Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões

Vestidos de tule são muito populares entre meninas de diferentes idades. Com esse tecido você pode costurar roupas lindas e exuberantes. O material também é fácil de processar, então você pode criar de forma rápida e fácil um lindo vestido com suas próprias mãos.

Características e benefícios do tecido

Vantagens do tule:

  • elasticidade. O tecido é quase sem rugas, o que é ideal para uso infantil;
  • a sujeira é facilmente removida;
  • força. O material é difícil de rasgar ou danificar de qualquer outra forma;
  • resistência ao desgaste dos produtos acabados. Eles mantêm sua aparência original mesmo após inúmeras lavagens;
  • preço acessível;
  • bela aparência. Produtos feitos de tule são arejados e leves. O volume aparece naturalmente, não requer forro ou anágua;

Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões

  • retenção de forma. Devido à resistência do material, ele é adequado para criar babados, ideias de design interessantes;
  • ampla gama. As fábricas têxteis abastecem o mercado com diferentes tipos de tule, dependendo da cor e da textura;
  • trabalho conveniente. O tecido não amassa e é fácil de cortar e costurar.

Uma das desvantagens é que o tecido não “respira”. Portanto, é melhor não usar vestidos (especialmente com várias camadas) no verão devido ao desconforto inerente. Entre as propostas modernas das fábricas têxteis, destaca-se o visual “espacial”. Este é um tule com um revestimento metálico especial. Brincando com a luz, cria a impressão de um céu estrelado.

Você também pode comprar tule branco, no qual você mesmo pode aplicar tinta têxtil. Dessa forma você pode criar materiais com padrões únicos.

Dicas para escolher tule

Você precisa selecionar o tule dependendo do tipo de produto que pretende costurar a partir dele.

Você pode ver os tipos na tabela abaixo.

Tipo de tule Como escolher Para quais produtos ele é indicado?
Super difícil Passe a mão sobre ele – o tecido deve ser duro, sem superfícies enrugadas (as dobras não serão alisadas).

Além disso, o tule de baixa qualidade arranha a pele.

Adequado para fazer flores artificiais e acessórios de cabelo.

Saias e anáguas não são feitas com ele, pois é impossível atingir o formato ideal e as dobras permanecem para sempre.

Duro Eles verificam pelo toque. O tule rígido de alta qualidade é tratado com uma composição para manter a resistência e a forma.

Ela reveste cada fio e parece cola seca.

Anáguas ou decorações descartáveis. Este tipo de tule não pode ser lavado; após o contato com a água, ele perde a forma – as células ficam distorcidas.

Nem mesmo passar a ferro ajuda a alisar a superfície.

Técnico Não há dificuldades na escolha, o tecido é barato e tem uma tecnologia de produção simples.

Portanto, tipos de baixa qualidade não são encontrados no mercado.

Usado para fazer camadas superiores e internas de saias e acessórios.

É de altíssima qualidade, mas parece indefinido. Você precisará usar tinta para tecido para decorar.

Crinolina É uma grade com células quadradas (preenchidas e vazias). Se outro tipo for oferecido, então não é tule crinolina. É usado para fazer crinolinas – saias largas cuja base e formato são aros.
Macio Selecionado com base na aparência. O tule macio é universal, adequado para fazer qualquer coisa: roupas, joias, acessórios, tutus.

Independentemente do produto final, sempre é dada atenção ao formato da célula. Em tecido de alta qualidade, as formas das células são simétricas e idênticas. Eles vêm em formatos de favo de mel, diamante ou quadrado.

Em diferentes cidades e regiões da Rússia (assim como em outros países), os nomes dos tipos de tule listados diferem. Portanto, se você planeja trabalhar com tecido regularmente, precisa aprender a diferenciá-lo pela aparência e pelas sensações táteis.

Lindos estilos de vestidos de tule para meninas

Os vestidos de tule para meninas variam em tamanho e formato.

As opções mais populares são:

  • prestígio. Este é um modelo de silhueta, onde a parte superior é completamente ajustada à figura, e abaixo há uma saia longa de volume médio. Pode ser com ou sem mangas;
  • Barbie. Há vários estilos para escolher, e eles recebem esse nome por causa da cor rosa característica. Vestidos de pequeno e médio volume;
Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
Vestidos de tule para meninas - modelos de prestígio, Barbie e Mona Lziza
  • Mona Lisa. A principal característica desta opção é o cinto largo. O vestido é feito de tule, o cinto é feito de fita;
  • Doce. Um produto de duas camadas, com comprimento um pouco acima do joelho. Mangas com babados nos ombros. Geralmente decorado com laços exuberantes na cintura ou vários pequenos remendos. A parte de cima do vestido é solta e tem uma anágua de tule. Não fica escondido sob a bainha, mas se projeta para fora;
  • com um trem. Essas opções não são adequadas para visitar eventos ativos, mas parecem muito boas. Na maioria das vezes, eles são usados ​​apenas para sessões de fotos;
  • aqui. A base do estilo está na saia listrada – ela é composta por várias peças retangulares de tecido. Quanto mais peças, mais cheia fica a saia;
  • Crianças Aristocratas. Uma série completa de vestidos infantis é apresentada por modelos estilizados como retrô.
Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
Vestidos de tule para meninas - Modelos Candy, com cauda, ​​tutu e Aristocrat Kids

Não há modelos justos na linha infantil. Isso ocorre porque as meninas precisam de mais espaço livre para brincadeiras e atividades. Além disso, modelos justos só ficam realmente bonitos em corpos já formados.

Cores e comprimentos atuais de roupas para meninas

O tule está disponível em uma variedade de cores. Graças à sua estrutura única, você pode brincar com os tons sobrepondo-os.

Mas as opções mais comumente usadas são:

  • branco;
  • rosa claro;
  • azul;
  • cereja;
  • violeta;
  • verde claro.
Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
A paleta de cores dos vestidos de tule infantis geralmente é brilhante e rica.

Preto e cores escuras raramente são usados. Eles não combinam com o estilo infantil, pois acrescentam um pouco de idade. É por isso que meninas em vestidos escuros parecem estranhas.

A duração é selecionada dependendo do tipo de evento. Se ocorrer de forma calma, são utilizadas versões longas. Para um uso confortável, a bainha tem formato assimétrico. A parte da frente é um pouco mais alta para que as meninas não pisem na saia.

Quando o evento for acompanhado de atividades e jogos ativos, é melhor escolher uma versão mais curta. Vestidos que chegam até o joelho ficam lindos. Diferentemente da versão anterior, os produtos encurtados parecem menos elegantes, mas são mais divertidos.

Master class: vestido tutu sem costura para as férias

Os vestidos de tule para meninas se baseiam nas características únicas do material, sendo a principal delas o seu esplendor. Uma ótima opção é um vestido tutu.

É uma peça exuberante, cuja bainha é uma saia americana ou um tutu clássico. Sua principal vantagem é que você mesmo pode fazê-lo e não precisa ter habilidades de costura.

Materiais necessários:

  • elástico ou top para vestido (os prontos são vendidos em lojas de artesanato);
  • tule em rolos. Você também pode usar sobras se você mesmo cortar as tiras. Você pode escolher uma ou várias cores diferentes que combinem entre si;
  • agulha de crochê, mas você também pode trabalhar à mão;
  • a forma sobre a qual o topo é esticado. Eles usam meios improvisados ​​- baldes, caixas de papelão;
  • tesoura;
  • fita de cetim;
  • decorações têxteis (você pode fazê-las você mesmo).

Padrão

A vantagem de um vestido tutu é que ele não precisa ser costurado. A saia é feita à mão com um método de amarração simples. Portanto, não é necessário um padrão para tal produto.

Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões

Descrição do processo:

  1. Tiras de tule são cortadas (ou cortadas se o material for em fita). O tamanho é selecionado de acordo com o comprimento do vestido. Se o comprimento da cintura for 30 cm, então as listras terão 60 cm.

Dica: Para cortar as tiras mais rápido, prepare uma base de papelão. Neste caso, o comprimento da base será de 30 cm. A fita é enrolada em ambos os lados do papelão e depois cortada. Então você não precisará medir cada tira separadamente.

  1. É assumida uma forma na qual a base (superior ou elástica) é esticada.
  2. A tira de tule é dobrada ao meio no sentido da largura e depois ao meio no sentido da largura.
  3. A tira, dobrada ao meio, é passada por um furo na base ou amarrada com um elástico. Um nó de baioneta é usado para apertar.
  4. O procedimento é repetido em todo o comprimento do top ou elástico. Se o tule for de cores diferentes, as listras mudam.
  5. Para adicionar volume extra, você pode usar uma segunda camada.
Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
Saia de tule para meninas: jeito fácil de fazer com elástico

Um vestido tutu ficaria incompleto sem o uso de enfeites. Eles podem ser comprados em lojas de artesanato ou feitos à mão. É melhor usar elementos decorativos removíveis. A opção ideal é o velcro. Depois, antes da lavagem, a decoração é removida para não prejudicar sua forma e aparência.

Várias decorações estão disponíveis para mudar dependendo do evento ou dos acessórios utilizados. Todos eles serão presos com velcro.

Master class: vestido tutu

Vestidos de tule para meninas podem ser feitos usando não apenas este material. Na maioria das vezes, são usados ​​2 tipos de tecido: separadamente para a parte superior e inferior. O tule exuberante e texturizado não proporciona um ajuste completo à figura, por isso o top feito com ele fica feio. Em um vestido tutu, a parte de cima é feita de seda e a de baixo é feita de tule.

Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
Vestidos de tule para meninas - Vestido tutu

Materiais necessários:

  • têxtil. Para confiabilidade, um desenho é feito em uma escala de 1:10 ou menos, onde a quantidade necessária de material é medida;
  • tecido de forro. A escolha é feita de acordo com as sensações táteis - para que seja agradável ao corpo. Escolha também no mesmo tom do tecido de tule da parte superior;
  • tópicos. O ideal é que combinem com a cor do tecido de cima, mas alguns artesãos brincam com o contraste;
  • tesoura;
  • faixa elástica para ajuste.

Padrão

O molde pode ser encontrado na Internet, mas ele precisará ser redesenhado para se adequar aos parâmetros da menina que usará o vestido. Mas não é muito complicado, então você mesmo pode desenhá-lo. A base é uma saia sol, que é recortada em semicírculo, assim como a abertura na cintura.

Descrição do processo

Quanto maior a saia, mais difícil é cortá-la.

Todo o material deve ser disposto sobre uma superfície plana. Não será suficiente para um pacote de mesa. Devido ao seu tamanho, é mais prático cortá-lo no chão.

Dica: Como você precisará cortar boa parte do molde, é melhor fixar o molde no chão com fita adesiva. Posteriormente, o tecido de malha transparente deve ser aplicado por cima e recortado ao longo do contorno. Quanto mais brilhante for o papel estampado, mais fácil será trabalhar com ele.

Quando o corte estiver completamente concluído, siga as instruções:

  • Os semicírculos recortados são costurados com linhas verticais.
  • O número de círculos é selecionado levando em consideração o número de camadas no pacote. Quanto mais, mais coisas básicas precisarão ser feitas.
  • Conjunto. Cada camada de tecido na cintura é costurada com o ponto mais largo possível. O programa é definido em uma máquina de costura. Em seguida, o fio do meio é puxado para fora. Isso deve ser feito com cuidado e devagar para que as dobras sejam distribuídas uniformemente pelo perímetro.
  • Estimativa. Você precisa colocar todas as camadas no chão e depois conectá-las com fios para poder removê-las facilmente mais tarde. Você não poderá usar alfinetes, eles não manterão os tecidos de malha retos.

Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões

  • Adicionando forro. O forro é cortado da mesma forma que a camada inferior do tutu. Mas deve ser alguns cm mais curto para que não fique para fora da bainha.
  • Adicionando um cinto. Deve ter cerca de 3-4 cm de largura. Você também pode não usá-lo e apenas costurar um elástico. Neste caso, o cinto do vestido acabado é costurado separadamente e amarrado na parte superior, escondendo todas as falhas.
  • Montagem final em máquina de costura. Todas as partes alinhavadas devem ser conectadas com uma costura de alta qualidade.

Em seguida, a saia é costurada na parte superior do vestido, mas pode ser usada separadamente. A vantagem do pacote é que as partes superior e inferior podem não combinar em cores. Eles continuarão harmoniosos e bonitos.

Dica: Ao cortar, é melhor fazer a camada inferior a menor, por exemplo, costurada em 3 partes. Cada camada subsequente aumentará em 1 detalhe, o que permitirá que você distribua o esplendor de forma bonita e uniforme por toda a circunferência.

Master class: Traje de Ano Novo de um desenho animado

Vestidos de tule para meninas são uma opção ideal para se vestir em vários feriados, não apenas no Ano Novo. Os desenhos animados constantemente apresentam princesas vestidas com roupas lindas e luxuosas.

Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
Vestido de tule para menina para o Ano Novo

E as meninas vão adorar passar a noite de carnaval com elas. Você pode usar a Princesa Sofia, que se tornou popular ultimamente, como base - sua roupa é fácil de fazer e fica linda.

Materiais necessários:

  • tecido de cetim 2 cores. Se você quiser fazer uma combinação perfeita com o desenho animado, precisará de cetim lilás e branco. Você pode substituí-lo por seda, mas fica um pouco menos brilhante;
  • chita para forrar a parte superior;
  • tule para forro e volume;
  • trança. Em vez disso, você também pode usar uma fita de tule dobrada ao meio. A cor é escolhida para combinar com o tecido superior, ou um pouco mais escura;
  • strass para decoração. Você pode usar elementos decorativos adesivos ou costurados;
  • zíper nas costas. Os tamanhos são selecionados de acordo com as costas da menina;
  • fios;
  • tesoura.

Padrão

O padrão é feito de forma independente. A parte de cima pode ser cortada para caber na camiseta de qualquer menina. Você precisa adicionar 3-4 cm para o zíper e as costuras. As mangas são cortadas separadamente e feitas em formato oval.

Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
Molde do corpete do vestido (frente)
Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
Molde do corpete do vestido (costas)

A saia é cortada em detalhes. É mais conveniente trabalhar com 2 metades: elas são mais fáceis de costurar e o produto final parece mais liso e simétrico. O corte é selecionado dependendo do volume; quanto mais volume, mais larga será a parte inferior do corte. A camada superior é cortada no formato de pétalas. No total, você precisará de 4 dessas peças.

Descrição do processo:

  • Corte as peças de cima. Deve haver 2 cópias de cada detalhe - cetim e chita.
  • Nos ombros e nas laterais, as peças são costuradas separadamente umas das outras.
  • As partes frontal e de forro são conectadas. Eles devem se encaixar perfeitamente, por isso, para maior confiabilidade, são presos com alfinetes antes da costura final à máquina. As peças são costuradas de dentro para fora.
  • As mangas são costuradas na parte superior acabada, de dentro para fora. O segundo lado da manga oval é bainhado ou tratado com fita de tule para manter seu formato.
  • Um zíper é costurado nas costas.
  • A parte inferior do vestido é cortada de acordo com o molde.
  • A saia branca é costurada nas laterais, depois a camada inferior é dobrada duas vezes e depois é feita a bainha.

  • A camada superior da saia é costurada em cetim lilás usando o mesmo princípio da versão anterior.
  • A borda inferior da saia é queimada para evitar que ela desfie.
  • Uma fita de tule trançado ou dobrado é costurada na borda inferior da bainha.
  • As 2 camadas da parte inferior do vestido são costuradas na cintura. Importante: a circunferência da saia e a parte de baixo da blusa devem coincidir.
  • As partes superior e inferior do vestido estão conectadas.
  • O produto final é decorado com strass. Você também pode usar outras decorações.

Master class: um vestido delicado para uma formatura de jardim de infância

Para um evento importante e responsável, como uma formatura de jardim de infância, você precisa escolher estilos de vestimenta elegantes e complexos. O formato "tutu" pareceria muito simples e de mau gosto aqui. Além disso, essas coisas exigem muitos acessórios.

Uma opção simples seria um vestido estilo império. Esta é uma peça delicada e exuberante que pode ser complementada com uma cauda. Mas você deve se certificar de que a cauda esteja presa à saia se as brincadeiras ativas e a diversão das crianças começarem. Caso contrário, ele atrapalhará ou até mesmo ameaçará cair.

Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões

Materiais necessários:

  • tecido principal;
  • tecido secundário (mole);
  • fita (você pode usar fita de tule);
  • entretela;
  • zíper escondido;
  • borracha;
  • fios;
  • tesoura.

Padrão

Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
Molde de vestido estilo império

É difícil fazer você mesma um molde para um vestido estilo império. Portanto, é melhor baixar amostras prontas da Internet.

Se você ainda tiver que fazer isso sozinho, pode usar alguns truques:

  • a parte de cima é cortada para combinar com a camisa;
  • A parte inferior do vestido pode ser cortada para combinar com a saia estilo império disponível. O molde final pode ser encurtado ou alongado até o comprimento desejado do vestido;
  • Primeiro, o padrão é desenhado em escala reduzida e, depois, as peças acabadas são desenhadas com base nele.

Descrição do processo:

  1. As peças superiores são cortadas em tecido macio. É necessário que o produto final não cause irritação ao entrar em contato com a pele delicada do bebê.
  2. A parte da frente dos ombros e as laterais são costuradas nas costas. O zíper será inserido no centro das costas, para que essa parte não seja tocada.
  3. As mangas são costuradas e presas aos furos da parte superior, por dentro. Se o vestido não tiver mangas, essa etapa será omitida. E os furos são costurados internamente com uma única dobra. Quando o material é dobrado ao meio, a confiabilidade aumenta. Mas a costura fica rígida e pode causar atrito quando desgastada.
  4. O mesmo procedimento é feito com o tecido da base superior.
  5. O forro e a parte superior principal são costurados juntos na parte inferior e nos ombros, de dentro para fora.
  6. Se o produto tiver mangas, a parte dos ombros e a parte inferior serão costuradas com elástico - essa é a característica que caracteriza todos os vestidos no estilo Império.
  7. Punhos são feitos nas mangas para esconder o elástico.
  8. As peças internas da saia são costuradas. Em seguida, ele é costurado na parte superior e, depois disso, o zíper pode ser inserido.
  9. Os detalhes da saia superior são costurados a partir do tecido principal. Em seguida, ele é costurado na parte superior, entre o forro e o tecido principal.
  10. A parte inferior do vestido é bainhada após uma dobra dupla.
Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
Vestidos de tule para meninas - estilo império

O vestido estilo império parece muito delicado e elegante. Não requer nem decorações adicionais. Mas é melhor fazer acessórios de cabelo ou recortar a bolsa com o tecido principal, pois sem eles o look ficará inacabado.

Exemplos de looks elegantes

Existem muitos modelos de vestidos de tule para meninas, você pode escolher uma imagem para qualquer evento:

  • Vestidos elegantes com saias em camadas Eles são lindos, mas ao mesmo tempo não interferem na brincadeira livre e ativa. A saia ampla proporciona total liberdade de movimento. Portanto, esse produto pode ser usado em um aniversário ou outro feriado onde se espera brincadeiras com crianças.
  • Vestidos em linha A parecer sólido. Esta opção é adequada para um evento importante, por exemplo, uma cerimônia de premiação. Eles fazem as meninas parecerem visualmente mais velhas, criando uma imagem de responsabilidade e confiança.

O corte desse tipo de coisa é simples, então você não pode ficar sem acessórios. Pode ser um cinto colorido, uma bolsa pequena ou algumas pulseiras no pulso.

Vestidos de tule faça você mesmo para meninas. Fotos, master classes, padrões
Vestidos de tule para meninas - em várias camadas, com cauda e silhueta A
  • Vestidos com cauda parecer majestoso e solene. Eles são usados ​​em casamentos e eventos sérios semelhantes. A cauda em si é a parte central do look, então acessórios adicionais não são necessários, pois eles sobrecarregarão muito a imagem.

O tule é um tecido delicado e bonito. É fácil para iniciantes trabalharem com ele. Não precisa ser fixado nem consertado. A estrutura de malha permite que a bainha fique no lugar e não se desfaça. A leveza natural e a durabilidade do formato escolhido também são notadas. Este material é usado para fazer alguns dos vestidos mais bonitos e elegantes para meninas.

Vídeo sobre vestidos de tule

Vestidos de tule para meninas:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho