Uma anágua é uma peça útil no guarda-roupa das meninas que gostam de usar vestidos e saias espetaculares. Este elemento da roupa pode desempenhar várias funções, por exemplo, tornar a parte inferior da imagem mais volumosa, dar um certo estilo à roupa, servir de forro para tecido translúcido. E como escolher a anágua perfeita em uma loja pode ser problemático, é mais fácil compre a quantidade necessária de tule e costure a peça você mesmo.
O que você precisa para costurar
A primeira coisa que você precisa decidir antes de começar a costurar uma anágua é o tecido adequado para ela. Algumas pessoas precisam de uma opção universal para vários vestidos e saias de um estilo semelhante, enquanto outras vão usar essa peça de roupa apenas para uma roupa temática ou festiva.
A escolha dependerá de vários parâmetros:
- estilo de saia ou vestido;
- o material desta coisa, seu peso e densidade;
- volume desejado da anágua;
- frequência de seu uso.
Tecidos de malha, cetim e seda natural são adequados para anáguas do dia a dia, com vestidos e saias não muito fofos. Uma anágua sob medida é adequada como forro não transparente para roupas leves de verão ou vestidos de noite. Anáguas com pregas volumosas franzidas na cintura deixarão qualquer vestido do estilo apropriado um pouco mais volumoso.
Se o tecido do vestido for muito denso e pesado, você deve escolher uma versão mais rígida da anágua, que manterá bem seu formato e não causará desconforto ao ser usada.
A opção de material mais comum é o tule. Sua dureza difere em três graus (acetinado macio, dureza média e o mais denso). Este parâmetro depende do tamanho das células da grade.
Além disso, o tule vem em muitos tons diferentes, então escolher a opção perfeita para um vestido ou saia específica não será difícil. Você pode encontrar tule com bordados, strass, lantejoulas, rendas e vários tipos de revestimento de diferentes fabricantes.
Se você espera que a anágua fique visível, você pode escolher uma dessas opções. Para roupas íntimas clássicas, cetim fosco na mesma cor da roupa principal é adequado (ou uma das opções clássicas - branco ou preto, se a versatilidade for importante).
Você também precisará de materiais de costura para o trabalho:
- máquina de costura;
- linhas, agulhas, alfinetes;
- tesoura e fita métrica;
- um elástico de espessura adequada, com cerca de 4-5 cm de largura;
- ferro e pano que não desbota para passar o material.
Se você planeja deixar a anágua mais rígida usando argolas ou arame, elas também precisam ser preparadas com antecedência. Isso também inclui elementos decorativos adicionais – rendas, fitas.
Como medir corretamente
Não é difícil costurar uma anágua de tule, o principal é tirar as medidas corretas da figura e também não errar no cálculo da quantidade de materiais. Os principais parâmetros são o tamanho da cintura, o comprimento da circunferência da parte inferior da saia e o comprimento do produto.
Medidas necessárias para costurar uma anágua | |
Circunferência da cintura | A cintura é a parte mais fina entre o topo do osso do quadril e a base da caixa torácica. O início da fita métrica é aplicado no umbigo (ou um pouco mais alto, dependendo da localização da linha da cintura), a fita é enrolada paralelamente ao chão. O número no ponto onde a fita cruza com sua extremidade é o valor desejado. |
Circunferência do quadril | Os quadris são medidos na sua parte mais larga. Isso pode ser determinado tanto visualmente quanto pelo toque. Você precisa juntar as pernas, enrolar a fita perpendicularmente ao chão, encontrar a junção e o número desejado. |
Altura do quadril | A altura do quadril é medida ao longo da lateral. Este valor é medido da linha da cintura até a linha do quadril. Para facilitar as medições, você pode amarrar uma fita fina ou linha ao redor dessas partes do corpo e, em seguida, aplicar uma fita métrica perpendicular a elas. |
A fita métrica deve ficar bem ajustada ao corpo, mas não muito apertada na área onde as medições são feitas. É melhor fazer isso na pele nua para obter resultados precisos. É mais fácil fazer medições em frente a um espelho – você pode ter certeza de que a fita não torce ou desliza abaixo do nível necessário. Outra medida importante é o comprimento do produto.
Vale a pena considerar este parâmetro separadamente, pois há várias nuances aqui:
- Se a anágua for escondida, seu comprimento deve ser de 5 a 7 cm menor que o comprimento da saia superior.
- se a anágua “ficar para fora”, ela pode ser alongada nos mesmos 5 cm.
- Se renda larga ou outra decoração for costurada na anágua, os comprimentos das saias podem ser equalizados.
- em igualdade
- O comprimento da saia e da anágua pode ser alterado para criar uma opção universal: uma anágua caída até os quadris complementará o visual visto de baixo, enquanto uma saia enrolada com um elástico, ao contrário, "se esconderá" de olhares curiosos.
A última opção universal também é adequada para quem usa saias com aproximadamente o mesmo comprimento (com uma diferença de 5 a 10 cm). Depois de calcular o comprimento médio da anágua, você pode encurtá-la e alongá-la dessa maneira simples.
Para não calcular mal o consumo de tecido para tal produto, você pode usar uma fórmula especial que calcula o coeficiente de montagem. Parece algo assim: Ksb = Dk/Dt.
Nesta fórmula, Dk é o comprimento da borda inferior da anágua, e Dt é o comprimento da borda na cintura (esse valor geralmente é igual à circunferência da cintura). Obtido o coeficiente pela fórmula, ele deve ser multiplicado pelos valores obtidos durante as medições.
Por exemplo: a borda inferior da anágua deve ter 150 cm, e a circunferência da cintura da modelo deve ser 63 cm. Neste caso, Ksb = 150/3 = 2,4 cm. Multiplicando a circunferência da cintura por esse valor, você obtém um comprimento de tecido de 151 cm. Isso será suficiente para obter uma saia proporcionalmente franzida.
Também é importante considerar que anáguas particularmente fofas muitas vezes exigem a costura de várias camadas de material. Por exemplo, um vestido de princesa para uma menina geralmente é costurado com uma anágua, que combina uma camada de tule rígido para manter a forma e várias camadas de tule macio para dar volume máximo à saia.
Etapas da criação de uma anágua
Para costurar uma anágua de qualidade, é mais fácil dividir o processo em etapas e se preparar para cada uma delas.
Convencionalmente, a criação de uma anágua ocorre da seguinte forma:
- O estilo da peça de roupa é selecionado.
- Materiais adequados são selecionados.
- As medições são feitas, a quantidade necessária de tecido é calculada e comprada.
- Um padrão é criado (ou uma versão pronta é usada).
- O produto é costurado de acordo com o molde.
- Elementos decorativos, botões e um zíper são costurados na anágua finalizada, e as bordas são finalizadas.
- Todo o produto é passado a vapor ou a ferro.
Com um molde finalizado e um esboço do futuro produto, ficará mais claro qual deve ser o resultado final. É melhor conferir tudo várias vezes na fase de design, para esclarecer as medidas, do que costurar novamente a anágua devido ao tule insuficiente ou tentar ajustar uma peça já pronta.
Como costurar com as próprias mãos
Uma anágua de tule, se costurada com suas próprias mãos usando um molde personalizado, se tornará um elemento adicional ideal para o guarda-roupa de qualquer menina. Mas para artesãs iniciantes, é melhor escolher uma opção de costura simples para sua primeira experiência. Para aqueles que têm boas habilidades no assunto, você pode escolher uma master class mais complexa.
Versão clássica
Para uma anágua clássica com elástico, você não precisa de um molde. O principal é fazer os cálculos corretamente. Depois de decidir o comprimento da saia inferior e calcular o coeficiente de franzimento, você precisa pegar a quantidade adequada de material.
Costura passo a passo de uma anágua clássica com elástico:
- O elástico está preparado - ele deve ser 2-3 cm mais curto que a circunferência da cintura da modelo.
- A borda superior do material é dobrada (de preferência duas vezes) e depois costurada de modo que uma abertura seja criada ao longo de todo o comprimento.
- O elástico é passado pelo furo resultante. Para maior comodidade, você pode usar um alfinete. As dobras que se formam durante o processo são cuidadosamente alisadas.
- Quando todo o elástico é passado pelo furo, ambas as extremidades são conectadas.
- As partes laterais do tecido de cetim são costuradas.
Esse método resulta em uma saia franzida na cintura com um elástico. O tamanho dos babados e, portanto, a plenitude da anágua, podem ser ajustados usando o comprimento do tecido e a tensão do elástico.
Para a saia de sol
Uma saia de verão, como uma anágua desse padrão feita de tule, é costurada usando um molde. Mas você não precisa conhecer as nuances complexas do design de roupas para isso - basta usar a master class detalhada.
Uma anágua de tule rígido para uma saia de verão é costurada assim:
- Para fazer um molde você só precisa saber dois parâmetros: o tamanho da cintura (L) do modelo e o comprimento da anágua (C).
- Utilizando a medida da cintura, calcula-se o raio do cós da saia (R). Este valor é dividido por 2π. A fórmula obtida é R = Rev/2π. Por exemplo, se a cintura é 68 cm, então R = 68/6,28 = 10,8. O valor pode ser arredondado para cima.
- Para criar um padrão no material, o comprimento é medido a partir do início do tecido usando a fórmula Дп + R.
- Dessa forma você pode entender qual tamanho de tecido será necessário para costurar. São dois comprimentos de anágua e dois raios.
- O tecido é dobrado ao meio a partir do ponto designado (ele se tornará o centro do semicírculo).
- No ponto resultante, você precisa fixar uma marca de 11 cm na fita métrica com um alfinete ou dedo. Ao mover a borda da fita em um semicírculo, uma linha pontilhada do padrão é desenhada.
- Da mesma forma, traça-se uma linha a uma distância igual ao comprimento da anágua (Dk), mas com um recuo da primeira linha pontilhada; a fita é reorganizada como linhas radiais. Você deve terminar com duas linhas que são um quarto de círculo — uma no centro do semicírculo, a segunda como a borda inferior da saia. A distância entre as duas linhas é o comprimento da anágua.
- O tecido é cortado de acordo com o padrão resultante, começando pela linha pontilhada inferior. Isso rende meia anágua.
- A segunda metade é cortada e aparada exatamente da mesma maneira.
- Ambas as metades da saia são costuradas juntas. Em uma das bordas você precisa fazer um recorte ao longo do comprimento da fechadura.
- Depois, a borda da anágua é processada e todas as costuras são passadas a ferro.
Se você não quiser costurar um zíper, pode deixar algum espaço para um cinto e botões. Para criar uma anágua com elástico, você precisa adicionar um pouco mais de comprimento ao raio do cós para permitir que ele estique. É melhor aparar a parte interna do cinto dessa saia com um tecido ou fitas que sejam agradáveis ao corpo.
Meio Sol
Para uma saia meio-sol, uma anágua é costurada de acordo com o mesmo princípio de uma saia-sol. A diferença é que a fórmula para esse tipo de saia fica assim: R = Rev/π.
Esta anágua terá ondas maiores de drapeado; para vestidos longos e saias, você pode criar looks românticos suaves com ele.
Exuberante
Para dar volume à anágua, você pode usar tecido de tule sobre uma saia de qualquer outro material que seja mais agradável ao corpo. O tule será costurado diretamente neste material.
Instruções passo a passo:
- Os babados se estendem de 10 a 15 cm a partir da cintura da saia.
- Para calcular o comprimento do babado, você precisa descobrir a circunferência da parte da saia onde o babado é costurado. O número médio de babados para uma saia é de 3 peças, o que significa que o comprimento da saia pode ser dividido em 3 partes e 3 comprimentos de circunferência podem ser medidos.
- O comprimento de cada babado deve ser, no final, 3 vezes maior que a circunferência correspondente.
- Para tule duro e semiduro, um babado de camada única é suficiente; para tule macio, você pode usar duas camadas (material dobrado ao meio ao longo de todo o comprimento).
- Os babados devem ser largos o suficiente para que cada um deles se sobreponha completamente ao anterior. Ou seja, o babado da borda inferior será o mais curto em largura, e o restante dos babados da parte superior serão cobertos pelo da cintura.
- Neste caso, o tule é costurado em uma saia plana e sem costura. É mais conveniente fazer o ponto mais largo na máquina.
Depois que todos os babados estiverem costurados na anágua, você pode costurá-la. As bordas são cuidadosamente processadas e elementos decorativos são adicionados, se necessário.
Estilo dos caras
Uma anágua de tule pode ser costurada em qualquer estilo, por exemplo, romântico, noite, casamento. Outra opção popular para vestidos com saia rodada é o estilo masculino. Esse estilo entre as meninas se distinguia por saias bem rodadas, logo acima do joelho.
A parte mais volumosa dessas saias fica na borda inferior; os babados geralmente ficam visíveis por baixo da saia não pelo comprimento, mas pelo volume.
Primeiro, a base da anágua é costurada com tecido adequado. É melhor que ele fique justo ao corpo em toda a altura do quadril e depois alargue devido aos babados.
A largura do material do babado neste caso é ¼ de todo o comprimento da saia. O comprimento dos adesivos é a medida da cintura multiplicada por 4.
Uma fita de cetim é costurada na tira inferior e a costura é feita no lado curto. Os babados são formados depois que o fio deste ponto é puxado. Cada detalhe é costurado e depois costurado na base da anágua.
Como processar a borda?
A anágua de tule, que já foi costurada e até passada, precisa estar com uma aparência perfeita. Isso se aplica ao processamento de todas as bordas do material. Quanto mais perfeitas forem as costuras e bordas, mais tempo a peça durará no seu guarda-roupa.
As bordas do tule são processadas de várias maneiras:
- as bordas do material são dobradas em 2-3 camadas e costuradas com um ponto de máquina comum e depois passadas a ferro;
- usando fita decorativa (se necessário, suas bordas também precisam ser bainhadas e passadas), costuradas ao longo das bordas dos babados;
- usando renda, costurada da mesma forma ao longo das bordas do tule (na maioria das vezes essa opção é usada para o babado mais alto e mais visível);
- Colocamos manualmente um fio especial ao longo da borda do tule (essa opção deixará a anágua ainda mais volumosa).
O acabamento de alta qualidade da bainha da anágua é especialmente importante para estilos de vestido em que se supõe que a saia de baixo ficará visível - por exemplo, para vestidos no estilo masculino.
Dicas de costura
É sempre difícil para artesãs iniciantes começarem a trabalhar imediatamente. Quero ler todas as master classes mais detalhadas e ver como costureiras habilidosas lidam com essas tarefas.
Aqui estão algumas dicas para iniciantes:
- O conhecido ditado sobre medidas e cortes é o melhor amigo de uma costureira inexperiente.
- É sempre melhor ter um pequeno estoque de material e a capacidade de corrigir algo menor do que tentar costurar detalhes adicionais.
- Peças de roupa volumosas e com várias camadas nunca são costuradas com tecidos elásticos.
- Entender como construir padrões e adaptá-los às medidas necessárias só vem com a experiência.
Uma anágua costurada com suas próprias mãos, mesmo a partir do molde mais fácil, pode ser um ótimo complemento para roupas infantis ou fantasias teatrais. Com tule, você pode criar tanto uma anágua de camada única quanto a mais volumosa - este material universal agradará tanto os amantes de vestidos elegantes quanto os fãs de imagens brilhantes e estilizadas.
Vídeo sobre anáguas de tule
Como costurar uma anágua fofa de tule: