Tricotar uma balaclava com agulhas de tricô Qualquer um pode fazer isso. Para chapéus de inverno, é muito funcional: pode ser usado como chapéu, máscara ou cachecol. Ultimamente, as balaclavas se tornaram comuns entre diferentes segmentos da população. Historiadores estabeleceram que os criadores desses cocares de inverno foram os ingleses, que congelaram durante a guerra perto da cidade de mesmo nome na Crimeia.
Ferramentas e materiais necessários
Uma balaclava, que até uma costureira iniciante pode tricotar, é uma ótima ideia de touca para homens no inverno. O acessório quente parece um capacete porque deixa apenas a área dos olhos e a parte superior do nariz expostas.
A balaclava também é chamada de forro de capacete ou máscara de esqui. Traduzido de uma língua estrangeira, o nome significa "ninho de peixe". Os chapéus no mundo moderno são feitos de materiais de alta qualidade, destinados a diferentes situações. Por exemplo, as balaclavas dos bombeiros não queimam, enquanto as das forças especiais esticam bem e permitem que o corpo respire.
As artesãs modernas aprenderam a criar balaclavas quentes com fios, cuja escolha deve ser feita com cuidado.
Para escolher o material certo para um cocar de inverno, você precisa:
- Sinta o cheiro da bola.
- Aplique no rosto.
- Analise a qualidade do fio.
- Verifique a resistência do material.
- Determinar parâmetros eletrostáticos.
- Leia as informações no rótulo.
Ao escolher um material, os especialistas recomendam cheirar o fio. Isso ajudará a determinar se ele contém alguma impureza química que possa causar problemas de saúde. Se você sentir o menor odor desagradável, é melhor deixar o novelo de lado.
Como a balaclava entra em contato direto com o rosto quando usada, você precisa verificar como a pele sensível reagirá a ela antes de comprar o fio. Ao aplicá-lo nas áreas expostas das bochechas ou da testa e mantê-lo ali por alguns segundos, você pode entender como o produto será usado.
Costureiras experientes recomendam verificar a qualidade da linha antes de comprar. Para fazer isso, a ponta livre do novelo é levemente esticada e eles observam o quão uniforme a fibra está. Se for composto por fios finos e grossos, é melhor não usar esse material, pois o produto feito com ele terá uma aparência pouco atraente e se comportará mal quando usado.
Você também precisa verificar a resistência do material. Como a balaclava precisa esticar bem, ela deve ser feita de um material que seja elástico, durável e, ao mesmo tempo. Para testar, estique a ponta da linha com 2 dedos, sentindo como ela salta e com que rapidez ela retorna à posição original.
Sabe-se que as roupas de inverno ficam eletrificadas rapidamente e, ao tocar em uma pessoa, você pode obter uma descarga desagradável. Para testar a capacidade de um material acumular voltagem eletrostática, você precisa apertar a ponta entre o polegar e o indicador e esfregá-la levemente. Se as fibras do fio forem muito fofas, isso é um indicador de um bom acúmulo de eletricidade estática e esse tipo de fio não é adequado para uma balaclava.
Você deve sempre ler as informações no rótulo antes de comprar. Aqui, o fabricante geralmente indica não apenas a composição do fio, mas também o comprimento do fio. Além disso, a etiqueta sempre indica o diâmetro das agulhas de tricô adequado para trabalhar com o novelo.
Uma balaclava masculina para uso diário deve ser quente, leve, elástica e respirável. Uma balaclava bem feita retém bem o calor e não deixa passar umidade. Fios de lã de alpaca, camelo, cabra, ovelha e iaque são adequados para tricô. Mas você não deve comprar angorá, que é feito de penugem de uma raça chinesa de coelhos, pois pode irritar a membrana mucosa e simplesmente "entrar" nos olhos, boca, nariz e orelhas.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Você pode tricotar uma balaclava com agulhas de tricô em poucas noites.
Dependendo da sua finalidade, as balaclavas são divididas em:
- lenço;
- máscara;
- lenço.
Por exemplo, um lenço balaclava é um acessório triangular com velcro ou fecho na parte de trás. É usado no rosto, cobrindo o nariz, a boca e parte do pescoço. A máscara balaclava é uma peça única de tecido com uma fenda para os olhos. É usado na cabeça, como uma meia. Uma balaclava é uma peça larga e única usada em volta do pescoço. Neste caso, o toucado pode ser puxado sobre o rosto, cobrindo sua parte inferior.
O acessório de inverno também pode ser clássico, ou com 3 ou 4 fendas no tecido. No primeiro caso, a balaclava tem 1 fenda larga onde ficam visíveis os olhos e a ponte do nariz. Além disso, sua parte inferior pode ser abaixada, revelando completamente o oval do rosto.
Uma balaclava de três compartimentos é um acessório que tem um orifício comum para os olhos e orifícios separados para o nariz e a boca. Uma balaclava com 4 furos tem, além de furos separados para o nariz e a boca, também um furo para cada olho.
Para tricotar uma balaclava de inverno masculina, você precisa saber o básico do tricô. O tecido para o toucado é formado por laçadas frontais e traseiras, ponto meia ou ponto cetim regular. Para facilitar o registro de diagramas e recomendações, as artesãs usam um sistema simbólico e abreviações geralmente aceitos.
Nome | Abreviação e designação |
facial | pessoas. ou lp – “X” ou “I” |
purl | fora. ou un – “-” ou “O” |
borda | cromo. – «+» |
laçada | nak. - "Ո" |
diminuir | ub. - "V" |
Além disso, durante o processo de trabalho, pode haver puxões, remoção de laços não tricotados ou criação de vários a partir de um. Normalmente, cada diagrama contém uma decodificação dos símbolos utilizados. O número acima ou abaixo da designação pode indicar quantos pontos precisam ser tricotados juntos ou adicionados.
Os modelos mais populares de balaclavas masculinas são:
- "Para iniciantes";
- "Clássico";
- "Listrado";
- "Com viseira";
- "Com viseira."
Os modelos listados podem ser feitos com fios de cores diferentes. Além disso, em balaclavas de inverno, tanto uma combinação de tons quanto um jogo de contrastes são apropriados. Antes de começar a fazer um chapéu, você precisa tirar medidas da sua cabeça.
Para fazer isso, use um centímetro para medir:
- circunferência da cabeça - aplica-se um centímetro acima do nível das sobrancelhas e na parte mais convexa da parte posterior da cabeça;
- a distância da coroa até a borda do cocar - na frente, nas laterais e atrás;
- comprimento do lóbulo da orelha até o meio da parte de trás da cabeça;
- da coroa ao templo.
Conhecendo o valor desses indicadores, você pode calcular corretamente o número de loops.
Para iniciantes
Uma costureira iniciante precisará de várias noites para tricotar um gorro de inverno para seu marido ou filho. Para o trabalho, leve fio, agulhas de tricô circulares de diâmetro adequado e tesoura.
Para tricotar uma balaclava você mesmo, você precisa:
- Monte 80 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com um elástico com um passo de 2 frente, 2 trás.
- Forme um pedaço de 22 cm de comprimento com um elástico.
- Feche ¼ das laçadas na agulha, formando uma fenda. Ao mesmo tempo, verifique se o orifício do olho tem o tamanho certo (nem muito grande nem muito pequeno).
- Tricotar em ponto canelado por mais 8 cm de altura.
- Monte o mesmo número de pontos que foram fechados anteriormente.
- Tricotar a altura desejada do gorro também usando o padrão “Elástico”.
- Na altura da coroa, comece a fechar as alças, formando o topo do cocar.
- Junte as laçadas restantes e coloque a ponta livre do fio dentro do enfeite de cabeça.
- Corte a ponta do novelo.
O produto final é experimentado e lavado antes de ser usado.
Clássico
Uma balaclava tricotada com agulhas de tricô, que até uma costureira iniciante pode tricotar, um acessório de cabeça quente para usar em climas ventosos e com neve. O gorro clássico tem apenas uma fenda para os olhos, enquanto todas as outras partes da cabeça são cobertas com tecido.
Para trabalhar você precisará de fio e 5 agulhas de tricô para meia.
Para tricotar um cocar masculino, você precisa:
- Monte 80 pontos.
- Tricotar a carreira após o início da carreira com pontos meia ou meia para unir o tecido.
- Cole um marcador de plástico na junção do primeiro e do último laços.
- Distribua as laçadas de modo que haja 20 em cada agulha de tricô.
- Tricotar a carreira 1 com um padrão de canelado 2 por 2, onde 2 pontos da frente alternam com 2 pontos de trás.
- Forme 20 cm de tecido seguindo o molde descrito na carreira 1.
- Comece a trabalhar na abertura do rosto e, para isso, divida as laçadas da seguinte forma: 26, 30 e 24.
- Tricotar 26 pontos em ponto canelado seguindo o passo inicial.
- Feche 30 pontos para criar um buraco para o olho. Neste caso, cubra os pontos da frente com pontos da frente, e os pontos de trás com pontos de trás.
- Tricotar 24 pontos também com um padrão de canelado 2 por 2.
- Forme 26 laçadas da próxima carreira com um padrão canelado.
- Monte 30 pontos em uma agulha livre.
- Tricotar 24 pontos da carreira, seguindo o padrão do tecido.
- Tricotar em ponto canelado até que a altura do tecido após a montagem dos pontos seja de 10 cm.
- O restante do tecido é tricotado em ponto meia, diminuindo a cada 3 carreiras as 2 últimas laçadas de cada agulha de tricô, unindo-as em 1 laçada frontal.
- Passe a linha pelos 8 laços restantes.
- Finalize o trabalho apertando o furo.
Antes de experimentar, prenda a ponta da linha e é recomendável lavar o produto antes de usar.
Em listras
Você também pode tricotar uma balaclava masculina listrada usando várias cores de fios. Por exemplo, deixe a área do pescoço escura e a parte superior mais clara.
Para trabalhar, você precisará de 3 novelos de lã de cores diferentes (preto, marrom, cor de pele), agulhas de tricô circulares, um marcador de plástico e uma tesoura.
Para tricotar uma balaclava listrada, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos, por exemplo, 76, usando fio preto.
- Tricotar 4 carreiras em ponto meia de modo que as alças da frente fiquem sempre na parte da frente.
- Continue tricotando, substituindo o fio preto pelo marrom. Trabalhe em ponto meia, formando um pedaço de tecido com 6 cm de altura.
- Adicione o fio cor de pele ao trabalho, tricotando em ponto meia mais 10 cm.
- Faça um buraco para o olho fechando o número necessário de laçadas com pontos tricô.
- Insira um fio preto no trabalho e continue trabalhando com ele.
- Monte o número de pontos que faltam e tricote-os na próxima carreira como pontos tricô, e tricote o restante do tecido como pontos da frente.
- A partir da próxima carreira, continue formando um “cano” usando ponto meia.
- Comece a diminuir os pontos (tricote 2 juntos no início de cada carreira) quando o tecido se afastar das pontas das orelhas em 1,5-2 cm.
- No final do trabalho, feche as laçadas restantes como 1, corte o fio e puxe-o para dentro do produto.
Fechando as alças dessa forma, você obterá um padrão de “estrela” no topo da cabeça.
Com viseira
Uma balaclava tricotada com agulhas de tricô, que pode ser feita de acordo com qualquer um dos padrões que você desejar, às vezes vem com uma “viseira”, com a qual você pode facilmente formar um cachecol ou colocá-lo na testa. Os chapéus masculinos são adequados para uso diário ou para esquiar ou praticar snowboard em encostas de montanhas nevadas. Para trabalhar você precisará de fio e agulhas de tricô circulares. Além disso, você pode estocar marcadores de plástico e tesouras.
Para tricotar uma balaclava com viseira móvel, você precisa:
- Monte 80 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com elástico com passo de 1 por 1, ou seja, alternar 1 frente com 1 trás.
- Trabalhe da maneira descrita até que a tela atinja uma altura de 6 cm.
- Tricotar 24 carreiras usando o padrão "Stockinette", ou seja, tricotar em círculo apenas com pontos meia.
- Forme 25-26 laçadas centrais seguidas com um elástico em passo de 1 por 1 e depois feche as laçadas.
- Tricotar as carreiras 26 a 29 em padrão de virada, seguindo o padrão do tecido.
- Monte 26 pontos na carreira 30 no centro onde você diminuiu e continue trabalhando seguindo o padrão.
- Tricotar da carreira 31 à 36 com elástico no passo especificado no início do trabalho.
- Forme as carreiras 37 a 55 em ponto meia.
- Comece diminuindo os pontos para formar a parte superior da peça. Para fazer isso, na carreira 57, repita alternadamente 9 tricôs, 2 tricôs juntos, 9 tricôs.
- Faça a carreira 59 alternando 8 vezes: 8 tricô, 2tog tricô, 8 tricô.
- Tricotar a carreira 61, alternadamente, 8 vezes: 7 tricô, 2 juntos tricô, 7 tricô.
- Forme a carreira 63 seguindo o padrão 6 tricô, 2 juntos tricô, 6 tricô – 8 vezes.
- Crie a carreira 65 repetindo 5 tricôs, 2 tricôs juntos, 5 a 8 tricôs.
- Tricotar a carreira 67, formando 8 vezes 4 frentes, 2 frentes juntas, 4 frentes.
- Forme a carreira 69 repetindo 3 pontos meia, 2 pontos meia juntos, 3 pontos meia 8 vezes.
- Crie a carreira 71 repetindo 2 tricô, 2 tricô juntos, 2 tricô 8 vezes.
- Tricotar a carreira 73, alternando 8 vezes: 1 tricô, 2 tricô juntos, 1 tricô.
- Forme a carreira 75 tricotando 2 pontos juntos em 8 vezes.
- Crie a carreira 77, repetindo 2tog em tricô 4 vezes.
- Finalize o trabalho puxando as laçadas juntas com um fio.
Agora começamos a tricotar a viseira.
Para fazer isso você precisa:
- Monte 30 pontos usando agulhas separadas.
- Tricotar a carreira 1 em ponto canelado, alternando 2 pontos da frente e 2 pontos de trás.
- Forme as carreiras 2, 4, 6 e as demais carreiras pares, seguindo o padrão do tecido.
- Diminua nas carreiras 3, 5, 7, 9, 11 e outras carreiras ímpares em 1 laçada antes e depois da laçada da borda.
- Feche as laçadas restantes e finalize o trabalho.
Agora você precisa montar o produto. Para fazer isso, a viseira é costurada pelos cantos longos em lugares um pouco mais afastados das laterais do decote da balaclava.
Com viseira
Uma balaclava tricotada com agulhas de tricô, que pode ser tricotada como um presente de feriado para o seu amado, também pode ter uma viseira. Às vezes, a parte saliente do produto é feita inteiramente de malha, moldando o tecido de tal forma que ele mantém sua forma. Algumas costureiras preferem fazer um molde de papelão para dar rigidez e amarrá-lo com fio.
Para trabalhar você precisará de um novelo de linha, agulhas de tricô separadas e circulares, uma base de silicone para a viseira e uma tesoura.
Para tricotar uma balaclava com viseira, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô circulares, por exemplo, 80.
- Tricotar 30 cm de tecido com um elástico 2 por 2.
- Divida o número de laçadas por 4 e feche as 20 centrais, tricotando as demais com um elástico no passo escolhido.
- Na próxima carreira, monte os 20 pontos que faltam no centro, acima dos fechados, e tricote o produto em ponto canelado até o final do trabalho. Ao mesmo tempo, não se esqueça de fazer diminuições nos lugares certos para modelar a coroa.
Feche o capacete e comece a criar a viseira.
Para fazer isso você precisa:
- Monte 30 pontos usando agulhas separadas.
- Tricotar a carreira 1.
- Forme uma carreira de 2 pontos tricô.
- Crie as carreiras 3 e 4, deixando 2 pontos até a borda da carreira.
- Tricotar as carreiras 5 e 6, seguindo o padrão do tecido e deixando 3 laçadas sem ponto até a borda.
- Forme as carreiras 7 e 8 em um padrão que fique visível no produto, mas não tricote 4 laçadas até o final da carreira.
- Reduza os pontos até atingir a altura máxima desejada.
- Comece a adicionar pontos no final da carreira na mesma quantidade que você diminuiu e tricote o restante do tecido seguindo o padrão.
- Coloque a viseira pronta em uma linha auxiliar e passe-a no vapor.
No final do trabalho, insira uma parte de plástico dentro e costure a viseira na balaclava.
Segredos para Iniciantes
Ao tricotar uma balaclava para homens, há vários segredos que ajudarão as artesãs iniciantes a lidar com o trabalho de forma mais rápida e melhor.
Para fazer isso você precisa:
- Tricotar uma amostra usando o padrão escolhido.
- Use agulhas de tricô circulares.
- Teste a solidez da cor do fio.
- Selecione as agulhas de tricô corretas.
Costureiras experientes sempre recomendam tricotar uma pequena amostra nas agulhas de tricô selecionadas com o fio selecionado antes de começar o trabalho. Isso permitirá que você não apenas veja como o padrão fica no material, mas também entenda como é fácil trabalhar com o fio escolhido.
A balaclava é um acessório de cabeça sem costura, por isso é mais fácil de tricotar em agulhas circulares. A ferramenta permite criar uma única peça de tecido, o que lhe permitirá um melhor ajuste ao usá-lo e reter bem o calor.
Antes de começar a tricotar uma balaclava, é recomendável testar o fio para ver se ele solta fios. Para fazer isso, molho a ponta dele na água e prendo-o entre partes limpas de um pano branco. Depois de algum tempo, você precisa verificar se a linha deixou alguma marca colorida. Caso contrário, o material é adequado para tricotar um cocar.
Depois de escolher o fio, você precisa escolher as agulhas de tricô certas. Para fazer isso, use a ponta da ferramenta disponível para furar uma folha de papel e puxe um fio pelo furo. Se não prender nem ceder, as ferramentas estão corretas. Além disso, ao usar agulhas de tricô circulares, você precisa se certificar de que a linha esteja bem ajustada às extremidades para facilitar o trabalho.
Você pode tricotar uma balaclava com agulhas de tricô da maneira que quiser. Uma balaclava é um acessório de cabeça universal que combina com homens de qualquer tipo de rosto e aparência.
Vídeo sobre como tricotar uma balaclava
Como tricotar uma balaclava com agulhas de tricô: