Nó francês em ponto cruz, bordado de fita. Como fazer uma costura, master classes

O nó francês é uma técnica simples e eficaz, frequentemente usada em bordados. Com sua ajuda, coisas inteiras são criadas pinturas volumétricas, painéis com uma perspectiva claramente expressa da imagem ou destacam detalhes individuais do padrão.

História e características do nó francês

Esta técnica (as bordadeiras também chamam esses laços de “frouzels” ou “laços franceses”) permite adicionar volume aos trabalhos bordados. Esse tipo de artesanato veio da China para a Europa. Recebeu esse nome graças às mulheres francesas que gostaram muito desse método de bordado.

Os produtos bordados com essa técnica, trazidos pelos comerciantes da China, simplesmente cativaram as costureiras francesas com sua beleza. Elas começaram a popularizá-lo ativamente entre costureiras, decorando peças de roupa de monarcas e membros da aristocracia com bordados com nós. Geralmente, a decoração era feita com fios de ouro, prata e fitas de cetim.

Nó francês em ponto cruz, bordado de fita. Como fazer uma costura, master classes

O ponto francês é um ponto redondo que se projeta acima da superfície do tecido. Tem uma depressão no meio. Este laço se assemelha a uma conta ou a uma pequena conta. Seu tamanho depende da espessura, qualidade e número de dobras dos fios. A força de tensão, bem como o número de revoluções ao redor da agulha, também são de grande importância.

Cada nó é feito separadamente, destacando diferentes elementos. Por exemplo, flocos de neve, estames de flores. Ou são reunidos em grupos. É assim que as copas das árvores e as nuvens são decoradas. Todo trabalho só pode ser feito usando esta técnica. O padrão parece expressivo, original e impressionante. Especialmente se forem usadas combinações de cores diferentes.

Onde a técnica de bordado com nó francês pode ser usada?

O nó francês no bordado acrescenta um toque único às coisas. Artesãs habilidosas usam essa técnica para criar itens únicos. Por exemplo, cobertores, toalhas, bolsas. Eles também decoram ícones, broches e grampos de cabelo. Eles também criam pinturas inteiras.

Produtos bordados com fitas de cetim ficam muito elegantes. O autor seleciona a largura de acordo com sua ideia. Tiras estreitas são usadas para pequenos detalhes. Esses padrões acabam sendo convexos e exuberantes. Eles são incrivelmente chamativos.

As fitas são usadas para decorar itens de malha, roupas e itens de interior. E também acessórios. Por exemplo, pulseiras, colares, almofadas.

Pinturas feitas dessa maneira parecem incrivelmente atraentes. Obras feitas inteiramente com essa técnica parecem originais. Eles têm seu próprio entusiasmo e apelo. As obras, complementadas por desenhos de contorno, têm um aspecto moderno.

Nó francês em ponto cruz, bordado de fita. Como fazer uma costura, master classes

Muitas vezes, essa técnica é usada para destacar apenas certos momentos específicos da trama. Por exemplo, folhagens de árvores, imagens de pessoas ou animais, decoração de roupas. Esses podem ser elementos volumétricos em pinturas.

O que você precisa para bordar?

Antes de começar a criar, você deve preparar os materiais e ferramentas necessários.

Tópicos

Os tópicos são selecionados com base nos objetivos pretendidos. Tons mais escuros geralmente são usados ​​no primeiro plano para fazer a imagem parecer mais tridimensional. O uso de uma ampla gama de cores permite obter resultados bastante inesperados.

Pequenos detalhes como miçangas são bordados com fio dental. O fio de lã é escolhido para elementos grandes. Fitas de cetim são usadas para criar flores volumosas. No entanto, você não deve pegar tópicos muito longos. Eles ficam confusos enquanto trabalham. 30 cm serão suficientes.

Agulhas

Agulhas de tapeçaria são usadas principalmente para bordados de fita. Eles têm um olho largo e uma ponta romba. No entanto, você pode precisar de agulhas comuns de costura ou de miçangas com pontas afiadas. Elas são usadas para bordar com linhas.

Tecidos

Os tecidos requerem atenção especial. Imagens ou flores devem ser bordadas em tela grossa. Caso contrário, os pontos podem se desfazer ou cair devido à estrutura solta do tecido.

Nó francês em ponto cruz, bordado de fita. Como fazer uma costura, master classes

Em princípio, a técnica de nó pode ser usada em qualquer produto acabado. O principal é que o material seja denso. E até mesmo itens de tricô e crochê podem ser decorados com fitas.

Outros acessórios

Também é necessário preparar outras ferramentas:

  • tesoura;
  • esquemas de desenho;
  • lápis, canetas hidrográficas, marcadores de cores diferentes;
  • aro;
  • quadros quadrados para bordado;
  • papel carbono, papel milimetrado;
  • dedal;
  • governante.

Onde posso obter moldes para bordado volumétrico?

Infelizmente, padrões projetados especificamente para bordado com nó francês são extremamente raros. Mas sempre há uma saída.

Por exemplo:

  • Os padrões selecionados são transferidos para a tela. Depois os desenhos são preenchidos com fruzels multicoloridos ou costurados ao longo do contorno.
  • Ao trabalhar com fitas, são utilizados esboços para ponto cetim.
  • Eles desenham os enredos das futuras pinturas com as próprias mãos, usando lápis.
  • Os nós franceses são feitos de acordo com padrões usados ​​em bordados, com miçangas ou ponto cruz. As marcações em cruz ou em contas são substituídas por pontos.

Master class para iniciantes: criação passo a passo de uma costura

Os frisos conferem às obras uma bela textura e esplendor. Elementos raramente colocados os tornam arejados e leves.

O processo de bordado com fio dental:

  1. Primeiro, um fio é preso na parte de trás do tecido.
  2. Em seguida, no local onde o elemento será posicionado, a agulha é levada até a face.
  3. Em seguida, ele é mantido paralelo à superfície do tecido.
  4. Agora eles enrolam o fio dental, dando uma ou várias voltas. Depende do volume desejado da peça.
  5. Em seguida, o fio é segurado com cuidado.
  6. Então a agulha é trazida para o lado avesso.
  7. Ele é puxado para fora do ponto mais próximo do local de onde saiu, na parte frontal.

Nó francês em ponto cruz, bordado de fita. Como fazer uma costura, master classes

Em seguida, a imagem é complementada com outros loops, se necessário. Mas eles fazem isso depois de lavar e passar o trabalho finalizado.

Como bordar com fitas:

  1. Primeiro, uma tira de tecido de cetim é fixada na parte de trás do produto.
  2. Depois ele é levado para a parte frontal.
  3. Em seguida, a fita é esticada e colocada embaixo da agulha.
  4. Em seguida, dê uma volta na agulha no sentido horário.
  5. Em seguida, eles se afastam um pouco do ponto inicial da punção e inserem a agulha no ponto localizado diretamente ao lado dele.
  6. Em seguida, a fita é movida para a ponta da agulha. Ele é puxado para cima, formando um coque francês não muito apertado.
  7. Em seguida, a agulha é passada através do nó. Ele é puxado para fora de dentro.
  8. Em seguida, a tira de cetim é puxada para finalizar a criação do detalhe.

Nó francês em ponto cruz, bordado de fita. Como fazer uma costura, master classes

Aqui o tamanho da conta de cetim depende da largura da tira.

Lindos diagramas e descrição do trabalho na técnica do nó francês

Atualmente, existem vários esquemas na Internet que utilizam o francês.

O nó francês no bordado acrescenta volume às pinturas onde necessário. Isso torna as histórias interessantes e únicas.

Combinações com ponto cruz

Fruzelki são frequentemente combinados com ponto cruz:

  • Eles são usados ​​para decorar rostos e corpos de animais, tornando-os mais realistas;
  • Essa técnica permite destacar a folhagem das árvores ou pétalas de flores.
  • Usando esse método, nuvens, o sol e outros fenômenos naturais e climáticos são criados.

Gotas de chuva, dias ensolarados ou nublados também são representados com nós. Outros elementos da pintura são bordados em ponto cruz. As flores lilases parecem bem naturais se você decorá-las usando a técnica francesa fruzel. O nariz ou os olhos de um cachorro costurados dessa maneira ficarão bem realistas.

No entanto, é permitido bordar apenas pequenos fragmentos com fruzels no painel. Só então o trabalho parece mais harmonioso. Quase qualquer costureira consegue manusear essa técnica, desde que conheça seus princípios básicos.

Instruções passo a passo:

  1. Primeiro, uma agulha é usada para furar a parte de trás do tecido. Depois ele é levado para o rosto.
  2. Em seguida, pegue o fio dental com a mão esquerda. Ela é segurada com dois dedos a aproximadamente 3 cm da superfície da tela. O fio está esticado.
  3. Em seguida, a linha localizada entre a tela e os dedos é enrolada duas vezes na agulha.
  4. Certifique-se de que as bobinas não se desenrolem.
  5. Em seguida, a agulha é inserida no tecido no ponto de onde sai a linha de trabalho.
  6. Depois ele é puxado para o lado errado.

Um nó como esse não é nada difícil de bordar. A técnica apresentada pode ser usada em quase qualquer trabalho. Instruções mais detalhadas estão disponíveis apenas em livros especializados ou revistas temáticas.

Vale dizer que o método descrito quase não difere da tecnologia que veio da China. Na versão chinesa, eles não dão duas voltas, mas uma volta ao redor da agulha.

O nó francês no bordado fica bem em tecidos comuns. Não escorregará por entre suas fibras. Mas, na maioria das vezes, o ponto cruz é feito em tela. E sua estrutura se distingue por distâncias bastante grandes entre os fios. Portanto, tais elementos podem não estar vinculados ou podem passar despercebidos com o tempo.

É necessário seguir certas regras ao trabalhar para evitar tais situações:

  • É preferível utilizar fios grossos de lã ou fio dental dobrados várias vezes;
  • deve-se dar um grande número de voltas ao redor da agulha;
  • É melhor escolher uma tela com células menores.

Ao escolher um dos métodos acima, você precisa praticar mais o trabalho com nós para determinar por si mesmo qual será o mais aceitável. É assim que se adquire experiência.

As costureiras iniciantes costumam perguntar: “Qual padrão com elementos de nó devo escolher?” A resposta é bem simples: “Qualquer guia usado em ponto cruz serve.”

Por exemplo, uma paisagem de inverno com neve em nós, ou a Torre Eiffel erguendo-se contra o fundo do céu noturno, onde as estrelas são representadas de maneira semelhante.

Um cordeiro ou uma ovelha são representados da mesma maneira.

E uma costureira iniciante dominará facilmente este padrão de bordado simples:

  1. Primeiro, um esboço do animal é aplicado à tela.
  2. Depois, o rosto da ovelha é feito em ponto cruz, e a lã é bordada com ponto francês.

São utilizados fios de lã pretos e brancos.

Combinação com bordado de fita

As fitas acrescentam esplendor às obras e as tornam volumosas. Por exemplo, você pode usá-los para bordar uma imagem chamada “Lilás”.

Lista de materiais e ferramentas necessárias:

agulhas Você deve levar tapeçarias especiais
esquema de desenho O bordado é feito nele
papel carbono Com sua ajuda, eles traduzem o enfeite que gostam.
tecido (tecido para cortinas) Eles bordam uma trama sobre isso
fitas de seda e cetim Eles são usados ​​para bordar enfeites
quadro O produto final é projetado nele.

Andamento do trabalho:

  1. Primeiro, o desenho deve ser transferido para a tela. Qualquer imagem pode ser usada como base.
  2. Coloca-se papel carbono sobre o tecido e o molde é simplesmente traçado com um lápis.
  3. Em seguida, você precisa pegar uma fita lilás.
  4. Ele é enfiado em uma agulha e depois trazido de trás para a frente. Deixe uma pequena ponta livre de 1,5 cm.
  5. Em seguida, o dedo indicador é colocado na fita. Eles fazem uma curva e depois a trazem para o lado errado. Os loops restantes são criados da mesma maneira.
  6. Neste caso, é necessário garantir que a agulha não atinja as fitas previamente bordadas por dentro.
  7. Em seguida, os brotos são feitos. A agulha é inserida na parte da frente.
  8. Em seguida, a fita é colocada sobre a tela, deixando uma pequena distância.
  9. A agulha é novamente inserida diretamente na fita. Depois ele é puxado para dentro e para fora.
  10. Vale ressaltar que quanto maior a reentrância, maior o broto.
  11. Usando essa técnica, preencha todo o estêncil.
  12. Em seguida, desenhe o caule. Eles pegam o fio dental e simplesmente o bordam com ponto cetim.
  13. Em seguida o painel é emoldurado.
Nó francês em ponto cruz, bordado de fita. Como fazer uma costura, master classes
O nó francês no bordado permite criar quadros magníficos

Outras flores são criadas usando uma técnica semelhante. Por exemplo, botões de miosótis.

Descrição do cargo:

  1. Primeiro, a fita é puxada para a parte da frente do tecido. Deixe uma ponta de 1 cm para dentro.
  2. Em seguida, a tira é esticada. Depois, ele é lançado sobre a agulha a aproximadamente um centímetro do tecido.
  3. Depois a agulha é enrolada com cetim, dando algumas voltas. Eles ainda estão puxando.
  4. Em seguida, a ponta da agulha é injetada a 1 mm do ponto de entrada.
  5. Em seguida, ele é levado para o lado avesso, puxando a fita.

Você também pode criar uma árvore florida.

Materiais:

  • fitas de cetim em tons de branco, bege e rosa, tamanho 0,4 mm.
  • fio dental em tons marrons;
  • agulhas;
  • aro;
  • tesoura;
  • esquema;
  • tecido grosso;
  • quadro.

Processo de trabalho:

  1. Primeiro, o desenho da árvore é transferido para um tecido grosso.
  2. Em seguida, o tecido é colocado no bastidor.
  3. Em seguida, o contorno do tronco é bordado com ponto de enrolar. Então sua casca é isolada. O fio dental é dobrado em 3 vezes.Nó francês em ponto cruz, bordado de fita. Como fazer uma costura, master classes
  4. Depois, basta enrolar em volta dos pontos marcados. São utilizados fios de vários tons de marrom.
  5. Depois costuram a copa da árvore com um nó francês. Os elementos são dispostos de acordo com o desenho ou na ordem desejada.
  6. Este é um pequeno painel com uma área de 10 x 15 cm. Portanto, é feita uma volta da tira de cetim ao redor da agulha.

Bordado francês puro em tecido

Um nó francês no bordado pode decorar completamente o painel inteiro. Um exemplo marcante disso é a pintura "Girassol".

Materiais necessários:

  • fio dental, fios de lã e também íris;
  • linho 100;
  • tesoura;
  • aro;
  • agulhas;
  • pires;
  • lápis.

Instruções passo a passo:

  1. Primeiro, desenhe um círculo usando um pires.
  2. Depois ele é dividido em 3 partes.
  3. Depois eles desenham as pétalas do girassol.
  4. Você também pode simplesmente transferir a imagem da flor para a tela e depois preencher os espaços com bordado.
  5. Em seguida, eles começam a costurar o meio. Aqui você pode pegar fios mais grossos de tom verde.
  6. Depois eles bordam com fio “limão”.
  7. A terceira parte é costurada com fios marrom escuros ou pretos.
  8. Depois os limites são “desfocados” pela adição de tons de laranja e também de amarelo mais vivo.
  9. Quando a base estiver pronta, as pétalas começam a ser preenchidas com nós.
  10. Após a conclusão, a obra é emoldurada.

O painel "flor de cerejeira" ficará bem em qualquer interior.

É necessário preparar:

  • fios de lã marrom escuro;
  • fio dental branco, pêssego, rosado;
  • agulhas;
  • aro;
  • tesoura;
  • esquema;
  • lápis simples.

Descrição do processo de trabalho:

  1. Primeiro, o padrão é aplicado à tela ou a árvore é desenhada à mão.
  2. Em seguida o tronco é costurado com ponto cetim utilizando fios de lã.
  3. Pontos também são colocados sobre as costuras costuradas. Isso fará com que a casca pareça mais texturizada.
  4. Depois eles costuram os galhos.
  5. Em seguida, a coroa da flor de cerejeira é bordada com bordado francês. O fio dental é dobrado em 4 a 6 dobras para deixar o desenho mais volumoso. As cores estão dispostas em uma ordem caótica.Nó francês em ponto cruz, bordado de fita. Como fazer uma costura, master classes
  6. A pintura finalizada é emoldurada.

O quarto de uma criança pode ser decorado com uma coruja espetacular. Um padrão de ponto cruz seria adequado.

Você deve preparar:

  • fio dental em tons de vermelho, marrom e amarelo;
  • fios de algodão branco, cor de vinho;
  • agulhas;
  • esboço no papel;
  • tesoura;
  • aro;
  • papel vegetal.

Execução da obra:

  1. Primeiro, o padrão é transferido para a tela.
  2. Em seguida, os olhos do pássaro são bordados com fios pretos. O branco é usado nos "óculos" da coruja e no fundo.
  3. Então a cabeça, o meio do corpo e a cauda são preenchidos com nós vermelhos.
  4. Depois as patas e o nariz são costurados com fio amarelo.
  5. Em seguida, a estrutura do corpo, composta por 4-5 carreiras, é bordada com fios marrons ou bordô.
  6. E por fim, o galho com a coroa é costurado com fio marrom.

Nó francês em ponto cruz, bordado de fita. Como fazer uma costura, master classes

Essa técnica fica bem em monocromático. Por exemplo, um pássaro.

O que você vai precisar:

  • padrão de ponto cruz;
  • fio dental de qualquer tom desejado;
  • agulha;
  • tesoura;
  • aro;
  • papel vegetal.

Como trabalhar:

  1. Depois que o desenho é aplicado ao tecido, ele é preenchido com laçadas francesas.
  2. Cada nó é bordado no lugar onde a cruz deveria estar localizada.
  3. O fundo pode ser costurado com fios de tons diferentes, conforme desejado, ou deixado como está.
  4. A obra é então emoldurada.

O nó francês fica lindo em qualquer bordado. Por exemplo, você pode fazer uma pintura ou paisagem em preto e branco. E então use nós para adicionar detalhes em vermelho. Os artistas também usam uma técnica semelhante.

Vídeo sobre bordado com nó francês

Bordado de mimosa com nó francês:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho