Uma bolsa é um dos acessórios essenciais e elegantes de uma mulher moderna. Você pode fazer uma bolsa original e única com suas próprias mãos - costure-a com materiais de sucata de acordo com as master classes detalhadas em nosso artigo. Modelos interessantes podem ser criados a partir de coisas velhas e desnecessárias.
Como escolher o tecido para costurar uma bolsa, dependendo da sua finalidade
O catálogo de tecidos produzidos pela indústria leve é diversificado. Qualquer um deles, farfalhante ou felpudo, áspero ou liso, jeans, couro pode se tornar a base de uma bolsa. O princípio do ecletismo (combinação de estilos) usado pelos designers modernos permite quaisquer combinações e fantasias.
As seguintes opções de tecido podem ser as mais adequadas para uma bolsa:
- Tela - A lona é um material extremamente durável usado para fazer velas. Se antes essa variedade era produzida a partir do cânhamo, hoje ela é feita a partir de fibras sintéticas.
- Cordura - um material usado por alfaiates americanos para costurar equipamentos militares. Material durável e forte, cuja resistência ao desgaste é 5 vezes maior que a do náilon.
- Jeans - jeans, um tecido durável que não deixa passar poeira e que dura muito tempo. Combina com qualquer tipo de decoração, renda guipura, bordados, detalhes decorativos.
- Lago - tecido original, que lembra couro, brilhante e liso. A indústria produz verniz de uma única cor ou verniz coberto com uma impressão padronizada. O tecido é durável, não deixa passar umidade e tem baixo custo.
- Gabardine simples, que combina bem com elementos decorativos. Uma bolsa feita desse tecido pode ser lavada com frequência, e a aparência do produto não perderá sua atratividade.
- Oxford – tecido de mochila com maior resistência.
- Você também pode usar tecidos leves - linho, seda, algodão, cujas cores são extremamente ricas. Com esta opção, você precisará selecionar o tecido para o forro.
Peculiaridades de fazer um molde de couro
Para uma bolsa de couro, você pode usar algo velho ou comprar retalhos de couro fino, mas o processo de fabricação não será fácil, por isso é importante use as seguintes dicas:
- Para obter uma base lisa, o couro pode ser passado com um ferro não muito quente pelo lado avesso.
- Para deixar a base mais rígida, você pode tratá-la com um spray especial e depois passá-la com ferro.
- As costuras são primeiro conectadas com fita dupla face ou coladas e depois costuradas. Desta forma você pode garantir a imobilidade do elemento.
- É difícil costurar partes individuais do produto. Para facilitar esse propósito, cada costura deve ser “batida” com um martelo. O material fica mais macio, a agulha entra mais facilmente durante a costura.
Para qualquer modelo você precisa fazer um molde. Designers de moda iniciantes devem lembrar que cantos vivos em produtos de couro são difíceis de criar., então todas as linhas devem ser suaves. Você pode desenhar essa linha usando um modelo. De acordo com o padrão, os moldes são preparados em papel duro, segundo o qual todos os detalhes são recortados em couro, o que facilita o trabalho.
Padrões de jeans
Todos os tipos de ideias para costurar bolsas a partir de jeans velhos abrem espaço para a imaginação do designer.
Existem muitas opções para implementar o plano:
- você pode criar uma bolsa para o dia a dia com alças longas ou curtas;
- alguns pares de jeans farão uma ótima mala de viagem espaçosa;
- uma bolsa infantil pode ser feita com pequenos pedaços de diferentes jeans;
- É fácil fazer uma mochila para um adolescente: costure a parte de baixo na parte de baixo da perna e o cordão na parte de cima.
- É fácil fazer uma sacola de compras retangular.
Aqui estão algumas dicas para fazer bolsas jeans:
- Essas bolsas são costuradas usando moldes prontos.
- Não é necessário procurar tecidos de tamanho grande. O estilo patchwork, que combina jeans e tecidos leves, está muito na moda atualmente.
- O produto ficará mais expressivo se você complementá-lo com elementos decorativos.
- Para garantir que uma bolsa jeans mantenha seu formato, um forro é costurado nela, que pode ser feito de tecido brilhante. Se você fizer o comprimento maior, a parte saliente do tecido pode ser usada para decoração adicional.
- O diagrama da bolsa mais simples: quatro pedaços quadrados de tecido, dois pedaços retangulares, quatro tiras longas e estreitas para as alças.
Padrões de tecido
Costure uma bolsa com suas próprias mãos (master class), você pode desenvolver diferentes modelos de tecido ou encontrar moldes prontos na Internet.
Uma vez selecionado o modelo, é necessário:
- Depois de fazer o molde, transfira-o para o avesso do tecido selecionado e corte dois pedaços. Outra opção é cortar as alças junto com as laterais.
- Para garantir que o produto saia impecável, os detalhes devem primeiro ser alinhavados, bem passados e só depois costurados.
- As duas paredes centrais do produto são costuradas ao longo da largura, as partes laterais estreitas e, em seguida, a parte inferior é costurada.
- O forro é feito da mesma forma e colocado sobre a parte costurada.
- O modelo é virado do avesso e as bordas são processadas.
- As alças são costuradas caso tenham sido cortadas separadamente.
- Só falta costurar um zíper ou decorar a tampa.
Para que uma bolsa de tecido mantenha seu formato, o tecido precisa ser reforçado, ou seja, colado com entretela, o que é feito após a seleção do material.
Padrão de feltro
As bolsas de feltro estão se tornando cada vez mais populares porque são bonitas, brilhantes, macias e aconchegantes.
Trabalhar com feltro é fácil:
- O material não estica, então não há necessidade de desenhar um molde. Depois de decidir as dimensões do produto, você pode simplesmente cortar dois quadrados ou o mesmo número de retângulos e começar a trabalhar.
- As bordas do tecido não desfiam, portanto não há necessidade de processamento adicional nas costuras.
- Depois de alinhavar e costurar a bolsa, você precisa pensar nas alças para ela. As opções podem ser diferentes: do mesmo feltro, uma corrente fina, um cinto.
- Para deixar o produto com uma aparência mais elegante, é melhor costurar um forro contrastante que esconda as costuras internas.
- Resta adicionar alguma decoração à amostra. Pode ser feito de tecido de feltro de cor diferente. A figura engraçada recortada é simplesmente colada ou costurada com um ponto overlock.
Os custos de um produto desse tipo são bem insignificantes.
Padrões de estopa
A estopa é um material natural e barato. Os produtos feitos com ele impressionam e nos lembram da harmonia entre o homem e a natureza. O material é macio e maleável.
É fácil e ao mesmo tempo não é simples trabalhar com:
- Antes de começar a trabalhar, o tecido deve ser cuidadosamente passado a ferro para que seja possível cortar formas uniformes.
- As bordas da estopa vão desfiar, então toda a base precisa ser revestida com cola.
- As costuras internas precisam ser chuleadas.
- Para garantir que o produto mantenha sua forma, é necessário um revestimento mais rígido.
Pele e camurça para molde de bolsa
Costure uma bolsa com suas próprias mãos (master class), diferentes modelos são fáceis de pele, camurça do design mais simples, que sempre parecem ricos. Você quer pegá-los e experimentá-los com sua roupa. Para fazer um item tão exclusivo, você precisará de algumas sobras de pele, naturais ou artificiais, que não serão fáceis de trabalhar.
Provavelmente, esse será um trabalho manual meticuloso. Ao costurar um produto de pele em uma máquina, o trabalho progride lentamente: as vilosidades ficam sob a agulha. Além disso, você precisa de uma máquina que possa costurar tecidos grossos.
Se a vontade de ter uma bolsa de pele não desapareceu, então você terá que fazer o seguinte:
- Você precisará de um molde.
- Depois de pronto, o pelo existente é disposto na direção da pilha, o padrão.
- Os elementos do futuro produto são colocados paralelamente ao centro do corte. Trace os detalhes com uma caneta para que a linha fique visível.
- Você precisa ter cuidado para que os defeitos do pelo não fiquem sob o molde.
- Pele, assim como camurça, não pode ser cortada com tesoura. É importante ter uma faca de peleteiro à mão.
- As peças precisam ser costuradas de acordo com a “aparência da pilha”. Todo o fiapo deve ficar escondido sob as costuras.
- O processo só pode ser realizado com uma agulha afiada e razoavelmente grossa, utilizando fios de náilon. Pele ou camurça só precisam ser perfuradas uma vez.
Como transformar um guarda-chuva velho em uma bolsa estilosa
Você pode costurar uma bolsa interessante com suas próprias mãos usando um guarda-chuva velho. A master class visualizada irá sugerir diferentes modelos de bolsas leves que não ocuparão muito espaço na bolsa do proprietário.
Mas esta não é a única vantagem de tal produto:
- o tecido do qual os guarda-chuvas são costurados é extremamente durável, então o novo acessório não se desgastará;
- produtos colocados em tal saco não ficarão molhados na chuva torrencial;
- design elegante (as cores dos guarda-chuvas geralmente são originais) um pouco de imaginação tornará essa coisa única.
Como costurar uma bolsa com suas próprias mãos usando um guarda-chuva velho. Master class com fotos
A ordem de criação da bolsa será a seguinte:
- O guarda-chuva antigo está rasgado em seções triangulares, mas os fechos não devem ser cortados do guarda-chuva.
- Os detalhes precisam ser lavados e passados.
- Em seguida, as partes são dobradas para formar uma peça contínua de tecido, as peças são alinhavadas e costuradas na máquina ao longo da parte da frente com um ponto invisível. As bordas do pedaço de tecido resultante também são unidas.
- O produto é dobrado para formar um retângulo com ângulos absolutamente retos. A parte inferior do produto, virada do avesso, é costurada e chuleada.
- O tecido restante é usado para fazer alças. Elas podem ser triangulares ou retangulares, como de costume.
- Resta processar a borda superior da bolsa.
- Depois de dobrar o novo acessório e prendê-lo com um fecho de guarda-chuva, você pode ir até a loja.
Aula magistral sobre como costurar uma bolsa de praia
Você não precisa comprar uma bolsa de praia para suas férias de verão. Você pode criá-lo você mesmo, e ele será igualmente estiloso e moderno. Ao planejar ser criativo, você precisa coletar todos os restos que tiver em casa.
É importante que eles tenham um padrão grande e brilhante.
Estes poderiam ser:
- tapeçaria impressa, tecido para capa de chuva;
- tecidos de chita brilhantes, algodão estampado, linho;
- estopa grossa.
Tecidos grossos, feltro e jeans devem ser deixados para outros fins. Você precisa selecionar imediatamente um tecido de forro, algum tipo de “tecido deslizante” - cetim liso, cetim, seda.
Para artesãs iniciantes, é melhor escolher um modelo retangular simples, mas se você arredondar a parte inferior, o produto ficará mais original. Bolsas grandes estão na moda hoje em dia.
Depois de decidir as dimensões e encontrar um papel grosso, você pode começar a criar o molde:
- Desenha-se um quadrado com 50 cm de lado — esta é a parede lateral do saco. Se desejar, o fundo da bolsa pode ser arredondado. Para obter um semicírculo uniforme, use um compasso ou um molde.
- A partir dos retalhos selecionados, são montadas duas dessas peças e duas do tecido do forro.
- É marcado um retângulo cujo comprimento é 50 cm e a largura é 10 ou 20 cm. Esta é a parte lateral e a parte inferior. Você precisará cortar 6 dessas peças do tecido (incluindo a bolsa e o forro).
- Desenha-se uma alça - um retângulo de 60 cm de comprimento. A largura pode variar. Você precisará de quatro peças para a bolsa.
Só falta alinhavar, passar e costurar, decorando o produto com elementos decorativos.
Como costurar uma mala de viagem
Costure uma bolsa com suas próprias mãos (master class), diferentes modelos podem ser feitos de jeans, couro, tecido grosso.
Você pode criá-lo a partir de jeans velhos, gastando uma noite em todo o processo e economizando seu próprio dinheiro:
- É necessário cortar a parte superior das calças e rasgar as pernas no sentido do comprimento.
- Retângulos são cortados das pernas traseiras, que servirão como paredes centrais da bolsa. O comprimento é escolhido arbitrariamente.
- Você precisará de 2 peças pequenas para os painéis laterais, cuja altura seja idêntica à altura total da bolsa.
- Há mais um detalhe que precisa ser preparado: o fundo.
- A parte superior é composta por duas tiras, entre as quais é costurado um zíper.
- Todos os detalhes, exceto o topo, são colocados na entretela (ela dará resistência ao produto), contornados e recortados. O tecido do forro é medido da mesma maneira.
- Em seguida, o produto é costurado: as partes centrais com as laterais e a parte inferior. Alças feitas de fita de espartilho são costuradas na parte superior do produto.
- As peças de entretela são fixadas ao forro, a parte interna do produto é montada e inserida na base do jeans.
Depois que a parte superior estiver costurada, o acessório estará completo.
Fazendo você mesmo uma bolsa esportiva
Costure uma bolsa com suas próprias mãos (master class), diferentes modelos podem ser feitos de lona, tecido de capa de chuva em estilo esportivo. Você pode escolher um modelo com cinto ou com alça. Para o forro, usamos enchimento sintético acolchoado e, para a rigidez da parte inferior, usamos lã. Você precisará de um zíper e argolas para as alças.
Instruções passo a passo para fazer uma bolsa:
- Pegue um jornal velho e dobre-o de modo que as bordas fiquem alinhadas.
- Dobre os cantos, mas não para o centro. Desenhe uma linha horizontal ao longo dos cantos dobrados.
- Corte a parte superior seguindo esta linha. Corte a figura resultante ao longo da linha central do jornal. Marque a parte superior, inferior e a dobra do produto.
- Depois de dispor o molde no tecido selecionado, recorte-o, lembrando de deixar dois centímetros de margem de costura.
- Varra a parte superior e inferior da bolsa, as laterais, costure-as e costure o zíper.
- Recorte o forro da mesma forma e faça vários bolsos nele.
- Costure o fundo e o forro nas laterais.
- Depois de cortar as alças, prenda-as na bolsa.
- Insira o forro na base do produto, prenda-o com alfinetes ao longo das costuras e costure.
O trabalho de criação da bolsa está concluído.
Costurando uma bolsa em estilo patchwork
Bolsas de patchwork são bolsas de verão, então você precisa escolher tecidos de algodão ou linho para elas, mas esse produto terá que ser passado com frequência. Você pode usar tecidos sintéticos duráveis e que não encolham.
Depois de preparar as coisas necessárias (retalhos, material de forro, cola em bastão, alça para a alça, tesoura), você pode começar a costurar:
- encontre tecido para a base: comprimento – 29 cm, largura – 25;
- coloque os remendos sobre ele de modo que suas bordas se sobreponham em 1,5 cm, prenda-os juntos para que não se movam;
- os cantos dos remendos devem ser colados e só então proceder à costura à mão ou à máquina no sentido do comprimento e depois na largura;
- você deve cortar o blank e inserir o fundo, previamente colado (14/25 cm), reforçado com tecido não tecido;
- costure as laterais, costure as argolas para as alças;
- costure os cantos, vire do avesso;
- faça o forro, costure por dentro;
- processe a borda superior do produto e fixe as alças.
Bolsa de nó
É fácil costurar uma bolsa com nós com suas próprias mãos, mas é melhor assistir a uma aula magistral. Sua própria imaginação irá sugerir modelos diferentes. Tecidos de algodão com padrões alegres são adequados para esse tipo de produto, embora você também possa usar tecidos para noite. Os produtos são frente e verso.
O interior geralmente é simples. O fundo pode ser redondo, semicircular, com reentrâncias. O acessório pode ser pequeno (usado na mão) ou grande, como uma mochila.
Para fazer uma bolsa com nós, você precisa gastar cerca de uma hora:
- você precisa fazer um esboço do futuro produto (a bolsa lembra uma camiseta com ombros largos, um dos quais é 5 cm mais longo que o outro) e recortá-lo;
- o molde é transferido para o tecido (são necessárias margens de costura);
- o forro é marcado (é melhor usar entretela com base adesiva);
- o produto é varrido das alças, então as laterais, o fundo e as costuras são costurados na máquina;
- Só falta costurar o forro e fixá-lo.
Bolsa de cinto
Uma pochete é uma opção de presente ideal para o seu amado. Para fazê-lo, você precisa de camurça ou couro fino, feltro ou fleece. A base serão moldes retirados da Internet, pois é muito difícil desenvolver o formato da bolsa você mesmo.
- O processo de fabricação começa com a determinação das dimensões e a costura da parede posterior, onde o zíper é costurado. O segundo lado do zíper é costurado na parte superior da tampa.
- Um segundo zíper é marcado ao longo do lado convexo da tampa.
- A parede frontal é fixada na borda livre do zíper.
- Se necessário, são feitos bolsos (eles serão fixados com velcro).
- As tiras com fastex são costuradas nas paredes frontal e traseira.
Bolsa de sapatos simples
Um aluno pode precisar de uma bolsa para trocar de calçado e uniforme esportivo. Para criar uma bolsa dessas, você pode usar tecido de capa de chuva em dois tons.
Você precisa preparar:
- um pedaço retangular de tecido de cores vivas, com 40 cm de largura e 64 cm de comprimento;
- 2 pedaços de tecido contrastante (comprimento – 40 cm, largura – 24 cm);
- para o bolso, um retângulo de tecido (16 cm por 21 cm);
- renda.
A sequência de costura é a seguinte:
- o bolso é decorado com as iniciais da criança e costurado ao longo da linha desenhada na lateral;
- as bordas superiores do tecido de cores diferentes são costuradas na parte da frente;
- as peças são dobradas com os lados direitos juntos e costuradas;
- a parte sob o cordão é dobrada e passada a ferro, costurada sem atingir o centro;
- Agora só falta passar o cordão e você pode colocar suas coisas na bolsa.
Ideias interessantes para costurar uma bolsa
Existem muitas ideias para costurar bolsas, aqui estão algumas delas:
- Uma bolsa de tecido feita com jeans velhos será original. Corte calças velhas em tiras e teça o tecido. Costure ou cole em uma base de tecido. Depois de dobrar a peça de trabalho, costure as laterais. Só falta costurar as alças.
- A bolsa semicircular é prática para levar ao cinema. De um pedaço de tecido antirrugas, corte duas peças redondas e o mesmo círculo de enchimento sintético. Depois de colocar as peças uma sobre a outra, elas devem ser costuradas e aparadas com fita fina. Um zíper deve ser costurado no espaço em branco e o produto deve ser decorado.
- Uma bolsa em forma de vestido de noite ou de um pedaço de queijo parece original.
- O próximo modelo pode ser considerado exclusivo: uma bolsa que se transforma de colete em bolsa. Você pode sair de casa com um colete acolchoado e voltar com uma bolsa nas mãos.
- Você pode fazer uma bolsa no formato de um relógio, cujos ponteiros apontam para a saída da casa.
Não é difícil fazer uma bolsa. Graças a uma grande seleção de modelos, uma artesã iniciante pode escolher uma das opções mais simples. Master classes detalhadas com fotografias de padrões e produtos acabados ajudarão você a criar um acessório original e elegante.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo: Como costurar uma bolsa com suas próprias mãos
Aula magistral. Como costurar uma bolsa de jeans com suas próprias mãos:
Como costurar uma bolsa de ombro com suas próprias mãos: