, depois as patas dianteiras e, em seguida, vire-as do avesso através do furo deixado para o enchimento.
- Costure o corpo (de dentro para fora), começando pela parte de baixo das patas em direção à cabeça e depois de fixar as orelhas, continue costurando. Em seguida, vire a peça de trabalho do avesso, preencha-a com enchimento e costure-a completamente. Depois, prenda as pernas dianteiras (com um ponto invisível).
- Vestir uma roupa com furos para "alças".
Brinquedos macios de uma meia
A base para um dos brinquedos mais fáceis de fazer é 1 meia de cor bonita, sem arranhões ou furos, que perdeu seu par. Se você quiser fazer um brinquedo “gordinho”, você precisa encurtá-lo cortando a parte que cobre o pé, e também mover o elástico para cima dele. Aqui, as partes não utilizadas das meias-calças infantis que ficaram pequenas e apertadas também serão úteis.
Iniciantes podem usar uma caneta hidrográfica para marcar a localização das partes do corpo (cabeça, pescoço, patas, tronco) na parte interna antes de começar a trabalhar. Isso ajudará a minimizar o erro nas proporções. A técnica permite a combinação de várias cores de outras meias para marcar a “máscara” no rosto, barriga, patas, etc. do animal.
Existem muitas opções para criar brinquedos de "meia" com a produção inicial de moldes e medidas para o posicionamento das partes do corpo. Muitas pessoas fazem brinquedos fofos "às pressas", primeiro enchendo os itens e formando orelhas com as pontas amarradas das meias e, depois, desenhando os contornos dos rostos, cinturas e vários acessórios nessa figura.
Master class Lebre de meia
Uma das opções rápidas para fazer um coelho de meia:
- Encha a meia com algodão ou cereal (para tornar o produto mais pesado e estável).
- Meça a distância da ponta da meia até o pescoço desejado e amarre esse local com um elástico/linha grossa.
- Meça um pedaço menor para a cabeça e amarre-o firmemente para evitar que o enchimento vaze.
- Divida a borda superior restante da meia em duas partes, depois corte as orelhas, deixando-as em uma posição vertical/caída, e costure-as ao longo das linhas de corte com pontos pequenos e densos.
- Prenda o rabo de pompom na parte inferior das costas.
- Decoração do brinquedo: colar círculos ovais/semiovais de cor diferente na barriga; anexando olhos semelhantes a contas feitos de tecido mais denso aos dentes e ao nariz.
- Decoração de lebre (um laço na cabeça entre as orelhas para meninas e no pescoço para meninos).
Para criar muitos brinquedos macios usando os padrões e diagramas propostos, os iniciantes não precisam ter habilidades de costura. O importante aqui é a independência, a criatividade e o desejo de criar algo único com as próprias mãos. É aconselhável envolver não apenas os familiares adultos nesta atividade agradável, mas também as crianças, desde que sejam observadas as regras de segurança para o manuseio de objetos cortantes.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre o tema: Brinquedo macio faça você mesmo
Como costurar um gato primitivo:
Brinquedos macios feitos de meias:
Quando eu era criança, eu costumava fazer bonecas como essa nas aulas de costura. Agora ensino minha filha sobre Tilda. Ótima experiência para iniciantes! Por assim dizer - o básico