Um dos elementos mais importantes de um produto de malha é o decote. Este artigo mostrará às artesãs iniciantes como tricotar corretamente e lindamente para que o produto tenha uma aparência elegante e simétrica. Graças às dicas e instruções passo a passo, você pode criar sua primeira obra-prima a partir de laçadas de tricô.
Tipos de decotes em peças de malha
Tricô manual no mundo moderno – isto é artesanato de alta qualidade. Tendo dominado as habilidades e técnicas básicas, um iniciante pode realizar com confiança seu potencial criativo. Entre as habilidades essenciais, um lugar especial pertence à capacidade de tricotar um decote que combine com o modelo.
Os pescoços mais comuns são:
- Decote redondo sem vivo, com vivo simples ou duplo ou gola alta aberta.
- Decote em V com vivo.
- Recorte retangular.
- Decote canoa com borda reta ou com acabamento em ponto meia, elástico, ponto vazado e outros métodos.
A escolha do decote depende do modelo e do estilo. É necessário seguir rigorosamente as recomendações na descrição da técnica de execução ou calcular seu próprio padrão para tricotar o pescoço antes de iniciar o processo.
Quais decotes são melhores para mulheres e homens?
Para malhas leves de verão para mulheres, as golas canoa são ideais. Esta é a maneira mais fácil e não requer muita habilidade. O barco é adequado tanto para vestidos e suéteres de mohair de inverno quanto para itens de meia estação feitos de fios finos e quentes. Esse tipo de decote é uma maneira infalível de destacar a feminilidade da leve curva dos ombros, dando ênfase à linha da clavícula.
Gola redonda com gola alta ou gola alta é muito comum entre os modelos de malha dos principais designers do mundo. Nenhum desfile de moda está completo sem apresentar um modelo com esse elemento. Esta coleira manterá você aquecido em um dia frio de inverno ou protegerá você do vento frio no outono.
Em suéteres masculinos de lã, uma gola redonda rasa é clássica. Este produto é destinado tanto aos amantes de um estilo esportivo casual quanto aos adeptos de um estilo de escritório com camisa e gravata.
O decote em V é um decote popular entre os amantes do estilo casual elegante. O acabamento e a profundidade do decote dependem do modelo e do tipo de fio escolhido. Esse decote faz o pescoço parecer mais longo e a silhueta mais fina. Os suéteres com decote em V permitem que você tenha um visual apresentável e bastante democrático.
Cálculo de loops
Para que um suéter ou pulôver de malha fique perfeito, é necessário fazer cálculos precisos, que são feitos com base em medidas individuais.
Antes de começar a tricotar o produto, é recomendável fazer um molde de acordo com as medidas ou ter um produto finalizado com tamanho adequado. A primeira opção é mais preferível para iniciantes.
É impossível calcular laçadas sem levar em conta a densidade de tricô, que depende da espessura do fio, da espessura das agulhas de tricô e da densidade de tricô individual da artesã. Para isso, uma amostra de controle é tricotada e o número de laçadas e carreiras em um quadrado de 10x10 cm é calculado após lavagem a seco ou após tratamento térmico úmido desta amostra.
Decote redondo
Como tricotar um decote com agulhas de tricô para iniciantes, passo a passo, é considerado usando o exemplo de construção de cálculos para um decote redondo.
A densidade do tricô é de 17 laçadas por 28 carreiras.
- A largura do pescoço é de 25 cm. É necessário calcular quantas laçadas cabem em 25 cm. Para isso, multiplique 25 cm por 1,7 ms/pts (número de laçadas em 1 cm da amostra):
25 x 1,7 = 42 pontos.

- As 2 metades do produto são tricotadas separadamente: 42:2=21 pts.
- A profundidade do decote é de 7 cm. Você deve calcular quantas carreiras precisa tricotar para fechar todas as laçadas do pescoço: 7 x 2,8 = 20. Assim, você obtém 20 carreiras em carreiras da frente e de trás. Portanto, o fechamento das alças para formar o pescoço ocorre em 10 carreiras da frente.
- A curva para arredondar o pescoço é convencionalmente dividida em 4 seções: horizontal, suave, inclinada e vertical. 21 pág. devem ser distribuídos entre as seções da seguinte forma:
21:4 = 5 pts + 1 laçada extra, que é melhor adicionar a 1 seção.
Assim, a seção 1 tem 6 p., a seção 2 tem 5 p., a seção 3 tem 5 p., a seção 4 tem 5 p.
- Os laços em 1 seção são todos fechados ao mesmo tempo.
- As alças da seção 2 devem ser fechadas em 2 etapas: feche 3 p. e depois feche 2 p.
- As alças da seção 3 devem ser fechadas em 3 etapas: feche 2 p., depois feche 2 p., feche 2 p. (1 p. desta seção junto com 1 p., que pertence à seção 4)
- As alças da seção 4 devem ser fechadas em 4 etapas: feche 4 vezes 1 p.
O padrão geral para tricotar uma gola redonda é assim: você precisa fechar: 1 vez x 6 p., 1 vez x 3 p., 4 vezes x 2 p., 4 vezes x 1 p.
A outra metade do pescoço é tricotada de maneira semelhante.
Decote em V
Para criar um decote em V, o número de laçadas frontais deve ser ímpar. As alças do tecido são divididas ao meio, e a alça central do meio é marcada com um marcador ou fechada. Este é o centro da barra do decote em V.
Para formar um chanfro de decote uniforme e bonito, é necessário calcular em quais carreiras as laçadas devem ser fechadas. Para fazer isso, você precisa desenhar uma linha no molde paralela à linha inferior, passando pelo ponto inferior da profundidade do decote, e abaixar a perpendicular do ponto extremo do chanfro do ombro até a intersecção com a linha que passa pelo ponto inferior do decote.
O próximo passo é medir a distância horizontal do ponto de corte até a intersecção das linhas e calcular, a partir da amostra de controle, quantas laçadas “cabem” neste segmento (por exemplo, 30 pts). Esse número de laçadas deve ser reduzido para tricotar um pescoço em formato de capa.
É importante calcular em que distância fazer as diminuições. Para fazer isso, meça o segmento da inclinação do ombro até a intersecção com a linha horizontal. Por exemplo, essa distância é 30 cm e divida esse valor pelo número de laçadas que foi determinado anteriormente: 30 cm: 30 pts = 1 cm.
O número de carreiras em 1 cm é determinado pela amostra de controle ou pelas laçadas de borda no tecido de malha. Por exemplo, 4 linhas em 1 cm. Portanto, as diminuições devem ser feitas a cada 4 carreiras.
Opções para decorar a gola de um suéter com agulhas de tricô, instruções passo a passo
Como tricotar uma gola com agulhas de tricô para iniciantes passo a passo e projetar a gola corretamente depende do modelo escolhido do produto e da técnica de execução. Existem muitas opções originais para decorar a gola dos suéteres.
Borda lisa
Este é um tipo clássico de tratamento de gola, ideal para criar malhas infantis.
- A partir das alças do decote, monte em círculo e tricote quantas carreiras forem necessárias usando o ponto fantasia, por exemplo, 9 carreiras com fio fino.
- Linha 10: todas as laçadas em tricô. na parte da frente.
- Tricotar todos os pontos com a superfície da frente por 9 carreiras.
- Feche todas as laçadas sem apertar a carreira de borda.
- Dobre a gola para o avesso e costure cuidadosamente com um ponto chuleado, capturando as alças superiores das alças traseiras do tecido principal.
Pequenos ziguezagues decorativos
Até mesmo costureiras novatas podem decorar a gola de um suéter com pequenos ziguezagues decorativos.
- A partir das alças do decote, monte em círculo e tricote quantas carreiras forem necessárias usando o ponto fantasia, por exemplo, 9 carreiras.
- A próxima carreira do lado da frente é tricotada de acordo com o padrão: *2 l.p. juntos, laçada* e repita até o final da carreira.
- Carreira em tricô: tricotar todos os pontos em tricô. pág. É assim que se forma a borda em ziguezague da gola.
- Tricotar 9 carreiras com a superfície da frente. As laçadas permanecem na agulha de trabalho.
- Do lado avesso, as laçadas são recolhidas ao longo da borda montada em uma agulha de tricô adicional.
- A gola é dobrada para trás, para o lado avesso, ao longo da borda em zigue-zague e, ao tricotar duas laçadas juntas com as laçadas da frente das agulhas de tricô principal e adicional, é formada uma costura uniforme e invisível.
Amarrando o pescoço com agulhas de tricô usando vivo
Este método de amarrar o pescoço é considerado o mais comum. Dá o efeito de uma gola de malha de uma só peça. Para decorar o decote com vivo, você precisará de agulhas circulares ou de ponta dupla, de preferência um tamanho menor.
- Você precisa montar pontos da carreira localizada abaixo da carreira de borda ao longo de toda a circunferência da abertura do pescoço para formar uma borda uniforme e sem costura.
- A gola é formada a partir das alças coletadas tricotando um elástico 2x2 ou outro padrão escolhido.
Separe a tubulação de duas maneiras
Para decorar lindamente um produto de malha, geralmente é usado um debrum tricotado separadamente. Esse debrum não só desempenha um papel decorativo, mas também evita que o braço se estique, pois é considerado mais durável. Geralmente essas amarrações são tricotadas com agulhas de tricô um tamanho menor.
Método 1 | Método 2 |
1. Monte o número necessário de pontos e tricote com o padrão escolhido: elástico 1x1 ou outro tipo de elástico até uma altura de 2,5-5 cm. 2. Para uma transição mais suave do tecido para a gola, você deve tricotar as 2 últimas carreiras do vivo com o padrão do tecido principal. 3. Tricotar 2 carreiras de vivo com um fio adicional de cor contrastante: a carreira da frente e a de trás. Isso é feito para evitar que as alças da encadernação “fujam” durante o processo de fixação. 4. Retire a agulha de tricô que foi usada para tricotar o debrum e, usando uma agulha de costura e linha comum, alinhave o debrum ao tecido de modo que as laçadas da tira coincidam com as laçadas do decote na 2ª ou 3ª carreira do decote. 5. Una o vivo com um ponto de cobertor ao longo do decote usando uma agulha de tricô ou crochê:
| Uma característica distintiva do 2º método de costura em um debrum separado é a técnica exclusiva de execução do ponto overloque. O trabalho preparatório é realizado como no primeiro método. Para fazer um ponto cobertor você precisa: 1. Insira a agulha da frente para trás através do 1º ponto da costura e traga-a para a frente através do 3º ponto da costura, pulando o 2º ponto. Puxe a linha para fora na parte da frente. 2. Insira a agulha da frente para trás através do 2º ponto da costura e traga a agulha para fora através do 4º ponto. Puxe a linha para fora na parte da frente. 3. Insira a agulha da frente para trás através do 3º ponto da costura e traga a agulha para fora através do 5º ponto. Puxe a linha para fora na parte da frente. Dessa forma, você deve costurar todas as laçadas até o final da carreira. |
Decote com ponto overlock
O ponto overloque é usado para unir duas peças de tecido. A costura é perfeita e elástica, o produto mantém bem seu formato e a borda não estica nem deforma.
Como tricotar um pescoço com agulhas de tricô para iniciantes é considerado passo a passo usando o exemplo de processamento com ponto de cobertor:
- Antes do processo de arremate, é necessário fazer um caminho de laçadas ao redor do pescoço usando pontos baixos em cada laçada, 2 carreiras a partir da borda, usando uma agulha de crochê. Nos chanfros, o anzol é inserido na diagonal, mantendo uma linha suave paralela à borda do braço.
- As laçadas dos postes de conexão devem ser recolhidas na agulha de tricô: levante a laçada pela laçada superior usando o gancho. Pegue o fio de trabalho, puxe-o pela laçada do ponto baixíssimo e coloque a nova laçada na agulha de tricô. Desta forma é necessário percorrer todo o pescoço.
- Dependendo do estilo e modelo do produto, são tricotadas de 2 a 6 carreiras de ponto meia com agulhas de tricô 2 tamanhos menores do que as usadas para tricotar o tecido principal. As laçadas devem ser deixadas na agulha de tricô.
- Na parte de trás, usando um gancho, as laçadas são levantadas de cada poste de conexão - novas laçadas são formadas a partir do fio de trabalho, que são transferidas para uma agulha de tricô adicional.
- Você precisa tricotar tantas carreiras de ponto meia quantas você tricotou na parte da frente.
- Para formar o debrum, dois pedaços de tecido são unidos com um ponto tricô laçada a laçada.
Encadernação dupla
O decote redondo em roupas esportivas geralmente é finalizado com um decote duplo com elástico 1x1 ou 2x2.
- É necessário pegar as laçadas ao redor do decote em agulhas de tricô circulares ou de ponta dupla e tricotar com o padrão escolhido até uma altura duas vezes maior que a altura da orla da gola. Corte o fio de trabalho, deixando uma ponta 3 vezes maior que a circunferência do pescoço.
- Tricotar 2 carreiras de faces com fios de sobra de cor contrastante. pág. e solte as laçadas da agulha de tricô.
- Dobre a fita ao meio para o lado direito e prenda-a com alfinetes na borda do pescoço.
- Conecte o vivo ao tecido usando um ponto de cobertor, desfiando o fio auxiliar.
Decote em V de duas maneiras
Há duas maneiras de estilizar um decote em V. Como resultado do 1º método, o recorte é estritamente em formato de U. Ao desenhar o decote usando o 2º método, os chanfros nas costuras dos ombros são verticais.
Método 1
As laçadas devem ser diminuídas a cada 4ª carreira: na carreira da frente, uma laçada de borda é tricotada, depois uma laçada de acordo com o padrão, e as 3ª e 4ª laçadas são tricotadas juntas com uma laçada frontal inclinada para a esquerda na frente e uma laçada frontal inclinada para a direita no lado de trás.
Método 2
As laçadas devem ser diminuídas em cada carreira da frente 6 vezes seguidas e depois em cada 4ª carreira 6 a 10 vezes, dependendo da profundidade do decote. As carreiras restantes são tricotadas em ponto reto, sem diminuir.
Recorte retangular
Como tricotar um decote bob retangular com agulhas de tricô e criar um decote bonito e elegante é apresentado passo a passo abaixo. Iniciantes geralmente não têm problemas com esse tipo de braço.
Nos modelos leves de verão, tanto a frente quanto as costas são tricotadas com decote retangular sem tira:
- Para processar a borda, as laçadas da parte frontal do tecido são recolhidas na agulha de tricô e a borda do padrão selecionado é tricotada até uma determinada altura.
- Para formar uma linda tira, são feitas diminuições nos cantos do decote. Para fazer isso, tricote 3 pontos juntos em cada carreira da frente. Como regra geral, um padrão de dupla face é selecionado para esse tipo de tira e ela é tricotada a uma altura de 2 a 4 cm.
Com debrum e borda italiana
Como tricotar uma costura simples, dupla ou separada é mostrado no artigo acima. Para criar a tira, geralmente é usado um conjunto italiano de laços para uma borda elástica no pescoço.
Para montar a peça, utilize 1 agulha de tricô e fio de uma bola:
- A ponta curta do fio do comprimento necessário é colocada na palma da mão esquerda, a ponta longa deve ser enrolada no polegar e no indicador e o fio deve ser preso com 2 a 3 dedos restantes.
- Insira a agulha de tricô de cima para baixo através da linha do polegar, pegue a linha do dedo indicador e puxe-a através da laçada do polegar. É assim que o primeiro laço é formado.
- Um fio é puxado em direção à agulha de tricô a partir do dedo indicador, o outro a partir do polegar. Primeiro, você precisa levantar a linha do dedo indicador de baixo para cima com uma agulha de tricô, depois pegar a linha que vem do polegar de cima e puxá-la pela linha que vai para o dedo indicador.
- Pegue a linha que vai até o dedo indicador, pegue a linha do dedo indicador por cima e puxe-a pela linha do polegar, enquanto a linha da bola permanece atrás da agulha de tricô.
Dessa forma, o número necessário de loops é coletado. A última laçada deve ser tricotada da maneira usual.
Após o lançamento do ponto italiano, geralmente são tricotadas 2 carreiras de canelado vazado e um padrão de canelado 1x1.
Tratamento "barco" com elástico
Como tricotar um decote com agulhas de tricô para iniciantes passo a passo com o desenho de um decote barco com elástico é considerado usando o exemplo de tricô com carreiras encurtadas sem quebrar o fio.
A tela deve ser dividida em duas partes iguais, que são projetadas separadamente. O número de laçadas e carreiras do decote é determinado individualmente de acordo com o padrão. Por exemplo, o número total de laçadas frontais é 40 pts:2 = 20 pts nos lados esquerdo e direito da peça.
1ª fileira: vermelho. pág. remover sem tricotar, 15 pessoas. p., vire a agulha para o avesso, retire o 1º p como se fosse tricô. pág. e puxe o fio para trás: 2 laçadas se formarão na agulha de tricô, tricote as laçadas restantes. pág. até o final da linha.
2 p.: vermelho. pág. remover sem tricotar, 13 pessoas. p,. vire a agulha de tricô para o avesso e repita todos os passos como na carreira 1.
3 p.: vermelho. pág. remover sem tricotar, 11 pessoas. p., repita todas as ações como na linha 1 e assim por diante.
Ao posicionar o produto sobre o molde, você pode determinar quantas carreiras encurtadas precisam ser tricotadas. A última fileira de pontos da frente deve ser tricotada de acordo com o padrão, com as laçadas duplas tricotadas juntas atrás das paredes da frente.
A segunda metade do decote canoa é formada por carreiras encurtadas, seguindo o mesmo princípio, só que pelo avesso. Após virar a agulha de tricô, remova o 1º p como se fosse um p da frente atrás da parede da frente e jogue a linha para você.
Ao tricotar a última carreira pelo avesso, você precisa pegar as laçadas duplas com uma agulha de tricô e tricotá-las juntas atrás das paredes traseiras.
O elemento final desse decote pode ser um elástico 1x1 ou 2x2, que pode ser tricotado a partir de alças abertas ou alças levantadas da borda após costurar as costuras dos ombros.
"Barco" em ponto meia
A técnica para criar uma gola canoa usando ponto meia não é essencialmente diferente de tricotar uma gola canoa com um elástico.
A única diferença serão as últimas carreiras, que são tricotadas em ponto meia, ou seja, as alças da frente são tricotadas como alças da frente, e as alças de trás são tricotadas como alças de trás. Este tipo de coleira pode ser levantada até uma altura de 2-3 cm e as dobradiças podem ser fechadas ao mesmo tempo.
Para evitar que a borda do pescoço enrole, você pode finalizar o tricô do “barquinho” com 1 carreira de pontos baixos ou “passo de lagostim” usando uma agulha.
Regras para fechar as alças do pescoço
É dada atenção especial ao fechamento das alças do pescoço, o que cria uma borda suave e bonita.
A regra básica a seguir ao modelar um decote de qualquer maneira é usar um método que permita que a borda permaneça elástica, mas não estique ou deforme o tecido. Isso pode ser feito fechando as laçadas com uma agulha de crochê, agulhas de tricô ou uma agulha de tricô.
Um exemplo marcante de uma borda de malha elástica é o fechamento das alças do pescoço com agulhas de tricô. Instruções passo a passo para costureiras iniciantes sobre como decorar a borda de diferentes estilos de gola são apresentadas no artigo.
Vídeo sobre tricotar um pescoço com agulhas de tricô
MK sobre como tricotar o pescoço perfeito com agulhas de tricô: