Um chapéu é um acessório elegante, enfatizando a individualidade e o estilo de um homem. Feito com agulhas de tricô de fios grossos ou médios, é tricotado de acordo com padrões simples e permite corrigir as proporções de um rosto redondo, destacando visualmente os traços, afinando as maçãs do rosto e o queixo.
Materiais necessários
Um gorro de malha não só protege do vento frio e da neve, mas também ajuda o homem a criar uma imagem harmoniosa e completa, corrigindo pequenas falhas na aparência - alongando visualmente o rosto devido ao tricô volumoso com uma coroa alongada, padrões verticais e a presença de um pompom.
Os estilistas recomendam os seguintes modelos:
- gorros e toucas de meia;
- boinas e bonés;
- chapéus choul;
- modelos clássicos de chapéus com aba.

Recomenda-se tricotá-los com fios de lã de espessura grossa ou média. O uso de padrões verticais, elementos volumosos (por exemplo, pompons) e lapelas largas é incentivado.
Materiais utilizados:
Fio | Na escolha dos fios, recomenda-se atentar para os fios de lã merino ou angorá, com inclusão obrigatória de fibra sintética ou algodão. Adequado para trabalho:
|
Raios | As agulhas de tricô devem ser selecionadas dependendo da espessura do fio (quanto mais grosso, maior deve ser o tamanho das agulhas). Você pode usar agulhas de tricô circulares ou de vaivém com comprimento de fio de 80-100 cm, feitas de madeira ou bambu. |
Materiais adicionais: |
|
Tirando medidas
O processo de tricô é precedido pela tomada de medidas, que determina:
- A circunferência da cabeça de um homem, para a qual uma fita métrica (fita de alfaiate) é esticada ao redor da cabeça, de um ponto na testa até a parte de trás da cabeça, acima da linha da sobrancelha. Ao calcular o número de voltas, você precisará subtrair 2-3 cm do tamanho resultante. Isso é feito para evitar possível alongamento do produto acabado.
- Altura (profundidade) de um toucado, determinada pelo comprimento de um centímetro colocado do lóbulo de uma orelha à outra. A medida resultante deve ser dividida por 2 e adicionar 2-3 cm a ela ao criar um chapéu clássico e raso, ou 5 cm (para um toucado do tipo gorro).
Cálculo de loops
Após realizar as medições, é necessário calcular o número de voltas, para as quais você deve:
- Tricotar uma amostra de controle de 10 a 20 laçadas (incluindo o padrão selecionado).
- Estique-o um pouco e, usando uma fita métrica ou régua de alfaiate, determine o número de laçadas em 1 cm e o comprimento da amostra.
Os valores obtidos devem ser substituídos na fórmula, onde o número de voltas (por exemplo, 15) deve ser multiplicado pelo valor da circunferência da cabeça (por exemplo, 58) menos 2 cm. O número resultante deve ser dividido pelo comprimento da amostra em cm (por exemplo, 9).
O selecionado é usado firmemente ao criar um produto sem rapport (padrão repetido), enquanto para tricotar com um elástico 2*2 é necessário, por conveniência, ser arredondado para um valor múltiplo de 4.
Com lapelas
Um chapéu masculino para rosto redondo com dobra é tricotado de acordo com um padrão simples, feito com fio de espessura média (por exemplo, Alize Lana Gold).
Para trabalhar você precisará de:
- 1 novelo de linha 240m/100g (composição: lã – 49% e acrílico – 51%);
- agulhas de tricô nº 4.
Para tricotar, você pode escolher um padrão denso chamado “elástico semi-patente”, que é ideal para um cocar de inverno.
Esquema de rapport:
1ª fila | 1 ponto meia + 1 ponto meia |
2ª fila | Laço frontal capturado da carreira anterior + laço traseiro. |
3ª e todas as fileiras ímpares | Repita o rapport do 1º círculo |
4ª e todas as linhas pares | Tricotar exatamente como a 2ª carreira |
O processo de trabalho requer:
- Monte 86 pontos nas agulhas de tricô circulares e tricote uma seção de tecido de 16 cm de comprimento usando um padrão de canelado semi-patente para criar o punho.
- Vire o produto do avesso e tricote uma carreira completa alternando pontos da frente e de trás.
- Continuando a tricotar com o padrão de “elástico semi-patente” descrito acima, faça um pedaço de tecido de 32-33 cm de comprimento e comece a fechar as laçadas, tricotando-as 2 juntas ao redor de todo o círculo.
- Trabalhe uma carreira inteiramente em pontos meia, sem diminuir, e na carreira seguinte, diminua tricotando 2 pontos juntos novamente.
- Feche o tricô e forme a coroa, para a qual você deve apertar as alças restantes e prendê-las, para isso, usando uma agulha, puxe as pontas do fio pelas alças do lado de trás e esconda-as para dentro.
- Faça as lapelas e experimente o produto.
Com um pompom
Um chapéu semi-ajustado para rosto redondo com pompom ajuda a alongar visualmente o formato do rosto, acentuando a área das maçãs do rosto. Você pode tricotá-lo com fio de lã (por exemplo, “Pekhorka”) usando um padrão elástico.
Para trabalhar você precisará de:
- 3 novelos de linha (que contém 85% de lã merino e 15% de acrílico);
- agulhas de tricô circulares nº 4.5;
- agulha e linha;
- marcador.
Durante o processo de trabalho você precisa:
- Monte um número de pontos nas agulhas de tricô que seja múltiplo de 4 (por exemplo, 88-90) e tricote um pedaço de tecido de 3-5 cm usando um elástico 1*1 (alternando os pontos da frente e de trás em uma fileira) ou 2*2 (2 pontos de trás + 2 pontos da frente).
- Procedendo de maneira semelhante e repetindo o padrão em círculo, tricote o produto até um comprimento de 37-38 cm.
- Prossiga fechando o produto e formando a coroa, para isso:
- na primeira carreira, tricote todas as 2 alças da frente;
- o próximo círculo é executado sem alterações;
- na 3ª carreira, tricote novamente todas as 2 alças da frente.
- Uma diminuição semelhante deve ser realizada em cada carreira subsequente. O trabalho estará concluído quando restarem apenas 8 a 10 laçadas nas agulhas de tricô.
- Feche a coroa puxando e prendendo as alças, para isso, com a ajuda de uma agulha, puxe as pontas do fio através delas na direção oposta e esconda-as para dentro.
- Faça um pompom com fios colocando um copo ou jarra sobre uma folha de papelão e contornando-o. Depois, corte dois círculos idênticos.
- No centro de cada um, usando uma moeda ou qualquer outro objeto redondo, desenhe e recorte um círculo menor.
- Coloque os espaços em branco um sobre o outro e separe uma pequena parte do papelão com uma tesoura.
- Sem separar completamente o papelão, enrole-o com fios (quanto mais, mais fofo ficará o pompom) e depois corte o fio enrolado com uma tesoura ao longo da linha de dobra.
- Passe um fio entre os pedaços de papelão e amarre o feixe de fio resultante.
- Retire o molde, endireite o pompom e depois use uma tesoura para corrigir seu formato, removendo quaisquer partes salientes.
- O pompom resultante precisa ser costurado no topo do chapéu.
Gorro com pompom
Um gorro masculino juvenil com pompom é um acessório estiloso e original que ajuda a realçar visualmente os traços de um rosto redondo e alongar seu formato oval.
É feito usando:
- 200 g (aproximadamente 4 novelos) de fio de lã de espessura média com 10-15% de acrílico adicionado (por exemplo, Comfort New Bertagna Filati);
- agulhas de tricô circulares nº 5-6;
- marcador;
- agulhas e linhas;
- cartolina em branco para formar um pompom.
No processo de trabalho no produto você deve:
- Monte um múltiplo de 4 pontos (por exemplo, 80, 84, 88) e tricote 2 carreiras de tecido com um padrão elástico 2*2 (alternando 2 pontos meia e 2 pontos meia).
- Prossiga com o tricô do padrão, para o qual:
- da 3ª à 11ª carreiras (8 círculos) o tecido deve ser todo tricotado com alças frontais;
- Da 12ª à 20ª carreiras (8 círculos) o padrão muda para pontos tricô.
- Tricotar, repetindo o padrão (alternando 8 carreiras da frente e de trás) o tecido até o comprimento desejado (cerca de 20-22 cm do produto) e finalizar o trabalho completando as carreiras finais com um elástico 2*2 (2 alças da frente + 2 alças de trás).
- Retire os pontos restantes da agulha de tricô, junte-os e prenda-os costurando a parte superior do gorro com uma agulha. Puxe as pontas restantes do fio através das laçadas na ordem inversa e esconda-as dentro.
- Para formar um pompom, use um copo e uma moeda para cortar 2 pedaços redondos de papelão (com um pequeno furo redondo no centro), coloque-os um sobre o outro e corte uma pequena parte com uma tesoura.
- Enrole os espaços em branco com fio (quanto mais fio você usar, mais fofo o pompom ficará) e corte com uma tesoura ao longo da linha de dobra.
- Puxe o fio entre os moldes de papelão e junte o pompom. Depois de remover os moldes de papelão, endireite-o cuidadosamente e remova as partes salientes dos fios com uma tesoura.
- Costure o pompom finalizado no topo do chapéu.
Boné com viseira
Um chapéu para rosto redondo para homens em forma de boné com viseira é tricotado de acordo com padrões especiais e, antes de começar a trabalhar, é necessário determinar adicionalmente o número de laçadas necessárias para criar elementos salientes.
Para fazer isso, você precisa:
- Em um pedaço de papel, desenhe 1/2 da viseira e recorte-a para que fique um molde.
- Tricotar uma pequena amostra de controle medindo 10*10 cm, fixá-la ao molde e calcular quantas carreiras e o número de laçadas você precisará tricotar.
Essa manipulação também permitirá determinar o número necessário de diminuições para atingir o formato desejado. O próprio toucado pode ser tricotado com um padrão de pérolas, escolha ponto meia para o elástico e ponto meia para a viseira.
Diagrama de relacionamento do padrão pérola:
1ª fila | Alternando em círculo 1 laçada da frente + 1 laçada de trás. |
2ª e 3ª fileiras | 1 ponto meia + 1 ponto meia (o padrão continua ao longo da carreira) |
4ª e 5ª fileiras | Repita o rapport da 1ª carreira (1 laçada da frente + 1 laçada de trás) |
6ª e 7ª fileiras | Tricotar exatamente como na 2ª carreira (1 laçada meia + 1 laçada da frente) |
8ª e 9ª fileiras | Rapport de 1 laçada frontal e 1 laçada traseira (como a primeira carreira) |
Padrão de tricô para ponto meia:
1ª fila | Consiste inteiramente em pontos purl |
2ª fila | Tricotar somente com alças faciais |
3ª e todas as "linhas ímpares" subsequentes | Realizado da mesma forma que a 1ª rodada |
4ª e subsequentes "fileiras pares" | Copie o rapport do 2º círculo |
Você também precisará do seguinte para seu trabalho:
- 200 m/100 g de fio de lã (por exemplo, ALIZE Superlana maxi);
- agulhas de tricô circulares nº 4 e 5;
- inserção de silicone ou plástico para a viseira.
No processo de trabalho você deve:
- Usando agulhas de tricô circulares nº 4, monte 100-110 pontos e feche-os formando um anel.
- Usando o padrão de ponto meia (alternando 1 ponto frontal e 1 ponto traseiro), tricote um pedaço de tecido de 3 cm em um círculo.
- Transfira os pontos para agulhas tamanho 5 e continue trabalhando em ponto pérola. Para fazer isso, na 1ª carreira você precisa fazer um padrão de 1 laçada frontal + 2 traseiras, enquanto adiciona uma laçada “aérea” adicional a cada 18-20 laçadas na carreira. Como resultado, devem sobrar 120-122 laçadas nas agulhas de tricô, após as quais você pode tricotar 16-18 cm do produto.
- Depois que o chapéu atingir o comprimento necessário, continue trabalhando com o padrão de tricô pérola, mas ao mesmo tempo comece a diminuir - 5 vezes em cada 2ª carreira, tricotando 3 laçadas juntas (a cada 17, 16, 15, 14 e 13 laçadas). Como resultado, devem sobrar apenas 60 laçadas nas agulhas de tricô.
- Na penúltima carreira, você precisa tricotar 3 laçadas juntas através de 2 - o número total deve ser igual a 36.
- Na última carreira, tricote todas as laçadas restantes juntas, 3 de cada vez.
- Finalize o trabalho cortando o fio de trabalho e puxando-o na direção oposta através das 12 laçadas restantes.
- O boné está pronto e você pode começar a trabalhar na viseira, para a qual você precisa:
- Usando as agulhas de tricô nº 4, partindo da carreira de montagem, monte 36 laçadas e tricote 2 cm de tecido com a superfície frontal (alternando as carreiras com as laçadas da frente e de trás).
- Em seguida, continue tricotando, fazendo carreiras encurtadas - sem terminar cada carreira, 1 laçada em cada lado. Isso deve ser feito até que a tela atinja um tamanho de 7,5-8 cm.
- Complete 1 carreira em todas as laçadas e depois continue o padrão, adicionando 1 laçada em cada lado da carreira.
- Finalize o trabalho tricotando primeiro as 2 últimas carreiras sem acréscimos, depois retire as laçadas restantes e forme uma viseira, inserindo um enchimento de silicone (ou plástico) dentro do seu bolso. O buraco restante deve ser costurado.
- O produto final precisa ser experimentado.
Com orelhas ou "capacete"
Um chapéu para rosto redondo, um "capacete" masculino com orelhas, permite esconder a parte saliente das bochechas.
Para tricotar você vai precisar de:
- 100-200 g de fio de lã (por exemplo, Sandnes Peer Gyn);
- agulhas de tricô circulares nº 4;
- anzol número 3.
Ao tricotar, você pode usar o padrão de ponto meia, que consiste apenas em pontos tricô.
O processo de trabalho no produto começa com a criação das “orelhas”, e é necessário:
- Monte 12–14 pontos para uma delas e tricote uma seção de 15–17 cm usando apenas pontos da frente. Em cada carreira, você precisa adicionar um ponto adicional. Isso deve ser feito até que o número de pontos nas agulhas atinja 20-24.
- Monte 8 pontos (para metade da parte de trás da cabeça) e tricote 20 carreiras em ponto meia (apenas pontos meia são usados no trabalho).
- Proceda de forma semelhante para tricotar a segunda “orelha”.
- Faça uma viseira colocando 24-26 laçadas nas agulhas de tricô e tricotando 25-27 carreiras usando o padrão principal. Para finalizar, você precisa adicionar 2 laçadas no início de cada carreira 4 vezes (no total, devem haver 30 laçadas nas agulhas).
- Comece conectando as partes do tricô da parte principal do produto, para o qual você deve:
- Conecte as partes adicionando 9-13 laços aos laços da primeira “orelha” (para a parte de trás da cabeça), adicione os laços removidos da segunda “orelha” + 19-27 laços (para a parte da frente) e feche o círculo.
- Tricotar 36-38 carreiras em ponto meia e começar a arredondar a coroa, para a qual você precisa diminuir consistentemente e uniformemente 7 laçadas em cada carreira subsequente.
- Quando restarem 20 pontos nas agulhas, tricote-os juntos, 2 de cada vez, e junte os pontos restantes e arremate.
- Costure a parte de trás do chapéu e puxe a linha de volta através das alças para esconder sua ponta.
- Usando uma agulha de crochê, faça pontos baixos ao longo da borda do produto. Você precisará:
- insira a agulha na segunda laçada a partir da borda, pegue a linha e puxe-a pela laçada adjacente na agulha;
- depois disso, 2 laçadas se formarão na agulha e você precisará pegar a mesma linha novamente e puxá-la por 2 laçadas;
- Proceda de maneira semelhante, processe todo o produto ao longo da borda e depois costure todas as partes do produto. Fixe a viseira na área da testa.
Chapéu de gato com orelhas
Um modelo elegante e jovem de chapéu de gato com volume adicional na parte de trás da cabeça ajuda a alongar visualmente o rosto, mudando a ênfase para a testa e a área da coroa.
Iniciantes podem tricotar usando a superfície frontal, e para isso você precisará de:
- agulhas de tricô circulares nº 3;
- 200 g de fio semi-lã de espessura média (por exemplo, Astra Premium Aphrodite).
Ao trabalhar em um produto, você precisa:
- Monte 86-90 pontos nas agulhas de tricô e tricote 2-3 cm de tecido com um elástico 1*1 (laçada frontal + laçada traseira) ou 2*2 (2 laçadas frontais + 2 traseiras).
- Continuando a trabalhar, finalmente completando uma tela de 38-40 cm de comprimento.
- Sem diminuir, feche todas as laçadas nas agulhas de tricô ao mesmo tempo e, em seguida, com a ajuda de uma agulha, faça a costura superior.
- Além disso, costure cuidadosamente os cantos superiores do produto na diagonal com uma agulha, formando pequenas orelhas.
- O chapéu pronto precisa ser experimentado e, se desejado, decorado no centro, por exemplo, com uma estrela vermelha.
"Meia"
O gorro "meia" masculino para rosto redondo é tricotado em círculo, com elástico 1*1, usando agulhas de tricô circulares nº 2,5 e 3. Recomenda-se usar fio de lã (200 g) com 20-25% de poliamida ou acrílico para o trabalho.
Durante o trabalho você precisa:
- Coloque 158-170 pontos nas agulhas de tricô nº 2.5 e tricote 4-6 cm de tecido com um padrão elástico 1*1.
- Reduza o número de laçadas, remova 30-34 laçadas de uma só vez em uma carreira (no final, devem restar 128-136 laçadas).
- Transfira o tricô para a agulha nº 3 e continue trabalhando em ponto meia (alternando carreiras apenas com pontos meia e apenas pontos meia). O tricô continua até que o tecido atinja um comprimento de 18-20 cm.
- Comece diminuindo colocando marcadores a cada 15-16 pontos (deve haver 8 deles no total) e continue trabalhando com o padrão de ponto meia, diminuindo simultaneamente um ponto em cada marcador. Isso é feito até que restem apenas 16-24 laçadas nas agulhas de tricô.
- Para completar o trabalho no penúltimo círculo, tricote todas as laçadas restantes, 2 de cada vez. Na última carreira de 8 a 12 laçadas, você precisa cortar o fio, puxá-lo na direção oposta, apertar e prender o produto.
Dicas úteis
Para iniciantes que estão dando os primeiros passos no tricô, os profissionais recomendam:
- Tenha especial cuidado ao escolher o fio, pois para chapéus masculinos é recomendável usar fio de lã grosso ou médio com adição de acrílico ou náilon, o que permitirá que o toucado estique bem, mas ao mesmo tempo não perca sua forma original por muito tempo. É melhor usar tons neutros de fio (azul escuro, cinza, bege), que escondem facilmente quaisquer imperfeições no trabalho.
- Utilize agulhas circulares de tricô 1 cm mais grossas que o tamanho do fio escolhido, de madeira ou bambu. Não é recomendado usar agulhas de tricô de metal no início, pois as laçadas lançadas podem simplesmente deslizar para baixo, interferindo no trabalho.
- Ao trabalhar com padrões, certifique-se de usar um marcador para marcar o final do trabalho, o que ajudará a evitar possíveis confusões e, ao calcular a densidade do tricô, certifique-se de medir o número de laçadas para cada padrão. Se esta regra for violada, algumas partes do chapéu acabado podem ficar maiores ou menores que outras.
- No início, pratique em padrões mais simples - elástico 1*1 ou 2*2, ponto meia, ponto meia, melhorando gradualmente suas habilidades e só então passe para padrões mais complexos.
- Crie um caderno ou bloco de notas especial, anotando todos os itens tricotados, o cálculo das laçadas, os aumentos e diminuições feitos para eles. Também é recomendável colar ali etiquetas retiradas de novelos de lã usados.
- Ao parar de trabalhar, certifique-se de completar a carreira, o que evitará confusão e desfiamento de laçadas do tecido já tricotado.
Um chapéu para homem é um acessório estiloso e brilhante que não só protege do vento frio e da geada, mas também complementa a imagem criada.
Tricotado na forma de um modelo jovem de gorro, chapéu "capacete", "meia", boné com viseira, de acordo com padrões simples de fios de lã de alta qualidade, com a adição obrigatória de fibra sintética, se escolhido corretamente, ajuda a corrigir visualmente pequenos defeitos na aparência de um homem - alonga levemente o rosto redondo, esconde bochechas volumosas e afina as maçãs do rosto.
Vídeo sobre chapéus masculinos para rostos redondos
Aula magistral sobre como tricotar um gorro masculino com agulhas de tricô: