As folhas de outono são um material maravilhoso não apenas para fazer um herbário, mas também para criar composições e buquês de flores incomuns. Com folhas de bordo, bétula ou sorveira, você pode fazer lindas rosas que decorarão tanto o interior quanto um evento com tema de outono.
De que folhas as rosas são feitas?
Para um buquê de outono, recomenda-se escolher folhas largas e não duras:
- bordo;
- tílias;
- bétulas;
- viburno;
- chokeberry;
- choupos.
A folhagem deve estar inteira, sem danos aparentes e não seca. O material deve ser flexível e assumir facilmente uma nova forma. As folhas devem ser esteticamente bonitas: do mesmo tom de cor ou de um tom semelhante, por isso o esquema de cores do buquê deve ser pensado com antecedência.
Aquisição de material natural
Como fazer uma rosa com folhas para que ela dure mais de um dia - prepare o material corretamente:
- lave as folhas;
- coloque sobre uma toalha;
- seque um pouco para escorrer o excesso de água.
O principal é não deixar as folhas secarem muito. Caso contrário, ele quebrará e deformará ao criar a rosa.
Aula magistral: como fazer uma rosa
As master classes ajudarão você a criar uma rosa com folhas de bordo, bétula e chokeberry com suas próprias mãos. Além do material natural principal, você precisará de fios fortes para prender a folhagem aos brotos. Nenhuma outra ferramenta especial é necessária para esta atividade.
Observe que todas as folhas devem ter talos.
De folhas de bordo
Para rosas, é melhor escolher folhas grandes de bordo; muito pequenos não funcionarão. Dentro de um buquê, a gama de cores dos botões pode ser diferente, mas para uma mesma rosa é recomendável selecionar folhas do mesmo tom.
Instruções passo a passo:
- Criando o núcleo. A primeira folha é dobrada horizontalmente ao meio, deixando a parte da frente para fora. Enrole firmemente formando um rolinho e segure-o firmemente com os dedos, mas não o prenda com nada ainda.
Como fazer uma rosa com folhas de bordo passo a passo - Criando pétalas. Coloque a folha inteira voltada para baixo sobre o miolo resultante. Dobre-o horizontalmente de modo que o estame fique de 1 a 1,5 cm abaixo da dobra e passe-o bem. A saliência restante também é dobrada, mas não alisada. As laterais da folha de bordo são enroladas ao redor do miolo, como se estivessem envolvendo-o em um cobertor. As bordas restantes são pinçadas na base.
- Criando a segunda pétala. Pegue outra folha e faça os mesmos passos, mas coloque esta pétala no lado oposto. As pétalas são fixadas com linha na base.
- Criando um broto. Adicione o número necessário de folhas de bordo até que o broto tenha tamanho suficiente. O principal é não esquecer de prender as pétalas da futura rosa com um fio na base para que todo o botão fique forte e não se desfaça.
- O número de botões determina o tamanho do buquê. Quando todos os brotos estiverem prontos, eles podem ser amarrados com uma linda fita ou decorados com folhas de bordo.
O formato da folha em cunha permite formar uma flor de outra maneira:
- o núcleo é feito como na versão anterior;
- pegue uma folha e dobre sua parte central para dentro, em direção ao verso;
- enrole esta folha ao redor do miolo de modo que a borda da folha anterior caia no meio da próxima;
- continue a formar o broto até atingir o tamanho desejado;
- A base da flor é fixada com um fio.
Das folhas da chokeberry preta
No outono, as folhas da aronia preta ficam vermelhas e marrons, tornando-as adequadas para criar buquês brilhantes. Em média, um broto requer 19 folhas, mas é melhor ter um pequeno suprimento. Além das folhas, você também precisará de um pequeno galho (ramo) da mesma árvore.
Como fazer uma rosa com folhas de chokeberry:
- Torção do núcleo. Pegue um pequeno galho e enrole-o com uma folha, virada para baixo. A base do núcleo é segurada com os dedos.
- Criando pétalas. Pegue a segunda folha e enrole-a ao redor do estame, depois pegue a próxima folha, formando gradualmente um broto. A parte da frente das folhas fica voltada para o miolo.
- Criando um broto. Quando a flor atinge o tamanho desejado, sua base é fixada com linha ou arame. As pétalas de rosa são dobradas para trás, deixando a flor resultante fofa.
- Os ramos localizados na base do núcleo permitem formar um buquê que pode ser colocado em qualquer recipiente conveniente.
De folhas de bétula
Folhas de bétula são muito adequadas para criar uma rosa, tanto em forma quanto em estrutura. Para um broto, você precisará coletar 7 a 8 folhas de tamanhos grande, médio e pequeno. O esquema de cores do material deve combinar, mas folhas amarelas suaves permitirão que você crie rosas originais na cor de chá.
Tecnologia de fabricação de flores:
- A ponta afiada é cortada, dando à folha um formato arredondado.
- Várias folhas (4–5) são dobradas de modo que uma cubra ligeiramente a outra. Eles são enrolados em um rolo - o estame de uma flor.
- Primeiro, folhas pequenas, depois médias e, por fim, grandes de bétula são colocadas em um círculo ao redor do núcleo, com a parte da frente voltada para dentro, formando assim um broto.
- Para tornar a composição forte, a base do broto é fixada periodicamente com um fio.
- Por fim, as bordas das pétalas são dobradas para trás, dando à flor uma aparência mais acabada e natural.
- Decore a rosa com folhas verdes.
Das folhas de diferentes árvores
Quando o outono começa e ainda não há muita folhagem amarelada, uma flor pode ser feita com folhas de diferentes espécies de árvores.
Para criar a composição "Rosa em um Vaso" você precisará dos seguintes materiais:
- folhas brilhantes, bonitas, de preferência grandes (trepadeira, bordo, álamo ou qualquer outro) – 15–20 unidades;
- folhas de bordo verde – 2 menores, 3-4 maiores;
- canudo de suco (tamanho médio);
- um galho (ramo) com folhas ligeiramente menores em diâmetro que o tubo de suco (o tubo deve caber nele);
- elásticos para tecer;
- fita dupla face;
- PVA;
- spray de cabelo;
- vaso de rosas;
- plasticina ou massa de modelar (para fixar a rosa);
- pinhas de terra ou moídas.
Master class passo a passo:
- Coloque o tubo no futuro caule e meça-o até um tamanho que segure bem o broto e não fique pendurado no galho.
- Pegue duas folhas, corte as bordas irregulares para fazer pétalas e enrole-as ao redor do tubo com a parte da frente voltada para fora. Dobre as bordas para que o furo do tubo não fique visível.
- Para formar as pétalas, corte as folhas restantes e aplique-as no miolo com a parte da frente voltada para dentro, de modo que, ao dobrar a folha, sua parte bonita fique visível. As bordas das futuras pétalas são dobradas.
- Cada folha é presa com um elástico para tecer. Forme um broto do tamanho desejado.
- Coloque um tubo com um broto pronto em um galho; se a flor não ficar firme, você pode despejar PVA no tubo.
- O recipiente é feito de folhas verdes de bordo. Uma folha maior, deixando os dentes superiores, é cortada em um semicírculo na parte inferior. Fixe o receptáculo na base do botão com os dentes voltados para cima e prenda com um elástico. De outra folha, corte uma tira com estreitamento gradual, prenda-a na fita e enrole-a ao redor da flor, escondendo o elástico e as bordas salientes irregulares do receptáculo.
- A rosa pronta é fixada em qualquer vaso bonito, usando plasticina ou massa de modelar. O topo do vaso é decorado com terra ou pinhas moídas.
- A rosa e o caule são cuidadosamente tratados com spray de cabelo, o que permitirá que eles mantenham sua aparência original.
Fazendo buquês com materiais naturais
Os botões resultantes podem ser dispostos em lindos buquês:
- As rosas de bordo são decoradas com grandes folhas da mesma árvore, e o esquema de cores pode ser muito colorido e diferir da cor dos botões. Para deixar as folhas uniformes e bonitas, elas são passadas a ferro e colocadas entre folhas de papel. As folhas preparadas são cuidadosamente enroladas em volta dos brotos de bordo e presas na base com linha. Você pode decorar o local de fixação com fita adesiva ou fita de tecido de tom adequado.
- O arranjo de flores ficará bonito em um “vaso” feito de material natural. Para isso, basta usar meia abóbora, previamente limpa e seca, ou uma cesta feita com tubos de jornal. Você pode adicionar maços de bagas de sorveira, pinhas e folhas de outras árvores à composição.
- Se você prender mudas estáveis de galhos (ramos) aos brotos, envolvê-las com fita adesiva ou fita de tecido de cor adequada, esse buquê poderá ser colocado em um vaso alto comum, decorando-o com ramos de aspargos, capim-bergrass ou gipsófila.
Como manter um buquê de folhas atraente
Como fazer uma rosa a partir de folhas é descrito em detalhes nas master classes. Resta ainda uma questão: como manter o buquê fresco, porque o material natural seca rapidamente e perde a forma.
Os especialistas compartilham as seguintes recomendações:
- pré-embeba as folhas em uma solução de água e glicerina na proporção de 2:1;
- lubrifique os botões acabados com qualquer óleo vegetal e você pode adicionar uma gota do seu óleo essencial favorito;
- trate as flores com verniz acrílico ou qualquer outro verniz de construção; você pode usar tinta spray dourada ou prateada;
- Borrife generosamente spray de cabelo no arranjo de flores.
Você também pode criar rosas a partir de folhas de outono. Este buquê ajudará a decorar o interior da sua casa ou uma festa temática. O principal é escolher o material certo, selecionar a técnica de execução e ativar sua imaginação sem limites.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre como fazer uma rosa com folhas
Buquê de rosas de folhas de bordo: